Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias/ Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias/ Finanças

por marijon2 » 5/5/2016 14:22

BFerraz Escreveu:Alguém aqui é cliente Activobank e já tem a declaração das mais valias? Já os contactei há vários dias e até agora nada, dizem apenas que brevemente irá ser disponibilizada a declaração! Costumavam disponibilizar em Abril!
Andam a pôr-se a jeito, um dia destes lá vou ter que mudar...

Informaram-me hoje pelo telefone que estaria disponível até ao final desta semana. Também estou à espera.
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por MarketGodzilla » 5/5/2016 12:57

Alguém aqui é cliente Activobank e já tem a declaração das mais valias? Já os contactei há vários dias e até agora nada, dizem apenas que brevemente irá ser disponibilizada a declaração! Costumavam disponibilizar em Abril!
Andam a pôr-se a jeito, um dia destes lá vou ter que mudar...

Registado: 11/1/2012 17:40

por marijon2 » 5/5/2016 10:28

arocha Escreveu:Sempre deu para colocar nos derivados as menos-valias. É colocar o sinal -. Este ano efetivamente não está a deixar. Para além disso tem outro problema. É que não permite colocar com a opção c que existia o ano passado, relativamente ao casal, obriga a colocar por nif e o sistema não o permite também. Só previram um nif. Enquanto no anexo G, no quadro 9 a situação é ultrapassada, pois podemos acrescentar linhas, não havendo quaisquer problemas, embora também não tenham previsto a opção C, obrigando a repetirmos tudo em duplicado só alterando o nif.
O que sugiro, e fi-lo o ano passado, ainda antes das finanças terem resolvido o problema, no anexo G introduzi os derivados como se fossem ações. Considerei a primeira compra e a última venda, juntando tudo obviamente. Pelo que sei....e isto não é oficial....não me vão "chatear" por isso.
Esta é a melhor forma de ultrapassar o problema quer para quem tem mais ou menos valias. Façam uma folha de excel para depois explicarem tudo muito direitinho se forem fiscalizados.
Ainda assim, sugiro que aguardem até meados do mês, e todos os dias "bombardeiem" os serviços de Finanças até o problema estar resolvido.

Olá arocha

É precisamente o que estou a fazer pois se estamos à espera da resposta da AT, nunca mais entregamos o IRS! Assim fica bem declarado e podemos efectivamente abater as menos-valias.

Cumprimentos
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por zeef » 5/5/2016 0:14

Boa Noite,

Alguém me pode dar uma ajuda numas dúvidas sobre o preenchimento do Irs. :roll:

Vou enumerar para ser mais fácil.

1- Mais e Menos Valias de Fundos de Investimento, portugueses e estrangeiros podemos colocar no anexo Anexo G, quadro 9, código G22 ?

1.1- Sou cliente Best e este mandou me um extrato com as datas de subscrição e resgate de cada um dos fundos. Poderei fazer o somatório entre as mais valias e as menos valias e colocar o valor total? ou terei que adicionar uma linha para cada fundo?

2- Sou cliente Degiro e consultando o relatório fiscal além das transaçoes descriminadas fazem um resumo no final com as mais valias , menos valias e comissões de transaçoes, o que é porreiro. Posso colocar a diferença entre as duas numa unica linha no irs?

2.1 -Seria no anexo G, quadro 9, código G01 ?

3 - Recebi também alguns dividendos com retenção na fonte será necessário comunicar?

4 - Se os bancos comunicaram à AT os nossos movimentos porque nao é feito de maneira automática o preenchimento?Podia ser como o Efatura :)

Obrigado e Cumprimentos,

Registado: 9/11/2014 21:16

por arocha » 4/5/2016 22:13

Sempre deu para colocar nos derivados as menos-valias. É colocar o sinal -. Este ano efetivamente não está a deixar. Para além disso tem outro problema. É que não permite colocar com a opção c que existia o ano passado, relativamente ao casal, obriga a colocar por nif e o sistema não o permite também. Só previram um nif. Enquanto no anexo G, no quadro 9 a situação é ultrapassada, pois podemos acrescentar linhas, não havendo quaisquer problemas, embora também não tenham previsto a opção C, obrigando a repetirmos tudo em duplicado só alterando o nif.
O que sugiro, e fi-lo o ano passado, ainda antes das finanças terem resolvido o problema, no anexo G introduzi os derivados como se fossem ações. Considerei a primeira compra e a última venda, juntando tudo obviamente. Pelo que sei....e isto não é oficial....não me vão "chatear" por isso.
Esta é a melhor forma de ultrapassar o problema quer para quem tem mais ou menos valias. Façam uma folha de excel para depois explicarem tudo muito direitinho se forem fiscalizados.
Ainda assim, sugiro que aguardem até meados do mês, e todos os dias "bombardeiem" os serviços de Finanças até o problema estar resolvido.

Registado: 12/12/2002 13:10

por rp28592 » 4/5/2016 18:58

BM Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Eu nos anos que tive menos-valias de derivados (quadro 13) nunca consegui meter...

Acabei de confirmar na declaração do ano passado, não estivesse equivocado: Consegui colocar as menos valias.
Faz sentido, mas realmente este ano não está a dar para colocar... :P Já tentei de tudo, com (-) atrás, à frente, não dá...

Registado: 8/6/2015 21:26

por BM » 4/5/2016 18:24

Texano Bill Escreveu:Eu nos anos que tive menos-valias de derivados (quadro 13) nunca consegui meter...

Acabei de confirmar na declaração do ano passado, não estivesse equivocado: Consegui colocar as menos valias.
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por Texano Bill » 4/5/2016 18:14

BM Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Que eu saiba nunca deu para meter valores negativos nos derivados. :-k

Está enganado. Ainda na declaração do ano passado coloquei.

Eu nos anos que tive menos-valias de derivados (quadro 13) nunca consegui meter...

Registado: 20/8/2011 12:52

por stifler2014 » 4/5/2016 18:12

BM Escreveu:Depois deixe aqui info sobre a resposta do e-balcão.

deixa.

sim, deixo. liguei para a linha de apoio e a resposta foi "não sei"
Cumprimentos,
Stifler

Registado: 1/4/2014 17:01

por BM » 4/5/2016 18:10

Depois deixe aqui info sobre a resposta do e-balcão.
BM

por BM » 4/5/2016 18:09

Texano Bill Escreveu:Que eu saiba nunca deu para meter valores negativos nos derivados. :-k

Está enganado. Ainda na declaração do ano passado coloquei.
BM

por stifler2014 » 4/5/2016 18:08

então não meto nada? tenho a declaração da corretora...
Editado pela última vez por stifler2014 em 4/5/2016 18:09, num total de 1 vez.
Cumprimentos,
Stifler

por Texano Bill » 4/5/2016 18:03

Que eu saiba nunca deu para meter valores negativos nos derivados. :-k

Registado: 20/8/2011 12:52

por stifler2014 » 4/5/2016 17:56

BM Escreveu:
stifler2014 Escreveu:
tenho menos valias no quadro 13 e não consigo colocar o valor a negativo...

Pois, também eu. Suponho que seja uma falha, estou a aguardar mais uns dias para ver se fica resolvido.

estou à espera da resposta do e-balcao...
entretanto neste caso posso optar pelo englobamento ou não correcto?
Cumprimentos,
Stifler

por BM » 4/5/2016 17:54

stifler2014 Escreveu:

Pois, também eu. Suponho que seja uma falha, estou a aguardar mais uns dias para ver se fica resolvido.
BM

por Stains » 4/5/2016 17:54

Boa tarde caríssimos.

Em 2015 iniciei me neste mundo, graças a este fórum e não só.
Preciso agora da vossa ajuda para as seguintes questões, provavelmente será a dúvida de muitos ainda, e a minha total ignorancia noutras, o que é normal, ninguém nasce ensinado e tento aprender cada vez e possivelmente para o próximo ano já não estarei aqui a questionar-vos.
Adquiri acções com mais e menos valias... vou preencher onde afinal?
Resgatei de fundos nacionais algum dinheiro já com mais valias e penso que com menos valias também o fiz... onde terei que preencher?
Com isto do englobamento, por favor, elucidai-me melhor... opto por englobar ou não ? e porquê?

agradeço desde já em avanço a vossa atenção.

cmpts

Registado: 18/1/2016 23:14

por stifler2014 » 4/5/2016 17:05

BM Escreveu:
eduardino Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Se eu tiver menos-valias mas não quiser o englobamento.

Que quadro preencho?

Nenhum. Só pode descontar as menos-valias se tiver tido mais-valias am anos anteriores e tiver englobado em anos anteriores e também englobar agora.

Como é que é??

As menos-valias não descontam nas mais valias de anos anteriores. É precisamente o inverso, englobar as menos valias de forma a poder deduzir nas possiveis mais valias futuras.

Se o colega não pretende englobar, basta declarar as menos valias normalmente e escolhar a opção não englobar, no quadro 15 do anexo G.

Cumprimentos,
Stifler

por Celsius-reloaded » 4/5/2016 17:02

Ok obrigado.

Parece que havia algum bloqueio na minha declaração que não dava para colocar a opção de não englobamento.

Vou ver isso melhor.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por BM » 4/5/2016 16:49

eduardino Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Se eu tiver menos-valias mas não quiser o englobamento.

Que quadro preencho?

Nenhum. Só pode descontar as menos-valias se tiver tido mais-valias am anos anteriores e tiver englobado em anos anteriores e também englobar agora.

Como é que é??

As menos-valias não descontam nas mais valias de anos anteriores. É precisamente o inverso, englobar as menos valias de forma a poder deduzir nas possiveis mais valias futuras.

Se o colega não pretende englobar, basta declarar as menos valias normalmente e escolhar a opção não englobar, no quadro 15 do anexo G.
BM

por eduardino » 4/5/2016 16:45

Que quadro preencho?

Registado: 11/4/2016 17:01

por eduardino » 4/5/2016 16:20

Faço simulação com englobamento de mais-valias e sem englobamento de mais-valias e dá o mesmo valor. A minha taxa de IRS dá 28,5% e as mais-valias sem englobamento são à taxa de 28%, não havia de haver diferença ?

Registado: 11/4/2016 17:01

por Celsius-reloaded » 4/5/2016 15:29

Se eu tiver menos-valias mas não quiser o englobamento.

Que quadro preencho?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por bigest » 4/5/2016 14:56

Bom dia,
Uma pergunta: Este ano ao preencher o anexo G e englobar, nao e necessario englobar outros rendimentos, nomeadamente os de capitais,e isso, nao e?
Podemos tambem reportar perdas em acoes ,ate 5 anos?

Cumprimentos.

Registado: 12/2/2014 14:33

por AAA_ » 4/5/2016 13:12

As menos valias de um fundo de acções são registadas onde?
Muito agradecido.

Registado: 21/10/2010 13:08

por Primvs » 4/5/2016 12:52

NM_2 Escreveu:
AC1974 Escreveu:
soso Escreveu:Maria João..... exemplo.... tens 600 euros de menos valias...

em vez de colocares -600€

julgo que tens que colocar 600 e só depois o sinal negativo....

Dá depois feedback....

A plataforma não permite colocar valores negativos.

Tal como outros já coloquei a questão no e-balcão, aconselho a todos o fazerem para os pressionar :lol:

Quando tiver o feedback da AT, partilharei.

Uma pergunta: O ano passado conseguiram?!?!?!?!!?
Eu não!

Eu consegui!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], cali010201, Garfield, jprgodinho, Shimazaki_2 e 130 visitantes