Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Caríssimos, alguém daqui tinha Up's do NB Global Bond aquando da fusão do mesmo, em abril?
Tenho andado a tentar perceber a forma como eles fizeram a adequação das Up's, através do coeficiente que está descrito no comunicado da entidade gestora, mas não se está a fazer grande luz... Já liguei para o Best e para o meu PFA para aí 5 ou 6 vezes e em nenhum dos contactos tive uma resposta que me esclarecesse.
Será que algum de vocês fez as contas (em caso de possuírem Up's, claro está)?
Tenho andado a tentar perceber a forma como eles fizeram a adequação das Up's, através do coeficiente que está descrito no comunicado da entidade gestora, mas não se está a fazer grande luz... Já liguei para o Best e para o meu PFA para aí 5 ou 6 vezes e em nenhum dos contactos tive uma resposta que me esclarecesse.
Será que algum de vocês fez as contas (em caso de possuírem Up's, claro está)?
chico_laranja Escreveu:No fundos estás a fazer hedge cambial parcial jogando também com o forex.
Há quem faça isso tipo 50/50.
Proteges a carteira contra os 2 movimentos cambiais e no fundo ficas no meio termo pois cortas a 50% (assumindo 50-50 entre as 2 partes) o problema da variação cambial.
Atenção que isto não é 100% eficaz pois fundos hedged não têm hedge 100% eficaz nem que seja pelos custos do hedging.
Há quem faça isso em EUR com fundos cuja moeda original é USD.
Exemplos:
Templeton Global Totat Return N
Nordea-1 Global Stable
Não teria necessáriamente 50-50 entre as duas partes. Imagina o seguinte cenário:
2016-2020 AUD está sempre abaixo de 0.80 USD --> durante esses quatro anos coloco sempre os meus reforços só e apenas na versão hedged do fundo/ETF.
2020-2022 AUD está acima dos 0.80 USD --> durante estes dois anos os meus reforços vão para a versão unhedged.
2022-2030 AUD está novamente abaixo dos 0.80 USD --> volto a fazer todos os reforços na versão hedged.
Em 2030 teria muito mais dinheiro na versão hedged to que na versão unhedged. 12 anos a colocar dinheiro na versão hedged e apenas 2 a colocar o dinheiro na versão unhedged.
Isto faria sentido? Estou a perguntar isto, porque presumo que isto me dê um pouco mais de maleabilidade para o futuro. Imaginemos que daqui a dois anos já não estou na Austrália e que me mudo para a Europa (passando assim a ter um salário em Euros). Se pretender terminar esta conta (que inicialmente for estabelecida como sendo de longo prazo) esta brincadeira de andar a carregar a versão hedged vs. unhedged poderia dar-me mais proteção de curto prazo.
O outro problema seria a questão de que valor referência utilizar, porque uma vez escolhido terei que o respeitar religiosamente. Mandei para o ar 0.80, mas na verdade não sei bem se esse seria um valor representativo da variação da moeda a médio prazo.
Faz sentido ou estou a ver mal a situação?
Boa Noite.
Alguem sabe onde posso ver gráficos ou valores históricos do P/E, ou apenas dos resultados de índices ou sectores?
Alguem sabe onde posso ver gráficos ou valores históricos do P/E, ou apenas dos resultados de índices ou sectores?
- Registado: 26/10/2013 22:38
No fundos estás a fazer hedge cambial parcial jogando também com o forex.
Proteges a carteira contra os 2 movimentos cambiais e no fundo ficas no meio termo pois cortas a 50% (assumindo 50-50 entre as 2 partes) o problema da variação cambial.
Atenção que isto não é 100% eficaz pois fundos hedged não têm hedge 100% eficaz nem que seja pelos custos do hedging.
Exemplos:
Nordea-1 Global Stable
Exemplos:
Nordea-1 Global Stable
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Estou a pensar fazer uma carteira simples de longo prazo em AUD (que e a moeda em que recebo o salario).
Assumindo que terei poucos fundos na minha carteira faria sentido a seguinte abordagem?
Quando o AUD > 0.80 USD compro a versao unhedged. Quando o AUD < 0.80 USD compro a versao hedged do fundo.
A percentagem dedicada as acoes mantem-se sempre a mesma. O que varia e em qual das versoes do fundo eu faco os reforcos.
Assumindo que terei poucos fundos na minha carteira faria sentido a seguinte abordagem?
Quando o AUD > 0.80 USD compro a versao unhedged. Quando o AUD < 0.80 USD compro a versao hedged do fundo.
A percentagem dedicada as acoes mantem-se sempre a mesma. O que varia e em qual das versoes do fundo eu faco os reforcos.
Depois do boneco dei um tirito para ver no que iria dar.
Pena não ter liquidez para mais pois por causa disso usei um fundo Health (que tem parte em Biotech) em que posso entrar com 100€
LU0171309270 - BGF World Healthscience E2 EUR
Boneco em anexo.
Target 1 - último Higher High antes da queda e alvo que considero mínimo para considerar o trade bem sucedido.
Target 2 - O grande teste à teoria escorrida no post anterior e o target em que acredito (pelo menos bater nos 33 até ao fim do ano que é o anterior máximo).
Tenho 2 stops:
Stop close força o fecho da posição (stop mental, terei que o efectuar mesmo que com um nó na garganta mas é a vida) pois é sinal que todo o esquema foi rompido.
Stop dinâmico acompanha um pouco abaixo a LTA pois por vezes os mercados têm a tendência de vir varrer stops que estão abaixo destas linhas antes de dispararem e caso seja tocado é para ser analisado na hora.
Entrada será nos +-27€. Stop Close nos 25€, primeiro target nos 31€ e 2º target actualmente está nos 33€.
RR T1: 2:1 = +4:-2 (muito abaixo do desejável 3:1 mas tenho que caçar com gatos pois não tenho carteira para caçar com cães)
RR T2: 3:1 = +6:-2 mínimo aceitável para um trader responsável e que apoia nestas coisas toda a sua vida de trader
Espero que me corra bem

Pena não ter liquidez para mais pois por causa disso usei um fundo Health (que tem parte em Biotech) em que posso entrar com 100€
LU0171309270 - BGF World Healthscience E2 EUR
Boneco em anexo.
Target 1 - último Higher High antes da queda e alvo que considero mínimo para considerar o trade bem sucedido.
Target 2 - O grande teste à teoria escorrida no post anterior e o target em que acredito (pelo menos bater nos 33 até ao fim do ano que é o anterior máximo).
Tenho 2 stops:
Stop close força o fecho da posição (stop mental, terei que o efectuar mesmo que com um nó na garganta mas é a vida) pois é sinal que todo o esquema foi rompido.
Stop dinâmico acompanha um pouco abaixo a LTA pois por vezes os mercados têm a tendência de vir varrer stops que estão abaixo destas linhas antes de dispararem e caso seja tocado é para ser analisado na hora.
Entrada será nos +-27€. Stop Close nos 25€, primeiro target nos 31€ e 2º target actualmente está nos 33€.
RR T1: 2:1 = +4:-2 (muito abaixo do desejável 3:1 mas tenho que caçar com gatos pois não tenho carteira para caçar com cães)
RR T2: 3:1 = +6:-2 mínimo aceitável para um trader responsável e que apoia nestas coisas toda a sua vida de trader
Espero que me corra bem

- Anexos
-
- Aplicação do post anterior ao BGF Healthsciences E2 EUR - LU0171309270
- BGF Health.PNG (108.49 KiB) Visualizado 11934 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma salva de palmas para o boneco do chico 
O primeiro passo está dado, falta a executar e depois falta o mais difícil, cumprir o plano.

O primeiro passo está dado, falta a executar e depois falta o mais difícil, cumprir o plano.
Hoje também tive a liquidação do meu UBS Infrastructure.
30/4/2014 - 5/5/2016 = +21.483%.
Nada mau para um investimento a 2 anos com 10% de desvio padrão a 3 anos@30/04/2016 - Dados Morningstar.
Em princípio esse dinheiro agora será colocado no Nordea-1 Global Stable que é o que me parece ter um comportamento mais parecido embora não seja a mesma coisa.
Não se esqueçam que movo blocos pequenos pelo que NN/ INGs, Fidelitys e afins estão inalcansáveis para mim
Né
Sobre o Biotech eu deixava estar tudo quieto.
A correcção foi uma regressão para a LTA(Linha de tendência ascendente) de longo prazo - verde/azul marinho, tendo feito já um reteste à mesma. O sector estava numa bolha muito grande pelo que se antes cresceu demais agora foi o que mais encolheu.
Fiz uns bonecos engraçados usando forquilhas e no geral o cenário é positivo.
Basicamente temos, caso se confirme a resistência ao 3º reteste da LTA (sinal muito forte):
+ um Hagopian segundo o fork cizento. o que indica que o que percorreu além da linha cinza irá correr na linha oposta (setas azuis) - explicação não é a melhor mas o O Alquimista explica-nos isto/ corrige-me se tiver tempo, interesse e disposição para tal.
+ um reteste à linha inferior do fork verde pelo que a confirmar-se pode dar partida para uma subida até à linha intermédia (pelo menos)
+ A zona destes mínimos recentes (vermelho) além da forma de duplo fundo, no passado quando foi quebrada a cotada recuperou rapidamente dessa quebra e estão coincidentes com a LTA
- A possibilidade de ainda vir varrer mínimos que se baseiam na tal quebra da zona vermelha (zona laranja).
3 a apontar para cima, 1 a apontar para baixo.
Se fosse eu e numa lógica de trader:
Se tivesse posição aberta mantinha
Se não tivesse colocava uma ordem de compra na LTA e stop loss logo abaixo da zona laranja.
Objectivos
- 1º - linha cinza intermédia
- 2º - linha paralela À intermédia que está na ponta da seta.
Audacioso entrar nos 2.7k e almejar 4.xk mas sempre são uns 40-50% num negócio até ao fim do ano
Odds: +52% (atingir 4.1k)/-18%
Relação risco benefício de aprox 2.9
Devia derreter mais um pouquinho
Lá vou eu ter que procurar um fundo biotech em que possa apostar 50€

30/4/2014 - 5/5/2016 = +21.483%.
Nada mau para um investimento a 2 anos com 10% de desvio padrão a 3 anos@30/04/2016 - Dados Morningstar.
Em princípio esse dinheiro agora será colocado no Nordea-1 Global Stable que é o que me parece ter um comportamento mais parecido embora não seja a mesma coisa.
Não se esqueçam que movo blocos pequenos pelo que NN/ INGs, Fidelitys e afins estão inalcansáveis para mim

Né
Sobre o Biotech eu deixava estar tudo quieto.
A correcção foi uma regressão para a LTA(Linha de tendência ascendente) de longo prazo - verde/azul marinho, tendo feito já um reteste à mesma. O sector estava numa bolha muito grande pelo que se antes cresceu demais agora foi o que mais encolheu.
Fiz uns bonecos engraçados usando forquilhas e no geral o cenário é positivo.
Basicamente temos, caso se confirme a resistência ao 3º reteste da LTA (sinal muito forte):
+ um Hagopian segundo o fork cizento. o que indica que o que percorreu além da linha cinza irá correr na linha oposta (setas azuis) - explicação não é a melhor mas o O Alquimista explica-nos isto/ corrige-me se tiver tempo, interesse e disposição para tal.
+ um reteste à linha inferior do fork verde pelo que a confirmar-se pode dar partida para uma subida até à linha intermédia (pelo menos)
+ A zona destes mínimos recentes (vermelho) além da forma de duplo fundo, no passado quando foi quebrada a cotada recuperou rapidamente dessa quebra e estão coincidentes com a LTA
- A possibilidade de ainda vir varrer mínimos que se baseiam na tal quebra da zona vermelha (zona laranja).
3 a apontar para cima, 1 a apontar para baixo.
Se fosse eu e numa lógica de trader:
Se tivesse posição aberta mantinha
Se não tivesse colocava uma ordem de compra na LTA e stop loss logo abaixo da zona laranja.
Objectivos
- 1º - linha cinza intermédia
- 2º - linha paralela À intermédia que está na ponta da seta.
Audacioso entrar nos 2.7k e almejar 4.xk mas sempre são uns 40-50% num negócio até ao fim do ano

Odds: +52% (atingir 4.1k)/-18%
Relação risco benefício de aprox 2.9

Lá vou eu ter que procurar um fundo biotech em que possa apostar 50€

- Anexos
-
- NBI.PNG (66.55 KiB) Visualizado 11984 vezes
lucia_né Escreveu:Acabei de efetuar o resgate do UBS, está a valorizar 12%..
O próximo a seguir é o obrigações Europa, tenho-o negativo -3%
Bom dia!
Ficou hoje a liquidação do UBS Infrastructure, em 1000€, tive 119.40€ de mais valias...
obrigados
- Registado: 7/4/2015 22:55
Princípios que devem ser seguidos quando se decide poupar para a reforma:
quanto mais cedo se começar a poupar, melhor, mesmo que o montante seja pequeno;
o esforço de poupança deve ser regular. Não importa se a regularidade é mensal, trimestral ou anual, o relevante é que haja sempre uma parcela do rendimento destinada à poupança para a reforma;
as aplicações escolhidas devem ter em conta a idade;
não se deve tocar na poupança acumulada para a reforma. Em períodos de maiores dificuldades pode existir a tentação de recorrer a esses montantes, mas tal deve ser evitado.
- See more at: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/EtapasD ... sDeReforma
quanto mais cedo se começar a poupar, melhor, mesmo que o montante seja pequeno;
o esforço de poupança deve ser regular. Não importa se a regularidade é mensal, trimestral ou anual, o relevante é que haja sempre uma parcela do rendimento destinada à poupança para a reforma;
as aplicações escolhidas devem ter em conta a idade;
não se deve tocar na poupança acumulada para a reforma. Em períodos de maiores dificuldades pode existir a tentação de recorrer a esses montantes, mas tal deve ser evitado.
- See more at: http://www.todoscontam.pt/pt-PT/EtapasD ... sDeReforma
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
w00zy Escreveu:Depois desta queda eu não pensava em resgates.
obrigados
Depois desta queda eu não pensava em resgates. 

lucia_né Escreveu:NM_2 Escreveu:w00zy Escreveu:O indice Biotech teve uma pequena correcção de 40%![]()
Com base nesse gráfico diria que se der tranquilidade podem ser equacionados resgates parciais (tinha-me esquecido de referir).
Resgate parcial (total?) eventualmente com quebras dos suportes a verde.....
(Um herege a querer incorporar AT em fundos....)
Mas pronto... forenses mais eruditos e experientes podem dar outras ideias tão ou mais válidas.......
De qualquer forma o estômago tem de ser tanto mais flexível quanto mais volátil é um dado fundo/ sector/ ativo... caso contrário pode criar ansiedade e dissabores....
Aconselha a efetuar resgate parcial?
Eu não aconselho nenhuma atitude.
Apenas disse as hipóteses. Deves fazer o que te der mais tranquilidade mental.
A única pessoa responsável deve ser ela própria de forma a que se estiver errada possa aprender para no futuro não repetir.
A minha experiência recente diz que já comprei e vendi nas piores alturas... mas na altura parecia-me o melhor.
Como conclusão: quando existem quedas grandes num setor pode-se aproveitar para ir às compras..... mas esta é das estratégias mais agressivas porque aumenta a exposição...
Em suma: não sei o que fazer porque depende da pessoa e do contexto...(quem disser vende/compra/etc de forma peremptória está a mandar bitaites ou então tem informação adicional/privilegiada....)
- Registado: 2/9/2014 22:13
NM_2 Escreveu:w00zy Escreveu:O indice Biotech teve uma pequena correcção de 40%![]()
Com base nesse gráfico diria que se der tranquilidade podem ser equacionados resgates parciais (tinha-me esquecido de referir).
Mas pronto... forenses mais eruditos e experientes podem dar outras ideias tão ou mais válidas.......
De qualquer forma o estômago tem de ser tanto mais flexível quanto mais volátil é um dado fundo/ sector/ ativo... caso contrário pode criar ansiedade e dissabores....
Aconselha a efetuar resgate parcial?
bucks Escreveu:Estratégia: O que fazer em caso de "crash" das bolsas?
http://www.jornaldenegocios.pt/analises ... olsas.html
Ainda não passei por nenhum e espero não ser este ano

Bom artigo.
P.S mandei-te PM Bucks
Estratégia: O que fazer em caso de "crash" das bolsas?
w00zy Escreveu:O indice Biotech teve uma pequena correcção de 40%![]()
Neste momento a minha lógica de investimento é manter a carteira estável e ir aumentando como se de contribuições para a seg social se tratasse - o dinheiro deve estar lá a valorizar mas tem risco.

O indice Biotech teve uma pequena correcção de 40%

lucia_né Escreveu:NM_2 Escreveu:lucia_né Escreveu:Bom dia!
O DWS Biotech, desceu mais de 2% na sexta-feira, acham que virão melhores dias?
Já tive essa pergunta noutros fundos - não estava preparado para ter uma carteira de investimento ainda.
2% num fundo de biotech!?!???!? Não é nada de especial.....
Se num ano perder 30/40% aí já pode ser sinal de que se deve avaliar...
No inicio do ano fundos de ações mais conservativos desceram 15%....
Em suma: Precisas do dinheiro ou tens uma alternativa melhor/ mais apelativa? Resgata caso contrário manter/ aproveitar para reforçar se continuas a gostas desse fundo....
Não necessito do dinheiro e é pouco (1k) mas vai com -28%...
Ok então o meu conselho é:
Fazendo uma análise ao teu horizonte temporal de investimento (resgate) pensas ser mais provável valorizar ou descer mais?
No primeiro caso mantem no segundo eventualmente é de vender se tiver um local onde consideras que os benefícios são maiores....
Neste momento a minha lógica de investimento é manter a carteira estável e ir aumentando como se de contribuições para a seg social se tratasse - o dinheiro deve estar lá a valorizar mas tem risco.
Alocações de fundos também podem ser feitas ou com capital adicional ou transferência de outros fundos... mas isso ninguém pode dizer por ti.
E nada garante que os que descem mais hoje não subirão mais amanhã...
Lidar com variações negativas é uma arte que não tem fórmula mágica....
Novamente: tirar quando existe uma alternativa melhor nem que seja à ordem... mas também deves pensar se o motivo pelo qual colocaste nesse fundo se alterou analisado hoje ou no horizonte temporal que tinhas pensado...
NM_2 Escreveu:lucia_né Escreveu:Bom dia!
Já tive essa pergunta noutros fundos - não estava preparado para ter uma carteira de investimento ainda.
Em suma: Precisas do dinheiro ou tens uma alternativa melhor/ mais apelativa? Resgata caso contrário manter/ aproveitar para reforçar se continuas a gostas desse fundo....
Não necessito do dinheiro e é pouco (1k) mas vai com -28%...
lucia_né Escreveu:Bom dia!
Bom dia!
Foi antes do prazo, submeti em Abril e devia ser só agora em Maio, por isso não está lá declarado as mais e menos valias...
Não devia deixar submeter....
Recebi hoje o IRS na conta....
Não devia deixar submeter....
Recebi hoje o IRS na conta....
- Registado: 9/4/2016 0:49
GAC29 Escreveu:bucks Escreveu:GAC29 Escreveu:E quem submeteu o IRS em abril e tem mais e menos valias, vai ter problemas!?
Quando há mais-valias em determinado ano fiscal, temos de fazer IRS todo (com as mais-valias, pensões, rendimento anual trabalho) na 2a fase, em Maio.
Por esquecimento foi submetido no dia 01/04, são valores irrisórios, no global ainda fica a perder 18€, no site das finanças já está como reembolso emitido, será que mesmo assim pode vir a ter problemas?
Foi fora do prazo correcto, mas desde que esteja tudo bem, isso sim, é o mais importante, ser declarado e correcto sem erros.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Tosta mista e 408 visitantes