Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sorte ou estratégia, venha o "diabo" e escolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sorte ou estratégia, venha o "diabo" e escolha

por Ranger » 2/2/2016 12:30

AntónioManuel Escreveu:Olá Ranger pensa nisto:
O teu objectivo neste momento é recuperar as perdas; tens algum método definido que através de centenas ou milhares de trades provou que consegues ganhar consistentemente, ou estás a abrir posições por instinto?
Daytrading não é fácil, ganhos pequenos geralmente não compensam perdas sucessivas
Estamos em Bear market estás a negociar retrações e isso ainda é mais difícil que negociar a favor da tendência
Se sabes o que estás a fazer e tens um plano definido que funciona bota dinheiro nisso, se não, vai com calma, com pouco dinheiro até os resultados mostrarem que podes negociar para o lucro.
Tal como os gráficos os resultados não mentem, até eles mostrarem que estás preparado, estás na fase de aprendizagem e de pagar por ela e deves pagar o mínimo possível. é preciso muito tempo muita paciência, muita motivação para chegar lá

Abraço

Boas António Manuel,

Obrigado pelas palavras.

Por estarmos em Bear market e estar a negociar retrações é tento fazer o daytrading tipo toca e foge e sem riscos muito elevados, pois apenas coloco um valor simbólico de ganho para o dia e salto fora.

Obviamente que se a tendência fosse de subida manteria posições abertas para os outros dias mas assim não, a não ser que tenha a percepção que o titulo vá subir.

Para já sim é mais por instinto/feeling que estou a actuar, no entanto, como posso acompanhar o mercado durante todo o dia vou analisando possíveis pontos de entrada.

Por exemplo hoje tinha uma ordem de compra de 10.000 acções do BPI a 0,991 que anulei porque achei que vinha mais abaixo e passei para 0,986 que por acaso foi o mínimo até ao momento e tive sorte/azar, pois entregaram-me apenas 1.806 acções que mal dá para as comissões de compra e venda e já foram, pois sempre que entro num título já tenho preço de saída e não me importo que suba muito mais é a minha estratégia a utilizar nesta tendência de descida. Quando a tendência for de subida ai já será diferente e tentar deixar correr os possíveis lucros.

Se tivesse ficado quietinho tinha comprado as 10.000 acções a 0,991 e já tinham ido a 1.000€ mas não estou minimamente arrependido, pelo contrário, pois pelo menos tive a percepção que vinham mais abaixo. Vamos indo e vamos vendo pois hoje apenas dá para uma sopita dos pobres e uma sandes de manteiga e café mas ontem compensou bem.

Bons negócios

Registado: 4/12/2003 12:52

por AntónioManuel » 2/2/2016 11:38

Olá Ranger pensa nisto:
O teu objectivo neste momento é recuperar as perdas; tens algum método definido que através de centenas ou milhares de trades provou que consegues ganhar consistentemente, ou estás a abrir posições por instinto?
Daytrading não é fácil, ganhos pequenos geralmente não compensam perdas sucessivas
Estamos em Bear market estás a negociar retrações e isso ainda é mais difícil que negociar a favor da tendência
Se sabes o que estás a fazer e tens um plano definido que funciona bota dinheiro nisso, se não, vai com calma, com pouco dinheiro até os resultados mostrarem que podes negociar para o lucro.
Tal como os gráficos os resultados não mentem, até eles mostrarem que estás preparado, estás na fase de aprendizagem e de pagar por ela e deves pagar o mínimo possível. é preciso muito tempo muita paciência, muita motivação para chegar lá

Abraço
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Ranger » 2/2/2016 8:49

logout Escreveu:
Ranger Escreveu:Se tivesse mais calma ainda as tinha vendido, pois o trade era de comprar 200.000 a 0,0396€ que foram compradas e coloquei em venda a 0,0399€ mas vieram abaixo e não gostei do que vi e resolvi anular a ordem e quando pude vendi a 0,0396€. Depois foram a 0,0402€ mas não me importo pois não estava contente com esta entrada e mal pude sai. Claro que depois o BCP foi para esquecer pois não acreditei mais no titulo para trade diário.

target: 0,0399€-0,0396€=0.0003€
ganho pretendido: 0.0003€*200000=60€
investimento: 0,0399€*200000=7980€
rentabilidade: 60€€/=0.00752%

Estas a arriscar quase 8000€ com o objectivo de ganhar menos de 1%, e vendeste ao preço de entrada, como dizes, quando pudeste? Dá a ideia de que o preço veio abaixo da entrada antes de fechares. Tens ideia de quanto? Acho que não aprendeste mesmo a lição, mas teres a noção disso já pode ser um bom sinal.

Já consideraste escolher outro titulo para fazer os teus investimentos? Ou uma meia dúzia deles, que acompanhes para te sentires à vontade, investindo apenas em 1 ou 2 desses, quando e só, apresentem boas perspectivas de caminhar no teu sentido? O BCP é, por vezes, um titulo difícil de negociar. Sobretudo quando se aposta longo, dado a tendência de queda que tem apresentado.

Ajustar o capital disponivel para investimentos a um nível em que pequenas perdas não te deixem nervoso, pode também ajudar a viver os mercados com uma postura mais relaxada.

O actual momento do mercado não me inspira muita confiança e a juntar a isso tudo ainda está as perdas elevadas que tenho do ano passado e deste ano, por ter limpo a carteira toda. Isso explica os momentos de nervosismo que vou tendo aqui e ali e, por isso alguns trades tipo toca e foge que faço.

Sim o preço veio abaixo antes de fechar, pois comprei a 0,0396 e depois veio a 0,0387 e, só depois quando voltou a subir eu despachei ao mesmo preço e veio a 0,0402 e depois tombou novamente.

Como disse eu no ando no BCP, pois ontem foi excepção e apenas porque apresentava resultados e tentei o trade. Claro que não ando só em 1 ou 2 títulos mas sim em vários. Tento entrar e sair quantas vezes puder desde que atinja o meu objectivo que não é muito ambicioso e que varia de título para título.
Obviamente se eu achar que o caminho é de subida o trade pode permanecer mais tempo, o que não é neste momento.
O facto de a tendência de uma acção ser descendente não inviabiliza trades diários.

Bons negócios

por logout » 2/2/2016 2:34

.
Editado pela última vez por logout em 29/11/2022 17:23, num total de 2 vezes.

Registado: 22/10/2008 1:10

por Ranger » 1/2/2016 20:21

Parece que não aprendi a lição!!

Depois de ter limpo toda a carteira logo no inicio do ano onde tinha muito BCP, hoje a muito medo e com muito nervosismo voltei a entrar no BCP para o trade diário mas, o resultado não foi nada animador, pois para além do nervosismo constante, mal tive hipótese de vender ao mesmo preço foram embora e perdi apenas as comissões de compra e de venda.

Se tivesse mais calma ainda as tinha vendido, pois o trade era de comprar 200.000 a 0,0396€ que foram compradas e coloquei em venda a 0,0399€ mas vieram abaixo e não gostei do que vi e resolvi anular a ordem e quando pude vendi a 0,0396€. Depois foram a 0,0402€ mas não me importo pois não estava contente com esta entrada e mal pude sai. Claro que depois o BCP foi para esquecer pois não acreditei mais no titulo para trade diário.

Mas nem tudo foi mau pois fiz mais 2 trades (não no BCP) e o saldo diário foi bem positivo e fiquei mais uma vez 100% liquido.

Vamos andando com a estratégia do grão a grão.

Bons negócios

por fff » 28/1/2016 22:35

Ranger Escreveu:Ranger , tambem recomendo que leias. Eu li em portugues , e de facto ajudou-me muito a posicionar e a encarar de forma diferente a atitude mental.

TRADING - Atitude mental do trader de sucesso - Mark Douglas ( Em portugues )

fff por acaso não o tens que me possas emprestar para ler. Obrigado

abraço[/quote]

Tenho , depois combinamos e eu levo-te o livro.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Artista Romeno » 28/1/2016 22:33

Ranger Escreveu:Caros investidores, podia dissertar um sem numero de palavras e opiniões sobre o assunto mas, para quê se a grande maioria já tem as ideias feitas e acha que tem razão independentemente da estratégia que usa. Todos têm razão e ninguém tem razão.

Quantos não foram avisados sobre vários investimentos mas, não quiseram ouvir, porque segundo eles a estratégia que estavam a usar era a correcta! Bem eu estava incluído nesse grupo.

Parei, pensei, agi e mudei.

Levei uma cacetada daquelas de "caixão para a cova"! mas, felizmente (ainda que todo esmurrado) consegui sobreviver e cá ando com outra estratégia de grão a grão e que se tudo correr bem me vai levar anos para tentar recuperar o capital que perdi mas, não faço disso obsessão, caso contrário, cometo mais um erro.

Para já está a dar resultado mas, hoje cometi mais um erro de "ganância" e fui contra a minha estratégia, pelo que fiquei zangado comigo próprio e fui dar uma volta depois de ter dado umas ordens para tentar corrigir o erro. Felizmente correu bem e fiquei contente com a minha decisão, pois vale mais um pássaro na mão do que 2 a voar.

O erro cometido foi que tinha dado uma ordem de venda de BPI a 1,049 e anulei (1º erro que cometi), depois vendi metade a 1,047 que recomprei a 1,042€ (2º erro que cometi a recompra das acções), depois veio a 1,01 e quando inverteu vendi a 1,033 e as que tinha recomprado a 1,042 vendi sem perder a 1,044 e fiquei com 100% de liquidez à espera desta correcção no SP que está a fazer neste momento.

O dia foi bom com 1,3% de lucros nos trades feitos

Vamos ver se consigo fazer mais um trade pequeno.

Bons negócios

Quando foste avisado no banif, disses-te que já ca andavas desde 2003! e mais uma série de coisas tu no sentido de que tinhas razão absoluta, agora vais po intraday :wall: o pior erro daqueles que perderam e querer recuperar tudo muito rapidamente não vendo que na generalidade das situações não há lucros faceis nos mercados e que muito do que aqui se diz é mesmo fantasia ( aqueles trades perfeitos....), assim em vez de optarem por estratégias que paulatinamente a longo prazo lhes podem dar um retorno aceitavel e em linha com o mercado, não prestam-se a querer torrar o resto no daytrading, ainda hoje em mp uma pessoa me fez um pedido para recuperar perdas eu só disse olha para daqui a 20 anos investe a maioria num etf de ações globais o resto em bonds seguras ( nada das porcarias que ai falam) e um pouco em reits europeus que ao fim desse tempo terás um retorno com dividendos reinvestidos de 6 a 8%... é o que tenho a dizer... mas a malta não aprende são pessimos stock pickers mas insistem na mesma tecla :mrgreen: :-#
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ranger » 28/1/2016 22:24

Ranger , tambem recomendo que leias. Eu li em portugues , e de facto ajudou-me muito a posicionar e a encarar de forma diferente a atitude mental.

TRADING - Atitude mental do trader de sucesso - Mark Douglas ( Em portugues )[/quote]

fff por acaso não o tens que me possas emprestar para ler. Obrigado

abraço

por fff » 28/1/2016 21:47

Ranger Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Ranger Escreveu:hoje cometi mais um erro de "ganância" e fui contra a minha estratégia, pelo que fiquei zangado comigo próprio

recomendo-te vivamente a leitura do livro do M Douglas,cujo título em inglês (existe em português mas não me lembro do nome) é Trading in the zone

Obrigado rsacramento

Bons negócios

Ranger , tambem recomendo que leias. Eu li em portugues , e de facto ajudou-me muito a posicionar e a encarar de forma diferente a atitude mental.

TRADING - Atitude mental do trader de sucesso - Mark Douglas ( Em portugues )

por Ranger » 28/1/2016 21:31

rsacramento Escreveu:
Ranger Escreveu:hoje cometi mais um erro de "ganância" e fui contra a minha estratégia, pelo que fiquei zangado comigo próprio

recomendo-te vivamente a leitura do livro do M Douglas,cujo título em inglês (existe em português mas não me lembro do nome) é Trading in the zone

Obrigado rsacramento

Bons negócios

por rsacramento » 28/1/2016 21:24

Registado: 29/11/2007 12:50

por fff » 28/1/2016 18:18

Antevejo Fevereiro como um mês dificil. Eventualmente com algumas boas oportunidades para trading.

Penso que indices estão claramente a aguentar-se com efeito final de mês e Petroleo deverá estar a beneficiar do mesmo efeito e shortsqueeze . Mas a partir de dia 2 ou 3 já não vejo esse suporte .

Penso que petroleo deverá vir novamente aos 30 USD . Divergencias politicas entre Arabia Saudita e Irão são demasiado vincadas e como todos sabem Russia é aliada do Irão e estas noticias de acordos para cortes de produção na minha opinião, para já, não passam de fait-divers para niveis de suporte no preço.

Não consigo prever se com China encerrada de 8 a 12 fevereiro poderia retirar alguma ansiedade aos mercados , se bem que neste momento é visivel que o abrandamento da china é real e vai continuar e há outros factores Macro dececionantes como mercados emergentes e como hoje os dados Macro dos USA.

Obviamente uns dias antes da reunião do draghi em 10 de março deverei entrar longo com uma percentagem elevada do cash , para sair no dia 10 ou posteriormente , pois o mercado vai ficar em extase , a aguardar o " whatever it takes " e que novas medidas de apoio surgirão.

Continuo com o target de medio prazo este ano para o Sp500 de 1600 e se ai chegar deverá dar um bom ponto de entrada , mas isso ainda são realidades distantes neste momento.

Bons negocios

por Ranger » 28/1/2016 17:58

Há que manter a estratégia de ficar 100% liquido, a não ser que vislumbra-se algum grande trade para o dia seguinte o que não foi o caso.

Como tenho acompanhado o S & P 500 Futures e como tinha os trades todos fechados à hora de almoço, por volta das 14h30 "antevi" (foi pura sorte :wink: ) uma correcção do
S & P 500 Futures e resolvi não entrar, tendo ponderado uma entrada quando entrou negativo como afirmei mas resolvi não arriscar, isto porque eu ando só em acções. Vamos com calma que Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Bons negócios.

por Ranger » 28/1/2016 16:55

fff Escreveu:Erros de trading todos cometemos, agora no momento atual cada erro que cometo tento que seja uma quantia insignificante e os ganhadores sejam valores elevados. Tambem só a partir de Março volto a ter mais disponibilidade para trading. Neste momento não tenho tempo.

Penso que o mercado este ano vai ter uma volatilidade fortissima, para ganhar penso que só com trades assertivos . Mantem-te atento que este mercado se puder limpa-nos o cash.

Vou ver se começo a treinar e no verão temos de combinar umas corridas ( Para ti é só um aquecimento :mrgreen: ).

Boa sorte para o trade Ranger e muitos trades ganhadores.

Abraço

Obrigado fff,

Vou estar atento e claro que só entro com acompanhamento constante e, os dias que não poder acompanhar ao minuto não entro.

Força, quando quiseres fazer um treino é só dizer, pois já sabes que eu treino todos os dias.

Abraço e bons negócios

por fff » 28/1/2016 16:49

Erros de trading todos cometemos, agora no momento atual cada erro que cometo tento que seja uma quantia insignificante e os ganhadores sejam valores elevados. Tambem só a partir de Março volto a ter mais disponibilidade para trading. Neste momento não tenho tempo.

Penso que o mercado este ano vai ter uma volatilidade fortissima, para ganhar penso que só com trades assertivos . Mantem-te atento que este mercado se puder limpa-nos o cash.

Vou ver se começo a treinar e no verão temos de combinar umas corridas ( Para ti é só um aquecimento :mrgreen: ).

Boa sorte para o trade Ranger e muitos trades ganhadores.

Abraço

Sorte ou estratégia, venha o "diabo" e escolha

por Ranger » 28/1/2016 16:39

Caros investidores, podia dissertar um sem numero de palavras e opiniões sobre o assunto mas, para quê se a grande maioria já tem as ideias feitas e acha que tem razão independentemente da estratégia que usa. Todos têm razão e ninguém tem razão.

Quantos não foram avisados sobre vários investimentos mas, não quiseram ouvir, porque segundo eles a estratégia que estavam a usar era a correcta! Bem eu estava incluído nesse grupo.

Parei, pensei, agi e mudei.

Levei uma cacetada daquelas de "caixão para a cova"! mas, felizmente (ainda que todo esmurrado) consegui sobreviver e cá ando com outra estratégia de grão a grão e que se tudo correr bem me vai levar anos para tentar recuperar o capital que perdi mas, não faço disso obsessão, caso contrário, cometo mais um erro.

Para já está a dar resultado mas, hoje cometi mais um erro de "ganância" e fui contra a minha estratégia, pelo que fiquei zangado comigo próprio e fui dar uma volta depois de ter dado umas ordens para tentar corrigir o erro. Felizmente correu bem e fiquei contente com a minha decisão, pois vale mais um pássaro na mão do que 2 a voar.

O erro cometido foi que tinha dado uma ordem de venda de BPI a 1,049 e anulei (1º erro que cometi), depois vendi metade a 1,047 que recomprei a 1,042€ (2º erro que cometi a recompra das acções), depois veio a 1,01 e quando inverteu vendi a 1,033 e as que tinha recomprado a 1,042 vendi sem perder a 1,044 e fiquei com 100% de liquidez à espera desta correcção no SP que está a fazer neste momento.

O dia foi bom com 1,3% de lucros nos trades feitos

Vamos ver se consigo fazer mais um trade pequeno.

Bons negócios

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], jcpequeno e 191 visitantes