Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por asom » 21/1/2016 9:33

Hoje o bcp começa bem :)

Registado: 19/1/2016 20:14

por tiagopt2 » 21/1/2016 8:33

Para terminar a ronda de análises à banca, falta olhar para o BCP. O BCP foi e continuará a ser a estrela entre os pequenos investidores, o que gera uma tensão especial no mercado nos seus momentos de maior dificuldade. Infelizmente já há muito tempo que este título não passa por uma fase de verdadeiro alívio, tendo o cenário vindo a ganhar um tom mais carregado de negro nos últimos meses. Este movimento tem sido de certa forma potenciado por um aumento do short interest. Só esta semana, a Marshall Wace e a Oceanwood abriram posições curtas representativas de 1,5% do capital do título. Será esta pressão curta que está a fazer o título cair de forma tão acentuada? Não ajuda, obviamente, mas sejamos honestos... o short interest situa-se nos 3,71%, o que significa que 96,3% do capital continua do lado dos longos. Sem querer entrar numa análise fundamental demasiado aprofundada, porque estou longe de ser um perito no BCP, a procurar-se por um bode expiatório faz mais sentido olhar para o Banco de Portugal do que para os shorts.

A "nacionalização" das obrigações sénior do BES foi o passo mais incompetente e nefasto para a economia portuguesa que esta instituição ajudou a dar ultimamente. É absolutamente incompreensível como tal pode ocorrer. Esta medida de poupança de 2 mil milhões arruinou a possibilidade de a banca portuguesa (e não só) ganhar total independência financeira através do mercado obrigacionista numa óptica de curto prazo. Faltam ainda ao BCP reembolsar 750 milhões em COCOs, e uma fatia importante deste valor deveria vir de financiamento em mercado. Afastando-se essa possibilidade, o que sobra? Mesmo sendo mantida a trajectória positiva em termos de resultados, os lucros poderão não ser suficientes para um reembolso total. Se assim for, poderá ter de recorrer-se à via de financiamento mais fácil, aquela que não agrada aos accionistas... Teorias fundamentais à parte, cinjamo-nos à análise técnica.

No gráfico diário, como já referi, a inversão consumou-se em Junho de 2015. A partir desse ponto tem vindo a acentuar-se a queda, com três rallies descendentes especialmente bem marcados no gráfico. Olhando para os dois primeiros, podemos especular o próximo passo do título após terminar o actual. Ou segue uma trajectória semelhante à do cenário 1, de discreto ressalto seguido de novas quedas, ou um cenário próximo do 2, de forte ressalto. Para já, não é possível vermos qual dos dois é mais provável. Sendo o segundo o mais atractivo, haverá certamente pistas prévias à sua ocorrência. Não é, no entanto, ainda o caso. Não há suportes nem pontos de referência próximos (o mais próximo está nos 5,21 cêntimos). Para se consumar uma inversão, terá ainda de ser criado um novo lower-high e depois quebrado em alta.
B.COM.PORTUGUES.png

Não há, como está bom de ver, qualquer segurança numa entrada neste momento. Nem curta nem longa, o risco é demasiado elevado. Pode até começar já amanhã uma inversão, e até existem sinais de exaustão de movimento, mas abrir agora uma posição é de um risco assustador. Para quem está dentro, sabem a minha opinião relativamente ao arrastar de posições perdedoras. Há 10 anos que bato na mesma tecla sempre que escrevo sobre o assunto, e suspeito que daqui a outros 10 continuarei a fazer referência ao mesmo. Recordem que mesmo que surja um movimento ascendente de 2 ou 3 meses de duração, mesmo que o título suba 50 ou 60% a partir de mínimos, há pressupostos que devem ser considerados e respeitados antes de se avançar com uma entrada longa. É uma questão de princípios financeiros, de sobrevivência de longo prazo, de protecção do nosso portefólio. Digo-o agora, num período conturbado para o título, para que não me acusem mais tarde de o dizer porque o título começou a subir. Protejam-se, sejam prudentes, e façam negócios sábios. O mercado português precisa dos pequenos investidores.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por generalideafix2 » 21/1/2016 6:15

malvoisin Escreveu:
nem mais General, ainda para mais com o urso Costa a dar patadas no salmão, ele que ia tão direitinho rio acima.

Só falta agora a CMVM proibir os ursos de dar patadas no salmãozinho que quer subir o rio...

Registado: 22/11/2015 18:43

por jccgold » 21/1/2016 4:49

Ogratuito Escreveu:
jccgold Escreveu:O BCP em si nunca esteve melhor nos ultimos 5 anos

E então porque é que desce continuamente?

Os juros da dívida portuguesa sobem continuamente. É ver o juro pedido na ultima emissão de dívida.
O BCP teve no passado problemas próprios, actualmente é afectado por problemas sobre os quais não pode fazer nada. Como o irresponsável e ilegitimo António Costa, ter deixado o BANIF falir e ser vendido a preço de saldo isso obviamente nao dá segurança a um acionista do BCP

youmeu Escreveu:Mhm :-k não eras tu que no tópico da Grécia e do AC que eras todo pro esquerdas e apologista de se bater o pé à Europa!? Tenho quase a certeza que eras tu que odiavas a direita, o governo do PSD e praticamente tudo o que mesmo fazia... :-s

E eu achar que um é incompetente faz-me achar que o outro é competente? Um arrasou a economia portuguesa, o outro está a arrasar as finanças além de ser ilegitimo. Venha o diabo e escolha.
A divida grega é um caso diferente, a UE sabia que as contas gregas andavam a ser falsificadas e fechou os olhos durante anos, acho que a UE devia assumir a sua parte de culpa no que aconteceu.

Registado: 11/11/2011 3:58

por Ogratuito » 21/1/2016 1:35

SantanaHugo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ruii, é triste que quando te pergunte o porquê das coisas tu falas em acreditar e em estudos. Só queria um argumento, mas enfim... :roll:

Boas Ulisses, eu estou quase como o ruii, já que eu não soube proteger o meu a devido tempo... :oops: e já que se foram 60 % .... pelo menos por agora ( tenho esperança de recuperar parte).... que levem tudo...

Como o ruii, não tenho explicação nem argomentos vou como o ruii disse, ser mais teimoso que eles!....

Ou tudo ou nada!

Boa sorte para nós!!!! :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Boas :
E se vendesses e pegasses nesse dinheiro e comprasses uma ação com potencial de subida ?
Ou ficasses de fora durante algum tempo ? Sempre poupavas 40 %
Cumpts.

Registado: 9/1/2012 12:24

por malvoisin » 21/1/2016 1:32

generalideafix2 Escreveu:

Os "ursos" é que agradecem por apanhar os salmões aos saltinhos...

General Idéafix

nem mais General, ainda para mais com o urso Costa a dar patadas no salmão, ele que ia tão direitinho rio acima.

Registado: 6/3/2014 19:07

por generalideafix2 » 21/1/2016 1:18

malvoisin Escreveu:
jccgold Escreveu:
fitas Escreveu:Alguém me poderá dar uma explicação para esta situação... é que não consigo entender...

Urso António Costa a provocar a subida dos juros portugueses, e a desvalorizacao de todo o stock de divida portuguesa q o BCP tem.
O aviso foi dado há 3 meses AC é um Chavista sem qualquer respeito pelo capital privado, e os investidores internacionais começam a fugir.
A queda acelarou após este noticia. O mercado "fechou" para os bancos portugueses e Portugal em geral após a decisão sobre a dívida subordinada do NovoBanco.
http://expresso.sapo.pt/economia/2016-0 ... tugueses-4

o antónio costa é culpado pela queda desde os 4,5 cts, se não fosse ele o bcp subia, msm contra a recente tendência dos mercados, como o salmão, aos saltinhos.

agora, é preciso não esquecer que o ppcoelho é culpado pela queda desde os 14cts. feitas as contas o costa ainda só "fez" o bcp descer 1,5cts, ao passo que o coelho foram 10cts.

Os "ursos" é que agradecem por apanhar os salmões aos saltinhos...

General Idéafix

Registado: 22/11/2015 18:43

por SantanaHugo » 21/1/2016 0:26

Ulisses Pereira Escreveu:ruii, é triste que quando te pergunte o porquê das coisas tu falas em acreditar e em estudos. Só queria um argumento, mas enfim... :roll:

Boas Ulisses, eu estou quase como o ruii, já que eu não soube proteger o meu a devido tempo... :oops: e já que se foram 60 % .... pelo menos por agora ( tenho esperança de recuperar parte).... que levem tudo...

Como o ruii, não tenho explicação nem argomentos vou como o ruii disse, ser mais teimoso que eles!....

Ou tudo ou nada!

Boa sorte para nós!!!! :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Registado: 23/9/2015 1:31

por artista_ » 20/1/2016 23:11

zecatreca_2 Escreveu:
Goldendust Escreveu:
Estou a ver que não gostas de emoções fortes...compra BCP para sentir a adrenalina :mrgreen:

prefiro ir à feira e andar na montanha russa. A brincadeira fica bem mais barata!

Depende, se comprares só 100 ações fica-te mais ou menos pelo mesmo... ou vá lá mil, não precisas ser forreta e a adrenalina sempre é um pouco maior!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Zecatreca_1001 » 20/1/2016 22:43

Goldendust Escreveu:
zecatreca_2 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Neste momento então presumo que nao tenhas nada em carteira, certo?

Acções, zero! Nada, nicles, rien.
E portuguesas, longe delas.

Estou a ver que não gostas de emoções fortes...compra BCP para sentir a adrenalina :mrgreen:

prefiro ir à feira e andar na montanha russa. A brincadeira fica bem mais barata!

Registado: 29/11/2007 10:54

por Texano Bill » 20/1/2016 22:41

O colosso da banca portuguesa nos 3 cêntimos. Sem palavras. :-#

Registado: 20/8/2011 12:52

por Goldendust » 20/1/2016 22:40

zecatreca_2 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Neste momento então presumo que nao tenhas nada em carteira, certo?

Registado: 12/5/2015 16:47

por Zecatreca_1001 » 20/1/2016 22:31

por malvoisin » 20/1/2016 22:11

jccgold Escreveu:
fitas Escreveu:Alguém me poderá dar uma explicação para esta situação... é que não consigo entender...

Urso António Costa a provocar a subida dos juros portugueses, e a desvalorizacao de todo o stock de divida portuguesa q o BCP tem.
O aviso foi dado há 3 meses AC é um Chavista sem qualquer respeito pelo capital privado, e os investidores internacionais começam a fugir.
A queda acelarou após este noticia. O mercado "fechou" para os bancos portugueses e Portugal em geral após a decisão sobre a dívida subordinada do NovoBanco.

o antónio costa é culpado pela queda desde os 4,5 cts, se não fosse ele o bcp subia, msm contra a recente tendência dos mercados, como o salmão, aos saltinhos.

agora, é preciso não esquecer que o ppcoelho é culpado pela queda desde os 14cts. feitas as contas o costa ainda só "fez" o bcp descer 1,5cts, ao passo que o coelho foram 10cts.

Registado: 6/3/2014 19:07

por Zecatreca_1001 » 20/1/2016 22:11

Vela de hoje: Doji.
Possível vela de inversão.
Eu nunca entraria no bcp mas, para quem tem posições, hoje temos uma vela que PODERÁ ser de inversão ( de tendencia descendente para ascendente) no curtissimo prazo. Basicamente até conto com um ressalto!
A tendencia continua claramente descendente em todos os prazos temporais e uma entrada longa continua a ser arriscada.
Ainda assim, uma entrada longa nesta zona com stops nos minimos de hoje, (OBEDECENDO AOS STOPS!!!!), com target 0,041 não era mau de todo! 8-)
Anexos
bcp está bom prós 13.png

por Youmeu » 20/1/2016 21:22

jccgold Escreveu:

Mhm :-k não eras tu que no tópico da Grécia e do AC que eras todo pro esquerdas e apologista de se bater o pé à Europa!? Tenho quase a certeza que eras tu que odiavas a direita, o governo do PSD e praticamente tudo o que mesmo fazia... :-s

Mas pronto, pelo lado positivo pode ser que nas próximas eleições o bloco de esquerda já tenha menos um voto :mrgreen:
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Ogratuito » 20/1/2016 20:58

UriDarn Escreveu:Mas realmente com esta turbulência começa a haver valores interessantes o do santander por exemplo. Um banco que tem crescido e que tem aproveitado as pechinchas portuguesas como o banif e ate provavelmente o novo banco, sendo dos maiores da europa e até do mundo e com bons lucros ( https://www.google.pt/url?sa=t&source=w ... jJS82qCivA ) assim por alto parece.me uma boa aposta.

O Santander está a descer desde novembro 2015. Estava a 5,30 e agora a 3,74 euros.
Cumpts.

por Ogratuito » 20/1/2016 20:51

jccgold Escreveu:O BCP em si nunca esteve melhor nos ultimos 5 anos

E então porque é que desce continuamente?
Tens alguma explicação ? Ou é palpite ?
Cumpts.

por jccgold » 20/1/2016 20:00

O BCP em si nunca esteve melhor nos ultimos 5 anos

por artista_ » 20/1/2016 19:42

brunoktm Escreveu:Artista ainda cá ando infelizmente ...

Pois, já vi, não esperava outra coisa.. nem sei que te diga, apenas te posso desejar sorte, bem precisas dela! Espero que o BCP consiga suplantar as suas dificuldades, isto não está com bom aspeto mas nunca se sabe.
abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ricardmag » 20/1/2016 19:37

:oh: :-k

BCP.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por rsacramento » 20/1/2016 19:21

viewtopic.php?f=3&t=63974&p=1224419#p1224419

Registado: 29/11/2007 12:50

por jccgold » 20/1/2016 19:17

Editado pela última vez por jccgold em 20/1/2016 19:29, num total de 1 vez.

por rbrandaopereira » 20/1/2016 18:46

Os tempos onde o psi, era um PSI20. 13MIL pontos
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por Bernie Madoff » 20/1/2016 18:45

joeblack31 Escreveu:http://www.tvi24.iol.pt/portugal/europa/mini-crash-na-bolsa-arrasa-com-todos-os-titulos

O PSI20 recua 2,25 por cento para os 12.947,50 pontos

:roll:
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 59 visitantes