Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias/ Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias/ Finanças

por investor2 » 23/5/2016 7:57

Dr Tretas Escreveu:
jcms Escreveu:Boa tarde,

Alguém já tem a declaração validade?

Obrigado

Eu entreguei dia 12 e ainda não está validada.

Entreguei dia 8 e ainda não validaram. Este ano, ainda não percebi bem porquê, estão a demorar mais a validar...Já conheço vários casos.

Registado: 29/11/2007 12:27

por Dr Tretas » 22/5/2016 23:33

jcms Escreveu:Boa tarde,

Obrigado

Eu entreguei dia 12 e ainda não está validada.

Registado: 29/10/2013 12:15

por jcms » 22/5/2016 15:24

Boa tarde,

Obrigado

Registado: 29/11/2007 4:08

por OCTAMA » 22/5/2016 12:15

jopsilveira Escreveu:Aliás, estive agora mesmo a confirmar, e o NIF a colocar é do emitente e não do Banco.
Portanto é só possivel juntar movimentos numa só linha, quando estes se referem ao mesmo emitente.
Portanto, volto a perguntar: alguém tem colocado tudo na mesma linha? Em caso afirmativo, o que fizeram com o NIF do emitente?

Imagem

Boa Tarde jopsilveira,

Não é essa a informação que tenho das finanças. Mais, num contato que tive com eles pediram-me somente para separar por banco (faço operações pelo bcp e best). Só.

E penso que muitos outros foristas em posts nas últimas páginas corroboram que a entidade emitente é o banco e não a empresa.

Mas faz como te parece ser o mais correto.

Cumprimentos
Anexos
imagem.JPG
imagem.JPG (30.01 KiB) Visualizado 9267 vezes

Registado: 19/4/2016 10:08

por Dr Tretas » 22/5/2016 12:04

Se não pagaste nada pelas acções, o valor de aquisição é zero.

É sempre assim quando se recebe acções de graça, quer venham de aumentos de capital, dividendos em espécie ou spin-offs.

Registado: 29/10/2013 12:15

por jopsilveira » 22/5/2016 11:08

Não houve ninguém que tenha vendido acções da Mota-Engil África em 2015?
Qual o valor de aquisição que vocês colocaram?
Há 2 hipóteses, como mencionei no meu post anterior: 0 Euros, ou número de acções x 11,50 Euros.

Registado: 5/8/2014 20:53

por jopsilveira » 21/5/2016 23:01

Já agora, quem tenha recebido acções da Mota-Engil África em 2014, como dividendo em espécie da Mota-Engil, o que se deve colocar como preço de aquisição da Mota-Engil África?
Valor unitário de 0 Euros? Ou 11,50 Euros?

Pelo menos na declaração de 2014, aparece 11,50 Euros:

Imagem

por jopsilveira » 21/5/2016 22:47

Aliás, estive agora mesmo a confirmar, e o NIF a colocar é do emitente e não do Banco.
Portanto é só possivel juntar movimentos numa só linha, quando estes se referem ao mesmo emitente.
Portanto, volto a perguntar: alguém tem colocado tudo na mesma linha? Em caso afirmativo, o que fizeram com o NIF do emitente?

Imagem
Editado pela última vez por jopsilveira em 22/5/2016 0:11, num total de 1 vez.

por jopsilveira » 21/5/2016 22:43

OCTAMA Escreveu:
jopsilveira Escreveu:Já agora, se tiver movimentos em acções nacionais, em mais de 10 empresas, posso colocar os valores totais numa única linha?
Como é isto possível, se cada uma das empresas tem um NIF diferente? Ou seja, como coloco tudo numa só linha?

Boa Noite jopsilveira,

O nif é o do banco através do qualfoi efetuadas as operações, não o da empresa.

As compras e vendas dentro do mesmo ano de 2015 agrega-se. Da de aquisiçao a mais antiga e data de realizaçao a mais recente.

As restantes linha a linha, operação a operação.

Cumprimentos

De certeza que o NIF é do Banco?
Pergunto isto, porque na declaração de movimentos dos Bancos com que trabalho e onde fiz transacções, aparece o nr de contribuição do emitente em cada uma das transacções.
Já no IRS do ano passado, o que introduzi foi o NIF do emitente.
Como vou adivinhar o NIF do Banco BEST, Banco Popular e Banif?

por OCTAMA » 21/5/2016 22:40

jopsilveira Escreveu:Já agora, se tiver movimentos em acções nacionais, em mais de 10 empresas, posso colocar os valores totais numa única linha?
Como é isto possível, se cada uma das empresas tem um NIF diferente? Ou seja, como coloco tudo numa só linha?

Boa Noite jopsilveira,

O nif é o do banco através do qualfoi efetuadas as operações, não o da empresa.

As compras e vendas dentro do mesmo ano de 2015 agrega-se. Da de aquisiçao a mais antiga e data de realizaçao a mais recente.

As restantes linha a linha, operação a operação.

Cumprimentos

por jopsilveira » 21/5/2016 20:40

Já agora, se tiver movimentos em acções nacionais, em mais de 10 empresas, posso colocar os valores totais numa única linha?

por OCTAMA » 20/5/2016 23:42

jopsilveira Escreveu:As acções internacionais e resgate de fundos internacionais são colocados ambos no Anexo J, quadro 9.2A ?
Como é feita a distinção entre os 2 ?

Boa Noite Jopsilveira,

Sim, quadro 9.2A.

Ações internacionais - G01
Resgates ou alienação de fundos internacionais - G20

Cumprimentos

por jopsilveira » 20/5/2016 20:30

As acções internacionais e resgate de fundos internacionais são colocados ambos no Anexo J, quadro 9.2A ?
Como é feita a distinção entre os 2 ?

por investor2 » 20/5/2016 11:16

Garfield Escreveu:BOas,

Na minha opinião o Quadro 9 do Anexo G no que diz respeito a U.P. de fundos de investimento dirá respeito à sua venda/transmissão a outro titular onde não ocorre a extinção das mesmas, ou seja, não se tratando de um resgate mas sim de uma venda onerosa.

BN
Garfield

Pois, faz sentido.. Mas acho que vai gerar confusão e muitos enganos no preenchimento do IRS. Não me parece um erro grave mas, não deixa de ser um erro...

Mais uma vez obrigado pela tua resposta.

Abraço

por Garfield » 20/5/2016 10:28

BOas,

Na minha opinião o Quadro 9 do Anexo G no que diz respeito a U.P. de fundos de investimento dirá respeito à sua venda/transmissão a outro titular onde não ocorre a extinção das mesmas, ou seja, não se tratando de um resgate mas sim de uma venda onerosa.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por investor2 » 20/5/2016 10:13

Garfield Escreveu:Em caso de englobamento de rendimentos, a Modelo 3 deve ser preenchida da seguinte forma :

ANEXO G

Resgates de Fundos de Investimento Mobiliário realizados até 30 de Junho =>>> inscrever no Quadro 10 com o código G30

Resgates de Fundos de Investimento Mobiliário realizados após 01 de Julho =>>> inscrever no Quadro 10 com o código G31

ANEXO E

Rendimentos Distribuídos por Fundos de Investimento Mobiliário até 30 de Junho =>>> inscrever no Quadro 4-B com o código E30

Rendimentos Distribuídos por Fundos de Investimento Mobiliário após 01 de Julho =>>> inscrever no Quadro 4-B com o código E31

Nota : este critério aplica-se aos fundos nacionais e a resgates normais onde ocorre a extinção das U.P. e não dispensa a confirmação junto da própria A.T.;

BN
Garfield

Obrigado pela resposta Garfield! Então aquele código G22 no quadro 9 do anexo G fica sem efeito... Não percebo porque têm lá aquilo. É cá uma confusão...

por Garfield » 20/5/2016 9:42

Em caso de englobamento de rendimentos, a Modelo 3 deve ser preenchida da seguinte forma :

ANEXO G

Resgates de Fundos de Investimento Mobiliário realizados até 30 de Junho =>>> inscrever no Quadro 10 com o código G30

Resgates de Fundos de Investimento Mobiliário realizados após 01 de Julho =>>> inscrever no Quadro 10 com o código G31

ANEXO E

Rendimentos Distribuídos por Fundos de Investimento Mobiliário até 30 de Junho =>>> inscrever no Quadro 4-B com o código E30

Rendimentos Distribuídos por Fundos de Investimento Mobiliário após 01 de Julho =>>> inscrever no Quadro 4-B com o código E31

Nota : este critério aplica-se aos fundos nacionais e a resgates normais onde ocorre a extinção das U.P. e não dispensa a confirmação junto da própria A.T.;

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por investor2 » 20/5/2016 8:49

Olá a todos!

Estava a preencher o anexo G com a venda de alguns fundos de investimento que tenho e surigu-me a seguinte dúvida:

- No anexo G, quadro 9, tenho lá um código que diz " G22 - alienação onerosa de unidades de participação em fundos de investimento mobiliário ou de participações sociais em sociedades de investimento mobiliário".

A venda dos fundos é colocado neste quadro com este código ou é colocado no quadro 10 "Resgate de Unidades de participação em fundos de investimento e de participações sociais em sociedades de investimento"?

Obrigado, desde já, pelas respostas!

por OCTAMA » 19/5/2016 9:26

jokerportuga Escreveu:
OCTAMA Escreveu:
Stains Escreveu:ou seja no que toca a quem resgata algum dos fundos nacionais (mais ou menos valias) coloca no quadro 10 ? somando o valor das menos com as mais valias? tudo na mesma linha? datas não é preciso colocaR?

Boa Noite,

Sim, mas uma linha para 2015 com a totalidade de negócios iniciados e terminados nesse ano. Data de aquisição a mais antiga e data de realização a mais recente.

O que vem de anos anteriores que é resgatado em 2015, declara-se linha a linha. Na MHO.

Cumprimentos

Quando dizes linha a linha de anos anteriores é?
Venda: 12.2015 Compra:01.2013
Venda: 12.2015 Compra:01.2014

e em relação ao Pais qual inseres, no caso de ser diferente?

Desde já obrigado

Bom Dia Jolerportuga,

Correto.
O país é o da entidade bancária através da qual foi efetuada a operação.

Cumprimentos

por tonirai » 19/5/2016 9:16

xzx Escreveu:Bom dia
Obrigado Tonirai. Se o simulador não dá, há alguma forma de antever o valor correcto ?

Mais ou menos, dá para ter uma ideia...
Na tua nota de liquidação do ano anterior (aquela que recebes em casa, ou o equivalente online), deve haver lá um campo que diz qualquer coisa tipo "perdas a recuperar" ou "perdas reportadas" (algo do género) - esse valor deve descontar às mais valias do(s) ano(s) seguinte(s).

Registado: 19/4/2007 18:26

por bráscubas » 19/5/2016 8:04

Bom dia
Obrigado Tonirai. Se o simulador não dá, há alguma forma de antever o valor correcto ?

Registado: 15/12/2004 16:02

por bragal » 18/5/2016 17:46

pata-hari Escreveu:Infelizmente acho que é considerado uma alienação, sim. No meu banco também surge reportado como alienação (apesar de ser uma troca).

Obrigado.

Registado: 3/12/2005 11:40

por jokerportuga » 18/5/2016 17:15

OCTAMA Escreveu:
Stains Escreveu:ou seja no que toca a quem resgata algum dos fundos nacionais (mais ou menos valias) coloca no quadro 10 ? somando o valor das menos com as mais valias? tudo na mesma linha? datas não é preciso colocaR?

Boa Noite,

Sim, mas uma linha para 2015 com a totalidade de negócios iniciados e terminados nesse ano. Data de aquisição a mais antiga e data de realização a mais recente.

O que vem de anos anteriores que é resgatado em 2015, declara-se linha a linha. Na MHO.

Cumprimentos

Quando dizes linha a linha de anos anteriores é?
Venda: 12.2015 Compra:01.2013
Venda: 12.2015 Compra:01.2014

e em relação ao Pais qual inseres, no caso de ser diferente?

Desde já obrigado

Registado: 18/1/2010 12:59

por tonirai » 18/5/2016 17:04

xzx Escreveu:Boa tarde
Será problema do simulador ?
Ao simular o cálculo do IRS sem as mais valias de acções aparece-me um valor. Quando adiciono as mais valias naturalmente aparece outro, o problema é que não está a ter em conta as perdas do ano passado , tendo eu pedido o englobamento.
Também reparei numa coluna, a 3ª "Perdas a recuperar" a seguir ao rendimento global e às deduções específicas, que está a zero.
Alguém já passou por isto ?
Agradeço qualquer sugestão

Se englobaste no ano passado (e englobas agora novamente) não há problema, é assim mesmo.
O simulador nunca tem em conta o que lá está em sistema para abater - isso só quando te fizerem a liquidação é que sera feito.

Registado: 19/4/2007 18:26

por bráscubas » 18/5/2016 15:48

Boa tarde
Será problema do simulador ?
Ao simular o cálculo do IRS sem as mais valias de acções aparece-me um valor. Quando adiciono as mais valias naturalmente aparece outro, o problema é que não está a ter em conta as perdas do ano passado , tendo eu pedido o englobamento.
Também reparei numa coluna, a 3ª "Perdas a recuperar" a seguir ao rendimento global e às deduções específicas, que está a zero.
Alguém já passou por isto ?
Agradeço qualquer sugestão

Registado: 15/12/2004 16:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Garfield, Google [Bot], PMP69, Shimazaki_2 e 127 visitantes