Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por PIKAS » 29/3/2016 14:10

Texano Bill Escreveu:BPI em queda livre...

Vá lá. Mesmo assim não é grande tombo. É perfeitamente recuperável com uma notícia jeitosa. Estava à espera que fosse que num um foguete para o 1,10/1,15€.
Em bem pior situação ficou o BCP.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ranger » 29/3/2016 12:48

Depois de ter vendido a carteira toda na 5ª feira, principalmente devido ao fim de semana prolongado, hoje reentrei no BPI numa posição considerável.

Entrada quase no máximo do dia a 1,245€ e nova compra quase no mínimo a 1,203€ na mesma quantidade.

Estas, já devo de manter até sair alguma notícia mais concreta, a não ser que recupere quase tudo o que está a perder, pois tratando-se de uma posição significativa ponderarei eventualmente vender parte.

Bons negócios

Registado: 4/12/2003 12:52

por Texano Bill » 29/3/2016 8:58

BPI em queda livre...

Registado: 20/8/2011 12:52

por Eurobrexit » 29/3/2016 3:36

Rukaleao Escreveu:O CB está a passar o problema para os reguladores (CMVM). Acerta o preço com a Santoro, mas quer um preço diferente para a OPA. Ainda por cima qd percebeu que poderá ter dificuldades em comprar o NB com a "oposição de fundo" que se levanta em relação ao excesso de capital espanhol na Banca Portuguesa.
Já referi e reafirmo, os Espanhóis não são "melhores" que os Angolanos. Veremos as cenas dos próximos capítulos....

Ainda vao fazer e uma fusão BPI+BCP
a isabel fica contente
O bcp/bpi tambem
O xaixabank fica com um grande banco em PT com presença Polonia Angola e Moçambique.
A isabel idem
Fusuonam os bancos de Angola (BCP+BPI).

É so Sinergias e digamos que e outra dimensão.
Em termos de investimento CASH (e zero se o Caixabank e aIsabel fizerem bem as contas=um compra a msioria np BPI e o outro no BFA.... )

Alguem ve melhor estratégia?

Registado: 29/11/2007 10:27

por Rukaleao » 27/3/2016 22:36

O CB está a passar o problema para os reguladores (CMVM). Acerta o preço com a Santoro, mas quer um preço diferente para a OPA. Ainda por cima qd percebeu que poderá ter dificuldades em comprar o NB com a "oposição de fundo" que se levanta em relação ao excesso de capital espanhol na Banca Portuguesa.
Já referi e reafirmo, os Espanhóis não são "melhores" que os Angolanos. Veremos as cenas dos próximos capítulos....

Registado: 21/3/2016 16:37

por rosaa » 27/3/2016 22:24

A última cotação foi cerca de 1,30. Vender a 1,10 o que o colega Pikas considera ótimo é perder quase 17%. Como se costuma dizer "para uns o copo está meio cheio, para outros meio vazio". Cordialmente

Registado: 5/10/2015 15:09

por PIKAS » 27/3/2016 21:51

pacheco1979 Escreveu:OPA divide Santoro e La Caixa. Negociações voltam na segunda-feira

Veja mais em:
http://www.dinheirovivo.pt/banca/bpi-op ... h6m57.dpuf

Se for assim pode ser bom ou mau.

Vamos por partes:

- Continuam as negociações ( todos sabíamos estar perante um bluff, mas... ). É bom.

- Com jeito ainda terminam isto na 2ª feira e depois logo se vê consoante o que divulgarem. Pode ser bom, muito bom ou somente mau para a abertura de 3ª feira ( atenção que 2ª não há )

- Não acredito que a santoro deixe as suas ações por 1,10 ou 1,15. Vai de certeza ser mais para cima, superior à cotação atual.
Pela legislação que rege a contrapartida às OPA's ( artº 188, nº 1, do CVM in: http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... as.aspx?v= ) é bom, talvez muito bom mesmo.

- Se o valor acordado for inferior à média ponderada dos últimos 6 meses é esse valor que contará. É mau, muito mau mesmo porque a média dos últimos 6 meses deve rondar ( assim a olho ) para aí o 1,10 ou 1,15€/acção.

Em qualquer caso, quem comprou na zona de 1€ só pode ganhar. E ganhar 10 ou 15% é mau?
Cumprimentos,

por rosaa » 27/3/2016 21:35

Na atual conjunta largar mais ou menos 800 milhões de euros, se a OPA for acima dos1,30, não parece estar fácil para ninguém, sobretudo quando a fonte de rendimento, e única eficiente, a africana se perde.
Cordialmente
Editado pela última vez por rosaa em 27/3/2016 22:19, num total de 1 vez.

por pacheco1979 » 27/3/2016 21:10

OPA divide Santoro e La Caixa. Negociações voltam na segunda-feira

Veja mais em:
http://www.dinheirovivo.pt/banca/bpi-op ... h6m57.dpuf

Registado: 17/8/2013 23:25

por PIKAS » 26/3/2016 23:02

Cara colega,

Só mais um pormenor para maior esclarecimento.
9,69% da actual posição da santoro foi comprada ao BCP em dezembro de 2008 a 1,88€/acção.

Para se perceber parte disto, acho este artigo muito interessante:

http://observador.pt/especiais/isabel-d ... isto-tudo/

Cumprimentos,

por rosaa » 26/3/2016 22:59

Caro colega forense, faço notar que o CaixaBank quando vendeu `Sr.ª Isabel dos Santos tinha pelo menos 49% por ter comprado ao ITAÚ . Com mais uns pozinhos chegava aos "milagrosos" 50%.
Cordialmente.
Editado pela última vez por rosaa em 27/3/2016 0:28, num total de 4 vezes.

por PIKAS » 26/3/2016 22:48

rosaa Escreveu:Caros forenses, desde o princípio há duas coisas que nunca percebi: se estamos perante um negócio entre dois acionistas em concreto porque é que havia de haver uma OPA gera, obrigando o CaixaBank a despender quase mil milhões de eurosl?

Porque a lei portuguesa a isso obriga. Qualquer acionista que por si ou interrelacionadas detenha posição qualificada igual ou superior a 50% tem a obrigação de lançar uma OPA geral ao restante capital. É assim há muitos anos, há muitos casos passados e a legislação europeia até é razoavelmente branda. Nos states é bem mais apertado.

a outra é porque razão a Sr.ª Isabel dos Santos tem que comprar a totalidade do banco angolano.

Não tem que comprar a totalidade. Aliás em janeiro a IS propôs a compra ao BPI por 140 milhões de 10% do BFA, parte essa que lhe daria o controlo do banco. In: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _bfa_.HTML

Recordo que que o BCE pede é redução e não ausência de exposição a Angola.

O BCE não pede nada. O BCE ditou as regras e elas são incomportáveis para o BPI.
Depois do BCE ter excluído Angola de país equiparado à supervisão europeia, os activos em Angola passaram a ponderar a 100% para efeitos de rácio de capital (antes era apenas 20% do RWA - Risk Weight Assets).

in: http://economico.sapo.pt/noticias/diogo ... 45701.html

Situação caricata é o CaixaBanK que em 2012 vendeu à Sr.ª Isabel dos Santos cerca de 100 milhões de ações a 50 cêntimos e a agora vai recomprar a um preço excessivo para o valor atual e perspetivas futuras do BPI. Será que irá comprar?

Pois. Mas fica com posição maioritária, de controlo e isso na banca vale mais que ouro.

ativo Escreveu:O BPI tem que reduzir a sua exposição a Angola, mas Isabel dos Santos não tem que vender ao Caixabank a sua posição no BPI. Uma coisa não está obrigatoriamente ligada à outra.

Desde que a Isabel dos Santos vote favoravelmente em AG a cisão dos ativos africanos do BPI está tudo bem e tudo resolvido. Como ela a chumbou em fevereiro não sei como poderá voltar atrás.

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/bpi- ... 16522.html

Isto não invalida que apareça alguém que não o Caixa que compre a posição da Isabel. Mas quem? o BP e o BCE aprova? há por aí capital para meter assim na banca?

Cumprimentos,

por Rascacielos » 26/3/2016 20:10

ativo Escreveu:O BPI tem que reduzir a sua exposição a Angola, mas Isabel dos Santos não tem que vender ao Caixabank a sua posição no BPI. Uma coisa não está obrigatoriamente ligada à outra.

Parece-me que o Caixabank fez uma "jogada" de mestre ao abandonar a mesa de negociação: ao fazê-lo deixa o odioso do falhanço da negociação para Isabel dos Santos e desse modo coloca pressão sobre Isabel dos Santos. Sobre ela pende a ameaça do governo português, seguindo recomendação da União Europeia nesse sentido, aprovar legislação que elimine a limitação de direitos de voto em Sociedades Anónimas.

Pois aqui é que a coisa não será bem assim... :-"

A Isabelinha, provavelmente, sabe que não deve obediência à DGCOM, como os artolas deste país =;

Depois, não vejo qualquer legalidade em o governo legislar sobre os estatutos de uma instituição privada :wall: seria legal, se, e se, estivesse a estabilidade do sistema bancário em causa, o que me parece que não é o caso :shock:, mas já acredito em tudo.. :mrgreen:

Registado: 16/5/2009 0:58

por Ativo » 26/3/2016 19:55

O BPI tem que reduzir a sua exposição a Angola, mas Isabel dos Santos não tem que vender ao Caixabank a sua posição no BPI. Uma coisa não está obrigatoriamente ligada à outra.

Parece-me que o Caixabank fez uma "jogada" de mestre ao abandonar a mesa de negociação: ao fazê-lo deixa o odioso do falhanço da negociação para Isabel dos Santos e desse modo coloca pressão sobre Isabel dos Santos. Sobre ela pende a ameaça do governo português, seguindo recomendação da União Europeia nesse sentido, aprovar legislação que elimine a limitação de direitos de voto em Sociedades Anónimas.

Registado: 24/1/2014 17:24

por rosaa » 26/3/2016 19:07

Caros forenses, desde o princípio há duas coisas que nunca percebi: se estamos perante um negócio entre dois acionistas em concreto porque é que havia de haver uma OPA gera, obrigando o CaixaBank a despender quase mil milhões de eurosl? a outra é porque razão a Sr.ª Isabel dos Santos tem que comprar a totalidade do banco angolano. Recordo que que o BCE pede é redução e não ausência de exposição a Angola. O BCP ficou com 20%. Situação caricata é o CaixaBanK que em 2012 vendeu à Sr.ª Isabel dos Santos cerca de 100 milhões de ações a 50 cêntimos e a agora vai recomprar a um preço excessivo para o valor atual e perspetivas futuras do BPI. Será que irá comprar? Face às próximas quedas das cotações, nomeadamente do BCP, os 750 milhões de CoCos que este tem para pagar, qualquer dia são 30 a 40 % do BCP um negócio bem melhor para o CaixaBank, e até para o governo que tem de enfiar mais de 800 milhões na CGD.
Cordialmente

por JR62 » 26/3/2016 2:46

Uma das características do BPI sempre foi ter uma base accionista sólida que durante muitos anos foram a La Caixa o Itau e a Allianz, os anos passaram os alemães e brasileiros venderam as suas participações enquanto os espanhóis foram reforçando mesmo com a blindagem dos votos por isso não vai ser agora que se vão fazer de desinteressados. Qualquer negociador sabe que estas tomadas de posição mais não são que um medir de forças, o que se está a passar é bluff puro e duro e como latinos todos sabemos que só se chega à solução quando o prazo está a acabar. Até 10 Abril ainda temos 2 semanas para se chegar a acordo e se não houver acordo não vai cair o Carmo nem a Trindade, estou como o Clínico mantenho BPI para já com um lucro de 20% mas sem stress.
Concordo PIKAS que o busílis da questão seja a OPA, mesmo assim é preferível que não haja OPA obrigatória ao preço da Isabel dos Santos porque a cotação tenderá a atingir esse valor em vez de uma OPA obrigatória à cotação média das últimas sessões que acaba por lixar os pequenos accionistas.
B.N.

Registado: 21/1/2014 1:40

por PIKAS » 26/3/2016 2:31

Caros,

Lendo muito atentamente tudo o que tem saído na imprensa nas últimas horas ( se a imprensa não estiver a formatar a opinião publica para os interesses de uma das partes, filme já muito visto ), para mim, a ser verdade o que está escrito nessa imprensa, o problema é a OPA. O Caixa está a forçar para que o fraco governo tuga e a desnorteada CMVM os livrem de gastar mais uns valentes milhões de euros mesmo que isso seja à custa dos portugueses.
Parece que - a ser verdade o que está escrito, ressalvo - o problema aparece após a reunião na CMVM em que se abordou o tema OPA obrigatória.
http://economico.sapo.pt/noticias/preco ... 45700.html

Ontem, poucas horas antes do anuncio do fim das negociações entre o CaixaBank e a Santoro, os representantes do CaixaBank estiveram reunidos com a CMVM para discutirem as condições em que teria lugar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) obrigatória a lançar sobre o BPI após a assinatura do acordo com Isabel dos Santos, apurou o Económico. Mas horas depois o CaixaBank anunciou o fim das negociações.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... presa.html

Segundo o Negócios soube na quinta-feira teve lugar uma reunião entre as partes, na CMVM, para formalizar o acordo mas o CaixaBank acabou por recuar, alegadamente por não querer cumprir a lei sobre as OPA obrigatórias.

Por isto, parece-me que entre eles negociaram duro e entenderam-se. Agora vamos à parte fraca: governo português e CMVM.
Vamos ver: mas estou tentado a acreditar que o nosso 1º e o seu ilustre governo estejam já a tremer pelo facto de um lado estar espanha, do outro angola e do outro o BCE para, borrados, cederem.

Cumprimentos,

por Punitor » 26/3/2016 1:48

Tanto o Joca como o Clínico apresentam os argumentos mais do que razoáveis...
O acordo todavia parece à primeira vista a todos inevitável. Fazê-lo na segunda-feira, em cima do joelho, parece-me algo muito esquizofrenizante...
A Isabelinha nos próximos dias vai esticar a corda até ao limite, espero é que a corda não parta...
Se partir, partirá mais para a parte dos espanhóis, não se esqueçam... E até já nem sei se não será mesmo essa a pretensão da Isabelinha, que a corda parta. Se a corda partir, o CB leva uma cacetada lá em Espanha, sim porque o mercado não perdoa bem sabemos...

Registado: 1/11/2015 12:47

por Clinico » 26/3/2016 1:06

Joca, há muito que não via um arauto da desgraça :lol:
- Entao se não houver acordo o CB fica a pagar a maioria da multa ao BCE, diária, por não haver diminuição da exposição a Angola? Faz-lhe sentido??
- Entao se não houver acordo, não se porá de novo a possibilidade de fusão com BCP? dê lá o que der ? E então a espanholada fica com a banca portuguesa como quer o BCE..
- Nota em algum momento que o CB ficou-se borrifando para o BPI?
- O meu amigo sabe jogar Poker?? Ter uma parte aberta a renegociação (a Belinha) não lhe levanta suspeitas?
-Acha que o governo vai permitir a queda do BPI?
Francamente, que eu saiba, o BPI ainda não aprendeu a ser mártir e não se deve querer fazer explodir no meio das finanças portuguesas...

Caramba... isto já está um tópico igual ao do BCP... e eu a ajudar á missa... que desgraça...
Já não digo mais nada
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Joca601 » 26/3/2016 0:38

Boas Frosasantos, nesta contenda ninguém quer ser totó, ou seja, todos defendem os seus interesses e nenhum pretende ficar a perder.. A IS é africana e não entende porque tem de ficar a perder por uma decisão de uma entidade europeia (BCE). O CB tem a solução, mas não quer pagar a conta porque a conta é demasiada grande para o preço que o bpi vale.. isto é, porque razão vai o CB pagar um preço demasiadamente elevado pelo bpi quando no final vai ficar com um banco cindido do seu principal ativo lucrativo... Na minha opinião estão reunidas as condições para não haver lugar a nenhum acordo. O acordo, a existir, vai ter de ser forçado, e como é obvio tudo o que é forçado tem consequências imprevisíveis que na minha opinião penalizarão o BPI.

Eventualmente, existe o potencial cenário de uma desistência do CB pelo BPI... situação que a acontecer implicaria no imediato uma desvalorização acentuada do bpi em bolsa.. Tudo é possível quando não há perspectiva de acordo. A desblindagem dos estatutos pelo governo português pode abrir um enorme problema e ninguém poderá prever o passo seguinte do governo angolano na defesa da IS. Esta situação pode criar um conflito diplomático entre os dois países de enormes proporções.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Fred_Invest » 25/3/2016 22:59

Como disse antes despachei as minhas exclusivamente porque não esperava que uma difícil opa, aos dias de hoje, fosse a valores tão mais altos que compensassem o risco.
Ontem deve ter sido um tiro do CB para mostrar que não é o totó nesta negociação. Acredito que na 2a estejam sentados outra vez e haja fumo branco, ou menos negro. E isto antes da abertura 3a. Nao estou a ver uma queda a pique, caso não aconteça, pq a opa vai ter de acontecer dentro em breve.
Continuo bem dentro no BCP que para o bem e para o mal levará por tabela embora possa ter uma restea de "sorte" porque a não putativa espanholizacao do BPI pode abrir as portas do BCP a nuestros hermanos, e os 20% da IS não valem tanto poder no BCP como os 20% do BPi, mesmo que ambos tenham direitos de voto limitados. Mas isso sou eu a especular.
Boa páscoa a todos

Registado: 4/9/2015 12:25

por Clinico » 25/3/2016 21:32

Começamos...
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... presa.html
A ver vamos quando a multa começar...
Boa Pascoa
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Punitor » 25/3/2016 21:16

Eu estava para continuar com elas companheiros, mas ontem não gostei mesmo nada dos fluxos...
Manter-se das 10h às 15h sempre no mesmo registo, entre 1,30 - 1,3050... Concluí, e bem, que atendendo ao fluxo pequeno iriam descer na última hora de negociação. Depois, ficar com o menino nas mãos durante 4 dias e sem que visse entusiasmo nos fluxos... Despachei-as a 1,3030€ e fiquei em carteira apenas com algumas centenas delas liquidadas. Investi as mais valias generosas na menina dos meus olhos - Portucel, e apliquei o capital na Galp que me parece atrativa e reforcei mais uma vez a Altri.
Sinceramente não me agradou o marasmo de ontem do BPI. Sei que foi um dia de baixa liquidez, mas se houvesse força, o fluxo teria disparado - vejam o fluxo da Portucel que foi generoso apesar de ser um dia de baixa procura...
Não acredito que nestes dias da Pascoa a Isabelinha e o CB irão tomar grandes decisões, mas o tempo urge. Acredito que na terça-feira caia a pique e se vier de novo a 0,9€ - 1,20€, eu voltarei a entrar, pois o problema do banco terá que ser resolvido inevitavelmente. Como? Ninguém sabe, mas às vezes parece-me que é mais fácil a Isabelinha comprar os 44% do CB do que este a parte daquela....

Registado: 1/11/2015 12:47

por Eurobrexit » 25/3/2016 4:10

PIKAS Escreveu:Na aviação também se costuma dizer:

" O que importa é ter um numero igual nas descolagens e aterragens. Maus ventos e turbulência não se regista na caderneta de voo " .

Portanto, está a abanar mas desde que aterre está tudo bem. E vai aterrar.
Cumprimentos,

De acordo e acho que vamos aterrar bem mas aibda nao sabemos o "local"!
Não estou a ver estes acionistas masoquistas!!!

Registado: 29/11/2007 10:27

por PIKAS » 24/3/2016 23:47

Na aviação também se costuma dizer:

" O que importa é ter um numero igual nas descolagens e aterragens. Maus ventos e turbulência não se regista na caderneta de voo " .

Portanto, está a abanar mas desde que aterre está tudo bem. E vai aterrar.
Cumprimentos,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano e 144 visitantes