CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
sacramento, essa técnica de ver indicadores do semanal no diário é muito boa, também já usei em alguns casos.
O exemplo da MM200, também acho flagrante, pois tratasse das ultimas 200 semanas (1000 sessões. 2,7 anos).
Quanto ao RSI, numa perspectiva de médio/longo prazo, não acho que seja assim tão descabido, com certeza deve ser feito algum ajuste, ajuste esse que gostaria de saber mais como deve ser feito. Conheces alguma literatura que aborde este tema? Tenho a ideia de já ter lido sobre isto mas já não me lembro onde e com uma pesquisa rápida no google não encontrei nada de relevante.
Cumprimentos
O exemplo da MM200, também acho flagrante, pois tratasse das ultimas 200 semanas (1000 sessões. 2,7 anos).
Quanto ao RSI, numa perspectiva de médio/longo prazo, não acho que seja assim tão descabido, com certeza deve ser feito algum ajuste, ajuste esse que gostaria de saber mais como deve ser feito. Conheces alguma literatura que aborde este tema? Tenho a ideia de já ter lido sobre isto mas já não me lembro onde e com uma pesquisa rápida no google não encontrei nada de relevante.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
rsacramento Escreveu:bogos Escreveu:Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...![]()
![]()
.
o que para mim é mais impressionante é por vezes o tom de ódio com que são feitas certas afirmações
ódio pelas quedas, afinal de contas, não ódio contra quem quer que seja, note-se bem
Eu já aqui ando há uns anos valentes e o discurso é sempre o mesmo....
Quando há quedas, daquelas mais abruptas e intensas, a culpa nunca morre solteira. É da manipulação.
Quando o título, corre para cima como se não houvesse amanhã somos os gajos mais inteligentes do mercado.
Principio antes de entrar no mercado. Este sobe e desce. Sobe e desce com maior o menor volatilidade.
Tem movimentos laterais tendenciais e oscilatórios. Duram mais o menos tempo, etc, etc, ect...
Qualquer pessoa não está consciente disto? Então o caminho é definitivamente um Depósito a Prazo.
A vida faz-se de escolhas. E o mercado somos nós que as fazemos. Desde o primeiro dia em que nele queremos participar. E ao participar pode doer, ou dar-nos alegrias.
Estarei preparado para aceitar o que se passa no mercado?
Já alguém se questionou sobre esta premissa?
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
bogos Escreveu:Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...![]()
![]()
.
o que para mim é mais impressionante é por vezes o tom de ódio com que são feitas certas afirmações
ódio pelas quedas, afinal de contas, não ódio contra quem quer que seja, note-se bem
rsacramento Escreveu:por vezes este tópico faz lembrar o do bcp
estou totalmente de acordo com o bogos quando ele afirma que o investidor deve assumir a 100% a responsabilidade pelos seus negócios, nunca se desculpando com teorias da conspiração ou atirando a responsabilidade para terceiros
Caro rsacramento....
Nem mais....para além de ser um assunto que me interessa (a referência que fazes), é a primeira premisa para se negociar no mecado, ou seja...
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, tem sempre uma solução.....vai dedicar-se à pesca do robalo.
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, podem arriscar e sujeitar-se aquilo que entendem por manipulação.
Aqueles que pensam que há manipulação num título, num índice...enfim, no mercado, podem tranquilamente fazer trade, e preocuparem-se com a sua estratégia, olhando sempre para o preço, e tomando decisões.
Amigos...não vale a pena criar "macaquinhos" na cabeça. O mercado é limpo. O mercado é imaculado. O mercado é um espaço onde toda a informação é perfeita.
O problema não está no mercado. O problema está em cada um de nós, e da forma com que vê e interpreta o mercado.
Já aqui referi algumas vezes....Quem não está preparado para negociar acções, pode tentar um índice, pois se na sua cabeça está como concretizada e certa a existência de manipulação, num índice será sempre mais difícil. Se mesmo assim não conseguir ultrapassar a questão, meta-se num fundo...
Se a coisa for mesmo complicada, vá ao banco e compre um Depósito a Prazo.
Manipulação está definitivamente na vossa cabeça.
Ninguem nos obriga a meter 1 cêntimo no mercado, logo esta discussão é uma não discussão...

A conselho de um burro, o mesmo disse-me que a chave está no preço. E andar à procura de uma justificação para lhe apanhar o ponto fraco, é mera estupidez e perda de tempo.
Cumprimentos
MHO.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Tourso Escreveu:rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
não será exactamente ao contrário?
dado que é apenas um oscilador, pode efectivamente, em valores muito extremos, antecipar um ressalto, o que é diametralmente diferente de uma entrada para o longo prazo
É uma ferramenta que se aplica para ciclos de 14 dias. Perdão pelo longo prazo. escapou-me. Mas rsacramento eu também escrevi médio.
E mantenho que para um investimento de médio prazo sim, faz todo o sentido.
Agora o que é que se entende por médio prazo ( realmente não longo) ?
Muitos teóricos dizem que começa do 5º ao 90ª dia. O que não concordo. O Médio prazo vai de 21 a 90 dias.
Também disse que sendo apenas um indicador, não se pode/deve usar sozinho: uso também MACD.
O prazo temporal é máximo de três semanas. Daí eu ainda não ter entrado pois espero um recuo aos 4,6 = valor que se aguentar nos 5€ menos o dividendo dará os 4,60 com entradas de compras grandes. E só assim quando tiver força compradora é que entro. Faço o cruzamento a partir de 30 de Janeiro com 2MMs : uma de 7 sessões com outra de 21 lá mais para diante. E ver no que dá.
Apesar de os dividendos serem daqui a 3 meses médio prazo é já muito esticado . Se me enganar , sem problema. Entro noutra altura.
Desculpem o CopyPaste mas é mais fiável. O primeiro para o MACD e o segundo para RSI.
• O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador técnico criado e
desenvolvido por Gerald Appel e fornece indicações sobre a tendência de uma acção.
MACD - DefiniçãoDefinição
• O MACD é calculado pela diferença entre a Média Móvel Exponencial de 26 dias e a
Média Móvel Exponencial de 12 dias. Calculando as duas médias móveis e subtraindo
a de 12 dias à de 26 dias, teremos sempre um valor que oscilará acima e abaixo da
linha de zero, sem limite superior ou inferior.
• Ao valor do MACD, teremos ainda de aplicar uma MME de 9 dias, representando esta
nova linha o “trigger” para geração de sinais de compra/venda.
RSI:
Indicador que varia entre 0 e 100, sendo a
periodicidade recomendada de 14 dias. Também
é comum utilizar 9 ou 25 dias como alternativa;
– O RSI apresenta duas linhas-limite: uma linha
superior a 70 e uma inferior a 30 pontos;
RSI – Interpretação Interpretação
– Considera-se que um título está sobrecomprado
(overbought) quando o RSI se encontra acima
dos 70 e que este está sobrevendido (oversold)
quando o RSI se encontra abaixo de 30;
– Os sinais de compra ou venda são gerados no
cruzamento do RSI face às suas linhas-limite (30
e 70)
só espero que não estejas a querer ensinar-me o que é o rsi e o macd

quanto ao resto já disse o que tinha a dizer

ricardmag Escreveu:sacramento, quando dizes ajustar os ciclos referes-te a por exemplo, a baixar o RSI para 7 velas?
Se sim, como otimizar esse valor?
Cumprimentos
vou dar-te um exemplo: imagina que tens um gráfico com uma MM200
agora resolves passá-lo a semanal, para já não dizer a mensal: para mim, repito, não faz qualquer sentido usar uma MM que representa 200x5 ou até 200x20 sessões - é caricato, na minha maneira de ver
eu, para tomar o pulso ao longo prazo, ou condenso o gráfico, como faz por ex. o nosso druida, ou uso gráficos semanais
por outro lado, como não uso indicadores, não preciso de ajustar o que quer que seja
isto não quer dizer que não tenha indicadores proprietários, e vou dar-te um exemplo: se eu quiser ver o comportamento de um indicador no semanal, multiplico-o por 5!
deixo-te aqui um exemplo com o rvi (lilás a 55 e o laranja a 14)
rsacramento Escreveu:...
o facto é que os CTT vivem um bear market, ponto.
e sim, a AT funciona em acções com liquidez; claro que no benfica ou coisa assim já é outra coisa...
Dizes tudo

rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
dado que é apenas um oscilador, pode efectivamente, em valores muito extremos, antecipar um ressalto, o que é diametralmente diferente de uma entrada para o longo prazo
É uma ferramenta que se aplica para ciclos de 14 dias. Perdão pelo longo prazo. escapou-me. Mas rsacramento eu também escrevi médio.
E mantenho que para um investimento de médio prazo sim, faz todo o sentido.
Agora o que é que se entende por médio prazo ( realmente não longo) ?
Muitos teóricos dizem que começa do 5º ao 90ª dia. O que não concordo. O Médio prazo vai de 21 a 90 dias.
Também disse que sendo apenas um indicador, não se pode/deve usar sozinho: uso também MACD.
O prazo temporal é máximo de três semanas. Daí eu ainda não ter entrado pois espero um recuo aos 4,6 = valor que se aguentar nos 5€ menos o dividendo dará os 4,60 com entradas de compras grandes. E só assim quando tiver força compradora é que entro. Faço o cruzamento a partir de 30 de Janeiro com 2MMs : uma de 7 sessões com outra de 21 lá mais para diante. E ver no que dá.
Apesar de os dividendos serem daqui a 3 meses médio prazo é já muito esticado . Se me enganar , sem problema. Entro noutra altura.
Desculpem o CopyPaste mas é mais fiável. O primeiro para o MACD e o segundo para RSI.
• O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador técnico criado e
desenvolvido por Gerald Appel e fornece indicações sobre a tendência de uma acção.
MACD - DefiniçãoDefinição
• O MACD é calculado pela diferença entre a Média Móvel Exponencial de 26 dias e a
Média Móvel Exponencial de 12 dias. Calculando as duas médias móveis e subtraindo
a de 12 dias à de 26 dias, teremos sempre um valor que oscilará acima e abaixo da
linha de zero, sem limite superior ou inferior.
• Ao valor do MACD, teremos ainda de aplicar uma MME de 9 dias, representando esta
nova linha o “trigger” para geração de sinais de compra/venda.
RSI:
Indicador que varia entre 0 e 100, sendo a
periodicidade recomendada de 14 dias. Também
é comum utilizar 9 ou 25 dias como alternativa;
– O RSI apresenta duas linhas-limite: uma linha
superior a 70 e uma inferior a 30 pontos;
RSI – Interpretação Interpretação
– Considera-se que um título está sobrecomprado
(overbought) quando o RSI se encontra acima
dos 70 e que este está sobrevendido (oversold)
quando o RSI se encontra abaixo de 30;
– Os sinais de compra ou venda são gerados no
cruzamento do RSI face às suas linhas-limite (30
e 70)
- Registado: 18/6/2014 22:31
sacramento, quando dizes ajustar os ciclos referes-te a por exemplo, a baixar o RSI para 7 velas?
Cumprimentos
Cumprimentos
ricardmag Escreveu:rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
Já se vires a coisa no mensal, já que é de médio/longo, a coisa pode ser diferente.
Cumprimentos
para mim não faz qualquer sentido analisar com uma vela que só tem definido um quarto da sua vida, e por outro lado, aplicar indicadores, nem em semanais, quanto mais em mensais, a menos que se ajustem os ciclos, de outro modo parece-me insensato
rsacramento Escreveu:Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
Já se vires a coisa no mensal, já que é de médio/longo, a coisa pode ser diferente.
Cumprimentos
Ulisses Pereira Escreveu:Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
por outras palavras, o que o Ulisses desmonta é a cabala dos jornalistas mais os fundos "short" para darem cabo dos pobrezinhos dos longos
o facto é que os CTT vivem um bear market, ponto.
e sim, a AT funciona em acções com liquidez; claro que no benfica ou coisa assim já é outra coisa

Ulisses Pereira Escreveu:Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
Ulisses tem estado sem sombra de duvida dai a minha ironia....foi mesmo essa, nao ha muito que ver. BEAR BEAR BEAR
- Registado: 26/1/2015 20:09
Exatamente....
Amon_ra, a análise técnica no PSI20 tem estado super fiável. E o caso dos CTT é um excelente exemplo disso.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Tourso Escreveu:O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis
AT no PSI 20?
Vou ali e ja volto.....
Vou ali e ja volto.....
CTT hoje mínimo histórico de fecho €4,92, cenas dos próximos capítulos:
-€4,80?
-€4,64?
Veremos...se as praças americanas iniciarem correção natural, o que considero pouco provável, existe margem para esta cotada continuar a fazer novos mínimos.
-€4,80?
-€4,64?
Veremos...se as praças americanas iniciarem correção natural, o que considero pouco provável, existe margem para esta cotada continuar a fazer novos mínimos.

Nightrader escreveu
Não estarás a confundir RSI com outra coisa qualquer? Se te vais guiar pela análise técnica, neste momento todos os indicadores recomendam a venda. O RSI 14, o mais comum (normalmente o RSI refere-se ao RSI 14) está em 16.5. É um valor muito baixo o que indica que o título está sobrevendido. O mais provável é que no curto prazo haja uma correcção para cima, ou pelo menos que as quedas parem por agora.
Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Nightrader
Registado: 28/2/2013 18:52
Não, não estou a confundir caro Nightrader. O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis: nesse caso devido a estar sobrevendida é um dos indicadores para investimento. Ver post Perseu. A minha base é RSI 14 nos 70/30 como manda a cartilha.
Mas nunca se deve transacionar só com base nela. O que quis dizer é que se em movimentos altistas há ressaltos com RSI o mesmo se aplica para baixo. E exemplos não faltam. Agora neste caso em concreto aplicar o RSI que está a níveis aconselhavéis para longo prazo, não para curto prazo, pois ainda pode descer. Daí o MACD.
Para quem gosta de AT e quiser saber um pouco do RSI em Português do que estamos a falar existem alguns videos. Este apesar de basear muito em Forex é bom.
https://www.youtube.com/watch?v=jpbTcZJUakY
Analisar o conjunto dos gráficos é que me leva a comprar um activo não apenas o RSI. E já tive mais pachorra para estudar e posso ter a memória a atraiçoar: e com humildade estou sempre a aprender aqui com o pessoal.
Bons negócios.
Não estarás a confundir RSI com outra coisa qualquer? Se te vais guiar pela análise técnica, neste momento todos os indicadores recomendam a venda. O RSI 14, o mais comum (normalmente o RSI refere-se ao RSI 14) está em 16.5. É um valor muito baixo o que indica que o título está sobrevendido. O mais provável é que no curto prazo haja uma correcção para cima, ou pelo menos que as quedas parem por agora.
Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Nightrader
Registado: 28/2/2013 18:52
Não, não estou a confundir caro Nightrader. O RSI para quem quer fazer um investimento de médio/longo prazo é realmente uma das ferramentas mais fiáveis: nesse caso devido a estar sobrevendida é um dos indicadores para investimento. Ver post Perseu. A minha base é RSI 14 nos 70/30 como manda a cartilha.
Mas nunca se deve transacionar só com base nela. O que quis dizer é que se em movimentos altistas há ressaltos com RSI o mesmo se aplica para baixo. E exemplos não faltam. Agora neste caso em concreto aplicar o RSI que está a níveis aconselhavéis para longo prazo, não para curto prazo, pois ainda pode descer. Daí o MACD.
Para quem gosta de AT e quiser saber um pouco do RSI em Português do que estamos a falar existem alguns videos. Este apesar de basear muito em Forex é bom.
https://www.youtube.com/watch?v=jpbTcZJUakY
Analisar o conjunto dos gráficos é que me leva a comprar um activo não apenas o RSI. E já tive mais pachorra para estudar e posso ter a memória a atraiçoar: e com humildade estou sempre a aprender aqui com o pessoal.
Bons negócios.
Thoth Escreveu:Nightrader Escreveu:Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Caro TraderNoturno, que andas a fazer aqui a esta hora ?![]()
![]()
Piadas à parte, podias explicar melhor a parte da estatística estar a favor da compra para médio/longo prazo?
Cumprimentos e bons negócios
aquela ordem ontem de venda no pré-fecho a 4,85 350 mil acções deixa pulga na orelha. não é normal mais uma vez a s bolsas lá fora a subirem e os CTT é a acção da nossa bolsa a cair mais, portanto acho que ainda tem mais por onde cair;
lita
- Registado: 29/11/2007 9:45
Nightrader Escreveu:Se pretendes um investimento a médio, longo prazo, a estatística está a teu favor.
Caro TraderNoturno, que andas a fazer aqui a esta hora ?

Piadas à parte, podias explicar melhor a parte da estatística estar a favor da compra para médio/longo prazo?
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Tourso Escreveu:
Caro Nightrader,
Corrija-me se estiver errado, pois estou para entrar na cotação . Mas RSI (junto com macd no meu caso) é um sinal positivo, mas só quando existe um movimento ascendente, caso contrário são " despejos".
Tenho lido e subscrevo tudo o que o Perseu disse, o facto de estar nos 5 não me está a convencer. Os dividendos para mim não são um factor positivo, desconto-os sempre é só são daqui a três meses .
Os mesmos são um colete de forças para a empresa. Mas isto é a diferença entre investimento de longo /médio prazos.
Bons negócios.
Nightrader Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Começa a fazer volumes elevados nas vendas situadas já abaixo dos 5 euros , o que me parece claramente um mau sinal. DAX está positivo, é possível que se mantenha por aqui. É possível que só num dia em que DAX e o sentimento estejam mais negativos , se possa ver um mínimo mais acentuado , porque estes de patamar em patamar não me convencem para se fazer a inversão.
Não pretendo entrar em discussão contigo, até porque sei que és uma das pessoas com mais conhecimentos neste fórum, mas segundo o Fernando Braga de Matos, os volumes elevados são um sinal positivo e não negativo. Normalmente ocorrem volumes elevados antes da inversão de tendência.
Caro Nightrader,
Corrija-me se estiver errado, pois estou para entrar na cotação . Mas RSI (junto com macd no meu caso) é um sinal positivo, mas só quando existe um movimento ascendente, caso contrário são " despejos".
Tenho lido e subscrevo tudo o que o Perseu disse, o facto de estar nos 5 não me está a convencer. Os dividendos para mim não são um factor positivo, desconto-os sempre é só são daqui a três meses .
Os mesmos são um colete de forças para a empresa. Mas isto é a diferença entre investimento de longo /médio prazos.
Bons negócios.
Será que está a começar a mostrar o caminho não surpreenderia a tendência é descendente
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
EAGLETRADER20 Escreveu:Começa a fazer volumes elevados nas vendas situadas já abaixo dos 5 euros , o que me parece claramente um mau sinal. DAX está positivo, é possível que se mantenha por aqui. É possível que só num dia em que DAX e o sentimento estejam mais negativos , se possa ver um mínimo mais acentuado , porque estes de patamar em patamar não me convencem para se fazer a inversão.
Não pretendo entrar em discussão contigo, até porque sei que és uma das pessoas com mais conhecimentos neste fórum, mas segundo o Fernando Braga de Matos, os volumes elevados são um sinal positivo e não negativo. Normalmente ocorrem volumes elevados antes da inversão de tendência.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, Pmart 1, rg7803, sergio.silva.vedor1976 e 146 visitantes