Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic Direitos sobre cônjuge

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off-topic Direitos sobre cônjuge

por Pata-Hari » 28/10/2016 16:33

O ideal é tornares-te procurador da conta da mãe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Off-topic Direitos sobre cônjuge

por Ativo » 28/10/2016 15:08

Não tenho formação jurídica, mas a minha experiência de vida diz-me que, tornando-se segundo titular da conta bancária da sua mãe, metade do saldo da conta passa a ser afeto a si, ou seja, metade do saldo da conta passa a ser considerado seu.

Em caso de divórcio, a sua parte no saldo da conta bancária da sua mãe, seria dividida igualmente por si e pela sua esposa, visto tratar-se de um bem do casal, pois foi adquirido na vigência do casamento.

Em caso de morte, se tiver filhos, metade do saldo da conta bancária da sua mãe, seria herdada pela sua esposa e filhos; se não tiver filhos seria herdada pela sua esposa e sua mãe.

Registado: 24/1/2014 17:24

Off-topic Direitos sobre cônjuge

por JorgeM2014 » 28/10/2016 12:30

Bom dia.
Precisava de uma informação da área do direito para tomar uma decisão familiar.
A minha mãe é viúva e eu sou filho único. Minha mãe tem uma conta numa entidade bancária e deseja que eu faça parte da conta como segundo titular.
A minha pergunta é a seguinte. Se eu passar a pertencer à conta e me acontecer algum infortúnio de morte ou divórcio a minha esposa poderá ter direito aos capital da referida conta?
Pergunto porque do ponto de vista moral o dinheiro e aplicações financeiras nada relacionadas com as nossas poupanças como casal (casamento comunhão de adquiridos) mas sim de toda uma vida e trabalho dos meus pais.
Agradeço profundamente a simpatia de respostas por quem sabe ou passou por situações idênticas.
Obrigado.
Jorge Mendes.

Registado: 25/5/2014 19:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Àlvaro e 185 visitantes