Estratégia de dividendos
Re: Estratégia de dividendos
Essa conversa de não distribuir dividendos e tal... é conversa de daytrader e swingtrader (90%)
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Dr Tretas Escreveu:Se o accionista tiver oportunidades de investimento à sua disposição melhores que as disponíveis à empresa, esta deve distribuir dividendos, optimiza melhor o capital. Um grande accionista muitas vezes está isento de tributação de dividendos, isso é mais uma preocupação para a "arraia-miúda".
Tretas, se ele precisa de dinheiro pode pedir um empréstimo e se calhar sai-lhe mais barato. Quanto à isenção de tributação, não sei, aí entra o campo do planeamento fiscal, dependendo da estrutura da empresa, sedes fiscais etc eventualmente...
Mas há muitas alternativas à distribuição de dividendos se os accionistas precisarem de dinheiro para investir noutras coisas. Independentemente disso, do ponto de vista da empresa não existe nenhum ganho.
Dr Tretas Escreveu:Outra questão: nenhuma gestão empresarial é infalível. Quando o capital abunda numa empresa, por ter sido retido e não distribuído, começa a tentação para fazer aquisições caras e expansão mal pensada, porque o dinheiro sobra para tudo. Depois muitas vezes dá buraco.
A malta que lidera as empresas não pode pensar que pode ganhar milhões para fazer apenas gestão corrente. Isso é uma desculpa para falta de competência. Quando se está no very top esse tipo de argumentação não é aceitável.
Dr Tretas Escreveu:
Pelo contrário, o capital distribuído como dividendo é gerido pelos vários accionistas, cada qual com a sua estratégia. Devido a esta diversificação, arrisco dizer que em média será melhor gerido que o capital retido na empresa -
Diria que é altamente subjectivo, e não necessariamente verdade. E partindo do principio que a empresa é bem gerida, ou acima da media, é preferível o dinheiro ficar na empresa do que ser distribuído por investidores "avarege".
Dr Tretas Escreveu:pode sempre pedir o capital de volta como aumento de capital.
Isso tem custos acrescidos que não seriam necessários no primeiro lugar se não houvesse a distribuição de dividendos.
Penso no entanto que se está a desconsiderar as vantagens de ser cash cow numa altura como está em que existe grande dificuldades de financiamento, com custos de financiamento mais elevados. Existe também uma certa estabilidade e maior confiança em ter relações comerciais com uma empresa com uma caixa mais robusta.
No limite é uma relação risco/beneficio, mas eu penso que uma empresa/investidor mais "conservador" beneficia mais a longo prazo se mantiver o dinheiro na empresa do que distribuir dividendos e utiliza-los noutras investimentos.
Claro que a questão é mais complexa. Por exemplo depende do nível de endividamento da empresa. Fará sentido uma empresa andar a pedir empréstimos para depois distribuir dividendos? Quanto é que não tinha de ser o retorno dos novos investimentos dos accionistas para no global terem uma "mais-valia"? Depende também do sector de actividade, há sectores de capital intensivo, fará sentido andar a distribuir dividendos, quando a empresa vai precisar de dinheiro aplicar dinheiro no curto prazo?
Outra questão, quando distribuis dividendos não só podes estar a obrigar a empresa a ter de depois pedir empréstimos, como ainda tens de bater a rentabilidade da própria empresa, para que, desviar dinheiro para outros investimentos possam compensar.
Tudo somado, eu diria que na grande maioria dos casos, e em todos os casos em portugal onde financiamento é ouro, é preferível ter uma politica de dividendos nula ou ligeira.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
A REN tem um problema... para além do histórico dela ser muito pequeno, não é famoso... muito parecida com a EDPR, a única diferença é que a REN paga um dividendo melhor, ainda assim menor do que a EDP (dividend yield)
A REN é uma empresa que não tem muito para criar valor (transporta energia em Portugal, ao contrário da EDPR que tem muito mais chances de internacionalização) a n ser que se internacionalize e adquira empresas congéneres em outras países, o que acho muito difícil...
A divida hibrida da EDP poderá ser uma boa estratégia. Comparar a PT à EDP é no mínimo uma comparação bruta...
Tive durante muitos anos PT e quando se juntaram à OI e começaram a mandar bujardas com dividendos completamente irreais, decidi vender tudo na euforia ao redor dos 10.20 Eur,
A partir daí acho que subiu pouco mais e depois com a distribuição absurda daqueles dividendos, foi o começo do fim...
A REN é uma empresa que não tem muito para criar valor (transporta energia em Portugal, ao contrário da EDPR que tem muito mais chances de internacionalização) a n ser que se internacionalize e adquira empresas congéneres em outras países, o que acho muito difícil...
A divida hibrida da EDP poderá ser uma boa estratégia. Comparar a PT à EDP é no mínimo uma comparação bruta...
Tive durante muitos anos PT e quando se juntaram à OI e começaram a mandar bujardas com dividendos completamente irreais, decidi vender tudo na euforia ao redor dos 10.20 Eur,
A partir daí acho que subiu pouco mais e depois com a distribuição absurda daqueles dividendos, foi o começo do fim...
Youtube
Se o accionista tiver oportunidades de investimento à sua disposição melhores que as disponíveis à empresa, esta deve distribuir dividendos, optimiza melhor o capital. Um grande accionista muitas vezes está isento de tributação de dividendos, isso é mais uma preocupação para a "arraia-miúda".
Outra questão: nenhuma gestão empresarial é infalível. Quando o capital abunda numa empresa, por ter sido retido e não distribuído, começa a tentação para fazer aquisições caras e expansão mal pensada, porque o dinheiro sobra para tudo. Depois muitas vezes dá buraco. Pelo contrário, o capital distribuído como dividendo é gerido pelos vários accionistas, cada qual com a sua estratégia. Devido a esta diversificação, arrisco dizer que em média será melhor gerido que o capital retido na empresa - isto é um ponto a favor de distribuir dividendos. Se depois a empresa entrar em dificuldades, pode sempre pedir o capital de volta como aumento de capital.
Portanto a questão do dividendo não é tão linear como parece.
Outra questão: nenhuma gestão empresarial é infalível. Quando o capital abunda numa empresa, por ter sido retido e não distribuído, começa a tentação para fazer aquisições caras e expansão mal pensada, porque o dinheiro sobra para tudo. Depois muitas vezes dá buraco. Pelo contrário, o capital distribuído como dividendo é gerido pelos vários accionistas, cada qual com a sua estratégia. Devido a esta diversificação, arrisco dizer que em média será melhor gerido que o capital retido na empresa - isto é um ponto a favor de distribuir dividendos. Se depois a empresa entrar em dificuldades, pode sempre pedir o capital de volta como aumento de capital.
Portanto a questão do dividendo não é tão linear como parece.
Beruno Escreveu:a REN e a Portucel são as melhores açoes do psi 18. são empresas que geram muito cash e que já há muitos anos que distribuem um bom dividendo sem que a cotação sofra. O dividend yield da Mota Engil e da Galp também estão a ficar atraentes. O dividendo da EDP também é atraente mas a divida da empresa assusta-me
assusta-te em bem, o lucro da edp e de muitas electricas está inflado sob a forma de uma coisa chamada deficit tarifário, a edp fatura 4 ao consumidor mas regista como receitas 4,5 ou 5 assim diz ter lucros de x mas a divida não para de subir mesmo com securitizações de deficit se aedp fosse capaz de securitizar todo o deficit ok como não é a edp está cada vez mais empenhada em dividas, a ren passou-me

quanto ao richardj, se a empresa não tiver oportunidades de investimento com bom retorno deve distribuir sob pena de destruir valor
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Em minha opinião, quanto menor o dividendo, melhor. O ideal era nem ter dividendos.
Todo o capital gerado na empresa fica na empresa. Repara, em termos teóricos, se tu detiveres 100% da empresa, o dinheiro estar na empresa ou contigo é igual, ou melhor, é preferível estar na empresa, porque os dividendos são tributáveis, e os ganhos de rendimento são depois "duplamente tributados no IRS".
Nesse sentido, será sempre melhor o dinheiro ficar na empresa do que ter custos de "tributação".
Se tiveres uma parte da empresa, continua tudo verdade.
Do ponto de vista da empresa, um dividendo é sempre uma perda de capital, um custo. No limite se não tiveres nada para fazer com o dinheiro, não perdes nada em fazer cash cow. Sempre te dá mais robustez em tempos de difícil financiamento.
Repara num exemplo muito simples. Tens uma empresa com um negocio, e esse negocio vale X. Essa empresa tem também em caixa 100$. A empresa vale X + os 100$. Se a empresa distribuir dividendos, tu como investidor perdes dinheiro, porque parte dos 100$ passam para ti (tudo igual até aqui), mas depois como és tributado, no final ficas a perder. A empresa perdeu Y e tu não ganhaste Y (porque foste tributado).
Então porque toda esta coisa dos dividendos?
Simples, a maioria dos grandes investidores, para comprar a sua posição na empresa, tive de pedir um empréstimo bancário. Todos os anos tem de pagar juros sobre esse investimento. Ora é aqui que entram os dividendos, para que os grandes accionistas paguem os juros dos seus empréstimos.
Outra situação mais grave, foi o que aconteceu na PT. Os principais investidores estavam descapitalizados, sem capacidade de se financiar, e obrigaram a administração a distribuir avultados dividendos, descapitalizando a PT! No fundo, os principais accionistas capitalizaram-se as custas da PT, destruindo a empresa no processo.
Por isso, e em conclusão, as empresas que não tem dividendos, podem usar o dinheiro para outras actividades (nem que seja fazer depósitos a prazo), ou no limite simplesmente fazem cash cow, enquanto que qualquer dividendo será sempre um custo negativo para a empresa.
Todo o capital gerado na empresa fica na empresa. Repara, em termos teóricos, se tu detiveres 100% da empresa, o dinheiro estar na empresa ou contigo é igual, ou melhor, é preferível estar na empresa, porque os dividendos são tributáveis, e os ganhos de rendimento são depois "duplamente tributados no IRS".
Nesse sentido, será sempre melhor o dinheiro ficar na empresa do que ter custos de "tributação".
Se tiveres uma parte da empresa, continua tudo verdade.
Do ponto de vista da empresa, um dividendo é sempre uma perda de capital, um custo. No limite se não tiveres nada para fazer com o dinheiro, não perdes nada em fazer cash cow. Sempre te dá mais robustez em tempos de difícil financiamento.
Repara num exemplo muito simples. Tens uma empresa com um negocio, e esse negocio vale X. Essa empresa tem também em caixa 100$. A empresa vale X + os 100$. Se a empresa distribuir dividendos, tu como investidor perdes dinheiro, porque parte dos 100$ passam para ti (tudo igual até aqui), mas depois como és tributado, no final ficas a perder. A empresa perdeu Y e tu não ganhaste Y (porque foste tributado).
Então porque toda esta coisa dos dividendos?
Simples, a maioria dos grandes investidores, para comprar a sua posição na empresa, tive de pedir um empréstimo bancário. Todos os anos tem de pagar juros sobre esse investimento. Ora é aqui que entram os dividendos, para que os grandes accionistas paguem os juros dos seus empréstimos.
Outra situação mais grave, foi o que aconteceu na PT. Os principais investidores estavam descapitalizados, sem capacidade de se financiar, e obrigaram a administração a distribuir avultados dividendos, descapitalizando a PT! No fundo, os principais accionistas capitalizaram-se as custas da PT, destruindo a empresa no processo.
Por isso, e em conclusão, as empresas que não tem dividendos, podem usar o dinheiro para outras actividades (nem que seja fazer depósitos a prazo), ou no limite simplesmente fazem cash cow, enquanto que qualquer dividendo será sempre um custo negativo para a empresa.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
a REN e a Portucel são as melhores açoes do psi 18. são empresas que geram muito cash e que já há muitos anos que distribuem um bom dividendo sem que a cotação sofra. O dividend yield da Mota Engil e da Galp também estão a ficar atraentes. O dividendo da EDP também é atraente mas a divida da empresa assusta-me
- Registado: 10/7/2013 21:39
http://www.joshuakennon.com/mail-bag-missionaries-in-china-who-need-passive-income-from-their-savings/
e continua por aí abaixo a explicar.. cheguei a um ponto que desisti de ler por não me estar a ensinar nada de novo e estar cansado mas parece-me que aqui tem utilidade
G.A.S.: The Three Things To Look For In a Dividend Income Portfolio
When you build a dividend income portfolio for passive income, you are looking to balance three considerations: Growth, Amount, and Safety (or “G.A.S.” if you need to remember it).
The growth in the dividend – sometimes, a fast growing company with a lower yield can generate more dividend income over a 10-year period than a high-yielding company with slow growth.
The amount of the dividend – how much dividend income will you get for every $1.00 invested in an ownership stake?
The safety of the dividend – how strong is the company paying it and will it continue to earn enough profits in the future to support the dividend?
e continua por aí abaixo a explicar.. cheguei a um ponto que desisti de ler por não me estar a ensinar nada de novo e estar cansado mas parece-me que aqui tem utilidade
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Tens a Telefonica, a BMW, Daimler...
- Registado: 26/7/2014 12:37
artista_ Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
No psi 20 não há muitas: jmt, portucel, ctt, sonae e pouco mais tem capacidade de pagar dividendos, olha também para empresas internacionais
onde ver nos rc das empresas
le o beh a bah de AF desde a pagina 3 que verás esse tipo de questões abordadas
Embora não seja um estudioso dessas "artes" acrescentaria às que indicas a EDP e REN, não achas? Não tendo aqui os números certos, esta questão já foi aqui discutida há algum tempo, acho que quem comprou EDP na primeira fase, em 1997 (foi quando me estreei na bolsa), e ainda tem essas ações, já recebeu mais do que o valor que pagou por elas, a rondar os 2,25 euros... e ainda tem o ganho da valorização das cotações.
a edp é uma ação que distribui bons dividendos. são originados de um bom cash flow ou de emissão de divida como noticiado ontem?
- Registado: 2/9/2014 22:13
marquesll Escreveu:Não se esqueçam de descontar os 5% a 10%, que a maioria dos bancos cobra, sobre os dividendos brutos, que juntando à roubalheira dos 28% para o estado. No final de contas, o investidor fica sem uns 40% do dividendo!!!!!
Comissão dos bancos acho que nunca paguei 5 a 10%, mas já há alguns anos que não recebo dividendos e não tenho a certeza, ainda assim é claro que o corte é significativo... embora haja quem possa reaver os 28% que o estado rouba, total ou parcialmente... posso-te dizer que num determinado ano reavi tudo o que me "roubaram"!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Não se esqueçam de descontar os 5% a 10%, que a maioria dos bancos cobra, sobre os dividendos brutos, que juntando à roubalheira dos 28% para o estado. No final de contas, o investidor fica sem uns 40% do dividendo!!!!! 

- Registado: 20/5/2014 15:38
artista_ Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
No psi 20 não há muitas: jmt, portucel, ctt, sonae e pouco mais tem capacidade de pagar dividendos, olha também para empresas internacionais
Embora não seja um estudioso dessas "artes" acrescentaria às que indicas a EDP e REN, não achas? Não tendo aqui os números certos, esta questão já foi aqui discutida há algum tempo, acho que quem comprou EDP na primeira fase, em 1997 (foi quando me estreei na bolsa), e ainda tem essas ações, já recebeu mais do que o valor que pagou por elas, a rondar os 2,25 euros... e ainda tem o ganho da valorização das cotações.
MAs n tenha dúvidas disso...só quem não vê é pq é cego.
Youtube
Artista Romeno Escreveu:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
NM_2 Escreveu:verdade podem aumentar as perdas potenciais. mas a cotação também pode subir após dividendos e compensar...
não há muito tempo falou-se da corrida aos dividendos, a propósito da portucel: vai lá ver como a coisa está

agora, a longo prazo, o assunto dos dividendos tem de ser encarado totalmente de outra forma, uma vez que investidores de longo prazo não têm outra forma de verem o seu capital remunerado, creio
Limonov Escreveu:Não me parece boa aposta entrar numa empresa pelo dividendo, tendo em conta que após distribuição a cotação ajusta. Ganhas num lado perdes noutro, sendo que, da parte que ganhas, 28% vai para o Estado.
Se estiver dentro numa empresa e achar que devo continuar também não vou sair antes de ex-dividendo só para fazer birra.
Em resumo: não considero a distribuição de dividendos um fator a ter em conta para entrar ou para sair.
Saúde,
Limonov
Eu tambem durante muito tempo sempre achei que não fazia sentido o mercado ir atras de empresas com bom dividendo somente pelo dividendo especialmente no inicio do ano quando as empresas com bom dividendo têm valorizações muito significativas nos meses antes do dividendo.
Enquanto investidor particular não considero importante o dividendo devido ao ajuste imediato e pagar logo os 28%, ( e não pretendo receber nenhum ), enquanto se fizer + valias provavelmente só irei pagar as mais-valias muito tempo depois.
Mas ao estudar fiscalidade e IRC a fundo percebi que para as empresas que investem especialmente em periodos prolongados , já faz sentido o mercado ir muito atrás dos titulos com dividendo, pois a a nivel fiscal o tratamento já é diverso.
- Registado: 29/11/2007 3:19
verdade podem aumentar as perdas potenciais. mas a cotação também pode subir após dividendos e compensar...
NM_2 Escreveu:Artista obrigado pelos conselhos. A minha estratégia internacional é através de fundos.
Limonov a minha estratégia de investimento para a maior fatia de capital é de longo prazo >1ano portanto os rendimentos dos dividendos são bem vindos para reinvestir na mesma ou noutra empresa. Os 28% para o estado são chatos mas é o mesmo que é aplicado às mais valias portanto não me choca.
mas no caso das mais valias só pagas se as obtiveres, enquanto que sobre o dividendo - ganhes ou percas - estás sempre a pagar

Artista obrigado pelos conselhos. A minha estratégia internacional é através de fundos.
Limonov a minha estratégia de investimento para a maior fatia de capital é de longo prazo >1ano portanto os rendimentos dos dividendos são bem vindos para reinvestir na mesma ou noutra empresa. Os 28% para o estado são chatos mas é o mesmo que é aplicado às mais valias portanto não me choca.
Não me parece boa aposta entrar numa empresa pelo dividendo, tendo em conta que após distribuição a cotação ajusta. Ganhas num lado perdes noutro, sendo que, da parte que ganhas, 28% vai para o Estado.
Se estiver dentro numa empresa e achar que devo continuar também não vou sair antes de ex-dividendo só para fazer birra.
Em resumo: não considero a distribuição de dividendos um fator a ter em conta para entrar ou para sair.
Saúde,
Limonov
Saúde,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
NM_2 Escreveu:Artista Romeno Escreveu:NM_2 Escreveu:Uma questão para discussão:
Serão cotadas que distribuem bons dividendos apostas interessantes?
Qual a vossa experiência?
esta questão é importante e resume-se do seguinte modo
uma empresa das suas atividades gera cash flow, que pode ter 2 destinos: fica na empresa ou é distribuido- o que mandam as boas regras, se houver boas oportunidades de investimento com retorno superior ao custo de capital deve ser reinvestido na sua maioria, se não houver deve ser distribuido...
-é um dividendo um bom indicador? nem sempre a meu vervejamos o caso da pt que teve a politica de dividendos mais generosa que ja se viu e acabou onde acabou, os dividendos não foram a unica causa, mas a fusão com a oi foi fatal, de tudo acreditem para uma empresa que chegou a valer quase 10bi e agora vale alguns 0,2 bi 0,9 BI da rio forte foi o menos mau de tudo
![]()
Não se fiem em diviend yields muito altas sem ver primeiro se são sustentadas pelo cash flow das empresas, dizer que uma empresa da um dividendo de 6 ou 8% para depois a divida liquida crescer é ilusorio..
Onde ver quais as empresas que geram bons cash flows? Existem boas empresas com bons cash flows no psi 20? quais?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:NM_2 Escreveu:Uma questão para discussão:
uma empresa das suas atividades gera cash flow, que pode ter 2 destinos: fica na empresa ou é distribuido- o que mandam as boas regras, se houver boas oportunidades de investimento com retorno superior ao custo de capital deve ser reinvestido na sua maioria, se não houver deve ser distribuido...
-é um dividendo um bom indicador? nem sempre a meu vervejamos o caso da pt que teve a politica de dividendos mais generosa que ja se viu e acabou onde acabou, os dividendos não foram a unica causa, mas a fusão com a oi foi fatal, de tudo acreditem para uma empresa que chegou a valer quase 10bi e agora vale alguns 0,2 bi 0,9 BI da rio forte foi o menos mau de tudo
![]()
Não se fiem em diviend yields muito altas sem ver primeiro se são sustentadas pelo cash flow das empresas, dizer que uma empresa da um dividendo de 6 ou 8% para depois a divida liquida crescer é ilusorio..
Onde ver quais as empresas que geram bons cash flows? Existem boas empresas com bons cash flows no psi 20? quais?
NM_2 Escreveu:Uma questão para discussão:
-é um dividendo um bom indicador? nem sempre a meu ver

Estratégia de dividendos
Uma questão para discussão:
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google Adsense [Bot], novato, Opcard33 e 187 visitantes