BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
O M. Mendes devia ter dito é como é que o banco vai pagar os 750M€ até fevereiro....
Boas pessoal!
Sinceramente não acredito que as coisas sejam assim tão positivas como se está a tentar passar!
Foi muito negativa esta entrada a 1.1089,na cotação antes do RSS dá nada mais nada menos de que 0.0147.
Ou seja,mais um aumento de capital e posteriormente teremos mais aumentos de capital!
Sinceramente eu só acredito que o BCP consiga pagar o que deve ao estado até meados de fevereiro de 2017 vendo!O N.A já havia feito a promessa de que com a fusão em Angola iria logo pagar 200 e tal milhões e não aconteceu...
Agora uma coisa é certa,haverá muita volatilidade do título nos próximos dias!As incertezas continuam e acho que os acionistas de referência não tinham outra hipótese,ou era isto ou ficar sem o que resta...
E por estes motivos é que "estou fora"
Cumps.
Sinceramente não acredito que as coisas sejam assim tão positivas como se está a tentar passar!
Foi muito negativa esta entrada a 1.1089,na cotação antes do RSS dá nada mais nada menos de que 0.0147.
Ou seja,mais um aumento de capital e posteriormente teremos mais aumentos de capital!
Sinceramente eu só acredito que o BCP consiga pagar o que deve ao estado até meados de fevereiro de 2017 vendo!O N.A já havia feito a promessa de que com a fusão em Angola iria logo pagar 200 e tal milhões e não aconteceu...
Agora uma coisa é certa,haverá muita volatilidade do título nos próximos dias!As incertezas continuam e acho que os acionistas de referência não tinham outra hipótese,ou era isto ou ficar sem o que resta...
E por estes motivos é que "estou fora"

Cumps.
- Registado: 15/2/2016 12:44
Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 2017
O Estado deverá reaver os 750 milhões de euros, emprestados em 2012 e que ainda não foram devolvidos, no início do próximo ano, antecipou Luís Marques Mendes na SIC.
Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 201
Diogo Cavaleiro
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 20 de Novembro de 2016 às 20:41
A entrada da Fosun no Banco Comercial Português abre margem para a devolução dos 750 milhões de euros ainda por devolver ao Estado. Em causa está a injecção de CoCos, os instrumentos híbridos que capitalizaram o banco em Junho de 2012.
O comentador político e ex-líder do Partido Social Democrata Luís Marques Mendes avançou este domingo, 20 de Novembro, que há já uma data-limite para esse reembolso.
"Ao que apurei, o BCP vai pagar ao Estado, o mais tardar até Fevereiro de 2017, os 750 milhões de euros do empréstimo que o Estado lhe fez", declarou no espaço de comentário habitual na SIC.
Os 750 milhões de euros de Cocos correspondem ao montante remanescente dos 3.000 milhões de euros com que o banco foi injectado em Junho de 2012, numa altura em que também outras instituições financeiras beneficiaram de ajuda estatal (CGD, Banif e BPI).
Este reembolso ao Estado é permitido pela entrada da Fosun, grupo chinês que, por 175 milhões de euros, adquiriu 16,67% do capital da instituição financeira privada.
A devolução da ajuda pública pelo BCP ocorre em contraposição ao que acontece na concorrente Caixa Geral de Depósitos. Dos 900 milhões de euros que tem em CoCos por devolver, acrescem 60 milhões de juros corridos e o valor conjunto, 960 milhões de euros, não vai ser devolvido. Vai servir para capitalizar a instituição no âmbito do aumento de capital de 5,16 mil milhões de euros
Excelente noticia, acredito mesmo que esta semana teremos um despoletar de boas noticias em catapulca, primeiro autorizacao do Bce a subida de % aos angolanos, segundo angolanos deixam passar a subida dos direitos de voto e finalmente bce autoriza pagamento dos cocos.
perante estas noticias digam la que nao á insiders??? digam la que os megafundos shorts nao têem informaçoes previligiadas??digam la que falamos mal dos shorts?
ninguem fala mal dos shorts, so concluimos que os shorts antecipam os movimentos do mercado, que acenam com aquelas verdinhas e qq tipo dum conselh de administracao fica luzir dos olhos.
perante estas afirmaçoes, será que um comentador de tv pode informar o mercado onde esta a cmvm?
vejam o grafico do bcp desde as 14.30 com todos mercados la fora negativos e vejam se isto nao anda tudo feito.noticias de f semana antevi e foi tiro ceerto
O Estado deverá reaver os 750 milhões de euros, emprestados em 2012 e que ainda não foram devolvidos, no início do próximo ano, antecipou Luís Marques Mendes na SIC.
Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 201
Diogo Cavaleiro
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 20 de Novembro de 2016 às 20:41
A entrada da Fosun no Banco Comercial Português abre margem para a devolução dos 750 milhões de euros ainda por devolver ao Estado. Em causa está a injecção de CoCos, os instrumentos híbridos que capitalizaram o banco em Junho de 2012.
O comentador político e ex-líder do Partido Social Democrata Luís Marques Mendes avançou este domingo, 20 de Novembro, que há já uma data-limite para esse reembolso.
"Ao que apurei, o BCP vai pagar ao Estado, o mais tardar até Fevereiro de 2017, os 750 milhões de euros do empréstimo que o Estado lhe fez", declarou no espaço de comentário habitual na SIC.
Os 750 milhões de euros de Cocos correspondem ao montante remanescente dos 3.000 milhões de euros com que o banco foi injectado em Junho de 2012, numa altura em que também outras instituições financeiras beneficiaram de ajuda estatal (CGD, Banif e BPI).
Este reembolso ao Estado é permitido pela entrada da Fosun, grupo chinês que, por 175 milhões de euros, adquiriu 16,67% do capital da instituição financeira privada.
A devolução da ajuda pública pelo BCP ocorre em contraposição ao que acontece na concorrente Caixa Geral de Depósitos. Dos 900 milhões de euros que tem em CoCos por devolver, acrescem 60 milhões de juros corridos e o valor conjunto, 960 milhões de euros, não vai ser devolvido. Vai servir para capitalizar a instituição no âmbito do aumento de capital de 5,16 mil milhões de euros
Excelente noticia, acredito mesmo que esta semana teremos um despoletar de boas noticias em catapulca, primeiro autorizacao do Bce a subida de % aos angolanos, segundo angolanos deixam passar a subida dos direitos de voto e finalmente bce autoriza pagamento dos cocos.
perante estas noticias digam la que nao á insiders??? digam la que os megafundos shorts nao têem informaçoes previligiadas??digam la que falamos mal dos shorts?
ninguem fala mal dos shorts, so concluimos que os shorts antecipam os movimentos do mercado, que acenam com aquelas verdinhas e qq tipo dum conselh de administracao fica luzir dos olhos.
perante estas afirmaçoes, será que um comentador de tv pode informar o mercado onde esta a cmvm?
vejam o grafico do bcp desde as 14.30 com todos mercados la fora negativos e vejam se isto nao anda tudo feito.noticias de f semana antevi e foi tiro ceerto
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
leão2 Escreveu:NaoSei Escreveu:PC05 Escreveu:Esta subida recente das yields de PT não ajuda nada a carteira de 4.355M€ de dívida pública q o banco tem.
penso que foi por isso que ela veio a este mini suporte, daí eu ter reforçado aqui a pensar que não o quebrava e nao o quebrou pelo menos hoje.
NaoSei, a pensar que não o quebrava e não o quebrou pelo menos hoje, dissestes bem, espera por segunda feira e vê se não quebra, a ver vamos.
NaoSei, eu bem avisei, e mais um adiamento.
- Registado: 15/6/2015 16:52
Artista Romeno Escreveu:luislobs Escreveu:Comprar 3.3 neste momento no mercado a cotaçao disparava num apice quem sabe ate aos 2 eurosnao se compra assim no mercado com facilidade.eles querem a coisa baratinha.
So nao estou a ver o papel dos shorts neste episodioguerras destas nos capitais dos bancos costumam ser de altas performances e eles continuam impaveis e serenos com quase 5% do capital vendido, se o bce autorizar a sonagol a reforçar acima dos 20% temos festa grossa.
BCp precisa urgentemente deste capital e o bce deve ser breve a dar a resposta, alias penso que pelos valores dos chineses a coisa deve ser dividida, ac igual para os dois, sonangol tambem entra com os 175milhoes
Basta estar atento que os inseders vao dar sinal![]()
.
este dinheiro é o capital que o BCP torrou no ultimo ano, o proximo e verdadeiro AC, serão os 750m de euros para reembolsar o estado.....portanto vai ser quase uma ação nova para cada uma já existente e a cotação de volta aos centimos, o bcp está a transacionar como uma opção e pode até subir, mas os curtos não são parvos, o banco sem novo AC não paga os cocos
Lembraste dos lucros do ano passado?O BCP anunciou esta segunda-feira que fechou o ano passado 2015 com lucros de 235,5 milhões, “virando o jogo” depois do prejuízo de 226 milhões de 2014. O banco liderado por Nuno Amado voltou aos lucros depois de quatro anos de prejuízos.
Entretanto o marques mendes anuncia que o bcp paga os cocos em feevereiro de 2017

.
ativo Escreveu:A Fosun entra no capital social do BCP sem pagar um "prémio" por ação. A sua entrada no capital social do BCP é feita abaixo do preço do mercado, pois é feita com desconto sobre a média ponderada do preço de encerramento da cotação do BCP nas últimas 20 sessões de negociação da "Euronext Lisbon".
Isto é revelador da necessidade de capital do BCP (o BCP está em estado de necessidade, há muito tempo!), da disponibilidade dos principais acionistas do BCP para injetarem dinheiro no BCP e da consequente força negocial dos mesmos perante a Fosun!
Versão "Shark Tank" da alta finança... felizmente houve um que não disse "E é por isso que eu estou fora!"

Apesar de a notícia ser má (no curto prazo) para os acionistas, é bem melhor ter este capital, do que não o ter!
- Registado: 11/8/2011 8:29
A Fosun entra no capital social do BCP sem pagar um "prémio" por ação. A sua entrada no capital social do BCP é feita abaixo do preço do mercado, pois é feita com desconto sobre a média ponderada do preço de encerramento da cotação do BCP nas últimas 20 sessões de negociação da "Euronext Lisbon".
Isto é revelador da necessidade de capital do BCP (o BCP está em estado de necessidade, há muito tempo!), da disponibilidade dos principais acionistas do BCP para injetarem dinheiro no BCP e da consequente força negocial dos mesmos perante a Fosun!
luislobs Escreveu:Comprar 3.3 neste momento no mercado a cotaçao disparava num apice quem sabe ate aos 2 eurosnao se compra assim no mercado com facilidade.eles querem a coisa baratinha.
...
BCp precisa urgentemente deste capital e o bce deve ser breve a dar a resposta, alias penso que pelos valores dos chineses a coisa deve ser dividida, ac igual para os dois, sonangol tambem entra com os 175milhoes
.
Para isso precisa de nova AG. A Fosun esgotou o limite da autorização da anterior AG. Mas é claro que há sempre a possibilidade de face a uma nega do BCE à Sonangol, esta vender à Fosun a sua participação e aí está feito. A seguir virá o pau no lombo dos restantes acionistas, com um AC à boa maneira antiga...!

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
luislobs Escreveu:Comprar 3.3 neste momento no mercado a cotaçao disparava num apice quem sabe ate aos 2 eurosnao se compra assim no mercado com facilidade.eles querem a coisa baratinha.
So nao estou a ver o papel dos shorts neste episodioguerras destas nos capitais dos bancos costumam ser de altas performances e eles continuam impaveis e serenos com quase 5% do capital vendido, se o bce autorizar a sonagol a reforçar acima dos 20% temos festa grossa.
.
este dinheiro é o capital que o BCP torrou no ultimo ano, o proximo e verdadeiro AC, serão os 750m de euros para reembolsar o estado.....

Editado pela última vez por Artista Romeno em 20/11/2016 20:44, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Comprar 3.3 neste momento no mercado a cotaçao disparava num apice quem sabe ate aos 2 euros
nao se compra assim no mercado com facilidade.eles querem a coisa baratinha.
So nao estou a ver o papel dos shorts neste episodio
guerras destas nos capitais dos bancos costumam ser de altas performances e eles continuam impaveis e serenos com quase 5% do capital vendido, se o bce autorizar a sonagol a reforçar acima dos 20% temos festa grossa.
Basta estar atento que os inseders vao dar sinal
.

So nao estou a ver o papel dos shorts neste episodio

Basta estar atento que os inseders vao dar sinal

.
.
frosasantos Escreveu:luislobs Escreveu:Pelas compras da tarde de sexta me parecia que algo se avizinhava, so uma acha, sonangol nao autorizava a entrada dos chineses se nao tivesse a certeza que tbem podia subir a sua percentagem do capital.
Chinese entram com capital neste ac reservado mas para subirem acima dos 16.7 terao de ir ao mercadoagora segundo a sonagol ja nao terei a certeza se será novo ac ou terao tb de ir ao mercado.
.
segundo o económico até já estava planeado os dois AC's (reservado à fosun e outro). Isto agora é só mesmo esperar para ver. Mas porque é que uns sabem e outros não?...
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... s-20-91546
se o que foi aprovado em AG foram AC's "até 20%", se a fosun só leva 16.7% a 1.1089 porque é que a Sonangol irá ao mercado e não compra já os 3.3% ao mesmo preço...
eu acho que ir ao mercado é só para enganar...
Eu estive na AG que aprovou o 2º AC, o qual pode ir até ao limite do Capital Social existente à data(ou seja: no limite duplicar...!). Esqueçam, em bolsa eles não vão comprar ( não é o negócio deles...!)

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
frosasantos Escreveu:Desde Julho o que esteve sempre em cima da mesa não foram os 10% de desconto para a fosun? Parece-me que a incógnita seria a aprovação, ou não, do BCE, e as condições da fosun serem aceites. Resolvido isso, não estavam já as acções a negociar com o pior cenário no negocia com a fosun (chumbo do BCE imo)? Ie, se as condições definidas em AG eram 10% de desconto, estando o BCP desesperado por um investidor, porque haveria a fosun de pagar mais. Logo, qq comprador nos últimos meses sabia (eram tudo menos incógnitas):
1-certo dia chegaria que a fosun entrava/não entrava no BCP
2-o preço que estava a pagar tinha 10% a mais que a fosun iria pagar. Sendo que a fosun paga por novas acções.
Portanto não prevejo uma hecatombe gigante, mas eu tb não acerto uma! Fiquei mais receoso nas eleições EUA do que agora, aliás, até fico mais descansado por se estarem a cortar as pontas soltas! Mas por 175m€ não via os actuais accionistas a fugirem de um ac geral! Se fossem 1750 talvez... E que raio a sonangol dizer que sim e não terem eles a massa!
Para mim a galhofa foi a AG em que o Amado fez de faz de conta daqueles pontos todos (era td hipotético) mas onde ja tinha um destinatário dos mesmos. E a saída da blackrock aconteceu porque soube disso antes de todos, disso não tenho dúvidas. É tramado!
Bom post ativo. E é muito óbvio que os grandes estão por dentro de informação que o povo não tem, e isso é lamentável. Que achas que acontece à cotação amanha?
"frosasantos", raramente faço uma previsão para o dia seguinte. Neste momento, também não vou fazer qualquer previsão para amanhã ...
No entanto, direi o seguinte. A Fosun ao ter declarado que não estaria disposta a subscrever um aumento de capital do BCP, pagando mais de 1,50 euro por ação, e tendo conseguido que os principais acionistas do BCP permitam a sua entrada no capital social do BCP, através da subsctrição de um aumento de capital, pagando "apenas" 1,1089 euro por ação, colocou, para já, um teto sobre a cotação do BCP: 1,50 euro. Portanto, para já, a história da cotação do BCP será certamente escrita abaixo de 1,50 euro!
Editado pela última vez por Ativo em 20/11/2016 20:02, num total de 2 vezes.
luislobs Escreveu:Pelas compras da tarde de sexta me parecia que algo se avizinhava, so uma acha, sonangol nao autorizava a entrada dos chineses se nao tivesse a certeza que tbem podia subir a sua percentagem do capital.
Chinese entram com capital neste ac reservado mas para subirem acima dos 16.7 terao de ir ao mercadoagora segundo a sonagol ja nao terei a certeza se será novo ac ou terao tb de ir ao mercado.
.
segundo o económico até já estava planeado os dois AC's (reservado à fosun e outro). Isto agora é só mesmo esperar para ver. Mas porque é que uns sabem e outros não?...
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... s-20-91546
se o que foi aprovado em AG foram AC's "até 20%", se a fosun só leva 16.7% a 1.1089 porque é que a Sonangol irá ao mercado e não compra já os 3.3% ao mesmo preço...
eu acho que ir ao mercado é só para enganar...
- Registado: 4/9/2015 12:25
ativo Escreveu:
Em 13/09/2016:ativo Escreveu:
Não é adquirido que a proposta da Fosun venha ser aceite. Ela está sujeita à verificação de várias condições, sendo a mais difícil de satisfação a que diz respeito à desblindagem dos estatutos do BCP, de modo que quem detenha 30 % do capital social do BCP possa votar como detentor de 30 % dos direitos de voto.
É que, caso a proposta da Fosun seja aceite, ela permitiria à Fosun, não só, deter uma participação significativa no capital social do BCP, como também, vir a deter uma posição acionista no BCP que lhe daria, na realidade, praticamente, o controlo do BCP.
Falta saber, efetivamente, o que é que os principais acionistas do BCP pensam da pretensão da Fosun.
Em 09/11/2016:ativo Escreveu:
In Negócios, em 09/11/2016:
«Sonangol pediu para ter mais de 20% do BCP.
A Sonangol pediu autorização ao BCE para ter mais de 20% do BCP, estando a aguardar luz verde do supervisor europeu, apurou o Negócios.
A Sonangol, que tem 17,44% do BCP, pediu autorização ao Banco Central Europeu para superar a barreira dos 20% do banco liderado por Nuno Amado, apurou o Negócios. O objectivo da petrolífera Angolana é ficar com a possibilidade de reforçar a sua posição na instituição, numa altura em que a Fosun se prepara para ficar com uma participação de até 30% do banco.
O presidente do BCP foi questionado sobre um eventual pedido da Sonangol ao BCE pela Reuters na apresentação de resultados. O banqueiro começou por recusar responder, remetendo explicações para o accionista. No entanto, perante a insistência dos jornalistas acabou por dizer: "sobre informação que não é pública, não vou responder".
O Negócios apurou entretanto que a Sonangol pediu ao BCE para ir além dos 20% do BCP, estando ainda a aguardar autorização do supervisor europeu.».
Parece que a Sonangol pretende continuar a ser o maior acionista do BCP.
A Assembleia Geral de Acionistas do BCP ao adiar para o próximo dia 21 de novembro a desblindagem dos estatutos do BCP faz supor que a Sonangol quererá primeiro saber se o BCE a autoriza a deter mais de 20 % do capital social do BCP e só depois é que se disporá a aumentar o limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 % do número total de direitos de voto.
Hoje:ativo Escreveu:
Em face das notícias relativas ao BCP, publicadas hoje, fica-se com a ideia de que a Fósun subscreverá um aumento de capital, reservado a ela, ficando desse modo com 16,7 % do capital social do BCP, antes de ser decidido o aumento do limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, que era uma das condições impostas pela Fósun para entrar no capital social do BCP.
A Sonangol, entretanto, pediu autorização, ao BCE, para elevar a sua participação no capital social do BCP para mais de 20 %.
Como este pedido ainda não obteve resposta, a Sonangol, não se terá, ainda, disposto a proceder ao referido aumento do limite de direitos de voto. É, certamente, por esta razão que tem sido sucessivamente adiada a votação, em Assembleia Geral de Acionistas, da proposta de aumento do mencionado limite de direitos de voto (soube-se hoje que tal votação foi adiada, novamente, desta vez, para dia 19/12/2016).
Caso não seja autorizada a elevar a sua participação acionista no BCP para mais de 20 %, a Sonangol, dispor-se-á a proceder ao aumento do limite dos direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, abrindo, desse modo, caminho à Fosun para ela controlar, futuramente, o BCP?
A Sonangol poderá impedir o referido aumento do limite dos direitos de voto, depois da Fosun entrar no capital social do BCP e se tornar o seu maior acionista, em resultado da diluição da atual posição de 17,84 %, da Sonangol, no capital social do BCP?
In O Jornal Económico, em 20/11/2016:
«Sem autorização do BCE à Sonangol votos do BCP vão continuar limitados a 20%.
Ainda não é para já que a Fosun vê a blindagem de votos passar de 20% para 30%. Pois o BCE já autorizou a entrada da Fosun no BCP, mas a Sonangol também quer aumentar e pediu ao BCE e este pedido ainda não teve resposta.
Apesar de o Banco Central Europeu (BCE) ter autorizado em tempo recorde a entrada da Fosun no capital do BCP (para 30%) a Assembleia Geral do banco que tem como ponto de ordem a passagem do limite de votos dos actuais 20% para 30%, volta a ser adiada, desta vez para 19 de dezembro. Mas se até lá não houver autorização do BCE ao reforço dos angolanos esse limite de votos ficará como está, nos 20%. A Sonangol pediu ao BCE para reforçar até 30%, mas este ainda não lhe deu autorização.
Não há assim qualquer garantia que esse limite de votos estatutário do banco venha a ser alterado para 30%. Até porque o BCE tem o sistema financeiro angolano na categoria de elevado risco (desde que o retirou da lista da equivalência da supervisão bancária com o BCE).
O que se passa é que a pretensão da Sonangol de não querer perder definitivamente a posição de maior acionista do BCP baralhou os dados à Fosun. Os chineses que já têm autorização do BCE para chegar a 30% do capital, vêm-se impossibilitados de reforçar para 30% no BCP pois só podem votar com 20%.
A Fosun tinha mesmo inicialmente imposto como condição de entrada que o limite de votos do BCP passasse para 30%, mas deixou cair porque a Sonangol não aprova essa alteração em Assembleia Geral enquanto não tiver do regulador a mesma autorização que os chineses.
A situação está num impasse porque o BCP precisa de um aumento de capital, superior a este que foi aprovado em Conselho de Administração (de 175 milhões de euros) para acomodar a entrada da Fosun, que assim passa a maior acionista com 16,7% (a Sonangol diluiu para 15%), mas só o queria fazer depois da alteração ao limite de votos. A Sonangol, segundo soube o Jornal Económico, quer acompanhar esse futuro aumento de capital que tem de ser aprovado pelos acionistas. A Fosun também acompanhará.
Mas o facto de a Sonangol ter pedido autorização ao BCE para elevar a sua participação para 30%, deixou esse projeto de um novo aumento de capital do BCP adiado.
Segundo o Jornal Económico soube, esteva pensado pela administração do BCP, fazer as duas operações ao mesmo tempo, o private placement do aumento de capital já aprovado e um novo aumento de capital que carece sempre de aprovação prévia em Assembleia Geral.
A Fosun não desistiu no entanto de reforçar no futuro no capital do banco liderado por Nuno Amado: “Vemos este momento como o início de uma jornada com vista a adotar o Banco de condições que permitam tirar partido do seu enorme potencial”, disse numa nota enviada às redações.
Em comunicado ao mercado é dito que o “Banco Comercial Português, informa que, tendo em atenção o pressuposto expresso na única proposta que se encontra pendente para deliberação pela Assembleia Geral, o Senhor Presidente do Conselho de Administração comunicou nesta data ao Senhor Presidente da mesa da Assembleia Geral, com a anuência dos acionistas subscritores da proposta, que iria apresentar novo pedido de suspensão dos trabalhos da Assembleia Geral, para continuação no próximo dia 19 de dezembro”.
Foram assim os acionistas do BCP que são os autores da proposta cujo ponto foi suspenso, isto é, a Sonangol, Sabadell, InterOceânico e EDP, que pediram o adiamento do ponto que propõe à deliberação dos acionistas a alteração do limite de votos de 20% para 30%.».
Fosun quer usar BCP como plataforma para se expandir na Europa e África
A Fosun acredita que, além de contribuir para o reforço do BCP, a aquisição de 16,7% do banco vai ajudá-la "a entrar nos mercados financeiros da Polónia, Moçambique, Angola e Suíça rapidamente".
Reuters
Diogo Cavaleiro
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 20 de Novembro de 2016 às 18:07
O BCP vai permitir à Fosun ganhar maior músculo internacional. O grupo chinês refere mesmo que o banco liderado por Nuno Amado pode tornar-se numa plataforma de serviços financeiros que dêem gás a essa presença global.
"É expectável que o BCP se torne um investimento importante do grupo com a conclusão da transacção e se torne numa ampla plataforma de serviços financeiros que ajudem o grupo a expandir a sua actividade na Europa e em África", indica o grupo chinês num comunicado colocado no site do grupo chinês.
A Fosun, presidida por Guo Guangchang (na foto), tem já perspectivas para a instituição financeira portuguesa, onde detém 16,7% através do investimento de 175 milhões de euros: "O grupo prevê aplicar as suas capacidades de investimento e outros recursos para ajudar o banco a melhorar o seu vasto negócio financeiro relacionado com a região da Grande China e melhorar ainda a rentabilidade do banco".
O grupo chinês quer estender a sua própria rede internacional e a compra da posição no BCP – e eventual aumento até uma parcela de 30% – vai também "ajudar o grupo a entrar nos mercados financeiros da Polónia, Moçambique, Angola e Suíça rapidamente".
Em relação a Portugal, o conglomerado chinês que controla a Fidelidade e a Luz Saúde acredita que poderá ajudar a reforçar a quota de mercado do grupo BCP. Um dos pontos do memorando de entendimento assinado entre a gestão de Nuno Amado e o grupo chinês é o de vir a ter acordos de parceria na área seguradora mas apenas fora de Portugal.
A Fosun terá de permanecer no BCP pelo menos por três anos e, embora tenha 16,67%, o objectivo é chegar aos 30% seja através de aumentos de capital a ela reservadas seja através de compras em mercados secundários.
Algo que sempre afirmei Filiais do bcp(polonia) valem tanto como o proprio bcp, mais parece o belmiro queria comprar a pt por 10m para vender a vivo por 10m ficava de borla
A Fosun acredita que, além de contribuir para o reforço do BCP, a aquisição de 16,7% do banco vai ajudá-la "a entrar nos mercados financeiros da Polónia, Moçambique, Angola e Suíça rapidamente".
Reuters
Diogo Cavaleiro
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 20 de Novembro de 2016 às 18:07
O BCP vai permitir à Fosun ganhar maior músculo internacional. O grupo chinês refere mesmo que o banco liderado por Nuno Amado pode tornar-se numa plataforma de serviços financeiros que dêem gás a essa presença global.
"É expectável que o BCP se torne um investimento importante do grupo com a conclusão da transacção e se torne numa ampla plataforma de serviços financeiros que ajudem o grupo a expandir a sua actividade na Europa e em África", indica o grupo chinês num comunicado colocado no site do grupo chinês.
A Fosun, presidida por Guo Guangchang (na foto), tem já perspectivas para a instituição financeira portuguesa, onde detém 16,7% através do investimento de 175 milhões de euros: "O grupo prevê aplicar as suas capacidades de investimento e outros recursos para ajudar o banco a melhorar o seu vasto negócio financeiro relacionado com a região da Grande China e melhorar ainda a rentabilidade do banco".
O grupo chinês quer estender a sua própria rede internacional e a compra da posição no BCP – e eventual aumento até uma parcela de 30% – vai também "ajudar o grupo a entrar nos mercados financeiros da Polónia, Moçambique, Angola e Suíça rapidamente".
Em relação a Portugal, o conglomerado chinês que controla a Fidelidade e a Luz Saúde acredita que poderá ajudar a reforçar a quota de mercado do grupo BCP. Um dos pontos do memorando de entendimento assinado entre a gestão de Nuno Amado e o grupo chinês é o de vir a ter acordos de parceria na área seguradora mas apenas fora de Portugal.
A Fosun terá de permanecer no BCP pelo menos por três anos e, embora tenha 16,67%, o objectivo é chegar aos 30% seja através de aumentos de capital a ela reservadas seja através de compras em mercados secundários.
Algo que sempre afirmei Filiais do bcp(polonia) valem tanto como o proprio bcp, mais parece o belmiro queria comprar a pt por 10m para vender a vivo por 10m ficava de borla
.
luislobs Escreveu:Pelas compras da tarde de sexta me parecia que algo se avizinhava, so uma acha, sonangol nao autorizava a entrada dos chineses se nao tivesse a certeza que tbem podia subir a sua percentagem do capital.
.
Os chineses não disseram que iriam reforçar até aos 30% já a seguir..! Não me parece que o façam no mercado aos poucos (de uma só vez é que não de certeza...!). O mais certo é entrarem via algum rearranjo acionista, comprando uma posição de alguém que queira sair: Eu estou vendedor da minha a 2 €

Ah! e lembrei-me agora: a outra possibilidade é a Fosun propor ao BCP um aumento de capital para fusão com o Banco Alemão que eles compraram recentemente, ficava ela por ela e era "muito bom" para os acionistas do BCP, só em sinergias iam ganhar um dinheirão

Editado pela última vez por Laribau em 20/11/2016 19:56, num total de 1 vez.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Pelas compras da tarde de sexta me parecia que algo se avizinhava, so uma acha, sonangol nao autorizava a entrada dos chineses se nao tivesse a certeza que tbem podia subir a sua percentagem do capital.
Chinese entram com capital neste ac reservado mas para subirem acima dos 16.7 terao de ir ao mercado
agora segundo a sonagol ja nao terei a certeza se será novo ac ou terao tb de ir ao mercado.
.
Chinese entram com capital neste ac reservado mas para subirem acima dos 16.7 terao de ir ao mercado

.
.
Em 13/09/2016:
Em 09/11/2016:
Hoje:
ativo Escreveu:
Não é adquirido que a proposta da Fosun venha ser aceite. Ela está sujeita à verificação de várias condições, sendo a mais difícil de satisfação a que diz respeito à desblindagem dos estatutos do BCP, de modo que quem detenha 30 % do capital social do BCP possa votar como detentor de 30 % dos direitos de voto.
É que, caso a proposta da Fosun seja aceite, ela permitiria à Fosun, não só, deter uma participação significativa no capital social do BCP, como também, vir a deter uma posição acionista no BCP que lhe daria, na realidade, praticamente, o controlo do BCP.
Falta saber, efetivamente, o que é que os principais acionistas do BCP pensam da pretensão da Fosun.
Em 09/11/2016:
ativo Escreveu:
In Negócios, em 09/11/2016:
«Sonangol pediu para ter mais de 20% do BCP.
A Sonangol pediu autorização ao BCE para ter mais de 20% do BCP, estando a aguardar luz verde do supervisor europeu, apurou o Negócios.
A Sonangol, que tem 17,44% do BCP, pediu autorização ao Banco Central Europeu para superar a barreira dos 20% do banco liderado por Nuno Amado, apurou o Negócios. O objectivo da petrolífera Angolana é ficar com a possibilidade de reforçar a sua posição na instituição, numa altura em que a Fosun se prepara para ficar com uma participação de até 30% do banco.
O presidente do BCP foi questionado sobre um eventual pedido da Sonangol ao BCE pela Reuters na apresentação de resultados. O banqueiro começou por recusar responder, remetendo explicações para o accionista. No entanto, perante a insistência dos jornalistas acabou por dizer: "sobre informação que não é pública, não vou responder".
O Negócios apurou entretanto que a Sonangol pediu ao BCE para ir além dos 20% do BCP, estando ainda a aguardar autorização do supervisor europeu.».
Parece que a Sonangol pretende continuar a ser o maior acionista do BCP.
A Assembleia Geral de Acionistas do BCP ao adiar para o próximo dia 21 de novembro a desblindagem dos estatutos do BCP faz supor que a Sonangol quererá primeiro saber se o BCE a autoriza a deter mais de 20 % do capital social do BCP e só depois é que se disporá a aumentar o limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 % do número total de direitos de voto.
Hoje:
ativo Escreveu:
Em face das notícias relativas ao BCP, publicadas hoje, fica-se com a ideia de que a Fósun subscreverá um aumento de capital, reservado a ela, ficando desse modo com 16,7 % do capital social do BCP, antes de ser decidido o aumento do limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, que era uma das condições impostas pela Fósun para entrar no capital social do BCP.
A Sonangol, entretanto, pediu autorização, ao BCE, para elevar a sua participação no capital social do BCP para mais de 20 %.
Como este pedido ainda não obteve resposta, a Sonangol, não se terá, ainda, disposto a proceder ao referido aumento do limite de direitos de voto. É, certamente, por esta razão que tem sido sucessivamente adiada a votação, em Assembleia Geral de Acionistas, da proposta de aumento do mencionado limite de direitos de voto (soube-se hoje que tal votação foi adiada, novamente, desta vez, para dia 19/12/2016).
Caso não seja autorizada a elevar a sua participação acionista no BCP para mais de 20 %, a Sonangol, dispor-se-á a proceder ao aumento do limite dos direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, abrindo, desse modo, caminho à Fosun para ela controlar, futuramente, o BCP?
A Sonangol poderá impedir o referido aumento do limite dos direitos de voto, depois da Fosun entrar no capital social do BCP e se tornar o seu maior acionista, em resultado da diluição da atual posição de 17,84 %, da Sonangol, no capital social do BCP?
Kidd o que parecia impossível conseguiu a fosum porque tem muitos milhões , eu não. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Parece-me que esse pedido da sonangol para aumentar a posição é só para Inglês ver.
Eles não têm cheta e a principal missão da administração é vender tudo o que seja não core; Ou seja a posição do BCP deve ser das primeiras coisas a sair.
Claro que vão fazer o mesmo que fizeram com o BPI. Vão claramente tentar receber algum valor, para atenuar a colossal traulitada que estão a levar no lombo.
(não costumo escrever assim com estas expressões, mas hj deu-me para isto.)
Eles não têm cheta e a principal missão da administração é vender tudo o que seja não core; Ou seja a posição do BCP deve ser das primeiras coisas a sair.
Claro que vão fazer o mesmo que fizeram com o BPI. Vão claramente tentar receber algum valor, para atenuar a colossal traulitada que estão a levar no lombo.
(não costumo escrever assim com estas expressões, mas hj deu-me para isto.)
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Desde Julho o que esteve sempre em cima da mesa não foram os 10% de desconto para a fosun? Parece-me que a incógnita seria a aprovação, ou não, do BCE, e as condições da fosun serem aceites. Resolvido isso, não estavam já as acções a negociar com o pior cenário no negocia com a fosun (chumbo do BCE imo)? Ie, se as condições definidas em AG eram 10% de desconto, estando o BCP desesperado por um investidor, porque haveria a fosun de pagar mais. Logo, qq comprador nos últimos meses sabia (eram tudo menos incógnitas):
2-o preço que estava a pagar tinha 10% a mais que a fosun iria pagar. Sendo que a fosun paga por novas acções.
Portanto não prevejo uma hecatombe gigante, mas eu tb não acerto uma! Fiquei mais receoso nas eleições EUA do que agora, aliás, até fico mais descansado por se estarem a cortar as pontas soltas! Mas por 175m€ não via os actuais accionistas a fugirem de um ac geral! Se fossem 1750 talvez... E que raio a sonangol dizer que sim e não terem eles a massa!
Para mim a galhofa foi a AG em que o Amado fez de faz de conta daqueles pontos todos (era td hipotético) mas onde ja tinha um destinatário dos mesmos. E a saída da blackrock aconteceu porque soube disso antes de todos, disso não tenho dúvidas. É tramado!
Bom post ativo. E é muito óbvio que os grandes estão por dentro de informação que o povo não tem, e isso é lamentável. Que achas que acontece à cotação amanha?
corre Escreveu:Parece muito curto, quase simbólico, mas... também não será todos os dias que se atiram uns milhões para o artigo cesto. Basicamente o que isto diz é: vamos lá perceber melhor para onde é que isto cai.
penso que quanto muito nao passa dos 1,1089 para baixo.
- Registado: 8/10/2008 11:04
Parece muito curto, quase simbólico, mas... também não será todos os dias que se atiram uns milhões para o artigo cesto. Basicamente o que isto diz é: vamos lá perceber melhor para onde é que isto cai.
- Registado: 31/5/2014 23:07
kidd Escreveu:maceirafernandesjose Escreveu:Não sei querias o impossível, mínimo 1,1890.
O que parecia impossível conseguiu a fosun 1,11!
Fantástico
Isto põe o conceito descontextualizar onde ele merece.
Devo lembrar que o BCP há cerca de 8 sessões negociou abaixo do valor oferecido portanto nada de novo!
Quem está ligado: