Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por Sergon » 15/2/2016 22:40

dr. Trader escreveu:
Olá rg7803, obrigado!

Quando o "setup" de entrada "short" que te descrevi se formou no gráfico diário, tomei a posição, mas depois analisando ao gráfico semanal comecei a pensar que realmente poderia estar a formar-se um "Head & Shoulders bearish". Claro que este padrão só realmente existe quando a cotação quebra a "neckline". Pensei adicionar outro "short" à minha posição após a quebra da "neckline", mas acabei por não o fazer e fiquei-me apenas confirmação da pressão descendente imprimida à cotação ao se confirmar padrão H&S.

Pedia-te que colocasses aqui o ih&s, não consigo vê-lo no meu gráfico.

Obrigado,
Sergon

Registado: 8/12/2006 20:38

por pikota » 15/2/2016 15:19

Qual a perspectiva para a Portucel a curto e longo prazo?

Registado: 4/2/2010 15:57

por Ulisses Pereira » 15/2/2016 15:07

Malta, deixem-se lá dessas tretas e discutam a acção, caso contrário teremos que apagar os vossos posts.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Punitor » 15/2/2016 14:57

Já hoje ganhei uns valentes cobres com uns milhares que comprei na 5ta feira e vendi hoje. Ser-se iletrado é uma coisa, não se ser burro é outra :mrgreen:

Registado: 1/11/2015 12:47

por Punitor » 15/2/2016 2:04

Bem companheiro 5640333, parece que nesta cotada a especialidade é discutir-se a iliteracia ou a literacia financeira, o grau de pessimismo ou otimismo dos particiantes, em vez de se analisar a cotada com horizontes temporais futuristas... Mas, o mais grave é tratar-se os demais de iletrados, com base em que argumentos? Em argumentos conjeturais atuais? Hummm... é digno de :clap:
Se for com base no presente, estamos bem fo****s em relação às cotadas todas... A melhor estratégia é mesmo ficar de fora a observar e vir para aqui mandar palpites para o ar e tratar os outros de burros. E, atenção que não fui eu que chamei burro ou iletrado a alguém, aliás nem teria confiança e descaramento para o fazer... :shock:

por 5640533 » 15/2/2016 1:36

O que é que a Portucel tem a ver com a iliteracia?

Registado: 29/11/2007 1:36

por rg7803 » 14/2/2016 16:36

post certo no tópico errado!
Editado pela última vez por rg7803 em 15/2/2016 23:31, num total de 1 vez.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Punitor » 14/2/2016 14:08

Vejo tanto pessimismo escrito, credo. Até dá vontade de fugir deste fórum...
A Portucel a 2,20€? 2€? 1,40€??
Daqui por uns dias hão-de dizer que a empresa está prestes a falir...
Bem, a cotada já quebrou o suporte 2,9 - 3€, o que não foi bom, talvez devido à notícia dos verdes quererem diminuir a área de plantação de eucaliptos. O futuro ninguém o sabe, mas parece-me que esta empresa prepara investimentos noutros países mais atrativos que não tenham o complicómetro tão apurado como o governo português. A mudança de nome é um indício forte dessa internacionalização de investimentos e vem na altura certa - já que o governo quer mirrar a empresa, esta muda a bandeira. Estou crente que é excelente a estratégia, a todos os níveis e só prova que de facto os grandes grupos não conseguem sobreviver neste país de piolhosos e burocratas complicados...

por drTrader » 9/2/2016 12:27

rg7803 Escreveu:dr Trade, passaste a ideia e muito bem!
Trade bem esgalhado; quando ontem vi que tinhas desenhado o H&S fiquei na duvida do porque da entrada nos 3.5Xs, pois na minha cabeça a percepção imediata foi uma entrada natural seria após a quebra da neckline ou no eventual reteste a essa linha. Parabéns :clap: !

Olá rg7803, obrigado!

Quando o "setup" de entrada "short" que te descrevi se formou no gráfico diário, tomei a posição, mas depois analisando ao gráfico semanal comecei a pensar que realmente poderia estar a formar-se um "Head & Shoulders bearish". Claro que este padrão só realmente existe quando a cotação quebra a "neckline". Pensei adicionar outro "short" à minha posição após a quebra da "neckline", mas acabei por não o fazer e fiquei-me apenas confirmação da pressão descendente imprimida à cotação ao se confirmar padrão H&S.

Um abraço!

Registado: 28/7/2015 17:34

por rg7803 » 9/2/2016 10:48

dr Trade, passaste a ideia e muito bem!
Trade bem esgalhado; quando ontem vi que tinhas desenhado o H&S fiquei na duvida do porque da entrada nos 3.5Xs, pois na minha cabeça a percepção imediata foi uma entrada natural seria após a quebra da neckline ou no eventual reteste a essa linha. Parabéns :clap: !

por maceirafernandesjose » 9/2/2016 2:55

Com a vela bem feia de hoje acompanhada de bom volume o suporte dos 2,20 já esteve mais longe. :wink:

Registado: 17/12/2013 1:15

por drTrader » 9/2/2016 1:42

rg7803 Escreveu:Boas dr Trader, o que te fez entrar curto aos 3.52, não entendo.

Olá rg7803,

Vou tentar explicar +- a minha linha de pensamento recorrendo ao gráfico ( usando velas heiken.ashi para o suavizar) que segue em anexo a esta mensagem:

Após o atingir o máximo de 3.92 euros, a cotação da Portucel fez uma correção e de seguida fez um novo máximo ~3.97 euros. Contudo se notares, o indicador rsi apresenta uma divergência em relação ao preço da PTI ( linhas a vermelho). Dessa divergência, resultou uma descidada para o mínimo dos 3.52 euros e fechando por baixo do EMA 60 ( flecha a preto). Durante esse processo, os dois EMA's começaram a convergir, o que me indica que existe a probabilidade de a tendência ascendente poder terminar e inverter. Só que após o mínimo, a cotação teve um "rally" até aos 3.74 euros encontrando resistência entre os dois EMA's em processo de convergência e portanto fazendo um máximo mais baixo que os 3.97 euros anteriores. Como os EMA's me indicam uma grande probabilidade que a tendência ascendente tenha chegado ao fim, a cotação fez um máximo mais baixo que o anterior e tendo em conta a divergência do rsi anterior, nessa altura pensei: caso eu coloque uma ordem "short" nos ~3.52 com stop ~3.75, se realmente a tendência se estiver a alterar e a cotação virar para sul, então a minha ordem vai ser activada e a cotação vai continuar a caminhar mais desvalorizações. E foi o que aconteceu. A cotação podia eventualmente ter activado a minha ordem e ter feito um "rally" ascendente, mas para isso é que existe o stop :p

Espero que tenha conseguido fazer passar a ideia.

Um abraço!
Anexos
Portucel-20016-02-08-D_extra.png

por rg7803 » 8/2/2016 23:23

Boas dr Trader, o que te fez entrar curto aos 3.52, não entendo.

por drTrader » 8/2/2016 19:18

Olá pessoal,

Mais uma desvalorização de ~5% na Portucel. A cotação está quase a percorrer 23.60% da distancia prevista do padrão "Head & Shoulders". Posição "short" com o stop inalterado nos 3.35 euros. A trajectória descendente poderá sofrer um abrandamento na zona dos 2.4-2.6 euros, correspondendo à área do mínimo dos finais de de Outubro de 2015 e posteriormente na zona dos 2-2.0, correspondendo a 50% da distancia prevista pelo padrão e numa zona de suporte/resistência de longa data. Vamos lá ver o que acontece!

Um abraço!
Anexos
Portucel-20016-02-08-D.png

por 5640533 » 8/2/2016 12:38

E reformados.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Sinedrio » 8/2/2016 10:37

Stains Escreveu:http://expresso.sapo.pt/economia/2016-02-06-Investir-em-Portugal--Temos-de-pensar-duas-vezes-e-enchermo-nos-de-coragem

Más noticias para a Portucel.. más noticias para Portugal.

Parabéns PCP, BE E PS. O vosso sonho está a concretizar-se e continuam a afastar "o grande capital". Daqui a 4 anos temos um País só com Funcionários Públicos.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Stains » 8/2/2016 10:07

Registado: 18/1/2016 23:14

por drTrader » 6/2/2016 19:48

rsacramento Escreveu:dr: vejo que partilhas do meu pessimismo, mas deixa-me discordar num ponto: não acredito em padrões tão prolongados no tempo

Olá rsacramento,

Sim, as coisas não estão bilhantes quer a nível mundial quer no nosso rectângulo. Creio que nos próximos tempos será vender e/ou tomar posições "short" em qualquer "rally" de curto prazo nesta cotada.

Quanto aos padrões, eu pelo contrário, acredito que uma vez confirmados, existem grandes chances de efectivamente atingir a cotação projectada. Claro que estamos no campo das probabilidades e da estatística, e portando tudo pode acontecer. Por outro lado muitos padrões têm uma naturaza fractal e como comportam-se estatísticamente +- em qualquer "time frame", pelo que acredito que o "Head & Shoulders" formado no caso da Portucel, pode atingir o alvo. Mas vamos ver. Isto dos mercados é mesmo assim, diferentes opiniões de inúmeras pessoas que posteriormente imprime volatilidade ao activo e faz mexer a sua cotação :D . É dar tempo ao tempo, ser paciente e se houver posições abertas no sentido descendente, gerir-las!

Um abraço!

por rg7803 » 6/2/2016 19:29

rsacramento Escreveu:
_x_ Escreveu:Nem eu :wink:
Mas pelo caminho que a sociedade leva, se calhar será corriqueiro. :roll:

por outro lado, e não sei se é mesmo generalizado, o grau de analfabetismo é monstruoso

Sacramento, infelizmente é verdade. E o que me mais me impressiona é o nível de analfabetismo e iliteracia financeira ser proporcional à soberba que alguns participantes evidenciam.
Não é o cliché do "antigamente é que era bom" ou o do "os que deixaram de participar é que percebiam disto". Nada disso há, houve e sempre haverá novos participantes muito válidos, ansiosos por ensinar e aprender. Ver o caso do artista romeno, por exemplo, entre outros.
Agora uma coisa é certa observo, em certos tópicos (nomeadamente este), níveis de arrogância, parolice e sapiência de pacotilha que me surpreendem.
A arrogância em certos casos é tão grande que não se tolera a interrogação, o banal "porque achas isso ou porque tens essa opinião" que tornou o forum melhor que outros.
Mas enfim este forum será o que fizermos dele...
Abraço.

por rsacramento » 6/2/2016 19:19

dr: vejo que partilhas do meu pessimismo, mas deixa-me discordar num ponto: não acredito em padrões tão prolongados no tempo

Registado: 29/11/2007 12:50

por drTrader » 6/2/2016 19:04

Olá Pessoal!

A Portucel continua em trajectória de desvaloriazação.
No gráfico semanal, o grupo de EMA's encontram-se bastante comprimido e o EMA 30 está prestes a cruzar of EMA-60 semanal. Ainda no gráfico semanal, a cotação confirmou a formação de um "bearish Head & Shoulders", fechando por baixo dos 2.9860 euros. Atendendo à geometria deste padrão, a cotação poderá atingir a zona dos 1.40 euros.

No gráfico diário o grupo de EMA's encontra-se em expansão e voltados no sentido descendente, ao qual se junta a pressão do "Head & Shoulders" formado e confirmado no gráfico semanal. Sendo assim, existe uma grande probabilidade desta cotada continuar a caminhar para mais desvalorizações. Entrei short nos 3.52 euros e o meu stop encontra-se actualmente nos 3.35 euros. A cotação alvo será os 1.4 euros, que é a distancia projectada do padrão formado.
Claro, que nada é garantido nos mercados e tudo pode mudar num instante. Por isso há que fazer uma gestão da posição usando os stops e estar atento à evolução da cotação.

Um abraço!
Anexos
Portucel-20016-02-06-W.png
Portucel-20016-02-06-D.png

por rsacramento » 6/2/2016 18:53

de um ponto de vista estritamente técnico a portucel não se apresenta nada apetecível: em queda desde há muitos meses, testa a zona de suporte nos 2.8X/2.9X

por rsacramento » 6/2/2016 18:29

Solo_Minsk Escreveu:
rsacramento Escreveu:
_x_ Escreveu:Acredito que daqui a 10 anos, se isto ainda existir, os que entraram agora também vão sentir alguma saudade, apesar da mudança que certamente terá. 8-) 8-)

Solo_Minsk Escreveu:não vale a pena mijar contra o vento

disto não vou ter saudades nenhumas, podes crer :lol:

Sacramento, lamento não ser suficientemente erudito para o teu nível de leitura ou sequer equiparar-me ao teu standard intelectual. É uma pena.

Este é um fórum aberto, no qual procuro aprender e participar de forma relaxada sem os cuidados elaborados da vida profissional. Não julgues porque corres sempre o risco de ser julgado.

mantenho o que disse: digas o que disseres, aquele tipo de linguagem nunca me vai deixar saudades

fica bem

por Solo_Minsk » 6/2/2016 17:34

rsacramento Escreveu:
_x_ Escreveu:Acredito que daqui a 10 anos, se isto ainda existir, os que entraram agora também vão sentir alguma saudade, apesar da mudança que certamente terá. 8-) 8-)

Solo_Minsk Escreveu:não vale a pena mijar contra o vento

disto não vou ter saudades nenhumas, podes crer :lol:

Sacramento, lamento não ser suficientemente erudito para o teu nível de leitura ou sequer equiparar-me ao teu standard intelectual. É uma pena.

Este é um fórum aberto, no qual procuro aprender e participar de forma relaxada sem os cuidados elaborados da vida profissional. Não julgues porque corres sempre o risco de ser julgado.

Registado: 5/5/2014 20:33

por rsacramento » 6/2/2016 16:36

_x_ Escreveu:Nem eu :wink:
Mas pelo caminho que a sociedade leva, se calhar será corriqueiro. :roll:

por outro lado, e não sei se é mesmo generalizado, o grau de analfabetismo é monstruoso

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Carrancho_, CORTIÇA, darkreflection, Google [Bot], JUKIMSUNG, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, Zecadiabo e 183 visitantes