Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de Ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pedido de Ajuda

por Pata-Hari » 16/12/2016 17:53

Ficaste prejudicado?

Se não ficaste, vais-te queixar de quê?

No entanto esse erro parece inacreditável.

Quanto às outras questões, nunca o banco me contactou relativamente a uma ordem que dei electronicamente. A ideia é exactamente não haver ou ter que haver intervenção. Se o banco me contactasse, cobraria outro preçário.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por alpache » 15/12/2016 13:25

Caros forenses

Face ao esclarecimento do banco e, colocando-se na minha posição, aceitavam só o pedido de desculpas ou devo apresentar uma reclamação á CMVM?
Não me basta ter que assumir os meus erros e, ainda levar com os erros dos outros!

Reportamo-nos ao pedido de esclarecimento efetuado por V. Exa aos nossos serviços, e cujo teor mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao seu conteúdo, e em resposta ao mesmo, cumpre-nos indicar o seguinte.

De acordo com registos disponíveis, efetuou V. Exa a adesão à plataforma ActivoTrader no dia 01/12/2016 pelas 22h53m, tendo efetuado simulações de ordens até que, às 01h30m do dia 02/12/2016, introduziu, para a abertura do mercado, uma ordem de venda stop ao preço de 0.77€ sobre 42.500 ações da Sonae sgps com validade apenas para esse mesmo dia.

A ordem ficou em standby até à abertura do mercado às 8h00. Nesse momento, seguiu para bolsa mas, devido a uma questão tecnológica, já identificada e corrigida, não ficou espelhada na conta titulada por V. Exa e, consequentemente, no site ActivoBank, não bloqueando, desta forma, as ações posteriores, enquanto a ordem vigorasse.

Por não surgir este registo no site, conseguiu V. Exa, às 16h29m do dia 02/12/2016, introduzir uma nova ordem sobre as mesmas ações, ordem essa que ficou, quase de imediato, expirada devido ao encerramento do mercado.

Posteriormente, tendo o ActivoBank recebido a notificação de que a ordem inicial, apesar de não espelhada na conta, tinha seguido para o mercado e sido executada, tentámos, da forma mais célere possível, efetuar as necessárias diligências com vista, não só a informar V. Exa do sucedido, mas também a espelhar corretamente a operação na conta.

Para tal, o Banco efetuou manualmente o registo da ordem, introduzida por V. Exa, motivo pelo qual o número indicado seja diferente do que habitualmente verifica no decurso da negociação.

O processo em apreço que, dada complexidade verificada, não terá sido tão célere como desejaríamos, ficou concluído em 05/12/2016, com evidência da regularização na conta e o necessário contato a V. Exa.

Desta forma, face à situação verificada, cumpre-nos apresentar as nossas desculpas pelos transtornos eventualmente causados.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Banco ActivoBank SA

Registado: 12/12/2016 10:37

por ricardmag » 12/12/2016 20:30

Isso nunca me aconteceu mas parece-me bug informático na ordem não registada ou no stop-loss da expirada.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por alpache » 12/12/2016 20:18

Pata-Hari

Todas as ordens compra/venda têm de ter um numero do registo, certo ? Então porque não aparece o registo do pedido da pretensa venda?
Então se foram vendidas às 11,38 h. do dia 02, voltam a aceitar o registo do mesmo pedido ás 16:29 h do mesmo dia?

Concordo que a corretora do banco não tenha inventado a ordem da venda. O registo dessa operação é que não foi confirmada pelo banco, não foi registada/arquivada, ou seja, se eu quisesse efectuar a anulação da ordem, não tinha como.

Apesar da minha inexperiência em analise técnica, no mercado de ações, faço transações constantes há mais de 10 anos e, tal nunca me aconteceu!

Como é obvio, estou sempre em tempo real a verificar a colocação das respectivas ordens de compra/venda dos diversos instrumentos financeiros, nem podia ser de outra forma.
Não é normal o cliente ser avisado por telefone de que, uma determinada transação de compra/venda foi efetivada.
Só por si, esta informação revela de que qualquer anomalia se passou!... concorda comigo?

Obrigado

por Pata-Hari » 12/12/2016 17:37

Parece-me que terás mesmo muito provavelmente inserido a ordem por lapso e falta de prática. O banco não a registou nem inventou, tu mesmo dizes ter andado a "testar".

No entanto, podes sempre apresentar uma reclamação que o banco terá que refutar comprovando o teu acesso e a tua ordem.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Pedido de Ajuda

por alpache » 12/12/2016 17:00

Caros Forenses
Boa tarde
Tendo em consideração a vossa maior experiência em assuntos relacionados com os mercados financeiros, gostaria de saber a vossa opinião sobre um diferendo que, se opõe entre mim e o Activo Banco7 e, que é o seguinte;

• No dia 02/12/2016, em cima do fecho do mercado 16:29 horas, envio duas ordens de venda de acções da Sonae ( 42.500 c/stop loss a 0,770) e outra da Altri (2.000 a preço fixo) com os números da ordem do banco 00377017786 e 00377017800, e registos da operação nº 590153976 e 590153979,respectivamente.
• No dia 03/12/2016, constato que as duas ordens de venda tinham expirado, ou seja, não se concretizou a venda.
• No dia 05/12/2016,pelas 8:30 horas, verifico a minha carteira de acções, tudo em ordem, dia de subidas e, penso, desta a vez a sorte esteve comigo ( Stop Loss não foi accionado)deixa andar.
• Nesse mesmo dia, pelas 11:00 horas liga-me o gestor da conta a informar-me de que, as minhas acções da Sonae tinham sido todas vendidas.
Incrédulo, perguntei como é que podiam estar vendidos, se a informação registada e que estava a visualizar era no sentido contrário.
Perante os factos demonstrados por mim, respondeu-me que realmente não encontrava explicação para o sucedido e, perante a minha insistência, ficou de novamente de avaliar a situação.
• Dia 06/12/2016, o gestor informa-me de que a sala de corretagem recebeu uma ordem na madrugada do dia 1 para o dia 02/12/2016 para a venda das acções a 0,770 ( stop loss)
• Confirmei que, efectivamente na madrugada do dia 1 para o dia 02/12/2016, e, por ser a primeira vez, que, estava a lidar com a plataforma Activo Trader, testei uma ordem de venda que não foi registada, pois, tive o cuidado, até para dissipar qualquer dúvida, de sair da plataforma e, verificar online na conta, se algum registo, porventura existia, o que não foi o caso, portanto, fiquei tranquilo, essa transacção não existia.
• Rejeitando qualquer responsabilidade minha, de imediato dirigi uma reclamação por escrito e, ao qual ficaram de analisar para uma posterior resposta e, ao qual continuo à espera.

Da reclamação efectuada constam as seguintes questões:

 Quando dou uma ordem compra/venda verifico se a mesma fica devidamente registada.
Porque não existe o registo da operação do pedido de venda, alegadamente, executado por mim?
 Segundo o banco, eu efectuei uma ordem de venda na madrugada do dia 01 para 02/12/2016.
Então, partindo do princípio que, já tinha sido executada a ordem de venda na manhã do dia 02/12 pelas 11.38 Horas, como é possível aceitarem a minha ordem posterior com o pedido de venda e registo operação nº 590153976 às 16:29 horas?
 Como é possível no dia 05/12/2016 às 8:30 horas, as minhas acções aparecerem na minha carteira e devidamente actualizadas pelo preço da cotação no momento?
 Porquê, só no dia 05/12/2016 pelas 11:00 horas é que me aparece e visualizo um registo com o número da ordem do banco, 00377020201, datada de 05/12/2016, com a venda efectuada a 02/12/2016 pelas 11:38 horas?
Note-se que não existe registo da operação.
 Porque não aparece o registo da operação do pedido de venda?
 Atente-se que o número da ordem do banco 00377020201 é posterior aos registos das ordens de venda dados efectivamente por mim no dia 02/12/2016. Então a venda foi efectuada anteriormente aos meus pedidos e o registo do banco é posterior?

Pelo exposto, espero ter sido minimamente explicito.
O que pretendo é que partilhem a vossa opinião para saber até que ponto, posso e deva avançar e,qual a melhor direcção para seguir com este processo para a frente. Note-se que por força desta situação estou com um potencial de não ganho na ordem dos 3.000 euros.

Grato pela atenção.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, PXYC e 217 visitantes