Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por NirSup » 11/9/2015 0:55

Tem a sua piada.
A Portucel era uma empresa muito pouco citada, ultimamente, neste Forum.
De repente, sem se perceber bem a razão, virou moda.
Contudo, parece existir alguma unanimidade de que é uma das cotadas com mais potencial do PSI 18.
Não vejo as casas de investimento e os Equity Research a falar muito da empresa. O que não deixa de ser estranho.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por hugob0ss » 10/9/2015 22:16

É esta a fábrica de moçambique que falam que vai duplicar a produção de pasta?
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/interior.aspx?content_id=4766906

O projeto florestal, à base de eucaliptos, desenvolve-se ao longo de 350 mil hectares no centro de Moçambique e prevê a construção, em 2023, de uma fábrica para o processamento de pasta de papel, num investimento em 2,3 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), um dos maiores fora da indústria extrativa no país, prevendo-se a criação de sete mil postos de trabalho.

Pelos vistos só estará concluída em 2023.

Acho que a portucel beneficiou da conjuntura actual de preços mais elevados do papel, maior procura devida a desvalorização do euro, etc... está tudo no relatório e contas, se continuar assim, óptimo, mas não creio que esteja subavaliada.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por cristianosantos85 » 10/9/2015 21:12

Artista_Romeno com o máximo respeito, a partir do momento que dizes e passo a citar "no entanto considero que o projeto em moçambique segundo ouvi terá uma margem ebitda de 50%" acho que nem vale a pena responder.

Os números que referi estão ai para quem os quiser ver de forma seria.

Achas que os 4,7 foi um tiro para o ar ? Ela tocou lá, sem haver qualquer informação concreta relativa à operação de Moçambique que simplesmente duplica a produção. Também havia nessa altura pouca informação sobre a fábrica de Rodão. Com esses projetos em fase embrionária, (e apenas com a discreta participação do tissue) em Agosto os analistas foram surpreendidos pela positiva com os resultados.

Para a cotação ter descido nos ultimos meses há vários factores a contar, nunca se pode imputar apenas a uma causa, (China, States, percepção de DY demasiado elevada para pagar ao PQP, etc). Mas se esmiuçarmos as contas do grupo, resultados e evolução, continuo completamente crente que é a melhor empresa do nosso PSI e a que tem mais potencial de valorização.

Já disse o que tinha a dizer por aqui.

Cumprimentos a todos e sinceros votos de felicidade e sem duvida um pouco de sorte também nos negócios.

Registado: 10/9/2015 16:45

por Artista Romeno » 10/9/2015 20:33

JP1965 Escreveu:Posso concordar com voces em ser uma boa empresa para investir, não entendo porque estar em caminho descendente (LTD) e desde 13 abril já leva 48 % de queda.

coisas de small caps à metrica global, repara que a empresa não vale 4,7 euros isso é treta ele disse isso porque foi o maximo da cotação atingiu..... :lol: subiu demais agora corrige nada demais, o mercado nem sempre tem razao quando esta barato compra-se e caro vende-se...
outra coisa a divida aumentou 167m não reduziu, o ebitda sim pela primeira vez em muito tempo subiu e bem
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por JP1965 » 10/9/2015 20:12

Posso concordar com voces em ser uma boa empresa para investir, não entendo porque estar em caminho descendente (LTD) e desde 13 abril já leva 48 % de queda.

Registado: 9/6/2015 11:03

por katolo » 10/9/2015 19:56

E eu também lá estou! :mrgreen:

Nao estou só no lixo como BCP (entaladíssimo)

Desde que deixei de investir na banca e optei por empresas sérias e sólidas nunca mais me arrependi.

Esta é daquelas para manter uns largos anos. A menos que tenha de vender para ir ao potencial AC do BCP :wall:

Registado: 20/2/2014 22:01

por cristianosantos85 » 10/9/2015 19:37

Ora vamos a números então.

A dívida da Portucel era no final de Junho de 558,6 milhões de euros, (um valor absoluto e de racio lucro/divida de fazer inveja a muita empresa por essa Europa fora). Este valor de divida representa uma REDUÇÃO de 167,6 milhões de euros face ao endividamento contabilizado no final do ano passado (apesar dos investimentos que estão a ser feitos).

Em relação aos resultados semestrais de Agosto já que falaram no EBITDA a empresa registou ainda uma melhoria da EBITDA/vendas que era no final do semestre de 23,2%, a par de um aumento do 'cash flow' de exploração que chegou aos 155 milhões de euros.

Em relação ao tissue que foi falado e ao que parece ficaram duvidas deixa que vos diga..

A empresa contabilizou um efeito positivo de 3,8 milhões de euros, resultante das operações da AMS - fábrica de Vila Velha de Rodão, comprada pela Portucel no final do ano passado e que marcou a entrada do grupo no segmento de papel 'tissue'. Além do impacto positivo no EBITDA, a fábrica da AMS já respondeu por 3,7% do volume de negócios da empresa ao longo do primeiro semestre, num total de 29 milhões de euros. Uma contribuição que a Portucel estima que venha a crescer ao longo do próximo trimestre com a entrada em funcionamento de uma segunda linha de produção."Com uma capacidade de 30.000 toneladas por ano, esta segunda linha irá permitir a duplicação de capacidade de produção anual da AMS para 60.000 toneladas de tissue"

Cotação para ela ? Na minha humilde opinião devia estar acima dos 4,7 euros. E mesmo assim a nível fundamental continuaria com um PER abaixo da EDPR, JM e outras que tais. A nível técnico haverá aqui pessoas mais habilitadas para falar que eu. Mas os fundamentais estão lá. E o lucro superior a 100 milhões de euros no SEMESTRE está lá.

por RaposoTavares » 10/9/2015 18:14

Imagem

Uns riscos melhores do que os indicadores e melhores do que o PSI...

A cotação está na base de uma LTA quase irrepreensível, tem manifestado respeito pelas forquilhas do Andrews...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Artista Romeno » 10/9/2015 18:01

katolo Escreveu:Atenção que o Romeno não foi muito agressivo quanto à Portucel, logo é de comprar sem medo :D

Entendo a questão do cheiro :wink:

não fui, não gosto do cheiro, mas como não moro em setubal nem em cacia nem na figueira não me chateia muito, das empresas tipo value é das melhores do psi18, baixa alavangem, valorização nao muito exigente, projetos com futuro se bem como digo acho que o tissue não é por ai alem

quanto ao roe ser elevadissimo, para os padrões romenos 12,4% é bom para os internacionais não é nada de wow, acredito que a portucel valha uns 3,5 a 3,8 euros :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por NirSup » 10/9/2015 17:40

A Portucel pagou um dividendo total de 0,433 euros por acção em 2014.
Este valor resulta do lucro do exercício 0,21 euros (2014) e da distribuição de reservas livres no montante de 0,223 euros por cada acção em circulação,
A empresa prometeu que iria manter uma política de dividendos agressiva.
Ora, a continuar a pagar mais dividendo do que os lucros gerados onde vai ela buscar o dinheiro? Ao baú? Se houver dinheiro no baú.
Caro, cristiano.santos.395 , eru leio os Relatórios e Contas das empresas em quem aposto. Com olhos de ver.
Como disse noutro comentário, fiz uma aposta muito forte na Portucel. E não é meu costume brincar em serviço.
A aposta foi muito forte. Não sei se cavei a minha sepultura. Mas a vida só vale a pena ser vivida se for vivida com muita adrenalina.
Bons negócios para todos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por katolo » 10/9/2015 17:34

Atenção que o Romeno não foi muito agressivo quanto à Portucel, logo é de comprar sem medo :D

Entendo a questão do cheiro :wink:

por Artista Romeno » 10/9/2015 17:16

cristiano.santos.395 Escreveu:Eu leio cada uma aqui.. a Portucel endivida-se para dividendos ? Se tivéssemos a falar de os CTT ou da EDP..com dividas monstruosas para pagamento de dividendos, agora a Portucel ? Olhamos para o nosso Psi e vemos que a maioria das cotadas tem dividas gigantes o que NÃO É O CASO da Portucel, deviam começar a ler os relatórios e contas.

Já agora, permitam que vos diga que a Portucel na minha modesta opinião é a melhor empresa que temos no nosso Psi-20 (agora 18, quase 17).

Duvidas ? http://www.top10lisboa.com/articles/Portucel_1 Podem ler, creio que ninguém discorda da profundidade das análises do BorgesInvest e da sua independencia e podem verificar que a Portucel tem o melhor balanço do nosso Psi. Um PER baixissimo (11) excelente ROE enfim a nivel fundamental não temos igual no nosso Psi. Apenas a Altri se pode comparar mas acabou de bater numa forte resistência 5,55.

E a Portucel ganha na dinâmica apresentada, não se agarra apenas ao papel simples e já avança para outros caminhos como o papel Tissue entre outras, basta ver no site da empresa.

Mas mais.. está a construir a quinta fábrica em Portugal, uma nos States (duvido que a multa do dumping vá para a frente e se for não será mais de 10%, se quiserem explico porque) e começou com o mega-projecto em Moçambique, um negócio tremendo para a Portucel em que só a Fabrica de Moçambique equivale a toda a produção em Portugal.

Deve ser das poucas empresas que a crise Chinesa não afeta diretamente a empresa e a subida das taxas de juro da FED até beneficiava a empresa com a subida do Dolar.

Talvez se a Portucel cotasse nos States já era uma mini-apple mas como está em Portugal..

Para mim é claramente a melhor que temos em Portugal no nosso Psi e com maior potencial de ganhos para os seus acionistas.

Para remate final, chega a ser caricato ver que até NOS em capitalização bolsista vale mais que a Portucel.

Ah os ctt estão muito endividados não haja duvida Net financial debt (cash) = ST Debt of €4m + LT Debt of €3m + Net Financial Services payables of €276m - Cash and cash
equivalents of €545m = €(262)m
2- eu nao desgoto da portucel tirando o marum que aquilo deita a enxofre ali pos lados do mourrinho e da figueira, mas atenção o ebitda desde 2010 foi sempre para baixo http://www.portucelsoporcel.com/var/ezd ... 038547.pdf, no entanto considero que o projeto em moçambique segundo ouvi terá uma margem ebitda de 50% o que vale o que vale,
3- mas o projeto de moçambique é para exportar para a china e a pasta de papel é uma commodity nao sei se nao será afetada....
4- queres comparar um negocio sujo e que deita maus cheiros com uma empresa de ponta que produz produtos tecnologicamente avançados MINI APPLE só se for por ambas terem pers baixos
5-no tissue a portucel vai ganhar porque tem mais musculo que a renova em termos financeiros, mas atenção que vai ser tudo a custa das margens, a meu ver a portucel deveria focar-se no que faz bem e não se meter no tissue, as peletes não é ma ideia a meu ver
*este ano melhorou ajudada pelo USD

por katolo » 10/9/2015 17:10

Sem duvida! A Portucel está subavaliada.

por cristianosantos85 » 10/9/2015 17:01

Eu leio cada uma aqui.. a Portucel endivida-se para dividendos ? Se tivéssemos a falar de os CTT ou da EDP..com dividas monstruosas para pagamento de dividendos, agora a Portucel ? Olhamos para o nosso Psi e vemos que a maioria das cotadas tem dividas gigantes o que NÃO É O CASO da Portucel, deviam começar a ler os relatórios e contas.

Já agora, permitam que vos diga que a Portucel na minha modesta opinião é a melhor empresa que temos no nosso Psi-20 (agora 18, quase 17).

Duvidas ? http://www.top10lisboa.com/articles/Portucel_1 Podem ler, creio que ninguém discorda da profundidade das análises do BorgesInvest e da sua independencia e podem verificar que a Portucel tem o melhor balanço do nosso Psi. Um PER baixissimo (11) excelente ROE enfim a nivel fundamental não temos igual no nosso Psi. Apenas a Altri se pode comparar mas acabou de bater numa forte resistência 5,55.

E a Portucel ganha na dinâmica apresentada, não se agarra apenas ao papel simples e já avança para outros caminhos como o papel Tissue entre outras, basta ver no site da empresa.

Mas mais.. está a construir a quinta fábrica em Portugal, uma nos States (duvido que a multa do dumping vá para a frente e se for não será mais de 10%, se quiserem explico porque) e começou com o mega-projecto em Moçambique, um negócio tremendo para a Portucel em que só a Fabrica de Moçambique equivale a toda a produção em Portugal.

Deve ser das poucas empresas que a crise Chinesa não afeta diretamente a empresa e a subida das taxas de juro da FED até beneficiava a empresa com a subida do Dolar.

Talvez se a Portucel cotasse nos States já era uma mini-apple mas como está em Portugal..

Para mim é claramente a melhor que temos em Portugal no nosso Psi e com maior potencial de ganhos para os seus acionistas.

Para remate final, chega a ser caricato ver que até NOS em capitalização bolsista vale mais que a Portucel.

por NirSup » 1/9/2015 15:34

Caro hugobOss,
Fico satisfeito, quando discordam de mim, e olho para o desafio lançado como uma oportunidade para explicitar melhor o meu pensamento.
A Portucel, apercebendo-se da procura crescente por este produto, adquiriu uma produtora de papel "tissue" localizada em Vila Velha de Ródão. Para já vai duplicar a produção. E, aguarda a evolução do mercado para decidir ir mais longe.
Quer também ser um líder europeu neste segmento.
O papel "tissue", destinado a lenços, guardanapos, rolos de cozinha e papel higiénico e quejandos viaja mal. Logo, o facto de estar situada na Europa é uma mais-valia não desprezível.
Crê-se que este tipo de papel, de usar e deitar fora, até por razões ambientais, irá ter um crescimento exponencial.
E a Portucel veio ao mercado anunciar que quer estar lá na frente a disputar o 1.º lugar do pódio.
Na fileira do papel kraft ou papel castanho, onde a Portucel já está presente, as perspectivas de consumo, igualmente por questões ambientais, são igualmente promissoras.
Arrancou com uma fábrica de pellets nos EUA, produto com uma grande procura nesta zona geográfica (EUA e Canadá).
Finalmente, o papel branco (escritório e gráficas) está a ter uma procura mundial inesperada, nomeadamente nos EUA, contrariamente ao que era de supor.
A Portucel/Soporcel vai deixar de ser mera exportadora de pasta de papel (a pasta branqueada de eucalipto, de que é líder europeia, está em alta nos mercados mundiais) para se dedicar a produtos com mais valor acrescentado.
O futuro da Portucel é risonho. E os responsáveis da empresa sabem disso.
Um abraço e bons negócios
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Para um estudo mais aprofundado ver AQUI: http://tissueonline.com.br/portugal-fab ... -portucel/

por hugob0ss » 31/8/2015 19:28

NirSup Escreveu:Decidi entrar neste papel. Em força.
Sempre achei e continuo a achar que o papel de escrita não tem grande futuro. E por isso era uma empresa que estava fora do meu radar.
Mas ao ler o Relatório relativo ao 2T 2015 fiquei convencido: a empresa tem um futuro brilhante no chamado papel tissue e no papel de embalagem.
Tem um ratio de dívida líquida/EBITA francamente positivo.
Por outro lado, promete uma política de dividendos generosos. Nem que tenha de se endividar para isso. E a dívida pode crescer e muito.

Permita-me discordar, acho que uma politica de dividendos baseado em divida nunca dá bom resultados, ver caso da Portugal Telecom. E também acho que os lucros apresentados dependem bastante do preço do papel e da valorização do dolar/euro.

De qq forma, boa sorte com o investimento.
Cumprimentos.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por NirSup » 27/8/2015 15:26

Decidi entrar neste papel. Em força.
Sempre achei e continuo a achar que o papel de escrita não tem grande futuro. E por isso era uma empresa que estava fora do meu radar.
Mas ao ler o Relatório relativo ao 2T 2015 fiquei convencido: a empresa tem um futuro brilhante no chamado papel tissue e no papel de embalagem.
Tem um ratio de dívida líquida/EBITA francamente positivo.
Por outro lado, promete uma política de dividendos generosos. Nem que tenha de se endividar para isso. E a dívida pode crescer e muito.

por Serrano1963 » 24/7/2015 1:28

Nesta operação parece-me que quem ganhará será a Portucel....
Quem comenta? Ficará esta com potencial para novas subidas?

Registado: 3/12/2007 21:57

por Ulisses Pereira » 10/7/2015 14:03

Olá Marcão. Sim, podemos também considerar esse suporte.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Novela » 9/7/2015 23:30

Estranha pergunta.

Registado: 20/2/2014 0:01

por MarcaoPT » 9/7/2015 17:51

Ulisses Pereira Escreveu:pcm, é só pedir ;)

Aqui estão eles.

Abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Analisando os gráficos, qual a tua opinião sobre um possível suporte entre os 2,65 e os 2,70?

Abraço

Registado: 9/7/2015 14:43

por Ulisses Pereira » 8/7/2015 15:22

pcm, é só pedir ;)

Aqui estão eles.

Abraço,
Ulisses
Anexos
portucel1.png
portucel2.png
portucel3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PXYC » 8/7/2015 15:06

o preço da acção já caiu mais de duas vezes o valor do dividendo. uma lição para quem compra para ganhar dividendos. :shame:

Registado: 13/10/2014 16:44

por pcm1979 » 8/7/2015 8:23

Este tópico está demasiado parado, nem sequer há o gráfico atualizado do Ulisses. :(
Que opinião teem acerca do preço atual? Era impensável há uns meses. :shock:

Registado: 26/7/2014 12:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg, Pmart 1 e 142 visitantes