Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 29/9/2015 22:09

Artista Romeno Escreveu:
cristiano.santos.395 Escreveu:Página 131 já me tinha pronunciado sobre esta empresa, mais os dados que agora referi, sinceramente acho que já forneci mais dados em meia duzia de comentários do que muito que se le por ai. Concretizei sempre.

Cumprimentos

Deste argumentos, alguns uteis outros nao tao uteis, eu como ja disse tirando o cheiro simpatizo, mas atenção a portucel nao é a apple de certeza, uma empresa para o buffet a um preço eventualmente inferior talvez, não comas tudo o que o borja diz pá, ainda para mais a pagar :mrgreen: isso da margem das vendas é irrelevante por exemplo, em vez de pagares ao borja compra livros educa-te e iras melhor servido :idea: :-k :!:

De forma menos directa ( tu és um bruto Romeno... :mrgreen: ) estava a tentar, subtilmente, chamar a atenção ao CR7 que nos mercados nem tudo o que brilha é ouro. Mais a mais serviços de aconselhamento...quem não se lembra do saudoso borjainvest e das suas fabulosas recomendações...

Abre os olhos Cristiano, o Romeno deu-te um excelente conselho: investe na tua educação em vez de....

Boa sorte.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Artista Romeno » 29/9/2015 19:29

cristiano.santos.395 Escreveu:Página 131 já me tinha pronunciado sobre esta empresa, mais os dados que agora referi, sinceramente acho que já forneci mais dados em meia duzia de comentários do que muito que se le por ai. Concretizei sempre.

Cumprimentos

Deste argumentos, alguns uteis outros nao tao uteis, eu como ja disse tirando o cheiro simpatizo, mas atenção a portucel nao é a apple de certeza, uma empresa para o buffet a um preço eventualmente inferior talvez, não comas tudo o que o borja diz pá, ainda para mais a pagar :mrgreen: isso da margem das vendas é irrelevante por exemplo, em vez de pagares ao borja compra livros educa-te e iras melhor servido :idea: :-k :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por cristianosantos85 » 29/9/2015 9:45

Página 131 já me tinha pronunciado sobre esta empresa, mais os dados que agora referi, sinceramente acho que já forneci mais dados em meia duzia de comentários do que muito que se le por ai. Concretizei sempre.

Cumprimentos

Registado: 10/9/2015 16:45

por rg7803 » 29/9/2015 0:55

cristiano.santos.395 Escreveu:Sim tem. Mas quer tenha, quer não é irrelevante para o dia á dia da cotação, apenas o citei para mostrar que não é apenas a minha opinião, outros corroboram o mesmo.

Ah outro dado importante que na minha modesta opinião joga em favor da Portucel e me esqueci de referir, de entre alguns que já fui dizendo. E acho que o mercado actual prova isso..a pasta e papel não são negociados em futuros. A Portucel está a levar com quedas de mercado da actividade mineira, industria automóvel, etc que nada tem que ver com as suas áreas de negócio.

Não te ofendas, porém não entendi com clareza quais os fundamentos que justificam a tua crença, se excluirmos o que "papagueaste" da prosa do referido analista, o tal que "tem crédito".
Diz-me lá Cristiano, para ti mesmo, porque achas que é positivo investir no longo prazo na Portucel. Gostava de ouvir as tuas razões; a prosa do "analista" já conhecia, e já tenho opinião firmada. Long ago, como dizem os alemães...

por cristianosantos85 » 29/9/2015 0:38

Sim tem. Mas quer tenha, quer não é irrelevante para o dia á dia da cotação, apenas o citei para mostrar que não é apenas a minha opinião, outros corroboram o mesmo.

Ah outro dado importante que na minha modesta opinião joga em favor da Portucel e me esqueci de referir, de entre alguns que já fui dizendo. E acho que o mercado actual prova isso..a pasta e papel não são negociados em futuros. A Portucel está a levar com quedas de mercado da actividade mineira, industria automóvel, etc que nada tem que ver com as suas áreas de negócio.

por rg7803 » 29/9/2015 0:02

cristiano.santos.395 Escreveu:Alguns dados sobre a Portucel, ação que continuo a afirmar convictamente, é o sonho de qualquer fundamentalista e parafraseando uma análise recente a esta empresa de um analista e passo a citar "esta parece mesmo ser uma daquelas situações à Warren Buffet, em que um fator temporário traz a cotação a níveis apetecíveis para investir numa empresa sólida e em crescimento de longo prazo".

A Portucel neste momento exporta para 90 países e com fortes investimentos em mercados emergentes como Moçambique. o facto da empresa produzir e vender uma marca premium como o papel de escritório Navigator, reconhecido pela sua qualidade em todo o mundo, também é uma vantagem.

Nos últimos dezassete anos, a Portucel apresentou Lucro em todos os anos;
O Lucro tem uma tendência ascendente de longo prazo, era de €4 milhões em 1998 e para 2015 espera-se um lucro de €197 milhões, uma taxa média de crescimento anual de 25,5%!
A Margem Líquida é gorda, consistentemente acima dos 10%. A Portucel é uma empresa altamente lucrativa.

Em 2001, por exemplo, o múltiplo das vendas era de 1,99 e agora é de 1,43, enquanto que as vendas anuais, no mesmo período, subiram de €455 milhões para €1.610 milhões.

A Portucel valorizou-se a uma taxa média anual de 10% desde 1995 e mesmo assim não acompanhou o crescimento dos lucros que relembro cresceram a uma taxa média de 25,5%.

Tenho-a a preço médio de 3,111, para muito longo prazo. Sinceramente custa-me ver muita gente a "entalar-se" com banca e empresas altamente endividadas e fracos fundamentais, quando mesmo dentro do nosso Psi, existem outras boas opções de entrada com provável potencial futuro mesmo aqui ao lado..

Cumprimentos!

Sabes se esse analista tem algum crédito...?

por Artista Romeno » 28/9/2015 21:18

cristiano.santos.395 Escreveu:Alguns dados sobre a Portucel, ação que continuo a afirmar convictamente, é o sonho de qualquer fundamentalista e parafraseando uma análise recente a esta empresa de um analista e passo a citar "esta parece mesmo ser uma daquelas situações à Warren Buffet, em que um fator temporário traz a cotação a níveis apetecíveis para investir numa empresa sólida e em crescimento de longo prazo".

A Portucel neste momento exporta para 90 países e com fortes investimentos em mercados emergentes como Moçambique. o facto da empresa produzir e vender uma marca premium como o papel de escritório Navigator, reconhecido pela sua qualidade em todo o mundo, também é uma vantagem.

O Lucro tem uma tendência ascendente de longo prazo, era de €4 milhões em 1998 e para 2015 espera-se um lucro de €197 milhões, uma taxa média de crescimento anual de 25,5%!
A Margem Líquida é gorda, consistentemente acima dos 10%. A Portucel é uma empresa altamente lucrativa.

Em 2001, por exemplo, o múltiplo das vendas era de 1,99 e agora é de 1,43, enquanto que as vendas anuais, no mesmo período, subiram de €455 milhões para €1.610 milhões.

A Portucel valorizou-se a uma taxa média anual de 10% desde 1995 e mesmo assim não acompanhou o crescimento dos lucros que relembro cresceram a uma taxa média de 25,5%.

Tenho-a a preço médio de 3,111, para muito longo prazo. Sinceramente custa-me ver muita gente a "entalar-se" com banca e empresas altamente endividadas e fracos fundamentais, quando mesmo dentro do nosso Psi, existem outras boas opções de entrada com provável potencial futuro mesmo aqui ao lado..

Cumprimentos!

cuidado eu simpatizo com a empresa mas atenção o lucro em 2010 foi maior que em 2014, e o multiplo das vendas é o racio mais ordinario que há não diz absolutamente nada, porque era importante saber as margens em 2001 e agora só assim poderiamos usar esse rácio sem mais nada é useless, altamente lucrativa para os padroes nacionais, para os internacionais é apenas uma boa empresa bem gerida coisa que em portugal escaceia bastante...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por NM_2 » 28/9/2015 17:46

A nossa portucel só precisa do empurrão adequado para brilhar. Esta é a minha nova aquisição e tem aguentado bem estes tombos do psi 20.
A minha ideia é mante-la tambem durante um tempo significativo com reforços pelo meio se se justificar.

Registado: 2/9/2014 22:13

por cristianosantos85 » 28/9/2015 17:38

Alguns dados sobre a Portucel, ação que continuo a afirmar convictamente, é o sonho de qualquer fundamentalista e parafraseando uma análise recente a esta empresa de um analista e passo a citar "esta parece mesmo ser uma daquelas situações à Warren Buffet, em que um fator temporário traz a cotação a níveis apetecíveis para investir numa empresa sólida e em crescimento de longo prazo".

Cumprimentos!

por NM_2 » 23/9/2015 11:18

_x_ Escreveu:Tens um ponto de entrada semelhante ao meu 3.08 (acho que me copiastes a entrada).
O limite para perdas depende da carteira e de quanto estás disposto a perder.
Se reparares nos mapas do Ulisses, na minha opinião, se descer abaixo de 2.60 é que se torna doloroso.

Pelo menos há alguem aqui que tem um ponto de entrada semelhante. A percentagem da carteira que tenho em Portucel é pequena - <10%. Mas não quero perder mais do que até aos 2.60 pois isso demonstra fraqueza do título mas depende do que se passar lá fora. Se vir que a envolvente é negativa e o psi a descer muito dou um desconto à cotação da portucel. Não vou assumir uma posição dogmática por enquanto mas vou ter os 2.60 em atenção.

por _x_ » 23/9/2015 10:20

Tens um ponto de entrada semelhante ao meu 3.08 (acho que me copiastes a entrada).
O limite para perdas depende da carteira e de quanto estás disposto a perder.
Se reparares nos mapas do Ulisses, na minha opinião, se descer abaixo de 2.60 é que se torna doloroso.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por NM_2 » 22/9/2015 21:26

Por curiosidade qual pensam ser um bom ponto para stop loss? 2.9x? 2.6x?

por ricardmag » 22/9/2015 19:41

No meu também bate 8-) :-$

pti.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por NM_2 » 22/9/2015 17:22

Raposo Tavares Escreveu:Imagem

A incerteza que me está a mordiscar é aquela mm30 que teima em demonstrar relutância em saltar para as costas da mm200. Na impossibilidade de o Futre lhe dar uma ajuda, confio na manutenção da LTA e no enquadramento da forquilha.
Quanto aos resultados da empresa não me parece que a ameaça americana tenha um grande peso nos prazos mais curtos; por enquanto, o preço do papel é um bom suporte fundamental. A questão colocada pelo fisco do Tio Sam poderá ser importante para a futura rentabilização da fábrica de Moçambique. Mas até que a fábrica esteja operacional, ainda vai correr muita água debaixo das pontes.

Obrigado pelo gráfico. Agr é aguardar confirmação de manutenção dessa LTA. Que depende do que acontecer com o PSI que está com tendência descendente..... :-k

por RaposoTavares » 22/9/2015 17:13

Imagem

A incerteza que me está a mordiscar é aquela mm30 que teima em demonstrar relutância em saltar para as costas da mm200. Na impossibilidade de o Futre lhe dar uma ajuda, confio na manutenção da LTA e no enquadramento da forquilha.
Quanto aos resultados da empresa não me parece que a ameaça americana tenha um grande peso nos prazos mais curtos; por enquanto, o preço do papel é um bom suporte fundamental. A questão colocada pelo fisco do Tio Sam poderá ser importante para a futura rentabilização da fábrica de Moçambique. Mas até que a fábrica esteja operacional, ainda vai correr muita água debaixo das pontes.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por fff » 22/9/2015 16:51

NM_2 Escreveu:Uma notícia nem sim nem não para a cotação? :-k
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... canas.html

A incerteza nunca é amiga positiva das cotações. Acredito que até se saber a decisão nos proximos 3 meses poderá condicionar a cotação.

"O CEO da Portucel adiantou que para já não há novidades sobre este tema e que a proposta final deverá ser apresentada num período de quatro meses......"

Registado: 29/11/2007 3:19

por NM_2 » 22/9/2015 14:53

Uma notícia nem sim nem não para a cotação? :-k
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... canas.html

por NM_2 » 22/9/2015 12:27

luma60 Escreveu:Julgo que para a Portucel, esta notícia não é muito boa uma vez que a Ásia representa uma grande parte da sua exportação

http://www.rtp.pt/noticias/economia/ban ... 15_n860069
http://www.valor.com.br/internacional/4 ... ao-e-china

Desde que cresça a mim essas notícias não me alarmam... mas posso estar enganado

por luma60 » 22/9/2015 12:22

Julgo que para a Portucel, esta notícia não é muito boa uma vez que a Ásia representa uma grande parte da sua exportação

http://www.rtp.pt/noticias/economia/ban ... 15_n860069
http://www.valor.com.br/internacional/4 ... ao-e-china
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por NM_2 » 22/9/2015 11:50

bigest Escreveu:Boa noite,
Sobre o dividendo o que realmente constatei foi a informacao variar da semana passada para esta,ja que ha oito dias referiam 0,27 de dividendo.
As fontes em que se basiaram nao faco ideia (pssivelmente ainda existem reservas para distribuir )!

Bons negocios.

O dividendo acho que só saberá mais perto da data até lá é especulação.
Eu entrei hoje na Portucel a 3.08. Ver como corre.
Stop nos 2.6x

por bigest » 21/9/2015 23:54

Boa noite,
Sobre o dividendo o que realmente constatei foi a informacao variar da semana passada para esta,ja que ha oito dias referiam 0,27 de dividendo.
As fontes em que se basiaram nao faco ideia (pssivelmente ainda existem reservas para distribuir )!

Bons negocios.

Registado: 12/2/2014 14:33

por RaposoTavares » 21/9/2015 19:39

fff Escreveu:Existia uma empresa que se endividava muito para pagar grandes dividendos , mas o final não foi feliz.

Bem lembrado...

por fff » 21/9/2015 19:30

NM_2 Escreveu:
bigest Escreveu:Da um aumento de 48% no dividendo!

Sim eu estava a referir-me a um DY superior a 12 %. E a Portucel tem valorizado antes do dividendo....Será uma boa opção entrar agora? :-k

Alguem deve andar a sonhar com fadas e unicornios ....

No dividendo anterior foram distribuidos 0.43 , devido a um dividendo extraordinario de reservas livres existentes em balanço que podiam ser distribuidos .

A propria empresa referiu em comunicado que o dividendo relativo a 2014 era de 0,21 e o resto era extraordinario, pelo que será este ou um pouco acima o expectavel.

No final do 1º SEM de 2015 , o R.L. cresceu 10,9% para 100,5 M , Cash flow de exploração subiu 13.8% para 155 M, e Cash-flow livre caiu - 60% para 46.9 M

Com a empresa a entrar num forte periodo de investimentos , conforme anunciado nos media, alguem crê ser possivel no proximo ano div de 0.40 ??????????

Existia uma empresa que se endividava muito para pagar grandes dividendos , mas o final não foi feliz.

Continuo a achar que alguem deve andar a sonhar com unicornios ....

Registado: 29/11/2007 3:19

por RaposoTavares » 21/9/2015 19:13

bigest Escreveu:Sim,julgo que quando se esgotar todo este vendaval de mas noticias(ano de 2015) a Portucel e uma das empresas com mais potencial.Na mesma analise Boursorama,eles dao- lhe um price target proximo dos 4 euros.

Sublinhado meu.

Desisti de ler as análises da Boursorama há muito tempo. Este é um bom exemplo das coisas que ali se dizem que me fazem pouco sentido. Parece-me evidente que a haver um movimento que leve a cotação aos 4€, não deixará de colocar a sua cotação a fechar o Gap que é visível nos gráficos afixados acima. É essa a minha expectativa. (E é uma expetativa reforçada pela forquilha de Andrews que coloquei).

Dito de outra forma: uma aposta nos 4 Euros é tibieza, cautela, palpite?... Ao fim e ao cabo, dos 4€ aos 4,4 € ainda vão 40 cêntimos.

Um pormenor? Sublinhe-se que para quem entrou a 3.035, por exemplo, isto é bem mais do que os aparentes 10% de diferença entre os dois valores: entre 0,965€ de ganho e 1,365€ ainda vão mais de 40% de lucro por auferir.
Ora isto não é nada despiciendo.
Mesmo nada! Bolas!

Dito ainda de outra forma: é mais verosimil, na minha perspectiva, que a cotação 'não respeite' a lta e se esteja nas tintas para as forquilhas de Andrews e venha por aí abaixo, do que ela suba e se fique pelos 4€ sem fechar o Gap e ir tocar o dente central da forquilha.

Mas isto são coisas que eu digo a pensar alto...

por bigest » 21/9/2015 18:50

Mais precisamente: 3,95 euros de price target!

Registado: 12/2/2014 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 161 visitantes