Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ETF - A arma de Destruição dos mercados - Aberto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ETF - A arma de Destruição dos mercados - Aberto

por indian_joe » 3/11/2016 21:10

Obrigado a ambos pela partilha. Greatbear sem dúvida que a estatística pode jogar a nosso favor. Grande post! :clap: :clap:
Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por danieljpires » 3/11/2016 0:00

permite so enquadrar as tacticas que usam para enclausurar o preço num range para o indian perceber como fazem isso e por isso é fundamental ter um analisador de ordens executadas:

Há varias maneiras de enclausurar um preço ou dificultares a sua movimentação:

ordens casadas - compra e venda no mesmo nivel por um ou por mais players que impossibilite a fuga de preços

Pump and dump - jogam ordens fantasmas penduradas (ordens de compra se queres que o preço nao caia ou se venda para viceversa) que nao sao executadas para fazer de conta a intenção de compra

Tens paint the record - com a diferença do punp and dump compras ou vendes um grande lote para movimentares o titulo ao teu favor e depois colocas ordem para lançares a contra-ordem

Tens uma mais exotica a que eu chamo de ordens idiotas - enches o servidor de tantas ordens e anulas as ordens tantas vezes que entopes os servidores e fazes com que a negociação seja mais lenta (acho que é a nova moda)

Corner - consomes todos os lotes e obrigas o squeeze

Mas se fores ver este tipo de ordens sao muito parecidas ou seja com um simples mapeador de ordens executadas consegues discernir a direcção mais plausivel

Quanto ao VWAP ja estao usar nao la linha, mas nos seus desvios padroes para nao ser tao obvio

-------------------------------------

Quanto aos contratos de opções tens que ter software proprio para leres as smiles das opções, mas quando limpas um certo contrato a um determinado strike deixas rasto na curva do smile e isso pode ser uma grande indicação que estao posicionados para a compra ou venda.

Registado: 13/11/2008 20:09

por GreatBear » 2/11/2016 23:41

indian_joe Escreveu:
GreatBear Escreveu:Que tal se começar a discutir como o retail trader pode tirar partido da volatilidade e dos movimentos que os HFT's produzem?
Que tal começar a discutir como tirar partido da epoca de resultados que produz sempre movimentos interessantes?
Que tal começar a discutir como tirar partido do fecho de opções e futuros?

GreatBear ,

Podias falar um pouco mais sobre o que mencionaste mais acima. Os temas que abordaste são realmente bastante pertinentes.

Abraço
Indian Joe

Olá Indian Joe.

Não me interessa se fazes daytrade ou não, é irrelevante.
Presumo no entanto que o teu interesse é o trading de curto prazo.
Vamos pegar no que o daniel disse sobre o forte interesse na abertura e no fecho dos mercados.

Vamos falar dos futuros pois é o que negoceio.
Podes depois transportar isto para os CFD's.
Vamos usar o ES (S&P500) para ser mais simples.
Este produto tem 2 sessões distintas, tens a sessão overnight e tens a sessão cash(pit). Na realidade existe uma 3ª sessão que dura 30 minutos depois do cash fechar mas vamos esquece-la.
Há uma estatistica que diz que 94% das vezes, durante a sessão cash, o maximo ou minimo da sessão overnight irá ser quebrada.
Aqui tens já informação que podes usar no teu metodo/sistema de trading.

Podes fazer todo o tipo de trabalho estatistico que te possa ajudar na construção de um trade.
Vou te dar varios exemplos.
A sessão cash começa. Onde se situa essa abertura? Acima ou abaixo do fecho do mercado do dia anterior? Abre perto do maximo da sessão overnight ou abre perto do minimo?
Em termos estatisticos, se abrir acima do fecho do dia anterior e perto do maximo da sessão overnight, qual a probabilidade de continuar a subir, qual a probabilidade de inverter e vir testar o minimo da sessão overnight?

Quando a sessão cash abre, tens todos os sistemas de trading que jogam este tipo de estrategia a tomar posições.
Se tu tiveres uma ideia dessas estatisticas, podes também participar. Se a tua leitura de mercado te diz que poderemos nos proximos dias ver uma subida dos mercados, podes pegar neste tipo de estudo estatistico para encontrares o melhor momento para entrares na tua posição.

Podes também usar o volume. Imagina que por norma o ES negoceia em media na sessão overnight, 500k contractos. Imagina que estás a pensar abrir uma posição hoje mas até ao momento apenas foram negociados 200k contractos e faltam 30 minutos para a sessão cash abrir.
O que pode significar esta falta de participação na sessão overnight? Vão sair alguns dados economicos às 8:30 que os traders estão à espera de ver antes de entrar no mercado?

Depois tens o fecho dos mercados. Qual o preço medio negociado hoje, por norma medido pelo indicador VWAP (este é o indicador que os fundos usam para medir o preço medio das suas posições, se compras convem comprares abaixo do VWAP, se vendes convem venderes acima do VWAP)? A cotação actual está acima ou abaixo desse valor? Se estiver abaixo e se a tendencia do dia tem sido de alta, é possivel que até ao final da sessão exista um rallie até ao VWAP. Se estiver acima e se a tendencia do dia tiver sido de baixa, poderás ver um sell off. Ou o inverso.
Podes fazer trabalho estatistico com estes dados e tentares encontrar algo que possas usar no teu trading.

Obviamente que necessitas de dados intraday para este tipo de estudo mas como é obvio, nada te diz que estes estudos servem apenas para fazer daytrade.
Estes estudos sao optimos para te dar um contexto quando analisas o mercado num time frame superior, por exemplo, um grafico diario.

Relativamente a epoca de resultados, aqui estava-me a referir a usar opções e tirar partido das diferentes estrategias que existem.
Vou-me abster de fazer mais comentarios pois não sou fluente em opçoes. Sei que são um instrumento fantastico para negociares e que no futuro espero aprender mais sobre elas mas de momento, o meu foco não é esse.

No que diz respeito ao fecho de opções e futuros, os jogos aqui, na sua maioria, são feitos ao nivel dos grandes investidores/especuladores e não tanto ao nivel dos HFT's, no sentido de que se existe "alguem" com uma grande posição num determinado strike, esse "alguem" vai fazer de tudo para executar o trade nesse strike, ou seja, vai fazer de tudo para segurar o mercado perto desses valores e isso acaba por abrandar o mercado de tal maneira que o torna impossivel de negociar pois fica fechado num pequeno trading range, fazendo tempo para que essa posição seja fechada naquele determinado strike.
Na semana de fecho de futuros e opções os jogos são imensos e o mercado pode por vezes ficar mais erratico do que é normal.
Pessoalmente, essa semana, é para esquecer pois é impossivel ler o que quer que seja.

Registado: 14/12/2015 13:12

por danieljpires » 2/11/2016 23:11

secalhar era melhor abrir um topico novo, mas se for o caso abrimos:

Bem vou colocar um link com videos interessantes em Portugues (algo parecido ao SNB-U) mas com o mesmo software.
Aqui a diferença é que os Brasileiros tem acesso ao nivel III o que dá uma vantagem gigante (saber qual o broker e quantidade de contratos)

Tem até palestras interessantes sobre scalping, detecção Twap, Iceberg, etc, mas este é um mundo que nao me meto.

Nota: eles falam muito do futuro do Bovespa e do Dollar real, mas cuidado que esta moeda exotica negoceia-se de uma maneira diferente das major e minors, pois enquanto as majors e minors são negociadas em multiplos servidores anulando a analise de fluxo de ordem o dollarreal é negociado somento em 2 bolsas a de Chicago e Sao paulo o que torna a leitura mais facil

aqui o link para perceberem alguns conceitos (ate tem entrevistas com tesoureiros de brandes bancos de investimento)

http://scalpertrader.com.br/como-rastrear-e-tirar-proveito-das-grandes-ordens/

por Ogratuito » 2/11/2016 22:53

Muito bem. Temos conversa interessante.
Estou muito de acordo em discutir questões práticas em vez de teorias e interpretações de padrões que os há para todos os gostos.
Sou novato nestas andanças embora frequente o forun há algum tempo. Neste momento negoceio Dax e Brent.
E falando em coisas práticas quando abre o mercado americano o Dax tem sempre grande movimento. Assim como de manhã na abertura. Portanto, boa altura para negociar.
Cumpts.

Registado: 9/1/2012 12:24

por danieljpires » 2/11/2016 22:45

Eu por acaso sou um dos que falam mal do day trade hahahhaa :) Sinceramente ja o disse o volto a dizer, não tenho vantagem tecnica, mas pode ser problema meu :)

O indian ressaltou uns pontos interessantes da tua conversa em cima que são interessantes discutir:

nomeadamente da antecipação e detecção do posicionamento dos resultados trimestrais,

antecipação do movimento das acções quando o smile de um contrato futuro das opções de move com mais força (quanto compram ou vendem grandes lotes de calls ou Puts em um contrato especifico)

Como retirar vantagem das compras TWAP, VWAP e detectar ordens Icebergs e assim aproveitar a onda das compras ou vendas dos executantes de liquidez

Não sei se vale a pena abrir um novo tópico, mas é mais interessante que falar sobre HFT, pois tecnicamente não temos dinheiro para pagar as maquinas e contratos com a CME (pelo menos falo por mim hahahhaha)

por GreatBear » 2/11/2016 22:35

Sim, tudo informação importante, se eu estivesse a construir um sistema HFT, competindo assim directamente com os restantes HFT's que operam no mercado.
Mesmo que eu estivesse a construir um sistema para competir directamente com os HFT's, para quê investir em antenas e fibra quando posso simplesmente alugar um servidor na CME e instalar lá o meu sistema e deixa-lo fazer o que ele foi programado para fazer? Simples, sem stress.

Common...

Eu não posso nem tento competir com os HFT's.
O meu trabalho como scalper é simplesmente observar o jogo deles e apostar nas apostas que eles estão a fazer.
Eu tenho que esperar que eles comecem a apostar para que lado o mercado vai pender, ver se as apostas são verdadeiras ou se estão somente a fazer bluff e decidir se aposto ou não.
Como o jogo dos HFT's é todo ele feito sobre o volume no bid e ask, é facil aceder a essa informação e assim aprenderes os jogos que se vão fazendo a esse nivel.
Mas como disse, nos produtos mais volateis, com menor liquidez, a leitura desse jogo torna-se bastante mais dificil (mas não impossivel).
A latencia pode ser naturalmente um problema. Se eu esperar em demasia, acabo por perder o barco devido aquele milesimo de segundo de atraso.
Dependendo do mercado em que negoceis, tens que ter valores fixos até onde podes perseguir um trade perdido.

Nunca irei entender o desdem que existe quando se fala em daytrade. É algo que me ultrapassa.
Por algum motivo as pessoas adoram falar mal do daytrade. :?

por indian_joe » 2/11/2016 22:01

GreatBear Escreveu:Que tal se começar a discutir como o retail trader pode tirar partido da volatilidade e dos movimentos que os HFT's produzem?
Que tal começar a discutir como tirar partido da epoca de resultados que produz sempre movimentos interessantes?

GreatBear ,

Podias falar um pouco mais sobre o que mencionaste mais acima. Os temas que abordaste são realmente bastante pertinentes.

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por danieljpires » 2/11/2016 20:18

Estas a ver não é assim tao dificil expores a tua verdadeira opiniao sobre o mercado :)

Mas estas a substimar o lapso temporal da propagação da informação

Se estas em Lisboa e se operas nos states e usas a linha fibra teras que saber que os scalpers em new jersey estao em vantagem devido a que a informação na fibra anda uma velocidade muito menor que a velocidade da luz e ainda por cima é obrigatorio usar amplificadores de linha em media de 500km a 500km o que reduz ainda o lapso temporal...( a luz na fibra é refracionada nao anda em linha recta) Ou seja para seres rentavel a tua infra-estrutura tem que ser profissional, ou se nao mais tarde ou mais cedo vais apanhar uns grandes sustos.

Porque isso a linha intercontinental de fibra que passa em lisboa e vai para os states, passa por frança, UK, Irlanda, terra nova e depois é que vai para jersey (isso é muita latencia)

Para conseguires ver os dados com um tempo razoavel a tua proper tera que ter antenas de trasmissão micro-ondas ou ondas curtas redirecionado para jersey (porque será que proibiram a frequencia AM) e assim poderão competir com no mercado dos USA embora tenhas desde 2008 que alongar os teus trades em vez de fazer scalping por poucos tiks.

Depois para poderes ter acesso ao fluxo de mercado o teu rasteador tera que agregar os contratdos de compra e de venda, para assumires a direcção do dia :) mas isso a tua plataforma tera que ter um plugin apropriado para não seres enganado por falsos rompimentos de preços.

É bom saber que ainda sobreviventes de scalping ainda por cima a operar desfavoravelmente em Lisboa, mas é um trabalho com os dias contados por motivos fisicos e de programação :)

Desejo-te com toda a sinceridade toda a boa sorte do mundo, pois o teu mundo não é facil e cada vez vai estar pior...

Na Europa os scalpers estao a virar-se para as penny e alongam muito os trades.

Quanto a se esta informação foi relevante para ti ou não, penso que deveria pois se não alongas as operações estarás a bater contra as ordens penduradas ISO, mas esse é outro tema interessante (as multiplas ordens que as bolsas americanas permitem e reduzem a tua fiabilidade).

por GreatBear » 2/11/2016 19:54

danieljpires Escreveu:Primeiro de tudo como bem o dizes,porque sair do mercado regulado para comprar e vender CFD no mercado nao regulado? Não faz sentido mesmo para quem gosta de intra....

Em segundo lugar nao me conheces e eu nao te conheço por isso fazer juizos de valor é um bocado estranho para quem usa alter egos!

O que afecta o teu trading? depende da tecnica que uses...

Se nao fizeres intraday ( e penso que qualquer pessoa com juizo foge do mercado intra) a analise de suportes e resistencia perde o seu efeito ou efectividade ou seja a tomada de decições tecnicas terão que ser conjugadas com fatores fundamentais - na pratica a analise tecnica perde validade

Depois de tens menos contraparte significa que a slipagem é maior (ou seja para mesma slipagem teras que ter um tamanho de posição inferior)

Depois devida a arbitragens entre futuros e ETF a leitura do Nivell II fica mais tóxica ou seja não consegues identificar correctamente o fluxo (bem, se gostas do forex nao necessitas do nivel II pois nao serve de nada quando os servidores estao em redor do planeta no ECN)

Agora dizes:

Sou daqueles que nao tenho stop e tomo todas as decizoes de uma maneira fundamental, tanto as entradas como as saidas - na pratica nao te vai afectar muito, mas se queres ganhar alfa teras que pensar que se o mercado se move com liquidez e com arbitragem ponderaras titulos que apartida poderão nao ter fundamentais fantasticos mas estarem a ser ajudados graças a sua ponderação nos ETF, vejamos o efeito baleia do BoJ nos seus titulos.

Sei que apartida ate nao pode ser interessante este tema, mas o que nao é interessante para uns pode ser interessante para outros :)

Se este tema não fosse do meu interesse podes ter a certeza que eu não estaria aqui.

Eu como não tenho juizo, sou um daytrader. Pior ainda, sou um scalper, aquela area do daytrade que muito boa gente afirma de pés juntos que morreu e que é impossivel alguém fazer disso vida.
Obviamente que existe requisitos para fazeres daytrade.
Teres tempo disponivel para estares das 14:00 as 19:00 (dependendo do mercado que negoceias) a frente do PC a negociares o mercado americano pois é realmente o unico que interessa. Quer dizer, o mercado alemão, nomeadamente os futuros do bund, bobl e eurostoxx funcionam muito bem e são optimos para o scalping, mas raramente os negoceio.
Negociares futuros, apenas futuros e nada mais que futuros.
Negociares 1 produto, apenas 1 produto e não mais que 1 produto, de cada vez. Seja ele ZB, ZN, ES, NQ, YM, ZC, ZS, 6E, CL, GC, aquele que tu quiseres e que tenha a volatilidade que mais gostes pois felizmente ha para todos os gostos nos dias que correm.
Aprenderes a ler o DOM (order flow) e teres 1 a 2 graficos para te darem o contexto do dia.

Depois baseado na volatilidade de cada produto, tens obviamente que adaptar o metodo de trading.
Não podes negociar o ZN da mesma forma que negoceias o CL.
Enquanto no ZN nao tens slippage, consegues entrar sempre no preço que queres e consegues colocar o teu stop loss a 2 ticks de distancia, no CL o slippage é o prato do dia e um stop loss que esteja a menos de 10 a 20 ticks do preço de entrada é um convite a ser estoirado.
Enquanto no ZN tens no bid e no ask, em media, 2500 contractos em cada nivel, no CL tens 20 contractos em cada nivel, fazendo dele o produto com maior volatilidade neste momento e onde todos os especuladores de topo estão.
Depois tens o factor HFT. ES e CL são os produtos que os HFT's mais gostam. I 1º porque negoceia imenso volume, o 2º porque é o mais volatil.
O ES ha uns anos negociava tipo treasuries, podias ler o DOM facilmente e a liquidez era maior, tinhas facilmente 1500 contractos de cada lado (bid/ask). Nos dias de hoje, tens 500 no maximo ou até há periodos que podes ter 1000 contractos de cada lado mas na maioria é tudo spoofs.
É aqui que realmente o scalper começa a ter algumas dificuldades pois por vezes não tem capacidade de ler o DOM devido a velocidade a que os trades se processam.
Felizmente há varios mercados a escolha e para aqueles que não gostam de mercados rapidos, existem mercados mais lentos, tipo treasuries, grains ou mesmo as currencies.

Tens depois outras razões de escolha do produto a negociar. Por exemplo, tens o racio tick to commission.
Por exemplo, o ZB é o produto com o melhor racio pois cada tick equivale a $31.25 e se tiveres uma comissão de $3.50 round turn, ora isso é apenas 11% do valor do tick. Sem sombra de duvidas o melhor do mercado, daí o facto de o ZB ser negociado pela grande maioria dos traders profissionais.

Sim, os HFT's vieram trazer algumas dificuldades aos daytraders, nomeadamente aos scalpers, mas isso não impede de o metodo continuar vivo e recomendavel, ao contrario do que tu e muito boa gente diz.
Tu não gostares de daytrade, eu compreendo, é natural, não é para todos pois é necessário tempo e a grande maioria das pessoas está nos mercados apenas procurando uma segunda fonte de rendimento, em part time, não a tempo inteiro, mas claramente que estás fora do teu dominio e não fazes ideia do que estás a falar quando te referes a daytrading.

Para mim todos os metodos são validos, até aqueles que se baseam nas fases lunares :)
A questão aqui é o que fazer com a informação que nos é dada e aqui, é a total loucura.
Discute-se coisas que em nada ajudam o trader a negociar.
São as continuas frases do Soros e do Buffet que são completamente irrelevantes para o comum dos retail traders. São as constantes noticias irrelevantes de como os HFT's estão a destruir os mercados, de como a volatilidade está a afastar as pessoas dos mercados.
Que tal se começar a discutir como o retail trader pode tirar partido da volatilidade e dos movimentos que os HFT's produzem?
Isto sim são temas que o retail trader deveria estar interessado em discutir, em aprender, pois os resultados podem ser directamente aplicados ao metodo de trading que usam.

Estarem preocupados com a diminuição da liquidez em termos gerais, não tem nenhuma tradução na vida real, especialmente quando estamos a falar de trading the curto prazo, swing trade de alguns dias.
Mas mesmo no médio a longo prazo, continuo sem ver qual a validade de nos preocuparmos com isso, especialmente quando estamos a falar para o tipico retail trader que frequenta um forum de internet, que negoceia na casa das dezenas ou mesmo centenas de acções.
Obviamente se negociarmos na casa dos milhares de acções e mesmo futuros, aí sim a quebra de liquidez será uma informação importante pois poderá colocar restrições aquando de querermos diminuir ou mesmo fechar a nossa posição.

Resumindo, preocupem-se com aquela informação pertinente para o espaço temporal em que negoceiam e que possam usar directamente no vosso trading.

por danieljpires » 2/11/2016 16:36

Primeiro de tudo como bem o dizes,porque sair do mercado regulado para comprar e vender CFD no mercado nao regulado? Não faz sentido mesmo para quem gosta de intra....

Em segundo lugar nao me conheces e eu nao te conheço por isso fazer juizos de valor é um bocado estranho para quem usa alter egos!

O que afecta o teu trading? depende da tecnica que uses...

Se nao fizeres intraday ( e penso que qualquer pessoa com juizo foge do mercado intra) a analise de suportes e resistencia perde o seu efeito ou efectividade ou seja a tomada de decições tecnicas terão que ser conjugadas com fatores fundamentais - na pratica a analise tecnica perde validade

Depois de tens menos contraparte significa que a slipagem é maior (ou seja para mesma slipagem teras que ter um tamanho de posição inferior)

Depois devida a arbitragens entre futuros e ETF a leitura do Nivell II fica mais tóxica ou seja não consegues identificar correctamente o fluxo (bem, se gostas do forex nao necessitas do nivel II pois nao serve de nada quando os servidores estao em redor do planeta no ECN)

Agora dizes:

Sou daqueles que nao tenho stop e tomo todas as decizoes de uma maneira fundamental, tanto as entradas como as saidas - na pratica nao te vai afectar muito, mas se queres ganhar alfa teras que pensar que se o mercado se move com liquidez e com arbitragem ponderaras titulos que apartida poderão nao ter fundamentais fantasticos mas estarem a ser ajudados graças a sua ponderação nos ETF, vejamos o efeito baleia do BoJ nos seus titulos.

Sei que apartida ate nao pode ser interessante este tema, mas o que nao é interessante para uns pode ser interessante para outros :)

por GreatBear » 2/11/2016 16:14

Para que é que eu quero a guitarra se não sei tocar? :P

OK, vou pegar em tudo o que disseste, independentemente se concordo ou não pois isso é agora irrelevante e vou perguntar-te o que fazer com essa informação?

Como posso eu usar essa informação no meu trading?
O facto da liquidez estar a cair em termos generalizados impede de alguma forma o teu trading?
Se este ano a liquidez caiu, vamos dizer 10%, o que raio quer isso dizer relativamente ao teu trading? Vais mudar o quê? Vais negociar menos, vais ampliar o teu espaço temporal, vais diminui-lo?
OK, os ETF's estão a secar o mercado. Em que é que isso influencia as tuas decisões de trading? Vais comprar GOOG porque... não vais comprar GOOG porque...

Vamos dizer que há uma fuga do mercados de acções para o Forex e para os CFD's (qual é o profissional que no seu perfeito juizo abandona um mercado regulado e passa a negociar num mercado desregulado? esta tua ideia mostra o teu desconhecimento de como os traders profissionais trabalham), pergunto, qual a informação que retiras daqui para aplicares no teu trading?

Toda esta informação pode ser interessante para discutir num jantar de amigos mas é completamente irrelevante quando começamos a falar de trading.
Tu estás a falar para retail traders que têm uma conta entre os 5k e os 10k euros, que querem ter uma fonte de rendimento externo e que aqui vêm para obter ideias validas para poderem usar.
Eles vêm o teu video e ficam a perguntar o que raio fazer com essa informação?
Como utilizar a informação que deste aquando da minha compra de 2 contractos do ES, ou dos meus 100 CFD's da GOOG?
Qual a influencia dessa informação nos proximos 5 dias pois é o espaço temporal em que negoceio?

por danieljpires » 2/11/2016 15:15

Os estudos valem o que valem, por isso as tuas como as minhas palavras também...

Por isso se os estudos valem zero para ti entao so posso dizer-te uma coisa: Fica com a Guitarra que não me importo :)

Aqui um esquema de negociação de ETF :) no intraday

flexshares-how-do-etfs-work-chart2.gif
flexshares-how-do-etfs-work-chart2.gif (12.01 KiB) Visualizado 8229 vezes

Onde quero chegar com isto:

que cada vez é mais perigoso fazer trading intraday, pelo que eu pessoalmente vejo este mercado a morrer para os retail,
Que cada vez mais mais vale fazer swing que scalping devido aos riscos de volatilidade e de liquidez.
Queiramos ou não, haverão mais "falsos stops loss actuados"
Quanto a liquidez das noticias, dados macro etc, como bem dizes são pontuais, mas o que se verifica é que a liquidez está a cair de uma forma generalizada

E sim se não achas que os ETF retiram liquidez do mercado, bem...tenho que respeitar a tua opiniao, mas eu fico com a minha :)

Poderias contrapor com os seguintes pontos que são validos:

quanto a liquidez poderias argumentar que se trata de um efeito de participaçaõ de mercado, em que os players ja tem as suas carteiras construidas por isso não necessitam de ir sempre ao mercado, mas vemos tambem que o tamanho total de capitalização desses fundos estao a diminuir consideravelmente o que pode anular esta intrepretação.

tambem poderias dizer que os mercados estao a ficar sem liquidez devido a fuga para o Forex ou uso de derivativos como os CFD...mas ja sabemos ao ler um relatório de um broker CFD como ganham o dinheiro e não conseguem ter uma taxa de "regeneração de clientes" como pretendiam... Ou seja será que o ppl esta a fugir da bolsa por terem ficado nas lonas?

Mas tambem poderia ser que a taxa de criação/retetençaõ dos titulos ETF é tão forte que suga liquidez de outros intrumentos (futuros por exemplo), mas como expliquei no final, este desequilibro pode fazer com que haja desde flashcrash ou volatilidade fora do normal.

por GreatBear » 2/11/2016 14:43

danieljpires Escreveu:Agradeço a tua critica constructiva mas verifico que não leste os estudos académicos que coloquei no video...

Estas razões que levantei, não fui a primeira pessoa a levantar(mete no google e veras muitas pessoas a dizer o mesmo que eu :) , mas se pensares um bocado nas razões que indiquei veras que são todas plausiveis...

Se não achas que os ETF estao a secar os mercados entao quero ler a tua explicação para os seguintes eventos:

Porque a liquidez de mercado ter caido ano apos ;
porque a liquidez foge para o final da negociação;
porque o fenomeno da volatilidade dos grandes titulos
porque aconteceu o flash crash desta sexta no futuro do AEX

Se leres os estudos e analisares com uma mente aberta veras que todas as razões que indiquei são plausiveis, inclusive a fuga de volatilidade das small caps para as big caps

Nota: este lugar serve para debatermos não é um clube de combate :)

Combate? Nah, eu fujo dos combates. Não tenho pachorra nem ganho nada com isso.
Debate? Sim, esses sim são interessantes de se ter.

Esses estudos de que falaste valem ZERO no mundo real, um mundo em que tu acordas e tens que negociar, ou não, de acordo com o teu metodo.
Para os academicos, aquele pessoal que nunca negociou um unico contracto na vida, que ganham a vida a fazer estes estudos, porreiro, depois de algumas semanas (ou dias?) a trabalhar no dito cujo, vão para casa felizes e contentes pois justificaram o ordenado desse mes com esse estudo.
Para aqueles que vivem dos mercados e todos os dias têm que tomar decisões entre comprar, vender, ficar quieto, volto a dizer, esse tipo de estudo é completamente irrelevante e não perco o meu tempo a le-los.

Há que saber separar as coisas. Quanto menor o espaço temporal de negociação, menor o interesse nesse tipo de estudo.
Tu disseste que não fazes daytrade e que preferes o swing trade(?), o som do video dificulta o entendimento. Se é esse o teu metodo preferencial de negociação, porreiro, mas explica-me para que raio tens tu necessidade de saber que os ETF's estão a secar os mercados. O que é que isso influencia a tua negociação?
É isso que eu não entendo. Se o teu interesse nesse tipo de estudo é puramente intelectual, tudo bem, mas pegar nesse estudo e fazer dele algo valido para o teu trading, ultrapassa-me!

A questão da liquidez tem muito que se lhe diga.
Vejo que acompanhas o Eric Hunsader. De inicio também acompanhei mas com o passar do tempo o tipo começou somente a falar sobre coisas completamente inuteis e que em nada ajudam os traders. Para ele tudo é um flash crash, tudo é culpa dos HFT's. Não há pachorra!
Nós já sabemos que os HFT's são donos e senhores do order flow e como tal, tens periodos onde realmente a liquidez desaparece pois os "algos" retiraram grande parte das ordens e aguardam por um sinal para voltar ao mercado. Quer dizer, eles nunca saem do mercado, apenas reduzem a exposição até que esse sinal seja dado.
Podes dizer que os HFT's retiram liquidez dos mercados am alguns periodos mas noutros, são os HFT's que produzem a liquidez necessaria para se negociar com spreads bid/ask e slippage diminutos. Aliás, como sempre aconteceu. A diferença é que agora as coisas acontecem em milesimos de segundo.

Há periodos que simplesmente nos devemos manter afastados dos mercados pois a liquidez simplesmente desaparece.
Por exemplo, aquando do anuncio de dados economicos. Se tu negociares atravez de um DOM, vais ver com os teus proprios olhos essa liquidez desaparecer e vais ver ela voltar segundos depois dos dados sairem.
É normal esta diminuição de liquidez antes destes dados pois os traders não se querem expor aquando da noticia e retiram do mercado as ordens que têm. Repito, é absolutamente normal e não tem nada a ver com ETF's.

Não sei se leste o que escrevi em cima mas eu dei razões porque a liquidez aumenta no final da sessão. Sempre foi assim e sempre será assim.
Os "algos" precisam de fechar as posições antes do mercado fechar. Os daytraders precisam de fechar as suas posições. Tens depois os traders que se posicionam para o dia seguinte e para a overnight. Tens obviamente os ETF's a acertarem as suas posições. Tens basicamente todos os intervenientes dos mercados a acertarem as contas do dia e é ABSOLUTAMENTE NATURAL esse aumento do volume, liquidez, volatilidade...
Não há aqui nada de misterioso, de estranho.

Qual fenomeno nos grandes titulos?
Também respondi em cima. Os traders e os fundos negoceiam as maiores empresa pois são as mais conhecidas, toda a gente as quer negociar, o que aumenta o volume de negociação e a liquidez.
Os pequenos traders é que têm esta ideia de negociar penny stocks e outras acções que negoceiam meia duzia de acções por dia, onde o spread bid/ask pode ser enorme, tal como o slippage.
As acçoes a negociar, especialmente para fazer trading de curto prazo, deverão ser sempre as grandes acções pois é aí que se concentra o capital com capacidade de fazer mover os preços.
Não é fenomeno nenhum, é somente bom senso, negociar o que realmente mexe.

Não faço a menor ideia do que aconteceu no AEX. Não negoceio nesse mercado, logo, não perco tempo a analisar algo que não negoceio.
Mas aposto contigo que nada tem a ver com ETF's.

Não ha fuga de small caps para large caps.
O que por certo existe é uma rotação no investimento que sempre existiu nos mercados.
Se tens as big caps a fazerem maximos historicos consecutivos é normal que os grandes fundos de investimentos e especuladores direccionem as suas baterias para esse sector.
Não há nada de anormal nisso.
Mas eu pergunto de novo, o que raio te interessa a ti a rotação dos sectores quando tu negoceias num espaço temporal de, vamos dizer, 5 dias?

O pessoal perde demasiado tempo a discutir e a preocupar-se com coisas que em nada influenciam o seu trading.

O que realmente interessa para o teu trading, foi precisamente tudo aquilo que não falaste.
Detectaste uma rotação das small caps para as large caps. OK, vais também direcionar o teu trading tambem para as large caps. Aquelas com maior volume/liquidez/volatilidade etc...
Detectaste uma maior volatilidade na abertura e fecho dos mercados. OK, então se se adaptar ao meu metodo, será nesses periodos que eu irás negociar, tirando partido dessa volatilidade.
Detectaste que a meio da sessão ha menos volume e menos volatilidade. OK, se se adaptar ao teu metodo, irás evitar de negociar nesse periodo.

Tu em vez de pegares no que detectaste e usares a teu favor, no teu trading, tu passaste 56 minutos a falar sobre nada!
Não estou a dizer que o tema não seja interessante intelectualmente mas em termos practicos, de aplicação no teu trading, vale ZERO!

É isto que as pessoas têm que começar a pensar.
OK, leram um artigo, leram um estudo que acharam interessante. A pergunta que têm que fazer é, esse estudo tem algo que eu posso aplicar directamente no meu metodo de trading?
Sim, OK, como posso eu testar esse estudo para poder eu proprio comprovar o que lá está escrito e ver assim a sua real aplicação?
Não, guarda na gaveta e segue em frente.

por danieljpires » 2/11/2016 1:03

Agradeço a tua critica constructiva mas verifico que não leste os estudos académicos que coloquei no video...

Estas razões que levantei, não fui a primeira pessoa a levantar(mete no google e veras muitas pessoas a dizer o mesmo que eu :) , mas se pensares um bocado nas razões que indiquei veras que são todas plausiveis...

Se não achas que os ETF estao a secar os mercados entao quero ler a tua explicação para os seguintes eventos:

Porque a liquidez de mercado ter caido ano apos ;
porque a liquidez foge para o final da negociação;
porque o fenomeno da volatilidade dos grandes titulos
porque aconteceu o flash crash desta sexta no futuro do AEX

Se leres os estudos e analisares com uma mente aberta veras que todas as razões que indiquei são plausiveis, inclusive a fuga de volatilidade das small caps para as big caps

Nota: este lugar serve para debatermos não é um clube de combate :)

por GreatBear » 1/11/2016 23:08

Um video de 56 minutos? Queres matar o pessoal de tédio? :shock:
Videos de analises não deverão ir além dos 15 minutos cada, no maximo.
Se o tema é extenso, divide o video por topicos para mais facilmente as pessoas possam selecionar o que lhes mais interessa e não terem que estar 56 minutos a ver um video que a unica coisa que pode interessar está nos ultimos 10 minutos do video.

Outra coisa, quando desenhares o aparelho reprodutor masculino num video aconselho a colocares uma bolinha vermelha no canto superior direito para não ferires susceptibilidades :wink: :P

Agora o tema em concreto, ha aí algumas coisas onde tu meteste os pés pelas mãos.

Os traders estão a trocar os futuros por ETF's? :?
São dois instrumentos com finalidades completamente diferentes, os futuros são instrumentos de especulação enquanto os ETF's são instrumentos de investimento de medio a longo prazo. Em termos de custos, fica mais barato "transportares" um ETF para os proximos meses do que um futuro, onde tens os custos do rollover.
Obviamente que os traders em vez de andar com uma posição do ES durante meses a fio, a pagar rollovers, preferem antes construir uma posição no SPY. Tal como preferem ter uma posição no TLT, QQQ, GLD, etc... optando pelos futuros apenas para daytrade ou mesmo hedge relativamente a posição que têm no respectivo ETF.

E por falar em daytrade, apenas vai estar confinado ao horario dos mercados na abertura e no fecho? No meio da sessão vai estar sujeito a flash crashes? :?
Ha anos que os mercados não estão tão bons para o daytrade como agora. Tens volatilidade a rodos, especialmente na abertura e no fecho.
Sim, a abertura tem imensa volatilidade, com os traders que trazem posições do dia anterior e da sessão overnight e fecharem ou a fazerem um rearranjo das posições e sim, o fecho tem imensa volatilidade pois os traders, especialmente os daytraders têm que obrigatoriamente de fechar posições e outros têm que se posicionar, quer seja para a sessão overnight, quer seja para o dia seguinte.
Sim, os ETF's obviamente terão que reajustar as suas posições mas é todo um conjunto de situações que provoca os spikes no fecho da sessão e não apenas devido aos ETF's. Muitos antes dos ETF's estarem na moda já existiam spikes no fecho do mercado. Não há manipulação, não há nada de estranho. Business as usual.

Os ETF's são os responsaveis pelos flash crashes? :?
Um flash crash é apenas um nome pomposo para algo que sempre existiu no mercado mas agora é exponenciado pelos HFT's. Não tem nada a ver com os ETF's.
O facto da maioria das ordens que entram no mercado serem geradas por computadores (sistemas de trading automaticos), se todos os sistemas retirarem as ordens de compra que têm abaixo do mercado ao mesmo tempo, o que é que acontece?
Ha uns anos atras, os traders colocavam e retiravam as ordens do mercado manualmente, quer por telefone para o floor, quer por click do rato na sua plataforma de trading. Havia ali alguns segundos de ajuste entre compradores e vendedores o que, a acontecer um crash, este iria demorar minutos ou mesmo horas.
Com os HFT's, passamos de minutos a segundos ou mesmo a milesimos de segundos e é aqui onde está a mudança de paradigma.
Se os sistemas detectam, por algum motivo, uma diminuição do numero de ordens que estão no lado da compra, abaixo do mercado, eles ajustam e retiram também eles algumas ordens, e assim sucessivamente até não existir ninguem que sustenha qualquer tipo de ordem de venda.
A partir deste momento, os sistemas detectam a falta de ordens de compra e começam a dar ordens de venda, cada vez maiores a medida que os preços vão caindo mais.
É verdade que para uma ordem de compra existe uma ordem de venda equivalente o problema é que se retirares todas as ordens de compra no intervalo de $2, o titulo vai cair $2 assim que apareça o primeiro comprador para quem está a vender $2 abaixo.
Novamente, é o mercado a funcionar como funciona ha centenas de anos, a lei da oferta e da procura.
Podes dizer que os HFT's vieram desvirtuar um pouco essa lei, algo que eu tendo a concordar, mas como tudo na vida, é algo a que nos temos de adaptar.

Quando falas no S&P500 e em ETF's, estás a falar de que ETF? SPY?
Tu por acaso sabes como é constituido o SPY?
Tu falas de como os ETF's têm que replicar os indices mas depois dizes que os ETF's compram os titulos com maior peso do mercado. :shame:
Aconselho a dares uma vista de olhos ao site do SPY https://www.spdrs.com/product/fund.seam?ticker=SPY

A GOOG, a APPL, a AMZN, entre outras são das mais volateis/mais negociadas devido a varias razões.
Em termos de notoriedade, são das mais conhecidas, logo, atraem todo o tipo de investidores e especuladores o que gera um enorme volume de negociação, facilitando a mesma pois em termos de slippage, este será quase inexistente, tal como a facilidade de entrar e sair dos titulos a qualquer hora do dia.

Eu aconselho a pesquisares melhor sobre os temas que discutes nos teus videos pois apesar de estares a dar a tua opinião, que é tão valida como qualquer outra, neste caso concreto, estás a misturar alhos com bugalhos e a induzir as pessoas em erro.

por ricardmag » 31/10/2016 20:10

Se for preciso fazer um crowdfunding para o micro avisa :twisted: :mrgreen:

O ciclo do cobre parece interessante. Não era má ideia criar uma votação aqui no forum

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por danieljpires » 31/10/2016 20:02

Acho que o problema é mesmo na fraca qualidade do micro.
Já o substitui uma vez mas parti-o e tive que usar o antigo micro.
Tenho que mandar vir um novo mas ainda não tive tempo (paciência) de mandar vir um novo no ebay
Vou tentar baixar o volume do micro pois tb sinto que parece que estou a gritar e a cortar algumas palavras...

Obrigado pelas dicas ricardo (está semana vou mandar vir um micro novo) mas teremos que aguentar mais umas duas semanas com este som horrível :( até que chegue...

Para a semana estava a pensar em dois temas: mas vocês escolhem

Ou falo sobre a taxa tobin e o que indicam os estudos acadêmicos (vantagens e desvantagens para os respectivos mercados vs receitas governamentais)

Ou falo como se deve analisar o ciclo do cobre (tem um ciclo diferente dos outros metais devido a durabilidade dos equipamentos e instalações que é usado, o que tempos a tempos só deve ser usado para analisar crescimento ou maturidade de uma economia é não como indicador expansão econômica...

Deixo aqui o desafio para escolherem o tema da próxima semana :)

por ricardmag » 31/10/2016 19:51

Caro daniel, desde já obrigado pela partilha.

Uma sugestão.
Podias dar um jeito no som, muitas vezes parece que estás a berrar, chega até a incomodar ...
Não é que perceba muito mas parece-me que o problema do som pode estar num mix de alto volume de gravação, baixa qualidade ou está a ser aplicado um ganho do volume.
Dá a sensação que por vezes vai ao "corte", que faz com que não se perceba o que dizes.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

ETF - A arma de Destruição dos mercados - Aberto

por danieljpires » 31/10/2016 15:14

Hoje o tema que irei abordar é sem duvida polémico e interessante!

Antes do mais caso ainda não tenham descarregado os primeiros capítulos do nosso livro poderão fazer aqui

Toda a gente fala sobre a bolha dos QE’s e o dano que isso causará no longo prazo, mas ninguém ou pouca gente fala de um instrumento financeiro que está a destruir e a distorcer completamente o mercado e esse activo é o ETF!

Embora simplifique a vida dos investidores, a longo prazo estes instrumentos causam distorções nos mercados e isso faz com que o mercado possa ter flash crash super poderosos!

Também graças a este tema irei indica mais uma razao porque uma pessoa não deve ser daytrader

O que iremos abordar no vídeo para mostrar que os ETFs são uma arma de destruição massiva?

Retrospectiva histórica
O que são os ETF/ETC
Como replicam o mercado ou ativo
Quem emite estes ETF (interesses encobertos?)
Quem compra este instrumento e vamos dividir em categorias: Retalho, Fundos, Brokers e Banca
Relação entre fluxo de compra de Fundos clássicos versus ETF
Crescimento exponencial do uso deste instrumentos
Alternativas que os fundos clássicos tiveram que optar para ser alternativa aos ETF’s
Estudos académicos que demonstram o incrementar da volatilidade das bolsas e principais activos de um índice
Diminuição da liquidez dos mercados
Distorção dos mercados nas aberturas e fechos
Aumento da actuação dos HFT nos horários intermédios
Distinção entre volume, liquidez e liquidez de HFT
Distorção da volatilidade entre Small Caps e Big Caps
Teoria de reflexibilidade e distorção da direccionalidade
AUMENTO DE PROBABILIDADE DE FLASH CRASH E PANICOS DE MERCADO!
Bonus: mostro uma carteira de markoitz que construímos ha um ano num video de formação relativo a carteiras de markowitz e vemos que a nova mova de fundos roboticos ou Fundos ETF automaticos são afectados pelos riscos sistémicos (beta do mercado)
Editado pela última vez por danieljpires em 6/2/2017 10:13, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 168 visitantes