Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tese de Mestrado em Finanças - Tema (em aberto)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tese de Mestrado em Finanças - Tema (em aberto)

por PPRDZR » 8/11/2016 23:47

Caro Colega,

David Harper será a pessoa certa para te ajudar nesta questão :twisted:
Alice: Oh, no, no. I was just wondering if you could help me find my way.
Cheshire Cat: Well that depends on where you want to get to.
Alice: Oh, it really doesn't matter, as long as...
Cheshire Cat: Then it really doesn't matter which way you go.

Registado: 13/4/2011 15:21

por Artista Romeno » 7/11/2016 20:53

Mr.MTI Escreveu:Desde já, obrigado pela colaboração de ambos.

Gostei particularmente do tema que o colega jevang2 sugeriu. Acho que tem potencial e poderá ser ajustado a várias realidades. Não obstante, o acesso à informação ser muito vasto.

Os modelos de regressão linear não são a minha praia , econometria não é propriamente o meu forte. Mas gostos de desafios, e o domínio de novas ferramentas tende a ser quase sempre proveitoso. Dada a ausência de conhecimento nesta matéria acham que há espaço para desenvolver esta competência ou devia optar por uma metodologia mais qualitativa (survey) ?

Se econometria não é o teu forte como no meu caso, faz o que eu fiz*! pega ai nas maiores transações do ano IPO's, M&A, LBO e analisa um, olha por exemplo Sab Miller + Ab Inbev, daria uma excelente tese e cumpre outro requisito que para mim é essencial, tem que ser um tema que tenha muita informação disponivel e que seja facilmente entendível. Por exemplo o IPO da ferrari seria interessante, ou analisar a estratégia da vodafone depois de sair da verizon. Porque não o IPO da Aena que tanto dinheiro deu a quem nele investiu?

Pessoalmente moverme-ia muito mais fazer uma tese destas com coisas da economia real, do que modelos matematicos de gestão de ativos o que não falta são livros e modelos a dizer que investindo nos racios x ou na gestão passiva se bate a generalidade dos fundos, eu acho que analisar a transação é muito mais interessante.
* analisei um LBO+ Restruturação de divida + IPO+ estrategias de segregação de ativos+ estudo da replicação da operação com uma congenere do setor hoteleiro, sob a forma de case study, com perguntas como por exemplo: quanto vale a empresa hoje por (dcf, multiplos pares, multiplos interescecos, valor do real estate, analise senbilidade), necessidade e causas da reestruturação de divida, remuneração da gestão , limited partners e credores que viram a sua divida convertida em ações, possibilidade futura de spin off da empresa em 3 coisa que o management veio a efetuar, rentabilidade a obter na empresa congénere que efetuaria o LBO no mesmo espaço de tempo, estratégias de crescimento e eficiencia implementadas pela gestão...

Resumindo
Ponto de partida de bibliografia: o livro Barbarians at the gate; valuation measuring and managing value of companies da mckinsey ou do damodaran e papers que há na net
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VirtuaGod » 7/11/2016 0:09

Mr.MTI Escreveu:Sugeres alguns livros/sites para avançar o meu conhecimento em econometria/estatística?

Nada que deva acrescentar muito ao que te devem ter dado. Se usaste Eviews a faculdade deve ser relativamente boa. No meu tempo (há 10 anos) acho que só a FEP o usava (no que diz respeito ao Porto). Tenho pena que as nossas faculdades comecem a ficar para trás por não implementarem programação. Não estou a ver os profs a aprenderem :wall: Estas ferramentas com GUI bonitas são relativamente limitadoras (o problema não é só nas ferramentas mas também na comunidade. Se ng as usa mais não vais encontrar info para aprender na net/livros).

O que te posso aconselhar é ler livros em inglês. Esquece livros em PT, os profs escrevem aquilo para currículo, não para ensinar. Prefiro ler um dicionário a um livro de econometria em PT. Aprender com algo prático. Se há coisa que aprendi depois de sair do mundo limitador do nosso sistemas de ensino é que é muito mais agradável aprender algo com aplicabilidade prática imediata e que nos interesse. Acordas com vontade de estudar :shock: (e olha que era um dos mandriões na faculdade). Se sabes Eviews podes estudar um dos livros que eu sempre quis ler/estudar: Introductory Econometrics for Finance. O que interessa é que pegues num tema que gostes e comeces a avançar aos poucos, a ferramenta é secundária, e não custa tanto estuda-la se sabes o que queres e qual o resultado que pretendes!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Mr.MTI » 6/11/2016 23:44

Tenho umas luzes de SPSS e Eviews. Mas dominar minimamente não chega. É sem dúvida uma lacuna que tenho de melhorar.

Bem, o survey foi mais um tiro para o ar, ainda não reflecti muito .. honestamente. Mas sei lá, talvez tentar interrelacionar e perceber o grau de utilização de ferramentas de gestão quantitativas nas asset management firms.

Sugeres alguns livros/sites para avançar o meu conhecimento em econometria/estatística?

Registado: 6/11/2016 10:46

por VirtuaGod » 6/11/2016 23:13

Mr.MTI Escreveu:Os modelos de regressão linear não são a minha praia , econometria não é propriamente o meu forte. Mas gostos de desafios, e o domínio de novas ferramentas tende a ser quase sempre proveitoso. Dada a ausência de conhecimento nesta matéria acham que há espaço para desenvolver esta competência ou devia optar por uma metodologia mais qualitativa (survey) ?

Uiiii. Complicado fazeres algo sem econometria em finanças nos dias que correm. Para mim survey é tipo batota :mrgreen: Tens de ter muito cuidado com o que vais avaliar e ser importante e bem feito/relevante. Que estás a pensar fazer se fores por esse caminho?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Mr.MTI » 6/11/2016 22:24

Desde já, obrigado pela colaboração de ambos.

Gostei particularmente do tema que o colega jevang2 sugeriu. Acho que tem potencial e poderá ser ajustado a várias realidades. Não obstante, o acesso à informação ser muito vasto.

Os modelos de regressão linear não são a minha praia , econometria não é propriamente o meu forte. Mas gostos de desafios, e o domínio de novas ferramentas tende a ser quase sempre proveitoso. Dada a ausência de conhecimento nesta matéria acham que há espaço para desenvolver esta competência ou devia optar por uma metodologia mais qualitativa (survey) ?

por VirtuaGod » 6/11/2016 17:46

jevang2 Escreveu:Fica uma sugestão:

Gestão de ativos, estudo-de-caso do fundo Norges Bank Investment Management em comparação com outro(s) fundo(s) (por.exemplo: The Vanguard Group, Inc. ou Black Rock - que penso que é participada pela Norges). Um estudo longitudinal (Sec XXI), onde (geograficamente - países ou continentes), como (tipo de participação), quem (empresas ou sectores) e a variação destes fatores mediadas por alguns indicadores económicos (por exemplo PIB per capita, var taxa de juro, var preço petroleo,...).

Se tiveres conhecimentos nesta matéria sugiro que utilizes os "Modelos Lineares Hierárquicos (HLM)" ou outro método que conheças bem com possibilidade de utilizar os dados em painel.

Site do Norges Bank onde podes obter alguma informação:
https://www.nbim.no/en/transparency/reports/

Objectivo, detectar a variação estratégica ao longo do tempo em estudo, correlacionando com os ciclos económicos. Detectar alguma antecipação de crises económicas através de variações nos sectores, nos países ou continentes ou outro.

Podes por exemplo investigar o comportamento de gestão do fundo em três períodos distintos, anterior (2001-2006) ao subprime, durante (2007-2008) e posterior (2009-2016), ou à variação do preço do petróleo.

Fica a sugestão, boa sorte!

Eu leria essa tese :clap:

por jevang2 » 6/11/2016 13:45

Fica uma sugestão:

Gestão de ativos, estudo-de-caso do fundo Norges Bank Investment Management em comparação com outro(s) fundo(s) (por.exemplo: The Vanguard Group, Inc. ou Black Rock - que penso que é participada pela Norges). Um estudo longitudinal (Sec XXI), onde (geograficamente - países ou continentes), como (tipo de participação), quem (empresas ou sectores) e a variação destes fatores mediadas por alguns indicadores económicos (por exemplo PIB per capita, var taxa de juro, var preço petroleo,...).

Se tiveres conhecimentos nesta matéria sugiro que utilizes os "Modelos Lineares Hierárquicos (HLM)" ou outro método que conheças bem com possibilidade de utilizar os dados em painel.

Site do Norges Bank onde podes obter alguma informação:
https://www.nbim.no/en/transparency/reports/

Objectivo, detectar a variação estratégica ao longo do tempo em estudo, correlacionando com os ciclos económicos. Detectar alguma antecipação de crises económicas através de variações nos sectores, nos países ou continentes ou outro.

Podes por exemplo investigar o comportamento de gestão do fundo em três períodos distintos, anterior (2001-2006) ao subprime, durante (2007-2008) e posterior (2009-2016), ou à variação do preço do petróleo.

Fica a sugestão, boa sorte!

Registado: 18/6/2011 10:54

por Cem pt » 6/11/2016 13:35

Sugiro o tema sobre Money Management em Carteiras Alavancadas, obviamente geridas sob forma ativa e dependentes de sinais gerados por sistemas de trading, tendo em conta nao apenas a otimizaçao da alavancagem ótima que permite a obtençao dos maiores retornos a longo prazo (ex: usando conceitos do "Optimal f" ou fórmula de Kelly) mas por outro lado precaver riscos de ruína ou falência através de grandes drawdowns.

Boa sorte.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Tese de Mestrado em Finanças - Tema (em aberto)

por Mr.MTI » 6/11/2016 10:53

Viva,

Bom dia.

Aceito sugestões. O tema ainda está em aberto. A ideia não passa por inventar a roda. A originalidade muitas vezes vem de uma ideia já trabalhada,mas apresentada de uma outra maneira. Não muito raramente , poder-se-à dar continuidade a algum paper "These results call for further work ..." por exemplo.

Tenho mais interesse por temas relacionados com as temáticas da gestão de activos, fixed income, gestão passiva. Mas não descarto outras alternativas. Ver o que anda a fazer a malta do research nas faculdades de topo (LBS, HEC, Stanford, Wharton, etc) ou mesmo questões que fundos de investimento/gestores de activos queiram ver solucionadas num futuro próximo.

Existe alguns temas que estão na voga: network analysis, graph theory, machine learning, and so on, mas que carecem de conhecimento da minha parte. Existem outros que não se encaixam numa tese de mestrado, são mais indicados para ser trabalhados numa tese de doutoramento, onde existe uma disponibilidade maior.

Queria que isto tivesse alguma utilidade futura, quer fosse a título individual ou na melhor das hipóteses pudesse ser aproveitado por uma instituição qualquer. Dá outro alento.

Obrigado pela vossa disponibilidade.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 182 visitantes