Novo Banco - Nova medida de resolução
Re: Novo Banco - Nova medida de resolução
As que são afetadas são as que se regem pela lei portuguesa isin começado por pt e com valor nominal de 100000 eur cada pelo que só poderiam ter sido adquiridas por investidores qualificados assim a litigancia só pode ser feita em portugal mas será dificil ganhar qualquer processo visto o banco de portugal alegar o interesse publico na escolha das obrigações afetadas...acho que é mais ou menos isto 

- Registado: 10/5/2014 23:35
Artista Romeno Escreveu:o costa pensa que é muito esperto mas os investidores não se chamam Anotnio josé seguro nem passos coelho, se não forem as obrigações seniores dos particulares e forem as dos institucionais, isto vai ser contestado nos tribunais internacionais e o governo portugues vai perder muito rapidamente esta questão![]()
![]()
Como parece obvio,mas agora a hierarquia das obrigações está dependente de quem as compra? É Licenciado? Azar, vai arder, Sr. Artur da Mercearia, como você não sabe o que faz fica com o guito todo...
Lose your opinion, not your money
BES "mau" vai acabar
29/12/2015
O Banco Espírito Santo vai entrar em liquidação. Por vontade do Banco de Portugal, a entidade conhecida como BES "mau" vai perder a autorização, algo que acontece logo depois de "receber" os detentores de dívida sénior – uma medida que teve como objectivo favorecer o capital do Novo Banco.
"O Banco de Portugal irá solicitar ao Banco Central Europeu que proceda à revogação da autorização do BES, iniciando-se o processo judicial de liquidação", assinala a instituição presidida por Carlos Costa em comunicado emitido esta terça-feira, 29 de Dezembro.
Na prática, a entidade sob o comando de Luís Máximo dos Santos (na foto) deixa de ter como grande objectivo preservar e valorizar os activos para entrar numa fase de liquidação, que visa a distribuição dos seus activos pela hierarquia de credores.
Neste momento, o BES "mau" alberga os accionistas do antigo BES como também os detentores de dívida
29/12/2015
O Banco Espírito Santo vai entrar em liquidação. Por vontade do Banco de Portugal, a entidade conhecida como BES "mau" vai perder a autorização, algo que acontece logo depois de "receber" os detentores de dívida sénior – uma medida que teve como objectivo favorecer o capital do Novo Banco.
"O Banco de Portugal irá solicitar ao Banco Central Europeu que proceda à revogação da autorização do BES, iniciando-se o processo judicial de liquidação", assinala a instituição presidida por Carlos Costa em comunicado emitido esta terça-feira, 29 de Dezembro.
Na prática, a entidade sob o comando de Luís Máximo dos Santos (na foto) deixa de ter como grande objectivo preservar e valorizar os activos para entrar numa fase de liquidação, que visa a distribuição dos seus activos pela hierarquia de credores.
Neste momento, o BES "mau" alberga os accionistas do antigo BES como também os detentores de dívida
- Registado: 29/11/2007 9:32
ge229088 Escreveu:Por acaso, não fui um dos que adivinhei e fiquei com as obrigações sénior com vencimento para 2019/5 com o ISIN XS0782021140, salvo melhor opinião estas não foram afetadas (pelo menos não aparecem no anexo) e diria mais, de acordo com o referido no comunicado o BP fechou a intervenção no BES de acordo com o ponto 4 do mesmo comunicado,e agora só se o NB entrar em colapso é que ficarão em risco novamente.
4. Este conjunto de decisões constitui a alteração final e definitiva do perímetro de ativos, passivos, elementos extrapatrimoniais e ativos sob gestão transferidos para o Novo Banco, que assim se considera definitivamente fixado.
Também julgo que apenas os institucionais foram afetados
É assim?
Pagam 5% será boa ideia comprar mais algumas?
Já "irrevogável" teve um novo significado.... este "definitivo" também pode vir a ter.
Quero ver quanto vão valer essas XS na próxima semana....
- Registado: 13/8/2014 17:30
Por acaso, não fui um dos que adivinhei e fiquei com as obrigações sénior com vencimento para 2019/5 com o ISIN XS0782021140, salvo melhor opinião estas não foram afetadas (pelo menos não aparecem no anexo) e diria mais, de acordo com o referido no comunicado o BP fechou a intervenção no BES de acordo com o ponto 4 do mesmo comunicado,e agora só se o NB entrar em colapso é que ficarão em risco novamente.
4. Este conjunto de decisões constitui a alteração final e definitiva do perímetro de ativos, passivos, elementos extrapatrimoniais e ativos sob gestão transferidos para o Novo Banco, que assim se considera definitivamente fixado.
É assim?
É assim?
- Registado: 30/12/2015 0:46
mais_um Escreveu:cliente1 Escreveu:https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20151229-2.aspx
Estão aqui as séries em concreto
Boa noite!
Considerando o ponto 3.c) do comunicado do BdP parece-me que é transferido para o fundo de resolução (todos os bancos) o ónus de eventuais indemnizações relativas ao processo da resolução do BES, qual é a vossa opinião?
Bom ano
Na minha opinião isto está tudo lixado com "F" grande! Amanhã vou "cavar" um burado no latex (ou visco-elástico ou lá o que é?!) e se calhar é melhor em libras ou francos suiços.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
cliente1 Escreveu:https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20151229-2.aspx
Estão aqui as séries em concreto
Boa noite!
Considerando o ponto 3.c) do comunicado do BdP parece-me que é transferido para o fundo de resolução (todos os bancos) o ónus de eventuais indemnizações relativas ao processo da resolução do BES, qual é a vossa opinião?
Bom ano

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Alguém sabe quem são os detentores dessas obrigações?
- Registado: 29/11/2007 14:28
A confirmar-se que estão todas as emissões sénior a decisão só peca por tardia. Mas dou o braço a torcer porque aparentemente o Banco de Portugal já tinha acautelado essa hipótese aquando da resolução. Confesso que era o grande erro que me irritava na resolução do BES. Pelo menos apazigua o facto de no caso do Banif voltarem a não envolver as obrigações sénior e de não terem colocado as coisas no fundo de resolução (pelo lado positivo pode ser que se acabe por recuperar uma boa parte ou mesmo todo o capital metido no Banif este mês, o que justificaria o facto de não terem metido a dívida sénior).
Não podem ser os contribuintes ou o fundo de resolução a arcar com os problemas enquanto houverem obrigacionistas à frente. No caso dos depositantes com mais de 100k percebo, é uma questão de interesse de um sistema em que a confiança é o ponto central, e portanto é interesse de todos os bancos que os depositantes não entrem.
Não podem ser os contribuintes ou o fundo de resolução a arcar com os problemas enquanto houverem obrigacionistas à frente. No caso dos depositantes com mais de 100k percebo, é uma questão de interesse de um sistema em que a confiança é o ponto central, e portanto é interesse de todos os bancos que os depositantes não entrem.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Que medo. Este final de ano deu cabo de muita carteira.
Eu já não tinha grande confiança em obrigações; Então agora....
Não, obrigadinho.
Eu já não tinha grande confiança em obrigações; Então agora....

Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
zecatreca_2 Escreveu:deu agora na sic que está confirmado a questão das obrigações senior.
mas parece que nas emissões referidas serão todos, não terao sido colocadas junto de clientes de retalho as referidas series?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
deu agora na sic que está confirmado a questão das obrigações senior.

Sr_SNiper Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/cmvm_suspende_obrigacoes_do_novo_banco.html
Que tourada.
O BP e a CMVM andam cá de costas....
Agora é a dívida sénior que arde...
isto é completamente inacreditável... Cuidado com a sénior do BANIF...
Já vale tudo ...
Isto é mesmo uma tourada

a cada hora que passa os montantes a recapitalizar vão aumentando à velocidade da luz

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... enior.html
- Registado: 16/5/2009 0:58
Alguém quer especular como é que a "divida de retalho" não será afectada? Tem a ver com as series? Pode a mesma serie ter sido vendida tanto a retalho como aos "grandes investidores"?
Por exemplo, a CMVM suspendeu a negociação de determinadas series PT_qq_coisa, mas existe outras tipo XS_qq_coisa que também são seniores e são vendidas no estrangeiro.
Como é que podemos perceber melhor o que poderá estar a ser estudado nesta nova resolução?
Por exemplo, a CMVM suspendeu a negociação de determinadas series PT_qq_coisa, mas existe outras tipo XS_qq_coisa que também são seniores e são vendidas no estrangeiro.
Como é que podemos perceber melhor o que poderá estar a ser estudado nesta nova resolução?
ovelhaxone Escreveu:mas a ideia não é arderem todos? pelo que entendi é divida senior e entendi que era para todos. devem arder todos. pequenos, médios e grandes. qualqer dividia deve ser convertida em capital até que o buraco esteja tapado.
a ideia e arderem apenas os institucionais que tem divida senior os particulares com a mesma divida nao ardem isso é ilegal
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
mas a ideia não é arderem todos? pelo que entendi é divida senior e entendi que era para todos. devem arder todos. pequenos, médios e grandes. qualqer dividia deve ser convertida em capital até que o buraco esteja tapado.
- Registado: 18/7/2013 15:16
ovelhaxone Escreveu:Artista Romeno Escreveu:o costa pensa que é muito esperto mas os investidores não se chamam Anotnio josé seguro nem passos coelho, se não forem as obrigações seniores dos particulares e forem as dos institucionais, isto vai ser contestado nos tribunais internacionais e o governo portugues vai perder muito rapidamente esta questão![]()
![]()
o poder do tribunal está sobrevalorizado e a do Estado subvalorizado. processem á vontade. o estado não paga, mete recurso. volta a perder, mete outro recurso. voltar a perder, alega interesse nacional, é processado novamente volta a meter recurso. e vemo-nos daqui a 10 anos.
e isto da justiça não é só para uns. acho bem que alguem tente mudar as regras do jogo. se os accionistas e divida subordinada podem arder porque não a divida senior? quem empresta tem quase tanta responsabilidade como quem gere ou é dono do banco (como um simples pequeno accionista que nem acesso a informação priviligiada tem). pelo menos é bem mais responsavel do que os depositantes e ainda mais do que os contribuintes.
por mim deve arder tudo para proteger os depósitos. só depois se devem ir aos depositos acima dos 100k. e só depois abaixo dos 100k quando a coisa ficar mesmo preta e o banco for realmente sistémico.
nao sabia é que o Costa era capaz de fazer voz grossa. resta saber se é apenas fumaça.
de acordo que os dp devem ser protegidos, mas se um titulo for a vida tem que ir para todos os que o detêm, nunca podem uns nao arder e outros arder isso é ilegal e será facilmente desmontado num tribunal internacional
Artista Romeno Escreveu:o costa pensa que é muito esperto mas os investidores não se chamam Anotnio josé seguro nem passos coelho, se não forem as obrigações seniores dos particulares e forem as dos institucionais, isto vai ser contestado nos tribunais internacionais e o governo portugues vai perder muito rapidamente esta questão![]()
![]()
o poder do tribunal está sobrevalorizado e a do Estado subvalorizado. processem á vontade. o estado não paga, mete recurso. volta a perder, mete outro recurso. voltar a perder, alega interesse nacional, é processado novamente volta a meter recurso. e vemo-nos daqui a 10 anos.
e isto da justiça não é só para uns. acho bem que alguem tente mudar as regras do jogo. se os accionistas e divida subordinada podem arder porque não a divida senior? quem empresta tem quase tanta responsabilidade como quem gere ou é dono do banco (como um simples pequeno accionista que nem acesso a informação priviligiada tem). pelo menos é bem mais responsavel do que os depositantes e ainda mais do que os contribuintes.
por mim deve arder tudo para proteger os depósitos. só depois se devem ir aos depositos acima dos 100k. e só depois abaixo dos 100k quando a coisa ficar mesmo preta e o banco for realmente sistémico.
nao sabia é que o Costa era capaz de fazer voz grossa. resta saber se é apenas fumaça.
- Registado: 18/7/2013 15:16
Lion_Heart Escreveu:eu acho é que as pessoas confundem muito as coisas, la por verem uma pessoa vestida de fato, já lhe dão importância. ou por trabalhar (nem que seja a recibos verdes) num local supostamente respeitável (bancos) . Nota-se que até parecem estar dispostas a perder as suas economias só porque "faz parte do trabalho deles impingir lixo".
Gostava de saber se deixam que isso aconteça numa loja de roupa ou num restaurante por exemplo, se pedirem um bom peixe e vier uma sardinha e o empregado disser : esta é um luxo , preciso mesmo de a vender ao preço do robalo ou sou despedido, mas repare esta sardinha é importado e tem rating AAA . gostava de saber se a reacção era a mesma
Tens toda a razão e cada vez mais as pessoas vão aprendendo com os entalanços que levam ou que vão ouvindo nas noticias. Felizmente nunca me fiei em obrigações até porque nunca percebi bem como sair em caso de susto e por isso dei sempre para traz aos gestores de conta.
Se o tipo não disser que a sardinha tem rating AAA e mesmo assim não a conseguir vender, vai par a rua porque o patrão não consegue vender os robalos.

Não terá sido o mesmo que aconteceu com as agências de rating a classificar produtos que eram lixo tóxico como AAA para serem vendidos ao mundo inteiro e que fizeram despoletar a crise de 2008?
Na minha opinião o mundo caminha para a loucura e na tentativa de enganar como se não existisse amanhã. Todo o cuidado é pouco em cada passo que damos independentemente da área que queremos ou precisamos de pisar.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
eu acho é que as pessoas confundem muito as coisas, la por verem uma pessoa vestida de fato, já lhe dão importância. ou por trabalhar (nem que seja a recibos verdes) num local supostamente respeitável (bancos) . Nota-se que até parecem estar dispostas a perder as suas economias só porque "faz parte do trabalho deles impingir lixo".
Gostava de saber se deixam que isso aconteça numa loja de roupa ou num restaurante por exemplo, se pedirem um bom peixe e vier uma sardinha e o empregado disser : esta é um luxo , preciso mesmo de a vender ao preço do robalo ou sou despedido, mas repare esta sardinha é importado e tem rating AAA . gostava de saber se a reacção era a mesma

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Parece que a dívida do retalho não está afectada.
Quanto aos gestores de conta, só servem para ajudar o banco. A mim, há uns anos, disseram que só podiam mostrar o prospecto das séries comerciais no monitor!
Quanto aos gestores de conta, só servem para ajudar o banco. A mim, há uns anos, disseram que só podiam mostrar o prospecto das séries comerciais no monitor!
Editado pela última vez por JOAQUIM BARROs em 29/12/2015 18:51, num total de 1 vez.
- Registado: 11/7/2014 11:34
Re: NOVO BANCO - NOVA MEDIDA DE RESOLUÇÃO
zecatreca_2 Escreveu:Lion_Heart Escreveu:
Agora ligas para ela ... e já "fugiu" como qualquer bom aldrabão "desapareceu"
Não podemos chamar de aldrabões a estes funcionários.
Eles não passam disso mesmo: funcionários. Alguém que apenas quer garantir o bem estar da sua empresa e o do seu posto de trabalho.
Nem eles sabiam que ia acontecer. Gestores de conta são simples vendedores (marktingf) de produtos tóxicos que os administradores dos bancos querem vender. Ponto.
Aldrabões não sei mas a forma como te falou para mim ultrapassa em muito o razoável, mesmo tu que tens conhecimentos disto vacilaste, imagina quantos não venderam por causa desse tipo de conversa. Nos dias que correm começo a achar fundamental que as pessoas tenham uma boa literacia financeira, mesmo assim não é fácil escapar a estas coisas... o melhor é mesmo não ter dinheiro nenhum!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
![]()
Ora aí está uma grande verdade. Mais uma palhaçada de Governo/BdP
- Registado: 20/2/2014 22:01
e uma pergunta e os depósitos a prazo nao entram por exemplo dois titulares podem ter 200 mil euros certo??? respondente a100 mil por cada um estou certo ou errado ai nao mexem ?????? ou também vao aos depósitos a prazo ?????
- Registado: 24/3/2015 22:29
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Musus e 166 visitantes