Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por RG49 » 20/4/2016 17:09

tanto quanto eu percebo se for o CA serão precisos 50%+1voto, se for "alguem" a pedir serão 2/3 (lei para alteração de estatutos). mas salienta que se for o CA a propor: "quando proposta pelo órgão de administração, não está sujeita a quaisquer limites à detenção ou ao exercício de direitos de voto, nem a quaisquer requisitos de quorum ou maioria agravados relativamente aos legais"
ora se os legais para alterar estatutos são 2/3, como é que só é preciso maioria simples?!

Tanto quanto percebi da noticia, se a proposta de alteração dos estatutos for de algum (ou mais do que um) accionista, precisa de uma maioria qualificada (>2/3).
Se a proposta for do Conselho de Administração do banco, a aprovação da alteração está condicionada a uma maioria simples (>50%)

Logo a decisão, cabe nesta fase (a confirmar-se o que saiu na noticia!!!) exclusivamente ao CA do banco, pois doutra forma, não há acordo.

Registado: 11/3/2016 19:24

por Joca601 » 20/4/2016 16:34

Na minha opinião, e em modo de conspiração, admito que o CB e a IS e até a allianz tem um acordo paralelo, e esta OPA faz parte desse acordo. A IS fez algumas ondas, mas menos do que seria espectável.. A Alianz não diz nada.... o CB trabalha para alcançar 70% porque já admitiu que IS e a Allianz não iriam vender na OPA.

Na verdade o Caixabank foi obrigado pelo BCE a avançar para esta OPA e por isso foi preciso encontrar uma saída o mais barato possível.. em outras condições o CB teria de pagar um valor bem mais alto, mas como só precisa de 6% para tomar o controlo do banco e consolidar o bpi na suas contas, mesmo com uma opa a este preço será muito fácil atingir essa percentagem... Os pequenos investidores enfrentam um dilema de vender ou não vender na OPA e só têm esse dilema porque falta informação suficiente para decidir... pelo andar das ultimas duas sessões parece que as estão a despachar abaixo do valor da OPA.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Texano Bill » 20/4/2016 16:08

De 1,40€ para 1,11€, sim sr, bela sacanagem. O normal é um accionista pagar um prémio para ter a posição de controlo. Neste caso, eles propõe-s comprar a posição de controlo a desconto!!! :-"

Registado: 20/8/2011 12:52

por Fred_Invest » 20/4/2016 15:31

RG46 Escreveu:Estatutos: Votação livre de desblindagem depende do conselho de administração
Decreto-lei hoje publicado define que AG para desblindar estatutos só vota sem limitações se proposta surgir do conselho de administração.

Ora cá está, uma forma da administração do BPI, "impor" a melhoria do preço da OPA do CB.
Se a administração do BPI for coerente, vai anunciar (tal como fez na OPA anterior) que o preço oferecido agora pelo CB, é claramente insuficiente, e não reflecte o real valor do BPI.
Desta forma, forçam (a não ser, que estejam já "combinados") o CB a melhorar o preço desta nova OPA.

tanto quanto eu percebo se for o CA serão precisos 50%+1voto, se for "alguem" a pedir serão 2/3 (lei para alteração de estatutos). mas salienta que se for o CA a propor: "quando proposta pelo órgão de administração, não está sujeita a quaisquer limites à detenção ou ao exercício de direitos de voto, nem a quaisquer requisitos de quorum ou maioria agravados relativamente aos legais"
ora se os legais para alterar estatutos são 2/3, como é que só é preciso maioria simples?!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... tutos.html

Registado: 4/9/2015 12:25

por RG49 » 20/4/2016 15:06

Estatutos: Votação livre de desblindagem depende do conselho de administração
Decreto-lei hoje publicado define que AG para desblindar estatutos só vota sem limitações se proposta surgir do conselho de administração.

Ora cá está, uma forma da administração do BPI, "impor" a melhoria do preço da OPA do CB.
Se a administração do BPI for coerente, vai anunciar (tal como fez na OPA anterior) que o preço oferecido agora pelo CB, é claramente insuficiente, e não reflecte o real valor do BPI.
Desta forma, forçam (a não ser, que estejam já "combinados") o CB a melhorar o preço desta nova OPA.

por PIKAS » 20/4/2016 12:56

RG46 Escreveu:Se retirar a 1,40€ (preço acordado ??? da negociação IS/CB)
......
Li também hoje, Haitong: CaixaBank segue em frente com a OPA e depois negoceia com Isabel dos Santos, espero que isto não seja verdade, agora compra a 1,1113€ aos pequenos accionistas, fica com a maioria do capital, e depois vai negociar à parte com IS, e quem sabe, pagar os 1,40€ que referiu Fernando Teles.

Fazendo fé, então, nesse senhor o preço que esteve em cima da mesa nas negociações Santoro/La Caixa seria 1,40€. A OPA subsequente seria a esse valor.
Se o que o Haitong diz viesse a ser verdade não seria mau, bem antes pelo contrário. É que as cotações no mercado tendem rapidamente a adaptar-se a valores de referência. Porque é que a cotação hoje está à roda de 1,10€? porque há um valor de referência para uma OPA a 1,11€. Por isso, se após esta OPA - se ela vier a acontecer já que por agora só está registada -, concluída com sucesso o que também é uma incógnita, a Santoro vendesse a sua posição a 1,40€ a cotação no mercado ia muitíssimo depressa para a volta desse valor.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por RG49 » 20/4/2016 12:46

jsntos Escreveu:Boas, se puderem expliquem-me o que querem dizer com pagar dividendos do BFA do ano de 2014 e 2015?
Significa que quem tem ações do BPI desde 2014 vai ter direito a esses dividendos?

Quem tem direito a receber esses dividendos, são os accionistas do BFA, logo, quem pode receber é o BPI.
Mas como o CB, já actua como "dono" do BPI, está preocupado, pois a dificuldade do BPI é conseguir tirar o dinheiro dos dividendos de Angola, daí (segundo a IS) este também ser um ponto de desacordo, pois segundo a IS ela não pode garantir a saída do dinheiro de Angola para pagar os dividendos ao BPI ("Angola não tem divisas, para mandar cantar um cego")

por jsntos » 20/4/2016 12:30

Boas, se puderem expliquem-me o que querem dizer com pagar dividendos do BFA do ano de 2014 e 2015?
Significa que quem tem ações do BPI desde 2014 vai ter direito a esses dividendos?

Registado: 9/7/2014 12:09

por masterpro » 20/4/2016 11:53

Hoje saem os resultados trimestrais, se não estou em erro.

Estimativa de 0,09 por acção isto no ADR.

Registado: 13/3/2007 14:42

por UriDarn » 20/4/2016 11:25

Isto é uma palhaçada o que em Portugal se consegue fazer para lixar sempre os pequenos accionistas, já agora, se o BPI agora sofresse uma contra OPA de qualquer Banco ou da IS e se algum deles oferecesse por exemplo 1,30 por acçao ai então o CaixaBank vendia já que acha justo o valor de 1,13.....

Registado: 5/11/2014 20:06

por Rukaleao » 20/4/2016 11:20

Caro RG46,

Parabéns! Foi o único que reteve a informação RELEVANTE dada por F. Teles .
Nem foristas nem a imprensa NOTOU esse facto (1,4€).
BN

Registado: 21/3/2016 16:37

por RG49 » 20/4/2016 10:42

Ontem nos telejornais das televisões, a abertura foi generalizada com a resposta de IS ao BPI/CB.
Se repararem no comunicado da Santoro, o mesmo refere "No entretanto, o CaixaBank já beneficiou os seus cofres em cerca de 235 milhões de euros.", confesso que quando li, não percebi este parágrafo do comunicado.
No telejornal do canal 1, uma das pessoas que falou sobre o assunto foi Fernando Teles (administrador do BIC, com uma participação qualificada no BPI, banco que Isabel dos Santos é "dona").
Dizia Fernando Teles a explicar como chegávamos aos 235 milhões:
Se retirar a 1,40€ (preço acordado ??? da negociação IS/CB) - 1,1113€ (preço da nova OPA do CB, depois do decreto-lei), mais coisa, menos coisa, dá 235 milhões de beneficio para o CB.
A ser verdade, estamos perante mais um "frete" do governo a uma instituição bancária espanhola, neste caso ao CB (há quem defenda, que este governo, já tinha dado outro "frete" ao Santander na venda do Banif).
Li também hoje, Haitong: CaixaBank segue em frente com a OPA e depois negoceia com Isabel dos Santos, espero que isto não seja verdade, agora compra a 1,1113€ aos pequenos accionistas, fica com a maioria do capital, e depois vai negociar à parte com IS, e quem sabe, pagar os 1,40€ que referiu Fernando Teles.
Isto parece-me uma vergonha, agora só quero ver qual a posição da administração do BPI, só falta estes, agora dizerem que o preço é justo e recomendarem a venda das acções.

Nota: tenho uma pequena participação do BPI, com um preço médio, acima do preço oferecido pela 2ª OPA do CB.

por OCTAMA » 19/4/2016 21:52

Boa Noite Ganapati,

Obrigado desde já pelo teu comentário.

Do teu post vejo as outras soluções que existem também...mas acho que a Isabel dos Santos, tal como já li aqui, se não fizer nada e não houver aumento de capital valoriza muito mais a parte dela no BPI....as "famosas" sinergias...e ainda fica com os dividendos africanos.... :mrgreen:
Por outro lado, acho na MHO que a Isabel dos Santos não deve estar a nadar em liquidez, pois a forma de pagamento das participações cruzadas era para ser mínima em termos de fluxo de cash (sobretudo do lado dela)....a não ser que faça outra vez o número de ir buscar um parceiro para tentar alguma coisa (como fez na PT SGPS)....ou se calhar as offshores da família dos Santos ainda têm qualquer coisa. Suposições. Tudo suposições....

A fusão BPI + BCP, apesar de gostar da mesma, desde sempre, acho que racionalmente não passa em nenhuma autoridade de concorrência, nacional ou europeia. Ou então, os remédios eram tantos que o pós fusão era um banco "intermédio" tendo de abdicar de áreas de negócio se calhar importantes para a sua subsistência....

Mas a questão fulcral que todos aprendemos deste "episódio", é que o BCE está é a pedir ao Pai Natal que alguém compre a parte da Sonangol no BCP....e não a entrada de um outro acionista Africano....

Quando precisavam do dinheiro africano, era só meus irmãos para aqui e para ali, etc...e a europa no rescaldo da crise caladinha....venha a nós o vosso dinheiro "sujo" ou não....agora de estão com os QE em movimento e sentem alguma força fazem-se de snobs...hipócritas!

Quando a conta da falta de crescimento económico aparecer quero ver, até vou-me sentar no sofá e rir. Os Bancos Centrais vão engolir em seco o prejuízo e será um período "tenebroso"....acreditem meus amigos!

O Novo Banco, para mim está impróprio para consumo este ano e nos próximos dois, devido a imparidades do passado e mal parado, que tarda em desaparecer....algo que me parece que vai fazer com que seja também "oferecido" a alguém....não africano!

Com os melhores Cumprimentos

Registado: 19/4/2016 10:08

por Ganapati » 19/4/2016 21:18

Bem Vindo OCTAMA!

Uma estratégia prudente de esperar para ver mostrou-se a melhor estratégia com o desfecho deste "não acordo". Antecipo uma descida do preço do papel para 0,9 a 1 Euro a curto prazo embora considere que o BPI vale muito mais do que o isso e que o preço que o Caixa Bank estava disposto a dar na primeira oferta.
Gosto da ideia de Isabel dos Santos em criar o maior Banco Privado Português tem outras soluções para além de BCP+BPI.
- Tem o Novo Banco a preço de saldo q o poderá comprar uma parte mantendo o estado como accionista com opção de compra ou para futura OPV em bolsa, permitia criar valor e salvar a face do Governo prometendo vender o resto do Banco em Bolsa mais valorizado assim que o mercado o permitisse. Fundiria o NB com o BIC (de que tb é accionista) e com o BPI (com concordância do CB??);
- Lança ela própria uma contra-OPA ao BPI e aposta num crescimento orgânico e de quota de mercado com campanhas agressivas de redução de spread's e taxas de juro atrativas com financiamento priviligiado as empresas - todos nós agradeciamos! fosse com NB ou sem NB.
Estou fora do BPI desde que os rumores de acordo ou não acordo começaram a tardar e vou continuar a esperar para ver. Acompanho tb as cotações do Caixa Bank.

Cumprimentos a todos!

Registado: 7/4/2016 0:54

por OCTAMA » 19/4/2016 19:37

Obrigado Ulisses :oops:

por Ulisses Pereira » 19/4/2016 19:21

Octama, excelente post para te iniciares na escrita no Caldeirão :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por OCTAMA » 19/4/2016 19:14

Boas Tardes a todos,

Apesar de já ser leitor do fórum há alguns anos, gostaria antes de mais de me apresentar a todos os foristas do caldeirão. Espero antes demais e acima de tudo poder partilhar com vocês opiniões sobre os assuntos em destaque. Sou um amador em AT e um pouco mais conhecedor de AF.
Invisto somente no PSI 20 (17, 18, 19...lol) por uma questão de ter pouco tempo para ler o que se passa em áreas internacionais.
Faço a minha apresentação no tópico do BPI pela razão de que também estou dentro a 1,24 €.
Já li muita coisa aqui e não só, sobre esta novela brasileira dobrada em venezuelano...e de fato não haverá muito a acrescentar sobre os riscos de se investir na bolsa. Eu sei por experiência própria quais são, mas gostaria de dizer o seguinte ao forista J_R sobre os futuros riscos:
- Se não vende, e o BPI faz um aumento de capital para ir atrás de algum negócio....aí pode ser um esforço que nem todos podem acompanhar e dilui-se a posição...;
- Quanto à retaliação Angolana que se fala aqui. Para já percebe-se que os dividendos de 2014 e 2015 do BFA ainda estão por receber pelos acionistas....e agora por decerto que vão continuar por não receber os futuros dividendos...;

E sobre as Vantagens:
- Se o BPI irá beneficiar de tudo e mais alguma coisa com o universo Caixa, mais as sinergias da OPA, então a cotação irá seguir o seu rumo para cima;

Contra-opa? Não creio que a Isabelinha tenha esse dinheiro à mão, vê-se pela não distribuição de dinheiro por parte do BFA....

Nota:
Independentemente da forma como este processo de desenrolou e "terminou" por agora...para mim o principal culpado deste desenlace é o BCE e afins, que atualmente praticam ingerência nos países pequenos de formas mais agressivas que noutros...como se na própria europa não houvesse riscos de muito maior materialidade em cima da mesa, do que um banco como o BFA detido a 50,1%....uma tristeza esta Europa em que vivemos. Por mim os acionistas fizeram o que tinham a fazer. Teatro e culpas repartidas por decerto, pois não há santos nestas coisas....mas foi a existência de blindagem que permitiu atrair noiva para o BPI (ou seja, a Isabel dos Santos), não esquecer. E Angola dá lucros iguais a Portugal, portanto um parceiro de negócio a sério. Caso contrário, outros pretendentes podiam ter sido difíceis de arranjar....pelo menos com aval do poder português....
A Europa acha-se acima dos angolanos mas permite paraísos fiscais dentro dela em benefício dos poderosos....uma vergonha.

Cumprimentos a Todos

por Texano Bill » 19/4/2016 18:45

frosasantos Escreveu:E quando é que o FU vem dizer qualquer coisa sobre o valor proposto!? Agora que tem mais uns anos a frente do barraco quase garantidos ainda vem dizer que o valor é justíssimo.

Presume-se que o sr. Ulrich estará muito satisfeito por poder continuar mais uns valentes anos à frente com o apoio do CaixaBank. :wink:

Imagem

por 5640533 » 19/4/2016 18:08

Uma vez, aqui, Ulisses disse que evita títulos 1ue têm a ver com opa's. Também tem sido o meu principio. E então nesta bolsa...

Registado: 29/11/2007 1:36

por Fred_Invest » 19/4/2016 18:05

E quando é que o FU vem dizer qualquer coisa sobre o valor proposto!? Agora que tem mais uns anos a frente do barraco quase garantidos ainda vem dizer que o valor é justíssimo.

Registado: 4/9/2015 12:25

por J_R » 19/4/2016 17:56

Esperava um tombo maior sinceramente.

E' minha opinião pessoal que o CB perdeu uma oportunidade de ouro para matar o assunto de forma elegante e sem suscitar grandes comentários fazendo uma nova OPA ao valor da anterior. Podia argumentar questões de principio e defesa de todos os acionistas (referencia e pequenos) para apresentar o mesmo valor e teria as portas abertas para uma Assembleia Geral triunfal deixando a IS completamente fora de jogo.

Mas a veia espanhola/catalã que anseia por conseguir um preço de saldo (estilo Santander-Banif) humilhou tudo e todos (com o aopoio de Costa) apresentando um valor 50% abaixo daquele que foi indicado pela Administração do banco como sendo o valor deste (2.20). Dizer com um sorriso que a oferta e' 32% abaixo do atual bookvalue do banco não me parece de alguém que quer gerar consensos.

Esta "desilusão/raiva" vai dar uma ultima chance a IS de ser a salvadora do BPI de uma espanholizacao por um preço justo ou gerando reais sinergias com outro banco português (BCP). A presença da Sonangol no BCP com 20% mais os 20% que tem no BPI (considerando que as desblindagens caem) seria a única maneira de voltar a estar por cima......ficando como maior acionista de um dos maiores banco da Iberia....e mais uma vez sem fazer qualquer investimento.

Recordo que a IS respondeu com a fusão BPI/BCP a quando da primeira OPA....e acho que neste momento (considerando o valor semelhante em bolsa dos dois bancos) e' a única opção para a Isabel sair vencedora aproveitando a desilusão, publica, de alguns acionistas de referencia e analistas. Mas tambem aqui o CB poderá responder sendo ele o "investidor espanhol" que se falou para o BCP e tendo ja descartado publicamente o interesse no NB. Dilui a posição da Sonangol no BCP com um aumento de capital para a sua entrada e assume o controlo daquilo que seria o segundo maior banco Iberico a seguir ao Santander.

Caso a IS nao consiga um acordo aceitável vejo retaliação forte de Luanda. Li algures que aqui também podemos expropriar.....sim e' verdade. Mas se Angola ferir de morte o BPI (BFA), BCP (Millenium-Atlantico) e NB, o impacto no sistema financeiro português e' brutal fazendo o pais cair para uma situação semelhante a da Grécia em 2015.

As cartas estao lançadas mas o Costa, na minha opiniao, assinou uma sentença de morte. Ou será mau para o BPI (no mínimo) e isto será' responsabilidade sua por ter intervindo sem sucesso ou para o sistema financeiro em geral pela retaliação angolana.

Nota: Estou dentro com 25000 acoes a 1.19 e sem minima ideia do que fazer com elas.

Registado: 23/9/2010 13:03

por Texano Bill » 19/4/2016 17:02

fjcbolsa Escreveu:Negociou sempre abaixo do preço da OPA, parece-me mau :oops: Foram apenas duas horas :?:

Hora e meia pá! Esteve suspensa mais de 1 semana e depois abre para negociar 1h30min :clap:

por masterpro » 19/4/2016 17:01

fjcbolsa Escreveu:Negociou sempre abaixo do preço da OPA, parece-me mau :oops: Foram apenas duas horas :?:

1 hora e meia de negociação.

8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por fjcbolsa » 19/4/2016 16:53

Negociou sempre abaixo do preço da OPA, parece-me mau :oops: Foram apenas duas horas :?:

Registado: 24/11/2010 10:03

por Clinico » 19/4/2016 16:15

Sim, mas a estes preços o CB compra os 6% que lhe faltam.
Enfim...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Ferreiratrade, fred2008 , Google [Bot], Google Adsense [Bot], MP65, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, zorro2009 e 114 visitantes