Que riscos existem nos ETF?
10 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Que riscos existem nos ETF?
np40af Escreveu:Qualquer investimento tem os seus riscos.Pode-se sempre perder tudo ou uma parte do que foi investido. Mesmo as aplicação em depósitos nos bancos só estão protegidas até 100 mil €.
Por isso, na minha opinião, se estás à espera de encontrar algo 100% seguro, esquece.
Tentando responder às tuas questões, naquilo que sei ou julgo saber:
- Falência da Gobulling: tu compraste um activo que não é da broker, por isso penso que será sempre teu. A não ser que tenha havido uma prática incorrecta deles e tenha sido dado como colateral para alguma operação deles. Mas não me parece provável de todo.
- Falência da BlackRock: estás tramado, é provável que percas tudo ou quase tudo. O teu activo entra na massa falida mas há muita gente à tua frente com prioridade para ficar com alguma coisa. Mais ou menos o que aconteceria aos tipos que investiram no GES se o Costa (corrijo, nós contribuintes) não se tivesse atravessado.
- claro que há uma permanente recomposição do portfólio do fundo, é esse o trabalho dos gestores do fundo. Procurando sempre a máxima rentabilidade. Que às vezes corre menos bem, mas isso são as contingências das tomadas de decisão.
- Actualmente a BlackRock é a maior gestora de activos do mundo. Isso dá-te alguma segurança quanto à boa gestão do fundo e também quanto à sua liquidez. Mas em 20 anos muita coisa pode acontecer.
Desculpa se aumentei os teus receios...
Eu acrescento o risco do modo como o intrumento está montado. Qual o formato e os activos que estão por trás? exemplo: num ETF sobre um indice, há as acções por detrás ou é sobre um qualquer activo sintetico? sobre o ouro, tens ouro fisico ou é apenas um instrumento? quanto mais complexa for a forma como é montado, maior o risco de em caso de necessidade de desmontagem do intrumento em condições imprevistas à partida.
Eu tenho em carteira um ETF, nomeadamente o DXD, que é o short 2x do dow jones. A minha dúvida é a seguinte: Se houver algo parecido com 2008, em que está tudo a ruir, como posso ter a certeza que a ProShares não vai falir também? Ou seja, eu todo contente a pensar que estou a ganhar muito dinheiro e afinal estou a perder o capital investido. 

- Registado: 26/7/2014 12:37
Podes obter mais informação no seguinte webbinar:
Abraço.
Abraço.
- Anexos
-
- LJ carregosa.PNG (9.01 KiB) Visualizado 4650 vezes
- Registado: 21/10/2010 13:08
Os fundos estão protegidos. Eu tinha fundos da gestora de fundos ES que passaram para a gestora de fundos NB e "no problemo". Um fundo pode ser liquidado ou incorporado noutro, mas não pode falir.
https://www.deco.proteste.pt/investe/fa ... 225230.htm
https://www.deco.proteste.pt/investe/fa ... 225230.htm
- Registado: 29/11/2007 11:01
np40af Escreveu:- Falência da BlackRock: estás tramado, é provável que percas tudo ou quase tudo. O teu activo entra na massa falida mas há muita gente à tua frente com prioridade para ficar com alguma coisa.
Não é suposto a gestora ser adquirida por outra? Os activos em nenhum caso são da BlackRock, mas sim dos titulares da UP. Foi isso que aconteceu ainda há pouco tempo em espanha com o Banco Madrid.
Pese a que las autoridades dijeron desde el inicio de la crisis de Banco Madrid (11 de marzo) que los fondos estaban al margen de la liquidación de los activos y del concurso de acreedores, han pasado casi cuatro meses hasta que los clientes han podido recuperar su inversión. Si se cumplen los planes previstos, el banco Renta 4, nuevo gestor de estos fondos, permitirá hoy a los cerca de 15.000 partícipes de los 21 fondos bloqueados de Banco Madrid recuperar su dinero.
- Registado: 1/7/2014 14:53
Bom dia,
Os riscos encontram-se, de forma geral, mencionados na documentação que acompanha o produto. Para o iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR), pode consultar o PDF a partir da página 40.
Essas perguntas são sem dúvida pertinentes e também nunca encontrei respostas 100% certas. Vou tentar ajudar com o que julgo conhecer.
1) O investimento deverá passar para outra correctora, uma vez que o seu capital está no produto que adquiriu e não nos "cofres" da correctora;
2) À partida o seu capital está segregado do capital da entidade gestora. (se não me engano, é um dos requerimentos UCITS);
3) Apenas há pouco tempo tomei conhecimento de que os ETF's com replicação física "emprestam" os activos. Pode, em caso de resgate massivo, ser um risco adicional;
4) Depende do tipo de fundo que escolher. No fundo que mencionou, o gestor vai "limitar-se" a seguir o benchmark MSCI World Index(SM);
5) Pessoalmente escolho ETF's com bastante liquidez e é algo que acompanho ao longo dos anos.
6) É sem dúvida uma boa questão
.
1 https://www.justetf.com/en/find-etf.html. ETF's "europeus".
tangarizie Escreveu:Agora surgem-me uma série de questões relacionadas com o risco específico desses instrumentos, e embora tenho feito umas pesquisas no fórum não encontrei resposta para as minhas questões.
Particularizando, equaciono um investimento considerável no ETF iShares Core MSCI World, numa perspectiva de muito longo prazo (15/20 anos)
Os riscos encontram-se, de forma geral, mencionados na documentação que acompanha o produto. Para o iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR), pode consultar o PDF a partir da página 40.
tangarizie Escreveu:1) - O que acontece ao meu investimento se o broker (a Gobulling, por exemplo) falir?
2)- O que acontece ao meu investimento se o gestor do fundo (BlackRock) falir?
3)- Que outros riscos existem?
Outras questões:
4)- Neste tipo de instrumentos, a composição do fundo vai sendo alterada pelo gestor do fundo? Exemplo: diminuir a exposição à Apple e incluir uma nova empresa?
5)- Que riscos existem associados à liquidez do ETF? Pode, daqui a 20 anos, a liquidez ser tão baixa que eu terei muita dificuldade em vender?
6)Por fim, basicamente, tirando a desvalorização das acções que compõem o fundo e consequente desvalorização deste, que outros factores poderão levar a perda do capital investido?
Essas perguntas são sem dúvida pertinentes e também nunca encontrei respostas 100% certas. Vou tentar ajudar com o que julgo conhecer.
1) O investimento deverá passar para outra correctora, uma vez que o seu capital está no produto que adquiriu e não nos "cofres" da correctora;
2) À partida o seu capital está segregado do capital da entidade gestora. (se não me engano, é um dos requerimentos UCITS);
3) Apenas há pouco tempo tomei conhecimento de que os ETF's com replicação física "emprestam" os activos. Pode, em caso de resgate massivo, ser um risco adicional;
4) Depende do tipo de fundo que escolher. No fundo que mencionou, o gestor vai "limitar-se" a seguir o benchmark MSCI World Index(SM);
5) Pessoalmente escolho ETF's com bastante liquidez e é algo que acompanho ao longo dos anos.
6) É sem dúvida uma boa questão

lonewolf Escreveu: 1 Quais os melhores sites online q permitem acompanhar e estudar as ETFs gratuitamente?
LoneWolf
1 https://www.justetf.com/en/find-etf.html. ETF's "europeus".
- Registado: 2/1/2017 22:40
Obrigado. Para que fique claro, o que eu estou à procura é de respostas objectivas às minhas questões, não de conforto. 

- Registado: 10/2/2009 15:53
Qualquer investimento tem os seus riscos.Pode-se sempre perder tudo ou uma parte do que foi investido. Mesmo as aplicação em depósitos nos bancos só estão protegidas até 100 mil €.
Por isso, na minha opinião, se estás à espera de encontrar algo 100% seguro, esquece.
- Falência da Gobulling: tu compraste um activo que não é da broker, por isso penso que será sempre teu. A não ser que tenha havido uma prática incorrecta deles e tenha sido dado como colateral para alguma operação deles. Mas não me parece provável de todo.
- Falência da BlackRock: estás tramado, é provável que percas tudo ou quase tudo. O teu activo entra na massa falida mas há muita gente à tua frente com prioridade para ficar com alguma coisa. Mais ou menos o que aconteceria aos tipos que investiram no GES se o Costa (corrijo, nós contribuintes) não se tivesse atravessado.
- claro que há uma permanente recomposição do portfólio do fundo, é esse o trabalho dos gestores do fundo. Procurando sempre a máxima rentabilidade. Que às vezes corre menos bem, mas isso são as contingências das tomadas de decisão.
- Actualmente a BlackRock é a maior gestora de activos do mundo. Isso dá-te alguma segurança quanto à boa gestão do fundo e também quanto à sua liquidez. Mas em 20 anos muita coisa pode acontecer.

- Registado: 21/10/2010 13:08
Olá tangarizie,
Obrigado por fazeres estas questões, que também são muito parecidas com as q tenho. Assim matam-se dois coelhos com uma cajadada!
A minha experiência é muito reduzida, mas gostaria de dizer que algumas plataformas fazem preços muito baixinhos para compra, manutençao e venda de ETFs. A Degiro faz à borla e estou a pensar entrar por essa plataforma.
Gostaria de acrescentar à lista de perguntas:
- Quais os melhores sites online q permitem acompanhar e estudar as ETFs gratuitamente?
Obrigado
LoneWolf
Obrigado por fazeres estas questões, que também são muito parecidas com as q tenho. Assim matam-se dois coelhos com uma cajadada!

A minha experiência é muito reduzida, mas gostaria de dizer que algumas plataformas fazem preços muito baixinhos para compra, manutençao e venda de ETFs. A Degiro faz à borla e estou a pensar entrar por essa plataforma.
Gostaria de acrescentar à lista de perguntas:
- Quais os melhores sites online q permitem acompanhar e estudar as ETFs gratuitamente?
Obrigado
LoneWolf
Que riscos existem nos ETF?
Olá a todos.
Acompanho este fórum e os mercados com interesse há vários anos, o que me permite estar familiarizado com muitos dos aspectos que esta área envolve, embora haja outros que eu não domino de todo.
Durante muito tempo o meu interesse esteve fundamentalmente nas acções, mas mais recentemente comecei a virar a minha atenção para os fundos de investimento, nomeadamente os fundos cotados. Até aqui, preferi sempre ter a liberdade de compor a minha própria carteira de acções; no entanto, tenho vindo a ficar cada vez mais interessado em saber mais sobre os referidos fundos.
Agora surgem-me uma série de questões relacionadas com o risco específico desses instrumentos, e embora tenho feito umas pesquisas no fórum não encontrei resposta para as minhas questões.
Particularizando, equaciono um investimento considerável no ETF iShares Core MSCI World, numa perspectiva de muito longo prazo (15/20 anos). Ora, com um horizonte temporal tão grande, pergunto-me:
- O que acontece ao meu investimento se o broker (a Gobulling, por exemplo) falir?
- O que acontece ao meu investimento se o gestor do fundo (BlackRock) falir?
- Que outros riscos existem?
Outras questões:
- Neste tipo de instrumentos, a composição do fundo vai sendo alterada pelo gestor do fundo? Exemplo: diminuir a exposição à Apple e incluir uma nova empresa?
- Que riscos existem associados à liquidez do ETF? Pode, daqui a 20 anos, a liquidez ser tão baixa que eu terei muita dificuldade em vender?
Por fim, basicamente, tirando a desvalorização das acções que compõem o fundo e consequente desvalorização deste, que outros factores poderão levar a perda do capital investido?
Acompanho este fórum e os mercados com interesse há vários anos, o que me permite estar familiarizado com muitos dos aspectos que esta área envolve, embora haja outros que eu não domino de todo.
Durante muito tempo o meu interesse esteve fundamentalmente nas acções, mas mais recentemente comecei a virar a minha atenção para os fundos de investimento, nomeadamente os fundos cotados. Até aqui, preferi sempre ter a liberdade de compor a minha própria carteira de acções; no entanto, tenho vindo a ficar cada vez mais interessado em saber mais sobre os referidos fundos.
Agora surgem-me uma série de questões relacionadas com o risco específico desses instrumentos, e embora tenho feito umas pesquisas no fórum não encontrei resposta para as minhas questões.
Particularizando, equaciono um investimento considerável no ETF iShares Core MSCI World, numa perspectiva de muito longo prazo (15/20 anos). Ora, com um horizonte temporal tão grande, pergunto-me:
- O que acontece ao meu investimento se o broker (a Gobulling, por exemplo) falir?
- O que acontece ao meu investimento se o gestor do fundo (BlackRock) falir?
- Que outros riscos existem?
Outras questões:
- Neste tipo de instrumentos, a composição do fundo vai sendo alterada pelo gestor do fundo? Exemplo: diminuir a exposição à Apple e incluir uma nova empresa?
- Que riscos existem associados à liquidez do ETF? Pode, daqui a 20 anos, a liquidez ser tão baixa que eu terei muita dificuldade em vender?
Por fim, basicamente, tirando a desvalorização das acções que compõem o fundo e consequente desvalorização deste, que outros factores poderão levar a perda do capital investido?
- Registado: 10/2/2009 15:53
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo e 162 visitantes