Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por yaya » 10/3/2016 18:08

A "pastilha" Draghi durou pouco, euro sobe e bolsas abrandam - sell on the news.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/efeito_draghi_na_moeda_unica_dura_pouco_euro_sobe.html

Depois do doping veio a AF com as novas previsões em baixa do BCE:

O banco central espera agora que a economia da Zona Euro cresça 1,4% em 2016, 1,7% em 2018 e 1,8% em 2018, o que compara com as previsões de Dezembro de um crescimento de 1,7% em 2016 e 1,9% em 2017. "Uma ligeira revisão em baixa", segundo Mario Draghi.
O presidente do BCE afirmou ainda que espera que as taxas de inflação na Zona Euro (-0,2% em Fevereiro) permaneçam negativas nos próximos meses, recuperando mais para o final do ano. Nas novas previsões do banco central a taxa de inflação será de 0,1% em 2016, 1,3% em 2017 e 1,6% em 2018, deixando a inflação longe do objectivo do BCE de uma inflação abaixo mas próxima de 2%.
Em Dezembro, o BCE apontava para 1% em 2016 e de 1,6% em 2017. A revisão em baixa foi justificada essencialmente pela evolução dos preços do petróleo.

Quanto aos estímulos só falta mesmo os bancos emprestarem dinheiro às pessoas com juros negativos :twisted: . Já faltou mais...
O gurú Buffet é que sabe: taxas de juro negativas prolongadas é um caminho desconhecido.

O DAX caiu 2.3% :shock:
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet

Registado: 28/8/2013 22:19

por fitas » 10/3/2016 14:22

Boas...

Seria ótimo um fecho em alta acima dos 5000 pontos. :-"

Seria uma atitude de força... será?

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por soso » 9/3/2016 14:53

Depois de um almoço um pouco a correr, lá vi que tinha sido stopado positivamente a 4 900 pontos.....

Não estou nada convencido que as quedas tenham finalizado, mas como amanhã quem manda é o BCE, vou ver no que param as modas.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por rsacramento » 7/3/2016 23:51

Pecunia...olet! Escreveu:Nas que ideia foi esta de incluir as UP do Montepio no índice PSI18?

(...) Já não basta terem que manter no índice uma empresa cujo activo mais relevante é uma participação na massa falida de outra empresa, e agora incluem ainda este espécime... Não era melhor mudar o índice para PSI15, em vez destas alternativas?
Porque para o bem e para o mal, o índice é um espelho do mercado.

estas medidas representam uma séria descredibilização do índice

procurei no site da euronext mas não encontrei nada referente a estas decisões: alguém sabe qual é a fonte exacta? quem tomou esta decisão?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Pecunia...olet! » 7/3/2016 23:18

Mas que ideia foi esta de incluir as UP do Montepio no índice PSI18?

Caros senhores responsáveis pela gestão do índice, podem ter a melhor das intenções, o Montepio merece todo o respeito enquanto instituição, mas esta inclusão "forçada" é um mau serviço para o mercado nacional.
Não me refiro à evolução histórica ou perspectivas futuras das unidades de participação ou da instituição Montepio. Estou a referir-me ao "princípio" de incluir no índice um título cujo "free-float" actual é inferir a 10%. Não faz qualquer sentido.

O capital do Montepio é constituido por:
- Capital Institucional: 1,500,000,000 € (100% detido pela Associação Mutualista)
- Fundo de Participação: 400,000,000 € (200 milhões detidos pela AM, e dos outros 200 milhões o Montepio e a Associação Mutualista já recompraram uma parte considerável).

O capital "social" do banco seria 1,900,000,000 €, dos quais mais de 1,700,000,000 € são detidos pela Associação Mutualista (e uma parte pelo próprio banco). Ou seja, se encararmos numa perspectiva de "free float", o que fica "livre" em mercado são menos de 10% desse "capital social". É esta a representatividade que querem no índice? Podem dizer que estão admitidas à negociação os 400,000,000 de UP. Mas a realidade é que a grande maioria das mesmas estão na posse de entidades do grupo Montepio.

As UPs tiveram uma "origem forçada", uma "forma forçada" e um comportamento em bolsa que é uma desgraça e agora o cúmulo é a inclusão "forçada" no índice PSI20? Que representatividade têm estas UP's para o mercado? O mercado já sofre com várias empresas com free-float reduzido, mas incluir mais este "exemplar exótico"?

O TINA (there is no alternative) chegou ao índice PSI18. Já não basta terem que manter no índice uma empresa cujo activo mais relevante é uma participação na massa falida de outra empresa, e agora incluem ainda este espécime... Não era melhor mudar o índice para PSI15, em vez destas alternativas?
Porque para o bem e para o mal, o índice é um espelho do mercado.
Editado pela última vez por Pecunia...olet! em 8/3/2016 9:37, num total de 1 vez.

Registado: 5/11/2014 11:45

por tiagopt2 » 7/3/2016 20:36

É bom ver finalmente o PSI20 a dar um ar da sua graça. A activação do padrão de inversão no gráfico de 4 horas foi o melhor que nos podia ter acontecido, pois está a ajudar a suportar este bom momento do índice. À semelhança, aliás, do que diversas cotadas já anteriormente referidas têm estado a fazer. Antes de continuar na AT, deixem-me aproveitar a oportunidade para manifestar a minha tristeza relativamente à decisão de englobar o fundo de activos "discretamemte tóxicos" (chamemos-lhe assim.... ou se preferirem, semi-CEMG) do Montepio no PSI20. Não nos chegava já a Pharol? É triste ver o índice de referência de um País ser aos poucos transformado numa anedota. Renomeassem-no de PSI15, ou de PSI10, em vez de andarem a pescar empresas como a Sonae Capital (nada contra a empresa em si, mas esta cotada tem dias de negociar menos de 10.000€!). Bem, é o que temos, por isso temos mesmo de levar com estas coisas...

Como disse acima, o índice activou um padrão de inversão no gráfico de 4 horas ao quebrar os 4788 pontos em alta, com uma projecção que aponta para os 5134 pontos. Digo desde já, contudo, que vejo como muito difícil que estes 3% que faltam até essa projecção sejam percorridos, pelo menos sem um pullback. E isto porquê? Porque para lá chegar, o índice terá de inverter o poderoso padrão de lower-highs que o acompanha há cerca de um ano. E, se assim for, tem tudo para inverter o médio prazo e iniciar um movimento mais alargado no tempo. É, contudo, realista reafirmar que tal dificilmente acontecerá sem uma consolidação/retracção.

Se esse cenário se vier a colocar, poderá proporcionar uma boa oportunidade de entrada. Aumentaria tanto o conforto defensivo (puxando para cima o ponto de stop) como o ofensivo (geraria um movimento mais sustentado). Para já, é fundamental manter os olhos bem abertos. Ou estamos a meio caminho de algo maior, ou é apenas mais uma bull trap. Em breve descobriremos.
Anexos
PSI20 Index.png
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por VALHALLA » 7/3/2016 19:49

PSI-20 com 18 cotadas, uma delas será o fundo do Montepio

A revisão anual do índice vai ditar a expulsão da Impresa e da Teixeira Duarte da principal “montra” da bolsa de Lisboa. Saem duas, entram três, sendo uma delas o fundo que permitiu a capitalização do Montepio.
Corticeira Amorim, Sonae Capital e também o fundo do Montepio vão passar a integrar o principal índice da bolsa nacional. São três cotadas eleitas pela gestora da bolsa portuguesa para integrarem o PSI-20 a partir de meados deste mês, levando o índice novamente ao número mínimo de 18 cotadas. Saem duas: Impresa e Teixeira Duarte.
(...)
Entram três empresas, mas saem duas cotadas. A Impresa, que desde este fim-de-semana passou a ter um novo presidente executivo, Francisco Pedro Balsemão, e a Teixeira Duarte vão ambas abandonar o índice português. A saída acontecerá a 18 de Março. As três cotadas promovidas têm a primeira sessão no PSI-20 a 21 de Março.

Noticia completa no Jornal de Negócios
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por 5640533 » 7/3/2016 2:04

Thanks.

Registado: 29/11/2007 1:36

por EAGLETRADER20 » 6/3/2016 23:45

5640533 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.
Não me parece que tenha força nesta fase para ultrapassar esta barreira estando já as cotadas de maior significancia perto de maximos , fortes resistencias ou nas MM50.
A mim parece-me que o PSI provavelmente entrou na fase das mais valias e distribuição pausada, calma e descontraida.
Até dia 17 Março penso que iremos entrar numa fase de lateralização nos indices e a partir dai poderemos iniciar um periodo descendente .

Desculpe. O que vai acontecer er no dia 17?

A partir de dia 17 os catalizadores que o mercado tem estado a antever estarão já ultrapassados e as expectativas concretizadas, estando os indices já bem esticados e sem novos catalisadores visiveis no curto prazo :

Reuniões dos Bancos Centrais :

BCE dia 10 Março
BOJ dia 15 Março
FED dia 16 de Março

And that´s all Folks .....

Registado: 4/3/2008 9:17

por 5640533 » 6/3/2016 18:36

EAGLETRADER20 Escreveu:O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.
Não me parece que tenha força nesta fase para ultrapassar esta barreira estando já as cotadas de maior significancia perto de maximos , fortes resistencias ou nas MM50.
A mim parece-me que o PSI provavelmente entrou na fase das mais valias e distribuição pausada, calma e descontraida.
Até dia 17 Março penso que iremos entrar numa fase de lateralização nos indices e a partir dai poderemos iniciar um periodo descendente .

Desculpe. O que vai acontecer er no dia 17?

Registado: 29/11/2007 1:36

por soso » 4/3/2016 16:18

" Fitch pode acabar com perspectiva "positiva" para Portugal"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tugal.html

Por isto e pelo exposto em cima (gráfico + estocástico esticado) estou curto no PSI a 4 950 pontos :idea:

Bom, bom, era a vela terminar com uma espécie de shooting star....

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA

por TremalNaik » 4/3/2016 13:17

Mais um esforço exegético: o IBEX, que tem oscilado como o PSI, está a 5% de uma grande resistência: 9200 pontos.

Tremal Naik
Anexos
IBEX 35 4 Março.png

Registado: 10/5/2015 14:55

Dias importantes

por TremalNaik » 4/3/2016 12:23

Deixo a minha perspectiva, em função de linhas de tendência riscadas a 4 meses. Creio que Soso e fff viram o que eu vejo: o gráfico do PSI 20 está a aproximar-se cada vez mais da linha de tendência dos máximos relativos e encostado à primeira resistência. Cerca de 5000 pontos e um par de dias e estão sobrepostos. Proponho a Soso, fff, e outros foristas que se dê um passo em frente: do ponto de vista técnico, que sinais há a favor do rompimento e que sinais há a favor da retracção? Alguém quer tirar mais uma casca à cebola?

Cumprimentos,
Tremal Naik
Anexos
PSI diário 4 de Março.png

Registado: 10/5/2015 14:55

por fff » 3/3/2016 14:51

Estamos na fase " Wait for Draghi"

Os indices estão em stand bye.
Algumas cotadas ainda estão a ir testar máximos ou resistencias, mas já se nota alguma apatia e pouca disposição para compras no geral.
Está tudo encostado a resistencias ou maximos á espera do Draghi.
Começo a ter que concordar com alguns artigos que referem que após draghi ou Yellen a correcção forte tem possibilidade elevada de ocorrer, pois já toda a gente comprou a contar com a subida até ao momento Draghi.
Vamos ver o que nos reserva este momento de espera.

Registado: 29/11/2007 3:19

por soso » 3/3/2016 12:12

Anexos
MARÇO.png

por EAGLETRADER20 » 3/3/2016 10:25

O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.

Registado: 4/3/2008 9:17

por yaya » 1/3/2016 14:25

Será que já fez fundo? Os mercados parece que acalmaram um bocado.
Taxa de inflação na ZE novamente em terreno negativo por causa do petróleo e energia. Draghi pouco pode fazer para contrariar isso.
O PIB nos EUA subiu por isso a taxa de juro da FED é capaz de continuar a subir, o que penaliza os emergentes.

G.A. semanal
Anexos
3 - s2analise.png
3 - s2analise.png (84.29 KiB) Visualizado 7822 vezes

por yaya » 26/2/2016 18:19

G.A. semanal, vela negra depois de semana com gap-ups seguidos :roll:
Anexos
3 - s2.png
3 - s2.png (39.82 KiB) Visualizado 8266 vezes

por scarface » 23/2/2016 12:49

Blue Epsilon Escreveu:
scarface Escreveu:Um dos aspetos que gostava de lançar para discussão é que as subidas, quer do psi quer de algumas componentes, não tem sido acompanhadas com bom volume, o que me deixa muito desconfiado face à validade destes movimentos.
Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios

Posso-te dizer que há uns 2 anos atrás, em pleno bull market, estava-se constantemente a dizer isso do S&P..... que continuou a subir paulatinamente e o bull lá continuou e ainda continua.

No bull do SP se vires pelo OBV vês que o volume acompanhou a subida. Não conheço ninguém bull market que tenha ocorrido sem que o volume tenha suportado as subidas, senão dificilmente resistiria. Mas por favor corrijam me se estiver enganado.
Agora sempre ouvi falar que o bull market que se viveu foi um bull market mal amado.
Na minha opinião e para a tendência de longo prazo , a perspectiva é baixista sendo estas subidas uma mero ressalto.
Não existem para já indícios de alteração à tendência. A ver vamos
Abc e bons negócios.

Registado: 6/9/2011 23:18

por JohnyRobaz » 23/2/2016 1:40

scarface Escreveu:Um dos aspetos que gostava de lançar para discussão é que as subidas, quer do psi quer de algumas componentes, não tem sido acompanhadas com bom volume, o que me deixa muito desconfiado face à validade destes movimentos.
Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios

Boa noite. Tenho reparado no mesmo, principalmente no DAX e SP500 nestas últimas subidas. Parece-me tudo um arrasto pelas oscilações do petróleo, mas não sou de todo a voz da experiencia..
Abrç e BN
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Blue Epsilon » 23/2/2016 1:38

Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios

Posso-te dizer que há uns 2 anos atrás, em pleno bull market, estava-se constantemente a dizer isso do S&P..... que continuou a subir paulatinamente e o bull lá continuou e ainda continua.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por scarface » 23/2/2016 1:29

Um dos aspetos que gostava de lançar para discussão é que as subidas, quer do psi quer de algumas componentes, não tem sido acompanhadas com bom volume, o que me deixa muito desconfiado face à validade destes movimentos.
Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios

Registado: 6/9/2011 23:18

Re: PSI 20 " uma opinião "

por NM_2 » 22/2/2016 20:34

valeaquilino Escreveu:Só para não ficar parado.

Parece-me, até opinião em contrário, que temos aqui um bem demarcado canal de queda, com um buraco a sul para ser tapado.
A norte temos uma resistência marcada com uma linha de tendência que terá que se definir amanhã e uma resistência horizontal.

"A ver vamos" mas que parece não ter fundo à vista, lá isso parece.

CumPrim/
valeaquilino.

Quando o fundo parece nao estar a vista e quando esta para breve. No bcp a mesma coisa... posso ter feito asneira em vender...

Registado: 2/9/2014 22:13

Re: PSI 20 " uma opinião "

por Aqui_Vale » 22/2/2016 18:53

Só para não ficar parado.

Parece-me, até opinião em contrário, que temos aqui um bem demarcado canal de queda, com um buraco a sul para ser tapado.
A norte temos uma resistência marcada com uma linha de tendência que terá que se definir amanhã e uma resistência horizontal.

"A ver vamos" mas que parece não ter fundo à vista, lá isso parece.

CumPrim/
valeaquilino.
Anexos
miniPSI.canal-queda.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Ulisses Pereira » 22/2/2016 12:32

Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo