Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPN, BPP, BES, BANIF - Já Foram

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPN, BPP, BES, BANIF - Já Foram

por NM_2 » 23/12/2015 13:07

Green_Hawk Escreveu:Não acho que alguma vez o iremos saber e também não tenho grandes dúvidas que o buraco da CGD é bem superior a todos os buracos gerados pelos bancos e que entretanto foram resgatados.

Não é do interesse dos governos, nem é do interesse do sistema financeiro que isso se conheça. Basta olhar para uma das principais figuras da CGD e do BCP, o Armando Vara.

Pois... abstenho me de comentar o Armando Vara... portanto empurrar com a barriga ad eternum.
Mas pelo menos não deixam a bola ganhar dimensão com a incorporação do banif....
Haja esperança!!!!

Registado: 2/9/2014 22:13

por Green_Hawk » 23/12/2015 12:56

Não acho que alguma vez o iremos saber e também não tenho grandes dúvidas que o buraco da CGD é bem superior a todos os buracos gerados pelos bancos e que entretanto foram resgatados.

Não é do interesse dos governos, nem é do interesse do sistema financeiro que isso se conheça. Basta olhar para uma das principais figuras da CGD e do BCP, o Armando Vara.

Registado: 30/6/2010 19:47

por NM_2 » 23/12/2015 12:07

Green_Hawk Escreveu:Já noutro tópico disse isto, os bancos não foram à falência porque eu, tu, o Zé, o Manel ficamos desempregados... ou porque a empresa A, B, C foram à falência. Não são os trocos que a classe baixa/média deixa de pagar que faz a diferença. Os bancos vão à falência devido à má gestão e aos empréstimos avultados à classe alta ou ao forte investimento em sectores de grande risco, como swaps, como empreendimentos de luxo, etc.

De vez em quando na TV, até dão boas reportagens sobre o tema. Só no BPN, segundo o 6ª às Nove, o Aprilio Santos, presidente da Naval 1º de Maio, fez vários empréstimos num total de várias centenas de milhões de euros dando sempre como garantia os mesmos bens. Na CGD temos o Joe Berardo também com empréstimos nas várias centenas de milhões de euros. No BES tivemos o famoso empréstimo que levou à falência do banco.

Como podem ver, quantas empresas pequenas, quantos particulares teriam que falir para que a divida de todos chegasse ao mesmo valor da divida contraida por estes particulares?! Pois é... Milhares de empresas ou milhares de particulares.
Não tenho dúvidas nenhumas, que foi a ganância e a sede de poder que levou à aprovação destes empréstimos sem qualquer tipo de análise de viabilidade dos mesmos.

Uma pergunta que nunca é respondida por não ser cotada em bolsa e ser publica mas qual a situação real da cgd?!?!?!?!?!?!
Não sei nada sobre o assunto mas preocupa-me ainda mais que bcp bpi santander e novo banco.
Ou será que o custo associado ao risco da cgd faz apenas parte do orçamento de estado como uma despesa???

por Green_Hawk » 23/12/2015 11:55

Já noutro tópico disse isto, os bancos não foram à falência porque eu, tu, o Zé, o Manel ficamos desempregados... ou porque a empresa A, B, C foram à falência. Não são os trocos que a classe baixa/média deixa de pagar que faz a diferença. Os bancos vão à falência devido à má gestão e aos empréstimos avultados à classe alta ou ao forte investimento em sectores de grande risco, como swaps, como empreendimentos de luxo, etc.

De vez em quando na TV, até dão boas reportagens sobre o tema. Só no BPN, segundo o 6ª às Nove, o Aprilio Santos, presidente da Naval 1º de Maio, fez vários empréstimos num total de várias centenas de milhões de euros dando sempre como garantia os mesmos bens. Na CGD temos o Joe Berardo também com empréstimos nas várias centenas de milhões de euros. No BES tivemos o famoso empréstimo que levou à falência do banco.

Como podem ver, quantas empresas pequenas, quantos particulares teriam que falir para que a divida de todos chegasse ao mesmo valor da divida contraida por estes particulares?! Pois é... Milhares de empresas ou milhares de particulares.
Não tenho dúvidas nenhumas, que foi a ganância e a sede de poder que levou à aprovação destes empréstimos sem qualquer tipo de análise de viabilidade dos mesmos.

Registado: 30/6/2010 19:47

por Joca601 » 22/12/2015 13:26

Não vai ser fácil recuperar a confiança nas instituições financeiras... depois da falência do BES ninguém imaginou que a seguir ainda se seguiria mais um banco... ficou provado que a supervisão não funciona e os banqueiros abrem buracos sem complacência nem de acionistas, nem de contribuintes...

Não consigo entender como foi possível um banco intervencionado pelo estado criar um buraco gigantesco no seu balanço... isto precisa de uma investigação profunda para saber para onde foi o dinheiro. O dinheiro certamente não evaporou.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Lion_Heart » 22/12/2015 12:33

As proximas regras ainda favorecem mais a Banca, se já agora não pode falir depois vai ser mesmo Impossível , a partir de Janeiro todos pagam, menos os banqueiros
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por NM_2 » 22/12/2015 12:20

MERCW124 Escreveu:
_x_ Escreveu:Quantos mais bancos vão os contribuintes resgatar? :wall: :roll:
Pergunta de um milhão, qual o próximo a ir para o fundo de resolução? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu apostava no millenium BCP, que já lá esteve perto. :-$ :-k :shock:

Com este tipo de resoluções, tenho as minhas duvidas se não irá a seguir basta a cotação começar ai a cair e irão ver.
Lembro-me do BCP estar a 1,25 Euros e eu dizer que viria a 0,30 chamavam-me maluco.. Tudo bem que hoje em dia emitiram mais acções em circulação com o aumento de capital a 0,035, então e se precisar de fazer novo aumento de capital?? vai faze-lo a 0.01?? Ou seja outra que vai para os microcentimos, espero estar engaando..

Penso que apesar de tudo o bcp é diferente.
Mas os cocos ainda vão fazer correr muita tinta.

por MERCW124 » 21/12/2015 22:19

Pergunta de um milhão, qual o próximo a ir para o fundo de resolução? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Com este tipo de resoluções, tenho as minhas duvidas se não irá a seguir basta a cotação começar ai a cair e irão ver.
Lembro-me do BCP estar a 1,25 Euros e eu dizer que viria a 0,30 chamavam-me maluco.. Tudo bem que hoje em dia emitiram mais acções em circulação com o aumento de capital a 0,035, então e se precisar de fazer novo aumento de capital?? vai faze-lo a 0.01?? Ou seja outra que vai para os microcentimos, espero estar engaando..

Registado: 16/12/2015 13:35

por Texano Bill » 21/12/2015 22:06

Calminha, eles não podem ir todos de uma vez ou o orçamento não aguantava. Esperem lá mais um aninho ou dois.

Dr Tretas Escreveu:Só que agora entram as novas regras. O próximo a rebentar já vai meter os depositantes à baila.

Não vai nada. O próximo vai ter de ser regatado antes das novas novas novas regras que meterão os depositantes à baila. :D

Registado: 20/8/2011 12:52

por Dr Tretas » 21/12/2015 18:39

Só que agora entram as novas regras. O próximo a rebentar já vai meter os depositantes à baila.

Registado: 29/10/2013 12:15

por 5640533 » 21/12/2015 18:12

Eles já foram e o nosso dinheirinho dos impostos também.

Registado: 29/11/2007 1:36

por NM_2 » 21/12/2015 18:08

Situação em uma palavra RIDICULA ou se chora ou se ri mas rir é ridiculo portanto chora-se...

BPN, BPP, BES, BANIF - Já Foram

por _x_ » 21/12/2015 10:49

Quantos mais bancos vão os contribuintes resgatar? :wall: :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 145 visitantes