Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 20/11/2016 15:16

maceirafernandesjose Escreveu:Não sei querias o impossível, mínimo 1,1890. :wink:

O que parecia impossível conseguiu a fosun 1,11!
Fantástico

Registado: 16/6/2016 10:21

por Fred_Invest » 20/11/2016 15:03

Importante é resolver alguma coisa.
1-fosun disse no máximo 1,50
2-BCP, em AG, disse 10% de desconto na média das ultimas x sessões.
3-1,1089 enquadra-se nos 2 anteriores e seria óbvio que desde a proposta da fosun a cotação não passaria os 1,50 (antigos 0,02) e só tenderia a descer pq quem quereria comprar a um preço qd outra iria comprar pelo menos 10% mais barato? Logo poucos compradores e mais vendedores, cotação só pararia de cair (não quer dizer que vai parar por aqui) quando houvesse definição. Tenho para mim que se não decidissem nada agora, tenderia a cair mais nas próximas semanas do que a possibilidade de queda nas próximas sessões.

Mas 175M€ fazem alguma coisa? Com prejuízos de 250M€ no ano até ao momento?

Agora resta saber onde a fosun vai buscar o resto. Ao mercado parece-me que sairá muito caro comparando com os 16,7% de agora e o banco continuará nas lonas. Portanto restará um ac não exclusivo onde haverá uma fuga de mais uns pequenitos e onde julgo nem terão de haver direitos. Lançam um ac onde facilmente a fosun vai buscar 14% por um bocado mais que estes 16% e a sonangol tb mais um pouco. Entra capital (será q chega?) mas a cotação não deve subir. Com isto tudo daqui a uns tempos, com o pais eventualmente melhor, imparidades limpas aos pontapés, ficam com o banco todo por menos (metade?)que iam pagar pelo NB.
Só a minha opinião. Como estou dentro "rezo" que vão ao mercado (e se o mercado acreditar nisto a cotação mais dia menos dia sobe) mas tenho muitas dúvidas.

Registado: 4/9/2015 12:25

por PC05 » 20/11/2016 14:16

1.1089€ corresponde ao valor de 0.0148€/ação antes da fusão ... é um desconto significativo (-26%) em relação aos 0.02€ (majorante de preço assumido na altura).
Isto mostra bem de que lado está o poder de negociação...
Em relação aos CoCos e com a entrada destes 175M€, ficam a faltar 575M€ para pagar até junho...

Relativamente às imparidades reconhecidas recentemente temos:

Auditor força BCP a registar mais imparidades

A atual conjuntura e a mudança de auditor pressionaram o banco a contabilizar mais perdas

Após 30 anos com o mesmo auditor, o BCP antecipou-se à obrigação de mudar quem fiscalizava as suas contas. A KPMG foi substituída pela Deloitte, uma decisão que, para já, levou ao disparar das imparidades que ocorreram no terceiro trimestre do ano. A Deloitte entrou no banco mais perto do final do primeiro semestre e o trabalho realizado acaba por estar revertido nos primeiros nove meses do ano quando o BCP espantou o mercado ao apresentar €870,2 milhões de imparidades de crédito líquidas de recuperações (o que representou mais 41,8% face a setembro de 2015) e outras provisões e imparidades no montante de €242,8 milhões (mais 107,5% face a igual período de 2015). Uma subida que influenciou os resultados. Nos primeiros nove meses de 2015 o BCP tinha registado um lucro de €264,5 milhões e em igual período de 2016 contabilizou prejuízos de €251,1 milhões.
Segundo apurou o Expresso, a Deloitte terá exigido uma política de provisionamento mais conservadora do que a que era seguida pela administração até então. Para isso contribuiu a forte exposição da carteira de crédito do banco à construção e ao imobiliário, a empresas que ainda atravessam dificuldades, não só em Portugal como no mercado angolano e moçambicano. Um processo que não foi pacífico dentro do banco mas que acabou com a auditora a levar em frente a sua posição.

http://expresso.sapo.pt/economia/2016-1 ... mparidades

Registado: 5/12/2005 21:28

por jr.alves83 » 20/11/2016 13:58

frosasantos Escreveu:ainda gostava de perceber o que é que 175M€ resolve nos problemas de capital do BCP. mas por pior que esteja a ser gerido tudo isto nos últimos 2 anos alguma coisa deve fazer.
E nem falo da "diluição", julgo que essa está mais que descontada pois não é novidade nenhuma desde a AG que aprovou isto (e desde muito antes com todos os pseudo AC anunciados como necessários), a fosun não vai poder vender durante 3 anos e não lhes dão 16.7% à borla, tem de pagar (pouco, é certo) por elas e não foge ao prelo anunciado quer na AG (AC reservado até 20% do banco com 10% de desconto), quer no dia 1 de agosto no comunicado feito sobre o interesse da fosun. se o banco vale 100 com 100 acções e passa a ter mais 16 acções com 10% de desconto, passa a valer quase 116 com 116 acções (contas de merceeiro só para dar a ideia!)
e não era uma condição a desblindagem dos votos para 30%? pelo que li os 16.7% são adquiridos sem mais nada em troca (ao que percebo até já estão emitidas as acções).
Quanto à sonangol tb querer mais um pedaço julgo que será feito também de maneira a sair barato e hipoteticamente a correr com mais uns quantos "pequenos".

Por ultimo antes da abertura de amanhã ainda deve sair qualquer coisa, seja da Sonangol, Cocos, etc. Acho estranho a fosun arriscar-se a torrar 175M€ e o banco não ter capacidade de devolver os 750M€ e arriscar-se a ver cocos convertidos em capital sem nada em troca a um preço estupido, estupido para quem entra agora e ainda mais estupido para quem vem entalado desde lá de cima!
amanha veremos, mas para mim pode tombar bem, mas era muito importante esta incógnita sair porque até se saber se entrava ou não (tinham um preço máximo, condições, etc) e acho que o preço iria sempre para baixo (baixando o preço de entrada) e isso foi um erro grande.

Caro Frosantos, subscrevo por inteiro a tua exposição. Nao compreendo como como será possível pagar cocos com um mais que provável prejuízo anual de 2016.

Registado: 2/8/2016 19:35

por Fred_Invest » 20/11/2016 13:50

ainda gostava de perceber o que é que 175M€ resolve nos problemas de capital do BCP. mas por pior que esteja a ser gerido tudo isto nos últimos 2 anos alguma coisa deve fazer.
E nem falo da "diluição", julgo que essa está mais que descontada pois não é novidade nenhuma desde a AG que aprovou isto (e desde muito antes com todos os pseudo AC anunciados como necessários), a fosun não vai poder vender durante 3 anos e não lhes dão 16.7% à borla, tem de pagar (pouco, é certo) por elas e não foge ao prelo anunciado quer na AG (AC reservado até 20% do banco com 10% de desconto), quer no dia 1 de agosto no comunicado feito sobre o interesse da fosun. se o banco vale 100 com 100 acções e passa a ter mais 16 acções com 10% de desconto, passa a valer quase 116 com 116 acções (contas de merceeiro só para dar a ideia!)
e não era uma condição a desblindagem dos votos para 30%? pelo que li os 16.7% são adquiridos sem mais nada em troca (ao que percebo até já estão emitidas as acções).
Quanto à sonangol tb querer mais um pedaço julgo que será feito também de maneira a sair barato e hipoteticamente a correr com mais uns quantos "pequenos".

Por ultimo antes da abertura de amanhã ainda deve sair qualquer coisa, seja da Sonangol, Cocos, etc. Acho estranho a fosun arriscar-se a torrar 175M€ e o banco não ter capacidade de devolver os 750M€ e arriscar-se a ver cocos convertidos em capital sem nada em troca a um preço estupido, estupido para quem entra agora e ainda mais estupido para quem vem entalado desde lá de cima!
amanha veremos, mas para mim pode tombar bem, mas era muito importante esta incógnita sair porque até se saber se entrava ou não (tinham um preço máximo, condições, etc) e acho que o preço iria sempre para baixo (baixando o preço de entrada) e isso foi um erro grande.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Laribau » 20/11/2016 13:14

OIL2016 Escreveu:Saldos de natal Fosun 1,50 para 1,10 dará 25% de desconto? :wall:

O desconto foi de pouco mais de 11 % em relação ao fecho de 6ª Feira. Não é nada demais em relação ao que se pratica neste tipo de operações por esse mundo fora. A Fosun não tem culpa da situação de capital em que o BCP se colocou. Aproveitou!

Ainda assim, parece-me que a prazo (não muito distante) esta entrada da Fosun, ainda que financeiramente bastante reduzida, poderá ter consequências benéficas para a cotação. Se a Fosun pretende reforçar, terá de o fazer comprando em bolsa ou através de um AC não reservado, pelo que de qualquer forma poderá significar procura adicional pelo título. Mas isto é ainda muito: se, se, se...!
Tenho uma posição de 1,93 % da minha carteira em BCP com um ganho potencial de 3,5 % (fecho de 6ª feira) que certamente se irá evaporar amanhã. Continuarei longo nesta posição a aguardar desenvolvimentos. É a tranquilidade de uma grande diversificação da carteira que me permite ir estando neste tipo de cotadas sem grandes sobressaltos. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por DIXIE2020 » 20/11/2016 12:52

Saldos de natal Fosun 1,50 para 1,10 dará 25% de desconto? :wall:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Lion_Heart » 20/11/2016 12:49

A Fosum e o BCP chegaram a acordo. Os chineses vão pagar 175 milhões de euros por 16,7% do capital do Millenium. A operação já recebeu luz verde do Banco Central Europeu e mereceu o acordo dos restantes acionistas de referência. Prevê também que numa segunda fase os chineses possam reforçar até ficarem com 30% do maior banco privado nacional.

A Fosun enviou esta manhã um comunicado no qual diz que a entrada no capital do BCP é um passo importante para a internacionalização do grupo chinês.

No entender da Fosun, a operação ajuda a dar ao banco condições para tirar maior partido do seu potencial.

Os chineses, agradecem a determinação da administração de Nuno Amado e o apoio dos acionistas de referência, garantem que vão apoiar de forma activa o robustecimento do banco e desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo.

In SicNoticias
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por DIXIE2020 » 20/11/2016 12:36

com estas noticias hoje: novo adiamento AG e entrada Fosun 1,10. Acabei de confirmar q foi entalado pelo TRAPACEIRO dO AMADO, felizmente so tinha comprado 6.feira 1. lote. :oops:Ps 2.feira vaõ marchar

por iurp » 20/11/2016 12:28

Voces a comprarem por volta de 1,20 e os chineses a comprarem à volta de 1,10!

Não faltará muito para o preço andar abaixo de 1 €. E onde estão os tais 500 milhões? Afinal 30% só valem 314 milhões!!!

Mais um adiamento!? Então nada disto estava previsto!?

Verdadeira farsa esta novela do BCP.

Registado: 23/1/2006 23:54

por leão2 » 18/11/2016 17:59

NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:Esta subida recente das yields de PT não ajuda nada a carteira de 4.355M€ de dívida pública q o banco tem.

penso que foi por isso que ela veio a este mini suporte, daí eu ter reforçado aqui a pensar que não o quebrava e nao o quebrou pelo menos hoje.

NaoSei, a pensar que não o quebrava e não o quebrou pelo menos hoje, dissestes bem, espera por segunda feira e vê se não quebra, a ver vamos.

Registado: 15/6/2015 16:52

por DIXIE2020 » 18/11/2016 17:53

Só espero q o Trapaceiro do Amado n adie novamente a AG para aumento do valor de blindagem dos votos na próxima semana, entrei hoje novamente nesta cotada...para além q esta história DPP a10 anos n pára de subir, e n beneficia nada o negócio. :pray:

por NaoSei » 18/11/2016 17:51

PC05 Escreveu:Esta subida recente das yields de PT não ajuda nada a carteira de 4.355M€ de dívida pública q o banco tem.

penso que foi por isso que ela veio a este mini suporte, daí eu ter reforçado aqui a pensar que não o quebrava e nao o quebrou pelo menos hoje.

Registado: 8/10/2008 11:04

por luislobs » 18/11/2016 17:34

Bcp a dar sinal de compra novamente...news no fim de semana?--.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por PC05 » 18/11/2016 17:28

Esta subida recente das yields de PT não ajuda nada a carteira de 4.355M€ de dívida pública q o banco tem.

Registado: 5/12/2005 21:28

por NaoSei » 18/11/2016 14:46

Molr Escreveu:
NaoSei Escreveu:mas ok comprei a 1,2068, segui o teu concelho sobre a diferença...
EDIT: apesar de achar ainda a posição alta relativa aos ultimos minimos, por isso queria esticar ao maximo ....o minimo na entrada...

NaoSei não foi um conselho foi apenas uma questão pois saltou-me por demais a evidência que os valores não eram assim tão significativos.

E até mesmo em relação ao valor de entrada, para quem investe a médio/longo prazo, como parece ser o teu caso, esta compra ser concretizada nos anteriores 0,0158 ou nos 0,0161 parece irrelevante. Se a ação subir e voltar um dia a ter um market cap na casa dos 5MM fizeste um negócio da China (com chineses e tudo ao barulho), se descer foi apenas mais um mau negócio na já longa e penosa queda (da ação não interpretes isto como qualquer coisa pessoal).

Termino referindo que, tal como muitos, tenho uma posição aberta no BCP e identifico os erros que cometi no processo e longe de mim achar que sou dos poucos que vai com o passo certo numa parada que teima em não dar valor à minha carteira. Talvez um dia, a ver vamos.

Espero que a tua estratégia (mais uma vez sublinho sem qualquer juízo sobre a mesma) resulte.

Cumps

eu entendi tudo e concordo com tudo o que dizes.
só saliento que a minha posição está cada vez maior nestes valores minimos, ou seja, 25% da carteira bcp está nestes valores...outros 30% na casa dos 1,35...portanto desde que ela nao desça mais um patamar já estou a começa a reconhecer umas entradas muito pequenas nos valores mais altos que comprei porque as transacoes a estes valores baixos, sao muitas mais e com muito mais acoes..... claro que posso perder mas pronto...espero que não.

por Molr » 18/11/2016 13:52

NaoSei Escreveu:mas ok comprei a 1,2068, segui o teu concelho sobre a diferença...
EDIT: apesar de achar ainda a posição alta relativa aos ultimos minimos, por isso queria esticar ao maximo ....o minimo na entrada...

NaoSei não foi um conselho foi apenas uma questão pois saltou-me por demais a evidência que os valores não eram assim tão significativos.

E até mesmo em relação ao valor de entrada, para quem investe a médio/longo prazo, como parece ser o teu caso, esta compra ser concretizada nos anteriores 0,0158 ou nos 0,0161 parece irrelevante. Se a ação subir e voltar um dia a ter um market cap na casa dos 5MM fizeste um negócio da China (com chineses e tudo ao barulho), se descer foi apenas mais um mau negócio na já longa e penosa queda (da ação não interpretes isto como qualquer coisa pessoal).

Termino referindo que, tal como muitos, tenho uma posição aberta no BCP e identifico os erros que cometi no processo e longe de mim achar que sou dos poucos que vai com o passo certo numa parada que teima em não dar valor à minha carteira. Talvez um dia, a ver vamos.

Espero que a tua estratégia (mais uma vez sublinho sem qualquer juízo sobre a mesma) resulte.

Cumps

Registado: 12/4/2011 13:17

por NaoSei » 18/11/2016 13:18

mas ok comprei a 1,2068, segui o teu concelho sobre a diferença...

por NaoSei » 18/11/2016 13:12

JP1965 Escreveu:Deixas de fazer negócio por 20 euros?
E quando esteve nos mínimos de hoje a diferença foi menos de 2,5€.

Se tens uma estratégia (boa ou má não início essa discussão senão andaremos aqui o dia todo com isso) 20 euros no cômputo geral são significativos?

Subscrevo as suas palavras

sim mas a minha posicao ja estava colocada quando ainda estava nos 1,22...fui esperando com ela marcada aos 1,186 mas desceu e nao a executou. e entretando pode ser que venha lá ou eu ajuste a posição.

por JP1965 » 18/11/2016 12:59

Deixas de fazer negócio por 20 euros?

Se tens uma estratégia (boa ou má não início essa discussão senão andaremos aqui o dia todo com isso) 20 euros no cômputo geral são significativos?

Subscrevo as suas palavras

Registado: 9/6/2015 11:03

por Molr » 18/11/2016 12:29

NaoSei Escreveu:incrivel a minha ordem nao é executada de maneira nenhuma...a 1,186

Boa dia.

Creio que referiste num post anterior que irias comprar 800 ações pelo que a diferença entre a tua ordem e a compra aos preços atuais é pouco mais de 20 euros.

Deixas de fazer negócio por 20 euros?

Cumps

Registado: 12/4/2011 13:17

por maceirafernandesjose » 18/11/2016 12:15

Não sei querias o impossível, mínimo 1,1890. :wink:

Registado: 17/12/2013 1:15

por NaoSei » 18/11/2016 11:40

incrivel a minha ordem nao é executada de maneira nenhuma...a 1,186

por Marco Martins » 18/11/2016 10:48

Em Espanha alguns bancos estão a pensar criar uma empresa para acomodar os ativos tóxicos e assim melhorar os seus rácios...
Se isso fosse feito cá em Portugal que impacto teria nos resultados do BCP, por exemplo nestes últimos resultados? Teria dado lucro?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 17/11/2016 15:52

Sim, mas é importante que se a acção atacar essa resistência o faça sem vir muito esticada.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google [Bot], silva_39 e 32 visitantes