Banif - Tópico Geral
Re: Banif - Tópico Geral
Daemoon Escreveu:Mas os depósitos não são cobertos pelo FGD??![]()
onde entra o contribuinte nisso?
Exacto, mas o FGD tinha no final de 2014… pouco mais de 1500 milhões disponíveis, o que provavelmente seria insuficiente para cobrir os 6000 milhões de depósitos existentes no BANIF. E nesse caso, além de ficar completamente descapitalizado, alguém (penso que o estado) teria de entrar com o resto.
E mais uma vez estamos a divagar á volta da pouca informação que temos e que nos vai sendo disponibilizada de forma errónea e a conta-gotas… dai ser muito difícil, perceber ou comentar com profundidade a situação…
--
Não tem nada a ver com isto, mas talvez haja muita gente que não sabe… Á semelhança da garantia de 100 mil por depósito, existe também uma garantia de 25 mil para acções, em caso do banco que gere as acções vir á falência e não consiga devolver-lhe os títulos.
“Se investir o seu dinheiro em ações através de um banco ou corretora o que acontece se estas entidades falirem?
As ações continuam a pertencer-lhe. No entanto, caso a corretora ou banco não consiga devolver-lhe os títulos após a falência é acionado o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII). O sistema garante o reembolso até ao limite de 25 mil euros por cada investidor, esclarece o regulador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este abrange instrumentos como ações, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, bilhetes do tesouro, entre outros. No entanto, o SII não reembolsa ao preço a que o investidor comprou, ou seja, não compensa as menos-valias. O valor é calculado com base no valor dos instrumentos à data em que é acionado o sistema.”
Editado pela última vez por alfa_2 em 22/12/2015 19:47, num total de 3 vezes.
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
- Registado: 21/10/2014 18:38
Mas os depósitos não são cobertos pelo FGD??
onde entra o contribuinte nisso?
Já agora, houve uns que andaram a comprar divida de empresas do GES e agora querem o dinheirinho, e outros andaram a investir num banco que há muito não era viável, basta ver a cotação das acções que só se viam com lupaaa, mas também querem o dinheirinho de volta

Já agora, houve uns que andaram a comprar divida de empresas do GES e agora querem o dinheirinho, e outros andaram a investir num banco que há muito não era viável, basta ver a cotação das acções que só se viam com lupaaa, mas também querem o dinheirinho de volta

- Registado: 14/2/2009 14:06
Bem explicado.
Acrescento que a maioria do dinheiro estava nas ilhas e ia ter um impacto económico muito grande por lá.
Acrescento que a maioria do dinheiro estava nas ilhas e ia ter um impacto económico muito grande por lá.
jccgold Escreveu:Qual é a vantagem desta solucao em vez da falencia pura e simples do BANIF em 2016 e sem custos de 3000 milhoes para o contribuinte? Anyone?
É errado pensar que avançar para a falência do BANIF não teria custos para o contribuinte, pois o estado tem sempre de garantir todos os depósitos até 100 mil euros.
Segundo consta (pela informação transmitida na RTP hoje) existem neste momento depósitos no valor de 6000 milhões de euros no BANIF (e acredito que não haja muitos desses de valores superiores a 100 mil euros… só um tolo ou um cabeça no ar pode ter ainda depósitos desses no BANIF). ATENÇÃO que ter depositos no valor de 6000 milhões de euros não corresponde de forma alguma a ter lá esse dinheiro, mas sim a responsabilidade de o devolver aos clientes quando estes o assim desejarem.
Da mesma forma, quando o Santander paga 150 milhões pelo BANIF, é igualmente errado dizer que o custo da compra pelo Santander são apenas esses 150 milhões.
A informação que é passada para nós, é dispersa e muito incompleta, dai ser difícil perceber se realmente esta é ou não a melhor solução que defenda os interesses dos contribuintes.
Tal como já referi num post anterior, avançar para a falência poderia ter o benefício de tornar tudo um pouco mais transparente… pois neste caso os custos seriam “apenas” para cobrir os depósitos até 100 mil euros (o que não quer dizer que seja menos que os anunciados 3000 milhões desta solução).
PS: Os nossos politicos em vez de ajudarem a esclarecer, na maioria das vezes só dizem bacurada, umas vezes por ignorancia completa outras por interesse directo em confundir o povo e ganhar votos, dando a entender algo que não corresponde á realidade.
Editado pela última vez por alfa_2 em 22/12/2015 19:06, num total de 1 vez.
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
- Registado: 21/10/2014 18:38
Caros Investidores,
Antes de mais lamentar o sucedido ao Banif e dar uma palavra de conforto aos Investidores que ficaram sem nada. Há que seguir em frente.
Como sabem eu fui um dos defensores do Banif e tinha as minhas poupanças todas no Banif e sempre acreditei no Banco, no entanto não gostei muito do que vi ao longo do tempo e fui vendendo e comprando mais abaixo na esperança de um dia mais tarde reaver tudo.
Aquando da apresentação dos resultados do 2º trimestre não gostei e, hesitei em vender e depois nada, então aguardei pela apresentação dos resultados do 3º trimestre e mentalizei-me que tinha que ser e vendi tudo a 0,0027 e acreditem que perdi muito dinheiro cerca de 60% do capital mas à que reconhecer o erro e mais vale tarde do que nunca e seguir em frente.
Ainda fiz uma incursão no Banif mas mesmo só toca e foge e no mesmo dia.
Não posso colocar as culpas a ninguém, pois o dinheiro é meu e fui eu que quis investir e assumir o risco, mesmo muitos investidores avisando para o grande perigo que existia, por isso não vale a pena colocar as culpas a ninguém. É claro que houve erros, omissões, coisas mal feitas, até podem dizer que é um roubo mas, ninguém nos obrigou a comprar, fomos nós que quisemos.
Ainda penso na grande asneira que fiz mas, não me adianta de nada culpar os outros, por muito que me custe há que levantar a cabeça e seguir em frente assumindo os erros e não culpar ninguém.
Continuo a negociar e, posso dizer que ando no BCP mas, como ainda não me refiz da asneira que fiz, ainda ando com "medo" e por isso chego ao fim do dia sem acções em carteira mas as coisas para já estão a correr muito mas muito bem. Agora é ter juízo e ir andando como o caracol (mas com os pés bem assentes em terra) e tentar recuperar aos poucos o máximo possível do valor que perdi mas sem entrar em grandes ganâncias.
Da minha parte desejo Boas Festas a todos e parabéns ao Caldeirão de Bolsa pelo excelente trabalho.
Aos que ficaram com acções do Banif, à que reconhecer o erro e seguir em frente.
Antes de mais lamentar o sucedido ao Banif e dar uma palavra de conforto aos Investidores que ficaram sem nada. Há que seguir em frente.
Como sabem eu fui um dos defensores do Banif e tinha as minhas poupanças todas no Banif e sempre acreditei no Banco, no entanto não gostei muito do que vi ao longo do tempo e fui vendendo e comprando mais abaixo na esperança de um dia mais tarde reaver tudo.
Aquando da apresentação dos resultados do 2º trimestre não gostei e, hesitei em vender e depois nada, então aguardei pela apresentação dos resultados do 3º trimestre e mentalizei-me que tinha que ser e vendi tudo a 0,0027 e acreditem que perdi muito dinheiro cerca de 60% do capital mas à que reconhecer o erro e mais vale tarde do que nunca e seguir em frente.
Ainda fiz uma incursão no Banif mas mesmo só toca e foge e no mesmo dia.
Não posso colocar as culpas a ninguém, pois o dinheiro é meu e fui eu que quis investir e assumir o risco, mesmo muitos investidores avisando para o grande perigo que existia, por isso não vale a pena colocar as culpas a ninguém. É claro que houve erros, omissões, coisas mal feitas, até podem dizer que é um roubo mas, ninguém nos obrigou a comprar, fomos nós que quisemos.
Ainda penso na grande asneira que fiz mas, não me adianta de nada culpar os outros, por muito que me custe há que levantar a cabeça e seguir em frente assumindo os erros e não culpar ninguém.
Continuo a negociar e, posso dizer que ando no BCP mas, como ainda não me refiz da asneira que fiz, ainda ando com "medo" e por isso chego ao fim do dia sem acções em carteira mas as coisas para já estão a correr muito mas muito bem. Agora é ter juízo e ir andando como o caracol (mas com os pés bem assentes em terra) e tentar recuperar aos poucos o máximo possível do valor que perdi mas sem entrar em grandes ganâncias.
Da minha parte desejo Boas Festas a todos e parabéns ao Caldeirão de Bolsa pelo excelente trabalho.
Aos que ficaram com acções do Banif, à que reconhecer o erro e seguir em frente.
- Registado: 4/12/2003 12:52
w00zy Escreveu:p3droPT Escreveu:Essa dos obrigacionistas seniores ficarem de fora é que não percebo. Os contribuintes não podem continuar a pagar estas faturas. É um escandalo.
São só 30milhões USD + 140milhoes EUR
Pois são só... Eu que pague a sobretaxa. Estou farto deste "capitalismo".
investpouco Escreveu:boa tarde pessoal, eu nao tenho posicoes no banif e gostava de saber: que acontece aos cfds longos ou curtos se uma empresa falir.
uma vez que esta faliu que aconteceu as posicoes dos cfds nao fechadas sejam curtas ou longas??
será que depende da corretora? um curto daria pulos um longo estaria pelas ruas da amargura...
eu perguntava à corretora...
- Registado: 2/9/2014 22:13
boa tarde pessoal, eu nao tenho posicoes no banif e gostava de saber: que acontece aos cfds longos ou curtos se uma empresa falir.
uma vez que esta faliu que aconteceu as posicoes dos cfds nao fechadas sejam curtas ou longas??
cumptos, Investpouco.
Artista Romeno Escreveu:MERCW124 Escreveu:O orçamento rectificativo não for aprovado, os depositantes com mais de 100 mil euros, terão de se chegar a frente segundo as regras europeias.
A partir de Janeiro será assim.
Vejam a noticia o PCP, vai votar contra.
http://www.noticiasaominuto.com/politic ... ortugueses
O BE também vai exigir qu eo banco seja integrado na CGD.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... a_cgd.html
Isto é terreno fértil para o Portas, que tinha avisado de que não, iria fazer a vida fácil ao Costa, vamos ver ate onde agora terão de engolir o que disseram em prol do interesse nacional.
O Teatro está instalado neste final do Ano, querem ver que voltam a meter as acções em Bolsa fazem um gigantesco RSS, para seguidamente poderem fazer um novo aumento de capital o Estado correspondente aos 60% e os restantes accionistas aos restantes 40%, assim é que era..
Quem então como accionista não fosse ao aumento de capital então sim perdia tudo..
Acreditas que são sebastião ainda anda por alcacer quibir, mas que cena marada, ainda nao perceberam que as ações nao valiam nada
DIZ cordu. havia aqui, um forense, que dizia que não, cheio de boa Fé, na Honestidade humana !!!
contudo , caiu ! bateu com os ou as Costas, que teriam que, assegurar o poleiro, doa a quem doer e isto, "tapa" os eventuais e já previstos buracos, futuros !? em minha opinião, penso bem de que ! citando o ilustre Ptºda (Costa, também)

Sr_SNiper Escreveu:Vamos lá assumir os nossos erros e partir para outra, assumir o próprio erro é fundamental no processo de aprendizagem

Vamos lá assumir os nossos erros e partir para outra, assumir o próprio erro é fundamental no processo de aprendizagem
Lose your opinion, not your money
LesadosBANIF Escreveu:Prejuizos em dois anos de cerca de 800 Milhões e derivado da sua maioria de provisões e imparidades dos negócios descontinuados e da sua carteira de imobilizado.
Esta era no entanto uma tendência que estaria a inverter.
Deixo ainda outra noticia do Conselho de Administração do Banif.
http://observador.pt/2015/12/22/adminis ... -do-banco/
O Conselho de Administração do Banif demarca-se, numa carta enviada aos colaboradores, da solução encontrada de venda do banco ao Santander, alegando que “não foi ouvido nem incluído nas negociações” desenvolvidas pelas autoridades – uma queixa feita ontem também pela Associação Portuguesa de Bancos.
“A opção que agora foi encontrada pelas autoridades não é a solução deste Conselho de Administração, que não foi ouvido nesta decisão, nem incluído nas negociações que a concretizaram“, lê-se na carta do Banif a que a Lusa teve hoje acesso.
Na missiva, com data de domingo, o Conselho de Administração, que agora cessa funções, salienta que a venda do Banif encerra “um ciclo de vários anos de luta pela sobrevivência do banco, enquanto entidade prestadora de serviços bancários universais, autónoma e independente”.
O Conselho de Administração lamenta “profundamente” que “todos os esforços desenvolvidos não tenham sido suficientes” para dotar o Banif de uma “estrutura acionista estável, com um investidor de referência apto a aportar os capitais de que o banco necessitaria para prosseguir a estratégia de negócio delineada, vendendo a posição do Estado português numa operação de mercado, com criação de valor para os seus acionistas e clientes”.
“Estamos todavia seguros de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para alcançar tais objetivos e que tal só não foi possível por circunstâncias que não puderam ser previstas”, acrescenta o documento, que termina com um agradecimento a todos os colaboradores pelo “inexcedível esforço e dedicação”.
em 2013 foram quase 600m e quase 500m em 2013 sendo quase 300m de prejuizo em 2014, por agora não tenho nada mais a acresecentar aqui
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Prejuizos em dois anos de cerca de 800 Milhões e derivado da sua maioria de provisões e imparidades dos negócios descontinuados e da sua carteira de imobilizado.
O Conselho de Administração do Banif demarca-se, numa carta enviada aos colaboradores, da solução encontrada de venda do banco ao Santander, alegando que “não foi ouvido nem incluído nas negociações” desenvolvidas pelas autoridades – uma queixa feita ontem também pela Associação Portuguesa de Bancos.
“A opção que agora foi encontrada pelas autoridades não é a solução deste Conselho de Administração, que não foi ouvido nesta decisão, nem incluído nas negociações que a concretizaram“, lê-se na carta do Banif a que a Lusa teve hoje acesso.
Na missiva, com data de domingo, o Conselho de Administração, que agora cessa funções, salienta que a venda do Banif encerra “um ciclo de vários anos de luta pela sobrevivência do banco, enquanto entidade prestadora de serviços bancários universais, autónoma e independente”.
O Conselho de Administração lamenta “profundamente” que “todos os esforços desenvolvidos não tenham sido suficientes” para dotar o Banif de uma “estrutura acionista estável, com um investidor de referência apto a aportar os capitais de que o banco necessitaria para prosseguir a estratégia de negócio delineada, vendendo a posição do Estado português numa operação de mercado, com criação de valor para os seus acionistas e clientes”.
“Estamos todavia seguros de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para alcançar tais objetivos e que tal só não foi possível por circunstâncias que não puderam ser previstas”, acrescenta o documento, que termina com um agradecimento a todos os colaboradores pelo “inexcedível esforço e dedicação”.
Petição em defesa dos pequenos acionistas com vista a deliberação de uma Resolução da Assembleia da República no caso BANIF [2015] http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79505
- Registado: 22/12/2015 16:12
p3droPT Escreveu:w00zy Escreveu:jccgold Escreveu:Qual é a vantagem desta solucao em vez da falencia pura e simples do BANIF em 2016 e sem custos de 3000 milhoes para o contribuinte? Anyone?
Depositantes e obrigacionistas séniors tb perdiam dinheiro. Certamente que há interesses em devolver o dinheiro a essas pessoas.
Essa dos obrigacionistas seniores ficarem de fora é que não percebo. Os contribuintes não podem continuar a pagar estas faturas. É um escandalo.
São só 30milhões USD + 140milhoes EUR
LesadosBANIF Escreveu:Artista Romeno,
Se a contabilidade era tão fantasiosa, o que andaram a fazer a CMVM e o BdP a fazer estes anos todos desde que o Banco foi intervencionado?
Quanto ao interesse, existia, mas era mais um fundo que recusaram-se a ouvir as propostas
http://economico.sapo.pt/noticias/banif ... 37930.html
isso do fundo foi uma noticia plantada para tranquilizar a malta, alguem ia meter 1 bilião no banif, a esses 2 acrescento os contabilistas, a realidade é que sabiam do buraco e quiseram caçar dinheiro a privados, mas as contas publicas eram suficientemente ilucidativas para se saber que o banif não era viavel, um banco que tinha um balanço de pouco mais de 10bi a apresentar em 2 anos prejuizos de 1200m

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno,
Se a contabilidade era tão fantasiosa, o que andaram a fazer a CMVM e o BdP estes anos todos desde que o Banco foi intervencionado?
Quanto ao interesse, existia, mas era mais um fundo que recusaram-se a ouvir as propostas
Se a contabilidade era tão fantasiosa, o que andaram a fazer a CMVM e o BdP estes anos todos desde que o Banco foi intervencionado?
Petição em defesa dos pequenos acionistas com vista a deliberação de uma Resolução da Assembleia da República no caso BANIF [2015] http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79505
w00zy Escreveu:jccgold Escreveu:Qual é a vantagem desta solucao em vez da falencia pura e simples do BANIF em 2016 e sem custos de 3000 milhoes para o contribuinte? Anyone?
Depositantes e obrigacionistas séniors tb perdiam dinheiro. Certamente que há interesses em devolver o dinheiro a essas pessoas.
Essa dos obrigacionistas seniores ficarem de fora é que não percebo. Os contribuintes não podem continuar a pagar estas faturas. É um escandalo.
LesadosBANIF Escreveu:FFF e Arista Romeno,
Concordo com ambos quando dizem que as acçoes do Banif não eram os melhores negócios.
E os accionistas do BANIF devem responder por essa parte.
Contudo, a nossa reclamação não se trata se o investimento era ou não seguro, porque todos sabemos que não era.
A nossa reclamação entenda-se que é sobre uma influência externa que abalou o Banif como poderia abalar qualquer outra cotação.
vamos aos factos o banif estava podre
-tinha um racio de capital á justa baseado numa contabilidade fantasiosa veio-se agora a saber
- todos os anos as operações continuadas tinham dado prejuizos
-estava em incumprimento com a dgcomp no que concerne ao pagamento dos cocos, precisamente por nao ter racios de capital suficientes,
- e tendo em conta o ponto anterior se não fosse resolvido este ano, para o proximo iam ao ar depositos
-eu ando no forum desde 2014 e a minha posição sempre foi coerente relativamente ao banif
- a açoreana esta queimada também
-vamos fazer um exercicio teórico, se aquela contabilidade fosse verdadeira era possivel vender o banif sem prejuizo dos acionistas?
-a resposta e não porque o banco devia 125m em cocos tinha falta de capital em basileia 3 e o estado tinha 60% logo mesmo que aquilo fosse verdadeiro com muito capital em falta logo teriam que ser injetados no banco cerca de 400m de euros, e ninguem ia pagar mais por um banco pequeno cheio de imobiliario tanto não pagou que mesmo limpo o santander só deu 150m e ninguem se chegou a frente, o banif é um banco forte nas ilhas mas pouco relevante fora delas só alguem com uma extrutura montada que dispensa-se os s. centrais poderia interessar
Caro lesado, o BCP foi prejudicado, no mês passado, quando se falou na falência da abengoa. Visto haver um BCP com participação nessa empresa. Mas era uma empresa, sediada no Peru.. Claro que não tem a mesma dimensão prejudicial que teve no Banif. Mas estas coisas acontecem. Agora se foi encomendado (como alguns dizem), isso já não sei.
Porque não falam do Tomé? Um dos verdadeiros responsáveis. Agora nem fala, e anda pela sobra. Ninguém sabe dele.
Porque não falam do Tomé? Um dos verdadeiros responsáveis. Agora nem fala, e anda pela sobra. Ninguém sabe dele.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
jccgold Escreveu:Qual é a vantagem desta solucao em vez da falencia pura e simples do BANIF em 2016 e sem custos de 3000 milhoes para o contribuinte? Anyone?
FFF e Arista Romeno,
Concordo com ambos quando dizem que as acçoes do Banif não eram os melhores negócios.
Contudo, a nossa reclamação não se trata se o investimento era ou não seguro, porque todos sabemos que não era.
A nossa reclamação entenda-se que é sobre uma influência externa que abalou o Banif como poderia abalar qualquer outra cotação.
Qual é a vantagem desta solucao em vez da falencia pura e simples do BANIF em 2016 e sem custos de 3000 milhoes para o contribuinte? Anyone?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Dr Tretas Escreveu:LesadosBANIF Escreveu:Dada a saída de depósitos, o BCE decidiu que a partir de segunda-feira, dia 21, o Banif deixaria de se qualificar para ser contraparte nas operações de política monetária em Frankfurt.
A TVI não só precipitou um mau negócio para os clientes do banco, seja depositantes, obrigacionistas e accionista como precipitou também um mau negócio para todos os contribuintes.
Os pequenos investidores não investiram na especulação ou em sonho de grandes margens, mas numa "força de acreditar" que o banco era viável.
Era uma situação díficill mas devemos responsabilizar as pessoas pelos seus atos.
Não podemos achar normal que uma estação televisiva influencie o futuro de qualquer que seja a instituição, pois amanhã pode ser uma outra cotada a receber o mesmo tratamento. E vamos viver disto? Ou vamos agir de uma vez por todas?
A TVI pelos vistos não mentiu, logo cumpriu a sua missão como órgão de informação. Não há mais nada a dizer, a menos que se seja a favor da censura
Pelo contrário, a TVI mentiu mesmo.
O facto não se torna verdade antes de o mesmo se concretizar.
Exemplo:
Não seria correcto noticiar hoje que o João roubou a Ana apesar do João ir roubar a Ana daqui a 5 dias.
No entanto, neste caso, a noticia iria influenciar a acção do João, e o João acabaria por não roubar a Ana para não ser apanhado.
Logo a TVI mentiu e pediu desculpas.
No entanto, influenciou uma corrida aos depósitos que tornaram o banco mais frágil precipitando a sua Resolução.
Este tipo de influências externas têm de ser evitadas por forma a evitar outras situações futuras.
fff Escreveu:"Os pequenos investidores não investiram na especulação ou em sonho de grandes margens, mas numa "força de acreditar" que o banco era viável."![]()
![]()
![]()
![]()
Quem investe na bolsa , procura o lucro, de preferência ENORME.
Que a maior parte não tenha desenvolvido estudo, analise e competências para compreender o mercado de capitais e os fatores que incorporam acredito, mas quem não estiver disposto a correr riscos e incorrer em perdas , devia colocar o capital em depósitos a prazo ou entregar a fundos de gestores profissionais.
Agora sempre que há perdas , somos todos inocentes .
ninguem deve investir por forças de acreditar, deve se investir tendo em conta se as empresas tem o valor representado pelos titulos e o banif nao tinha...quem vos mandou ir ao AC
"Os pequenos investidores não investiram na especulação ou em sonho de grandes margens, mas numa "força de acreditar" que o banco era viável."
Que a maior parte não tenha desenvolvido estudo, analise e competências para compreender o mercado de capitais e os fatores que incorporam acredito, mas quem não estiver disposto a correr riscos e incorrer em perdas , devia colocar o capital em depósitos a prazo ou entregar a fundos de gestores profissionais.

- Registado: 29/11/2007 3:19
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google [Bot], Kooc, Mar58, Shimazaki_2, trilhos2006 e 129 visitantes