Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por Pecunia...olet! » 15/1/2016 21:17

Ogratuito Escreveu:Boas,
Por mais que pesquise no google não consigo esclarecer:
1) se o ETF é alavancado?
2) se está relacionado com um indice ou uma commoditie... agora que está tudo a cair , também perdemos se optarmos por ETF ?
Obrigado


Caro Ogratuito,
ETF's é uma designação muito genérica para um leque muito variado de "fundos negociados em bolsa". Existem hoje centenas de ETF's nas principais bolsas e cada um dos ETFs tem características muito específicas. Por se chamarem ETF's não significa simples.

Alguns são de facto muito simples: exemplo: Um ETF sobre o S&P500: cujo objectivo é dar uma performance semelhante ao índice S&P500 (menos despesas). Simples e transparente.

Mas existem outros tipos de ETFs que são muito complexos e alguns muito arriscados (não pelo subjacente mas pela forma como são "construídos"). Podem ser sobre ações, obrigações, commodities. Podem beneficiar com subidas ou com descidas. Podem ser alavancados ou não. Podem ser "funded" ou "unfunded". Podem ter cláusulas de re-set quando apresentam variações muito elevadas. E note-se que também podem ser sobre o S&P500. Mas não têm nada a ver com o exemplo de ETF que referi no parágrafo anterior. Complicação e opacidade são características destes casos.

Os dois ETFs mencionados (FAZ/FAS) são alavancados: a performance do ETF é 3x a performance diária do subjacente. Até pode parecer simples de entender. Mas apenas um exemplo para mostrar o risco que envolvem: Suponhamos que o fundo está a 100. O subjacente desce 5% num dia. O fundo deveria descer 5%*3=15% (ignorando custos). Ou seja, passaria para 85.
No dia seguinte o índice subjacente subia 5%. O ETF subiria 5%*3=15%. Passaria para 97,75. Ou seja, em dois dias em que o subjacente desceu 5% e subiu 5%, o investimento neste ETF representaria uma perda de 2,25%. E o subjacente estaria praticamente inalterado (-0,25%). Imaginem o que este processo pode fazer ao valor do fundo ao longo de muitos dias/semanas/meses...

Outro exemplo: ETFs sobre commodities. Normalmente são geridos com futuros sobre essas commodites.E na data de maturidade do futuro têm que ser rolados para o futuro seguinte. Se o preço futuro for acima do preço actual (o nome técnico é contango) significa uma coisa simples: vender o futuro que se detém a um preço e comprar um futuro com uma maturidade mais longa a um preço superior. Se o fundo valer 100 e o valor do futuro que está a expirar também é 1. Antes de expirar o gestor vende 100 unidades esse futuro a 1 e fica com 100. Agora tem de comprar o futuro seguinte. Vamos supor que o preço do futuro seguinte é 1,02. O fundo só tem 100. Então só pode comprar 98 unidades do novo futuro. Ou seja, este processo ao longo do tempo faz com que a exposição do fundo ao activo se reduza e penalize a performance do fundo. Em prazos longos este efeito é muito importante.

Estes são apenas dois dos riscos deste tipo de ETFs alavancados. Existem muitos outros. Não significa que sejam maus. Apenas que merecem uma análise caso a caso e muita atenção às características de cada um. Ok, alguns são mesmo maus...

Resumindo, no que diz respeito a ETFs, cada caso é um caso. Desde o mais simples e transparente até ao mais arriscado e complicado. Como regra, sempre que existir um +2X/3X ou -2X/-3X significa alavancagem.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por NM_2 » 15/1/2016 19:53

Ogratuito Escreveu:Boas,
Por mais que pesquise no google não consigo esclarecer:
1) se o ETF é alavancado? Não sei depende do ETF penso eu de que
2) se está relacionado com um indice ou uma commoditie... agora que está tudo a cair , também perdemos se optarmos por ETF ? Se o ETF for baseado em posições curtas valoriza caso contrário desce. Tens de ver isso
Obrigado


Direxion Daily Financial Bear 3X ETF (FAZ) BEAR curto... Subiu
http://finance.yahoo.com/echarts?s=FAZ+Interactive#{"allowChartStacking":true}

Direxion Daily Financial Bull 3X ETF (FAS) BULL Desceu...
http://finance.yahoo.com/echarts?s=FAS+Interactive#{"allowChartStacking":true}
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por Ogratuito » 15/1/2016 19:47

Boas,
Por mais que pesquise no google não consigo esclarecer:
1) se o ETF é alavancado?
2) se está relacionado com um indice ou uma commoditie... agora que está tudo a cair , também perdemos se optarmos por ETF ?
Obrigado
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por rsacramento » 15/1/2016 18:35

fico satisfeito por ficares esclarecido: já agora, o fórum também permite buscas, de maneira que se pesquisares por ETF vais encontrar muita coisa

fica bem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por pedro-ferreira » 15/1/2016 18:29

boa tarde rsacramento,

ja pesquizei sim e pelo que li na tranversal parece que é igual a um fundo, mas como estes sao alvancados nao sei se funcionam da mesma maneira. e queria uma ajuda vossa com uma sintese rapida de quem domina ETFS :P

abraço e obrigado rsacramento por aleratres que existe google

Pedro Ferreira
 
Mensagens: 143
Registado: 1/5/2008 0:36
Localização: 20

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por rsacramento » 15/1/2016 18:22

pedro-ferreira Escreveu:boa tarde,

Gostaria pelo menos de saber, se um etf funciona como um fundo?

google is your friend
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por pedro-ferreira » 15/1/2016 18:19

boa tarde,

Gostaria pelo menos de saber, se um etf funciona como um fundo?
 
Mensagens: 143
Registado: 1/5/2008 0:36
Localização: 20

Estrategia para alturas de indecisao FAZ/FAS

por pedro-ferreira » 15/1/2016 14:11

BOA TARDE,

quero VOS apresentar aqui um cenario, na qual nao domino bem, porque nunca estudei ETFS.
Vamos supor que eu em março de 2009 comprei 10000 euros do ETF FAZ e ao msm tempo comprei10000 de ETF FAS...
o valor actual da carteira seria:
valor da FAZ aproximadamente igual a 0 euros
valor da FAS aproximadamente igual a 215000 euros
estas contas estao corretas?

se isto funcionasse era uma boa aplicaçao para qd existe imensas indefinicoes acerca do rumo do mercado :?


Abraço
Pedro Ferreira
 
Mensagens: 143
Registado: 1/5/2008 0:36
Localização: 20


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dc team, Phil2014, VALHALLA e 171 visitantes