Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Esta Magnífica Campanha Presidencial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Esta Magnífica Campanha Presidencial

por Dr Tretas » 18/1/2016 23:34

Eu gostava de um Presidente, que fosse rever as leis já em vigor, procurar inconstitucionalidades, e mandar para o TC. Está dentro dos seus poderes, pois:

Artigo 281.º
Fiscalização abstracta da constitucionalidade e da legalidade

1. O Tribunal Constitucional aprecia e declara, com força obrigatória geral:

a) A inconstitucionalidade de quaisquer normas;
b) A ilegalidade de quaisquer normas constantes de acto legislativo com fundamento em violação de lei com valor reforçado;
c) A ilegalidade de quaisquer normas constantes de diploma regional, com fundamento em violação do estatuto da região autónoma;
d) A ilegalidade de quaisquer normas constantes de diploma emanado dos órgãos de soberania com fundamento em violação dos direitos de uma região consagrados no seu estatuto.

2. Podem requerer ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade ou de ilegalidade, com força obrigatória geral:

a) O Presidente da República;
b) O Presidente da Assembleia da República;
c) O Primeiro-Ministro;
d) O Provedor de Justiça;
e) O Procurador-Geral da República;
f) Um décimo dos Deputados à Assembleia da República;
g) Os Representantes da República, as Assembleias Legislativas das regiões autónomas, os presidentes das Assembleias Legislativas das regiões autónomas, os presidentes dos Governos Regionais ou um décimo dos deputados à respectiva Assembleia Legislativa, quando o pedido de declaração de inconstitucionalidade se fundar em violação dos direitos das regiões autónomas ou o pedido de declaração de ilegalidade se fundar em violação do respectivo estatuto.

3. O Tribunal Constitucional aprecia e declara ainda, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade ou a ilegalidade de qualquer norma, desde que tenha sido por ele julgada inconstitucional ou ilegal em três casos concretos.

Reparem que há 5 pessoas na República que podem requerer a apreciação de inconstitucionalidade de qualquer lei. Nunca vi isso a acontecer, no entanto é bem sabido que o sistema precisa de uma boa limpeza de leis...

Acham que algum dos candidatos "principais" alguma fez faria tal coisa? Nunca. Logo não têm grande utilidade, são só decorativos. Em termos decorativos preferia a Marisa Matias, enfim, não é nenhuma beldade mas passa.

Registado: 29/10/2013 12:15

por rollingsnowball » 18/1/2016 22:55

JohnyRobaz Escreveu: estamos a falar de alguém que vai ser essencialmente um diplomata, e um representante do país. É uma pessoa culta, com trabalho feito na academia, e pelo menos para a maioria de pessoas que conheço é minimamente carismático. Está a reboque de um partido? Qual? E que favores? Sinceramente não percebo. Podem não gostar do que ele representa, talvez um lado mais à esquerda do espectro político, mais do lado da academia, da cultura e das letras e não tanto do mundo industrial e financeiro, mas daí a ser uma anedota... Pergunto-me se o vosso candidato perfeito seria um Warren Buffet ou assim...?

Parece-me que a tua diferença de interpretação tem a ver com o que entendes que o presidente da república deve ser no actual contexto. Claro que se entendes que ele deve ser um fantoche o candidato ideal é totalmente diferente daquele que será se entenderes que um presidente tem que assumir o seu papel de chefe de estado e ser o garante do interesse nacional, do afastamento de políticos corruptos e da progressão do bem estar dos portugueses. No primeiro caso os candidatos anedota são os mesmos que seriam os ideais no segundo caso, e vice versa.

Já que falaste no caso esse era capaz de ser um candidato ideal: alguém com preocupações sociais mas que sabe o que é preciso para a economia ao mesmo tempo que é intransigente contra a corrupção, não hesitando em actuar de forma ríspida se tal for necessário, sendo que até pela sua idade e riqueza já não tem nada a perder, tornando-se incorruptível e não hesitando actuar com medo de perder o tacho. Alguém prático e que não vá em lirismos e que assuma a função de chefe de estado.

Por esse motivo, a descrição que puseste acima é a definição de uma anedota de candidato para quem acredita que o papel do presidente da republica é este. Também por esse motivo vejo um candidato diferente no Henrique Neto. A idade só é uma vantagem ao fazer com que não tenha nada a perder
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por bogos » 18/1/2016 22:48

artista_ Escreveu:Em princípio votarei Paulo Morais, se ele tivesse alguma hipótese de ganhar teria de pensar bem, mas como não vai ganhar é apenas mais um voto a "chamar corruptos" aos políticos todos... sendo que penso que nem todos o serão! :roll: :mrgreen:

Boa noite caro Artista..

Também o meu voto à 1ª volta irá para Paulo Morais. Tenho-o em boa conta. Foi meu professor em tempos idos. Na altura foi sempre muito prestável para os seus alunos (calma, não comprei um 12), mas sempre o considerei muito acessível.
Claro que não ponho a mão no fogo por ninguém. Mas como realmente não ganhará, fica sempre bem votar em gente que não pertence ao sistema.

Cumprimentos

Nota: Com tanto candidato, só espero colocar a cruz no jogo certo... :lol: :lol: :lol:
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por atomez » 18/1/2016 22:41

JohnyRobaz Escreveu: E que favores?

Maçonaria.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por JohnyRobaz » 18/1/2016 22:24

Eu não vou falar do currículo dele porque cada um pode pesquisar, mas de facto estamos a falar de alguém que vai ser essencialmente um diplomata, e um representante do país. É uma pessoa culta, com trabalho feito na academia, e pelo menos para a maioria de pessoas que conheço é minimamente carismático. Está a reboque de um partido? Qual? E que favores? Sinceramente não percebo. Podem não gostar do que ele representa, talvez um lado mais à esquerda do espectro político, mais do lado da academia, da cultura e das letras e não tanto do mundo industrial e financeiro, mas daí a ser uma anedota... Pergunto-me se o vosso candidato perfeito seria um Warren Buffet ou assim...? Gostava de saber o que o torna uma anedota, mas percebo a falta de respostas...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por MVP » 18/1/2016 21:28

JohnyRobaz Escreveu:Gostava de saber o que torna, por exemplo, o Sampaio da Nóvoa numa anedota.. :roll:

Pessoalmente gostava de saber porque é que o homem não é uma anedota. Principalmente desde que veio com a sua treta de independente e de que é preciso refrescar a politica quando ele já esta a reboque de um partido e se ganhar ja tem tantos favores para pagar.

Registado: 27/6/2010 23:26

por atomez » 18/1/2016 19:32

JohnyRobaz Escreveu:Gostava de saber o que torna, por exemplo, o Sampaio da Nóvoa numa anedota..

Dá vontade de rir.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por HaRt » 18/1/2016 19:03

Raposo Tavares Escreveu:Pessoalmente, à primeira volta, também voto no Henrique Neto. Se não houver segunda volta, ficaremos com o amigo do rapaz do BES... Sempre é só meia anedota...

É exactamente este o meu pensamento... Não dá para fazer likes, vai assim...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por JohnyRobaz » 18/1/2016 19:01

Gostava de saber o que torna, por exemplo, o Sampaio da Nóvoa numa anedota.. :roll:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por atomez » 18/1/2016 18:55

Imagem
Niccolò Machiavelli

por Dr Tretas » 18/1/2016 13:45

Clinico Escreveu:A campanha eleitoral para Presidente da Republica tem-se resumido a 2 coisas:
1) todos contra Marcelo, pela patologia moderna da esquerda que vive com a obsessão de "derrotar a direita" :roll:
2) confundir a função do Presidente da Republica com programas de Governo . :roll:

O Presidente tem que ser um homem conhecedor de Leis e da Constituição e quem tem acusado o Marcelo disto ou daquilo incluindo de ser um mediático comentador de televisão, esquece-se que o nosso 1º ministro também foi e que isso em nada lhe tira as capacidades académicas ou de conhecimento de Leis.
Se o homem é contra o aborto ou é amigo pessoal do Ricardo BES ou se leva marmita ou se se meteu com o Belmiro, isso não tira capacidades ao Marcelo.

Em primeiro lugar é preciso perceber quais as funções do Presidente da Republica e depois , dentro dessas funções, quem pode ter a melhor capacidade de as assumir.
Abraços
Clinico

"perceber quais as funções do Presidente da Republica" :?:
Isso está escrito na Constituição, não tem nada que perceber... Nem é requisito para ser PM. Os requisitos também lá estão escritos.
Para mim quanto menos gente da área de Direito em cargos governativos, melhor. Já basta o PM.

por Clinico » 18/1/2016 8:15

A campanha eleitoral para Presidente da Republica tem-se resumido a 2 coisas:
1) todos contra Marcelo, pela patologia moderna da esquerda que vive com a obsessão de "derrotar a direita" :roll:
2) confundir a função do Presidente da Republica com programas de Governo . :roll:

O Presidente tem que ser um homem conhecedor de Leis e da Constituição e quem tem acusado o Marcelo disto ou daquilo incluindo de ser um mediático comentador de televisão, esquece-se que o nosso 1º ministro também foi e que isso em nada lhe tira as capacidades académicas ou de conhecimento de Leis.
Se o homem é contra o aborto ou é amigo pessoal do Ricardo BES ou se leva marmita ou se se meteu com o Belmiro, isso não tira capacidades ao Marcelo.

Em primeiro lugar é preciso perceber quais as funções do Presidente da Republica e depois , dentro dessas funções, quem pode ter a melhor capacidade de as assumir.
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por RenatormbCarvalho » 18/1/2016 4:18

Churchill_PT Escreveu:Bom...

Neto, Maria de Belém, Marcelo e Marisa excluídos logo à partida.

O Neto parece-me demasiado extremista na sua inclinação à direita para poder ser um bom PR.

O Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de o respeitar como comentador e académico já emitiu bastantes opiniões no passado que o "queimaram" (ninguém se lembra o que o homem disse sobre o direito ao aborto? Coisas dessas...)

A Maria de Belém, honestamente desconheço o trabalho dela, mas para além de me dar um feeling estranho não tem "pose" nem carácter para PR, nem percebo para que é que se candidata.

A Marisa Matias pensa que está a concorrer a primeira-ministra. Alguém devia explicar-lhe que o PR não tem poder legislativo e que ela não vai poder fazer tudo o que diz que quer fazer. Esperava ver uma boa candidata nestas eleições mas infelizmente nenhuma mulher de peso se chegou à frente (Manuela Ferreira Leite? não estou a ver assim mais nenhuma agora).

O resto dos candidatos ainda estou a analisar, tenho que fazer mais alguma pesquisa.

A campanha em si tem sido pobre, os debates continuam a passar muito pelo ataque pessoal e pouco desenvolvimento em temas importantes como a representação de Portugal a nível internacional e as relações com os PALOPS por exemplo. (Ninguém fala de Angola, Moçambique, Brasil e como podia ser criado um eixo entre as democracias que falam português. Bom ok, Angola não porque não é uma democracia.

Ainda estás a analisar o Edgar Silva?

Por favor diz-me que te esqueces-te de o referir acima :D
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por Churchill_PT » 18/1/2016 3:45

Bom...

Neto, Maria de Belém, Marcelo e Marisa excluídos logo à partida.

O Neto parece-me demasiado extremista na sua inclinação à direita para poder ser um bom PR.

O Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de o respeitar como comentador e académico já emitiu bastantes opiniões no passado que o "queimaram" (ninguém se lembra o que o homem disse sobre o direito ao aborto? Coisas dessas...)

A Maria de Belém, honestamente desconheço o trabalho dela, mas para além de me dar um feeling estranho não tem "pose" nem carácter para PR, nem percebo para que é que se candidata.

A Marisa Matias pensa que está a concorrer a primeira-ministra. Alguém devia explicar-lhe que o PR não tem poder legislativo e que ela não vai poder fazer tudo o que diz que quer fazer. Esperava ver uma boa candidata nestas eleições mas infelizmente nenhuma mulher de peso se chegou à frente (Manuela Ferreira Leite? não estou a ver assim mais nenhuma agora).

O resto dos candidatos ainda estou a analisar, tenho que fazer mais alguma pesquisa.

A campanha em si tem sido pobre, os debates continuam a passar muito pelo ataque pessoal e pouco desenvolvimento em temas importantes como a representação de Portugal a nível internacional e as relações com os PALOPS por exemplo. (Ninguém fala de Angola, Moçambique, Brasil e como podia ser criado um eixo entre as democracias que falam português. Bom ok, Angola não porque não é uma democracia.

Registado: 17/1/2016 2:03

por RenatormbCarvalho » 18/1/2016 2:59

Sinedrio Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Então, colegas, já decidiram em quem votar :?:

Eu estou indeciso entre o Paulo de Morais e o Henrique Neto. O mais giro é que sempre que os comentadores habituais dos nossos media falam no Morais, dizem que sofre de monomania, que é populista, etc...

Parece que agora querer combater a corrupção é populismo :mrgreen: Sempre a aprender :roll:

E os 3 candidatos "principais"? Que anedota... pelo menos eu acho-os uma anedota.

Tenho exatamente o mesmo pensamento, mas no meu caso, voto Paulo Morais. Por questões de idade..o Henrique Neto já vai numa idade avançada. E porque o Paulo Morais é o melhor de todos os candidatos com números, coisa que falta muito a Portugal.

Completamente de acordo.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por Sinedrio » 17/1/2016 21:53

Eu estou indeciso entre o Paulo de Morais e o Henrique Neto. O mais giro é que sempre que os comentadores habituais dos nossos media falam no Morais, dizem que sofre de monomania, que é populista, etc...

Parece que agora querer combater a corrupção é populismo :mrgreen: Sempre a aprender :roll:

E os 3 candidatos "principais"? Que anedota... pelo menos eu acho-os uma anedota.

Tenho exatamente o mesmo pensamento, mas no meu caso, voto Paulo Morais. Por questões de idade..o Henrique Neto já vai numa idade avançada. E porque o Paulo Morais é o melhor de todos os candidatos com números, coisa que falta muito a Portugal.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Opcard » 17/1/2016 19:06

Eu estou com Henrique Neto a falta de melhor , mas a esquerda vai esmagar pode atingir a totalidade dos votos válidos .

Registado: 14/3/2009 0:19

por artista_ » 17/1/2016 17:30

Em princípio votarei Paulo Morais, se ele tivesse alguma hipótese de ganhar teria de pensar bem, mas como não vai ganhar é apenas mais um voto a "chamar corruptos" aos políticos todos... sendo que penso que nem todos o serão! :roll: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por RaposoTavares » 17/1/2016 16:40

Pessoalmente, à primeira volta, também voto no Henrique Neto. Se não houver segunda volta, ficaremos com o amigo do rapaz do BES... Sempre é só meia anedota...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Dr Tretas » 17/1/2016 16:33

5640533 Escreveu:Eu vou votar Marcelo e não o acho nenhuma anedota. É uma pessoa com conhecimentos enciclopédicos, inteligência superior, open minded. O que diz respeito à campanha... é um circo.

Isso pode ser tudo verdade, mas que mais valia traz ele à presidência? Vai ser só decorativo, como alguém disse, uma espécie de Cavaco, mas a cores.

por Texano Bill » 17/1/2016 15:45

Só sei que "a esquerda" está-se mesmo a esforçar para perder. :clap: :D

Registado: 20/8/2011 12:52

por rollingsnowball » 17/1/2016 15:27

Como estou em hibernação tenho seguido pouco a campanha e apenas conheço os 3 preferidos da comunicação social (duas anedotas e meia) e ouvi o henrique neto duas vezes mais o tempo de antena na radio. Claro está que o Henrique neto lhes deu 15-0 apesar de não ter gostado do tempo de antena assim tanto. Tenho receio é das suas ligações antigas ao PS mas na entrevista que vi ele basicamente renegou os partidos todos e disse que a convite propôs em comício do ps no inicio dos 2000 o modelo irlandês para Portugal o que foi prontamente ignorado pelos restantes membros do ps com as consequências que todos sabemos
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por 5640533 » 17/1/2016 15:11

Eu vou votar Marcelo e não o acho nenhuma anedota. É uma pessoa com conhecimentos enciclopédicos, inteligência superior, open minded. O que diz respeito à campanha... é um circo.

Registado: 29/11/2007 1:36

Esta Magnífica Campanha Presidencial

por Dr Tretas » 17/1/2016 13:38

Então, colegas, já decidiram em quem votar :?:

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 144 visitantes