Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
saiu alguma noticia?
Alguém sabe de alguma coisa?
abraços
Alguém sabe de alguma coisa?
abraços
- Registado: 9/4/2015 14:22
Forte compra nesta menina.
só a 0.005, está 1 comprador com ordem de 16.000.000mil.
abraços
só a 0.005, está 1 comprador com ordem de 16.000.000mil.
abraços
- Registado: 9/4/2015 14:22
Deixo mais este link....
http://www.arauco-na.com/news-and-press ... uth-africa
Acredito que é o inicio de um ciclo positivo
http://www.arauco-na.com/news-and-press ... uth-africa
Acredito que é o inicio de um ciclo positivo

- Registado: 19/11/2015 16:21
BPI valoriza participação da Sonae Industria na Sonae Industria Tableros de Fibra em 137.5 Milhões de euros
https://www.bpionline.pt/FileHandler.ashx?FileType=Document&FileId=5538
https://www.bpionline.pt/FileHandler.ashx?FileType=Document&FileId=5538
- Registado: 30/11/2007 21:12
Boa Tarde
Pessoal
A Joint Venture esta formalizada na sua totalidade...!!
E agora ???
http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... _FINAL.pdf
e amortizou no imediato 150 milhoes de divida.......... http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... D%20PT.pdf

Pessoal
A Joint Venture esta formalizada na sua totalidade...!!
E agora ???
http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... _FINAL.pdf
e amortizou no imediato 150 milhoes de divida.......... http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... D%20PT.pdf

HCC1
Vou tentar explicar ...
A Arauco vai adquirir 50% da Tafisa via aumento de capital, no entanto e em simultâneo acontecem duas situações:
1 - os 137.5 milhões que a Arauco injecta na Tafisa vão de imediato amortizar nos cerca de 578 milhões de dívida total da Sonae indústria, a dívida total passa a 440 milhões .
2- Na mesma sequência em que se amortiza os 137.5 milhões a Tafisa passa a chamar-se Sonae-Arauco e dos 440 milhões de dívida total da Sonae indústria, transitam de imediato 230 milhões para a Sonae-Arauco . Ficando está sociedade com 230 milhões de dívida e a Sonae indústria em si mesma com cerca de 210 milhões !
A questão fulcral no meu entender e também o objetivo da empresa e reduzir o racio de endividamento para níveis normais e muito menos alavancados senão vejamos :
Hoje tens um volume de negócios de 1030 milhões para 578 milhões de dívida, depois da parceria estabelecida terás um volume de negócios de 600 milhões para uma dívida de 210 milhões ( não considerando crescimento nas vendas, apenas números de 2015)
Ou seja a empresa fica muito mais confortável financeiramente porque além da redução do volume da dívida o custo da mesma desce exponencialmente .
Nota : estima-se que a parceria Sonae-Arauco tenha um volume de negócios de cerca de 900 milhões tendo por base os números de 2015
Por outro lado os 230 milhões de dívida que passam para a Arauco, ficam alocados numa empresa participada e não subsidiária, dai a questão contabilistica que remove estes 230 milhões da dívida consolidada do grupo.
Eu vejo com bons olhos a estratégia delineada pela gestão da empresa ...
A empresa vale muito mais do que o mercado neste momento considera ... Como tenho dito ... Continuo a acumular
Vou tentar explicar ...
A Arauco vai adquirir 50% da Tafisa via aumento de capital, no entanto e em simultâneo acontecem duas situações:
1 - os 137.5 milhões que a Arauco injecta na Tafisa vão de imediato amortizar nos cerca de 578 milhões de dívida total da Sonae indústria, a dívida total passa a 440 milhões .
2- Na mesma sequência em que se amortiza os 137.5 milhões a Tafisa passa a chamar-se Sonae-Arauco e dos 440 milhões de dívida total da Sonae indústria, transitam de imediato 230 milhões para a Sonae-Arauco . Ficando está sociedade com 230 milhões de dívida e a Sonae indústria em si mesma com cerca de 210 milhões !
A questão fulcral no meu entender e também o objetivo da empresa e reduzir o racio de endividamento para níveis normais e muito menos alavancados senão vejamos :
Hoje tens um volume de negócios de 1030 milhões para 578 milhões de dívida, depois da parceria estabelecida terás um volume de negócios de 600 milhões para uma dívida de 210 milhões ( não considerando crescimento nas vendas, apenas números de 2015)
Ou seja a empresa fica muito mais confortável financeiramente porque além da redução do volume da dívida o custo da mesma desce exponencialmente .
Nota : estima-se que a parceria Sonae-Arauco tenha um volume de negócios de cerca de 900 milhões tendo por base os números de 2015
Por outro lado os 230 milhões de dívida que passam para a Arauco, ficam alocados numa empresa participada e não subsidiária, dai a questão contabilistica que remove estes 230 milhões da dívida consolidada do grupo.
Eu vejo com bons olhos a estratégia delineada pela gestão da empresa ...

A empresa vale muito mais do que o mercado neste momento considera ... Como tenho dito ... Continuo a acumular

Esta operação entre a sonae indústria e a arauco devería ser explicada de uma forma mais clara.
Já reli o comunicado sobre esta parceria e os comentários aqui no forum, e continuo confuso.
Talvez alguém me possa explicar a redução da dívida em 360ME.
Se a Arauco comprasse 50% da Tafisa esse dinheiro seria para a Sonae Indústria e o que aqui no forum foi dito seria correto.
No entanto, o que é referido no comunicado é que, a Arauco iria subscrever um aumento de capital da Tafisa. Sendo assim a Tafisa vulgo Sonae-Arauco, ficaría com 230ME de dívida e 137,5ME em caixa, sendo esta empresa detida a 50% por ambas as partes. Mas, neste caso, a Sonae Indústria além de 50% da divida da Sonae-Arauco teria 570ME menos os 230ME, ou seja, 340ME de dívida.
Acho que uma operação desta envergadura deveria ser bem mais clara e esclarecedora.
Já reli o comunicado sobre esta parceria e os comentários aqui no forum, e continuo confuso.
Talvez alguém me possa explicar a redução da dívida em 360ME.
Se a Arauco comprasse 50% da Tafisa esse dinheiro seria para a Sonae Indústria e o que aqui no forum foi dito seria correto.
No entanto, o que é referido no comunicado é que, a Arauco iria subscrever um aumento de capital da Tafisa. Sendo assim a Tafisa vulgo Sonae-Arauco, ficaría com 230ME de dívida e 137,5ME em caixa, sendo esta empresa detida a 50% por ambas as partes. Mas, neste caso, a Sonae Indústria além de 50% da divida da Sonae-Arauco teria 570ME menos os 230ME, ou seja, 340ME de dívida.
Acho que uma operação desta envergadura deveria ser bem mais clara e esclarecedora.
- Registado: 12/8/2014 23:47
A Sonae Industria com esta parceria com a Arauco... objectivamente falando vendeu 40% do negócio !
Ou seja e usando o exercicio de 2015 como exemplo :
A soni facturou 1027 milhoes de euros, se a parceria já estive-se consagrada, aos detentores de accoes da Soni seria atribuido um volume de negocios na casa dos +- 650 milhoes de euros.
Bem como o volume de divida descia na forma anteriormente descrita...
Quanto ao que vai acontecer ás accoes aquando do inicio da Joint-venture... eu penso que o mercado já deu a resposta...
eu acredito que tem tudo para melhorar nao em dimensao mas em qualidade de activos e margem do negócio...
é apenas a minha ideia... e por isso vou acumulando...
Ou seja e usando o exercicio de 2015 como exemplo :
A soni facturou 1027 milhoes de euros, se a parceria já estive-se consagrada, aos detentores de accoes da Soni seria atribuido um volume de negocios na casa dos +- 650 milhoes de euros.
Bem como o volume de divida descia na forma anteriormente descrita...
Quanto ao que vai acontecer ás accoes aquando do inicio da Joint-venture... eu penso que o mercado já deu a resposta...

eu acredito que tem tudo para melhorar nao em dimensao mas em qualidade de activos e margem do negócio...
é apenas a minha ideia... e por isso vou acumulando...

Bom dia,
A haver uma separção de ativos entre a Sonae-Arauco e a Sonae Industria (Soni) alguém sabe o que acontecerá às ações da Soni?
Obrigado
Cumprimentos
A haver uma separção de ativos entre a Sonae-Arauco e a Sonae Industria (Soni) alguém sabe o que acontecerá às ações da Soni?
Obrigado
Cumprimentos
O mercado não reage... mas eu vou continuar a acumular posicao 

Interessante 

- Anexos
-
- SONAE IND.SGPS.png (38.23 KiB) Visualizado 10646 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Artista
Segundo a Arauco ... A Joint-venture a começar movimenta 900 milhões de negócio anual ...
Assim sendo a Sonae indústria fica com 450 milhões da jv e cerca de 130 milhões fora da jv ... O que tudo sumado perfaz = 580 milhões para uma dívida de 230 milhões ...
Atualmente tens 1030 milhões de negócio para 578 de dívida
Isto sem contar com o potencial de crescimento das vendas ... Ficando pelo que actualmente a empresa factura ...
Mas pelo que sei ... A Soni já nao quer ser grande pretende ser melhor ...
Segundo a Arauco ... A Joint-venture a começar movimenta 900 milhões de negócio anual ...
Assim sendo a Sonae indústria fica com 450 milhões da jv e cerca de 130 milhões fora da jv ... O que tudo sumado perfaz = 580 milhões para uma dívida de 230 milhões ...
Atualmente tens 1030 milhões de negócio para 578 de dívida

Isto sem contar com o potencial de crescimento das vendas ... Ficando pelo que actualmente a empresa factura ...
Mas pelo que sei ... A Soni já nao quer ser grande pretende ser melhor ...
zeanzol Escreveu:silva_39 Escreveu:zeanzol Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas que ambos os indicadores vão melhorar ...
A dívida vai reduzir substancialmente bem como o custo da mesma...
A parte mais difícil já está ultrapassada, no meu entender o primeiro trimestre de 2016 já vai apresentar números positivos!
Eu continuo a acumular![]()
Bons negócios
Caro amigo
Quando diz que a divida vai reduzir substancialmente estamos a falar que % ? Metade da atual divida?
thanks
Boa Tarde
Silva
A soni neste momento tem um endividamento na ordem dos 578 milhoes de euros ... Com a entrada da Arauco a divida fica assim :
578 milhoes menos 137.5 milhoes injectados pela Arauco e que o CEO da Soni já disse que este valor vai amortizar divida, pelo que ficam : 440.5 milhoes
Depois a tafisa passa a chamar-se SONAE-ARAUCO e para esta sociedade detida 50/50 transitam 230 milhoes de divida dos 440.5 milhoes
Assim a Sonae Industria, diretamente passa a ter uma divida de cerca de 210 milhoes !
pois mas perde também metade do resultado operacional proporcional.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
silva_39 Escreveu:zeanzol Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas que ambos os indicadores vão melhorar ...
A parte mais difícil já está ultrapassada, no meu entender o primeiro trimestre de 2016 já vai apresentar números positivos!
Bons negócios
Caro amigo
Quando diz que a divida vai reduzir substancialmente estamos a falar que % ? Metade da atual divida?
thanks
Boa Tarde
Silva
A soni neste momento tem um endividamento na ordem dos 578 milhoes de euros ... Com a entrada da Arauco a divida fica assim :
578 milhoes menos 137.5 milhoes injectados pela Arauco e que o CEO da Soni já disse que este valor vai amortizar divida, pelo que ficam : 440.5 milhoes
Depois a tafisa passa a chamar-se SONAE-ARAUCO e para esta sociedade detida 50/50 transitam 230 milhoes de divida dos 440.5 milhoes
Assim a Sonae Industria, diretamente passa a ter uma divida de cerca de 210 milhoes !
zeanzol Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas que ambos os indicadores vão melhorar ...
Bons negócios
Caro amigo
thanks
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
zeanzol Escreveu:silva_39 Escreveu:Será para continuar....
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... epois.html
No meu entender... claramente para continuar e aumentar os lucros... !
depois da amortizacao de divida que se vai fazer com a entrada da arauco... tem tudo para melhorar !
A Soni já está a fazer dinheiro e isso é o mais importante....
a margem EBITDA ao subir 20% levou a este paciente de coma sair do inferno, importa dizer que para sobreviver a sonae industria contraiu imenso e que o volume de vendas é hoje metade relativamente ao verificado antes da crise global de 2008 e da crise espanhola, assim como o tamanho da sonae industria em termos de ativos, é pois preciso ter algum realismo e não esperar que a soni volte a ter lucros de quase 20 m por quarter....
mas a analise a fazer é que o risco de endividamento com o negocio da arauco fica mitigado em grande parte, como ficarão os resultados futuros mais condicionados em termos de crescimento..
em termos mais fundamentais a empresa tem um roic neste Q1 de 6,9%, que é acima do after tax cost of debt de 5,7%, pelo que já ha uma base razoavel para investir e agora questiona-se quanto pode valer a soni?
A meu ver perante estes dados e pela primeira vez digo, valerá o que foi injectado no AC, um per a rondar as 10x dá uma avaliação de 120m, a sonae industria poderá continuar a crescer, mas há que ter em conta que este setor é muito ciclico e quando cai como se viu estes anos todos, é um terror, terror para o qual a soni não esta preparada para que aconteça proximamente, pelo que digo que há realmente uma margem de segurança de mais de 50% valor muito aceitavel para se entrar...
Importa no entanto notar que este improvement veio dos custos e não do crescimento do preço medio de venda..... pelo que não esperem crescimentos extrondosos, desde já corrijo o que disse inicialmente relativamente a construção que é verdade, mas não foi esse o fator,e mais acrescento que o risco permanece elevado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
silva_39 Escreveu:Será para continuar....
No meu entender... claramente para continuar e aumentar os lucros... !
depois da amortizacao de divida que se vai fazer com a entrada da arauco... tem tudo para melhorar !
A Soni já está a fazer dinheiro e isso é o mais importante....

Será para continuar....
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Dr Tretas Escreveu:Já faziam era um reverse split de 1000:1 ou isso... quer dizer, meio cêntimo é ridículo.
Não acredito que o Belmiro faça essa operação... até porque a ideia não é ficar com a empresa e bolsa...
No meu entender o Eng. Belmiro vai vender toda a posicao que tem os homens da Arauco ...
O Eng. Carlos Moreira da Silva fica com 15% da empresa atravez do call option que já foi comunicado e a Arauco compra o restante capital... e fim da história....

Já faziam era um reverse split de 1000:1 ou isso... quer dizer, meio cêntimo é ridículo.
Hoje a empresa apresenta os resultados do 1º Trimestre ...
Alguem tem ideia do que ai vem ?
Alguem tem ideia do que ai vem ?

A OPA se acontecer será no meu entender lançada pela nova sociedade fruto da parceira com a Arauco ... Sonae-Arauco 

MoneyInMoneyOut Escreveu:É pá.se tivesses mesmo a certeza, punha lá o guito todo.![]()
![]()
abraços
[/quote]Estou a 99% de certeza... Parece exactamente a mesma táctica que usaram anteriormente em várias, sendo a última a Glint.
O verbo "Parecer" não é sinónimo de certeza

- Registado: 16/5/2009 0:58
É pá.se tivesses mesmo a certeza, punha lá o guito todo.
abraços[/quote]
Estou a 99% de certeza... Parece exactamente a mesma táctica que usaram anteriormente em várias, sendo a última a Glint.

abraços[/quote]
Estou a 99% de certeza... Parece exactamente a mesma táctica que usaram anteriormente em várias, sendo a última a Glint.
- Registado: 12/1/2008 22:04
Boas
Por mim podem lançar OPA ao preço que entenderem... se for abaixo do preço que já defini... não Vendo
e fico fora de bolsa com os meninos
Por mim podem lançar OPA ao preço que entenderem... se for abaixo do preço que já defini... não Vendo

e fico fora de bolsa com os meninos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], brunoktm, Conservador, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 177 visitantes