Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 12/3/2017 21:08

Um caminho descendente feito de 4 enormes gap downs. Espera-se um 5.º para meados de Maio com o pagamento do dividendo... Resta saber se ela poderá recuperar até lá para ter alguma folga para essa descida de quase meio euro.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por rsacramento » 12/3/2017 21:02

assim como um máximo histórico é o mais forte sinal de força que uma acção pode dar, também um mínimo absoluto representa o maior sinal de debilidade que existe

obviamente que a tendência se apresenta descendente em todos os horizontes temporais
Anexos
ctt.png

Registado: 29/11/2007 12:50

por afcapitao » 11/3/2017 21:31

trend=friend Escreveu:
afcapitao Escreveu:Caros,

neste link tem o transcript da conference call com analistas que foi ontem feita pelos CTT.
http://www.alacrastore.com/thomson-stre ... l-T6977219

Infelizmente só mostra as questões dos analistas. Para ver as respostas da gestão é preciso pagar 100 dolares...
De qualquer forma, pelas questões conseguimos ver as preocupações dos analistas.

No site dos CTT encontras o webcast completo, de graça. Abraço

http://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/in ... language=3

Caros, o web cast foi bastante interessante, especialmente para perceber o que se prevê para 2017. Deixo um breve resumo:
- O guidance do EBITDA para 2017 será flat. Isto incorpora a redução do correio entre 3% a 5%, e não incorpora acordos como por ex o que foi feito com a Altice. Não incorpora também a mudança das instituições estatais para os canais digitais. Os Ctt acreditam que isso não irá acontecer assim tão rápido, devido ao tempo necessário para criar a solução técnica. Além disso, acreditam que podem até fazer parte da solução através do ViaCtt;
- A política de dividendos irá continuar em 2017, mesmo que o Net Results seja abaixo do valor de dividendo. Para tal, podem continuar com a distribuição de reservas, ou com as vendas de imobiliário. De acordo com o CEO, esta situação já tinha sido prevista em 2015 e irá durar até à redução de CapEx no banco ctt e ao seu breakeven;
- Na resposta ao analista do BPI que questionava se a gestão achava necessário manter uma DY em torno dos 10% (acima dos Peers) o CEO respondeu que o valor da DY está a ser definido pelo mercado, e não pelo grupo CTT. Questionado também sobre a sustentabilidade do dividendo, a resposta foi que depende da performance do Core Business atual, pelo que o importante é olhar para o Net Result excluindo o banco ctt, que este ano foi de 85M€. Como disse anteriormente, a previsão é a manutenção dos dividendos;
- O banco ctt está a crescer a um bom ritmo. Esperam receitas próximas dos 10M€ em 2017;
- A gestão ficou surpreendida com a % de clientes jovens do banco (entre os 25 e os 35 anos), cujo valor é superior ao da concorrência;
- Os custos de operação do Banco CTT podem baixar de 20M€ para 10M€ já em 2017, tendo em conta que foi necessário mais consultoria na fase de lançamento;
- Prevêem o breakeven da Tourline em Espanha no último trimestre de 2017;
- Estão dispostos a fazer aquisições, tanto para o negócio da banca, como outros. Pelo que percebi, podem até contrair dívida para isso. Mas tudo dependerá do preço das oportunidades;
- Questionados a dar guidance sobre o CashFlow, recusaram-se a fazê-lo. O único guidance que dão é do EBITDA;
- Questionados sobre se o breakeven do banco ctt se dará ao fim de 3 anos, afirmaram que sim (mas lembraram que o banco só entrou em operação a meio de 2016);
- Questionados sobre se as metas para 2020 se mantêm, disseram que ainda não fizeram nenhuma revisão (portanto: "NIM");

A minha opinião acerca das respostas dadas pela gestão, é de que há algumas variáveis em jogo que não estão totalmente controladas: aumento da concorrência, investimento em soluções alternativas para o negócio do Mail e Express & Parcels, sem certeza que se traduzirão em lucros; não encontraram ainda uma alternativa ao acordo da Altice; estão num mercado concorrencial que torna cada vez mais difícil o aumento anual de preços para compensar a descida do correio.
De qualquer forma, deu-me a ideia que o banco ctt está com boas perspectivas, e deu-me também a ideia que se as coisas correrem bem nas outras áreas, há margem para crescimento. O que se prevê é a estagnação ao nível do EBITDA, que é um garante da política de dividendos. Quando ao resto, é preciso esperar.

Registado: 8/3/2012 17:31

por DocinhoTrader » 11/3/2017 18:04

Por aqui nada de novo...só venda como falado á uns tempos

O gráfico diário deu agulhada de venda novamente nas MMs,trix chegou ao eixo 0 e inverteu novamente para baixo, adx agulhou na venda...

No gráfico semanal, este nunca saiu da venda, adx a acelarar nesse sentido, trix vendido, obv a acompanhar o desencarteiramento...

Nesta cotada tem sido daqueles trades tranquilos que pouco há a enganar :wink:
Anexos
chart (1).png
Diario
chart.png
semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por afcapitao » 11/3/2017 17:09

trend=friend Escreveu:

neste link tem o transcript da conference call com analistas que foi ontem feita pelos CTT.

Infelizmente só mostra as questões dos analistas. Para ver as respostas da gestão é preciso pagar 100 dolares...
De qualquer forma, pelas questões conseguimos ver as preocupações dos analistas.

Obrigado trend. Já tinha procurado mas não tinha encontrado. Afinal estava ali.

por maceirafernandesjose » 11/3/2017 16:00

Rsacramento enganei me mesmo , resultados de 2016 já são conhecidos, resultados trimestrais e que são daqui por mês e meio e o trimestre ainda não acabou, mas isso não muda nada a minha maneira de pensar,estou bastante pessimista. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por trend=friend » 11/3/2017 15:14

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por maceirafernandesjose » 11/3/2017 14:54

Rsacramento para malandro , malandro e meio chega. :-k

por rsacramento » 11/3/2017 14:36

maceirafernandesjose Escreveu:Rsacramento enganado já andei eu durante muito tempo. :wink:

mas isso cada um sabe de si - eu estava a falar era do tópico :lol:

por maceirafernandesjose » 11/3/2017 14:29

Rsacramento enganado já andei eu durante muito tempo. :wink:

por rsacramento » 11/3/2017 14:18

maceirafernandesjose Escreveu:Sera que já esta a antecipar uma quebra de resultados daqui por mês e meio, ainda falta muito tempo. :-k

não te terás enganado no tópico?

por maceirafernandesjose » 11/3/2017 14:14

Sera que já esta a antecipar uma quebra de resultados daqui por mês e meio, ainda falta muito tempo. :-k

por afcapitao » 11/3/2017 14:12

Caros,

por rsacramento » 11/3/2017 14:02

Tourso Escreveu: Ferramentas são centenas , conheço dezenas, já não é mau... E de preferência que as leia correctamente, que por muita AT que se conheça não é sinónimo de ganhos...

nem mais!

por rsacramento » 11/3/2017 3:30

Tourso Escreveu:
rsacramento Escreveu:esse link eu deixei há umas horas atrás neste mesmo tópico :lol:

Velho e desatento. :lol: Foi apenas querer ajudar. Cumps.

Sem dúvida

(Não me refiro ao velho mas sim ao querer ajudar :lol: )

por Tourso » 11/3/2017 3:18

rsacramento Escreveu:esse link eu deixei há umas horas atrás neste mesmo tópico :lol:

Velho e desatento. :lol: Foi apenas querer ajudar. Cumps.

Registado: 18/6/2014 22:31

por rsacramento » 11/3/2017 3:03

esse link eu deixei há umas horas atrás neste mesmo tópico :lol:

por Tourso » 11/3/2017 3:00

Coloquei linha de tendencia descendente caldeirao no Google:

viewtopic.php?t=59339

Remete-nos para 2007, chiça, Bilblioteca online /artigos didácticos.

Bons tempos, muitos nicks e mais velho... :mrgreen:

Cumps e BFS

PS: mas deve haver mais nos livros e demais tópicos. É apenas um começo de estudo e links tipo stockcharts ou investopedias e quejandos. são bons.
Hoje tem é de se fugir das pubs em muita info on line.
Lembrei-me deste começo, pois "comer livros" deste tipo exige, quando se quer ir mesmo a fundo, um tipo de conhecimento que não possuo.
Ferramentas são centenas , conheço dezenas, já não é mau... E de preferência que as leia correctamente, que por muita AT que se conheça não é sinónimo de ganhos...
É apenas um caminho. E bom se tivermos disciplina e paciência.
Editado pela última vez por Tourso em 11/3/2017 3:16, num total de 1 vez.

por Tourso » 11/3/2017 2:54

Foi no incio do CB. Tenho de ir pesquisar.

por rsacramento » 11/3/2017 2:27

não te referes à lista de livros do ulisses?

por Tourso » 11/3/2017 2:21

E a ser uma linha de tendência descendente tinha de ter pelo menos três toques, além de ter de ser desenhada pelos topos como disse o rsacramento.

Mas a minha achega é para lembrar que existe, um tópico aqui no caldeirão iniciado pelos moderadores sobre AT.
É velhinho muito bom e volta e meia é bom ir lá que a cachola já não está boa... Foi também uma fonte de conhecimento para mim no início das lides.
É AT, ou biblioteca, ou livros é procurar e se os moderadores puderem apontar a fonte ,melhor.

Abraço.

por rsacramento » 11/3/2017 0:33

jinx Escreveu:mas a LTd desenhada pelo Perseu não está pelo valor de fecho. pergunto?

no gráfico dele a linha azul passa por 2 fechos, sim

por Ativo » 10/3/2017 22:24

Em 22/02/2017:

ativo Escreveu:A compra de ações CTT para receber o respetivo dividendo pode revelar-se desastrosa, a prazo...

Convém não esquecer que um "graúdo", recentemente, não quis receber o dividendo tendo forçado a queda da cotação dos CTT com abertura de um enorme "gap down". Este desapego relativamente ao dividendo, por parte de um "graúdo", deve fazer pensar ...

O mercado tende a penalizar a cotação de uma empresa que distribui dividendos sem apresentar resultados compatíveis com os dividendos distribuídos ...

Em 24/02/2017:

EAGLETRADER20 Escreveu:
ativo Escreveu:Pelo andar da carruagem (consolidação da cotação em baixo) penso que, apesar do atrativo do dividendo que será distribuído, a cotação dos CTT irá descer ainda mais proximamente, tornando-se a atual zona de consolidação uma zona de resistência futura.

Pela negociação também tenho essa ideia.
Está uma grande parte dos investidores a comprar a 5 euros convencida que já é suporte e agora só pode subir e aos poucos entregam tudo a 5 euros mas sem deixar quebrar para continuar a vender volumes elevados a este preço.
Se existir recuo dos mercados , poderá fazer valores inferiores e esses 5 onde uma grande maioria está a acumular poderá tornar-se a próxima resistência forte .

E hoje a cotação dos CTT descarrilou, novamente, como era previsível ... Era previsível porque o mercado não "dá" dividendo facilmente, não "dá" dividendo aos "espertos" que avidamente vão logo comprar, para caçar o dividendo, porque a cotação caíu muito! :lol: Pensar assim é fazer de estúpida a "mão forte", que fez descer a cotação de 6 euros para 5 euros, no dia 30/01/2017. Isso não é assim! :shame:

Nos próximos tempos a história da cotação dos CTT vai-se escrever abaixo dos 5 euros. Os CTT, para já, disseram adeus aos 5 euros!

Quem trouxe a cotação num ápice dos 6 euros para os 5 euros é, provavelmente, quem hoje disse: "Meus amigos, esqueçam os 6 euros, os 5 euros e tal e até os 5 euros, pelo menos, por uns tempos, agora é dos 5 euros para baixo.

Quem comprou desde 30/01/2017, dia em que a cotação desceu dos 6 euros para os 5 euros, até ontem, para caçar o dividendo, vai, certamente, durante algum tempo, perder com o negócio!

Registado: 24/1/2014 17:24

por umXdois » 10/3/2017 21:58

rsacramento Escreveu:
jinx Escreveu:Parece-me que LT de suporte = LTd e LT de resistência = LT ascendente

é exactamente ao contrário!

mas de qualquer maneira ver as LTs como linhas de S (ou R) não funciona lá muito bem - elas enfatizam a tendência, não suportam coisíssima nenhuma

Exato. Percebi. Obrigado.
mas a LTd desenhada pelo Perseu não está pelo valor de fecho. pergunto?
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"

Registado: 20/11/2013 17:48

por rsacramento » 10/3/2017 21:56

jinx Escreveu:Parece-me que LT de suporte = LTd e LT de resistência = LT ascendente

é exactamente ao contrário!

mas de qualquer maneira ver as LTs como linhas de S (ou R) não funciona lá muito bem - elas enfatizam a tendência, não suportam coisíssima nenhuma

AnteriorPróximo