Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 15/1/2016 23:52

O duplo fundo é apenas uma esperançazita para os longos, para que ele venha a verificar-se muita coisa tem que acontecer... mas se eu herdasse agora umas ações do BCP o mais certo seria colocar-lhes já um stop um pouco abaixo do fundo anterior, não está muito longe, já não haveria muito a perder!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AntónioManuel » 15/1/2016 23:43

Andei 5 ou seis Anos a abrir trades contra a tendência e a levar nas orelhas, mudei de estratégia nos últimos um ou dois e melhorou muito.Compreendo que alguns tenham que andar 5 ou 6 Anos a levar nas orelhas como eu.
Abri curto hoje de manhã a favor da tendência pois claro e vou investindo curto no Bcp enquanto não cair 30 ou 40% numa semana como diz o Zeca
Anexos
bcpdiario.png
Gráfico Diário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por artista_ » 15/1/2016 23:33

O duplo fundo é apenas uma esperançazita para os longos, para que ele venha a verificar-se muita coisa tem que acontecer... mas se eu herdasse agora umas ações do BCP o mais certo seria colocar-lhes já um stop um pouco abaixo do fundo anterior, não está muito longe, já não haveria muito a perder!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Zecatreca_1001 » 15/1/2016 23:17

O artista_ escreveu e bem, sobre a possibilidade de um duplo fundo no bcp.
Até pode existir mas, IMHO, enquanto aquela ltd a vermelho não for quebrada, será apenas um possível ressalto de curto prazo naquele suporte, assinalado com uma linha horizontal à cor preta.
Se e só se quebrar essa ltd, é provável que mude a tendência de descendente para ascendente.
Pessoalmente não me envolvo neste tipo de cotadas. Cotações abaixo dos 5 dólares, para mim, não obrigado!
Já agora enganei-me no ultimo gráfico que coloquei. É um gráfico diário e outro mensal (e não semanal como tinha apontado anteriormente).
Anexos
BCP 15-1-2016.png
bcp está bom prós patos 10.png
bcp está bom prós patos 10.png (24.28 KiB) Visualizado 6466 vezes

Registado: 29/11/2007 10:54

por Rascacielos » 15/1/2016 23:05

Eu até tava tentado a dizer aqui umas palavritras, mas ontem disseram aqui que já não tinha credibilidade neste forum e nesse sentido vou remeter-me ao silêncio :mrgreen:

Registado: 16/5/2009 0:58

por Zecatreca_1001 » 15/1/2016 22:49

Artista_
Vou contar duas pequenas (de entre muitas) e resumidas histórias sobre pessoas que desinvestiram no BCP.
A primeira foi no dia 24 de dezembro do ano passado, 2015. Quando eu estava no salão, deitado num dos sofás, com o pc à mão de semear a ver os fechos dos indices. Um familiar bastante proximo perguntou-me o que era aquilo e contei-lhe o que fazia. Depois de mais meia dúzia de "letra" confessou-me que em tempos "investiu" no BCP. Não me lembro ao certo do valor em que entrou. Só sei que tem neste momento uma desvalorização de 99%. Basicamente, como não tinha o que fazer ao dinheiro, meteu 30k no bcp. Neste momento ainda tem as acções que lhe valem a modesta quantia de pouco menos de 300euros.
lálá lá...blá blá blá....e ainda me disse que ia comprar mais 300euros para baixar a média.
8-)
só lhe consegui dizer: " vamos os dois almoçar e jantar, beber umas garrafinhas de vinho tinto, pois vão ser os 300euros mais bem empregues de sempre." 8-)

A outra história foi esta semana. Mas este foi mais esperto. "investiu" 20k e quando ja só tinha 1000euros, mandou o gerente de conta meter o que restava à ordem. Mesmo depois do gerente o "avisar" n vezes de que estava a fazer mal. :wall:
Enfim....as histórias repetem-se.
Uma acção, mesmo ela tendo descido 99%, pode muito bem descer mais 99%. E para recuperar, precisa de muito esforço.
Basta pensar:
Uma acção vale 5 euros. Em n anos desceu 99% portanto para os 0,05euros. Para voltar ao mesmo sitio precisa de subir 9900% (se não estou em erro).
Muito dificilmente lá chegará.
Mas dos 0,05euros pode muito bem voltar a cair 99%. Basicamente para os 0,0005euros. Para estes valores acho improvavel já que não existem muitas cotadas portuguesas nestes patamares. Mas pode acontecer descer para 0,005 (como no caso do banif) o que corresponde a 90% de quedas.
São contas muito simples que as pessoas têm de fazer.
Deixar a conta ir a estes valores conscientemente, é, pura e simplesmente, ridículo.

por artista_ » 15/1/2016 22:13

zecatreca_2 Escreveu:Acho ridículo, que certas pessoas, caldeireiros com falta de formação e informação financeira, continuem a dizer babuseiras, mesmo quando outros, com mais formação, com muita paciência, explicam o porquê desses erros. Pior, continuam a inventar teorias da treta (que não passam mesmo disso: tretas) para argumentar com....qualquer coisa. Apenas porque sim, para alimentarem a esperança das posições perdedoras. Para cativar outras pessoas a caírem no mesmo só para não ficarem sozinhos.
Se isso continuar a acontecer, aí sim é que é um degredo do forum!

O problema de ser direto, frontal, é o de chocar muita gente que está longa no título, que vê esses comentários como se fossem agressivos, quando eles pretendem apenas alertar, não apenas o interlocutor mas a generalidade dos investidores que lêem isto... aparentemente começou a frequentar com alguma assiduidade este tópico alguém ainda mais direto que eu! :D

Atenção que nunca é tarde para aprender, em qualquer altura podemos dizer basta ou estabelecer uma nova estratégia para o futuro. Em qualquer momento o importante é estar preparado para isto, saber o que se deve e não deve fazer e agir em conformidade com isso... já o escrevi aqui muitas vezes mas vai mais uma, em 2006 assumi no BCP as maiores perdas que alguma vez tive, vendi por volta dos 2.60/70. Tinha comprado na casa dos 5 euros, entretanto tinham caído muito, fizeram um mínimo nos 1,24 (ainda consigo dizer o valor exato porque já um bocado desesperado vendi umas poucas a 1,25 :D ). O BCP continuou a subir até perto dos 5 euros (acho que nunca chegou lá mas já não tenho a certeza), se tivesse esperado tinha conseguido sair com ganhos ligeiros (já que tinha ido a alguns AC's que colocaram o preço médio da posição nos 4,50 euros, mais coisa menos coisa. Ainda assim nunca me arrependi de ter vendido, definitivamente esse assumir do erro marcou definitivamente o meu grande passo como investidor, ainda hoje tenho algum orgulho próprio em o ter conseguido fazer sem arrependimentos, com a noção de que o erro tinha sido o ter comprado sem qualquer noção do que estava a fazer... ainda hoje vinha a pensar (passo bastante tempo no trânsito pelo que tenho muito tempo para o fazer) na sorte que tive em ter começado a investir em 1997, se tivesse começado a investir 5 ou 6 anos depois provavelmente teria-me enterrado fortemente. A grande diferença é que quem começou em quando eu comecei teve o seu primeiro bear market a seguir a 2000, mas as cotações de quase todas as empresas recuperou depois, entre 2003 e 2007, o que me permitiu recuperar totalmente dos erros cometidos anteriormente. Mas quem entrou depois já serão poucos os que cometeram erros mais ou menos usuais em principiantes que conseguiram sair disto sem perdas violentas!

por artista_ » 15/1/2016 21:48

Ogratuito Escreveu:Penso que se os fundos apostam numa ação e supondo que são profissionais a gerir os fundos, a ação terá algum potencial...
Cumpts

Uma das primeiras coisas que convém saber quando se investe é que aqui o conceito de "profissional" conta pouco... podes ir ver quantos "profissionais" recomendavam BES pouco antes de ele falir, ou quantos fundos, geridos por profissionais, estavam carregados de BES e Banif quando estes faliram. Lembro-me até de o BES ter vendido uma posição significativa ao GS (se não me engano) poucos semanas antes da falência... o problema de muitos investidores é que compram um título sem grande estudo ou experiênca disto e depois andam à procura de dados que sustentem a sua posição. Obviamente não é difícil encontrar coisas destas. Se quiserem fazer um exercício vão procurar o que diziam os "profissionais" num ano qualquer e depois vão ver como evoluíram as cotações, nos anos em que as coisas correm bem e os mercados sobem são capazes de encontrar menos discrepâncias e as que encontram são por defeito, mas nos anos em que os mercados descem... é só desilusões!

E o BCP caiu mais uma vez fortemente, já está menos de 5% acima dos mínimos relativos anteriores... as coisas não estão fáceis para quem está longo, mas ninguém pode dizer que seja propriamente algo que surpreende. Um duplo fundo seria excelente, infelizmente as coisas não parecem caminhar para isso, pode ser que me engane, era bom sinal!

por Zecatreca_1001 » 15/1/2016 21:44

Deduzindo que o post é para mim:

frosasantos Escreveu:uma coisa é ser directo, frontal, pragmático,

check!
frosasantos Escreveu: outra é ser jocoso,

Não estou a ver onde gozei com alguém....

frosasantos Escreveu:irónico, sarcástico,

Tanto sou neste tópico como em outro qualquer.

frosasantos Escreveu:etc. independentemente de estar correcto há maneiras de se expor as coisas. novamente, isto não por quem cá vem diariamente, mas principalmente por todos os outros curiosos. obviamente que a imagem fica muito denegrida, por mais conhecimentos que possam ter na matéria.

Não me parece que a imagem do forum fique denegrida com as minhas indirectas.

Fica denegrida se continuarem a alimentar egos, analises mal feitas, a convencer de que o errado está certo e a alimentar falsas esperanças numa acção que continua claramente descendente em todos os prazos temporais. Ainda por cima numa penny stock!!!!! Comprar BCP neste momento não é investir. É desinvestir.

Enquanto não der sinais de que a tendência vai mudar para ascendente, a minha opinião e a de muitos outros caldeireiros (curiosamente os que têm mais anos de "casa"), é de que é um mau investimento para alocar capital. Para quê colocar capital numa cotada se logo à partida a probabilidade de continuar a descer é maior? Pior ainda, dizer que reforçar posições perdedoras até aos mínimos de sempre que corresponde a uma queda de 70ou80%, sem estratégia, é que é o correto?

Fui claro várias vezes:

A estratégia de comprar quando se quer apanhar facas, ainda por cima reforçar sem qualquer tipo de estrategia, só pelo facto de acreditar ou ter fé numa cotada, leva à ruína de uma carteira.

O bogos disse e muito bem:
bogos Escreveu:O Zeca sabem bem o que é levar PANCADAS FORTES na carteira. Ninguem está aqui a martirizar ninguém.
O que é eu ganho com isto? Não tenho BCP, não tenho interesses no PSI nem nas suas cotadas.
Choca-me é a forma como há malta que não tem de facto consciência daquilo que são as consequências e regras do mercado.

Sei sim senhor. Sei o que é levar pancada. E das grossas. Mas se levei, tambem me levantei, li, estudei e perguntei para aprender. Perdi horas, dias, meses e anos a olhar para o mercado e a assimilar muita coisa que agora até me é difícil explicar o que para mim é o mais básico.
Daí dizer e mostrar onde podem aprender o mínimo dos mínimos de como funcionam os mercados financeiros. Presencialmente até é melhor.

Acho ridículo, que certas pessoas, caldeireiros com falta de formação e informação financeira, continuem a dizer babuseiras, mesmo quando outros, com mais formação, com muita paciência, explicam o porquê desses erros. Pior, continuam a inventar teorias da treta (que não passam mesmo disso: tretas) para argumentar com....qualquer coisa. Apenas porque sim, para alimentarem a esperança das posições perdedoras. Para cativar outras pessoas a caírem no mesmo só para não ficarem sozinhos.
Se isso continuar a acontecer, aí sim é que é um degredo do forum!

Cumprimentos e BN

por Ogratuito » 15/1/2016 19:52

Penso que se os fundos apostam numa ação e supondo que são profissionais a gerir os fundos, a ação terá algum potencial...
Cumpts

Registado: 9/1/2012 12:24

por bogos » 15/1/2016 19:49

Ogratuito Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos_de_investimento/detalhe/bcp_regressa_ao_top_das_apostas_dos_fundos_nacionais.html

A escolha de alguns fundos .
Cumpts.

Ora vamos cá então esmiuçar a questão.
Musicas para os meus ouvidos, ou música para os meus bolsos?

Exercicio prático sobre noticias?
De que forma a noticia do negócios afecta a minha forma de negociar?
Compro?
Vendo?
Fico Liquido?

Seria interessante uma votação, porque aí sim, daria pelo menos para retirar estatística ao sentimento.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ogratuito » 15/1/2016 19:41

Registado: 9/1/2012 12:24

por Ulisses Pereira » 15/1/2016 19:17

Se querem falar do BCP, estejam à vontade. Se não quiserem, lamento mas apagaremos os vossos posts.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bogos » 15/1/2016 19:17

Artista Romeno Escreveu:
HaRt Escreveu:
rsacramento Escreveu:para mim há pelo menos duas coisas indispensáveis no trading: pensar pela sua própria cabeça e assumir as suas responsabilidades

Para que conste, valorizo as opiniões do Artista Romeno, por isso comprei Portucel. Mas se a Portucel falir a culpa é minha.
Julgo que estamos neste fórum para recolher opiniões uns dos outros para formarmos uma opinião de onde devemos investir.

Foi nesse sentido o meu comentário, não foi no sentido de responsabilizar ninguém.

este topico é impossivel, onde é que eu há 10 meses recomendei alguem a entrar na portucel vejam as mensagens são publicas a unica coisa que disse foi no dia 4 de abril que a opção pelo dividendo extraordinario faria sentido tendo em conta a baixa alavancagem da empresa e o facto da divida andar barata, falei apenas de semapa em fevereiro.... não se sabem comportar como crescidos,e mesmo que tivesse recomendado a portucel, há um disclaimer a azul...no entanto sim considero a portucel das melhores empresas nacionais um roic sempre acima do custo do capital desde há muito tempo :-k

Oh Artista Romeno...

Não te avespinhes, porque se a coisa pega moda....olha lá....tens aqui o meu NIB.....por conta (pode ser do Pitrol)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora falando mais a sério.
O Hart já disse o que tinha que ser dito aqui no ponto 4.

...
HaRt Escreveu:Ponto nº1: Quem falou em recomendações foste tu
Ponto nº2: "no entanto sim considero a portucel das melhores empresas nacionais um roic sempre acima do custo do capital desde há muito tempo :-k" - isto para mim é uma opinião.
Ponto nº3: pelos vistos há alguém que não se está a comportar como crescido, desse lado
Ponto nº4: eu não culpo ninguém pelos meus maus investimentos, nem dou louros a ninguém pelos meus bons investimentos
Ponto nº5: eh pá, sinceramente pensei que ias ficar contente por te ter dado ouvidos por ter investido na Portucel.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por bogos » 15/1/2016 19:11

rsacramento Escreveu:para mim há pelo menos duas coisas indispensáveis no trading: pensar pela sua própria cabeça e assumir as suas responsabilidades

Diria que esse é o 1º sacramento.. :)

É tão mais fácil para fazer trade....

Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por HaRt » 15/1/2016 19:09

Ponto nº1: Quem falou em recomendações foste tu
Ponto nº2: "no entanto sim considero a portucel das melhores empresas nacionais um roic sempre acima do custo do capital desde há muito tempo :-k" - isto para mim é uma opinião.
Ponto nº3: pelos vistos há alguém que não se está a comportar como crescido, desse lado
Ponto nº4: eu não culpo ninguém pelos meus maus investimentos, nem dou louros a ninguém pelos meus bons investimentos
Ponto nº5: eh pá, sinceramente pensei que ias ficar contente por te ter dado ouvidos por ter investido na Portucel.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por Artista Romeno » 15/1/2016 18:57

HaRt Escreveu:

Para que conste, valorizo as opiniões do Artista Romeno, por isso comprei Portucel. Mas se a Portucel falir a culpa é minha.
Julgo que estamos neste fórum para recolher opiniões uns dos outros para formarmos uma opinião de onde devemos investir.

Foi nesse sentido o meu comentário, não foi no sentido de responsabilizar ninguém.

este topico é impossivel, onde é que eu há 10 meses recomendei alguem a entrar na portucel vejam as mensagens são publicas a unica coisa que disse foi no dia 4 de abril que a opção pelo dividendo extraordinario faria sentido tendo em conta a baixa alavancagem da empresa e o facto da divida andar barata, falei apenas de semapa em fevereiro.... não se sabem comportar como crescidos,e mesmo que tivesse recomendado a portucel, há um disclaimer a azul...no entanto sim considero a portucel das melhores empresas nacionais um roic sempre acima do custo do capital desde há muito tempo :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por HaRt » 15/1/2016 18:43

por DocinhoTrader » 15/1/2016 18:42

E cá estamos nós colegas na casa dos 0,04cts e que penso que em breve fure mais abaixo,afinal nao foi preciso vir nenhuma guerra para meter o bcp nestes valores,como se dizia por aqui.Graficos nao funcionam,nao utlizem,isso é coisa de malucos,deixem que eu utilizo :wink:
Bons negocios a todos
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por rsacramento » 15/1/2016 18:32

para mim há pelo menos duas coisas indispensáveis no trading: pensar pela sua própria cabeça e assumir as suas responsabilidades

Registado: 29/11/2007 12:50

por NM_2 » 15/1/2016 18:31

HaRt Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:
HaRt Escreveu:Ok, espero que tenhas razão. Para já, os meus 10 meses de Portucel não me dão motivos para sorrisos e posso dizer que o que me fez investir nela foi a tua opinião.

Esta foi detestável... Ainda bem que o homem não te propôs outra coisa mais aviltante... Bolas!

Ele não me propôs nada. Deu a sua opinião. Eu dei valor à opinião dele e neste momento estou a perder dinheiro. Não o estou a culpar de nada, estou a reforçar a minha opinião: os mercados não estão a valorizar quem quer estar a longo prazo mas sim a quem quer estar a comprar e vender ao "minuto".

Eu tambem tenho portucel. É uma empresa boa ao nível de fundamentais...
O curto prazo pode ser traiçoeiro.
Quando se está na dúvida não se entra ou entra-se com pouco para se descer e a situação da empresa não se alterar reforçar.
É fácil dizer mas é sempre melhor 0 do que negativo....
E as negativas dá sempre para abater nas mais valias se for o caso.
E pode-se voltar a comprar posteriormente penso eu de que...
Há que ter paciência... já esperança demais como no bcp pode ser um erro...
E ser daquelas para deixar em testamento... se sobreviver que acredito que sim!!!! :twisted:

Registado: 2/9/2014 22:13

por HaRt » 15/1/2016 18:26

Raposo Tavares Escreveu:
HaRt Escreveu:Ok, espero que tenhas razão. Para já, os meus 10 meses de Portucel não me dão motivos para sorrisos e posso dizer que o que me fez investir nela foi a tua opinião.

Esta foi detestável... Ainda bem que o homem não te propôs outra coisa mais aviltante... Bolas!

Ele não me propôs nada. Deu a sua opinião. Eu dei valor à opinião dele e neste momento estou a perder dinheiro. Não o estou a culpar de nada, estou a reforçar a minha opinião: os mercados não estão a valorizar quem quer estar a longo prazo mas sim a quem quer estar a comprar e vender ao "minuto".

por RaposoTavares » 15/1/2016 18:20

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por HaRt » 15/1/2016 18:10

Ok, espero que tenhas razão. Para já, os meus 10 meses de Portucel não me dão motivos para sorrisos e posso dizer que o que me fez investir nela foi a tua opinião.

por Artista Romeno » 15/1/2016 18:00

HaRt Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
HaRt Escreveu:Bogos,
Os exemplos que deste foram todos da banca, mas as outras estão na mesma... Portucel, toda a gente diz bem da cotada e lá porque tem um valor da acção mais digno, está na mesma como as outras... E é geral, estão todas assim. Mas estão todas assim não é há dias, é há anos. É este o conceito de bolsa? Tirar dinheiro ao pequeno investidor? O grande investidor sabe shortar e usa as ferramentas todas xpto para perceber que deve shortar, mas para quem só quer uma alternativa ao depósito a prazo a valer menos que 0, neste momento só tem uma: o colchão.
Isso é perigoso para o grande investidor que está a shortar, que não terá quem lhe compre as acções e poderá ficar a brincar sozinho.

A portucel tem dado bons retornos ao contrário do que aqui é dito, é das poucas do psi que se safam, o mercado nem sempre reflete o valor das empresas, quando a discrepancia é grande compra-se adorava ver o bcp mais abaixo :lol:

E o que tem dar dividendos? Eu tenho acções da Portucel e recebi os dividendos, mas não posso pensar nela para o longo prazo, porque o valor das acções está a perder mais que o que ganhei em dividendos.

não digam asneiras vejam a portucel nos ultimos 15 anos entre dividendos e cotação é das melhores empresas do psi tirando a jmt, este topico é só pessoal amanuense :shock: a altri está muito mais exposta aos preços da pasta que a portucel que vende papel e a outra não
digo mesmo ver o bcp abaixo na casa dos 3 centimos era brutal :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 128 visitantes