Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Legislativas 2015

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Legislativas 2015

por jccgold » 23/9/2015 22:22

goodmoney Escreveu:Por outro lado se os seres humanos tiverem mais tempo e dinheiro (porque as máquinas estão a trabalhar para eles e dispensam uma atenção contínua), poderão participar em mais eventos sociais. Logo tornar a sociedade mais pessoal. :mrgreen:

Sim. Lado a lado a pedir na estrada

Registado: 11/11/2011 3:58

por goodmoney » 23/9/2015 21:38

fj201 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Essa tendência é mais que óbvia, todo o trabalho repetitivo tem tendência a ser substituído por máquinas. Infelizmente muitos desses empregos envolvem atendimento ao público, e a desaparecerem teremos uma sociedade ainda mais impessoal do que já é... Nem tudo é bom.

Por outro lado se os seres humanos tiverem mais tempo e dinheiro (porque as máquinas estão a trabalhar para eles e dispensam uma atenção contínua), poderão participar em mais eventos sociais. Logo tornar a sociedade mais pessoal. :mrgreen:

Podes ter razão na parte do atendimento ao público, mas olha que já oiço falar nisso há mais de 20 anos, e continua a existir comércio tradicional nas cidades. Outro exemplo são os supermercados que frequento continuam a ter zero ou os mesmos pontos de passagem de artigos em máquinas automáticas há mais de 5 anos. Ou seja regra geral, continuo a ter o processamento de artigos feito por humanos (e é uma actividade muito repetitiva).

Sim, tem-se visto que o horário de trabalho já vai nas 25 horas com tanta produtividade das máquinas (NOT).

Registado: 9/11/2012 16:27

por Lion_Heart » 23/9/2015 13:49

A Segurança Social tem recusado a maioria dos pedidos de subsídio de desemprego feitos por empresários, que desde o início do ano podem solicitar este apoio. Dos 1895 requerimentos que deram entrada nos serviços desde Janeiro, 73% foram recusados e só 7,7% tiveram luz verde, enquanto os restantes aguardam ainda uma resposta.

In Publico

E este o País que temos!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JohnyRobaz » 23/9/2015 13:21

Caro fj201, duas coisas:

O PS, pelo que percebi, não vai alterar medidas do IRC acordadas anteriormente, apenas vai travar as próximas descidas do imposto.
A proposta do PS é financiar a SS com o que não vai cortar do IRC, sou seja, a SS é financiada por parte do IRC em vez da parte da TSU que vai ser cortada. Portanto, as pessoas vão ter o mesmo dinheiro na SS...

Quanto aos restantes impostos, são iguais num mundo do PS coo num mundo da coligação. Aliás, foi esta coligação que fez o enorme aumento de impostos, com sobretaxas de IRS e etc...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Dr Tretas » 23/9/2015 12:29

Agora o prato forte é o aumento do défice por contabilizar a não venda do Novo Banco. Que palhaçada, como se algo tivesse mudado desde ontem :mrgreen:

E quando um dia o NB for vendido, o défice de 2014 é revisto outra vez, ou regista-se um saldo extraordinário no ano da venda? Esta contabilidade do défice é tão trapalhona que faz inveja à Teixeira Duarte e quejandos...

Registado: 29/10/2013 12:15

por fj201 » 23/9/2015 12:25

Dr Tretas Escreveu:Essa tendência é mais que óbvia, todo o trabalho repetitivo tem tendência a ser substituído por máquinas. Infelizmente muitos desses empregos envolvem atendimento ao público, e a desaparecerem teremos uma sociedade ainda mais impessoal do que já é... Nem tudo é bom.

Por outro lado se os seres humanos tiverem mais tempo e dinheiro (porque as máquinas estão a trabalhar para eles e dispensam uma atenção contínua), poderão participar em mais eventos sociais. Logo tornar a sociedade mais pessoal. :mrgreen:

Podes ter razão na parte do atendimento ao público, mas olha que já oiço falar nisso há mais de 20 anos, e continua a existir comércio tradicional nas cidades. Outro exemplo são os supermercados que frequento continuam a ter zero ou os mesmos pontos de passagem de artigos em máquinas automáticas há mais de 5 anos. Ou seja regra geral, continuo a ter o processamento de artigos feito por humanos (e é uma actividade muito repetitiva).
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

Registado: 28/7/2015 9:59

por fj201 » 23/9/2015 12:21

JohnyRobaz Escreveu:Eu concordo com tudo, excepto com a última frase. Ora bem, a proposta do PS, pelo que me parece é:
- Reduzir a TSU das empresas, ou seja, reduzir a parcela das contribuições para a SS que depende do numero de trabalhadores, baixando aqui a carga fiscal sobre as empresas.
- Manter o IRC, de forma a usar parte desse IRC que não vai reduzir para financiar a SS, compensando a baixa da TSU. O IRC não depende do nº de trabalhadores, mas sim dos lucros.

Pelo que interpreto desta proposta, o PS tenta com esta cambalhota mobilizar a dependência do financiamento da SS para os resultados líquidos e para o capital das empresas, retirando-o do número de trabalhadores, que como dizes, vai tender a diminuir, essencialmente no que toca a trabalhos mecanizados e repetitivos. Portanto, juro que não percebo como vai em sentido contrário ao que defendes... :oh: :-k

Todos nós gostamos de reduções de impostos e taxas, a questão da TSU não foge à regra. O problema é que ao reduzires a TSU, terás que explicar como é que mantens o nível de reforma daquele trabalhador daqui a 10/20/30 anos. Ora se uma TSU hoje de 23,75%+11% não chega para que a tua reforma seja semelhante à média dos teus últimos vencimentos, das duas uma: ou irás arranjar receitas extraordinárias para cobrir essa reforma, ou estás a reconhecer que haverá um corte claro na qualidade de vida do indivíduo que passará em termos reais a receber menos mal se reforme.

O PS - a não ser que tenha mudado outra vez de narrativa - não queria manter o IRC em 17% (até 10 mil?) e 21% (para o resto)... queria mesmo era voltar aos 23%. Ora como nos diz a experiência e a curva de laffer, chega a um ponto em que cobrar mais IRC será na minha opinião pior para a criação e manutenção de empresas em Portugal. Se tu tentares abrir uma empresa no mundo do PS, vê lá bem o que acontece: por cada 1 unidade de lucro, és taxado em:
1. IRC (lucros levam já aqui um corte de 23%)
2. IRS (como investidor voltas a levar um corte se distribuires dividendos de 28%)
3. DERRAMA (dependendo do município poderá ir até aos 1,5%)
Ora só aqui metade do teu lucro já foi. Se tiveres prejuízo o estado diz: desenrasca-te seu capitalista.
Depois ainda tens:
4. Pagamentos por conta, que tens que pagar esteja ou não a tua atividade a correr bem e antecipadamente;
A nível do consumo tens:
5. IVA que torna o teu produto/serviço potencialmente mais caro em 23%, logo menos competitivo;
6. Impostos especiais dependendo do teu produto como o IABA, o IT e o ISP. (Alguns destes como o ISP tornam o teu produto mais caro em praticamente 100% como os combustíveis);
Se tiveres automóveis tens os:
7. IUC e ISV
Se tiveres património tens os:
8. IMI, IMT e IS
9. Fora isto tudo ainda podes ter taxas e taxinhas municipais. Como sabes só em Lisboa são mais de 400 salvo erro.

A somar a isto tudo tens uma máquina do estado que em troca de 85 mil milhões de despesa pública, não só não te facilita o trabalho - a não ser claro que tenhas amigos no estado que facilitem a adjudicação de investimento público/financiamento europeu - como te dificulta burocratizando o sistema. Por exemplo para certos licenciamentos ou autorizações de produção poderá levar meses (às vezes anos) a ser aprovado.

Ora as propostas no sentido certo seriam as de baixar os impostos para investimentos e desburocratizar a máquina do estado no sentido de facilitar investimento por exemplo em empresas ligadas à robótica/automatização de processos com número mínimo de funcionários. Este actual governo por exemplo, baixou o IRC, e curiosamente aumentou as receitas colectadas associadas a este imposto. Este é mais o caminho certo.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

por Quimporta » 23/9/2015 12:09

Falar de eleições sem sondagens é como acompanhar um bife com batata cozida: come-se mas sem pica.

Tenho ouvido a generalidade dos comentadores a mostrar desconfiança nos resultados que tem vindo a ser divulgados, mas o que vejo é uma concordância que até me surpreende.
Se as eleições fossem hoje ganhava o Paf, sem maioria absoluta e sem aliados para se coligar, o que servia um rico cozido ao Cavaco.

Sem mais debates no horizonte, espero para ver o que dirá esta sexta feira a Fitch sobre o rating da divida de Portugal. Custa-me a acreditar que este timming seja inocente, e como tal, também não acredito que não haja notícias relevantes.

Por mim voto! Voto sempre nem que seja para escrever "Viva o D. Duarte Pio", porque considero que votar é o mínimo exercício de participação cívica.
Respeito quem opte por não votar, mas compreendo muito mal os argumentos que se apresentam para justificar que "não votar" é melhor "que votar".
Anexos
Sondagens legislativas.png
Fonte: http://www.marktest.com/
Sondagens legislativas.png (37.08 KiB) Visualizado 4024 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por JohnyRobaz » 23/9/2015 11:39

Dr Tretas Escreveu:
Essa tendência é mais que óbvia, todo o trabalho repetitivo tem tendência a ser substituído por máquinas. Infelizmente muitos desses empregos envolvem atendimento ao público, e a desaparecerem teremos uma sociedade ainda mais impessoal do que já é... Nem tudo é bom.

Por acaso creio que os trabalhos de atendimento ao público são pouco repetitivos, apesar de as tarefas no essencial serem as mesmas, normalmente abordam casos singulares em termos de particularidades. Para além disso, como bem disseste, há que manter a sociedade humanizada... Não é preciso exagerar para ser optimizado.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por JohnyRobaz » 23/9/2015 11:36

fj201 Escreveu:Exactamente. Aliás já recebem ordenado e vão continuar a receber: engenheiros e técnicos de robótica, programadores, técnicos de operação, tudo isso continuará a trabalhar e a receber. É uma mudança de paradigma que deveríamos apreciar: os seres humanos agora ou seriam donos das máquinas ou técnicos especializados na sua construção, operação e manutenção.

Com vantagens brutais para a segurança social, já que como te digo, nenhuma máquina iria bater à porta a pedir prestações sociais à SS, quando ficassem obsoletas. No entanto parte da riqueza em toda a sua vida útil iria financiar a SS, sem pedir nada em troca.

O que temos de fazer é mudar o paradigma e começar a financiar o máximo possível a SS com empresas com o mínimo de funcionários e o máximo de máquinas. Imagina que 1 milhão de portugueses ganha dinheiro sendo dono ou técnico especializado em máquinas? A sustentabilidade da SS está segura.

Nesse sentido a proposta do PS tanto de taxar mais empresas com poucos funcionários, como de cortar mil milhões em prestações sociais não contributivas vai no sentido errado.

Eu concordo com tudo, excepto com a última frase. Ora bem, a proposta do PS, pelo que me parece é:
- Reduzir a TSU das empresas, ou seja, reduzir a parcela das contribuições para a SS que depende do numero de trabalhadores, baixando aqui a carga fiscal sobre as empresas.
- Manter o IRC, de forma a usar parte desse IRC que não vai reduzir para financiar a SS, compensando a baixa da TSU. O IRC não depende do nº de trabalhadores, mas sim dos lucros.

Pelo que interpreto desta proposta, o PS tenta com esta cambalhota mobilizar a dependência do financiamento da SS para os resultados líquidos e para o capital das empresas, retirando-o do número de trabalhadores, que como dizes, vai tender a diminuir, essencialmente no que toca a trabalhos mecanizados e repetitivos. Portanto, juro que não percebo como vai em sentido contrário ao que defendes... :oh: :-k

por JohnyRobaz » 23/9/2015 11:28

jccgold Escreveu:JohnyRobaz claro que há quem controle as máquinas por isso é que para uma barragem tens umas 5 pessoas a trabalhar nela.

Sendo eu engenheiro civil numa consultora de engenharia que acompanha principalmente barragens, pergunto-me se sabes do que estás a falar? :oh: :oh:

Para além de que está aí uma teoria do apocalipse misturada com mil e uma coisas, eu apenas estou a falar de duas propostas diferentes de redução dos impostos às empresas... Calma.

por Dr Tretas » 23/9/2015 11:09

fj201 Escreveu:
(...)
Exactamente. Aliás já recebem ordenado e vão continuar a receber: engenheiros e técnicos de robótica, programadores, técnicos de operação, tudo isso continuará a trabalhar e a receber. É uma mudança de paradigma que deveríamos apreciar: os seres humanos agora ou seriam donos das máquinas ou técnicos especializados na sua construção, operação e manutenção.
(...)

Essa tendência é mais que óbvia, todo o trabalho repetitivo tem tendência a ser substituído por máquinas. Infelizmente muitos desses empregos envolvem atendimento ao público, e a desaparecerem teremos uma sociedade ainda mais impessoal do que já é... Nem tudo é bom.

Registado: 29/10/2013 12:15

por jccgold » 23/9/2015 11:04

youmeu Escreveu:
jccgold Escreveu:O sistema económico mundial é insustentável a nível de trabalho, só seria sustentável se todos trabalhassem 4h por dia.

O que ficava mesmo a calhar era a fonte dessa informação, tenho de admitir que fiquei um bocado desconfiado sobre a veracidade da mesma :-"

É só consultares o desemprego a nível mundial. Deixa passar mais uns anos e o numero de Estados falhados vai continuar a aumentar

a ascensão dos nazis não teve nada a ver com questões raciais apenas com inveja dos judeus serem gente com mais dinheiro que o alemão comum

Epa isso também não é bem assim, diria mesmo que nem lá perto... :shame: os motivos que levaram Hitler ao poder são muito mais ambíguos (e com um carácter significativamente diferente) do que o único motivo que estás a tentar transparecer. Acho que estou em consonância com a maioria dos historiadores ao afirmar que o tratado de Versalhes, a crise económica, o desemprego, o receio de uma revolução comunista... Foram os pontos chave da subida de Hitler ao poder[/quote]

E os Nazis diziam que o crash da bolsa que provocou o desemprego foi culpa dos judeus. Basicamente eram os banqueiros da época e foi uma revolta contra os banqueiros.

por fj201 » 23/9/2015 10:25

JohnyRobaz Escreveu:fj201, e as pessoas, fazes-lhes o quê? subsidio de desemprego? Ou é uma espécie para extinguir? Por favor...
Eu não tenho nada contra o aumento de produtividade associado à utilização de máquinas que produzam mais rápido e eficazmente que um ser humano, mas há que haver sempre alguém a controlar, monitorizar, programar as máquinas, que também recebem salário.

Exactamente. Aliás já recebem ordenado e vão continuar a receber: engenheiros e técnicos de robótica, programadores, técnicos de operação, tudo isso continuará a trabalhar e a receber. É uma mudança de paradigma que deveríamos apreciar: os seres humanos agora ou seriam donos das máquinas ou técnicos especializados na sua construção, operação e manutenção.

Com vantagens brutais para a segurança social, já que como te digo, nenhuma máquina iria bater à porta a pedir prestações sociais à SS, quando ficassem obsoletas. No entanto parte da riqueza em toda a sua vida útil iria financiar a SS, sem pedir nada em troca.

O que temos de fazer é mudar o paradigma e começar a financiar o máximo possível a SS com empresas com o mínimo de funcionários e o máximo de máquinas. Imagina que 1 milhão de portugueses ganha dinheiro sendo dono ou técnico especializado em máquinas? A sustentabilidade da SS está segura.

Nesse sentido a proposta do PS tanto de taxar mais empresas com poucos funcionários, como de cortar mil milhões em prestações sociais não contributivas vai no sentido errado.

por Youmeu » 23/9/2015 6:57

jccgold Escreveu:O sistema económico mundial é insustentável a nível de trabalho, só seria sustentável se todos trabalhassem 4h por dia.

O que ficava mesmo a calhar era a fonte dessa informação, tenho de admitir que fiquei um bocado desconfiado sobre a veracidade da mesma :-"

a ascensão dos nazis não teve nada a ver com questões raciais apenas com inveja dos judeus serem gente com mais dinheiro que o alemão comum

Epa isso também não é bem assim, diria mesmo que nem lá perto... :shame: os motivos que levaram Hitler ao poder são muito mais ambíguos (e com um carácter significativamente diferente) do que o único motivo que estás a tentar transparecer. Acho que estou em consonância com a maioria dos historiadores ao afirmar que o tratado de Versalhes, a crise económica, o desemprego, o receio de uma revolução comunista... Foram os pontos chave da subida de Hitler ao poder
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por jccgold » 23/9/2015 2:12

JohnyRobaz claro que há quem controle as máquinas por isso é que para uma barragem tens umas 5 pessoas a trabalhar nela. O sistema económico mundial é insustentável a nível de trabalho, só seria sustentável se todos trabalhassem 4h por dia. Num sistema perfeito só trabalhava quem quisesse e todos tinham direito mesmo sem trabalhar a uma parte da riqueza ou seja a um ordenado mesmo sem trabalhar. Mas para um sistema desses vigorar só se vierem ETs implantá-lo até lá vai ser sempre uma race to the bottom no que ao direito dos trabalhadores concerne.
Os 1ºs sinais aí estão com a fuga em massa de emigrantes africanos, fuga da guerra dos sírios, quem ache que isso tem razões políticas está completamente enganado, até a ascensão dos nazis não teve nada a ver com questões raciais apenas com inveja dos judeus serem gente com mais dinheiro que o alemão comum

por JohnyRobaz » 23/9/2015 0:38

fj201, e as pessoas, fazes-lhes o quê? subsidio de desemprego? Ou é uma espécie para extinguir? Por favor...
Eu não tenho nada contra o aumento de produtividade associado à utilização de máquinas que produzam mais rápido e eficazmente que um ser humano, mas há que haver sempre alguém a controlar, monitorizar, programar as máquinas, que também recebem salário.

Turtle Trader Escreveu:
Jonhy, já equacionaste se o mais correto não seria precisamente o contrário. E se os descontos para a Seg. Social efetuados pelas entidades patronais, fossem calculados tendo por base os seus volumes de faturação/negócios em alternativa aos vencimentos pagos aos trabalhadores. Não seria esta uma alternativa por forma a incentivar a contratação de mais trabalhadores e aumentar por esta via as receitas da Seg Social ? Pensa no assunto :wink:

Caro Turtle Trader, como deves imaginar, não sou político, sou apenas um cidadão que não é certamente dono da razão nem das soluções únicas para resolver os problemas que existem neste país, e é por isso que gosto de discutir estes assuntos. Aprende-se sempre.
E sem dúvida que essa é uma opção que levaria as empresas a contratar. Se seria os mais sustentável para a Seg Social, não sei dizer... No entanto, julgo que isso não é exactamente o contrário do que eu disse. O que está aqui em causa é uma diferenciação fiscal das empresas tal como existe nas pessoas no IRS (escalões). No entanto, não me ficaria apenas pelos seus lucros, mas por factores que tenham em conta o seu contributo positivo para o combate ao desemprego e para o crescimento económico e sustentabilidade social.

Isto pode ser feito através da Seg Social, se for alocado dinheiro do IRC para compensar (é isso que penso estar no programa do PS), ou directamente através do IRC. Aqui o que a coligação propõe é a descida da taxa de IRC fixa unicamente, ou seja, não considera nenhum destes factores. E julgo que tendo em conta isto, na MMO a proposta do PS é melhor.

P.S. - Falo do que conheço das propostas, não li a fundo os programas, pelo que posso não saber tudo correctamente.

por Turtle Trader » 22/9/2015 19:40

JohnyRobaz Escreveu:
marquesll Escreveu:A proposta do ps é uma patetice pegada. É o mesmo que dizer "eu só quero em Portugal empresas ultrapassadas do séc XIX ou XX, porque as do séc XXI necessitam de menos mão de obra. Vá, tudo a trabalhar para a fábrica de cimentos e para os cafés e restaurantes, é o Costa que manda. Ai de quem invista em novas tecnologias que leva logo com impostos mais altos."

Oh camarada jonhy, por favor...

Que empresas são essas de novas tecnologias que necessitam de menos mão de obra? (Sim, a mão de obra qualificada que Portugal produziu nos últimos anos e que tem sido desperdiçada para os países realmente desenvolvidos também são pessoas meu caro..)
E sim, precisamos de pessoas a trabalhar, para que descontem e tenhamos um Estado Social e uma Segurança Social assegurados financeiramente.

Jonhy, já equacionaste se o mais correto não seria precisamente o contrário. E se os descontos para a Seg. Social efetuados pelas entidades patronais, fossem calculados tendo por base os seus volumes de faturação/negócios em alternativa aos vencimentos pagos aos trabalhadores. Não seria esta uma alternativa por forma a incentivar a contratação de mais trabalhadores e aumentar por esta via as receitas da Seg Social ? Pensa no assunto :wink:

Registado: 10/7/2013 20:26

por fj201 » 22/9/2015 19:31

JohnyRobaz Escreveu:
marquesll Escreveu:A proposta do ps é uma patetice pegada. É o mesmo que dizer "eu só quero em Portugal empresas ultrapassadas do séc XIX ou XX, porque as do séc XXI necessitam de menos mão de obra. Vá, tudo a trabalhar para a fábrica de cimentos e para os cafés e restaurantes, é o Costa que manda. Ai de quem invista em novas tecnologias que leva logo com impostos mais altos."

Que empresas são essas de novas tecnologias que necessitam de menos mão de obra? (Sim, a mão de obra qualificada que Portugal produziu nos últimos anos e que tem sido desperdiçada para os países realmente desenvolvidos também são pessoas meu caro..)
E sim, precisamos de pessoas a trabalhar, para que descontem e tenhamos um Estado Social e uma Segurança Social assegurados financeiramente.

Pelo contrário... se tiveres empresas só com máquinas, estás a produzir riqueza (que produz impostos como IRC, derrama, IRS dos donos -tx lib, impostos municipais, taxas e taxinhas, etc.) que pode ser encaminhada para a segurança social..e o bónus? Daqui a 40 anos as máquinas não vão bater à porta da SS a pedir prestações sociais (sejam contributivas ou não contributivas).

por JohnyRobaz » 22/9/2015 19:07

por marquesll » 22/9/2015 18:07

A proposta do ps é uma patetice pegada. É o mesmo que dizer "eu só quero em Portugal empresas ultrapassadas do séc XIX ou XX, porque as do séc XXI necessitam de menos mão de obra. Vá, tudo a trabalhar para a fábrica de cimentos e para os cafés e restaurantes, é o Costa que manda. Ai de quem invista em novas tecnologias que leva logo com impostos mais altos."

Registado: 20/5/2014 15:38

por JohnyRobaz » 22/9/2015 17:28

marquesll Escreveu:A única forma de fazer a economia e o PIB REAL continuarem a crescer de forma sustentada, é baixando o IRC, de forma a atrair cada vez mais empresas e capital estrangeiro.

(...)

O programa da coligação parece-me ser muito melhor que o do ps, até porque é o único que prevê baixar o IRC.

O programa do ps, é o mesmo de sempre que nos levou até à bancarrota: gastar, endividar, engordar a FP para aumentar o consumo interno, tornar a economia o menos competitiva possível, afugentar as empresas para a Irlanda, Holanda, etc… aumentar as importações e o desemprego, até nova bancarrota.

Deixa-me só contrariar a tua opinião, porque a carga fiscal das empresas não se resume ao IRC.
Visto que falamos de legislativas, este artigo pode ser elucidativo quanto às propostas da coligação e do PS, ambas propõem baixa de impostos às empresas, mas de forma diferente:

http://economico.sapo.pt/noticias/desci ... 37.html/-1

A alternativa a esta proposta do PS, que me parece uma cambalhota mas que tem um objectivo que me parece bem pensado e positivo, seria acabar com a taxa fixa de IRC e faze-la depender de vários factores, de entre os quais a criação de emprego, a balança comercial externa, os lucros por trabalhador, etc...

por fff » 22/9/2015 17:25

marquesll Escreveu:A única forma de fazer a economia e o PIB REAL continuarem a crescer de forma sustentada, é baixando o IRC, de forma a atrair cada vez mais empresas e capital estrangeiro.

Tudo o resto, de dar mais um bocadinho aqui ou um bocadinho ali, é apenas demagogia populista para caçar o voto do povo ignorante.

Não é por acaso que a Irlanda (um país parecido a Portugal) é o país que mais cresce no mundo, com um IRC de 12%.

Não é por acaso que o nosso PIB REAL só começou a crescer em 2013, quando o IRC começou a baixar.

Desde o final dos anos 90 até 2013, o nosso PIB REAL nunca cresceu, devido a um elevado IRC para um país como o nosso, o que afoguentava as empresas para outras paragens. E assim, Portugal lá foi empobrecendo aos poucos, recorrendo ao endividamento externo de forma a esconder o decréscimo contínuo do PIB REAL. Até que em 2011 o país ficou à beira da bancarrota… mais uma vez.

O programa da coligação parece-me ser muito melhor que o do ps, até porque é o único que prevê baixar o IRC.

O programa do ps, é o mesmo de sempre que nos levou até à bancarrota: gastar, endividar, engordar a FP para aumentar o consumo interno, tornar a economia o menos competitiva possível, afugentar as empresas para a Irlanda, Holanda, etc… aumentar as importações e o desemprego, até nova bancarrota.

E não esquecer as reformas intocaveis. Eu gostava que alguem me provasse com calculos como é que nas reformas de milhares de euros , (Algumas com regras de calculo discutiveis) tendo em conta a longevidade que deve andar nos 80 anos, os anos que as pessoas vão receber de reforma onde é que o valor descontado chega para o valor imenso que vão receber nesses anos todos.
E mesmo que pessoa faleça , conjuge continua a receber .
Já fiz imensas contas e vejo sempre um buraco enorme.

Para não falar na piramide geracional invertida que é um fator insustentavel

Já sei, a resposta é que não queremos saber, é um contrato confiança geracional e quem vier a seguir que pague e não bufe, que o nivel de vida de alguns é para manter.
Editado pela última vez por fff em 22/9/2015 17:29, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 3:19

por marquesll » 22/9/2015 17:10

A única forma de fazer a economia e o PIB REAL continuarem a crescer de forma sustentada, é baixando o IRC, de forma a atrair cada vez mais empresas e capital estrangeiro.

Tudo o resto, de dar mais um bocadinho aqui ou um bocadinho ali, é apenas demagogia populista para caçar o voto do povo ignorante.

Não é por acaso que a Irlanda (um país parecido a Portugal) é o país que mais cresce no mundo, com um IRC de 12%.

Não é por acaso que o nosso PIB REAL só começou a crescer em 2013, quando o IRC começou a baixar.

Desde o final dos anos 90 até 2013, o nosso PIB REAL nunca cresceu, devido a um elevado IRC para um país como o nosso, o que afoguentava as empresas para outras paragens. E assim, Portugal lá foi empobrecendo aos poucos, recorrendo ao endividamento externo de forma a esconder o decréscimo contínuo do PIB REAL. Até que em 2011 o país ficou à beira da bancarrota… mais uma vez.

Registado: 20/5/2014 15:38

por JohnyRobaz » 22/9/2015 16:54

soso Escreveu:Como já aqui venho frisando, há anos, não acho nenhum competente o suficiente para liderar os destinos deste País.... pelo que voto sempre no que me parece menos mau.... é o que há!

Pois, receio que terá que ser essa a triste opção a tomar infelizmente... :oh:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot] e 52 visitantes