Banco do Japão surpreende com taxas de juro negativas
3 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Banco do Japão surpreende com taxas de juro negativas
Churchill_PT Escreveu:O efeito sente-se também nos empréstimos?
O banco fica efectivamente a pagar juro ao cliente?
Claro que não

À uns meses em Portugal existiu uma polémica relativamente a isto. Os bancos não queriam subtrair ao spread as taxas de referência negativa.
No que toca a produtos "risk free rate" de curto prazo a história já pode ser outra e pagarmos efectivamente para ter lá o dinheiro.
No extremo o que pode acontecer é numa altura em que componente variável (euribor) esteja tão alta que atire em certos casos componente fixa (spread) para os 1,5-2%. Conheço uma caso em que durante a queda da euribir à coisa de 1 ou 2 anos a pessoa tinha dinheiro extra para amortizar o crédito à habitação mas não quis apenas porque a taxa de juro do depósito a prazo era superior ao que pagava, ou seja, euribor+spread.
Agora o banco pagar literalmente para as pessoas adquirirem novos créditos à habitação ou ao consumo.

Para isso imaginem o dinheiro que não teriamos de pagar ao banco só para meter o dinheiro à ordem ou a prazo.
The only thing certain is uncertainty itself...
Re: Banco do Japão surpreende com taxas de juro negativas
O efeito sente-se também nos empréstimos?
- Registado: 17/1/2016 2:03
Banco do Japão surpreende com taxas de juro negativas
http://www.dn.pt/dinheiro/interior/banc ... 05153.html
Abriram a caixa de pandora. O que à partida pode parecer mais um estímulo à economia é na minha opinião uma mensagem preocupante.. As instituições financeiras japonesas não financiam a economia por razões que provavelmente tem uma base segura. se já não financiavam o suficiente com taxas zero, também não é com elas negativas que vão financiar... o que vai acontecer na minha opinião, os bancos comerciais vão passar a cobrar em vez de pagar aos cliente pelos depósitos. e os clientes vão passar a dispensar os bancos. a inversão dos termos do negócio do dinheiro não pode dar bom resultado.
Abriram a caixa de pandora. O que à partida pode parecer mais um estímulo à economia é na minha opinião uma mensagem preocupante.. As instituições financeiras japonesas não financiam a economia por razões que provavelmente tem uma base segura. se já não financiavam o suficiente com taxas zero, também não é com elas negativas que vão financiar... o que vai acontecer na minha opinião, os bancos comerciais vão passar a cobrar em vez de pagar aos cliente pelos depósitos. e os clientes vão passar a dispensar os bancos. a inversão dos termos do negócio do dinheiro não pode dar bom resultado.
3 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 154 visitantes