Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 18/4/2016 16:16

Uma alternativa a meio caminho entre o MFS Total Return e o Nordea-1 Stable Return é o JPM Global Macro Opps D (acc) EUR(LU0115098948)

Código: Selecionar todos
UP    DP  Ret3A    RS  ISIN            Fundo
 18  8,91   8,71  0,94  LU0219418836    MFS Meridian Glbl Total Return A1 EUR
141  7,52   9,93  1,26  LU0115098948    JPM Global Macro Opps D (acc) EUR
 16  4,27   6,32  1,43  LU0227385266    Nordea-1 Stable Return E EUR

Dados da semana passada tirados da MS. Convém ter noção que o MFS a sua base é em USD e o JPM e Nordea-1 é em EUR e o factor forex pode ter aqui uma palavra a dizer.

Mais fundos mistos interessantes:
- Invesco Ballanced Risk Alloc aka Invesco BRA pela sua exposição directa ao ouro.
- Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR - LU0251130554
- Allianz Dynamic Multi Asset Strategy 50 A EUR - LU1019989323

Estes carecem de estudo mais aprofundado pois estão fora do meu espectro de investimento - fundos acessíveis :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 18/4/2016 15:51

EMERGING MARKETS: WILL 2016 BE THE TURNAROUND?

http://research-center.amundi.com/page/ ... turnaround
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por w00zy » 18/4/2016 11:04

O Nordea Stable Return é bom mas muito prudente
O MFS Global Total Return não foge muito da carteira proposta pelo Mouro_Emprestado e se consideramos o rebalanceamento que "se deve fazer", os retornos devem ser muito semelhantes.

Imagem

Registado: 28/4/2014 12:59

por chico_laranja » 18/4/2016 10:45

Mouro

Não consigo ver a imagem :cry:

O não ter rebalanceamentos compensa o activo pois ele também não tem sempre a mesma proporção :-"

5 Anos acaba por saber a pouco pois deixa de apanhar a queda de 2008 e a recuperação 2009-2011 e esse é um momento chavee de estudo para toda e qualquer carteira pois leva a resistência aos limites.

Pode-se sempre fazer a comparação com um benchmark composto sabendo que os Index estarão apenas 1 furinho abaixo do benchmark :roll:

O que indicas de usar apenas 1 fundo tornar a carteira mais resistente ao seu pior inimigo concordo plenamente. O pior inimigo de uma carteira é o dono dela e o ter dedo leve no gatilho de compra/venda e/ou não ter "mentalidade de aço" não aguentando quedas mais fortes.

Quantos daqui não mexeram uma palha na carteira (excepto reforços) neste início de ano e caíram na tentação de passar a liquidez a meio de Fevereiro???
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Mouro_Emprestado » 16/4/2016 23:48

bucks Escreveu:Os index fund são sempre uma boa alternativa, no AB há esses amundi. No do US noto bom desempenho face a outros mais activos... Pode ser impressão minha... :pray:

Sem querer entrar numa discussão de "activo" vs "passivo", mas é muito difícil bater, consistentemente, o SP500 no L/P. Por isso, a estratégia mais racional para exposição a acções americanas de grande capitalização poderá passar por um index fund / ETF.

Isto já não será tão verdade noutros mercados menos eficientes, onde alguns fundos activos conseguirão, mais facilmente, bater o benchmark.

Registado: 13/9/2013 0:16

por Bucks » 16/4/2016 21:06

Mouro_Emprestado Escreveu:
bucks Escreveu:Os da Amundi, de Index, são ainda mais baratos, e tem US em dólares ou euros, pacifico, Europa... :-"

Apenas disponíveis no Activo, certo? 8-)

Para todos os efeitos, ainda que tenham comissões de gestão bastante mais baixos, e no caso da acções americanas, os Amundi têm pior performance a 1 ano, 3 anos e 5 anos (de acordo com o Morningstar.es).

No caso das acções europeias, depende do prazo, uma vezes fica o Amundi à frente, outras vezes fica o Pictet.

Mas para quem não tem conta no Best, não deixa de ser uma alternativa aos ETFs. :idea:

Os index fund são sempre uma boa alternativa, no AB há esses amundi. No do US noto bom desempenho face a outros mais activos... Pode ser impressão minha... :pray:

por Mouro_Emprestado » 16/4/2016 20:08

bucks Escreveu:Os da Amundi, de Index, são ainda mais baratos, e tem US em dólares ou euros, pacifico, Europa... :-"

Apenas disponíveis no Activo, certo? 8-)

Para todos os efeitos, ainda que tenham comissões de gestão bastante mais baixos, e no caso da acções americanas, os Amundi têm pior performance a 1 ano, 3 anos e 5 anos (de acordo com o Morningstar.es).

No caso das acções europeias, depende do prazo, uma vezes fica o Amundi à frente, outras vezes fica o Pictet.

Mas para quem não tem conta no Best, não deixa de ser uma alternativa aos ETFs. :idea:

por Bucks » 16/4/2016 19:49

Os da Amundi, de Index, são ainda mais baratos, e tem US em dólares ou euros, pacifico, Europa... :-"

por Mouro_Emprestado » 15/4/2016 23:39

Como criar uma simples carteira Buy&Hold no Best através de Fundos de Investimento de Gestão Passiva? (para o caso do meu outro post ficar perdido)

Portfolio clássico 60-40 (acções e obrigações)

40% no Pictet-EUR Government Bonds R
35% no Pictet-USA Index R EUR
15% no Pictet-Europe Index R EUR
10% no Pictet-Japan Index R EUR

Segue abaixo um gráfico com os ganhos de cada uma dessas carteiras acima, a 5 anos e comparação com o Nordea Stable Return (um dos melhores, se não mesmo o melhor, fundo misto a L/P):

Imagem
image upload no size limit

Notas:
1. Os Pictet USA e Japão são relativamente recentes (têm cerca de 5 anos de existência), pelo que não dá para simular a carteira acima a 10 anos. Alternativamente, poderão usar ETFs para simularem o tipo de carteira apresentada acima a 10 anos (para apanharem o crash de 2007/2008).
2. Embora o Nordea tenha um desempenho a 5 anos inferior, acaba por ser um fundo menos volátil e mais simples de ir mantendo. Atente-se que o pior inimigo do investidor é "ele próprio", por isso pode ser mais fácil manter apenas 1 fundo, do que manter uma carteira complexa com imensos fundos e onde acabamos por tentar "gerir" as alocações ao longo do tempo (comprando no preço alto e vendendo no preço baixo).
3. O desempenho da carteira apresentada acima não assume qualquer tipo de rebalanceamento, pelo que no final dos 5 anos as percentagens deverão ser substancialmente diferentes. Isso poderá também explicar a valorização superior, uma vez que nos últimos anos as Acções (com especial destaque as Acções americanas) têm apresentado valorizações muito elevadas. Não se esqueçam, quanto maior a alocação a Acções, maior a volatilidade e risco.

Espero desta forma esclarecer eventuais dúvidas acerca da possibilidade de criar uma carteira Buy&Hold com valores não muito significativos (abaixo de € 10k), evitando o pagamento de comissões presentes na manutenção de um portfolio através de ETFs.

por Bucks » 15/4/2016 17:29

José_Costa Escreveu:Por falarem aqui e terem conta no Activo Bank venho pedir-vos ajuda para o seguinte.

Tenho neste banco algum dinheiro na conta à ordem que queria aplicar em fundos de investimento. Não sei, no entanto, que fundos devo adquirir, já que os meus conhecimentos nesta área são muito superficiais (sou da área da engenharia). Podem-me ajudar, por favor, a escolher, dentro da carteira do Activo Bank, uns 4 ou 5 fundos? Será para aplicar num horizonte de uns 4 ou 5 anos (não tenho um prazo fixo) e estou disposto a correr alguns riscos (dentro do razoável, claro).

Tenho consciência do que são fundos e tenho lido com atenção muito do que aqui tem sido escrito sobre esses fundos. Por essa razão venho pedir o vosso conselho. Sei que o Activo Bank não possui para comercialização assim tantos fundos como outros bancos (como o Best, por exemplo), mas é no AB que eu pretendia abrir esta carteira.
Podem me ajudar, por favor?

Desde já agradeço as indicações que me queiram dar.
Zé Costa

Num plano prudente tem o credit suisse reddito... num neutro o ubs yeld... Tenho o flexivel ubs kss global alocation EUR. O AB já vai tendo bons fundos, mesmo em contraste com o best e outros.
Sempre que precises de ajuda é só dizer.
Eu invisto directamente em regiões e areas mas pode usar um misto.

por José Costa » 15/4/2016 11:27

Por falarem aqui e terem conta no Activo Bank venho pedir-vos ajuda para o seguinte.

Tenho neste banco algum dinheiro na conta à ordem que queria aplicar em fundos de investimento. Não sei, no entanto, que fundos devo adquirir, já que os meus conhecimentos nesta área são muito superficiais (sou da área da engenharia). Podem-me ajudar, por favor, a escolher, dentro da carteira do Activo Bank, uns 4 ou 5 fundos? Será para aplicar num horizonte de uns 4 ou 5 anos (não tenho um prazo fixo) e estou disposto a correr alguns riscos (dentro do razoável, claro).

Tenho consciência do que são fundos e tenho lido com atenção muito do que aqui tem sido escrito sobre esses fundos. Por essa razão venho pedir o vosso conselho. Sei que o Activo Bank não possui para comercialização assim tantos fundos como outros bancos (como o Best, por exemplo), mas é no AB que eu pretendia abrir esta carteira.
Podem me ajudar, por favor?

Desde já agradeço as indicações que me queiram dar.
Zé Costa

Registado: 31/1/2016 21:05

por Bucks » 13/4/2016 15:28

Novidades...
Da parte da deco / tendo declaração do AB:

Relativamente ao resgate de unidades de participação de fundos de investimento:

- O resgate de fundos de organismos de investimento estrangeiros deve ser declarado no anexo J. No entanto, alguns intermediários remetem para o Anexo G, preenchendo o NIF do intermediário na coluna onde é solicitado o NIF do emitente e, neste caso, recomendamos confirmação prévia junto da AT.
- Os fundos de organismos de investimento nacionais estão sujeitos a retenção na fonte a 28% desde 1 de julho 2015 (e antes dessa data a tributação incidia diretamente sobre o património do fundo) logo, não terá que proceder a qualquer declaração quanto aos mesmos a menos que, opte pelo englobamento desta categoria (G).

Será sempre importante frisar que os nossos serviços não prestam aconselhamento/ enquadramento fiscal personalizado pelo que, em caso de dúvida, a consulta da Autoridade Tributária ou de um Contabilista Certificado é recomendável.

por chico_laranja » 13/4/2016 12:48

Mouro_Emprestado Escreveu:
chico_laranja Escreveu:É uma opção/abordagem.

Falta os fundos de obrigações index.

Não vou entrar na usual guerra activo Vs passivo pois não leva a lado nenhum :-"

Sempre tens o Pictet-EUR Government Bonds R (LU0241468122) :wink:

Comissão de gestão: 0,79%.

Fixe

por lucia_né » 13/4/2016 10:08

Schroder ISF Global Energy B
LU0256331561

Para o curto prazo o que acham?

Registado: 7/4/2015 22:55

por Mouro_Emprestado » 13/4/2016 8:12

chico_laranja Escreveu:É uma opção/abordagem.

Não vou entrar na usual guerra activo Vs passivo pois não leva a lado nenhum :-"

Sempre tens o Pictet-EUR Government Bonds R (LU0241468122) :wink:

Comissão de gestão: 0,79%.

por Bucks » 12/4/2016 22:30

por Bucks » 12/4/2016 20:19

Cá está. Tenho de declarar eu e o meu irmão, logo meio meio e coincide com o que o activobank enviou-me, pois não aparece nada do J...
Nem as finanças dizem qual o anexo, pelo que vou tentar o G...Cada banco faz à sua maneira...

http://www.e-konomista.pt/artigo/anexo-g-do-irs/

por Bucks » 12/4/2016 20:04

http://cdn.forumfinancas.com/uploads/mo ... 9ce89f.png

Vejam aí, quem é cliente do banco invest, é no anexo J, mas do Activovank não surge qualquer indicação, mas está a fazer todo o sentido ser o J com o código G22, país 422 Luxemburgo, ou 372 Irlanda.
Pelo que vejo cada banco envia declarações à sua maneira. Mas há indicações da deco para o J, e vendo lá o domicilio dos fundos é onde vou fazer. Até há quem diga que tanto faz o G como o J. Isto cá é tudo por tentativas :wall: :-"
Alguém tem conhecimento em que anexo colocar os estrangeiros?

por Bucks » 11/4/2016 18:34

por Bucks » 11/4/2016 18:00

por Bucks » 11/4/2016 14:21

Sem qualquer controvérsia, eu uso maioritariamente activos mas também indexados, portanto uma mistura... :lol: :pray:

por chico_laranja » 11/4/2016 11:57

paulofpcarvalho Escreveu:Para uma carteira buy & hold porque não um fundo index com comissão muito mais baixa e no longo prazo tendem a bater os de gestão?

Pictet-Europe Index R EUR
Pictet-USA Index R EUR

Ambos com comissão maxima de 0,90%

Creio seriamente que para prazos longos (mais de 5 anos) index funds resultado das baixas comissões e de serem o reflexo de todas as estratégias (mercado) são uma opção mais interessante do que fundos geridos ativamente.

É uma opção/abordagem.

por Bucks » 10/4/2016 18:55

Has The Global Earnings Recession Finished, Morgan Stanley Asks And Answers

http://www.zerohedge.com/news/2016-04-1 ... nd-answers

por Bucks » 10/4/2016 13:24

paulofpcarvalho Escreveu:Para uma carteira buy & hold porque não um fundo index com comissão muito mais baixa e no longo prazo tendem a bater os de gestão?

Pictet-USA Index R EUR

Creio seriamente que para prazos longos (mais de 5 anos) index funds resultado das baixas comissões e de serem o reflexo de todas as estratégias (mercado) são uma opção mais interessante do que fundos geridos ativamente.

Amundi Index North America, tens versão usd e hedged, pelo que tenho o primeiro
Amundi Index Pacific ex Japan
Amundi Index Euro, com muita empresa alemã
0,30 de gestão...

por paulofpcarvalho » 9/4/2016 18:11

Para uma carteira buy & hold porque não um fundo index com comissão muito mais baixa e no longo prazo tendem a bater os de gestão?

Pictet-USA Index R EUR

Registado: 22/3/2016 20:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, Mar58, navaldoc, Opcard, Tosta mista e 109 visitantes