Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 18/3/2017 20:39

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:sinceramente acho esta bem melhor que a novabase, tem risco, mas acho que aqui existe claramente mais potencial, a novabase tem uns resultados muito instaveis, esta passou pessimamente, mas com o negocio da arauco, e a redução de divida, e a melhoria do mercado espanhol tem muito para correr bem :-k

Pois, mas a Novabase está a nadar em cash (3/4 da market cap), e a SONI em dívida (3,5 vezes a market cap), são situações muito diferentes. A SONI tem um upside muito mais alto, a Novabase não tem/tinha praticamente downside

a novabase é um negocio de esquina, e instavel também,quanto ao bill ackman, ele na valeant parece que estava mesmo errado :mrgreen: , a soni salvou-se com os chilenos,senão mesmo com a melhoria das margens era uma empresa falida :shock:

A Soni é uma empresa de escala mundial.. não dá para comparar em nada com a novabase... e por força do buraco onde caiu ... praticamente na falencia... o potencial de recuperacao com os chilenos ... cria um potencial de subida que nem quero pensar até onde pode ir... :shock:

Quanto ao tio Bill ... a valeant correu mal... mas ele tem coisas muito boas e pouco conhecidas :mrgreen: por exemplo : http://www.howardhughes.com/

Registado: 19/11/2015 16:21

por Artista Romeno » 18/3/2017 20:33

Artista Romeno Escreveu:sinceramente acho esta bem melhor que a novabase, tem risco, mas acho que aqui existe claramente mais potencial, a novabase tem uns resultados muito instaveis, esta passou pessimamente, mas com o negocio da arauco, e a redução de divida, e a melhoria do mercado espanhol tem muito para correr bem :-k

Pois, mas a Novabase está a nadar em cash (3/4 da market cap), e a SONI em dívida (3,5 vezes a market cap), são situações muito diferentes. A SONI tem um upside muito mais alto, a Novabase não tem/tinha praticamente downside

a novabase é um negocio de esquina, eu não gosto de negocios de esquina, e instavel também,quanto ao bill ackman, ele na valeant parece que estava mesmo errado :mrgreen: , a soni salvou-se com os chilenos,senão mesmo com a melhoria das margens era uma empresa falida :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por rollingsnowball » 18/3/2017 20:30

As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Zeanzol » 18/3/2017 20:21

Artista Romeno Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:p.s quanto a soni, em si acho que a empresa ainda que bastante alavancada está a recuperar claramente, vamos ver os resultados

Pois.. é como te disse há tempos. Está bastante alavancada mas com algum tempo a correr bem a dívida vai para um sítio aceitável. Pelo menos já sabemos a parte dos resultados da Sonae Arauco que apesar de terem sido ao mesmo ritmo dos 4 meses anteriores foram a um ritmo superior ao que eu esperava... com isto em princípio já se leva 7 meses a um bom ritmo... Isto convenceu-me a entrar com uma posição maior do que era a minha intenção inicialmente e a entrar antes dos resultados completos saírem (porque depois da escalada que aconteceu ontem eu já não ia ter a mesma vontade de entrar).

Tive foi que vender um monte de acções da Novabase (que também subiram ontem 4,5 % e veremos na segunda) o que implica que posso até nem ter feito uma boa mudança (para mim estas coisas de entradas nos índices não é muito a minha área)... em compensação o portfolio agora está bastante mais diversificado, com 4 posições (lá está, 33% mais diversificado só com uma posição a mais), mais uns cobres na cipan, que nem meto para as contas da diversificação.. até estou a pensar se aumente o portfolio para 5 posições :mrgreen:

sinceramente acho esta bem melhor que a novabase, tem risco, mas acho que aqui existe claramente mais potencial, a novabase tem uns resultados muito instaveis, esta passou pessimamente, mas com o negocio da arauco, e a redução de divida, e a melhoria do mercado espanhol tem muito para correr bem :-k

" Investing is a Business where you can look very silly for a long period of time before you proven right." :mrgreen: Bill Ackman

por Artista Romeno » 18/3/2017 20:16

Artista Romeno Escreveu:p.s quanto a soni, em si acho que a empresa ainda que bastante alavancada está a recuperar claramente, vamos ver os resultados

Pois.. é como te disse há tempos. Está bastante alavancada mas com algum tempo a correr bem a dívida vai para um sítio aceitável. Pelo menos já sabemos a parte dos resultados da Sonae Arauco que apesar de terem sido ao mesmo ritmo dos 4 meses anteriores foram a um ritmo superior ao que eu esperava... com isto em princípio já se leva 7 meses a um bom ritmo... Isto convenceu-me a entrar com uma posição maior do que era a minha intenção inicialmente e a entrar antes dos resultados completos saírem (porque depois da escalada que aconteceu ontem eu já não ia ter a mesma vontade de entrar).

Tive foi que vender um monte de acções da Novabase (que também subiram ontem 4,5 % e veremos na segunda) o que implica que posso até nem ter feito uma boa mudança (para mim estas coisas de entradas nos índices não é muito a minha área)... em compensação o portfolio agora está bastante mais diversificado, com 4 posições (lá está, 33% mais diversificado só com uma posição a mais), mais uns cobres na cipan, que nem meto para as contas da diversificação.. até estou a pensar se aumente o portfolio para 5 posições :mrgreen:

sinceramente acho esta bem melhor que a novabase, tem risco, mas acho que aqui existe claramente mais potencial, a novabase tem uns resultados muito instaveis, esta passou pessimamente, mas com o negocio da arauco, e a redução de divida, e a melhoria do mercado espanhol tem muito para correr bem :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por rollingsnowball » 18/3/2017 20:08

As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

por Artista Romeno » 18/3/2017 19:53

zeanzol Escreveu:a reduçao da divida seja ela qual for é sempre importante.. quer dizer que as margens sobem e a empresa fica a cada trimestre mais robusta em termos de capital... DIVIDA ( seja ela qual for) = CANCRO!

Dívida é diferente de passivo... A dívida paga juros, os outros passivos por norma não. A dívida tem prazo para ser paga, os outros passivos muitas vezes mantêm-se globalmente estáveis e como não pagam juros até dão jeito: os melhores negócios recebem a pronto e pagam a 3 meses ou mais, servindo esse dinheiro adiantado para ter activos que no entretanto geram rendimento. Neste caso a redução do passivo foi feita à custa de uma redução grande nos activos, possivelmente reduziram inventários, dinheiro em caixa e depreciaram activos fixos (sem reinvestir) ao mesmo tempo em que reduziram as dívidas a fornecedores e possivelmente a dívida propriamente dita. Esta redução do passivo possivelmente será revertida mais tarde com um novo aumento de inventários e investimento em activos fixos, sendo possivelmente feita quer à custa dos fornecedores quer à custa de dívida (na sua maior parte).

Por outras palavras, se me deres 10M em activos e 10M em passivos podes contabilisticamente não me estar a dar nada, mas dependendo dos passivos e dos activos podes estar a oferecer-me muitos milhões. Por exemplo: se os activos forem 10M em cash e os passivos forem um empréstimo de 10M a 50 anos com juros de 0,5% ao ano, então estás a dar-me algo que vale vários milhões (mas sempre menos do que 10M)
re
redução de passivo, é muito diferente de divida remunerada, se uma empresa tiver os seguintes dados, um ativo de 150k, cp de 40m e passivo de 110m, assumindo que o roe é igual ao custo do capital, conclui-se se o passivo cair para 70 o ativo para 110 e os cp proprios para 40m a empresa vale a mesmissima coisa :mrgreen:
p.s quanto a soni, em si acho que a empresa ainda que bastante alavancada está a recuperar claramente, vamos ver os resultados

por rollingsnowball » 18/3/2017 19:14

zeanzol Escreveu:a reduçao da divida seja ela qual for é sempre importante.. quer dizer que as margens sobem e a empresa fica a cada trimestre mais robusta em termos de capital... DIVIDA ( seja ela qual for) = CANCRO!

Dívida é diferente de passivo... A dívida paga juros, os outros passivos por norma não. A dívida tem prazo para ser paga, os outros passivos muitas vezes mantêm-se globalmente estáveis e como não pagam juros até dão jeito: os melhores negócios recebem a pronto e pagam a 3 meses ou mais, servindo esse dinheiro adiantado para ter activos que no entretanto geram rendimento. Neste caso a redução do passivo foi feita à custa de uma redução grande nos activos, possivelmente reduziram inventários, dinheiro em caixa e depreciaram activos fixos (sem reinvestir) ao mesmo tempo em que reduziram as dívidas a fornecedores e possivelmente a dívida propriamente dita. Esta redução do passivo possivelmente será revertida mais tarde com um novo aumento de inventários e investimento em activos fixos, sendo possivelmente feita quer à custa dos fornecedores quer à custa de dívida (na sua maior parte).

Por outras palavras, se me deres 10M em activos e 10M em passivos podes contabilisticamente não me estar a dar nada, mas dependendo dos passivos e dos activos podes estar a oferecer-me muitos milhões. Por exemplo: se os activos forem 10M em cash e os passivos forem um empréstimo de 10M a 50 anos com juros de 0,5% ao ano, então estás a dar-me algo que vale vários milhões (mas sempre menos do que 10M)

por Zeanzol » 18/3/2017 17:49

entendo a ideia no que toca a dolar ou euro...

mas parto do pressuposto que a malta sabe que a arauco tem sede no chile e tem por base o Dollar na sua contabilidade e que a Sonae Arauco tem sede em Espanha e por fim a Soni tem sede na Maia :mrgreen:

no que diz respeito ás teus pontos... começo pelo 6º --- percebo o que escreves no entanto nao concordo na totalidade... a Sonae Arauco é uma empresa nova onde a Arauco entrou com 137.5m de Euros e a Soni entrou com activos... os prejuizos que a soni reporta tem a ver com os custos de desanexação( palavra esquesita :mrgreen: ) dos activos, leia se fabricas para entrarem na sonae arauco... a questao aqui e como diz a soni .. no final de 2016 ajustaremos o justo valor da nossa participacao na Sonae Arauco... dai a forma como coloquei a ideia... parto sempre do principio que tudo foi registado de igual forma e que ganhos e prejuizos sejam iguais... mas terça feira ja vamos ver...

a reduçao da divida seja ela qual for é sempre importante.. quer dizer que as margens sobem e a empresa fica a cada trimestre mais robusta em termos de capital... DIVIDA ( seja ela qual for) = CANCRO!

Concordo contigo quanto á rentabilidade da JV e dos negocios detidos integralmente pela Soni :

Julgo que a Soni passara a ter anualmente 10M euros de lucro com as operaçoes que detem integralmente e cerca de 20M de euros da participacao que tem na Sonae Arauco. ( isto claro sem considerar alteracoes de mercado onde aa empresaa operam)

por rollingsnowball » 18/3/2017 17:31

zeanzol Escreveu:Rolling

Vais ás contas da Arauco do terceiro trimestre e comparas com o fecho.

Sonae Arauco - Passivos á data de 30/09/2016

Passivos correntes : 215.976M
Passivos não correntes : 353.901M

Sonae Arauco - Passivos á data de 31/12/2016

Passivos correntes : 213.228M
Passivos Não Correntes : 312.404M

Quanto ao Lucro final da Soni...

A Arauco apresentou 11.619M de lucro em 7 meses de operacao, tendo em conta que a JV começou a 31/05/2016.

considerando que a Sonae-Arauco em média gerou 1.65M por mes ... e as operaçoes integralmente detidas pela soni cerca de +- 1.8M por trimestre é só fazer as contas.

Quanto ao prejuizo que a soni apresenta a 30/09 devido a custos contabilisticos fruto da constituicao do perimetro da Sonae Arauco, não sei até que ponto nao será absorvido aquando do fecho das contas de 2016, com o ajuste do justo valor da participacao na Sonae-Arauco... A Arauco apresenta uma mais valia de 36M no investimento que fez na Sonae Arauco... pressupondo que tanto a soni como a arauco efetuaram o registo do investimento da mesma forma... a Soni deverá registar a mesma mais valia... ou não :?: :-k

ok, vamos por partes
1)De facto não fui muito espero... Como no meu computador só tinha os resultados do 1º semestre deles não me lembrei que eles tinham no site os do 3º trimestre. Ainda assim não podes tirar essa conclusão.
2) Esses valores estão em dólares. Num tópico da SONI estamos a falar em euros. Convém salientar quando se fala em dólares
3) Dívida e passivo são coisas muito diferentes. Uma redução de 44M no passivo significa MUITO menos em termos de redução de dívida. Essa redução foi feita parte à custa de lucro, 12.5M à custa dos activos correntes e 22.5M à custa dos passivos correntes. Com estes números a dívida até podia ter aumentado, não é possível saber
4) Em euros os resultados do 4º trimestre da Sonae Arauco são os que coloquei atrás, cerca de 4,5M€ para cada empresa (conforme a taxa de cambio utilizada). - se eu tiver percebido bem o espanhol, que não é o meu forte
5) As operações da SONI fizeram 3,1M no 3ºT. Como se espera que a entrada em funcionamento da nova linha tenha maior impacto neste trimestre eu esperaria que a parte da SONI tivesse pelo menos os 3,1M de lucro, talvez mais (não sei bem como é em termos de sazonalidade, mas a SONAE ARAUCO subiu quase 50% nos resultados líquidos em relação ao 3ºT)
6) Posso estar enganado, mas julgo que a menos valia que a SONI apresenta deverá ser exactamente igual à mais valia apresentada pela ARAUCO (se um ganha 36M de dólares com a compra o outro perde 36M de dólares com a venda.. depois é uma questão de taxa de câmbio para o euro). A ideia que tenho é que a Arauco teve uma mais valia de 36M$ por comprar 36M$ abaixo do valor contabilístico, pelo que a SONI terá uma menos valia de 36M$ por vender 36M$ abaico do valor contabilístico. Mas como disse, posso estar enganado.

Abraço

por Zeanzol » 18/3/2017 16:47

zeanzol Escreveu:Sonae Arauco reduz divida em 44m num unico trimestre :shock:

Sonae Industria lucra 17m em 2016 :?: :mrgreen:

Onde foste buscar? Esses valores estão em euros ou em dolares? Obrigado

na página da Arauco só não procurei na conference call (é audio e não estou em condições de ouvir).

Se for a dívida bruta é possível que esse valor seja no fundo o acumular dos pagamentos de dívida dos vários trimestres. A redução da dívida líquida do 3ºT terá sido de 18M, a de Junho terá sido a um ritmo um pouco superior já que o resultado líquido mensal foi o dobro dos meses do 3ºT, e a do 4ºT também terá sido um pouco superior. 44M de redução na dívida bruta à custa de cash que pudessem ter acumulado nos meses anteriores é perfeitamente possível e nada de muito estranho... Se for dívida líquida já é outra história...

17M (já vi que aí puseste um ponto de interrogação) também me parece perfeitamente possível, se for o resultado RECORRENTE (há 30M prejuízos não recorrentes). Nos primeiros 9 meses o RL recorrente foi de 9,5M, sendo que no 3T foi 3.1M da Sonae arauco e 3,1M da parte da SONI. Como a Sonae arauco terá tido 4,6M, para se chegar aos 17M a SONI só precisava de 2,9M (perfeitamente acessível portanto). Ou seja, eu até esperaria mais do que esses 17M.

Rolling

Vais ás contas da Arauco do terceiro trimestre e comparas com o fecho.

Sonae Arauco - Passivos á data de 30/09/2016

Passivos correntes : 215.976M
Passivos não correntes : 353.901M

Sonae Arauco - Passivos á data de 31/12/2016

Passivos correntes : 213.228M
Passivos Não Correntes : 312.404M

Quanto ao Lucro final da Soni...

A Arauco apresentou 11.619M de lucro em 7 meses de operacao, tendo em conta que a JV começou a 31/05/2016.

considerando que a Sonae-Arauco em média gerou 1.65M por mes ... e as operaçoes integralmente detidas pela soni cerca de +- 1.8M por trimestre é só fazer as contas.

Quanto ao prejuizo que a soni apresenta a 30/09 devido a custos contabilisticos fruto da constituicao do perimetro da Sonae Arauco, não sei até que ponto nao será absorvido aquando do fecho das contas de 2016, com o ajuste do justo valor da participacao na Sonae-Arauco... A Arauco apresenta uma mais valia de 36M no investimento que fez na Sonae Arauco... pressupondo que tanto a soni como a arauco efetuaram o registo do investimento da mesma forma... a Soni deverá registar a mesma mais valia... ou não :?: :-k

por rollingsnowball » 18/3/2017 15:22

Onde foste buscar? Esses valores estão em euros ou em dolares? Obrigado

na página da Arauco só não procurei na conference call (é audio e não estou em condições de ouvir).

Se for a dívida bruta é possível que esse valor seja no fundo o acumular dos pagamentos de dívida dos vários trimestres. A redução da dívida líquida do 3ºT terá sido de 18M, a de Junho terá sido a um ritmo um pouco superior já que o resultado líquido mensal foi o dobro dos meses do 3ºT, e a do 4ºT também terá sido um pouco superior. 44M de redução na dívida bruta à custa de cash que pudessem ter acumulado nos meses anteriores é perfeitamente possível e nada de muito estranho... Se for dívida líquida já é outra história...

17M (já vi que aí puseste um ponto de interrogação) também me parece perfeitamente possível, se for o resultado RECORRENTE (há 30M prejuízos não recorrentes). Nos primeiros 9 meses o RL recorrente foi de 9,5M, sendo que no 3T foi 3.1M da Sonae arauco e 3,1M da parte da SONI. Como a Sonae arauco terá tido 4,6M, para se chegar aos 17M a SONI só precisava de 2,9M (perfeitamente acessível portanto). Ou seja, eu até esperaria mais do que esses 17M.

por silva_39 » 18/3/2017 13:21

Onde viu essa informação?
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

por Zeanzol » 18/3/2017 10:31

Sonae Arauco reduz divida em 44m num unico trimestre :shock:

por 21102014 » 17/3/2017 17:57

Excelente dia hoje com fecho em máximo a dar boas perspectivas para segunda feira.

Registado: 29/11/2007 11:46

por Zeanzol » 17/3/2017 14:31

Muito Bom Volume :lol:

por maturidade » 17/3/2017 10:58

Bom dia.
gráfico mostra idas aos 0.0087.
esta foi daquelas que me enganou e vêm. :wall: :wall: :wall:
estou fora.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por cristianosantos85 » 17/3/2017 10:47

Como se pode comprovar nesta página há mais de um mês atrás já tinha dito que esta menina a 1 centimo, continua barata, a meu ver.

Ela continua a caminhar para lá.

Registado: 10/9/2015 16:45

por Zeanzol » 17/3/2017 9:49

Os resultados serão uma optima surpresa ! :clap:

por 21102014 » 17/3/2017 9:46

Segue animada na sequência do final do dia de ontem.
Teremos boas surpresas a chegar?

por rollingsnowball » 16/3/2017 18:26

zeanzol Escreveu:Ter em atenção que as operaçoes da Tafisa no Canadá sao detidas a 100% pela Sonae Industria ou seja nao fazem parte da Sonae Arauco.

pelo que nao podemos deduzir que as vendas do canada se mantiveram... !

ate acredito que as vendas subiram e bem no Canada tendo em conta o mercado e o investimento na linha de producao que entrou em funcionamento em Junho de 2016... linha esta que gera faturacao em produtos de valor acrescentado... ou seja mais margem...

aguardemos... :-k

Sim, a questão é que se o restante mercado se manteve bem ao mesmo ritmo dos 4 meses anteriores (em termos de lucros), subentende-se que a actividade no Canadá não deverá ter piorado muito...

A entrada da nova linha de produção pode significar de facto uma ligeira melhoria, embora ela já tenha contado em parte no trimestre anterior.

por Zeanzol » 16/3/2017 18:21

Ter em atenção que as operaçoes da Tafisa no Canadá sao detidas a 100% pela Sonae Industria ou seja nao fazem parte da Sonae Arauco.

pelo que nao podemos deduzir que as vendas do canada se mantiveram... !

ate acredito que as vendas subiram e bem no Canada tendo em conta o mercado e o investimento na linha de producao que entrou em funcionamento em Junho de 2016... linha esta que gera faturacao em produtos de valor acrescentado... ou seja mais margem...

aguardemos... :-k

por rollingsnowball » 16/3/2017 18:10

21102014 Escreveu:
zeanzol Escreveu:A Arauco apresentou as contas de 2016

http://www.arauco.cl/_file/file_8068_es ... 016.12.pdf

Na pagina 80 referem que tiveram lucros 11.61 Milhoes na participacao da Sonae-Arauco e repoortam uma mais valia no investimento que fizeram de 36 milhoes...

Isto traduzido para as contas da Soni... e tendo em conta a confusao das contas... pode significar o que ? :-k

Deve significar algo bom que os os últimos 20 minutos foram animados.

Se eu tiver percebido bem:

1) Esses valores estão em dólares americanos
2) Essa mais valia de 36 M de dólares não interessa para absolutamente nada. Provavelmente significa que a avaliação dos activos resultou em mais 36M do que o que eles pagaram
3) A uma taxa de cambio de 1.07$/€ (que não sei se foi a utilizada) esses 11,619M correspondem a 10,859M
4) Eles têm 50% o que implica que a SONI terá tido outros 10,859M
5) Em Setembro a SONI apresentou um resultado da sua parte de 6,25M (total de 4 meses; 1,56M por mês), o que implica que nos últimos 3 meses de 2016 este valor terá sido de 4,6M sensivelmente (1.53M por mês, sensivelmente o mesmo ritmo)
6) O que isto implica é que não terá havido queda da actividade, pelo que se supõe que nas operações no Canadá a coisa também não tenha piorado

Comprei algumas acções depois de ver o post aqui... não estou a pensar comprar mais tão cedo... parte da actividade da última meia hora é culpa minha...

por 21102014 » 16/3/2017 17:38

zeanzol Escreveu:A Arauco apresentou as contas de 2016

Na pagina 80 referem que tiveram lucros 11.61 Milhoes na participacao da Sonae-Arauco e repoortam uma mais valia no investimento que fizeram de 36 milhoes...

Isto traduzido para as contas da Soni... e tendo em conta a confusao das contas... pode significar o que ? :-k

Deve significar algo bom que os os últimos 20 minutos foram animados.

por Zeanzol » 16/3/2017 16:17

A Arauco apresentou as contas de 2016

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 200 visitantes