Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Escolha de Corretora - Dúvidas de Iniciante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Escolha de Corretora - Dúvidas de Iniciante

por MFTG » 8/2/2016 21:04

DocinhoTrader Escreveu:Tchii até fico parvo com o que aqui se diz, ainda por cima de pessoal já com tempo disto...talvez esses nunca saíam do mesmo,enfim passando á frente...
Humildemente posso dizer que deverás operar com pouco até adquirir experiencia,será um tempo de mais perdas que ganhos,procurarás o teu método que te permite ganhar consistentemente e para mais tarde sentires segurança em entrares com mais capital.Até com 100€-200€ chega perfeitamente para o efeito,no inicio nao interessa o capital mas sim encontrar o método adequado a ti.Entra com inteligencia e nao com ganância.80-90% perde em bolsa e salta fora por esse motivo mesmo,o trading é a unica profissao em que para aprenderes terás de investir do teu capital,não deixes que ele acabe antes de conseguires resultados como acontece com a maioria.Quanto á correctora,qq uma, vê,apenas o que queres negociar e toma uma decisao.
Ah outra coisa,esquece as contas demo,dessa forma estás a eliminar o factor emoção que é responsavél por 80% do teu resultado,opera real para sentires em ti o movimento do mercado,começa é com pouco

Tudo de bom e boa sorte :wink:

É o que planeio fazer, obrigado! :wink:

Falas te em autonomia financeira, e eu disse que para veres se uma empresa está alavancada ou nao os racios que te disse são melhores, o os racios de solvabilidade autonomia financeira etc, são racios contabilisticos muitas vezes não dizem grande coisa,o que interessa uma empresa ter muitos capitais proprios se a rentabilidade atual for uma treta*
* é por vezes que quando é uma treta que se fazem bons negocios tipo gamesa brembo em 2009 mas cuidado com isso nem em todos os casos recupera, isso identificar empresas que parecem queimadas mas que afinal teem potencial não é muito facil :D
2- prepara a tua mae para a existencia de fortes variações na carteira, para o tipo de investimento e raciocinio que estás a fazer pode levar anos, ela se as coisas ao inicio descambarem não fica impaciente :wink:

Ah! Já percebi o que querias dizer. Sim, o AF dá jeito para um julgamento rápido da estrutura de capitais, mas como dizes excesso de CP pode resultar em rendibilidades menores caso se verifique efeito de alavanca financeiro positivo.
Para determinar se o EAF é positivo ou negativo, uma (duas, aliás) maneiras simples que aprendi de o fazer: Rendibilidade Operacional do Ativo (EBIT/Ativo) > j (custo do capital alheio) ou Rendibilidade do CP > Rendibilidade Líquida do Ativo. Verificando-se uma ou outra, EAF é positivo e o endividamento tem um impacto positivo na RCP :)

Registado: 6/2/2016 21:20

por Artista Romeno » 8/2/2016 20:37

Falas te em autonomia financeira, e eu disse que para veres se uma empresa está alavancada ou nao os racios que te disse são melhores, o os racios de solvabilidade autonomia financeira etc, são racios contabilisticos muitas vezes não dizem grande coisa,o que interessa uma empresa ter muitos capitais proprios se a rentabilidade atual for uma treta*
* é por vezes que quando é uma treta que se fazem bons negocios tipo gamesa brembo em 2009 mas cuidado com isso nem em todos os casos recupera, isso identificar empresas que parecem queimadas mas que afinal teem potencial não é muito facil :D
2- prepara a tua mae para a existencia de fortes variações na carteira, para o tipo de investimento e raciocinio que estás a fazer pode levar anos, ela se as coisas ao inicio descambarem não fica impaciente :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por DocinhoTrader » 8/2/2016 20:35

Tchii até fico parvo com o que aqui se diz, ainda por cima de pessoal já com tempo disto...talvez esses nunca saíam do mesmo,enfim passando á frente...
Humildemente posso dizer que deverás operar com pouco até adquirir experiencia,será um tempo de mais perdas que ganhos,procurarás o teu método que te permite ganhar consistentemente e para mais tarde sentires segurança em entrares com mais capital.Até com 100€-200€ chega perfeitamente para o efeito,no inicio nao interessa o capital mas sim encontrar o método adequado a ti.Entra com inteligencia e nao com ganância.80-90% perde em bolsa e salta fora por esse motivo mesmo,o trading é a unica profissao em que para aprenderes terás de investir do teu capital,não deixes que ele acabe antes de conseguires resultados como acontece com a maioria.Quanto á correctora,qq uma, vê,apenas o que queres negociar e toma uma decisao.
Ah outra coisa,esquece as contas demo,dessa forma estás a eliminar o factor emoção que é responsavél por 80% do teu resultado,opera real para sentires em ti o movimento do mercado,começa é com pouco

Tudo de bom e boa sorte :wink:
Editado pela última vez por DocinhoTrader em 8/2/2016 20:39, num total de 1 vez.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por MFTG » 8/2/2016 20:18

Artista Romeno Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:ok disses te umas coisas interessantes...podes passar pa realidade

aprovaste-o no exame de AF: consideras vir a substituir o prof marcelo? :lol:

já agora corrige lá a gralha: é disseste :wink:

só por não ter escolhido as da moda como o inditex ou a nos já demonstra alguma inteligencia que eram as que a generalidade deste forum e provavelmente dos investidores nacionais sequiosos iam escolher, qualquer uma das outras daimler pti ou brembo creio serem boas empresas mas aceito e percebo o porque da brembo, é uma empresa saudavel e com perspetivas de crescimento interessantes

quanto quiseres analisar o leverage, ve por exemplo O NET DEBT/ EBIT a carga de juros vs o free cash flow to the firm por exemplo, a meu ver mais até que o autonomia financeira porque o balanço muitas vezes é mentiroso, imagina uma empresa atulhada de goodwill o racios podem parecer simpaticos mas nao são a contabilidade nem sempre da o valor certo das coisas

dizer que a brembo está a começar a ficar interessante a valorização atual

Não percebi bem o que disseste, eu não falei em alavancagem, mas estás a referir-te ao efeito de leverage positivo ou negativo?

Mas junta mais uns cobres. Senão vais fazer trades com posições muito pequenas, ou tentar compensar isso com derivados (CFDs etc) para trabalhares alavancado, que te comem os (eventuais) ganhos em juros e spreds e comissões.

rg, entendo perfeitamente o que dizes e faz todo o sentido. Mas, por outro lado, começar com pouco é também prudente dados os riscos de quem se inicia.

Abraço,

Eu quero começar como o Ulisses disse. Eu ainda não trabalho, sou estudante e é a minha mãe quem está a disponibilizar as verbas. Ela está disposta a deixar-me investir verbas maiores (máximo 10k, diria...), mas até lá tenho que ganhar a confiança dela.
Vou apostar numa corretora mais low cost como a DeGiro ou a ActivTrades para não sofrer tanto com as comissões. Experimento a demo e depois começo com 1000-2000 euros, se for correndo bem pode ser que a minha mãe me disponibilize mais. Concordam com algo deste género, para alguém que está na minha posição?

por Ulisses Pereira » 8/2/2016 19:59

rg, entendo perfeitamente o que dizes e faz todo o sentido. Mas, por outro lado, começar com pouco é também prudente dados os riscos de quem se inicia.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rg7803 » 8/2/2016 19:45

Mas junta mais uns cobres. Senão vais fazer trades com posições muito pequenas, ou tentar compensar isso com derivados (CFDs etc) para trabalhares alavancado, que te comem os (eventuais) ganhos em juros e spreds e comissões.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Artista Romeno » 8/2/2016 19:43

rsacramento Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:ok disses te umas coisas interessantes...podes passar pa realidade

só por não ter escolhido as da moda como o inditex ou a nos já demonstra alguma inteligencia que eram as que a generalidade deste forum e provavelmente dos investidores nacionais sequiosos iam escolher, qualquer uma das outras daimler pti ou brembo creio serem boas empresas mas aceito e percebo o porque da brembo, é uma empresa saudavel e com perspetivas de crescimento interessantes

quanto quiseres analisar o leverage, ve por exemplo O NET DEBT/ EBIT a carga de juros vs o free cash flow to the firm por exemplo, a meu ver mais até que o autonomia financeira porque o balanço muitas vezes é mentiroso, imagina uma empresa atulhada de goodwill o racios podem parecer simpaticos mas nao são a contabilidade nem sempre da o valor certo das coisas

dizer que a brembo está a começar a ficar interessante a valorização atual
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por MFTG » 8/2/2016 19:39

Artista Romeno Escreveu:ok disseste umas coisas interessantes...podes passar pa realidade

É o que pretendo aprender a fazer ;)

por rsacramento » 8/2/2016 19:28

Registado: 29/11/2007 12:50

por Artista Romeno » 8/2/2016 19:24

ok disseste umas coisas interessantes...podes passar pa realidade
Editado pela última vez por Artista Romeno em 8/2/2016 19:30, num total de 1 vez.

por MFTG » 8/2/2016 13:23

rg7803 Escreveu:
MFTG Escreveu:
rsacramento Escreveu:referia-me a usares análise financeira ou análise técnica

Na altura em que experimentei tinha poucos conhecimentos de análise financeira, mas agora que tenho bastantes conhecimentos dessa área, planeio usar maioritariamente análise financeira para as ações que quero manter no longo prazo e maioritariamente análise técnica para as transações de curto prazo.

Olha MFTG, vou ser sincero como sempre tento ser aqui. Escolhe uma qualquer.
Tens logo à partida duas limitações muito fortes: experiência muito limitada de mercados financeiros e uma base de capital muito reduzida.
Em menos de três meses já estarás completamente "nas lonas", caso não tenhas decidido parar durante o processo de "depenamento".
Sim porque é isso que és para o mercado, um pato pronto a ser mastigado pelos restantes agentes presentes neste.
Escolhe uma qualquer porque o resultado final será o mesmo: a tua conta limpa, em mais ou menos tempo.

Acho que devias ler com atenção o que o Sacramento te está a dizer. São conselhos de amigo, a sério.
Boa sorte, seja qual for a tua opção.

Nem mesmo com uma corretora com baixas comissões? :/

então se eu te desse uma lista com 15 ações e só pudesses escolher 3 quais escolhias? e essencialmente porque? isto para ver se tens assim tanta capacidade como dizes de que nao precisas do demo:mrgreen:

Portucel
NOS
Daimler
Brembo
inditex
Burberry
bcp
bbva
Amazon
Bt group
Melia
REN
Carrefour
JMT
H&M

Vou analisar as 5 primeiras e escolher a que mias me agrada para um investimento buy and hold:
Freni Brembo SpA (BRBI) Milão
Porquê:
Bons rácios de liquidez, equiparados aos da indústria
Níveis de solvabilidade e risco financeiro bastante superiores aos da indústria (boa autonomia financeira e resultados líquidos positivos num período de varios anos consecutivos)
Níveis de rendibilidade crescentes e superiores aos da indústria (tanto de vendas como de capitais próprios e ativo) e EPS crescentes
De todas, apresenta a melhor taxa de crescimento sustentável (maior ROE/ROA e maior autofinanciamento)
Da análise dos fluxos monetários verificamos um FCF positivo em todos os anos, variações de fluxo de caixa positivas nos últimos anos, FCO positivo, FCI e FCF negativos, ou seja, continua a investir com as verbas resultantes da sua atividade operacional.

Se quisermos olhar para o gráfico da evolução de longo prazo também verificamos a tendência crescente ao longo dos últimos anos.

E eu vou testar demo outra vez antes de começar, para me familiarizar com o impacto das comissões e a interface da corretora.

por Artista Romeno » 7/2/2016 22:20

MFTG Escreveu:

Na altura em que experimentei tinha poucos conhecimentos de análise financeira, mas agora que tenho bastantes conhecimentos dessa área, planeio usar maioritariamente análise financeira para as ações que quero manter no longo prazo e maioritariamente análise técnica para as transações de curto prazo.

então se eu te desse uma lista com 15 ações e só pudesses escolher 3 quais escolhias? e essencialmente porque? isto para ver se tens assim tanta capacidade como dizes de que nao precisas do demo:mrgreen:

Portucel
NOS
Daimler
Brembo
inditex
Burberry
bcp
bbva
Amazon
Bt group
Melia
REN
Carrefour
JMT
H&M

por rg7803 » 7/2/2016 21:56

MFTG Escreveu:

Olha MFTG, vou ser sincero como sempre tento ser aqui. Escolhe uma qualquer.
Tens logo à partida duas limitações muito fortes: experiência muito limitada de mercados financeiros e uma base de capital muito reduzida.
Em menos de três meses já estarás completamente "nas lonas", caso não tenhas decidido parar durante o processo de "depenamento".
Sim porque é isso que és para o mercado, um pato pronto a ser mastigado pelos restantes agentes presentes neste.
Escolhe uma qualquer porque o resultado final será o mesmo: a tua conta limpa, em mais ou menos tempo.

Acho que devias ler com atenção o que o Sacramento te está a dizer. São conselhos de amigo, a sério.
Boa sorte, seja qual for a tua opção.

por MFTG » 7/2/2016 19:48

por rsacramento » 7/2/2016 19:03

referia-me a usares análise financeira ou análise técnica

por MFTG » 7/2/2016 18:59

rsacramento Escreveu:
MFTG Escreveu:
Qual o tipo de trading que vais fazer?

I.e. vais fazer buy and hold, swing trading, day trading...?

Misto. Algumas buy and hold e outras swing trading

e que tipo de ferramentas vais utilizar?

A minha experiência anterior era só com ações. Estou a pesquisar melhor sobre CFD's e Forex mas só planeio investir nesses quando estiver mais confiante.

por rsacramento » 7/2/2016 18:37

MFTG Escreveu:

Misto. Algumas buy and hold e outras swing trading

e que tipo de ferramentas vais utilizar?

por MFTG » 7/2/2016 18:07

Misto. Algumas buy and hold e outras swing trading, acho que é o que encaixa melhor no meu perfil de investidor, meio termo entre passivo e ativo.

Correctoras com menores comissões deverão ser estrangeiras. Tens a activtrades por ex

Obrigado! Não tinha conhecimento dessa, fui ver e realmente tem comissões bastante acessíveis, ao nível das da DeGiro! Alguém tem experiência com esta corretora?

por jccgold » 7/2/2016 14:04

Correctoras com menores comissões deverão ser estrangeiras. Tens a activtrades por ex

Registado: 11/11/2011 3:58

por rg7803 » 7/2/2016 11:43

MFTG Escreveu:
rsacramento Escreveu:o que é que pretendes saber ao certo ao falar em guia para iniciantes?

A minha duvida inicial é mesmo a corretora, estou um pouco à nora porque, para o investimento que quero fazer, a DeGiro me parece a mais adequada, mas já li opiniões menos favoráveis acerca da mesma. Haverá uma alternativa mais fiável para investimentos mais pequenos?

por MFTG » 7/2/2016 11:39

rsacramento Escreveu:o que é que pretendes saber ao certo ao falar em guia para iniciantes?

A minha duvida inicial é mesmo a corretora, estou um pouco à nora porque, para o investimento que quero fazer, a DeGiro me parece a mais adequada, mas já li opiniões menos favoráveis acerca da mesma. Haverá uma alternativa mais fiável para investimentos mais pequenos?

por Stains » 7/2/2016 0:08

penso que as mais escolhidas sao a Degiro, GoBulling, Banco Best que usa SaxoBank, AB... tambem gostava de mudar a minha... mas nunca cheguei a um concenso.

Registado: 18/1/2016 23:14

por rsacramento » 6/2/2016 23:57

o que é que pretendes saber ao certo ao falar em guia para iniciantes?

por MFTG » 6/2/2016 23:26

rsacramento Escreveu:é minha convicção que se não estudares primeiro vais derreter a carteira num ápice, ou seja, estás a pôr a carroça à frente dos bois

Eu já tenho alguma prática duma demo que experimentei durante 5 meses (100k + 100k alavancados, 20% de rendibilidade ao longo dos 5 meses) e um algum conhecimento deste mundo proveniente do meu curso. A decisão que me está a custar fazer é, de facto, escolher a corretora, porque não consigo encontrar opiniões concordantes nos vários sítios em que tenho pesquisado.

Quanto ao procurar no fórum, já pesquisei tópicos a discutir as corretoras e não encontrei nenhum que as debatesse em conjunto ou que fosse um guia para iniciantes, digamos assim. Será que me podes indicar uns posts que consideres pertinentes para iniciantes?

por rsacramento » 6/2/2016 23:19

é minha convicção que se não estudares primeiro vais derreter a carteira num ápice, ou seja, estás a pôr a carroça à frente dos bois

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 211 visitantes