Porque tenho medo de (re)investir !!!!
Re: Porque tenho medo de (re)investir !!!!
J Alves Escreveu:Eu amanhã queria entrar no Dax com base na AF. Artista Romeno será que me consegues fazer as contas pra saber se devo entrar curto ou longoSe não te der jeito o Dax pode ser o nasdaq100 ou o sp
abraço
eu quero comprar a netflix para daqui a 5 anos será um bom investimento

2-quanto à informação assimétrica é um facto, e há casos como o bes em que tirando a filial angola cujos problemas e excesso de exposição vinham nas contas o resto nao era detetável, agora casos como a tdu e outros veem-se a milhas, é preciso é perceber como se chega aos lucros mais do que o valor dos mesmos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Eu amanhã queria entrar no Dax com base na AF. Artista Romeno será que me consegues fazer as contas pra saber se devo entrar curto ou longo
Se não te der jeito o Dax pode ser o nasdaq100 ou o sp
abraço

abraço
Sim e há imensa malta que compra acções com base em AF, com muita coisa escondida nas contas... Porque, em bom rigor, a grande maior parte das vezes a informação é completamente assimétrica entre os pequenos investidores e os outros.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, podes criticar a AT, mas quem seguia as tendências decerto não estaria longo no Banif há imenso tempo. Provavelmente, há mais tempo do que a exposição a algumas coisas foi conhecida.
Mas não é este o tema do tópico, nem percebo bem a oportunidade do tema ter sido trazido à baila.
Abraço,
Ulisses
Ulisses, no banif de facto não entraria, mas há n situações em que as pessoas negoceiam coisas com base em grafícos sem ver o que estão a comprar por trás e isso é perigoso

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno, podes criticar a AT, mas quem seguia as tendências decerto não estaria longo no Banif há imenso tempo. Provavelmente, há mais tempo do que a exposição a algumas coisas foi conhecida. 
Mas não é este o tema do tópico, nem percebo bem a oportunidade do tema ter sido trazido à baila.
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
J Alves Escreveu:Artista Romeno Escreveu:getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo,vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
Destaquei a bold precisamente a operação do banif, tens noção das razões que levaram a tua perda? hoje já entendes-te o que fizes-te mal, como toda a gente aqui negoceia por AT vaõ todos dizer que foi a psicologia, o mark não sei das quantas etc...Não foi, tu compras-te ações de um banco que em basel 3 não tinha capital com uma carteira de credito mais que pessimo, e foste tosado porque não cortas-te as perdas, mas acima de tudo porque investis-te em algo arruinado, perceberes isso e daí tirar lições é muito importante para o teu regresso ao mercado se não perceberes esqueçe porque vão existir mais banifs
![]()
![]()
![]()
, penso que deverias ler o valuation da mckinsey e o stocks for the long run antes de voltares aos mercados
Sabes uma coisa, eu costumo ler atentamente os teus posts, mas desculpa a minha frontalidade, às vezes fico com uma forte sensação que tu nunca te enganas e raramente tens dúvidas
é assim o que me engano ou acerto é publico e se leste poderas aferir, o que acertei e errei
Artista Romeno Escreveu:getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo,vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
Destaquei a bold precisamente a operação do banif, tens noção das razões que levaram a tua perda? hoje já entendes-te o que fizes-te mal, como toda a gente aqui negoceia por AT vaõ todos dizer que foi a psicologia, o mark não sei das quantas etc...Não foi, tu compras-te ações de um banco que em basel 3 não tinha capital com uma carteira de credito mais que pessimo, e foste tosado porque não cortas-te as perdas, mas acima de tudo porque investis-te em algo arruinado, perceberes isso e daí tirar lições é muito importante para o teu regresso ao mercado se não perceberes esqueçe porque vão existir mais banifs
![]()
![]()
![]()
, penso que deverias ler o valuation da mckinsey e o stocks for the long run antes de voltares aos mercados
Sabes uma coisa, eu costumo ler atentamente os teus posts, mas desculpa a minha frontalidade, às vezes fico com uma forte sensação que tu nunca te enganas e raramente tens dúvidas
getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo,vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
Destaquei a bold precisamente a operação do banif, tens noção das razões que levaram a tua perda? hoje já entendes-te o que fizes-te mal, como toda a gente aqui negoceia por AT vaõ todos dizer que foi a psicologia, o mark não sei das quantas etc...

Completamente de acordo com o que já aqui foi dito pela maior parte dos participantes (pelo menos os mais experientes).
Só para complementar, uma dica simples - que se calhar é obvia para a maioria do pessoal mais experiente, mas que é quase sempre desconhecida/ignorada por quem se inicia:
Quando se fala em "se definir quanto se está disposto a perder e só arriscar esse valor" às vezes é um bocado redutor e mal interpretado por quem é iniciado. Em ultima análise, se eu tenho um montante de 10000€ e só pretendo perder 5% ao investir no título XPTO, vou comprar 500€ desse título. No entanto, essa perda só vai ocorrer se acontecer um desastre e o valor desse título cair de um dia para o outro para 0€. E o iniciado que opte por esta abordagem vai eventualmente ver o título a valorizar 1%, 2% ou 5% e, isso só se vai reflectir na sua carteira numa valorização de, respectivamente 0,05%, 0,10% ou 0,25%. Um pouco frustrante.
Uma melhor forma de abordar o problema de dimensionar o tamanho da posição será a seguinte (considerando uma posição longa - comprar primeiro para vender depois):
Definir (1) Quanto estou disposto a perder, e (2) se o título cair, a que preço é que acho que o negócio falhou e não vale a pena continuar (stop loss - atenção: procurar uma folga razoável).
Com estes dois parâmetros definidos é fácil dimensionar uma posição. Tomemos este exemplo de contas simples: vou comprar XPTO a 10€; (1) estou disposto a perder 5% do montante que tenho para investir (5% x 10000€ = 500€), e pela análise que fiz, (2) se XPTO cair para os 9€ fecho a posição (através de uma ordem de stop loss ou não). Neste caso, a conta que se tem que fazer é esta: uma perda de 1€ no título tem que corresponder a uma perda de 500€; logo vou comprar 500 unidades de XPTO. Bastante mais que as 50 unidades (500€) que a abordagem básica diria para comprar.
A fórmula de cálculo será portanto esta: (%Perda aceitável x Capital Disponível) / (Preço de compra - Preço de stop loss)
Esta abordagem não é à prova de bala (podemos acordar um belo dia e a XPTO caiu em gap para os 8,5€ e acabamos por perder um bocado mais que aquilo que estava previsto) mas é a forma mais sensata de se dimensionar posições e poder dormir à noite. E é uma forma que permite - sendo a pessoa minimamente disciplinada - não entrar em loucuras e fazer all-in só porque temos a certeza que a XPTO vai subir para os 13€.
O mesmo se aplica a produtos alavancados (não são - se bem domados - o papão que ouvi para aí): não é pelo facto de um CFD permitir a alavancagem de 10x que eu vou meter em risco o meu capital disponível a multiplicar por 10! Mais: este tipo de abordagem permite - através do uso de CFD's - libertar mais capital para diversificar a carteira. Ou seja: não sei se repararam mas para comprar 500 acções de XPTO a 10€ vou empatar metade do capital disponível (5000€). Se comprar antes 500 CFD's alavancados 10x apenas irei ter alocado a esse negócio um décimo daquele valor (500€), mantendo o mesmo risco e permitindo diversificar o meu investimento por outros títulos.
Por último: eu falei em 5% mas era apenas um exemplo; 2% ou até 1% poderão ser valores perfeitamente razoáveis, sobretudo numa perspectiva de diversificação. Ou até mesmo valores mais reduzidos - como é o caso - numa situação de falta de confiança.
Só para complementar, uma dica simples - que se calhar é obvia para a maioria do pessoal mais experiente, mas que é quase sempre desconhecida/ignorada por quem se inicia:
Quando se fala em "se definir quanto se está disposto a perder e só arriscar esse valor" às vezes é um bocado redutor e mal interpretado por quem é iniciado. Em ultima análise, se eu tenho um montante de 10000€ e só pretendo perder 5% ao investir no título XPTO, vou comprar 500€ desse título. No entanto, essa perda só vai ocorrer se acontecer um desastre e o valor desse título cair de um dia para o outro para 0€. E o iniciado que opte por esta abordagem vai eventualmente ver o título a valorizar 1%, 2% ou 5% e, isso só se vai reflectir na sua carteira numa valorização de, respectivamente 0,05%, 0,10% ou 0,25%. Um pouco frustrante.
Uma melhor forma de abordar o problema de dimensionar o tamanho da posição será a seguinte (considerando uma posição longa - comprar primeiro para vender depois):
Definir (1) Quanto estou disposto a perder, e (2) se o título cair, a que preço é que acho que o negócio falhou e não vale a pena continuar (stop loss - atenção: procurar uma folga razoável).
Com estes dois parâmetros definidos é fácil dimensionar uma posição. Tomemos este exemplo de contas simples: vou comprar XPTO a 10€; (1) estou disposto a perder 5% do montante que tenho para investir (5% x 10000€ = 500€), e pela análise que fiz, (2) se XPTO cair para os 9€ fecho a posição (através de uma ordem de stop loss ou não). Neste caso, a conta que se tem que fazer é esta: uma perda de 1€ no título tem que corresponder a uma perda de 500€; logo vou comprar 500 unidades de XPTO. Bastante mais que as 50 unidades (500€) que a abordagem básica diria para comprar.
A fórmula de cálculo será portanto esta: (%Perda aceitável x Capital Disponível) / (Preço de compra - Preço de stop loss)
Esta abordagem não é à prova de bala (podemos acordar um belo dia e a XPTO caiu em gap para os 8,5€ e acabamos por perder um bocado mais que aquilo que estava previsto) mas é a forma mais sensata de se dimensionar posições e poder dormir à noite. E é uma forma que permite - sendo a pessoa minimamente disciplinada - não entrar em loucuras e fazer all-in só porque temos a certeza que a XPTO vai subir para os 13€.
O mesmo se aplica a produtos alavancados (não são - se bem domados - o papão que ouvi para aí): não é pelo facto de um CFD permitir a alavancagem de 10x que eu vou meter em risco o meu capital disponível a multiplicar por 10! Mais: este tipo de abordagem permite - através do uso de CFD's - libertar mais capital para diversificar a carteira. Ou seja: não sei se repararam mas para comprar 500 acções de XPTO a 10€ vou empatar metade do capital disponível (5000€). Se comprar antes 500 CFD's alavancados 10x apenas irei ter alocado a esse negócio um décimo daquele valor (500€), mantendo o mesmo risco e permitindo diversificar o meu investimento por outros títulos.
Por último: eu falei em 5% mas era apenas um exemplo; 2% ou até 1% poderão ser valores perfeitamente razoáveis, sobretudo numa perspectiva de diversificação. Ou até mesmo valores mais reduzidos - como é o caso - numa situação de falta de confiança.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Boa tarde..
Já aqui neste forum referi várias vezes que o mercado de capitais é uma verdadeira selva, onde habitam centenas de espécies de interesses diferentes e muitas vezes confluentes, que desembocam naquilo que conhecemos como o preço.
Ora para se estar neste mercado, é necessário há partida ter a consciência daquilo em que nos vamos meter. Para um pequeníssimo investidor as dificuldades são acrescidas, desde logo com os capitais que se alocam, custos de transacção e afins. Mas tudo isto nós pessoalmente podemos definir a adaptar ao nosso estilo.
E temos ainda as pessoas comuns, que vêm um investidor em mercado de capitais, como sendo um jogador, um especulador, que são aqueles malfeitores que ganham dinheiro fácil à custa muitas vezes de desgraça alheia.
Mas centremo-nos mais na questão que o Getede1 coloca: Porque tenho eu mêdo de investir/ voltar a reeinvestir?
Respondo-te com uma pergunta: Quanto está disposto a perder do teu capital neste mercado?
Quando responderes a esta questão, balizando a questão da perda (e rapara que pode ser a quantidade total do capital), ultrapassas uma parte do problema.
Seguidamente, passamos à fase do plano. Estudar a forma como vamos fazer a trade, planeá-lo na verdadeira acepção da palavra. Traçar objectivos claros para aquilo que se pretende fazer.
Numa fase adiante, passamos a parte do trade propriamente dito. E aqui temos que fazer aquilo que planeamos anteriormente e ser disciplinados e fieis aquilo que planeamos. A disciplina no trade é um dos patamares mais difícies de concretizar, pois normalmente nos "achamos" que somos superiores ao plano estabelecido. Se assim fosse então para que serviria o plano? É aqui que temos que ser "rigidos", pois se assim não fôr, entramos no movimento chamado de aleatório do trade.....tendente a desgraça (acredita, já me aconteceu e mais que 1 vez).
Relembro que a tua confiança não se reforça só com as trades que vais conseguir positivamente, essa confiança cresce com o cumprimento do plano (disciplina) e acima de tudo tendo em mente que podes sempre perder a totalidade do capital (vertente mêdo).
Mas não me quero alongar mais. O livro que os companheiros aqui citaram do M.Douglas é um excelente livro. E vais lá ver estes assuntos abordados.
Desde já te desejo a mesma sorte que desejo para mim.
Cumprimentos
Já aqui neste forum referi várias vezes que o mercado de capitais é uma verdadeira selva, onde habitam centenas de espécies de interesses diferentes e muitas vezes confluentes, que desembocam naquilo que conhecemos como o preço.
Ora para se estar neste mercado, é necessário há partida ter a consciência daquilo em que nos vamos meter. Para um pequeníssimo investidor as dificuldades são acrescidas, desde logo com os capitais que se alocam, custos de transacção e afins. Mas tudo isto nós pessoalmente podemos definir a adaptar ao nosso estilo.
E temos ainda as pessoas comuns, que vêm um investidor em mercado de capitais, como sendo um jogador, um especulador, que são aqueles malfeitores que ganham dinheiro fácil à custa muitas vezes de desgraça alheia.
Mas centremo-nos mais na questão que o Getede1 coloca: Porque tenho eu mêdo de investir/ voltar a reeinvestir?
Respondo-te com uma pergunta: Quanto está disposto a perder do teu capital neste mercado?
Quando responderes a esta questão, balizando a questão da perda (e rapara que pode ser a quantidade total do capital), ultrapassas uma parte do problema.
Seguidamente, passamos à fase do plano. Estudar a forma como vamos fazer a trade, planeá-lo na verdadeira acepção da palavra. Traçar objectivos claros para aquilo que se pretende fazer.
Numa fase adiante, passamos a parte do trade propriamente dito. E aqui temos que fazer aquilo que planeamos anteriormente e ser disciplinados e fieis aquilo que planeamos. A disciplina no trade é um dos patamares mais difícies de concretizar, pois normalmente nos "achamos" que somos superiores ao plano estabelecido. Se assim fosse então para que serviria o plano? É aqui que temos que ser "rigidos", pois se assim não fôr, entramos no movimento chamado de aleatório do trade.....tendente a desgraça (acredita, já me aconteceu e mais que 1 vez).
Relembro que a tua confiança não se reforça só com as trades que vais conseguir positivamente, essa confiança cresce com o cumprimento do plano (disciplina) e acima de tudo tendo em mente que podes sempre perder a totalidade do capital (vertente mêdo).
Mas não me quero alongar mais. O livro que os companheiros aqui citaram do M.Douglas é um excelente livro. E vais lá ver estes assuntos abordados.
Desde já te desejo a mesma sorte que desejo para mim.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Caro getede,
Concordo com o NM, é essencial quando regressares à negociação, fazê-lo com valores suficientemente baixos que não te coloquem nenhuma pressão. Se mesmo assim sentires medo, pavor ou outra sintoma, a única solução possível é mesmo parares pois enquanto esses sentimentos não desaparecerem, os resultados tendem a ser maus e o desgaste psicológico ainda maior.
Abraço,
Ulisses
Concordo com o NM, é essencial quando regressares à negociação, fazê-lo com valores suficientemente baixos que não te coloquem nenhuma pressão. Se mesmo assim sentires medo, pavor ou outra sintoma, a única solução possível é mesmo parares pois enquanto esses sentimentos não desaparecerem, os resultados tendem a ser maus e o desgaste psicológico ainda maior.
Abraço,
Ulisses
Eu por exemplo tenho medo de investir em CFD's de indices porque acho que ainda não tenho o conhecimento nem a experiência necessária e também já lá perdi bastante dinheiro. Neste momento não jogo nesse casino...
- Registado: 2/9/2014 22:13
Amon_ra Escreveu:Acho que todos nos já tivemos nesse barco,a falta de confiança.eu devo dizer que minha experiência nos mercados é um autêntico carrossel. Quando entrei entrei sem saber o que isto era, queria ganhar algum, e olhando para trás era mesmo inocente o pior ou melhor depende da prespectiva corria sempre tudo bem,os meus primeiros frades não sabia o que era ter uma perda sentia-me um super homem acredita parecia um midas, até que um dia tive uma perda pequena e pronto volta o carrossel,deixei de ter noção do dinheiro, não falo de valores mas perder um ordenado parecia coisa pouca que ingénuo... Depois comecei a estudar valorizar-me e todos os dias o faço senão já era... Agora ando no forex, outro campeonato onde as emoções estão ao rubro,sinceramente acho tudo isto dos mercados muito psicológico, sério quem já não disse "porra porque não meti um ordem?" gerir as emoções a ganância principalmente é 50% para o sucesso.
Qual a evolução natural? Ações -> CFDs Indices -> Forex?
Acho que todos nos já tivemos nesse barco,a falta de confiança.eu devo dizer que minha experiência nos mercados é um autêntico carrossel. Quando entrei entrei sem saber o que isto era, queria ganhar algum, e olhando para trás era mesmo inocente o pior ou melhor depende da prespectiva corria sempre tudo bem,os meus primeiros frades não sabia o que era ter uma perda sentia-me um super homem acredita parecia um midas, até que um dia tive uma perda pequena e pronto volta o carrossel,deixei de ter noção do dinheiro, não falo de valores mas perder um ordenado parecia coisa pouca que ingénuo... Depois comecei a estudar valorizar-me e todos os dias o faço senão já era... Agora ando no forex, outro campeonato onde as emoções estão ao rubro,sinceramente acho tudo isto dos mercados muito psicológico, sério quem já não disse "porra porque não meti um ordem?" gerir as emoções a ganância principalmente é 50% para o sucesso.
- Registado: 26/1/2015 20:09
Então lê o que o J Alves recomendou que fala mesmo sobre a psicologia e como te preparares mentalmente para investir na bolsa. 220 páginas que vão exactamente ao encontro do que tu procuras.
http://www.fnac.pt/Trading-Mark-Douglas/a731916
Abraço

http://www.fnac.pt/Trading-Mark-Douglas/a731916
Abraço
The only thing certain is uncertainty itself...
youmeu Escreveu:Podes e deves comprá-lo, mas deixa-me já preparar-te para o que vais... 200 páginas de psicologia e filosofias. Pensei que o livre fosse muito mais prático do que acabou por sermais de metade do livro nem se fala concretamente do mercado de valores. Não digo que não valha a pena lê-lo porque vale, mas primeiro recomendo a leitura do "a bolsa para iniciantes", depois o "ganhar em bolsa" e por fim este que o J Alves recomendou.
Abraço
"a bolsa para iniciantes e ganhar em bolsa ja os li , mas são livros mais propriamente a falar do entrar na bolsa, o meu problema é mais psicológico, nesta fase, até nem é muto mau, porque a bolsa esta em baixa e acabo por superar mais ou menos bem, mas o ano passado quando subiu e depois de ter estudado algumas acoes que viriam a se rentabilizar a chatice era dar o Enter.
- Registado: 11/6/2014 17:20
Podes e deves comprá-lo, mas deixa-me já preparar-te para o que vais... 200 páginas de psicologia e filosofias. Pensei que o livre fosse muito mais prático do que acabou por ser
mais de metade do livro nem se fala concretamente do mercado de valores. Não digo que não valha a pena lê-lo porque vale, mas primeiro recomendo a leitura do "a bolsa para iniciantes", depois o "ganhar em bolsa" e por fim este que o J Alves recomendou.
Abraço

Abraço
The only thing certain is uncertainty itself...
getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo, vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
Certamente muitas pessoas estão, estarão e estiveram na mesma situação que tu, pessoalmente também estive numa situação "psicologica" dessas há alguns anos atrás.
Se aprofundares bem a questão encontrarás a resposta ao sucessivo.
Editado pela última vez por Gil Rumor em 21/9/2015 11:38, num total de 1 vez.
getede1 Escreveu:Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo, vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
Eu nunca passei por isso no entanto o meu conselho é retomar com valores inferiores e ir ganhando confiança....
Olá
se puderes lê este livro
Trading
Atitude Mental do Trader de Sucesso
de Mark Douglas
abraço
se puderes lê este livro
Trading
Atitude Mental do Trader de Sucesso
de Mark Douglas
abraço
Porque tenho medo de (re)investir !!!!
Boas, ao longo de vários anos fui leitor assíduo deste fórum inclusive postei algumas vezes, investia na bolsa (normalmente portuguesa) e perdi algum dinheiro e ganhei algum dinheiro, acontece que ha cerca de 2 anos perdi numa transação cerca de 30% do dinheiro investido numa Ação só (Banif) e acabei por vende las com um enorme prejuízo, vendi as restantes ações sem ganhos consideráveis e a partir daí já pensei varias vezes em voltar a investir mas estou com um pavor enorme que não consigo dar o ENTER quando se trata de finalizar uma transação, é chato vir para aqui deixar este desabafo mas será que alguém já passou por isto?
- Registado: 11/6/2014 17:20