Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ADSE - off topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ADSE - off topic

por artista_ » 26/2/2016 16:45

ricardmag Escreveu:Como já referi antes, devia ser para todos que descontem parte do salário, simples.

Não é tão simples como o estás a fazer querer... o todos os que descontem parte do salário inclui, por exemplo, quem trabalha a part-time a ganha 200 euros por mês? E quem tem reformas de 100/200 euros? Obviamente que se assim for o sistema deixará de ser auto-suficiente... e assiim assumes que o estado deverá passar a financiar o sistema!?

Tens de responder objetivamente às coisas, porque elas não são tão simples como dizes...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 26/2/2016 16:41

Marco Martins Escreveu:
Mas por mim a ADSE pode ser aberta a familiares até ao 5ºgrau, é-me indiferente... só não sou a favor é que aquilo seja suportado pelo estado... se os funcionários querem, têm de pagar...

Quanto a isso estamos todos de acordo, mas isso já acontece... e quanto a mim deve continuar a acontecer, até porque se não for auto-suficiente também seria um dos que estará a contribuir para algo que não usufrui.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Marco Martins » 26/2/2016 16:20

MiamiBlueHeart Escreveu:
YH3H Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Os FP não podem ter regalias, como têm os outros funcionários nas empresas privadas, porque motivo?

Indiretamente tu é que estás a questionar as regalias dos funcionários públicos ao querer vedar o seu acesso aos privados. Por isso a incongruência no discurso.

Então e porque motivo os privados não podem usufruir das regalias dos f. públicos?

Não estou a ver onde está a incongruência.

O Estado é uma organização - que como qualquer outra - precisa de colaboradores.

Para esses colaboradores, como qualquer outra organização, tem que efetuar a gestão dos seus recursos humanos.

Essa gestão passou por criar um sistema de saúde especifico para os seus colaboradores - caso semelhante ao sistema bancário - sistema que atualmente já é pago pelos seus utilizadores.

Não percebo porque se exige que seja aberto a todos não colaboradores do Estado.

Aliás, não percebo é porque motivo atualmente a ADSE não é gerida pelos FP.

"...
Essa gestão passou por criar um sistema de saúde especifico para os seus colaboradores - caso semelhante ao sistema bancário - sistema que atualmente já é pago pelos seus utilizadores. .."

Pois, e que curiosamente os bancos querem dispensar e passar para o privado... no BCP os novos contratos já têm Médis...
O SAMS é muito bonito, mas não dá os benefícios que a ADSE dá...

Mas por mim a ADSE pode ser aberta a familiares até ao 5ºgrau, é-me indiferente... só não sou a favor é que aquilo seja suportado pelo estado... se os funcionários querem, têm de pagar...

Registado: 7/4/2007 17:13

por MiamiBlue » 26/2/2016 15:44

YH3H Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Os FP não podem ter regalias, como têm os outros funcionários nas empresas privadas, porque motivo?

Indiretamente tu é que estás a questionar as regalias dos funcionários públicos ao querer vedar o seu acesso aos privados. Por isso a incongruência no discurso.

Então e porque motivo os privados não podem usufruir das regalias dos f. públicos?

Não estou a ver onde está a incongruência.

O Estado é uma organização - que como qualquer outra - precisa de colaboradores.

Para esses colaboradores, como qualquer outra organização, tem que efetuar a gestão dos seus recursos humanos.

Essa gestão passou por criar um sistema de saúde especifico para os seus colaboradores - caso semelhante ao sistema bancário - sistema que atualmente já é pago pelos seus utilizadores.

Não percebo porque se exige que seja aberto a todos não colaboradores do Estado.

Aliás, não percebo é porque motivo atualmente a ADSE não é gerida pelos FP.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Limonov » 26/2/2016 15:30

Eu posso estar enganado nesta questão, ou pelo menos não ter certezas sobre se é quem ganha mais ou menos... mas, por exemplo, numa escola, os professores têm acesso à ADSE, o pessoal auxiliar não, os que trabalham na secretaria não sei... e a ideia que tenho é que isto funciona da mesma forma em todos os casos. Os funcionários menos qualificados (por isso com vencimentos inferiores) não têm acesso à ADSE...

De qualquer forma a pergunta mantêm-se e continua sem resposta:

É para toda a gente? Mesmo para os que estão desempregados ou têm pensões de 100 euros?

Ninguém responde?[/quote]

Olá Artista,

Esse pessoal auxiliar poderá estar a recibos verdes? serão POC? poderão ter optado por não ter ADSE porque o salário é tão baixo que os 3.5% podem ser de extrema importância no fim do mês? pode ser por outro qualquer motivo, mas não é pelo salário.

À tua pergunta direta, respondi anteriormente.

Para que fique claro, eu não estou a atacar o funcionalismo público nem a ADSE. Tenho muito mais razões para me queixar de serviços prestados por privados do que por públicos. Não me queria estar a repetir mas o que quero igualdade de tratamento para públicos, privados, desempregados, reformados, etc. Se isso se faz com ADSE, com seguros ou apenas com segurança social e serviço nacional de saúde não sei. Não acho justo alguém ter melhor ou mais rápido tratamento por poder pagar, e isto tanto se aplica a quem trabalha no público como no privado, estamos a falar de saúde, não acho que isso deva ser considerado mais um elemento diferenciador na sociedade.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por YH3H » 26/2/2016 15:19

artista_ Escreveu:
YH3H Escreveu:
O problema é, se o estado gasta de mais ou não?!

Sim, mas essa é outra questão diferente, já estás a divagar para muitos lados! :D

Estávamos a debater se a ADSE devia ser aberta ou não a todos, preferiste não responder a algo que é essencial nessa questão para que o organismo seja ou não auto-suficiente. Depois falaste naquilo que os FP ganham... agora perguntas se o estado gasta ou não de mais!? São três questões diferentes... completamente!

Já agora, se gasta ou não de mais não sei, mas voltando à questão do tópico, a ADSE ajuda a equilibrar as contas quando até devia era ser neutra! :wink:

Epá detesto essa conversa do falaste e depois disseste, e tu isto e tu aquilo.

Na sequência cronológica, julgo que o tema foi lançado pelo BE ao querer incluir as pessoas que vivem em união de facto na adse. Depois disso surgiu a ideia da adse ser alargado a todos.

O que sinceramente acho que não me lembro de ver uma ideia que ache tão justa e solidária como esta.

artista_ Escreveu: Depois falaste naquilo que os FP ganham... agora perguntas se o estado gasta ou não de mais!? São três questões diferentes... completamente!

Repara eu não falei naquilo que os funcionários públicos ganham. Eu falei, se tinhas consciência de quem efetivamente paga a quase totalidade do ordenado dos funcionários públicos? Que é uma coisa diferente.
Money is human happiness in the abstract; he, then, who is no longer capable of enjoying human happiness in the concrete devotes himself utterly to money.
(Arthur Schopenhauer)

Registado: 13/10/2015 11:31

por ricardmag » 26/2/2016 15:10

artista_ Escreveu:De qualquer forma a pergunta mantêm-se e continua sem resposta:

É para toda a gente? Mesmo para os que estão desempregados ou têm pensões de 100 euros?

Ninguém responde?

Como já referi antes, devia ser para todos que descontem parte do salário, simples.

Quanto à questão dos professores terem e auxiliares não, não sei como funciona, mas posso-te garantir que não é pelo salário auferido. Porque conheço empregados da câmara com salário baixo que têm direito.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por artista_ » 26/2/2016 14:48

YH3H Escreveu:

Sim, mas essa é outra questão diferente, já estás a divagar para muitos lados! :D

Estávamos a debater se a ADSE devia ser aberta ou não a todos, preferiste não responder a algo que é essencial nessa questão para que o organismo seja ou não auto-suficiente. Depois falaste naquilo que os FP ganham... agora perguntas se o estado gasta ou não de mais!? São três questões diferentes... completamente!

Já agora, se gasta ou não de mais não sei, mas voltando à questão do tópico, a ADSE ajuda a equilibrar as contas quando até devia era ser neutra! :wink:

por YH3H » 26/2/2016 14:38

artista_ Escreveu:
YH3H Escreveu:Para todos aqueles que perguntam, mas por que raio há de um trabalhador do privado usufruir da ADSE ?

Eu lanço uma acha para a fogueira.

Alguém já se lembrou de pensar donde vem o dinheiro que um funcionário público ganha? Quem o paga?

Alguém se lembrou de perguntar às pessoas que pagam o salário da função pública, se esses funcionários ganham muito ou pouco, ou se produzem o suficiente para o que ganham?

Sendo o dinheiro gasto pelas administrações públicas na sua maioria vindo do privado.

Esta é outra discussão, obviamente que quem trabalha no privado tem tendência a pensar que todos os que trabalham no público ganham de mais de só têm regalias que os privados não têm... a minha experiência diz-me que , tal como no privado, há quem ganhe mais do que merece e há quem ganhe menos do que devia... o que é que tu achas?
(...)

Facilmente te respondo a essa pergunta, quanto à segunda parte que eu tive a liberdade de colocar 3 pontos, prefiro não te responder, isto porque o facto de ser autossuficiente ou não, não condiciona nada do que disse nem eu disse nada disso.

Quanto à primeira parte, vou-te responder.

Eu não acho nem tenho nada que achar se alguém em particular ganha muito ou pouco. Não faz parte do meu feitio questionar o que os outros ganham, o meu desejo é que ganhem muito.

Money is human happiness in the abstract; he, then, who is no longer capable of enjoying human happiness in the concrete devotes himself utterly to money.
(Arthur Schopenhauer)

por artista_ » 26/2/2016 14:01

YH3H Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:

Se for auto-suficiente não é nenhuma regalia... já foi, em tempos, funcionou para atrair gente qualificada para a FP e era gratuita... mesmo assim não era fácil porque o privado pagava muito melhor e dava na mesma seguros de saúde! Hoje as coisas mudaram e agora todos querem aquilo que não quiseram há 15/20/30 anos!

Isto digo eu, que também não quis e agora não tenho!

por artista_ » 26/2/2016 13:58

Limonov Escreveu:Artista, isso de só ter direito a ADSE quem ganha mais onde é que está escrito? Vê lá que não é bem assim. Se trabalhares numa entidade pública que seja abrangida pela ADSE, o teu salário não é impedimento para aderires (ou então fui enganado pelo Dr. Google):

Eu posso estar enganado nesta questão, ou pelo menos não ter certezas sobre se é quem ganha mais ou menos... mas, por exemplo, numa escola, os professores têm acesso à ADSE, o pessoal auxiliar não, os que trabalham na secretaria não sei... e a ideia que tenho é que isto funciona da mesma forma em todos os casos. Os funcionários menos qualificados (por isso com vencimentos inferiores) não têm acesso à ADSE...

De qualquer forma a pergunta mantêm-se e continua sem resposta:

Ninguém responde?

por YH3H » 26/2/2016 13:55

MiamiBlueHeart Escreveu:

(Arthur Schopenhauer)

por artista_ » 26/2/2016 13:53

YH3H Escreveu:Para todos aqueles que perguntam, mas por que raio há de um trabalhador do privado usufruir da ADSE ?

Alguém já se lembrou de pensar donde vem o dinheiro que um funcionário público ganha? Quem o paga?

Alguém se lembrou de perguntar às pessoas que pagam o salário da função pública, se esses funcionários ganham muito ou pouco, ou se produzem o suficiente para o que ganham?

Sendo o dinheiro gasto pelas administrações públicas na sua maioria vindo do privado.

Esta é outra discussão, obviamente que quem trabalha no privado tem tendência a pensar que todos os que trabalham no público ganham de mais de só têm regalias que os privados não têm... a minha experiência diz-me que , tal como no privado, há quem ganhe mais do que merece e há quem ganhe menos do que devia... o que é que tu achas?

De qualquer forma esta discussão não tem nada a ver com a outra.. embora, como já afirmei lá atrás, esta tua intervenção mostra que a discussão nunca acabará. Primeiro era porque não era autosuficiente, agora é porque devia ser para todos... e parece que também ganham todos mais do que deviam! :roll: :roll:

Ia dar-te um exemplo de alguém que trabalha para o estado e que é completamente explorado, mas vou ficar a aguardar a tua resposta a istoi! :wink: :mrgreen:

por MiamiBlue » 26/2/2016 13:48

A FP tem muito a melhorar, sem qualquer dúvida, considero incompreensível alguns aspectos como:
Os FP deveriam trabalhar todos 40h.
Os FP deveriam ser despedidos quando não são necessários ou não executam um trabalho de qualidade.
Os FP deveriam ter exactamente as mesmas obrigações que os privados.

Agora, os FP são trabalhadores exactamente iguais aos restantes.

O Estado é uma organização como qualquer outra, e por isso deve "cuidar" dos seus funcionários da melhor forma de modo a obter a melhor produtividade deles.

E que visão é essa que os privados pagam aos FP??? O Estado presta um serviço, com especificidades - indiscutível, mas igual a muitas outras organizações.

Os FP pagam os mesmos impostos que os restantes.São os impostos dos FP que pagam uma % do seu próprio salário.

Temos é que reclamar para ter um funcionalismo público eficiente, competente e para isso existe muito, muito a fazer - responsabilidades dos governos que têm sido muito incompetentes - um dos últimos exemplos foi os FP serem avaliados somente de 2 em 2 anos, em vez de serem anualmente, como estava previsto anteriormente - uma aberração do anterior Governo. Ou o facto de muitos nem sequer serem avaliados - incompreensível.

Agora, se queremos ter um Estado eficiente, não podemos meter todos assuntos no mesmo saco.

por Limonov » 26/2/2016 13:32

[quote="YH3H"]Para todos aqueles que perguntam, mas por que raio há de um trabalhador do privado usufruir da ADSE ?

O máximo que umas pessoas pagam é sempre o mínimo que outras pessoas aceitam.
O nosso vizinho, seja ele do público ou do privado, tem sempre uma vidinha santa, só nós é que trabalhamos como moiros para merecer aquilo que ganhamos :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Limonov

por ricardmag » 26/2/2016 13:14

artista_, não te tenho respondido porque o YH3H e o limo9 adiantaram-se ...

por Limonov » 26/2/2016 12:57

Artista, isso de só ter direito a ADSE quem ganha mais onde é que está escrito? Vê lá que não é bem assim. Se trabalhares numa entidade pública que seja abrangida pela ADSE, o teu salário não é impedimento para aderires (ou então fui enganado pelo Dr. Google):

https://www.adse.pt/page.aspx?IdCat=352 ... enuLevel=2

Bar38, ser mais barato ou mais caro não é linear, depende de algumas coisas, idade, histórico clinico, etc. O exemplo que te posso dar: tenho uma irmã funcionária pública, sendo uma jovem de 29 anos saudável, optou por não aderir à ADSE porque o seguro "equivalente" custa metade. Quando me veio pedir conselho disse-lhe que pessoalmente preferia pagar mais porque tinha acabado de ver o documentário Sicko do Michael Moore.

Abrir a ADSE a todos? pela lógica das seguradoras, diria que sim: quanto mais aumenta a população coberta, mais o risco está diluído. Mas não posso dizer que tenha uma opinião formada, o que eu gostaria mesmo, era que cada tuga, do público, do privado ou desempregado tivesse sempre acesso a bons cuidados de saúde sem que a sua condição económica fosse um entrave. Único e Universal é como deveria ser o sistema de saúde, o mesmo para a educação. E pimba, saltou-me a veia soviética :mrgreen:

Abraço,

Limonov

por YH3H » 26/2/2016 12:31

Para todos aqueles que perguntam, mas por que raio há de um trabalhador do privado usufruir da ADSE ?

Julgo que esta celeuma é do BE por causa das uniões de facto.

Agora pergunto a um trabalhador do privado se está disposto a pagar mais uma ADSE para os casais que estão em união de facto?

Quanto ao facto de serem os trabalhadores do estado que ganham mais, pelo site da ADSE não consigo ver isso escrito em lado nenhum!

Fonte https://www.adse.pt/page.aspx?IdCat=352 ... enuLevel=2
São beneficiários da ADSE:

##Os trabalhadores com relação jurídica de emprego público da administração central, regional e local, desde que estejam inscritos na Caixa Geral de Aposentações ou na Segurança Social, e não beneficiem, como titulares, de outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;

##O pessoal docente do ensino particular e cooperativo, desde que para o efeito seja celebrado um acordo com a ADSE, nos termos do art.º 8.º do Decreto-Lei nº 321/88, de 22 de setembro e do art.º 5.º do Decreto-Lei nº 327/85, de 8 de agosto;

##Os aposentados que não sejam abrangidos por qualquer outro subsistema de saúde integrado na Administração Pública;

##Outro pessoal que a lei contemple [alínea c) do art.º 3.º do Decreto-Lei nº 118/83, de 25 de fevereiro];

##Os dependentes dos titulares: cônjuges, descendentes e ascendentes ou equiparados.
(Arthur Schopenhauer)

por artista_ » 26/2/2016 12:08

ricardmag Escreveu:
ATLAS_ Escreveu:Sobre os privados usufruirem da ADSE: concordo totalmente. Mas desde que paguem 2000 euros anuais (como aqueles que descontam à séria). E depois podem entrar para a ADSE à vontade.

Mas todos os privados pagariam 2000€ anuais? então não é uma percentagem tipo 3.5%?

Já agora acho que a escolha devia ser livre, quer para os funcionários públicos quer privados, quem quer ADSE paga ADSE, quem quer seguro paga seguro, quem não quer nada, não paga nada. Nada mais simples e livre ...

Eu já expliquei isto, não é para todos, adse só têm os trabalhadores do estado que ganham mais... eu já perguntei mas ninguém me responde. Se querem para todos qual é a opção:

1- limita-se apenas a quem ganha acima de X valor? Que valor sugerem?
2- Ou passa a ser também subsidiada pelo estado para que quem ganha menos tenha direito? Apartir de quanto?
3- Ou é para todos, mesmo para os que estão desempregados e os que têm ordenados mínimos e pensões de 100 euros? Mas isso não é o SNS?!

O Miami tem exatamente a mesma opinião que eu... basta ler o que ele escreveu e o que tenho escrito!

EDIT: O mais engraçado é que há uns anos atrás o problema é que o estado tinha despesas e isso era uma regalia dispensável no contexto atual. Agora que é auto suficiente o problema é que devia ser para todos... como já escrevi lá atrás haverá sempre quem reclame alguma coisa para si!

por MiamiBlue » 26/2/2016 11:57

A ADSE atualmente não é paga exclusivamente pelos seus membros?

Se sim, porque motivo deveria ser alargada a todos?? Não é que veja objecções na sua abertura, agora não percebo essa "obrigação" de estar aberta a outras pessoas.

Eu pessoalmente gostaria de pertencer ao sistema de saúde dos bancos, é possível? Não.

Quantas empresas pagam seguros de saúde aos seus empregados?? Muitas, muitas mesmo e ninguém se queixa dessas regalias.

por Bar38 » 26/2/2016 11:01

ricardmag Escreveu:
Já agora acho que a escolha devia ser livre, quer para os funcionários públicos quer privados, quem quer ADSE paga ADSE, quem quer seguro paga seguro, quem não quer nada, não paga nada. Nada mais simples e livre ...

Ora nem mais, até porque com esquerdalhada toda no governo passará rapidamente de excedentaria a deficitária com os restantes contribuintes a par e não usufruir.

Registado: 20/6/2011 21:37

por Bar38 » 26/2/2016 10:48

ATLAS_ Escreveu:Se
i) os seguros privados não estabelecessem o fim dos contratos aos 65 anos de idade do segurado (que é a idade que um gajo, normalmente, mais precisa, não é quando é novo) e
ii) não tivessem um sistema de renovação anual (quando um gajo lhes começa a criar demasiadas despesas, não renovam o contrato e assunto está resolvido), os FP que realmente descontam à séria para a ADSE iam-se todos embora.

Os seguros de saúde são muito mais baratos que a ADSE.

Sobre os privados usufruirem da ADSE: concordo totalmente. Mas desde que paguem 2000 euros anuais (como aqueles que descontam à séria). E depois podem entrar para a ADSE à vontade.

Nem mais barato,nem nada que se pareça, se assim fosse já não havia adse até porque é uma opcional.

por ricardmag » 26/2/2016 9:54

ATLAS_ Escreveu:Sobre os privados usufruirem da ADSE: concordo totalmente. Mas desde que paguem 2000 euros anuais (como aqueles que descontam à séria). E depois podem entrar para a ADSE à vontade.

Mas todos os privados pagariam 2000€ anuais? então não é uma percentagem tipo 3.5%?

por ATLAS_ » 26/2/2016 9:43

Se
i) os seguros privados não estabelecessem o fim dos contratos aos 65 anos de idade do segurado (que é a idade que um gajo, normalmente, mais precisa, não é quando é novo) e
ii) não tivessem um sistema de renovação anual (quando um gajo lhes começa a criar demasiadas despesas, não renovam o contrato e assunto está resolvido), os FP que realmente descontam à séria para a ADSE iam-se todos embora.

Os seguros de saúde são muito mais baratos que a ADSE.

Sobre os privados usufruirem da ADSE: concordo totalmente. Mas desde que paguem 2000 euros anuais (como aqueles que descontam à séria). E depois podem entrar para a ADSE à vontade.

Registado: 8/6/2014 11:59

por Bar38 » 26/2/2016 9:26

goodmoney Escreveu:
Bar38 Escreveu:
artista_ Escreveu:não a podes é fundamentar com alguns dos dados que referiste atrás porque não estão corretos, ou estão desvirtuados!

Pois...tens razão :oops:

Fica então a correção.

Remuneração média mensal funcionários público cerca 1400€
Remuneração média no privado cerca 950€

De qualquer forma existe uma diferença de mais de 40%
Fica o link.

http://economico.sapo.pt/noticias/traba ... 40086.html

O link não diz o que referes acima, existe diferença, mas não é tanta.

Os valores referem-se a remuneração média mensal base, penso que com a devolução dos subsídios aos funcionários públicos só essa comparação fará sentido.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 117 visitantes