Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Marão » 28/1/2016 20:38

4 cêntimos!? vai chegar aos cinco depois da apresentação de resultados... boas noticias na Polónia e bons resultados....
Depois falamos!

Registado: 29/11/2007 10:11

por KiteSurfer » 28/1/2016 19:52

Ulisses,

Não se trata de uma tragédia, mas quase uma comédia, sendo certo que o N amado é uma pessoa competente e que está a fazer das tripas coração para levar o barco em frente mas vai ser dificil.

Senão vejamos:

Quantos aumentos de capital o BCP fez no passado, onde está o resultado? A cotação continua a tender para 0, por algum motivo será

Aumento de capital de hipoteticamente 600 milhoes com mais os 300 dos lucros paga o que deve.

Depois temos de ter em conta no decurso do ano envolvimento macroeconómico dificil , possivel aumento das imparidades, concorrencia do setor em portugal, governo que em bom rigor está a desgovernar o pais , downgrade dos ratings da divida publica e consequentemente da banca.

Como tal acima de 4 cts é uma miragem nos proximos anos.

Registado: 8/9/2015 17:15

por KiteSurfer » 28/1/2016 19:52

Ulisses,

Não se trata de uma tragédia, mas quase uma comédia, sendo certo que o N amado é uma pessoa competente e que está a fazer das tripas coração para levar o barco em frente mas vai ser dificil.

Senão vejamos:

Quantos aumentos de capital o BCP fez no passado, onde está o resultado? A cotação continua a tender para 0, por algum motivo será

Aumento de capital de hipoteticamente 600 milhoes com mais os 300 dos lucros paga o que deve.

Depois temos de ter em conta no decurso do ano envolvimento macroeconómico dificil , possivel aumento das imparidades, concorrencia do setor em portugal, governo que em bom rigor está a desgovernar o pais , downgrade dos ratings da divida publica e consequentemente da banca.

Como tal acima de 4 cts é uma miragem nos proximos anos.

por paul_invest » 28/1/2016 19:50

rbrandaopereira Escreveu:Que prazo? De mais valias?

margem passou de 15 para 50% ou seja tem de meter mais capital para cobrir devido á volatilidade caso para dizer rebentar com as carteiras de muitos

atenção acaba amanha até as 15 horas data limite

Registado: 15/5/2014 15:51

por paul_invest » 28/1/2016 19:47

artista_ Escreveu:
paul_invest Escreveu:... não se mete stops é porque se acredita no fundamental ponto

Acreditar é uma coisa, ter a capacidade para os analisar é outra... acreditar está mais no domínio da fé!

paul_invest Escreveu:obs: quem tem posiçoes curtas o prazo acaba amanha atentos não reforçem as margens ou então terão umas surpresas um dia destes \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

Eu não tenho posições curtas, nunca tive, estou fora do BCP. Mas este tipo de avisos já os vejo desde que a cotação estava a mais do dobro do que está agora e aquilo que tenho visto é que são os avisos aos longos têm estado consistentemente do lado certo!

o que quero dizer sobre o acreditar é quando eu investi no longo prazo não estava a contar com estes processos que aconteceram com a Banca devido ao escândalo do grupo o BES e agora o caso mais recente Banif ... o ulisses já respondeu sobre o A.C mas creio mais na venda da polónia na sua totalidade ... o BCP vale 2.2 mil milhões ja valeu o triplo a tendência continua de baixa e continuará ...

mas pessoas dizerem que vai falir porque outros dois faliram etc ...

vou lançar um desafio :

o que vale o BPI sem África????

em termos técnicos bcp est bear fundamentalmente o BCP não esta mal é o banco nacional com melhores rácios a nivel nacional e situa.se entre os melhores na zona euro

por artista_ » 28/1/2016 19:37

paul_invest Escreveu:... não se mete stops é porque se acredita no fundamental ponto

Acreditar é uma coisa, ter a capacidade para os analisar é outra... acreditar está mais no domínio da fé!

paul_invest Escreveu:obs: quem tem posiçoes curtas o prazo acaba amanha atentos não reforçem as margens ou então terão umas surpresas um dia destes \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

Eu não tenho posições curtas, nunca tive, estou fora do BCP. Mas este tipo de avisos já os vejo desde que a cotação estava a mais do dobro do que está agora e aquilo que tenho visto é que são os avisos aos longos têm estado consistentemente do lado certo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rbrandaopereira » 28/1/2016 19:24

Que prazo? De mais valias?
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por Ulisses Pereira » 28/1/2016 19:23

Kitesurfer, explica-me uma coisa: Se o BCP tiver problemas de capital, por que não faz um aumento de capital que impede essa tragédia que prognosticas?

ABraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por paul_invest » 28/1/2016 19:21

KiteSurfer Escreveu:BCP entre a vida e a morte, qualquer valor acima de 4 centimos é uma miragem.

Está na mão dos shorts esses podem esperar eternamente porque pelo seguro só perderão dinheiro se a cotação algum dia ( nunca mais) chegar a valores elevados, como tal agora quem tem é vender e partir para outra .

Quem ficou com elas não foi por falta de avisos.

Parece me que tudo se encaminha para o BCP banco Mau e o BCP banco Bom

tudo tem um fim até nós agora comparar o que não tem comparação já foi dito aqui

volto a repetir depois de todos estes escândalos na banca e o governo que temos achas que é fácil sair do buraco ...
há de existir a altura em que o bcp invertirá a sua tendência quando não sei mas quem está dentro como eu resta aguardar quando não se mete stops é porque se acredita no fundamental ponto

obs: quem tem posiçoes curtas o prazo acaba amanha atentos não reforçem as margens ou então terão umas surpresas um dia destes \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

por NM_2 » 28/1/2016 19:04

KiteSurfer Escreveu:BCP entre a vida e a morte, qualquer valor acima de 4 centimos é uma miragem.

Está na mão dos shorts esses podem esperar eternamente porque pelo seguro só perderão dinheiro se a cotação algum dia ( nunca mais) chegar a valores elevados, como tal agora quem tem é vender e partir para outra .

Deves ter posições curtas que queres fechar....
O bcp não é o bes nem o banif.
Se bem que faltam t******s para anunciar o AC.
Ou então esperar uma opa....
Mas falir?!?!?!
Epa num sei mas acho que isso ia dar barraca. O bcp não é o bes nem o banif.
MAs estou preparado para se isso acontecer...
Quem é que ia ficar com o banco bom?!?!? E com o mau!??!?!?!? Hmmmm?!?!?!?!?

Registado: 2/9/2014 22:13

por KiteSurfer » 28/1/2016 18:47

BCP entre a vida e a morte, qualquer valor acima de 4 centimos é uma miragem.

por artista_ » 28/1/2016 18:34

cavaleri Escreveu:O bcp nao vai ter a vida facil nos proximos tempos e caso o santander fique com o NB pior ainda, ainda assim com a entrada de outro player da bitola do santander em termos concorrenciais o bcp terá apenas a perder.
Nem vejo que a cotação do bcp possa subir sem conhecer em definitivo o desfecho NB, pressão,.. muita pressão neste banco teremos.

Eu diria que foi pena não teres usado tanta capacidade de análise e previsão do futuro no caso do Banif, onde mantiveste e reforçaste posições longas com tantos a alertar-te para os riscos que corrias! Enfim, mais vale tarde que nunca...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por cavaleri » 28/1/2016 18:00

O bcp nao vai ter a vida facil nos proximos tempos e caso o santander fique com o NB pior ainda, ainda assim com a entrada de outro player da bitola do santander em termos concorrenciais o bcp terá apenas a perder.
Nem vejo que a cotação do bcp possa subir sem conhecer em definitivo o desfecho NB, pressão,.. muita pressão neste banco teremos.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Molr » 28/1/2016 17:08

Os States inverteram e lá veio o BCP de imediato por aí a baixo.
Os States estão a recuperar e o BCP lá vai devagarinho tentar chegar à linha de água.
Nuno Amado acaba lá com as dúvidas.

Registado: 12/4/2011 13:17

por NM_2 » 28/1/2016 16:33

Investbem Escreveu:
NM_2 Escreveu:
corre Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/santander-totta-faz-novo-aumento-de-capital-de-300-milhoes-de-euros_241087.html

Alguma terá na manga.
Mais uma aquisição?
Ou será por causa do banif? :mrgreen:

Deve ser para lançar uma OPA ao BCP... :mrgreen:

Bem isso fazia atingir muitos targets de muita gente....
Eu vendia
Mas isso ainda deve demorar...
Primeiro está o novo banco...
Mas acho o bcp mais frágil...
E a OPAr devia ser antes do previsível AC... (Mas isto é segredo..... que toda a gente antecipa :twisted: :mrgreen: )

por Investbem » 28/1/2016 16:25

NM_2 Escreveu:
corre Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/santander-totta-faz-novo-aumento-de-capital-de-300-milhoes-de-euros_241087.html

Alguma terá na manga.
Mais uma aquisição?

Deve ser para lançar uma OPA ao BCP... :mrgreen:
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por NM_2 » 28/1/2016 16:12

Alguma terá na manga.
Mais uma aquisição?

por Àlvaro » 28/1/2016 16:06

Registado: 31/5/2014 23:07

por katz » 28/1/2016 16:04

Investbem Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Recebi ordem de saída, podia ter sido melhor mas já não foi mau 6.30%, bago a bago

Mas estavas curto ou longo?

Destas mais valias vai o estado mamar- te cerca de 28% e nada fez para teu beneficio. Mas se começares a perder na bolsa o estado não te compensa em nada. Depois de uma hipotética queda e perdas de dinheiro, supondo por exemplo durante um ano, recomeças novamente a ganhar em trades voltas novamente a ser comido pelo estado. Ou seja pelas vezes que cais voltas novamente a pagar ao estado nas subidas. Podes muitas vezes não sair do valor máximo de capital atingido mas o mamão anda lá sempre a te comer. Sabes roubar melhor que o estado.? Alguém sabe ?

Registado: 29/11/2007 9:32

por paul_invest » 28/1/2016 14:19

atenção á polónia banca em geral a subir e bem

no caso do BCP polaco esta a subir mais de 5% https://www.google.com/finance?q=WSE%3A ... XCUPi7tIgH

possivelmente resultados bons ou então o caso com os câmbios resolvidos em beneficio da banca

ter em conta ...

por Ranger » 28/1/2016 12:07

artista_ Escreveu:
Ranger Escreveu:Hora ai está a estratégia que adoptei "bago a bago"

Espero ter aprendido a lição que me custou bem caro com perda de quase 60% do capital no Banif e, mesmo assim ainda tive alguma frieza para vender e assumir as perdas na última apresentação de resultados e saltei fora a 0,0027.

Como a perda foi muito grande, resolvi só no inicio deste ano limpar toda a restante carteira de mais "lixo" e vendi tudo o que tinha (BCP) a 0,048 e mais uma cacetada bem grande de uns 30%!!!

Saltei fora porque não estava a ser coerente com o posicionamento que um investidor deve de ter em bolsa.

Esqueci as perdas (por muito que custe), parei, pensei e mudei de estratégia e espero que não volte a cometer mais erros do passado!

Para já como ainda estou muito dorido da grande "cacetada" que levei e ainda levarei muito tempo para me recompor, vou fazendo uns tradezitos, já que posso acompanhar durante todo o dia o mercado.

Depois que adoptei esta estratégia as coisas têm corrido bem pois já recuperei 9% das perdas deste ano mas, vamos com calma, devagar e com disciplina e nada de emoções, amores por títulos, etc.

Quem manda é o mercado e o preço e eu espero ter aprendido bem a lição, pois paguei bem caro por ela e, por um lado até estou "contente", pois apesar de ter perdido muito dinheiro, encaro o mercado de uma forma muito diferente do que encarava até aqui.

O meu agradecimento a muitos intervenientes aqui no forum que me ajudaram a perceber e muito o sentido das coisas.

Bons negócios a todos.

Ora aqui está uma visão lúcida de alguém que tenta aprender a lição que os mercados lhe dão. Seja qual for o caminho que seguir sabe que não é por ali, não vale a pena insistir!

Uma nota apenas, seja em que fase for haverá sempre períodos menos bons, o desafio da disciplina é constante... por vezes quando nos parece que já estamos no ponto, que já sabemos perfeitamente o que devemos fazer aparecem-nos surpresas desagradáveis...o excesso de confiança também é bastante traiçoeiro! Mas quando se aprende verdadeiramente este tipo de lições, os problemas que surgem passam a ser bem menos danosos para a carteira, embora sejam muitas vezes bastante difíceis de aceitar em termos psicológicos, afinal não estamos assim tão preparados como pensávamos, afinal isto é mais difícil do que os últimos tempos tinham feito supor... como disse lá atrás, o desafio da disciplina é constante!

Obrigado pelas palavras Artista,

Aproveito para felicita-lo por muitos post colocados no sentido de informar os menos atentos

Cumprimentos e Bons Negócios

Registado: 4/12/2003 12:52

por artista_ » 28/1/2016 11:55

Ranger Escreveu:Hora ai está a estratégia que adoptei "bago a bago"

Espero ter aprendido a lição que me custou bem caro com perda de quase 60% do capital no Banif e, mesmo assim ainda tive alguma frieza para vender e assumir as perdas na última apresentação de resultados e saltei fora a 0,0027.

Como a perda foi muito grande, resolvi só no inicio deste ano limpar toda a restante carteira de mais "lixo" e vendi tudo o que tinha (BCP) a 0,048 e mais uma cacetada bem grande de uns 30%!!!

Saltei fora porque não estava a ser coerente com o posicionamento que um investidor deve de ter em bolsa.

Esqueci as perdas (por muito que custe), parei, pensei e mudei de estratégia e espero que não volte a cometer mais erros do passado!

Para já como ainda estou muito dorido da grande "cacetada" que levei e ainda levarei muito tempo para me recompor, vou fazendo uns tradezitos, já que posso acompanhar durante todo o dia o mercado.

Depois que adoptei esta estratégia as coisas têm corrido bem pois já recuperei 9% das perdas deste ano mas, vamos com calma, devagar e com disciplina e nada de emoções, amores por títulos, etc.

Quem manda é o mercado e o preço e eu espero ter aprendido bem a lição, pois paguei bem caro por ela e, por um lado até estou "contente", pois apesar de ter perdido muito dinheiro, encaro o mercado de uma forma muito diferente do que encarava até aqui.

O meu agradecimento a muitos intervenientes aqui no forum que me ajudaram a perceber e muito o sentido das coisas.

Bons negócios a todos.

Ora aqui está uma visão lúcida de alguém que tenta aprender a lição que os mercados lhe dão. Seja qual for o caminho que seguir sabe que não é por ali, não vale a pena insistir!

Uma nota apenas, seja em que fase for haverá sempre períodos menos bons, o desafio da disciplina é constante... por vezes quando nos parece que já estamos no ponto, que já sabemos perfeitamente o que devemos fazer aparecem-nos surpresas desagradáveis...o excesso de confiança também é bastante traiçoeiro! Mas quando se aprende verdadeiramente este tipo de lições, os problemas que surgem passam a ser bem menos danosos para a carteira, embora sejam muitas vezes bastante difíceis de aceitar em termos psicológicos, afinal não estamos assim tão preparados como pensávamos, afinal isto é mais difícil do que os últimos tempos tinham feito supor... como disse lá atrás, o desafio da disciplina é constante!

por Ranger » 28/1/2016 8:50

bogos Escreveu:
Ranger Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Recebi ordem de saída, podia ter sido melhor mas já não foi mau 6.30%, bago a bago

Hora ai está a estratégia que adoptei "bago a bago"

Bons negócios a todos.

Meu caro amigo Ranger..

Desde já te parabenizo pela atitude corajosa de dar a cara nestes momentos difíceis.
Assumir os nossos erros, dizer que fomos nós os culpados da nossa trade e não culpar terceiros ou o mercado é meio caminho para o entender e para entender o seu motor, o preço pois tá claro.

Tenho pena e sinto sempre alguma magua quando o pequeno investidor sai chamuscado, por vezes queimado, ou mesmo morto financeiramente do mercado.

Mas quando referes aquilo que coloquei a vermelho, e sentes isso verdadeiramente, conseguiste encontrar aquela luz ao fundo do túnel.
Estás mais preparado para novas formas de ver o mercado.
E isso são dois passos para diante após um grande recuo.

O mercado também a mim me aleijou. Culpei tudo e todos, culpei o mercado, o preço, os bandidos e os bandalhos....e só no fim da linha cheguei à conclusão que fui eu que estive errado.
E não tem mal assumir o erro.

Parabéns pela atitude e boa sorte para ti, a mesma que desejo para mim, ou seja....lucros.

Cumprimentos

Amigo Bogos,

O meu muito obrigado pelas palavras

Aproveito para o felicitar pelo excelente trabalho desenvolvido e por ser um dos intervenientes no Caldeirão que mais demonstra perceber de mercados. Parabéns

Cumprimentos

Registado: 4/12/2003 12:52

por ze das couves » 28/1/2016 3:38

Olá a todos,

Uma vez que estão para ser anunciados os resultados do BCP, tendo já sido abordados no tópico, lembrei-me do nome do tópico do Perseu ( que saudades), que era "A memória do preço - O preço da memória ".

Para os mais novos, deixo o link que a par de outros foristas, fizeram e fazem do C.B., um lugar de salutar meditação.

viewtopic.php?f=3&t=84008

Na sua introdução o Perseu referia-se ao preço de uma cotada, como se o tempo fosse um grande escultor... :

"O que distingue a Memória do preço da sua conjugação de análise Técnica e fundamental (interdependentes, necessárias e importantes), é que permite identificar planos estáticos ou evolutivos, sedimentados ou extrapolados, previsíveis ou dependentes, à "mão de semear" ou por descobrir. Existe contudo uma Memória do preço a bold (elevado nível de convicção e de certeza), e outra que fica numa fine line mais susceptível ao erro. O factor que a Memória do preço não nos indica é o temporal - não sabemos quando vai ser alcançado/activado."

E segue profunda análise com rebate do que é o preço de uma cotada ou melhor qual é o risco que cada um está disposto a correr. (para o Ricardmag era CTT a 7€ na altura, hoje com a volatilidade e passado este tempo, estava certo).

Isto a propósito do BCP e da memória que temos do preço.

Se formos em 2015 ao 1º semestre este preço estaria nos 0.08€.
Se formos em 2015 ao 3º trimestre este preço estaria nos 0.05€.
Podemos ser exaustivos com MM, mas alturas houve que o preço laterizou nos 0.08 entre Fevereiro e Julho (6meses) e no ultimo trimestre Outubro a Dezembro nos 0.05€.
Basicamente eram estes preços.

O abismo que foi de Julho a Outubro fez com que a cotada perdesse quase 50% !!!!
O que a levou a isso, gostava eu de saber...

Alguma info entre resultados vs cotação. Os dados estão em cotação dia apresentação/dia seguinte/resultados:

4/5/2015 5/5/2015 Resultado 1ºTrimestre
0.093 0.088 70 M (muito ajudado pela venda de dívida)

27/7/2015 28/7/2015 Resultado 2ºTrimestre
0.075 0.072 240M ( parangonas!parangonas! vai aos 0.010, aos 11, etc e passados dois meses desce quase cinquenta (!) % )

3/11/2015 4/11/2015 Resultados 3º Trimestre
0.055 0.054 264M

(A maioria dos pequenos investidores pensava que a cotada iria subir após a apresentação de resultados...)

Com os esperados 16M de prejuízo com que avançam, grosso modo poder-se-ia dizer que o desempenho se fica por ca. 250M no fecho de 2015.

O que pensar deste ano transacto? A lateralização do preço nos primeiro seis meses afundou nos dois seguintes, só por causa da política na Polónia? Fraca razão... o volume sempre a cair depois de se apresentarem os resultados...

É que houve ajuda estatal e AC nestes ultimos anos: a casa está mais limpa bem sei, mas continuo a questionar-me que imparidades ou alterações que possam vir do BCE em relação a antecipação ao pagamento de Cocos.

Voltando então ao que me trouxe aqui: a memória de um preço para esta cotada, andará agora em que preços?
Se à pouco mais de meio ano era 0.08, agora será 0.04 a memória do preço que se está a formar/lateralizar, que o investidor terá em mente?

Para comprar cito:
AntónioManuel Escreveu:The chart is never wrong.

Topos e fundos mais altos, até lá, tudo o resto é conversa

PS: já agora um aparte: como é que é possível a desfaçatez do Santander, dizer que o Banif foi ao mesmo tempo bom e mau negócio (que lata, meu Deus), que não descarta mais aquisições e nenhum jornalista o interpela se já tinham comprado o Banco de Portugal, por causa das quotas...

Registado: 5/4/2013 2:25

por bogos » 28/1/2016 0:39

Ranger Escreveu:

Hora ai está a estratégia que adoptei "bago a bago"

Bons negócios a todos.

Meu caro amigo Ranger..

Desde já te parabenizo pela atitude corajosa de dar a cara nestes momentos difíceis.
Assumir os nossos erros, dizer que fomos nós os culpados da nossa trade e não culpar terceiros ou o mercado é meio caminho para o entender e para entender o seu motor, o preço pois tá claro.

Tenho pena e sinto sempre alguma magua quando o pequeno investidor sai chamuscado, por vezes queimado, ou mesmo morto financeiramente do mercado.

Mas quando referes aquilo que coloquei a vermelho, e sentes isso verdadeiramente, conseguiste encontrar aquela luz ao fundo do túnel.
Estás mais preparado para novas formas de ver o mercado.
E isso são dois passos para diante após um grande recuo.

O mercado também a mim me aleijou. Culpei tudo e todos, culpei o mercado, o preço, os bandidos e os bandalhos....e só no fim da linha cheguei à conclusão que fui eu que estive errado.
E não tem mal assumir o erro.

Parabéns pela atitude e boa sorte para ti, a mesma que desejo para mim, ou seja....lucros.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JUKIMSUNG, niceboy e 185 visitantes