ADSE - off topic
Re: ADSE - off topic
corre Escreveu: Na verdade é mais um sintoma de uma lógica obtusa, um protecionismo bacoco. Se falássemos de pessoas com alguma deficiência ou com outra qualquer limitação, mas assim...
Não percebi o que queres dizer com isto?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
É tudo muito nesta linha demagógica:
http://economico.sapo.pt/noticias/orcam ... 43820.html
http://economico.sapo.pt/noticias/orcam ... 43820.html
- Registado: 31/5/2014 23:07
Não, tenho em papel e a opção on line requer um código, mas sim é nessa linha. Na verdade é mais um sintoma de uma lógica obtusa, um protecionismo bacoco. Se falássemos de pessoas com alguma deficiência ou com outra qualquer limitação, mas assim...
corre Escreveu:Interessante um artigo de Clara Ferreira Alves no Expresso sobre este assunto.
Tens acesso ao artigo completo? No primeiro parágrafo fala apenas da extensão a filhos até aos 30 anos de idade, é algo diferente do que aqui tem estado a ser debatido!
Uma das medidas mais extraordinárias deste Governo, ou mais estupidamente extraordinárias, é a da extensão da ADSE, o subsistema de Saúde dos funcionários públicos, a filhos até aos 30 anos. Em que consiste exatamente, para efeitos de proteção social, a figura do “filho” de 30 anos? Qual a sociedade avançada, ou mesmo a sociedade primitiva e tribal, em que um adulto de pleno direito, com idade para ser pai/mãe de família, e que deveria ser idealmente pai/mãe de família, deva ser considerado um filho-família, dependente do sistema de Saúde dos pais?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Interessante um artigo de Clara Ferreira Alves no Expresso sobre este assunto.
IzNouGud_2014 Escreveu:
De referir que até há pouco tempo o desconto para a ADSE era obrigatório, mesmo para quem tivesse seguro.
Sim, mas nessa altura era de 1,5% (ou chegou a ser de 2%?)... quando passou para os 3,5% só foi aceite pelo TC porque passou a ser facultativo, caso contrário não tinha passado...
J Alves Escreveu:Isto parece-me simples.
Quem achar que a ADSE é cara manda cancelar e subscreve um seguro de saúde. Pelo que tenho lido os FP não são obrigados a ter ADSE. Quem está descontente cancela o serviço. Eu é assim que faço com o meu seguro de saúde!!!!
É importante não esquecer os muitos e muitos anos loucos da ADSE em que era paga com os impostos de todos!!!!
E já agora acrescento. Digam-me onde é que encontram um seguro de saúde com as mesmas regalias da ADSE e pelo mesmo preço. Por 3.5% do ordenado eu troco já amanhã o meu seguro de saúde pela ADSE e se me propuserem 4/5% tb troco.
Não se esqueçam duma coisa.... vejam bem a quantidade de cláusulas que têm os seguros de saúde e a pior delas doenças pré- existentes (xau laura)
De referir que até há pouco tempo o desconto para a ADSE era obrigatório, mesmo para quem tivesse seguro.
J Alves Escreveu:Isto parece-me simples.
Quem achar que a ADSE é cara manda cancelar e subscreve um seguro de saúde. Pelo que tenho lido os FP não são obrigados a ter ADSE. Quem está descontente cancela o serviço. Eu é assim que faço com o meu seguro de saúde!!!!
É importante não esquecer os muitos e muitos anos loucos da ADSE em que era paga com os impostos de todos!!!!
Acho que não tens acompanhado o tópico!

Obviamente que quem quer cancela e muda, mas o que se tem estado a debater é o alargamento a todos que queiram ADSE.
Em relação à tua última frase, tal como já referi, é bom não esquecer que a ADSE foi durante muitos anos uma regalia oferecida porque era uma forma de captar funcionários públicos qualificados para o estado, já que o privado pagava melhor e também oferecia esse tipo de regalia (em alguns casos ainda oferece). E eu pergunto-te, é justo que aqueles que há muitos anos entraram para a FP também porque tinha esse seguro de saúde gratuito, lhes seja agora cobrado 3,5% do vencimento para o ter?! Para mim não é, mas concordo que na situação atual do país seja algo aceitável. No fundo é o mesmo que fazerem um corte de 3,5% dos seus salários, não é justo mas parece-me aceitável tendo em conta a situação do país... o mesmo acontece com as reformas mais altas, para mim não é muito justo que o estado diga agora que vai pagar menos do que aquilo com que se comprometeu, mas parece-me, não só aceitável, como quase obrigatório que se cortem estas pensões, caso contrário o estado cometerá injustiças maiores para as poder pagar... ou seja, no estado em que o país está dificilmente haverá justiça (se é que ela existe em alguma circunstância) aquilo que os governantes têm obrigação de fazer é tentar ser o menos injusto possível, ou distribuir de uma forma sensata a injustiça!
Isto parece-me simples.
E já agora acrescento. Digam-me onde é que encontram um seguro de saúde com as mesmas regalias da ADSE e pelo mesmo preço. Por 3.5% do ordenado eu troco já amanhã o meu seguro de saúde pela ADSE e se me propuserem 4/5% tb troco.
Não se esqueçam duma coisa.... vejam bem a quantidade de cláusulas que têm os seguros de saúde e a pior delas doenças pré- existentes (xau laura)
IzNouGud_2014 Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Depois de ler alguns comentários fiquem com uma dúvida, para IRS, o que os FP pagam para a ADSE é tratado da mesma forma que um seguro de saúde normal, certo?
Errado.
O que os FP descontam para a ADSE não entra no IRS em termos de abatimento, contrariamente aos seguros de saúde.
Isso é incompreensível -desigualdade de tratamento fiscal injustificado.
Juridicamente, porque motivo os FP não contestam essa questão?
Portugal no seu melhor, conforme já referi, se fosse FP defendia que a ADSE deveria ser gerida pelos FP e sair totalmente da esfera dos Governos.
Resumindo, os FP pagam 3,5% e ainda temos que somar o não abatimento ao IRS conforme efetuado por quem tem seguros privados e o facto de pagarem pelos 14 vencimentos- situação que não se passa nos seguros privados.
Afinal, ara 12 meses, os FP já pagam bem mais que 5%, do seu salário, pelo seu seguro de saúde.
Efetivamente tirando para os salários mais baixos, a ADSE é muito muito cara.
- Registado: 17/10/2010 19:32
artista_ Escreveu:YH3H Escreveu:
Iznougud,
vais buscar um caso extremo, precisamente uma caso para uma família que tenha 6000 €/mês de rendimento. Bom, nesse caso talvez te compense um bom seguro, faz à vida. Aliás até podes comprar um excelente seguro que talvez te ofereça melhores condições que a adse. O que estás à espera, se te dão a oportunidade de escolheres?
A questão essencial não me parece essa, no extremo contrário é que está o cerne da questão, na imensidade de gente que tem salários abaixo dos 800 euros que aderiria à ADSE e que fariam com que o sistema passasse de auto-suficiente para muito deficitário!
De notar que as "regalias" da ADSE baixaram muito nos últimos anos. Nesse cenário baixariam mais, o que faria com que os salários mais altos procurassem outras opções (assumindo que ainda não o tenham feito),o que piorava a situação.
Não esquecer que se sairem 10% dos salários mais elevados isso corresponde muito mais do que a 10% das receitas...
MiamiBlueHeart Escreveu:Depois de ler alguns comentários fiquem com uma dúvida, para IRS, o que os FP pagam para a ADSE é tratado da mesma forma que um seguro de saúde normal, certo?
Errado.
O que os FP descontam para a ADSE não entra no IRS em termos de abatimento, contrariamente aos seguros de saúde.
Depois de ler alguns comentários fiquem com uma dúvida, para IRS, o que os FP pagam para a ADSE é tratado da mesma forma que um seguro de saúde normal, certo?
- Registado: 17/10/2010 19:32
Concordo inteiramente com o Artista,,,,penso que ele já disse tudo sobre esta temática..........
Agora para aqueles que vaticinam aqui que quem paga os funcionários públicos são os privados, pois muito bem, privatize-se o estado também e problema resolvido
Depois quem elegia os governos eram os acionistas
Agora para aqueles que vaticinam aqui que quem paga os funcionários públicos são os privados, pois muito bem, privatize-se o estado também e problema resolvido

Depois quem elegia os governos eram os acionistas

- Registado: 16/5/2009 0:58
YH3H Escreveu:IzNouGud_2014 Escreveu:
A questão não é a percentagem do salário associada ao seguro. O problema é a sustentabilidade.
Se quase todas as familias com vencimentos da ordem que referes para o público iria mudar para a ADSE, quantos privados entre pagar um seguro de 210€ mensais e a ADSE pelo mesmo valor iriam mudar para a ADSE? não acredito que muitos.
Conheço muita gente a pensar ao contrário, por valores superiores a 1500€ anos consegue-se seguros familiares superiores à ADSE (retirando alguns casos especiais) isto sem falar que nos acordos existentes (ou não com a ADSE). Pessoalmente estou a pensar seriamente abdicar da ADSE e fazer um seguro para toda a família.
Quanto ao IRS, qual a diferença entre o estado me devolver o IRS que eu paguei na ADSE e o que um particular (ou eu próprio) pague num Seguro. Em ambos os casos é dinheiro que faz falta ao estado. Nota que as verbas da ADSE não têm a ver com o IRS, ou seja, o valor que fosse devolvido em IRS da ADSE não seria subtraido às verbas da ADSE, mas sim à coleta total do IRS, tal como em qualquer devolução/abatimento de IRS.
Iznougud,
vais buscar um caso extremo, precisamente uma caso para uma família que tenha 6000 €/mês de rendimento. Bom, nesse caso talvez te compense um bom seguro, faz à vida. Aliás até podes comprar um excelente seguro que talvez te ofereça melhores condições que a adse. O que estás à espera, se te dão a oportunidade de escolheres?
Não é a minha situação, que já referi é um pouco mais de 90€ por mês + 40€ da minha esposa.
O exemplo que te dei pode ser extremo, mas não será incomum, não te esqueças que estamos a falar de valores brutos, correspondente ao penultimo escalão da carreira de professor e que a maioria dos profs tem mais de 55 anos.
Mas nem será esta a questão, a questão é que se os ordenados mais altos sairem e apenas entrarem valores baixos, a sustentabilidade fica em risco.
YH3H Escreveu:
Iznougud,
A questão essencial não me parece essa, no extremo contrário é que está o cerne da questão, na imensidade de gente que tem salários abaixo dos 800 euros que aderiria à ADSE e que fariam com que o sistema passasse de auto-suficiente para muito deficitário!
IzNouGud_2014 Escreveu:YH3H Escreveu:IzNouGud_2014 Escreveu:
Da mesma maneira que um FP que ganha 3000€ paga 105€ e pode associar o filho, mas não a mulher (a não ser que esta esteja desempregada). Se a mulher também for FP e ganhar 3000€ ambos pagam 210€ e não os 70 do teu casal do privado, que, lugar de seguros individuais devia ter feito seguro de familia....
sendo portanto o esforço da família associada à adse de 3.5%, enquanto o esforço de uma pessoa que trabalhe no privado, (casal+filho) equivale a um esforço de 13.1%.
Considerando o mesmo caso com apenas 1 membro do casal a trabalhar e 1 filho.IzNouGud_2014 Escreveu:Por outro lado, como explicas que o casal do privado possa descontar o seguro no IRS e os FP não o possam fazer? Confesso que não fiz contas e não sei se esta questão é relevante...
Não te consigo responder com exatidão. Mas julgo que não faz sentido, por esta razão; já que o estado te iria devolver esse valor que depois lhe faria falta no final a taxa teria que passar dos 3,5% para os 4%
A questão não é a percentagem do salário associada ao seguro. O problema é a sustentabilidade.
Se quase todas as familias com vencimentos da ordem que referes para o público iria mudar para a ADSE, quantos privados entre pagar um seguro de 210€ mensais e a ADSE pelo mesmo valor iriam mudar para a ADSE? não acredito que muitos.
Conheço muita gente a pensar ao contrário, por valores superiores a 1500€ anos consegue-se seguros familiares superiores à ADSE (retirando alguns casos especiais) isto sem falar que nos acordos existentes (ou não com a ADSE). Pessoalmente estou a pensar seriamente abdicar da ADSE e fazer um seguro para toda a família.
Quanto ao IRS, qual a diferença entre o estado me devolver o IRS que eu paguei na ADSE e o que um particular (ou eu próprio) pague num Seguro. Em ambos os casos é dinheiro que faz falta ao estado. Nota que as verbas da ADSE não têm a ver com o IRS, ou seja, o valor que fosse devolvido em IRS da ADSE não seria subtraido às verbas da ADSE, mas sim à coleta total do IRS, tal como em qualquer devolução/abatimento de IRS.
Iznougud,
Money is human happiness in the abstract; he, then, who is no longer capable of enjoying human happiness in the concrete devotes himself utterly to money.
(Arthur Schopenhauer)
(Arthur Schopenhauer)
- Registado: 13/10/2015 11:31
IzNouGud_2014 Escreveu:
Eu também pensei nisso.
Cuidadinho... aos 65 anos, o seguro de saúde manda-te passear. E os seguros de saúde renovam anualmente... se começas a criar muitos problemas, a seguradora denuncia o contrato e impede nova renovação...
Se não fosse por estes motivos, há muito que teria virado costas à ADSE, que para mim é caríssima. E depois de saíres da ADSE, já não podes voltar a entrar.
- Registado: 8/6/2014 11:59
YH3H Escreveu:IzNouGud_2014 Escreveu:YH3H Escreveu:
como lês/interpretas o facto de um trabalhador no privado que ganhe 800 euros tenha de pagar pelo seguro 35 euros e se quiser um seguro para a mulher e filho terá que desembolsar no mínimo mais 70 euros (35+35)?
Acho chocante estas assimetrias!
.
Da mesma maneira que um FP que ganha 3000€ paga 105€ e pode associar o filho, mas não a mulher (a não ser que esta esteja desempregada). Se a mulher também for FP e ganhar 3000€ ambos pagam 210€ e não os 70 do teu casal do privado, que, lugar de seguros individuais devia ter feito seguro de familia....
sendo portanto o esforço da família associada à adse de 3.5%, enquanto o esforço de uma pessoa que trabalhe no privado, (casal+filho) equivale a um esforço de 13.1%.
Considerando o mesmo caso com apenas 1 membro do casal a trabalhar e 1 filho.IzNouGud_2014 Escreveu:Por outro lado, como explicas que o casal do privado possa descontar o seguro no IRS e os FP não o possam fazer? Confesso que não fiz contas e não sei se esta questão é relevante...
Não te consigo responder com exatidão. Mas julgo que não faz sentido, por esta razão; já que o estado te iria devolver esse valor que depois lhe faria falta no final a taxa teria que passar dos 3,5% para os 4%
Bar38 Escreveu:Não foram só os funcionários publicos que saíram defraudados com as garantias do estado ou com falta delas.
Como dizem nos states garantido é morrer e pagar impostos.
Exato, fazes parte do "toda a gente" a que me referia lá atrás... vês apenas a parte que te interessa!
Eu não disse que foram apenas as FP's, ou quem trabalha para o estado, que foi defraudado, tu é que fizeste uma afirmação incorreta sugerindo o contrário! Eu sei perfeitamente que há muita gente a sofrer neste país, uns mais que outros, mas tento ver as situações com isenção e seriedade!

artista_ Escreveu:Bar38 Escreveu:artista_ Escreveu:.. e, como é facultativo, a tendência é que aderissem muitas exceções destas, distorcendo o sistema.
Mas alguém se preocupou a cerca da sustentabilidade da adse quando os funcionários públicos descontavam 1,5%????
Como podes ver no texto que coloquei quando estavas a colocar este comentário, estás enganado, durante muito tempo a ADSE era gratuita, foi uma das regalias que o estado oferecia para captar funcionários qualificados que preferiam ir para o privado porque se ganhava muito melhor e também ofereciam seguro de saúde! Os tempos mudaram e apartir de uma certa altura passou a descontar-se 1%, pouco depois passou para os 1,5% e só recentemente passou para os 3,5% passando nessa altura a ser facultativa.
Portanto, aquilo que afirmas depende da perspetiva, o estado apenas oferecia aquilo que entendia ser indicado para captar gente para os seus quadros. É curioso que durante muitos anos, quando o estado tinha de suportar as despesas com o sistema, ninguém se queixou... agora que é auto-suficiente e ainda contribui positivamente para as contas públicas, já há queixas... o ser humano é incrível!
Volto a afirmar, não tenho ADSE nem nenhum membro da minha família mais próxima tem... mas a minha opinião raramente tem relação com os meus interesses.
Não foram só os funcionários publicos que saíram defraudados com as garantias do estado ou com falta delas.
Como dizem nos states garantido é morrer e pagar impostos.
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bar38 Escreveu:
Obviamente o se o despedimento na função pública não se coloca, nunca se colocará o caso de perder o acesso ao mesmo por essa via.
Não se coloca? Então vou-te contar outra história, e esta na primeira pessoa, para que não hajam dúvidas!
O meu irmão trabalha no Banif (agora trabalhar para a "Octante", acho que é este o nome), se quiser vir embora sai com uma indemnização acima do estipulado por lei e ainda com mais algumas regalias, uma das quais acho que até é o seguro de saúde! O mesmo se passará com os colaboradores do Novo Banco que venham a ser dispensados. É mau? claro que é, mesmo com indemnização uma situação de desemprego, ainda para mais na situação atual do país não é nada fácil... e sabes porque é que eu sei que não é fácil?! Porque eu conheço-a bem. Sou professor contratado pelo estado... há 21 anos! O Estado contrata-me quando quer e despede-me quando entende, e sabes quanto é que me paga de indeminzação?! um grande zero!!! E esta situação não é apenas a minha, é a de milhares de professores, acho que serão uns 40 mil os contratados... é verdade que o estado tem muitos funcionários nos quadros e tem dificuldade, ou não consegue mesmo, despedir os que eventualmente quereria, mas também é verdade que contrata muito e trata esses contratados de formas que eu pensaria que indignaria "toda a gente". Mas sabes o que já percebi há muito tempo, "toda a gente" está muito preocupada com os que ganham muito, com os que fazem pouco, com os que o estado não consegue despedir, e está completamente a marimbar-se se o estado explora, contrata sem cumprir Leis ou o que quer que seja!

artista_ Escreveu:Bar38 Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:
Eu pessoalmente gostaria de pertencer ao sistema de saúde dos bancos, é possível? Não.
Provavelmente os 500 bancários que seriam dispensados do Novo Banco não partilham a tua opinião.
Estar a comparar o associativismo com a ADSE é comparar o incomparável.
Por acaso gostaria de perceber o que é que os despedimentos no Novo Banco têm a ver com este assunto?!?!
Obviamente o se o despedimento na função pública não se coloca, nunca se colocará o caso de perder o acesso ao mesmo por essa via.
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bar38 Escreveu:artista_ Escreveu:.. e, como é facultativo, a tendência é que aderissem muitas exceções destas, distorcendo o sistema.
Mas alguém se preocupou a cerca da sustentabilidade da adse quando os funcionários públicos descontavam 1,5%????
Como podes ver no texto que coloquei quando estavas a colocar este comentário, estás enganado, durante muito tempo a ADSE era gratuita, foi uma das regalias que o estado oferecia para captar funcionários qualificados que preferiam ir para o privado porque se ganhava muito melhor e também ofereciam seguro de saúde! Os tempos mudaram e apartir de uma certa altura passou a descontar-se 1%, pouco depois passou para os 1,5% e só recentemente passou para os 3,5% passando nessa altura a ser facultativa.
Portanto, aquilo que afirmas depende da perspetiva, o estado apenas oferecia aquilo que entendia ser indicado para captar gente para os seus quadros. É curioso que durante muitos anos, quando o estado tinha de suportar as despesas com o sistema, ninguém se queixou... agora que é auto-suficiente e ainda contribui positivamente para as contas públicas, já há queixas... o ser humano é incrível!
Volto a afirmar, não tenho ADSE nem nenhum membro da minha família mais próxima tem... mas a minha opinião raramente tem relação com os meus interesses.
Tenho um amigo meu que aqui há uns 25 anos trabalhava na Fnac (a dos ares condicionados). A empresa começou a ter problemas e ele aceitou uma rescisão de contrato onde lhe pagaram uma boa indemnização. Na altura emprego não faltava e ele tinha várias hipóteses. Elegeu duas como as melhores.
1- Uma proposta de uma Multinacional, salvo erro a Siemens, que lhe pagava um salário chorudo. Tinha o inconveniente de ter de se deslocar com alguma frequência à Alemanha.
2- A mulher era professora e nessa altura havia muitas vagas no ensino, ele tinha uma formação superior em engenharia e a falta de professores era muito sobretudo para lecionar as áreas das ciências (matemática no caso dele). O ordenado era metade do que a Siemens lhe oferecia.
Hesitou durante alguns dias, um ordenado chorudo com hipóteses de progressão ou algo mais seguro mas com remuneração muito inferior. Acabou por escolher a segunda opção, sobretudo porque tinha dois filhos pequenos e não queria afastar-se. Teria um seguro de saúde gratuito e maior segurança no emprego.
Alguns anos depois, afinal o seguro deixou de ser gratuito, algo que lhe fora garantido quando aceitou o cargo! Isto é justo? Claro que não é, mas na minha opinião ele tem de aceitar que ainda assim há situações de injustiças mais graves e tendo em conta a situação financeira a que o país chegou esta é uma injustiça menor, algo que se compreende...
Da mesma forma, eu acho que faz todo o sentido o corte nas pensões mas altas, foram calculadas quando as espetativas eram outras e agora tornaram-se "insuportáveis". Por outro lado é justo que o estado se tenha comprometido a dar aquelas pensões depois de tanto trabalharem e agora não cumprir?! Não é, mas... o país está no estado em que está e, ou comete essa injustiça, ou comete outras piores... é uma questão de escolhas. E nisto das pensões há muitas situações diversas, alguns trabalharam no duro e descontaram décadas para terem a pensão que têm, outros nem por isso, mas a tendência para a generalização é terrível, uns tendem a ver os primeiros outros apenas os segundos, o que lhes der mais jeito para a sua opinião sobre o assunto!
Isto para dizer que numa sociedade é impossível ser justo em tudo, por mais que nos esforcemos para o fazer! Neste caso da ADSE nem me parece que seja bem uma questão de injustiça, talvez fosse se o estado continuasse a suportar os custos da mesma... mas cortar 3,5% aos salários que já estão congelados há uns 10 anos (para não falar dos cortes recentes que aparentemente vão ser respostos... até ao próximo governo, talvez até ao verão!
) para garantir a auto-suficiência do sistema e mesma assim achar que é uma regalia ijustificada... vai lá vai!
1- Uma proposta de uma Multinacional, salvo erro a Siemens, que lhe pagava um salário chorudo. Tinha o inconveniente de ter de se deslocar com alguma frequência à Alemanha.
2- A mulher era professora e nessa altura havia muitas vagas no ensino, ele tinha uma formação superior em engenharia e a falta de professores era muito sobretudo para lecionar as áreas das ciências (matemática no caso dele). O ordenado era metade do que a Siemens lhe oferecia.
Hesitou durante alguns dias, um ordenado chorudo com hipóteses de progressão ou algo mais seguro mas com remuneração muito inferior. Acabou por escolher a segunda opção, sobretudo porque tinha dois filhos pequenos e não queria afastar-se. Teria um seguro de saúde gratuito e maior segurança no emprego.
Alguns anos depois, afinal o seguro deixou de ser gratuito, algo que lhe fora garantido quando aceitou o cargo! Isto é justo? Claro que não é, mas na minha opinião ele tem de aceitar que ainda assim há situações de injustiças mais graves e tendo em conta a situação financeira a que o país chegou esta é uma injustiça menor, algo que se compreende...
Da mesma forma, eu acho que faz todo o sentido o corte nas pensões mas altas, foram calculadas quando as espetativas eram outras e agora tornaram-se "insuportáveis". Por outro lado é justo que o estado se tenha comprometido a dar aquelas pensões depois de tanto trabalharem e agora não cumprir?! Não é, mas... o país está no estado em que está e, ou comete essa injustiça, ou comete outras piores... é uma questão de escolhas. E nisto das pensões há muitas situações diversas, alguns trabalharam no duro e descontaram décadas para terem a pensão que têm, outros nem por isso, mas a tendência para a generalização é terrível, uns tendem a ver os primeiros outros apenas os segundos, o que lhes der mais jeito para a sua opinião sobre o assunto!

Isto para dizer que numa sociedade é impossível ser justo em tudo, por mais que nos esforcemos para o fazer! Neste caso da ADSE nem me parece que seja bem uma questão de injustiça, talvez fosse se o estado continuasse a suportar os custos da mesma... mas cortar 3,5% aos salários que já estão congelados há uns 10 anos (para não falar dos cortes recentes que aparentemente vão ser respostos... até ao próximo governo, talvez até ao verão!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, lfstorres, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, PiFer, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 150 visitantes