Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Systematic investing

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Systematic investing

por Alquimista_II » 27/11/2015 12:59

rbrandaopereira Escreveu:Eu acho que os targets e os stops são pontos fulcrais para um trade disciplinado. Para ser um bom trade, isso dependerá da avaliação que façamos antes de abrir posição, e dependerá do mercado em si. Porém, compreende-se que, tanto os targets como os stops, são apetecíveis de ser alterados ao plano inicial. Muitos pequenos investidores que não investem de forma disciplinada, acabam por ser encontrar nessas situações à qual se perguntam, "A cotada está a baixar, está quase a ser stoppada, vou baixar o stop um bocadinho mais para não fechar a posição e respirar um bocado". Ou então o contrário, "O valor do titulo está a subir tanto.. Vou tirar o target a ver se ganho mais um bocadinho". Não tem nenhum mal em fazer estas afirmações. É o instinto humano. Mas os mercados, por vezes, colocam-nos em situações, que facilmente saem fora do nosso controlo.

PS p/ Alquimista: Detalhe automóvel diz-lhe alguma coisa?

Não entendi.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 20/11/2015 17:48

por NM_2 » 27/11/2015 12:31

Obrigado vou ver!
A incerteza é muito maior quanto menor for o horizonte temporal.
Mas tambem aumenta com o incremento do horizonte temporal
Acho que tenho de descobrir o meu horizonte temporal óptimo. Que só o tempo mostrará.
Mas julgo ser entre o 1 ano e os 3 anos de hold.

Registado: 2/9/2014 22:13

por Limonov » 27/11/2015 12:22

NM_2 Escreveu:Essa problemáticas da saída assumem especial importância também numa situação de buy and hold que me caracteriza mais.
E me preocupam.
Recentemente levei uma "porrada do camandro" nos ctt que se vinham a comportar bem para posição longa.
Deixei estar mas agora tenho uma duvida no mercado português justifica-se esta estratégia de buy and hold?
O meu investimento principal é para o longo prazo mas chateia-me cada vez que a cotação desce e podia ter vendido mais caro e comprado mais barato a seguir.
Neste momento a minha estratégia passa por manter as posições que tenho e esperar por descidas maiores para reforçar.
Mas estar sem negociar faz-me ficar impaciente.
Portanto acho que a minha estratégia passa por acumular.
Quando desce mais que uma dada percentagem em termos gerais do indice reforço ou compro novas posições. Se a posição já for significativa fico quieto.
Aplico também uma estrategia semelhante aos fundos - vou mantendo - e quando descem se achar que foi uma retração meto lá mais um dinheirito. Fiz isso em agosto e até agora tem corrido bem. Numa situação de mercado bear global/ us como pensam que esta estratégia resultará.
PS: Tenho tempo para esperar que recupere mas não percebo muito bem qual o comportamento dos fundos uma vez que vão acumulando dividendos, trocando ações e etc.

Para buy and hold vê o tópico do LTCM e o dos fundos à la carte.
Em bear se continuares a acumular parece-me que tens de estar preparado para aguentares a draw down.
Comigo não funciona, posso comprar em bear e vender em Bull, mas é para mim e já para a semana que vem, não mantenho posições perdedoras por muito tempo.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por rbrandaopereira » 27/11/2015 12:21

Eu acho que os targets e os stops são pontos fulcrais para um trade disciplinado. Para ser um bom trade, isso dependerá da avaliação que façamos antes de abrir posição, e dependerá do mercado em si. Porém, compreende-se que, tanto os targets como os stops, são apetecíveis de ser alterados ao plano inicial. Muitos pequenos investidores que não investem de forma disciplinada, acabam por ser encontrar nessas situações à qual se perguntam, "A cotada está a baixar, está quase a ser stoppada, vou baixar o stop um bocadinho mais para não fechar a posição e respirar um bocado". Ou então o contrário, "O valor do titulo está a subir tanto.. Vou tirar o target a ver se ganho mais um bocadinho". Não tem nenhum mal em fazer estas afirmações. É o instinto humano. Mas os mercados, por vezes, colocam-nos em situações, que facilmente saem fora do nosso controlo.

PS p/ Alquimista: Detalhe automóvel diz-lhe alguma coisa?
Editado pela última vez por rbrandaopereira em 27/11/2015 12:24, num total de 1 vez.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por NM_2 » 27/11/2015 12:11

Essa problemáticas da saída assumem especial importância também numa situação de buy and hold que me caracteriza mais.
E me preocupam.
Recentemente levei uma "porrada do camandro" nos ctt que se vinham a comportar bem para posição longa.
Deixei estar mas agora tenho uma duvida no mercado português justifica-se esta estratégia de buy and hold?
O meu investimento principal é para o longo prazo mas chateia-me cada vez que a cotação desce e podia ter vendido mais caro e comprado mais barato a seguir.
Neste momento a minha estratégia passa por manter as posições que tenho e esperar por descidas maiores para reforçar.
Mas estar sem negociar faz-me ficar impaciente.
Portanto acho que a minha estratégia passa por acumular.
Quando desce mais que uma dada percentagem em termos gerais do indice reforço ou compro novas posições. Se a posição já for significativa fico quieto.
Aplico também uma estrategia semelhante aos fundos - vou mantendo - e quando descem se achar que foi uma retração meto lá mais um dinheirito. Fiz isso em agosto e até agora tem corrido bem. Numa situação de mercado bear global/ us como pensam que esta estratégia resultará.
PS: Tenho tempo para esperar que recupere mas não percebo muito bem qual o comportamento dos fundos uma vez que vão acumulando dividendos, trocando ações e etc.

Registado: 2/9/2014 22:13

por Limonov » 27/11/2015 11:33

Alquimista_II Escreveu:
Limonov Escreveu:
Há coisas simples, como essa, que podem ajudar. Eu imagino que estou a passar um cheque do montante da stop: se for aceitável, avanço; caso contrário, fica no bolso. Para mim o dinheiro conta e quem me deu o que tenho não me volta a dar.

O meu calcanhar de Aquiles não é a stop loss, é não deixar correr o trade até ao target, a meio surge a dúvida e o receio do lucro virar prejuízo, não sei se viste o que escrevi ao Sacramento. Mas acontece-me "querer meter já este ao bolso" muitas vezes. Depois tenho de procurar outras oportunidades, quando podia com menos trades fazer o mesmo ou mais.

Abraço,

Limonov

Pega em todas as situações em que por medo fechaste a posição antes do target que havias estabelecido e vê o que teria acontecido se não o tivesses feito. Avalia e medita no resultado (se é que não o fizeste já).

Uma boa saída depende de uma boa entrada, vice-versa, ambas ou nada disso? Para mim uma entrada é uma saída e uma saída é uma entrada, têm o mesmo valor. Dar mais valor à saída do que à entrada é dar mais valor ao que não se sabe a priori (tamanho do ganho) em face daquilo que se sabe porque se aceita (tamanho da perda).Nunca se sabe se o mercado vai ao objectivo, mas sabe-se que se der para o torto, só perderei x (não entro em miudezas como a problemática dos gaps). Onde se pode investir mais na aquisição do conhecimento: numa coisa que se sabe ou numa coisa que não se sabe?

Abraço

Já o fiz e faço, estava mais rico e com menos azia. Dai a minha tentativa de melhorar.

Abraço,

Limonov

por Alquimista_II » 26/11/2015 23:09

Limonov Escreveu:
Há coisas simples, como essa, que podem ajudar. Eu imagino que estou a passar um cheque do montante da stop: se for aceitável, avanço; caso contrário, fica no bolso. Para mim o dinheiro conta e quem me deu o que tenho não me volta a dar.

O meu calcanhar de Aquiles não é a stop loss, é não deixar correr o trade até ao target, a meio surge a dúvida e o receio do lucro virar prejuízo, não sei se viste o que escrevi ao Sacramento. Mas acontece-me "querer meter já este ao bolso" muitas vezes. Depois tenho de procurar outras oportunidades, quando podia com menos trades fazer o mesmo ou mais.

Abraço,

Limonov

Pega em todas as situações em que por medo fechaste a posição antes do target que havias estabelecido e vê o que teria acontecido se não o tivesses feito. Avalia e medita no resultado (se é que não o fizeste já).

Uma boa saída depende de uma boa entrada, vice-versa, ambas ou nada disso? Para mim uma entrada é uma saída e uma saída é uma entrada, têm o mesmo valor. Dar mais valor à saída do que à entrada é dar mais valor ao que não se sabe a priori (tamanho do ganho) em face daquilo que se sabe porque se aceita (tamanho da perda).Nunca se sabe se o mercado vai ao objectivo, mas sabe-se que se der para o torto, só perderei x (não entro em miudezas como a problemática dos gaps). Onde se pode investir mais na aquisição do conhecimento: numa coisa que se sabe ou numa coisa que não se sabe?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por Limonov » 26/11/2015 22:36

Raposo Tavares Escreveu:Não sei se percebi a tua questão... A única explicação que encontro para o facto de esta situação me acalmar o stress é o facto de partilhar a minha preocupação, de relativizar um assunto que, no calor da refrega, parece o maior do mundo e de a conhecer há muitos anos e de saber a sua opinião sem que seja preciso que ela diga muito mais para além de um gesto, uma expressão...
Concordemos: isto não é bem um sistema matemático de ponta! É o que é: é assim.

Um abraço,
Raposo Tavares

Já editei, só depois percebi que era a tua mulher que saia do escritório e não tu. Estava a ler depressa, tinha o cão a pedir comida.

por RaposoTavares » 26/11/2015 22:26

Não sei se percebi a tua questão... A única explicação que encontro para o facto de esta situação me acalmar o stress é o facto de partilhar a minha preocupação, de relativizar um assunto que, no calor da refrega, parece o maior do mundo e de a conhecer há muitos anos e de saber a sua opinião sem que seja preciso que ela diga muito mais para além de um gesto, uma expressão...
Concordemos: isto não é bem um sistema matemático de ponta! É o que é: é assim.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Limonov » 26/11/2015 22:13

Raposo Tavares Escreveu:
Limonov Escreveu:Bogos,

Deveria ter ficado quieto e calado dentro da roupa em vez de andar feito otário a maçar as pessoas com tretas que mais parecem crises existenciais.
Vou ter de dar a mão à palmatória do Raposo, neste assunto não há consenso, cada um resolve à sua maneira.

Meus caros, uma vez mais obrigado por partilharem as vossas opiniões, eu vou-me enfiar num buraco até que passe esta fase.

Abraço,

Limonov

Amigo Limonov, a mim não me maçaste nada e não acho que tenhas feito papel de otário. Quando te disse que a discussão tinha barbas, queria dizer exatamente isso. Só isso. Não estava a fazer nenhum juízo de valor. Não há método nenhum de negociação que não tenha defeitos.

Foi um lapalissada, mas nesta discussão achei curiosa a observação do rsacramento quando disse que se dava muita atenção à entrada e pouca importância à saída. É verdade.

Já agora, sempre te digo como é que resolvo os meus problemas de stress quando estou nessa situação de 'deixar dinheiro na mesa'. Tinha dito que vendia uma fração do investimento. É verdade. Mas não é a verdade toda...:

Procedo ainda a outra manobra de suma importância: Levanto-me do computador e digo à minha mulher (às vezes, se calhar, grito-lhe) 'M-----, estamos a levar uma porrada do camandro'. Pergunta-me sempre se estamos a perder. Digo-lhe que ainda estamos a ganhar. Sai do escritório, ou de onde quer que eu esteja e pronto!, fico mais aliviado. Isto faz-te sentido? Agora explica-me como é que se pode dar um conselho destes a alguém?
Ah pois!...

Um grande abraço,
Raposo Tavares

Se fores tu a sair do escritório faz sentido, não acompanhando não estragas por impulso o que planeaste a sangue frio. Mas se é a tua Maria que sai, não sei, há casais que parecem uma só pessoa.
Editado pela última vez por Limonov em 26/11/2015 22:30, num total de 1 vez.

por RaposoTavares » 26/11/2015 21:50

Limonov Escreveu:Bogos,

Deveria ter ficado quieto e calado dentro da roupa em vez de andar feito otário a maçar as pessoas com tretas que mais parecem crises existenciais.
Vou ter de dar a mão à palmatória do Raposo, neste assunto não há consenso, cada um resolve à sua maneira.

Meus caros, uma vez mais obrigado por partilharem as vossas opiniões, eu vou-me enfiar num buraco até que passe esta fase.

Abraço,

Limonov

Amigo Limonov, a mim não me maçaste nada e não acho que tenhas feito papel de otário. Quando te disse que a discussão tinha barbas, queria dizer exatamente isso. Só isso. Não estava a fazer nenhum juízo de valor. Não há método nenhum de negociação que não tenha defeitos.

Foi um lapalissada, mas nesta discussão achei curiosa a observação do rsacramento quando disse que se dava muita atenção à entrada e pouca importância à saída. É verdade.

Já agora, sempre te digo como é que resolvo os meus problemas de stress quando estou nessa situação de 'deixar dinheiro na mesa'. Tinha dito que vendia uma fração do investimento. É verdade. Mas não é a verdade toda...:

Procedo ainda a outra manobra de suma importância: Levanto-me do computador e digo à minha mulher (às vezes, se calhar, grito-lhe) 'M-----, estamos a levar uma porrada do camandro'. Pergunta-me sempre se estamos a perder. Digo-lhe que ainda estamos a ganhar. Sai do escritório, ou de onde quer que eu esteja e pronto!, fico mais aliviado. Isto faz-te sentido? Agora explica-me como é que se pode dar um conselho destes a alguém?
Ah pois!...

Um grande abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Limonov » 26/11/2015 21:25

Bogos,

Abraço,

Limonov

por Limonov » 26/11/2015 20:26

Ocioso Escreveu:
(…)é provável que chegue o dia em que abrir e manter uma posição terá o mesmo peso emocional que comer uma sandes de torresmos com uma mini.

Limonov,

O que referes, só irá acontecer se tiveres saldo positivo no histórico. É fácil estar zen quando se está a ganhar dinheiro, quando se perde durante anos seguidos, com dinheiro que represente uma porção significativa de todo o património, duvido que alguém, sem uso de certas substâncias, consiga.

Já tentaste completar o teu conhecimento de AT com conhecimento em fundamentais? Penso que negoceias petróleo, consegues-me indicar alguns factores que influenciam o seu preço?

-----

Referem que o trading automático poderá ajudar. Bem, na minha opinião, depende. Depende sempre do mesmo, se fizerem dinheiro com ele, tudo na boa, se perdem, e o valor da conta descer ao estilo downhill, nem o Dalai Lama conseguiria meditar.

Ainda sobre o trading com algoritmos, o Bogos tem um sistema excelente para o tipo de mercado (a lateralizar) que temos actualmente. Como se comportou ele, nos anos anteriores, com comportamento mais tendencial do sp500? Os resultados foram melhores ou piores? O Cem tinha, se não estou em erro, um sistema que funcionava muito bem em mercado tendencial, os resultados deste ano no sp500 ou no petróleo são também bons? As vezes resultam num tipo de mercado, mas não em outro.

Os sistemas automáticos que vejo aqui são baseados na análise gráfica de cotações. Nos grandes bancos de investimento e fundos entram centenas de dados financeiros e económicos (fundamentais) no algoritmo, não apenas o preço do activo e o seu comportamento passado. Se os profissionais dão tanta importância à informação fundamental, parece-me importante que qualquer trader expanda o seu conhecimento a outros instrumentos. É muito diferente negociar um activo, com base em AT, em que se sabe o que pode influenciar os seus movimentos (ter conhecimento dos fundamentais) e negociar algo apenas olhando para o gráfico de preços. Quem presta atenção a outra informação, para lá da cotação, dificilmente estaria longo no EUR/CHF em Janeiro, quando se sabia que o SNB estava a ter dificuldades em impedir que o CHF se valorizasse.

Não levem as minhas palavras como uma critica a quem negoceia com base em AT, porque não o é. Eu uso AT, mas não só AT. Tento utilizar tudo o que possa. Se estou a negociar petróleo, tento saber o que se passa com o que o influencia. Se negoceio Apple, irei tentar entender porque anda longe dos máximos. Não abro posição só porque o gráfico parece indicar que vai para cima ou para baixo.

Quem consegue ser lucrativo apenas usando AT tem, de facto, muita qualidade com essa ferramenta. Eu não tenho essa capacidade, nem conseguiria manter posições abertas usando apenas AT.

Olá Ocioso,

Nada contra a AF mas não é para mim. Negoceio o petróleo como outro ativo qualquer.
O saldo histórico é positivo, mas estou insatisfeito, estou longe dos objetivos traçados. Por outro lado duvido muito que se possa apelidar de "histórico" o meu saldo.

Abraço,

Limonov

por Limonov » 26/11/2015 20:04

Alquimista_II Escreveu:
Limonov Escreveu:
PS: Enquanto andámos nas citações, não olhei para a plataforma, e foi bom não olhar. Se tiver de fechar o olhos de cada vez que abrir um negócio para conseguir resultados que me agradem, é o que farei :mrgreen:

Abraço,

Limonov

por Alquimista_II » 26/11/2015 19:28

Ocioso Escreveu:
(…)é provável que chegue o dia em que abrir e manter uma posição terá o mesmo peso emocional que comer uma sandes de torresmos com uma mini.

Limonov,

O que referes, só irá acontecer se tiveres saldo positivo no histórico. É fácil estar zen quando se está a ganhar dinheiro, quando se perde durante anos seguidos, com dinheiro que represente uma porção significativa de todo o património, duvido que alguém, sem uso de certas substâncias, consiga.

Já tentaste completar o teu conhecimento de AT, com conhecimento em fundamentais? Penso que negoceias petróleo, consegues-me indicar alguns factores que influenciam o seu preço?

-----

Referem que o trading automático poderá ajudar. Bem, na minha opinião, depende. Depende sempre do mesmo, se fizeres dinheiro com ele, tudo na boa, se perdem, e o valor da conta descer ao estilo downhill, nem o Dalai Lama conseguiria meditar.

Ainda sobre o trading com algoritmos, o Bogos tem um sistema excelente para o tipo de mercado (a lateralizar) que temos actualmente. Como se comportou ele, nos anos anteriores, com comportamento mais tendencial do sp500? Os resultados foram melhores ou piores? O Cem tinha, se não estou em erro, um sistema que funcionava muito bem em mercado tendencial, os resultados deste ano no sp500 ou no petróleo são também bons? As vezes resultam num tipo de mercado, mas não em outro.

Os sistemas automáticos que vejo aqui são baseados na análise gráfica de cotações. Nos grandes bancos de investimento e fundos entram centenas de dados financeiros e económicos (fundamentais) no algoritmo, não apenas o preço do activo e o seu comportamento passado. Se os profissionais dão tanta importância à informação fundamental, parece-me importante que qualquer trader expanda o seu conhecimento a outros instrumentos. É muito diferente negociar um activo, com base em AT, em que se sabe o que pode influenciar os seus movimentos (ter conhecimento dos fundamentais) e negociar algo apenas olhando para o gráfico de preços. Quem presta atenção a outra informação, para lá da cotação, dificilmente estaria longo no EUR/CHF em Janeiro, quando se sabia que o SNB estava a ter dificuldades em impedir que o CHF se valorizasse.

Não levem as minhas palavras como uma critica a quem negoceia com base em AT, porque não o é. Eu uso AT, mas não só AT. Tento utilizar tudo o que possa. Se estou a negociar petróleo, tento saber o que se passa com o que o influencia. Se negoceio Apple, irei tentar entender porque anda longe dos máximos. Não abro posição só porque o gráfico parece indicar que vai para cima ou para baixo.

Quem consegue ser lucrativo apenas usando AT tem, de facto, muita qualidade com essa ferramenta. Eu não tenho essa capacidade, nem conseguiria manter posições abertas usando apenas AT.

Olá Ocioso

O preço num gráfico é o receptáculo final de tudo o que o influencia. Se se consegue interpretar o gráfico usando modelos consistentes, automáticos ou não, pode prescindir-se de analisar/determinar o que precede o pisca-pisca da cotação. Podes fazer a mais belas análises fundamentais, ter os modelos económicos todos xpto ou saber como poucos o que move e o que influencia certos activos, mas se o mercado não concorda com a tua opinião/visão, o preço não subirá.

Abraço

por bogos » 26/11/2015 19:19

Limonov Escreveu:
Alquimista_II Escreveu:
Limonov Escreveu:
Em toda a parte há um pedaço de mau caminho.

Nosce te ipsum

É esse o problema. O conhecimento de mim próprio é completamente inútil nos mercados, se fosse útil não era necessário definir um modo de atuação sistemático do tipo "quer queira quer não é para fazer".

Só consigo entender esse aforismo aplicado à especulação se for no sentido: conhece-te para te auto ignorares.

Abraço,

Limonov

PS: Enquanto andámos nas citações, não olhei para a plataforma, e foi bom não olhar. Se tiver de fechar o olhos de cada vez que abrir um negócio para conseguir resultados que me agradem, é o que farei :mrgreen:

Caro Limo9

Um dos problemas que encontrei ao fazer a minha introspecção, foi olhar para uma plataforma quando não tinha tempo para ela, e fechar os olhos em momentos críticos, vendo aquilo que os olhos queriam ver, mas o preço não queria fazer.

Um sistema como o faço, tem para mim um mérito (aos meus olhos, claro), que me retirou por completo o stress de plataforma, a preocupação de...e se....e se não, enfim, retirou a vertente medo.
Consegui padronizar também o tempo, ou seja, o que me interessa são aqueles minutos finais da sessão (nem que durante a mesma haja piruetas, saltos em-pranchados, ravinas etc). A DD ficou livre para actuar, através do preço estão parametrizados os indicadores que darão as entradas e saídas do mercado (sendo eles a fazer os stops naturais) com saida ou reversão da posição.

A mente humana fica mais confortável quando já olhou e viu os acontecimentos passados. A minha decisão foi somente passar a viver no presente, aceitando de bom grado o passado, e sabendo que lá estão dias negros, mas também estão dias de prazer.

Disto tudo sairá um resultado que não sei qual é, mas também pouco me importa à partida. À chegada contentar-me-ei com o que o mercado me quiser dar. E mesmo que me dê um resultado negativo, somente me resta voltar a verificar os dados para tentar corrigir erros acontecidos, que serão passados, mas que estarei na disposição de voltar a reviver (agora numa vertente que se espera melhorada).

O caminho faz-se caminhando. Não é imediato....vai acontecendo.

Também tu já inicias-te o teu caminho, como cada um que coloca aqui a sua massa. O que me interessa no final é obter algum lucro, mas não tenho a ambição de ficar rico, porque sei que tenho capital limitado para tal. Chega-me o remedeio e a consciência que após esta jornada posso dizer que consegui à minha maneira o meu sucesso individual.

A ti como a todos, desejo a mesma sorte que desejo para mim.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ocioso » 26/11/2015 19:06

Limonov,

Já tentaste completar o teu conhecimento de AT com conhecimento em fundamentais? Penso que negoceias petróleo, consegues-me indicar alguns factores que influenciam o seu preço?

-----

Referem que o trading automático poderá ajudar. Bem, na minha opinião, depende. Depende sempre do mesmo, se fizerem dinheiro com ele, tudo na boa, se perdem, e o valor da conta descer ao estilo downhill, nem o Dalai Lama conseguiria meditar.

Anexos
CHF.png
CHF.png (30.87 KiB) Visualizado 5701 vezes
Editado pela última vez por Ocioso em 26/11/2015 19:22, num total de 1 vez.

Registado: 14/4/2015 1:34

por Alquimista_II » 26/11/2015 19:05

Limonov Escreveu:

por Limonov » 26/11/2015 18:44

Alquimista_II Escreveu:
Limonov Escreveu:

Nosce te ipsum

É esse o problema. O conhecimento de mim próprio é completamente inútil nos mercados, se fosse útil não era necessário definir um modo de atuação sistemático do tipo "quer queira quer não é para fazer".

Só consigo entender esse aforismo aplicado à especulação se for no sentido: conhece-te para te auto ignorares.

Abraço,

Limonov

por Alquimista_II » 26/11/2015 17:44

Limonov Escreveu:

Nosce te ipsum

por Limonov » 26/11/2015 17:22

Alquimista_II Escreveu:
Limonov Escreveu:...
Preciso de mais tempo nos mercados.
...

E melhor tempo, quiçá...

por Alquimista_II » 26/11/2015 17:07

Preciso de mais tempo nos mercados.
...

E melhor tempo, quiçá...

por Limonov » 26/11/2015 17:04

Alquimista_II Escreveu:
O que me falta não está em nenhum livro nem é transmissível por osmose ou por teclado. Preciso de mais tempo nos mercados.
...

Experientia praestantior arte.

Nemo nascitur sapiens

por Alquimista_II » 26/11/2015 16:51

O que me falta não está em nenhum livro nem é transmissível por osmose ou por teclado. Preciso de mais tempo nos mercados.
...

Experientia praestantior arte.

por Limonov » 26/11/2015 16:43

Olá Bogos,

O cagão foi humor e ironia, se não houvesse medos ou dúvidas de forma generalizada o fórum não existia.

Agradeço todos os teus contributos mas não percas mais tempo. O que me falta não está em nenhum livro nem é transmissível por osmose ou por teclado. Preciso de mais tempo nos mercados.

Como o desconforto (cagaço) ainda não me impediu de negociar, é provável que chegue o dia em que abrir e manter uma posição terá o mesmo peso emocional que comer uma sandes de torresmos com uma mini.

Abraço,

Limonov

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], smog63 e 124 visitantes