Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 4/5/2016 20:54

bucks Escreveu:Pessoal, tenho no AB, após informar-me mesmo com papéis impressos pela AT, remeti para o anexo G (banco usou modelo 13 na AT que remete para o G) os fundos estrangeiros sem englobamento, os nacionais que surgem já foram tributados (só incluem nesse quadro com as estrageiras em caso englobamento).
Movimentos, à data de liquidação para o câmbio e linhas movimento.
Hoje fiz simulação e já me deu o valor tributação autonoma que previa quando resgatei.
Muito importante são constar os movimentos compra e venda todos.
À AT foi declarado a 100%, como sendo o primeiro titular, e assim o fiz só o meu, apesar daquelas declarações anuais do AB falar em 50/50. Mais, essas declarações não têem valor fiscal, dito pelo banco.
E essa pessoa informou que vai haver um pdf do AB em Arquivo - extratos - movimentos de bolsa, daqui a aproximadamente 1 semana para verificarem melhor e guardarem.

Posso afirmar que fui 2 vezes à AT, 1 ao balcão AB, 3 tentativas contacto e o contacto final. Ninguém desde a AT até ao banco percebe do assunto!
Aliás, percebo mais do que eles e todos ficam a ouvir para saberem... E tive fiscalidade e afins...
Mais, este ano colocam o pdf assim mas nos próximos anos já vão corrigir esta situação.

Achei por bem desmistificar aqui, esta confusão, em algo simples...

Mas tem que se preencher todos os movimentos de venda realizados em 2015 (no meu caso supera a centena) ?

Registado: 18/1/2010 12:59

por Bucks » 4/5/2016 19:28

Eu telefonei para o CAT da AT e disseram-me que fundos de investimento internacionais resgatados através de bancos em Portugal é no anexo G e não no J.

Correcto, no AB é assim... Basta ver lá o NIF do AB, remete para o G.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 4/5/2016 17:30

Mais informação que pesquisei, e a resposta à questão da contitularidade no AB:

Caros,

Penso que existe alguma precipitação da vossa parte. Sou cliente BCP e NB e ambas as entidades bancárias emitem, nos termos da legislação em vigor, dois tipos de Declarações. Uma com o registo dos movimentos do ano e repartição percentual pelos vários titulares das contas, e outra relativa a alienacao onerosa de valores mobiliários emitida apenas em nome do primeiro titular, sendo esta última que se utiliza para apuramento das mais ou menos valias.

Abraço

Em dúvida, perguntei na AT se só está o 1o titular para declarar, para bater certo.
:wink:

por Bucks » 4/5/2016 17:00

Pessoal, tenho no AB, após informar-me mesmo com papéis impressos pela AT, remeti para o anexo G (banco usou modelo 13 na AT que remete para o G) os fundos estrangeiros sem englobamento, os nacionais que surgem já foram tributados (só incluem nesse quadro com as estrageiras em caso englobamento).
Movimentos, à data de liquidação para o câmbio e linhas movimento.
Hoje fiz simulação e já me deu o valor tributação autonoma que previa quando resgatei.
Muito importante são constar os movimentos compra e venda todos.
À AT foi declarado a 100%, como sendo o primeiro titular, e assim o fiz só o meu, apesar daquelas declarações anuais do AB falar em 50/50. Mais, essas declarações não têem valor fiscal, dito pelo banco.
E essa pessoa informou que vai haver um pdf do AB em Arquivo - extratos - movimentos de bolsa, daqui a aproximadamente 1 semana para verificarem melhor e guardarem.

Posso afirmar que fui 2 vezes à AT, 1 ao balcão AB, 3 tentativas contacto e o contacto final. Ninguém desde a AT até ao banco percebe do assunto!
Aliás, percebo mais do que eles e todos ficam a ouvir para saberem... E tive fiscalidade e afins...
Mais, este ano colocam o pdf assim mas nos próximos anos já vão corrigir esta situação.

Achei por bem desmistificar aqui, esta confusão, em algo simples...

por lucia_né » 4/5/2016 16:42

lucia_né Escreveu:Acabei de efetuar o resgate do UBS, está a valorizar 12%..

O próximo a seguir é o obrigações Europa, tenho-o negativo -3% :(

Ainda deve ir desvalorizar, porque o cut off acho que é as 10 da manhã para UBS no BEST, logo fica com a cotação do dia de amanha. Mais dois dias de perdas, hoje e amanhã :wall:

Ainda lucro algum :roll:

Registado: 7/4/2015 22:55

por daniel__ » 4/5/2016 15:38

lucia_né Escreveu:Acabei de efetuar o resgate do UBS, está a valorizar 12%..

Ainda deve ir desvalorizar, porque o cut off acho que é as 10 da manhã para UBS no BEST, logo fica com a cotação do dia de amanha. Mais dois dias de perdas, hoje e amanhã :wall:
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por lucia_né » 4/5/2016 15:34

Acabei de efetuar o resgate do UBS, está a valorizar 12%..

por daniel__ » 4/5/2016 14:59

O fundo da UBS já leva quase 5 milhões em resgates desde o ultimo mês. Basicamente, pelo que vi ele nem gestão activa está a ter, basicamente está parado à espera da fusão.

btw, não me parece que haja nada a ganhar em o manter mais duas semanas. Acho que o vou resgatar hoje mesmo.

Imagem
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por lucia_né » 4/5/2016 14:09

Eu coloquei 1k para diversificar na carteira a Longo prazo, está a valorizar neste momento 13%, por isso nem sei o que fazer :shock:

por Gizzy » 4/5/2016 13:40

Sei que na altura de preparação do meu portfolio a ideia de comprar UP's de fundos setoriais foi numa perspetiva de diversificação. Comprei infraestruturas, saúde e tecnologia/comunicações. Esta "diversificação" acabou também por levar, quase inevitavelmente, a uma sobreposição de ativos, considerando as minhas posições num fundo global e outros de small/medium/large caps na Europa/USA/Pacífico.

Neste momento estou tentado a resgatar e assumir perdas à volta de 5 % no UBS e aproveitar o valor para reforçar o fundo Global que tenho no portfolio. Desta forma não altero a % de ações e acabo por eliminar algumas sobreposições. Para além deste efeito, aproveito e reforço um fundo que está atualmente negativo, diminuindo-lhe o break-even.

Apesar de ainda termos mais uns dias para decidir, neste momento é para isto que estou inclinado...

(E sinceramente até tentei simplificar a análise ao "problema", não entrando em grandes considerações técnicas (sharpe, volatilidade, etc)) :)

chico_laranja Escreveu:O que é que a malta vai fazer para compensar o UBS Infrastrucutre?

Qual o propósito de ter investido nele?

O que esperava dele?

A que ponto dá mais importância?

Eu posso responder por mim a estas perguntas mas gostaria de ver outras respostas.

O propósito: Ter esse dinheiro investido em acções mas do tipo risk off

O que esperava: retorno aceitável com baixa volatilidade (ideal abaixo de 10%, aceitável abaixo dos 12%, fora do esperado acima de 12%) e um Rácio de Sharpe aceitável (acima de 1 pelo menos)

Dava mais importância ao baixo risco por procurar algo Risk off. Preferia ganhar apenas 8% em vez de 10% se com isso baixava a volatilidade de 15 para 10%. Isto traria obviamente uma melhoria no Rácio Sharpe.

Onde vou agora colocar o dinheiro?
Vou ter que procurar algo que se enquadre nestes pressupostos mais um: tem que ser um fundo acessível pelo que no meu caso tenho limitações extra.

Registado: 19/3/2015 0:19

por chico_laranja » 4/5/2016 12:37

O que é que a malta vai fazer para compensar o UBS Infrastrucutre?

Qual o propósito de ter investido nele?

O que esperava dele?

A que ponto dá mais importância?

Eu posso responder por mim a estas perguntas mas gostaria de ver outras respostas.

O propósito: Ter esse dinheiro investido em acções mas do tipo risk off

O que esperava: retorno aceitável com baixa volatilidade (ideal abaixo de 10%, aceitável abaixo dos 12%, fora do esperado acima de 12%) e um Rácio de Sharpe aceitável (acima de 1 pelo menos)

Dava mais importância ao baixo risco por procurar algo Risk off. Preferia ganhar apenas 8% em vez de 10% se com isso baixava a volatilidade de 15 para 10%. Isto traria obviamente uma melhoria no Rácio Sharpe.

Onde vou agora colocar o dinheiro?
Vou ter que procurar algo que se enquadre nestes pressupostos mais um: tem que ser um fundo acessível pelo que no meu caso tenho limitações extra.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por lucia_né » 4/5/2016 12:31

chico_laranja Escreveu:
lucia_né Escreveu:Bom dia!

O UBS Infrastructure, caiu na segunda e terça-feira, acham que vai continuar a cair e o melhor é resgatar?

Obrigada

Caiu tal como o resto caiu. Os mercados accionistas cairam forte e feio nestes dias (e hoje estão novamente a cair).

O que aí vem ninguém sabe, quanto muito pode-se tentar adivinhar com AT.

O amigo chico-laranja, acha que o UBS com a fusão que fez pode ser mais penalizado com as quedas?

por chico_laranja » 4/5/2016 12:29

lucia_né Escreveu:Bom dia!

O UBS Infrastructure, caiu na segunda e terça-feira, acham que vai continuar a cair e o melhor é resgatar?

Obrigada

Caiu tal como o resto caiu. Os mercados accionistas cairam forte e feio nestes dias (e hoje estão novamente a cair).

O que aí vem ninguém sabe, quanto muito pode-se tentar adivinhar com AT.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por NM_2 » 4/5/2016 12:28

chico_laranja Escreveu:NM_2

Quais são os ETFs que tens em mente?

Pegas nos ISINs deles e escabulhas informação da carteira/portolio.

Se te aparece Apple, Google/Alphabet e similares (num ETF MSCI World ou S&P500) então são participações directas.

Se te aparecem umas siglas manhosas o mais certo é serem certificados e participações indirectas.

Quantalys

Mais um estudo dos fundos mistos da Quantalys
http://www.quantalys.com/ACTU/11/583/ar ... _2016.aspx

Interessante, principalmente a parte de que há fundos a 5 anos descorrelacionados com os mercados accionistas e com retorno positivo, tendo lá essa nota pois há outro descorrelacionado mas com retorno a 5 anos negativo :evil:

Para ser ainda melhor ainda por cima vendido por cá: JPM Global Macro Opps embora noutra categoria que o estudado. O estudo é sobre a categoria A e cá temos o de categoria D.

Obrigado vou fazer isso.
O ishares world diz os nomes das cotadas mas o comstage diz apenas MSCI....

Registado: 2/9/2014 22:13

por chico_laranja » 4/5/2016 12:23

NM_2

Quais são os ETFs que tens em mente?

Pegas nos ISINs deles e escabulhas informação da carteira/portolio.

Se te aparece Apple, Google/Alphabet e similares (num ETF MSCI World ou S&P500) então são participações directas.

Se te aparecem umas siglas manhosas o mais certo é serem certificados e participações indirectas.

Quantalys

Mais um estudo dos fundos mistos da Quantalys
http://www.quantalys.com/ACTU/11/583/ar ... _2016.aspx

Interessante, principalmente a parte de que há fundos a 5 anos descorrelacionados com os mercados accionistas e com retorno positivo, tendo lá essa nota pois há outro descorrelacionado mas com retorno a 5 anos negativo :evil:

Para ser ainda melhor ainda por cima vendido por cá: JPM Global Macro Opps embora noutra categoria que o estudado. O estudo é sobre a categoria A e cá temos o de categoria D.

por lucia_né » 4/5/2016 12:22

Bom dia!

Obrigada

por NM_2 » 4/5/2016 11:44

chico_laranja Escreveu:Sobre o que compõe um ETF alguns têm participações directas outras indirectas.

Imaginemos um ETF S&P 500.

Alguns têm acções das 500 cotadas (ou pelo menos de umas 490 outros até têm 510, com as candidatas a entrar também no cesto) nas proporções aproximadas do cabaz do índice outros têm instrumentos tipo CFDs, warrants, furutos entre outros instrumentos manhosos e para mim começam a estar na zona negra/obscura.

Risco de perda será mínimo pelo menos nos ETFs que têm participações directas a não ser que o mundo desabe e todas as empresas abram falência (ou se entre em clima de guerra aberta com controlo completo de fluxo de capitais e se estás do lado errado da barricada ardeste :-$ )

A parte de supervisão não sei mas deduzo que seja o supervisor do país onde é vendido o fundo (no caso dos Vanguard será a SEC americana por exemplo). Não tenho certeza deste ponto.

Risco de entidade gestora é +- igual.

A iShares é da BlackRock, Comstage - Commerzbank, Lyxor - Societé Generale, etc.....

Se a BlackRock der o estouro tanto os ETFs iShares como os fundos BGF estão no mesmo barco. Basicamente os activos(Acções e Obrigações que contituem o fundo/ETF) continuam a existir apenas há que os que liquidar e distribuir o resultado dessa liquidação por quem tinha participações nos fundos/ETFs.

A acontecer obviamente metade desses activos fica a valer 0 pois se o BlackRock cai, toda a restante banca cai, todas as empresas ficam com problemas de liquidez por não terem acesso às suas contas e está o caldo entornado..... o tal risco sistémico que para algumas esganiças é "treta" :twisted:

Obrigado pela resposta detalhada.
O ishares da black rock e o comstage do commerzbank é ETF participação ativa com compra de ações?

por chico_laranja » 4/5/2016 11:19

Sobre o que compõe um ETF alguns têm participações directas outras indirectas.

Imaginemos um ETF S&P 500.

Alguns têm acções das 500 cotadas (ou pelo menos de umas 490 outros até têm 510, com as candidatas a entrar também no cesto) nas proporções aproximadas do cabaz do índice outros têm instrumentos tipo CFDs, warrants, furutos entre outros instrumentos manhosos e para mim começam a estar na zona negra/obscura.

Risco de perda será mínimo pelo menos nos ETFs que têm participações directas a não ser que o mundo desabe e todas as empresas abram falência (ou se entre em clima de guerra aberta com controlo completo de fluxo de capitais e se estás do lado errado da barricada ardeste :-$ )

A parte de supervisão não sei mas deduzo que seja o supervisor do país onde é vendido o fundo (no caso dos Vanguard será a SEC americana por exemplo). Não tenho certeza deste ponto.

Risco de entidade gestora é +- igual.

A iShares é da BlackRock, Comstage - Commerzbank, Lyxor - Societé Generale, etc.....

Se a BlackRock der o estouro tanto os ETFs iShares como os fundos BGF estão no mesmo barco. Basicamente os activos(Acções e Obrigações que contituem o fundo/ETF) continuam a existir apenas há que os que liquidar e distribuir o resultado dessa liquidação por quem tinha participações nos fundos/ETFs.

A acontecer obviamente metade desses activos fica a valer 0 pois se o BlackRock cai, toda a restante banca cai, todas as empresas ficam com problemas de liquidez por não terem acesso às suas contas e está o caldo entornado..... o tal risco sistémico que para algumas esganiças é "treta" :twisted:

por NM_2 » 3/5/2016 21:24

Obrigado pelas respostas.

Sim tenho fundos de obrigações e a minha ideia é ter um etf com outras caracterísiticas.

A minha maior questão é: O que se está a comprar realmente num etf?

Algo que realmente pertence ou mais abstrato como um cfd de um indice?
Quais as diferenças em termos de risco de perda de capital?
Quem supervisiona?

Em termos de risco da entidade gestora o que é mais seguro fundo ou ETF?

Obrigado desde já

por chico_laranja » 3/5/2016 10:47

NM_2

Para falares de ETFs nada como falar com o entendido do B&H puro: LTCM.

Ele certamente saberá quais os melhores ETFs que se encaixam no que queres.

Pode ter um certo bias pelos ETFs mas sabe da poda tal como nós temos um certo bias pelos fundos.

Cada um nos seus instrumentos de investimento predilectos, conhecemos a sua mecânica, os seus podres mas também as suas honras e alternativas :-"

LU0248320581

por pcm1979 » 3/5/2016 10:12

Estou interessado em entrar no Pictet-Japanese Equity Sel HR EUR, devido ao momento de baixa da bolsa japonesa e à forte valorização do Iene (o fundo tem cobertura cambial). Gostaria de ler opiniões.

Registado: 26/7/2014 12:37

por lucia_né » 2/5/2016 22:17

Gizzy Escreveu:
avataris Escreveu:Parece que a UBS decidiu acabar com o melhor fundo de infraestruturas.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... y_Fund.pdf

O fundo absorvente é uma valente bosta, pelo que é para resgatar. LU0161942635

Bah, agora este? Há alguns dias lá foi também o NB Global Bond..
Já agora, como é que vocês costumam acompanhar este tipo de informação com antecedência? Estava a dar uma vista de olhos no site do Best e não encontrei lá este comunicado da UBS em lado algum :/ Mas provavelmente sou eu que estou a procurar mal... Já quando fundiram o NB Global Bond eu só soube quando efetivaram os acertos de UP's.

Continuam a achar que o melhor é resgatar o UBS?

por Mouro_Emprestado » 2/5/2016 18:49

NM_2 Escreveu:Para o world qual pensam ser melhor e com mais liquidez:
COMSTAGE - LU0392494562

Trata-se de um ETF de replicação sintética. Existem ETFs semelhantes de replicação física (e até com maior AUM), por exemplo: IE00B4L5Y983

NM_2 Escreveu:ISHARES - IE00B0M62Q58

Este distribui dividendos. A versão ACC é muito melhor: IE00B4L5Y983

Já agora, sobre o MSCI World, recomendo o seguinte link: https://www.justetf.com/de-en/how-to/ms ... -etfs.html

Finalmente, não vais alocar nenhuma % da carteira a obrigações? Olha que no pico da crise o MSCI World (em euros) levou com um rombo de 53%, tendo depois levado 4 anos até chegar ao ponto de partida... Foram quase 6 anos sem que o investimento tivesse recuperado :-k

Registado: 13/9/2013 0:16

por NM_2 » 2/5/2016 17:24

chico_laranja Escreveu:Rússia????

Isso entra já no espectro da especulação. A Rússia ao nível de acções é uma coisa minúscula - 0.4%.

http://www.agf.com/institutional/global ... wi-cad.pdf

Para isso preferia algo tipo fundos regionais como
- US
- Euro Zone
- UK
- Europe ex UE ex UK (nem sei se existe. Se não existir é ir para um Nordic+Suiça+Europa de Leste/emergente)
- Japão
- China
- ASEAN
- Austrália
- LatAm
- África(ou então EMEA+Nigéria+África do Sul)

Cobres basicamente o mundo quase todo com estas opções.

Não te esqueças é de pesar o custo das comissões pois abrir muitas posições acarretam bastantes comissões, pelo menos 3 por posição (compra, venda e spread)
Estuda bem isso para não teres surpresas desagradáveis.

Cuidado também com ETFs com pouco volume.

Obrigado pelo aviso.

Eu basicamente tenho pouca escolha - parte dos da euronext lisboa paris e amesterdão.

E os spreads já me estava a esquecer - mas isso tem a ver com a liquidez certo? Mais liquido = menos spread certo?

E para começar estava inclinado ao world apenas - a variação dos outros para a rendibilidade geral seria residual para o trabalho e comissões extra.

Para o world qual pensam ser melhor e com mais liquidez:
COMSTAGE - LU0392494562
ISHARES - IE00B0M62Q58

E para o comstage hoje o spread é 0.03%... irrisório face à comissão de 7.28€ para os valores que invisto.
A liquidez foram 87k titulos para uma cotação de 39.3€ ~ 3.4M€ portanto em compras / vendas entre 500-5000€ ( 15-150 títulos) não devo ter problemas de maior...

por chico_laranja » 2/5/2016 17:08

Rússia????

Isso entra já no espectro da especulação. A Rússia ao nível de acções é uma coisa minúscula - 0.4%.

http://www.agf.com/institutional/global ... wi-cad.pdf

Para isso preferia algo tipo fundos regionais como
- US
- Euro Zone
- UK
- Europe ex UE ex UK (nem sei se existe. Se não existir é ir para um Nordic+Suiça+Europa de Leste/emergente)
- Japão
- China
- ASEAN
- Austrália
- LatAm
- África(ou então EMEA+Nigéria+África do Sul)

Cobres basicamente o mundo quase todo com estas opções.

Não te esqueças é de pesar o custo das comissões pois abrir muitas posições acarretam bastantes comissões, pelo menos 3 por posição (compra, venda e spread)
Estuda bem isso para não teres surpresas desagradáveis.

Cuidado também com ETFs com pouco volume.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: niceboy e 166 visitantes