Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ADSE - off topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ADSE - off topic

por goodmoney » 26/2/2016 1:21

Bar38 Escreveu:
artista_ Escreveu:não a podes é fundamentar com alguns dos dados que referiste atrás porque não estão corretos, ou estão desvirtuados!

Pois...tens razão :oops:

Fica então a correção.

Remuneração média mensal funcionários público cerca 1400€
Remuneração média no privado cerca 950€

De qualquer forma existe uma diferença de mais de 40%
Fica o link.

http://economico.sapo.pt/noticias/traba ... 40086.html

O link não diz o que referes acima, existe diferença, mas não é tanta.

Registado: 9/11/2012 16:27

por Bar38 » 26/2/2016 0:41

artista_ Escreveu:não a podes é fundamentar com alguns dos dados que referiste atrás porque não estão corretos, ou estão desvirtuados!

Pois...tens razão :oops:

Fica então a correção.

Remuneração média mensal funcionários público cerca 1400€
Remuneração média no privado cerca 950€

De qualquer forma existe uma diferença de mais de 40%
Fica o link.

http://economico.sapo.pt/noticias/traba ... 40086.html

Registado: 20/6/2011 21:37

por artista_ » 25/2/2016 22:44

YH3H Escreveu:
Ok estamos só a trocar opiniões eu também não me quero alargar.
Mas olha que já vi exigências bem mais descabidas do que esta.

Sim mas se formos por ai... estamos em Portugal não é! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por YH3H » 25/2/2016 22:42

artista_ Escreveu:Mantenho tudo o que disse lá atrás, se for possível acho que se pode alargar, não acho em circunstância alguma isso que se possa exigir desde que seja auto-suficiente! Acho que essa situação era idêntica a obrigar um sistema privado a aceitar outros beneficiários... até porque, como já referi, isto é tudo muito bonito mas a discussão não acabaria, certamente o sistema deixaria de ser viável se abrangesse todos, mesmo aqueles que ganham pouco. Numa primeira fase a discussão passaria para o valor mínimos de descontos a estabelecer, porque deveria ser para todos, se estamos a falar de igualdade entre cidadãos é para todos. Depois a discussão passaria para os que não têm qualquer rendimento, mas que também teriam direito... por mim o assunto está encerrado! Não tenho ADSE, provavelmente nunca terei, não tenho um único familiar chegado que tenha sequer, mas enquanto for auto-suficiente não tenho nada contra, e acho esses argumento que exigem o alargamento a todos os cidadãos descabidos... sendo certo que para se manter auto-suficiente nunca poderão entrar todos...

Ok estamos só a trocar opiniões eu também não me quero alargar.
Mas olha que já vi exigências bem mais descabidas do que esta.
Money is human happiness in the abstract; he, then, who is no longer capable of enjoying human happiness in the concrete devotes himself utterly to money.
(Arthur Schopenhauer)

Registado: 13/10/2015 11:31

por artista_ » 25/2/2016 22:31

Mantenho tudo o que disse lá atrás, se for possível acho que se pode alargar, não acho em circunstância alguma isso que se possa exigir desde que seja auto-suficiente! Acho que essa situação era idêntica a obrigar um sistema privado a aceitar outros beneficiários... até porque, como já referi, isto é tudo muito bonito mas a discussão não acabaria, certamente o sistema deixaria de ser viável se abrangesse todos, mesmo aqueles que ganham pouco. Numa primeira fase a discussão passaria para o valor mínimos de descontos a estabelecer, porque deveria ser para todos, se estamos a falar de igualdade entre cidadãos é para todos. Depois a discussão passaria para os que não têm qualquer rendimento, mas que também teriam direito... por mim o assunto está encerrado! Não tenho ADSE, provavelmente nunca terei, não tenho um único familiar chegado que tenha sequer, mas enquanto for auto-suficiente não tenho nada contra, e acho esses argumento que exigem o alargamento a todos os cidadãos descabidos... sendo certo que para se manter auto-suficiente nunca poderão entrar todos...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por YH3H » 25/2/2016 22:07

Deixo aqui a conclusão do João Paulo Almeida num artigo de opinião no Observador

Em conclusão:

1. A ADSE é um sistema eficaz com provas dadas. Não se justifica, contudo, que estabeleça convenções que potenciam a sobre utilização dos recursos clínicos, que favorecem os seu beneficiários relativamente ao comum dos cidadãos e que funcionam como forma indirecta de financiamento do sector privado, desequilibrando as leis do mercado e desviando, eventualmente, meios que poderiam beneficiar o SNS.

2. A ADSE, pelo seu lógica de funcionamento, baseada na livre escolha (que possibilita, por exemplo, a absoluta facilidade em ouvir uma segunda opinião, o que no SNS é quase ou virtualmente impossível) e no pagamento da consulta para posterior reembolso (com excepção das referidas situações convencionadas), funciona como um efectivo dissuasor da utilização indevida e excessiva dos fornecedores dos serviços de saúde.

Queria ainda referir que, quando falo em garantir a possibilidade de mais verbas para o SNS, num quadro de maior racionalidade na gestão de recursos, estou a incluir de modo muito claro, a remuneração dos profissionais de saúde – particularmente os enfermeiros, que prestando um serviço especializado de elevada responsabilidade, são pagos, comparativamente, abaixo de muitas outras carreiras de especialidade nomeadamente da Função Pública.

Para terminar, mostrando a ADSE, como terá acontecido no ano transacto, a sua viabilidade económica, não dependente de subsídios do Estado, antes gerando superavits (que no caso de uma empresa privada seriam reinvestidos na melhoria do serviço prestado), não vejo qualquer motivo, num país democrático, que se mantenha uma situação de “apartheid” parcial entre os funcionários públicos e suas regalias e os outros cidadãos que mesmo que estejam dispostos a pagar, não podem beneficiar dos mesmos serviços.

Como tal considero que, no quadro da racionalização dos sistemas nacionais de prestação de serviços de saúde, a abertura da ADSE a outros beneficiários que não os servidores do Estado e os militares deveria ser iniciada desde já.

Para ler na íntegra
http://observador.pt/opiniao/uma-nota-b ... eficiario/
Money is human happiness in the abstract; he, then, who is no longer capable of enjoying human happiness in the concrete devotes himself utterly to money.
(Arthur Schopenhauer)

por artista_ » 25/2/2016 21:15

YH3H Escreveu:
artista,

Existe aqui alguma incongruência. Se ela é sustentável, é uma boa razão para se poder alargar. Desde que, quem a quisesse descontasse o que qualquer outro cidadão desconta no Público (3,5 %, julgo eu), uma percentagem sobre o ordenado.
Pelo menos seria mais justo. E seria uma boa medida no sentido de eliminar diferenças que não se justificam entre trabalhadores do público e privado.

Eu também acho que se for possível se deve alargar a toda a gente, não acho é que isso possa ser exigivel em alguma circunstância.. da mesma forma que os trabalhadores do estado não vão exigir poder entrar num qualquer seguro privado de empresas por exemplo. No caso dos bancários o sistema até é oferecido, é uma regalia, aparentemente todos concordam que ninguém tem nada a ver com isso... pois, o problema é que o estado já injetou mais dinheiro na banca do que em 20 anos na ADSE! Ou seja, de certa forma esteve a pagar esses seguros de saúde... enfim, mas este é outro problema, que se calhar nem o devia ter trazido para aqui!

Convém também lembrar que a ADSE não é um sistema para todos os trabalhadores do estado, e só para alguns, os que ganham mais, provavelmente se incluissem os restantes deixava de ser auto-suficiente! O mesmo aconteceria se o abrissem a todos, sem qualquer condição!

por YH3H » 25/2/2016 20:34

artista_ Escreveu:
ricardmag Escreveu:Ninguém nega que a ADSE é uma regalia de portugueses de primeira.
Então porque é que eu, trabalhador do privado não posso descontar para a ADSE? E ter acesso a essa regalia?

Ninguém nega?! Se a ADSE for sustentável como está porque é que terás de ter direito a ela?! Nem sequer todos os trabalhadores do estado têm direito... já agora, quanto é que queres descontar por mês para teres direito a essa regalia?! :roll:

artista,

Existe aqui alguma incongruência. Se ela é sustentável, é uma boa razão para se poder alargar. Desde que, quem a quisesse descontasse o que qualquer outro cidadão desconta no Público (3,5 %, julgo eu), uma percentagem sobre o ordenado.
Pelo menos seria mais justo. E seria uma boa medida no sentido de eliminar diferenças que não se justificam entre trabalhadores do público e privado.
(Arthur Schopenhauer)

por artista_ » 25/2/2016 19:32

ricardmag Escreveu:Ninguém nega que a ADSE é uma regalia de portugueses de primeira.
Então porque é que eu, trabalhador do privado não posso descontar para a ADSE? E ter acesso a essa regalia?

Ninguém nega?! Se a ADSE for sustentável como está porque é que terás de ter direito a ela?! Nem sequer todos os trabalhadores do estado têm direito... já agora, quanto é que queres descontar por mês para teres direito a essa regalia?! :roll:

EDIT: Para que não hajam dúvidas, eu não sou contra o alargamento do sistema a todos, não acho é que isso possa ser uma exigência... além de que, para que o sistema se mantenha auto-suficiente, dificilmente poderia ser alargado a todos, sem qualquer condição!

por artista_ » 25/2/2016 19:19

Bar38 Escreveu:Só podes estar a falar dos comerciais que teem telemovel da empresa levam o carro de trabalho para casa o jardineiros da junta de freguesia também o leva, agora se estás a falar dos quadros superiores das. Impressas. Isso é uma ínfima parte do total de funcionários no privado, mas concluindo onde quero chegar é que HOJE já não se justificam parte dos benefícios atribuídos aos funcionários públicos porque os pressupostos dos baixos salários da função pública em relação ao privado já não o justifica.

Quadros superiores e alguns quadros médios, no caso do público nem os quadros superiores quanto mais médios... e estás a referir-te apenas a carro e telemóvel, há muitas outras regalias, por exemplo, seguro de saúde, refeições, etc...

Em relação à parte final eu até tendo a concordar contigo, é uma opinião, não a podes é fundamentar com alguns dos dados que referiste atrás porque não estão corretos, ou estão desvirtuados!

por ricardmag » 25/2/2016 18:43

Ninguém nega que a ADSE é uma regalia de portugueses de primeira.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Bar38 » 25/2/2016 18:35

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Serao mais ou menos na mesma proporção, basta olhar para exorbitância que é o parque automóvel do estado.

em muitas empresas privadas qualquer cargo médio/superior dá direito a carro, telemóvel e outras mordomias...

Só podes estar a falar dos comerciais que teem telemovel da empresa levam o carro de trabalho para casa o jardineiros da junta de freguesia também o leva, agora se estás a falar dos quadros superiores das. Impressas. Isso é uma ínfima parte do total de funcionários no privado, mas concluindo onde quero chegar é que HOJE já não se justificam parte dos benefícios atribuídos aos funcionários públicos porque os pressupostos dos baixos salários da função pública em relação ao privado já não o justifica.

por artista_ » 25/2/2016 11:59

Bar38 Escreveu:
Serao mais ou menos na mesma proporção, basta olhar para exorbitância que é o parque automóvel do estado.

Ok, já vi que queres é desconversar... os únicos que têm direito a essas mordomias são os políticos... em muitas empresas privadas qualquer cargo médio/superior dá direito a carro, telemóvel e outras mordomias...

por Bar38 » 25/2/2016 1:22

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:Vá lá... Queres ver agora que não engenheiros, professor, enfermeiros, políticos, médicos no privado e pessoal menos qualificado no público tal e qual como no privado.

Claro que há, só que no setor público representam uma parcela muito maior do todo que no privado. Ou não é assim?!

Muito maior não diria mas repara a diferença de vencimento é de 100%

Bar38 Escreveu:Quanto aos vencimentos não declarados era uma realidade há 15,20 anos atrás, hoje não.

Estás a falar a sério?! Olha que eu também trabalho no privado... e no público! :D Que me digas que há uns anos atrás a diferença entre a realidade e o declarado era maior do que é hoje concordo contigo, ou tendo a concordar, agora que afastes de todo essa prática..

Sim...mas será muito ressidual

vai lá vai! E repara que nem estou a falar apenas das situações ilegais, estou a falar também de situações que são legais e que distorcem a realidade. por exemplo, quando se oferecem algumas regalias que obviamente não aparecem nos vencimentos (carro, seguro de saúde, telefone de empresa, etc) e que são prática generalizada em muitos dos privados e que são muito raras no público.

por artista_ » 25/2/2016 0:43

Bar38 Escreveu:Vá lá... Queres ver agora que não engenheiros, professor, enfermeiros, políticos, médicos no privado e pessoal menos qualificado no público tal e qual como no privado.

Claro que há, só que no setor público representam uma parcela muito maior do todo que no privado. Ou não é assim?!

Bar38 Escreveu:Quanto aos vencimentos não declarados era uma realidade há 15,20 anos atrás, hoje não.

Estás a falar a sério?! Olha que eu também trabalho no privado... e no público! :D Que me digas que há uns anos atrás a diferença entre a realidade e o declarado era maior do que é hoje concordo contigo, ou tendo a concordar, agora que afastes de todo essa prática.. vai lá vai! E repara que nem estou a falar apenas das situações ilegais, estou a falar também de situações que são legais e que distorcem a realidade. por exemplo, quando se oferecem algumas regalias que obviamente não aparecem nos vencimentos (carro, seguro de saúde, telefone de empresa, etc) e que são prática generalizada em muitos dos privados e que são muito raras no público.

por Bar38 » 24/2/2016 23:46

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Artista.
Ok, teve 1 ano superávit

Quanto ao blá,blá,blá dos coitadinhos dos funcionários públicos.
Ordenado médio dos funcionários públicos 1200€ a 1400€
Ordenado médio dos funcionários no privado 600€ a 700€

Infelizmente está é a grande causa para o não alargamento da adse aos privados.

Bar, não é uma questão de coitadinhos, é uma questão de argumentos, como disse, não tivesse o país problemas maiores e estávamos muito bem, mas isso não quer dizer que os argumentos não possam ser válidos...

Essa das médias também é boa... e demagógica!

- Em média as qualificações dos funcionários públicos também é maior (professores, médicos, juízes, enfermeiros... e políticos licenciados aos domingos e com 98% de equivalências :mrgreen: :mrgreen: )
- No público o vencimento declarado é o real, no privado... nem vale a pena ires por aí!

Vá lá... Queres ver agora que não engenheiros, professor, enfermeiros, políticos, médicos no privado e pessoal menos qualificado no público tal e qual como no privado.
Quanto aos vencimentos não declarados era uma realidade há 15,20 anos atrás, hoje não.

por artista_ » 24/2/2016 22:45

Bar38 Escreveu:
Artista.
Ok, teve 1 ano superávit

Bar, não é uma questão de coitadinhos, é uma questão de argumentos, como disse, não tivesse o país problemas maiores e estávamos muito bem, mas isso não quer dizer que os argumentos não possam ser válidos...

Essa das médias também é boa... e demagógica!

- Em média as qualificações dos funcionários públicos também é maior (professores, médicos, juízes, enfermeiros... e políticos licenciados aos domingos e com 98% de equivalências :mrgreen: :mrgreen: )
- No público o vencimento declarado é o real, no privado... nem vale a pena ires por aí!

por LTCM » 24/2/2016 22:31

Tridion Escreveu:Costumo concordar com muita coisa que dizes, mas isso não é verdade. É igual à administração central, 3.5%.

a fonte era esta:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... _adse.html

Se afinal é igual à administração central que me desculpem os visados.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Stains » 24/2/2016 21:58

E se eu vos disser que a Ageas/Ocidental/Mėdis anda a namorar a 'carteira' ADSE ? E assim possivelmente criar mais um subsistema como já é com os Médis-CTT?

Registado: 18/1/2016 23:14

por P.Pereira » 24/2/2016 21:27

LTCM Escreveu:
artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Quem é que disse onde estão as contas?onde está o estudo? Mas se assim for seria bom que se alargasse aos privados.

Nos últimos anos tem tido.

http://www.jn.pt/paginainicial/nacional ... id=4435382

E há muitas pessoas que são bastante prejudicadas, há muitos anos foram trabalhar para o estado e uma das regalias que as fez optar por essa via foi que tinham um sistema de saúde gratuito. Hoje são forçadas a pagar 3,5% do seu vencimento bruto para esse sistema, ou seja, retiraram-lhes uma regalia que contribuiu para decidirem optar por essa via... não estou sequer a defender se concordo ou não, mas para alguns é um bocado injusto... mas enfim,

Os funcionários das autarquias usam a ADSE e descontam zero sobre o vencimento.

Isso não é verdade. Todos descontam 3,5%. Quem suporta neste momento a ADSE são os próprios funcionários.

Registado: 5/10/2015 12:10

por Aine » 24/2/2016 21:23

Autarquias podem deixar de pagar ADSE dos trabalhadores

https://www.noticiasaominuto.com/pais/5 ... balhadores

Registado: 23/3/2014 20:46

por Tridion » 24/2/2016 20:46

LTCM Escreveu:
artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Quem é que disse onde estão as contas?onde está o estudo? Mas se assim for seria bom que se alargasse aos privados.

E há muitas pessoas que são bastante prejudicadas, há muitos anos foram trabalhar para o estado e uma das regalias que as fez optar por essa via foi que tinham um sistema de saúde gratuito. Hoje são forçadas a pagar 3,5% do seu vencimento bruto para esse sistema, ou seja, retiraram-lhes uma regalia que contribuiu para decidirem optar por essa via... não estou sequer a defender se concordo ou não, mas para alguns é um bocado injusto... mas enfim,

Costumo concordar com muita coisa que dizes, mas isso não é verdade. É igual à administração central, 3.5%.

Registado: 13/5/2010 17:53

por LTCM » 24/2/2016 19:55

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Bar38 » 24/2/2016 19:40

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:

E ele é muito maior do que anunciam porque nas despesas da ADSE contam com as despesas que têm nos hospitais públicos. Essa despesa existiria sempre quer tenham ou não ADSE. E não conta ainda com o aumento de gastos que o SNS teria caso as pessoas não tivessem ADSE...

Eu não tenho nada contra que o sistema se estenda ao privado, não acho é que isso possa ser uma exigência. Porque é que um sistema que não só é auto-suficiente como ainda dá lucro ao estado tem de ser opção também para privados?! E há muitas pessoas que são bastante prejudicadas, há muitos anos foram trabalhar para o estado e uma das regalias que as fez optar por essa via foi que tinham um sistema de saúde gratuito. Hoje são forçadas a pagar 3,5% do seu vencimento bruto para esse sistema, ou seja, retiraram-lhes uma regalia que contribuiu para decidirem optar por essa via... não estou sequer a defender se concordo ou não, mas para alguns é um bocado injusto... mas enfim, injustiças é o que mais tem havido sobretudo nos últimos anos e essa não é certamente das piores, ou pelo menos das que mais sofrimento causa!

Para que não digam já que estou a defender os meus interesses... trabalho para o estado, a contrato, mas não tenho ADSE. Eles dizem que querem alargar o número de destinatário mas o que é certo é que me excluiram, num determinado ano, porque iria ter um contrato de apenas um mês, decidi não ter ADSE e a partir desse momento deixei de poder optar por ter... pelo menos foi isso que me disseram, só se fui mal informado. De qualquer forma, a minha opinião não muda, tenha ou não direito a aceder ao sistema!

Artista.
Ok, teve 1 ano superávit

por Limonov » 24/2/2016 16:43

Tenho a sensação que já havia aqui um off topic em que se discutiram (cada um disse o que lhe apeteceu :mrgreen: ) os subsistemas de saúde. Andamos a duplicar espaço no servidor :mrgreen:

Saúde,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], jcovas77 e 55 visitantes