Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS - caso particular

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS - caso particular

por tonirai » 26/5/2016 13:44

JorgeM2014 Escreveu:O rendimento global até baixou pois a pensão de sobrevivência do meu pai é só 60%, baixou de 35.000 para 30.000 euros.

Que posso fazer mais? meus pais andavam a pagar no final de contas 300 e tal euros e agora são quase 3000. É aumento brutal.

Não acredito que haja algo a fazer... é mesmo assim.

O rendimento era de 35k para 2 pessoas, ou seja 17500 por pessoa... agora é de 30k para 1 pessoa - é muito mais.
Com esse valor para uma pessoa, passa ao escalão seguinte.

Para o fisco, é uma situação semelhante a seres parte de um casal (casados) em que recebes tu 30k e ela 5k, e declara junto;
Um dia, separas-te, e passas a declarar só tu o teu rendimento... os teus 30k só para ti - aumentas logo imenso o valor a pagar.

Registado: 19/4/2007 18:26

por JorgeM2014 » 26/5/2016 12:48

Seguindo vários conselhos fui pegar na simulação do ano anterior. Aqui que me espantou mais foi a taxa ter passado de 28,5% para, este ano 37%. Será que é porque o coeficiente conjugal ter passado de 2 para 1(a minha mãe estar viúva)?.

O rendimento global até baixou pois a pensão de sobrevivência do meu pai é só 60%, baixou de 35.000 para 30.000 euros.

Ainda fiz também simulação retirando anexos de herança indivisa e rendimentos prediais e verifiquei que a redução do valor a pagar é reduzida. Fiquei ainda mais convencido que o problema está mesmo na reformas e naquela taxa de 37%.

Que posso fazer mais? meus pais andavam a pagar no final de contas 300 e tal euros e agora são quase 3000. É aumento brutal.

Que acham?

Agradecia que me retratassem casos onde esteja a acontecer isto.

Registado: 25/5/2014 19:16

por acintra » 25/5/2016 17:58

Infelizmente está correcto. Aconteceu o mesmo à minha Mãe depois do meu Pai falecer. Aumento de escalão por receber duas pensões.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por OCTAMA » 25/5/2016 17:54

JorgeM2014 Escreveu:bom dia

Quando ajudava a minha mãe a preencher o IRS verifiquei que:
Tendo poucas deduções e, felizmente, poucas despesas de saúde com o falecimento do meu pai agravou imenso o imposto a pagar.
Nos anos em que o meu pai era vivo pagavam 200 ou 300 euros no final das contas e simulações, este ano a simulação dá a pagar 2500 euros. Haverá algum erro. Será que é por causa da pensão de sobrevivência? Agora a minha mãe é só um titular com as duas pensões ? será isso
Agradecia que dessem a vossa opinião. Tenho receio que esteja a efectuar algum erro.

Obrigado

Boa Tarde Jorge,

O coeficiente conjugal passar para um titular, é uma das principais razões, a outra é um único titular com 2 rendimentos....

Faz uma simulação e verás a diferença. Deve ter passado para um escalão superior...

Cumprimentos

Registado: 19/4/2016 10:08

por trend=friend » 25/5/2016 12:56

JorgeM2014 Escreveu:bom dia

Tendo poucas deduções e, felizmente, poucas despesas de saúde com o falecimento do meu pai agravou imenso o imposto a pagar.
Nos anos em que o meu pai era vivo pagavam 200 ou 300 euros no final das contas e simulações, este ano a simulação dá a pagar 2500 euros. Haverá algum erro. Será que é por causa da pensão de sobrevivência? Agora a minha mãe é só um titular com as duas pensões ? será isso
Agradecia que dessem a vossa opinião. Tenho receio que esteja a efectuar algum erro.

Obrigado

Pode ser de facto a questão das pensões, Jorge. Convém confirmar se ocorreu alguma retenção na fonte. Se não existiu, as mesmas terão de ser tributadas agora...
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

IRS - caso particular

por JorgeM2014 » 25/5/2016 12:52

bom dia

Obrigado

Registado: 25/5/2014 19:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jprgodinho, Opcard33 e 169 visitantes