Declaracao de irs
Re: Declaracao de irs
Boa tarde,
Depois de tanto pensar, procurar e re-re-re ver a declaração de irs que entreguei acho que descobri o que quer dizer a anomalia "J60-codigo pais inexistente".
Tive de preencher o anexo J onde declarei etf's americanos e os seus dividendos. Tudo direitinho com código 840 respeitante à América. Portanto o código de pais relativo aos dividendos e mais valias estava correto mas.... esqueci-me de no quadro 3 "identificação sujeito passivo" indicar a minha nacionalidade. Deixei em branco. Bolas pah podiam ter dito logo que DEVE SER ESSE ERRO!!! Segunda vou as finanças ver o que dizem.
Fica a informação para o caso de alguém precisar dela
Depois de tanto pensar, procurar e re-re-re ver a declaração de irs que entreguei acho que descobri o que quer dizer a anomalia "J60-codigo pais inexistente".
Tive de preencher o anexo J onde declarei etf's americanos e os seus dividendos. Tudo direitinho com código 840 respeitante à América. Portanto o código de pais relativo aos dividendos e mais valias estava correto mas.... esqueci-me de no quadro 3 "identificação sujeito passivo" indicar a minha nacionalidade. Deixei em branco. Bolas pah podiam ter dito logo que DEVE SER ESSE ERRO!!! Segunda vou as finanças ver o que dizem.

Fica a informação para o caso de alguém precisar dela

- Registado: 8/3/2014 19:34
[/quote]Boa Tarde Penaf,
Na tua situação já não há mais nada a fazer a não ser esperar, indo ver de vez em quando se fica "certa". Posso te dizer, é que às vezes pode demorar 2 semanas...ou um pouco mais. Mas isto com a mudança de governo tanto pode sair mais cedo ou mais tarde...sexo dos anjos outra vez....
Mas se voltar a ter anomalias aconselho ir pessoalmente às finanças...
Cumprimentos[/quote]
Boa tarde OCTAMA, vou aguardar então, se levantarem algum problema vou lá.. hospitais e finanças só em caso de vida ou morte
Obrigado
Na tua situação já não há mais nada a fazer a não ser esperar, indo ver de vez em quando se fica "certa". Posso te dizer, é que às vezes pode demorar 2 semanas...ou um pouco mais. Mas isto com a mudança de governo tanto pode sair mais cedo ou mais tarde...sexo dos anjos outra vez....
Cumprimentos[/quote]
Boa tarde OCTAMA, vou aguardar então, se levantarem algum problema vou lá.. hospitais e finanças só em caso de vida ou morte

Obrigado
JR62 Escreveu:investor2 Escreveu:bigest Escreveu:Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
Por acaso é uma boa pergunta... A minha também foi considerada certa mas não consigo ver o valor do reembolso em lado nenhum no portal das finanças. Alguém sabe dizer em que sitio no portal das finanças vai aparecer o valor que vou receber?
No Portal clicar em :
Início ... Os Seus Serviços.... Consultar..... Situação Fiscal Integrada ....Declarações Modelo 3 , abre um quadro com as declarações de IRS entregues nos últimos 5 anos ,na coluna "liquidação" se lá estiver uma referência numérica clicar e aparece a nota de liquidação.
Obrigado pela dica JR62. Apesar de validada ainda não me aparece lá nenhum número. Vou aguardar até aparecer.. Obrigado
- Registado: 29/11/2007 12:27
OCTAMA, eu entreguei a minha declaração no início de Maio, fui informado dia 27/05 que foram detectadas divergências. Rapidamente as identifiquei e submeti dia 31/05 nova declaração rectificada acompanha de um texto justificativo da prévia falha. Neste momento continuo a "aguardar validação".. o método nova declaração e justificação funciona ou será melhor levantar o rabinho e ir lá perguntar se está tudo bem ?
Obrigado[/quote]
Boa Tarde Penaf,
Cumprimentos
Obrigado[/quote]
Boa Tarde Penaf,
Cumprimentos
- Registado: 19/4/2016 10:08
investor2 Escreveu:bigest Escreveu:Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
Por acaso é uma boa pergunta... A minha também foi considerada certa mas não consigo ver o valor do reembolso em lado nenhum no portal das finanças. Alguém sabe dizer em que sitio no portal das finanças vai aparecer o valor que vou receber?
No Portal clicar em :
Início ... Os Seus Serviços.... Consultar..... Situação Fiscal Integrada ....Declarações Modelo 3 , abre um quadro com as declarações de IRS entregues nos últimos 5 anos ,na coluna "liquidação" se lá estiver uma referência numérica clicar e aparece a nota de liquidação.
- Registado: 21/1/2014 1:40
OCTAMA Escreveu:investor2 Escreveu:bigest Escreveu:Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
Boa Tarde,
Não existe resposta exata para essa pergunta exceto que até 31/07 (ou primeira semana de Agosto...lol) em principio tudo deverá estar reembolsado...e os que pagam IRS deverão receber a nota de liquidação até essa data e pagam mais ou menos até 31/08 (ou primeira de Setembro...lol)...peso eu de que!
Acredito que possa haver algum critério de tesouraria relativo à prioridade dos reembolsos, pois os de montante inferior poderão ser devolvidos primeiro, mas por outro lado, se o cash existir nesse momento alguns de montante elevado também poderão o ser...portanto, conversa de sexo dos anjos...não vale a pena pensar mais nisto, o dinheiro vai aparecer estejam descansados! Exceto aqueles que tenham "anomalias" nas declarações...esses ainda terão algum "deserto" a caminhar indo à repartição de finanças (na minha opinião, nesse caso iria lá o mais rápido possível em vez de esperar pela carta oficial de "anomalias"...)...mas cada um sabe de si!
Cumprimentos
OCTAMA, eu entreguei a minha declaração no início de Maio, fui informado dia 27/05 que foram detectadas divergências. Rapidamente as identifiquei e submeti dia 31/05 nova declaração rectificada acompanha de um texto justificativo da prévia falha. Neste momento continuo a "aguardar validação".. o método nova declaração e justificação funciona ou será melhor levantar o rabinho e ir lá perguntar se está tudo bem ?
Obrigado
Editado pela última vez por Penaforte em 1/7/2016 17:41, num total de 1 vez.
investor2 Escreveu:bigest Escreveu:Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
Boa Tarde,
Não existe resposta exata para essa pergunta exceto que até 31/07 (ou primeira semana de Agosto...lol) em principio tudo deverá estar reembolsado...e os que pagam IRS deverão receber a nota de liquidação até essa data e pagam mais ou menos até 31/08 (ou primeira de Setembro...lol)...peso eu de que!
Acredito que possa haver algum critério de tesouraria relativo à prioridade dos reembolsos, pois os de montante inferior poderão ser devolvidos primeiro, mas por outro lado, se o cash existir nesse momento alguns de montante elevado também poderão o ser...portanto, conversa de sexo dos anjos...não vale a pena pensar mais nisto, o dinheiro vai aparecer estejam descansados! Exceto aqueles que tenham "anomalias" nas declarações...esses ainda terão algum "deserto" a caminhar indo à repartição de finanças (na minha opinião, nesse caso iria lá o mais rápido possível em vez de esperar pela carta oficial de "anomalias"...)...mas cada um sabe de si!
Cumprimentos
bigest Escreveu:Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
Quanto tempo leva a passagem de declaracao certa para emissao de reembolso?
- Registado: 12/2/2014 14:33
A minha foi finalmente considerada certa e validada HOJE!
Em divergências de facto não tenho nada.
Obrigado JR62,
Fui às finanças da minha zona e dizem que o erro é J60, código de pais errado.
Mas estive a ver com eles e tenho tudo direito exceto uma coisa. No anexo J o quadro 9.2 onde inclui mais valias, ao fazer chamar uma linha em vez de 921 (primeira linha) aparece 951 como se fosse quadro 9.5. Será este o erro? Aconteceu a mais alguém?
Fui às finanças da minha zona e dizem que o erro é J60, código de pais errado.
Mas estive a ver com eles e tenho tudo direito exceto uma coisa. No anexo J o quadro 9.2 onde inclui mais valias, ao fazer chamar uma linha em vez de 921 (primeira linha) aparece 951 como se fosse quadro 9.5. Será este o erro? Aconteceu a mais alguém?
Finalmente a minha já diz declaração certa! Pelos vistos como disseram aqui que até aparecer reembolso emitido ainda pode haver chatice, ainda não vou festejar antes do tempo.
- Registado: 11/1/2012 17:40
ZeNovato Escreveu:Bom dia pessoal,
Venho mais uma vez recorrer a vocês para tirar uma duvida.
Pela primeira vez entreguei o IRS como casado e depois deste tempo todo de espera vejo que hoje a minha declaração está com "declaração com anomalias".
Que faço? Espero que me digam alguma coisa ou tenho de submeter outra? É que nem sei que anomalia é, até porque penso ter incluído tudo direitinho.
Agradecia umas luzes PF...
Entras no portal das finanças vais ás opções "consultar" e depois "divergências" e vê se lá está algum assunto em aberto.
- Registado: 21/1/2014 1:40
Bom dia pessoal,
Pela primeira vez entreguei o IRS como casado e depois deste tempo todo de espera vejo que hoje a minha declaração está com "declaração com anomalias".
Que faço? Espero que me digam alguma coisa ou tenho de submeter outra? É que nem sei que anomalia é, até porque penso ter incluído tudo direitinho.
A minha tb foi ontem à noite validada 

- Registado: 15/9/2015 12:18
bogos Escreveu:A minha foi validade hoje....pena![]()
Mais uma (a do meu pai) que hoje passou a "declaração certa" - ao fim da tarde ainda não estava, mas ao ver os vossos comentários fui conferir e já está.
OCTAMA Escreveu:pmquelhas Escreveu:Só duas questões,
Questão 1:
Caso no trading se tenha um balanço neutro no final do ano, p.e.: A meio do ano perdi 50% e no final do ano recuperei-os, o estado taxa o que "recuperei"?
Caso prático (trading em diferentes títulos):
Cap. inicio do ano: 1000€
Cap. meio do ano: 500€
Cap. final do ano: 1000€
Hip. A) Estado retira 28% dos 2500€ "recuperados" a meio do ano
Hip. B) Estado não cobra porque o lucro é de 0€
Questão 2:
Os dividendos já são taxados quando os recebemos, têm eles de entrar como rendimentos, podendo prejudicar no IRS?
Boa Tarde pmquelhas,
Questão 1: Resposta - Hip. B) (mas operação a declarar, claro)
Questão 2: Não é obrigatório declarar dividendos. Mas, se o teu escalão no IRS é o da taxa de 14,5% é de ponderar, pois a probabilidade de recuperar uma boa parte dos 28% já taxados é real. Assim, há que declarar os dividendos junto com todos os outros rendimentos que se tenham de categoria E. Faz uma simulação e decide se compensa-te ou não e decide.
Cumprimentos
Muito obrigado OCTAMA
- Registado: 20/4/2016 13:48
_x_ Escreveu:Mais de um mês depois, lá apareceu a continha para pagar, nem me deixam ir de ferias com o guito.![]()
Boas X
A minha foi validade hoje....pena

Mas lá "traque" ser.....É o dinheiro mais mal gasto que tenho durante o ano.
Enfim.....
Há mais vida pala lá dos impostos.....
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Mais de um mês depois, lá apareceu a continha para pagar, nem me deixam ir de ferias com o guito.

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
pmquelhas Escreveu:Só duas questões,
Questão 1:
Caso no trading se tenha um balanço neutro no final do ano, p.e.: A meio do ano perdi 50% e no final do ano recuperei-os, o estado taxa o que "recuperei"?
Questão 2:
Os dividendos já são taxados quando os recebemos, têm eles de entrar como rendimentos, podendo prejudicar no IRS?
Boa Tarde pmquelhas,
Questão 1: Resposta - Hip. B) (mas operação a declarar, claro)
Questão 2: Não é obrigatório declarar dividendos. Mas, se o teu escalão no IRS é o da taxa de 14,5% é de ponderar, pois a probabilidade de recuperar uma boa parte dos 28% já taxados é real. Assim, há que declarar os dividendos junto com todos os outros rendimentos que se tenham de categoria E. Faz uma simulação e decide se compensa-te ou não e decide.
Cumprimentos
Só duas questões,
Questão 1:
Questão 2:
Questão 1:
Questão 2:
- Registado: 20/4/2016 13:48
Obrigado Octama e Dr Tretas pelas vossas respostas, fico mais tranquilo, se por acaso acontecer lá vou eu com a pouchete com os documentos debaixo do braço!
Fica o aviso a todos, se não querem ser chamados declarem rendimentos a mais, o estado agradece e não há divergências!(Cuidado que este comentário é a brincar!)

Fica o aviso a todos, se não querem ser chamados declarem rendimentos a mais, o estado agradece e não há divergências!(Cuidado que este comentário é a brincar!)

- Registado: 11/1/2012 17:40
Olá a todos!
Também recebi ontem o e-mail e dizer que a declaração foi considerada certa após validação central.
Quando vou a "consultar declaração" aparece-me "declaração certa". Pelo que vocês estão a dizer, enquanto não aparecer declaração com reembolso significa que ainda podem chamar para lá ir?
Isto é cá um confusão...
Também recebi ontem o e-mail e dizer que a declaração foi considerada certa após validação central.
Quando vou a "consultar declaração" aparece-me "declaração certa". Pelo que vocês estão a dizer, enquanto não aparecer declaração com reembolso significa que ainda podem chamar para lá ir?
Isto é cá um confusão...
BFerraz Escreveu:BFerraz Escreveu:Dr Tretas Escreveu:
Pois, já me aconteceu várias vezes... isto agora é só para despachar dentro do prazo do fim do mês, mas depois ainda vão cruzar informações à procura de divergências. Comigo encontram sempre por causa do englobamento de dividendos a 50%, depois lá tenho que explicar o que fiz, enfim, todos os anos tem sido istoa massa do reembolso só vejo lá para o fim do ano.
Isso é que me deixa um bocado alarmado! Já há uns anos que coloco sempre o valor da totalidade dos dividendos, com a opção de englobamento, este ano, depois de muito pesquisar e ler e perguntar sobre o assunto, lá me decidi a colocar pela primeira vez o valor pela metade, vamos ver o que acontece. Como se processa a situação Dr Tretas? É complicada a situação de resolver com a AT? Ainda pagas alguma multa pelo caminho, não? Já agora, quando colocava o valor todo, nunca deu divergência e pelos vistos é errado... mas disso, disso as finanças não querem esclarecimentos.
Eu citei o Dr Tretas, mas se alguém poder responder fico agradecido. Bons negócios para todos.
Bom, entretanto já responderam, pois é isso, se houver divergência tem que se ir às finanças com os papéis do banco e citar o art. 40-A do código do IRS a dizer que os dividendos só entram em 50%. Ao fim de algum tempo, eles entendem a situação e processam o reembolso, claro que tudo isto se traduz em muitas semanas de atraso...
Artigo 40-A CIRS: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs44.htm
Não há que ter receio pois a lei está do nosso lado, quando as finanças acham que há divergências destas o erro é deles, e portanto não há cá multas ou coisas do género a pagar. Se se armarem em parvos na repartição, é ameaçar com o livro de reclamações, infelizmente já tive que o fazer uma vez, acalmaram logo e chamaram a chefe, que resolveu logo o caso... enfim, a culpa nem a atribuo aos funcionários, simplesmente não lhes dão a formação necessária... só sabem lidar com as coisas corriqueiras, e esta do englobamento de dividendos não é claramente coisa que vejam todos os dias.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, cali010201, carlosdsousa, fatura.pt, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, ze couves e 114 visitantes