Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porque tenho medo de (re)investir !!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porque tenho medo de (re)investir !!!!

por jccgold » 23/9/2015 11:01

Faziam drivers optimizados pró 3DMark isso era o pão nosso de cada dia truques desses

Registado: 11/11/2011 3:58

por Dr Tretas » 23/9/2015 2:36

jccgold Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:jcgold, certamente que não seria com a AF que irias prever isso

Eu por acaso desconfio muito das empresas que fazem produtos low-cost. E até já puxei o assunto da "fiabilidade" ou não dos testes de consumo das marcas. Pensei que aldrabavam mas com métodos mais legitimos como conduzir apenas em estrada plana e nunca acelerar. Alguém fazer um software especifico bem, deve ser da geração dos xeats nos jogos o engenheiro que fez isso.
E já agora se fosse alemão não sei se não desconfiaria, uma das razões que me levou a pensar que o BES valia 0, foi exactamente o perceber há muito tempo o tipo de "gestor" que Salgado era e perante certos sinais o que é que isso queria dizer. Algumas coisas adivinham-se se tivermos alguma informação.

Por acaso houve um fabricante de placas gráficas que fez uns drivers que falseavam os resultados dos benchmarks, dava sempre a ideia de ser muito mais rápida que em utilização real (já verifiquei, foi a Nvidia em 2003).

Registado: 29/10/2013 12:15

por jccgold » 23/9/2015 2:04

Ulisses Pereira Escreveu:jcgold, certamente que não seria com a AF que irias prever isso

Eu por acaso desconfio muito das empresas que fazem produtos low-cost. E até já puxei o assunto da "fiabilidade" ou não dos testes de consumo das marcas. Pensei que aldrabavam mas com métodos mais legitimos como conduzir apenas em estrada plana e nunca acelerar. Alguém fazer um software especifico bem, deve ser da geração dos xeats nos jogos o engenheiro que fez isso.
E já agora se fosse alemão não sei se não desconfiaria, uma das razões que me levou a pensar que o BES valia 0, foi exactamente o perceber há muito tempo o tipo de "gestor" que Salgado era e perante certos sinais o que é que isso queria dizer. Algumas coisas adivinham-se se tivermos alguma informação.

por feliztrader » 23/9/2015 0:44

getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo, vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?

O medo acontece quando ignoramos. Por isso nós vamos eliminando o medo à medida que vamos conhecendo, que nos vamos instruindo.
Cumps.

Registado: 29/11/2007 4:14

por EuroSexy » 23/9/2015 0:06

zecatreca_1 Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Há uma grande diferença entre a pessoa que arrisca porque realiza trades e anda no mercado por ver os outros andar, e a pessoa que determina um risco e aceita-o. :shock:

Há, sim.

Aprendi, da pior maneira que, um stop vale tanto ou mais que um ganho.
Se o carissimo getede1 tiver uma estratégia e se aguentar 3-4 anos a transacionar sem falir a carteira de trading então está batizado e possivelmente poderá vir a ter algum sucesso nesta área. E nunca esquecer que a ganância é o nosso pior inimigo. :wink:
Abraço

A ganancia é a palavra que usam para definir quando uma pessoa ganha uma vez, ainda quer ganhar mais e mais e mais e mais e mais e mais... eu chamo-lhe ambição desmedida! :wink:
Tanto, que se torna dependente de uma recompensa aleatória.

É muito importante entender que as emoções que estão por detrás do trader quando ele ganha dinheiro. É como achar dinheiro na rua. Não fez nada, não disse nada, apenas estava no sitio certo há hora certa e aquele dinheiro passa a ser seu, assim do nada. Não há explicação para um ganho.

Se tiveres a tua mente alinhada, reconheces esse dinheiro como teu e o teu comportamento fará tudo para o salva-guardar, se não, as tuas convicções e aquilo que tu és e sentes vão-te pôr à prova e fazer com que tu não reconheças que és merecedor daquele dinheiro/resultado e o teu comportamento fará algo estranho e subtil que é tomares uma posição arriscada que te leva a perder esse mesmo dinheiro, impedindo a capitalização.

------------------------------------------------------------------------

Para além disto, há uma coisa importante a dizer sobre Money Management: Quando se tem uma série de trades positivos é importante fazer uma capitalização constante dos resultados a cada trade, tendo em conta sempre o risco. Pois se a capitalização for feita só semanal, mensal ou anual as diferenças no final vão ser bastante.
É muito importante reinvestir os lucros a cada trade ganhador e não apenas no final do período.

Registado: 16/6/2014 0:01

por zecatreca_1 » 22/9/2015 23:41

EuroSexy Escreveu:Há uma grande diferença entre a pessoa que arrisca porque realiza trades e anda no mercado por ver os outros andar, e a pessoa que determina um risco e aceita-o. :shock:

Há, sim.

Aprendi, da pior maneira que, um stop vale tanto ou mais que um ganho.
Se o carissimo getede1 tiver uma estratégia e se aguentar 3-4 anos a transacionar sem falir a carteira de trading então está batizado e possivelmente poderá vir a ter algum sucesso nesta área. E nunca esquecer que a ganância é o nosso pior inimigo. :wink:
Abraço

Registado: 17/2/2012 14:31

por EuroSexy » 22/9/2015 23:21

Há uma grande diferença entre a pessoa que arrisca porque realiza trades e anda no mercado por ver os outros andar, e a pessoa que determina um risco e aceita-o. :shock:

Registado: 16/6/2014 0:01

por indian_joe » 22/9/2015 22:35

bogos Escreveu:

Quando falamos ou pensamos em dinheiro para investir no mercado, quer seja pouco ou quer seja muito, o sentimento de saber que se pode perder é muitas vezes negligenciado. É por isso que depois há sentimentos que nos ficam à flor da pele, limitando-nos a vertente psicológica.

Muito bom post!!!!! :clap: :clap: :clap:

Registado: 6/12/2013 18:57

por bogos » 22/9/2015 22:11

Boa noite..

Este tema é muito importante e interessante do ponto de vista real.
O factor psicológico é decisivo na forma como vemos os mercados e como conseguimos lidar com eles.

Eu penso, na minha humilde opinião, que o mêdo é de facto um sentimento extremamente forte que nos limita a probabilidade de sucesso.
Eu entendo perfeitamente o getede1. Ele necessita de adquirir uma confiança que considera perdida e a melhor forma de o fazer é colocar a pergunta certa: Estarei eu na disposição de participar no mercado (comprando ou vendendo), aceitando desde já a possibilidade de perda de rendimento (capital investido)?

Podem-me dizer que isto é básico. A verdade de La Palisse no seu expoente.
Mas será que muitos de nós já colocaram o dedo na ferida?

Um Investidor olha para o mercado, e vê nele uma possibilidade imensa de fazer dinheiro. Mas será assim mesmo?

O getede1, tem neste momento um sentimento de medo de colocar uma ordem compradora, porque não sabe para onde pode ir o título. Sabe até onde pretende sair a ganhar, mas tem a disposição para perder todo o capital investido?

Quando uma pessoa passa esta fase (que é dura, psicologicamente limitativa da acção), terá a oportunidade de passar a um outro patamar. O patamar do processo de criação da trade (utilizando as inúmeras ferramentas existentes, AT, AF, etc). Mas mesmo aí terá que definir as regras para o cumprimento de mais um sentimento, o da disciplina.
E mesmo correndo um risco de perder todo o capital, estará de consciência tranquila pelo trabalho desenvolvido, pois tinha o plano.

A partir daqui, pode ser atingido o patamar da tranquilidade do trade. Não há stress, não há volte face, não há medo... O mercado em si mesmo deixa de ser preocupação, pois em vez de o tentarmos dominar, deixamo-nos dominar pelo mercado. E é nesta relação de cumplicidade que fluem os resultados, independentemente de serem bons ou maus. Pois se forem maus podemos sempre voltar ao plano e reformular nas ferramentas existentes e adaptar).

O ciclo estará fechado para a liberdade mental no trade. Não nos vai tornar em investidores imparáveis, pois isso não existe.
O que existe é um libertar de sentimentos maus que nos provocam sistematicamente o erro, porque estamos sempre a pensar neles.

Quando falamos ou pensamos em dinheiro para investir no mercado, quer seja pouco ou quer seja muito, o sentimento de saber que se pode perder é muitas vezes negligenciado. É por isso que depois há sentimentos que nos ficam à flor da pele, limitando-nos a vertente psicológica.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por danieljpires » 22/9/2015 17:56

getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo, vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?

Ola GETEDE1, penso que todos nos ja cometemos erros desses...pelo menos eu falo por mim que também tenho as minhas historias de BUY, HOLD and CRY :) pois não sabia o que andava a fazer na altura ...(ainda hoje tenho duvidas hahhahahaha )
Mas o mais importante é não desistir e como disse o Ulisses começar com valores baixos e indicares o maximo da tua perda que podes suportar.

Agora na tua analise podes utilizar analise tecnica, analise fundamental, analise de gann o que te sentires mais confortavel e que te de mais confiança mas o que deves sempre e indicares qual a zona que estas enganado e sair da tua posição para continuares em jogo.

Ha uns anos atraz tive numa formação em que o formador (Jose luis carpatos) que trabalhou mais de 20 anos em geneve como prop trader, dizia que o melhor operador que conheceu utilizava uma grua das obras a tomar as decisões: se a grua vira-se a direita comprava e se virasse a esquerda vendia...a conclusão é que esse individuo tinha uma gestão de capital e de operação de sonho tornando a sua decisão de entrada quase irrelevante mas a sua posição de saída demasiado relevante...bem ja desviei do assunto...:)

A minha conclusão: O importante não é sobretudo estares certo mas saberes quando estas errado e saires...e para isso podes colocar uma meta monetaria

zone4traders.blogspot.com

Registado: 13/11/2008 20:09

por NM_2 » 22/9/2015 14:28

Dr Tretas Escreveu:
Quico Escreveu:
Já agora: não acham que se estão a desviar do assunto inicial deste tópico?

Não, o tópico é "medo" e o gráfico da VW encaixa perfeitamente :mrgreen: este tipo de eventos não dão confiança a ninguém.

Verdade mas isso faz parte. Tal como as OPA visto do lado positivo como por exemplo a Glintt...

Registado: 2/9/2014 22:13

por Dr Tretas » 22/9/2015 14:23

Quico Escreveu:

Não, o tópico é "medo" e o gráfico da VW encaixa perfeitamente :mrgreen: este tipo de eventos não dão confiança a ninguém.

por Quico » 22/9/2015 14:16

jccgold Escreveu:O artista_ só de olhar para os gráficos de há 1 semana atrás, adivinhava o falseamento dos testes CO2 da VW e a queda de 20% nas acções. Isto de fazer AT a olhar pra gráficos por quem sabe já se sabe é uma ciência exacta
:mrgreen:

Foste buscar um mau exemplo. Há meses que a Volkswagen vem num trend negativo.
Se eus estivesse na VOW3 estaria "curto" pelo menos desde Junho. Quem me garante que a quebra não começou porque alguém já sabia que as coisas poderiam correr muito mal? :roll:

Anexos
Screen Shot 2015-09-22 at 14.12.41.png
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 22/9/2015 13:51

jcgold, certamente que não seria com a AF que irias prever isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jccgold » 22/9/2015 13:30

Dr Tretas Escreveu:Na verdade, não há conflito nestas posições, para os teóricos da AT, todo o conhecimento disponível sobre uma empresa está traduzido na sua cotação (no tal gráfico)...

O artista_ só de olhar para os gráficos de há 1 semana atrás, adivinhava o falseamento dos testes CO2 da VW e a queda de 20% nas acções. Isto de fazer AT a olhar pra gráficos por quem sabe já se sabe é uma ciência exacta
:mrgreen:

por Dr Tretas » 22/9/2015 11:43

artista_ Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Agora, assim de repente, fiquei muito curioso com os teus gráficos...
abraço

Eu acho que já aqui te expliquei que o mais importante para mim nem são os gráficos, é estratégia que se apoia obviamente neles...

Na verdade, não há conflito nestas posições, para os teóricos da AT, todo o conhecimento disponível sobre uma empresa está traduzido na sua cotação (no tal gráfico). Ou seja, interpretando o gráfico, fica a conhecer-se tudo o que há para conhecer sobre a empresa, mas de forma indirecta.
Por exemplo, sem saber nada sobre a Volkswagen, só olhando para o gráfico ficaríamos a saber que algo de muito mau se passa :mrgreen:

Na minha opinião a coisa não é assim tão linear, no mercado existem actores que sabem o que se passa na empresa e outros que não sabem. Imaginemos um papel em que 100% das pessoas que o negociavam o faziam 100% por AT, ou seja, ninguém tinha um conhecimento fundamental sobre a empresa (quer dizer, zero, mesmo, nem sequer ouviam notícias tipo esta da Volkswagen). Nesse caso, certamente que o gráfico não continha nenhuma informação sobre a empresa, era um puro random walk.

Na situação inversa, em que todos os operadores negociavam 100% por AF, a cotação quase que não teria qualquer movimento, seria uma rampa perfeitamente ajustada ao crescimento da empresa, a não ser quando houvesse choques em que a cotação ajustaria instantaneamente para o novo valor fundamental da empresa.

Ora, todos sabemos que o mercado é uma mistura destes 2 extremos...

por NM_2 » 22/9/2015 11:11

Uma pergunta não directamente relacionada mas importante: qual a melhor altura para comprar um dia em que se verificam quedas ou um dia de subidas? :-k

Registado: 2/9/2014 22:13

por RaposoTavares » 22/9/2015 1:51

E dás-te bem com a tua estratégia? Que títulos é que tens neste momento?
abraço
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por artista_ » 22/9/2015 1:35

Raposo Tavares Escreveu:Agora, assim de repente, fiquei muito curioso com os teus gráficos...
abraço

Eu acho que já aqui te expliquei que o mais importante para mim nem são os gráficos, é estratégia que se apoia obviamente neles...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por RaposoTavares » 22/9/2015 1:17

Agora, assim de repente, fiquei muito curioso com os teus gráficos...
abraço

por artista_ » 22/9/2015 1:13

Raposo Tavares Escreveu:Getede.- ter dinheiro investido na bolsa não é um imperativo categórico. Há pessoas inteligentes que não têm sucesso na bolsa. Não te martirizes por isso.
Artista, esta discussão entre at, ag, af, ap e o diabo a quatro é ridícula. Quanto à Veolia:
http://www.abcbourse.com/analyses/chiffres.aspx?s=VIEp
Mais a sério: quando se compra uma ação é essencial conhecê-la.

Para ti é, para mim não... se não te importas! :D

Para mim o conhecimento do gráfico chega-me, embora conheça a grande maioria das empresas em que tenho apostado, mas, como expliquei, para mim não é entrave não conhecer mais daquilo que consigo tirar do gráfico! Compreendo e aceito que haja quem veja as coisas de outra forma... não me obriguem é a pensar como vocês pensam! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por RaposoTavares » 22/9/2015 0:54

Getede.- ter dinheiro investido na bolsa não é um imperativo categórico. Há pessoas inteligentes que não têm sucesso na bolsa. Não te martirizes por isso.
Artista, esta discussão entre at, ag, af, ap e o diabo a quatro é ridícula. Quanto à Veolia:
http://www.abcbourse.com/analyses/chiffres.aspx?s=VIEp
Mais a sério: quando se compra uma ação é essencial conhecê-la.

por artista_ » 22/9/2015 0:47

Eu colocaria-te aqui uma pergunta, cuja resposta poderá ser a causa das tuas hesitações. Achas que hoje estás mais preparado do que estavas antes? Identificaste os problemas e sabes como os corrigir? (afinal foram duas perguntas! :D )

O teu problema pode estar aí, não te sentes mais preparado que antes, e imaginas que te pode acontecer o mesmo que antes. Nesse caso talvez seja mesmo melhor manteres-te quieto! :|

por artista_ » 22/9/2015 0:43

Artista Romeno Escreveu:
Ulisses, no banif de facto não entraria, mas há n situações em que as pessoas negoceiam coisas com base em grafícos sem ver o que estão a comprar por trás e isso é perigoso :!:

Eu já comprei ações de empresas que nem o setor a que pertenciam sabia qual era. Mas cumpriam os requisitos:

- Cotada num mercado desenvolvido; (França, Holanda, EUA)
- O título tinha um histórico de liquidez assinalável o que indicava que se tratava de uma grande empresa com free-float significativo;
- O histórico mostrava que título tinha movimentos padronizados, sem qualquer gap significativo e sem movimentos de voltailidade exagerados;
- O Padrão técnico enquadrava-se nos que tenho definidos para abrir posições longas (curtas nunca investi, nem pretendo investir);

E isto chegou-me para abrir posições em alguns títulos, não conhecia nada dos fundamentais das empresas, nem sequer sabia o que produziam, ou em que setor estavam inseridas! :D

Posso até dizer-te uma delas, porque me lembro, a Veolia, cotada no mercado francês... algum tempo depois uns amigos disseram-me o que a empresa fazia, mas entretanto já voltei a esquecer-me... é para veres o que ligo a isso! :mrgreen:

Edit: Já agora, também me lembro que no caso da Veolia acabei por perder dinheiro já que poucos dias depois foi acionado o stop! Não é relevante mas fica a curiosidade! :D
Editado pela última vez por artista_ em 22/9/2015 0:50, num total de 1 vez.

por jccgold » 22/9/2015 0:20

getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo

Hipótese 1 - Perdes tempo a aprender
Hipótese 2 - Não tens tempo ou interesse em aprender, compras várias acções distintas e distribuis o risco. Quem nao percebe no que investe e se quer mesmo investir a 1ª regra é distribuir o dinheiro distribuindo assim o risco, coisa que nao fizeste ao comprar só BANIF

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], IX Hispana e 165 visitantes