A nova fronteira entre o Bear e o Bull Market
Re: A nova fronteira entre o Bear e o Bull Market
Ulisses,
Parece-me que não é essa a questão ! A questão é que o caminho que nos levou aqui não é o mesmo que temos para a fresnte porque as coisas não são comparáveis!
Eu não tenho possibilidade de montar um indice que retroagisse os pesos e composição atual do PSI. mas tenho a certeza que se isso fosse possivel , mostrava um BULL marquet brutal, pois a larga maioria das empresas que o compoem atualmente estão significativamente afastadas dos seus mínimos e provavelmente muito acima dos valores atingidos quando o PSI fez massimos historicos nos 15.000!
Acima de tudo, é um alerta e não significa que o PSI vai descer , subir..... é só um alerta porque, pessoalmente, sinto-me inclinado a olhar ao facto de este indice já tere stado a 15 e etr minimos a 4,4 e como tal esta muito perto deles.
Pela composição atual não é verdade! Na grecia sim . Todas as cotadas se mantém por lá e em cada empresa verifica-se que já estiveram a anos de luz dos valores que têm hoje!
Talvez aqui no psi de viva o efeito BCP e que olhamos para € 1 quando hoje devido aos diversos a.c. uma coisa já não tem nada a ver com a outra !
Desafio alguem do forum que tenha paciencia para criar um indice com a composição atual retroagida ! Provavelmente iriamos ter grandes surpresas de interpretação!
bons negócios
Parece-me que não é essa a questão ! A questão é que o caminho que nos levou aqui não é o mesmo que temos para a fresnte porque as coisas não são comparáveis!
Eu não tenho possibilidade de montar um indice que retroagisse os pesos e composição atual do PSI. mas tenho a certeza que se isso fosse possivel , mostrava um BULL marquet brutal, pois a larga maioria das empresas que o compoem atualmente estão significativamente afastadas dos seus mínimos e provavelmente muito acima dos valores atingidos quando o PSI fez massimos historicos nos 15.000!
Acima de tudo, é um alerta e não significa que o PSI vai descer , subir..... é só um alerta porque, pessoalmente, sinto-me inclinado a olhar ao facto de este indice já tere stado a 15 e etr minimos a 4,4 e como tal esta muito perto deles.
Pela composição atual não é verdade! Na grecia sim . Todas as cotadas se mantém por lá e em cada empresa verifica-se que já estiveram a anos de luz dos valores que têm hoje!
Talvez aqui no psi de viva o efeito BCP e que olhamos para € 1 quando hoje devido aos diversos a.c. uma coisa já não tem nada a ver com a outra !
Desafio alguem do forum que tenha paciencia para criar um indice com a composição atual retroagida ! Provavelmente iriamos ter grandes surpresas de interpretação!
bons negócios
- Registado: 23/11/2011 21:02
NM, se o PSi der sinais de "Bull Market" vai tudo a trás. 95% das acções. Grandes, pequenas, médias. Por isso é essencial analisá-lo, mais ou menos excêntrico. Quase sempre foi assim.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Texano Bill Escreveu:Dasss, este bear market nunca mais acaba.
O maior potencial e esperança para isso acontecer está no bcp.... sem bcp forte e galopante duvido muito do psi bull...
Mas isto é a MHO....
- Registado: 2/9/2014 22:13
Ulisses Pereira Escreveu:rsacramento, excelente questão. De facto poderia tê-lo feito nessa altura mas agora é muito mais seguro fazê-lo porque, tal como escrevi no post anterior, se tal agora acontecer ultrapassará não apenas o último high, como o penúltimo. Para mim, seria um sinal claro de um novo "Bull Market".
Abraço,
Ulisses
Acho essencial a questão:
Porquê dar tanta importância a um valor de um índice que só ficará bull se as cotadas de maior peso tiverem de atingir o seu pico???????
Em índices menos excêntricos e com menos entradas e saídas de cotadas e escândalos acho que faz sentido... agora no psi com uma discrepância tão alta?
Eu acho que o psi não ter descido mais já é sinal do bull dos pesos pesados.... pedir que todas subam com a realidade económica?!?!???
Bem especulação é possível e se o SP chegar aos 2200...e dax 12000....
Bem só para finalizar uma pergunta:
O que tem de acontecer às diferentes cotadas para o PSI ficar bull??????
Acho que os fundamentais não permitem.....
BCP, Pharol, Montepio e afins hmmmm.......
Investimento estrangeiro depois da barraca que será o congelamento de fundos e a utopia/ dream land do governo????
PS FINAL: Acredito que a linha de tendência descendente seja quebrada mas um bull que chegue até aos 6000???? Não me parece nos próximos meses....EDIT: sem bcp forte e galopante por aí acima....
Editado pela última vez por NM_2 em 17/5/2016 11:39, num total de 1 vez.
- Registado: 2/9/2014 22:13
rsacramento, excelente questão. De facto poderia tê-lo feito nessa altura mas agora é muito mais seguro fazê-lo porque, tal como escrevi no post anterior, se tal agora acontecer ultrapassará não apenas o último high, como o penúltimo. Para mim, seria um sinal claro de um novo "Bull Market".
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Dasss, este bear market nunca mais acaba. 

isso eu entendo, mas a minha questão é porque é que baixaste a fasquia agora (podias tê-lo feito em fevereiro, quando o índice batia nos mínimos de 2012)
Olá Rsacramento, seria o primeiro "Higher high" bem claro, ultrapassando não apenas o último High, como o penúltimo.
Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
A minha fronteira entre o "Bear" e o "Bull Market" baixou dos 6.300 para os 5.600 pontos. Recordo que já foi nos 7.200 pontos e continuará a descer caso o mercado continue a cair.
o que é que te leva a, bem vistas as coisas, dizer que o bull fica mais próximo numa altura justamente em que o índice já fez (pelo menos) um alto mais alto?
Ulisses,
Sem grandes estudos permenorizados, é curisoso verificar que embora o PSI20 esteja no bear market , os principais motores parecem não estar!
Estando mais de 50% do PSI concentrado na JM - edp (grupo)- galp e nos , serão estes os determinantes da sua evolução! No inicio deste bear, parece-me que existiam outras dependencias !
Moral : a recuperação vai depender em parte de empresas que estão longe dos mínimos ! Parece-me curioso !
PS: seria mais natural que a recuperação estivesse relacionada com SONAE BCP BPI etc....mas não ! È daquelas que vai depender a evolução do indice!
Bons negócios
Sem grandes estudos permenorizados, é curisoso verificar que embora o PSI20 esteja no bear market , os principais motores parecem não estar!
Estando mais de 50% do PSI concentrado na JM - edp (grupo)- galp e nos , serão estes os determinantes da sua evolução! No inicio deste bear, parece-me que existiam outras dependencias !
Moral : a recuperação vai depender em parte de empresas que estão longe dos mínimos ! Parece-me curioso !

PS: seria mais natural que a recuperação estivesse relacionada com SONAE BCP BPI etc....mas não ! È daquelas que vai depender a evolução do indice!
Bons negócios
- Registado: 23/11/2011 21:02
A nova fronteira entre o Bear e o Bull Market
Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A nova fronteira entre o Bear e o Bull Market":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/a_nova_fronteira_entre_o_bear_e_o_bull_market.html
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/a_nova_fronteira_entre_o_bear_e_o_bull_market.html
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 170 visitantes