ADSE - já dá lucro
Re: ADSE - já dá lucro
ricardmag Escreveu:Segundo li, este dinheiro ajuda as contas públicas mas não é retirado para outros prepósitos pelo estado, o dinheiro fica na ADSE.
Não que o governo nao o tivesse tentado que as contribuicoes da ADSE servissem para cobrir o défice mas foi chumbado, e tiveram de reformular a proposta ficando o superavit na propria ADSE.
Eu gostava era que a ADSE fosse aberta a qq pessoa
albarrã Escreveu:Mas a minha intervenção era no sentido de ver aqui as opiniões daqueles que acham que a ADSE hoje em dia é alguma mordomia do tempo dos faraós. Qualquer seguro de saúde hoje é mais barato e existe um prestador de serviços convencionado ao virara da esquina
Que te expulsa mal tenhas uma doença grave coisa que nao acontece na ADSE. Eu nao subscrevo qq sistema privado de saúde, mas subscreveria a ADSE
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Gioes Escreveu:Pelos comentários que por aqui se vêem se verifica que existe alguma falta de conhecimento da realidade.
1. Não sou Adse mas sou portador de um subsistema de saúde que agora funciona como tal.
2. Não me é permitido desistir ou já o teria feito abortando o contrato que fiz com o estado na década de 70.
3. Recorri a documentos antigos e verifiquei que já em 2003, para além do desconto normal como qualquer funcionário publico vs privado fazia para efeitos de reforma, descontava então 0.8% para o sistema de saúde. (Este desconto já vinha de data anterior que não posso precisar) era em 2011 de 1.25% e foi sempre a subir.
4. A taxa de 3.5% desconto aos reformados (e outros) já é aplicado desde Junho 2014. Antes cifrava-se em 2.5%.
5. Também não é verdade que toda a família tenha direito, pois se quiser que a minha esposa (desempregada) usufrua do meu subsistema terei agora de descontar mais 3.5% (sobre 79% nos reformados e 100% nos activos) e assim ela irá usufruir do SNS a que todos tem direito e para o qual ninguém desconta. Esse sim sai do orçamento do estado, pelo que não se percebe o azedume de alguns.
Não esquecer que os 11% (só) que os privados descontam também é aplicado a quem despenham funções no estado.
E já descontas através dos impostos, como todas para o SNS, ou seja, descontas duas vezes para uma mesma coisa e não te deixam desistir de nenhuma das duas, isto sim é que é fantástico
Lose your opinion, not your money
Pelos comentários que por aqui se vêem se verifica que existe alguma falta de conhecimento da realidade.
1. Não sou Adse mas sou portador de um subsistema de saúde que agora funciona como tal.
2. Não me é permitido desistir ou já o teria feito abortando o contrato que fiz com o estado na década de 70.
3. Recorri a documentos antigos e verifiquei que já em 2003, para além do desconto normal como qualquer funcionário publico vs privado fazia para efeitos de reforma, descontava então 0.8% para o sistema de saúde. (Este desconto já vinha de data anterior que não posso precisar) era em 2011 de 1.25% e foi sempre a subir.
4. A taxa de 3.5% desconto aos reformados (e outros) já é aplicado desde Junho 2014. Antes cifrava-se em 2.5%.
5. Também não é verdade que toda a família tenha direito, pois se quiser que a minha esposa (desempregada) usufrua do meu subsistema terei agora de descontar mais 3.5% (sobre 79% nos reformados e 100% nos activos) e assim ela irá usufruir do SNS a que todos tem direito e para o qual ninguém desconta. Esse sim sai do orçamento do estado, pelo que não se percebe o azedume de alguns.
Não esquecer que os 11% (só) que os privados descontam também é aplicado a quem despenham funções no estado.
- Registado: 8/11/2006 1:37
Os funcionários da ADSE penso que são pagos pelo orçamento do Estado e não pelo da ADSE. Quando se fala no excedente, acho que se deviam descontar estes ordenados, suponho que não seja muito dinheiro face à dimensão do sistema, mas ainda assim...
ricardmag Escreveu:E não esquecer também que a ADSE dá para filhos e marido. Uma regalia![]()
Aqui em portugal existem portugueses de primeira e de segunda, não é justo
Estás sempre a tempo de fazer vida com um funcionário público!
Que nunca por vencidos se conheçam!
soros-bq Escreveu:A ADSE sempre foi financiada parcialmente pelo Orçamento de estado. Mas independentemente disso, nos dias de hoje não faz sentido nenhum manter em simultâneo o SNS e a ADSE. Aliás, esta diferenciação entre o público e o privado é anticonstitucional, pois não garante um tratamento igual entre todos os portugueses.
Esta é uma das muitas regalias que os funcionários públicos têm e que não fazem qualquer sentido nos dias de hoje.
Exato, tendo em conta tudo a situação atual do país também acho que não faz, mas não deixa de ser injusto... tal como são injustos os cortes a todos os pensionistas. Mas como não há dinheiro temos de cortar em algum lado, e faz mais sentido que se corte nuns lados do que em outros. Neste contexto também acho que faz sentido que a adse deixe de ser financiada e que passe a ser autosuficiente, assim como faz sentido que se cortem as pensões mais elevadas, ou apartir de um determinado valor... já o tinha dito antes, muitas vezes!
Ainda assim, o governo devia pedir desculpa a estas pessoas pelos cortes que está a fazer, ou por aquilo que está a cobrar (no caso da adse e noutros), mostrando-lhes que tem de fazer opções e faz mais sentido estas que outras... infelizmente o governo tem escolhido outra via, a da confrontação (por exemplo "ah e tal eles não descontaram para o que estão a receber", no caso dos pensionistas), esquecendo que eles fizeram um "contrato" com o estado (públicos e privados) e que o estado agora não está a cumprir... mas isto é outra conversa que daria outro tópico, ali´s já foi discutido noutros tópicos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://economico.sapo.pt/noticias/faz-s ... 84902.html
Faz sentido a existência da ADSE?
10 Jan 2014 Rodrigo Adão Fonseca
Portugal instituiu do ponto de vista constitucional uma norma que prevê o acesso universal e tendencialmente gratuito à saúde a todos os cidadãos.
Como corolário foi criado um Serviço Nacional de Saúde que consome, grosso modo, mais de 10% do que produzimos anualmente enquanto País (10% do PIB), e cerca de 20% dos recursos do Orçamento do Estado. O SNS e a sua suposta excelência representam um grande esforço para todos os portugueses que o sustentam.
O regime defende-o como se fosse uma das suas vacas mais sagradas. Porém, na esquizofrenia que são as políticas públicas em Portugal, em paralelo, o mesmo Estado que lança loas constantes ao SNS e força todos os cidadãos a sustentá-lo, criou e engordou um subsistema de saúde, a ADSE, reservado aos seus mais diletos servidores e suas famílias. Ou seja, o SNS é uma conquista da democracia e do regime mas não serve para funcionários públicos para quem o Estado criou um subsistema chamado ADSE. Esta esquizofrenia seria menos grave, seria meramente uma disfunção conceptual do nosso regime, se a ADSE funcionasse integralmente como um seguro.
Não funciona. Desde logo porque os "descontos" efectuados pelos funcionários públicos não são suficientes para cobrir a totalidade das suas despesas que são parcialmente suportadas, quer por transferências do Orçamento de Estado, quer pelo pagamento de muitos dos custos incorridos, directamente, por parte das entidades empregadoras públicas. Vejam o seguinte exemplo, real: um funcionário de um hospital público se quiser optar por ser operado no exterior a expensas do mesmo hospital, pode fazê-lo, mesmo que a cirurgia seja oferecida no SNS.
Todos os anos entidades públicas suportam directamente tratamentos dos seus funcionários fora do sistema público, e em alguns casos, no estrangeiro, sem que isso seja estritamente necessário. A natureza de "seguro" da ADSE fica posta totalmente em xeque se pensarmos que do ponto de vista das políticas públicas os "descontos" são uma mera ficção, já que em bom rigor os salários dos funcionários públicos são suportados integralmente com a cobrança de impostos, são pagos exclusivamente pelo contribuinte. O Estado - e os contribuintes - patrocinam uma liberdade de escolha a parte dos seus funcionários que não reserva(m) aos restantes cidadãos. Faz sentido? Diria que não.
Faz sentido a existência da ADSE?
10 Jan 2014 Rodrigo Adão Fonseca
Portugal instituiu do ponto de vista constitucional uma norma que prevê o acesso universal e tendencialmente gratuito à saúde a todos os cidadãos.
Como corolário foi criado um Serviço Nacional de Saúde que consome, grosso modo, mais de 10% do que produzimos anualmente enquanto País (10% do PIB), e cerca de 20% dos recursos do Orçamento do Estado. O SNS e a sua suposta excelência representam um grande esforço para todos os portugueses que o sustentam.
O regime defende-o como se fosse uma das suas vacas mais sagradas. Porém, na esquizofrenia que são as políticas públicas em Portugal, em paralelo, o mesmo Estado que lança loas constantes ao SNS e força todos os cidadãos a sustentá-lo, criou e engordou um subsistema de saúde, a ADSE, reservado aos seus mais diletos servidores e suas famílias. Ou seja, o SNS é uma conquista da democracia e do regime mas não serve para funcionários públicos para quem o Estado criou um subsistema chamado ADSE. Esta esquizofrenia seria menos grave, seria meramente uma disfunção conceptual do nosso regime, se a ADSE funcionasse integralmente como um seguro.
Não funciona. Desde logo porque os "descontos" efectuados pelos funcionários públicos não são suficientes para cobrir a totalidade das suas despesas que são parcialmente suportadas, quer por transferências do Orçamento de Estado, quer pelo pagamento de muitos dos custos incorridos, directamente, por parte das entidades empregadoras públicas. Vejam o seguinte exemplo, real: um funcionário de um hospital público se quiser optar por ser operado no exterior a expensas do mesmo hospital, pode fazê-lo, mesmo que a cirurgia seja oferecida no SNS.
Todos os anos entidades públicas suportam directamente tratamentos dos seus funcionários fora do sistema público, e em alguns casos, no estrangeiro, sem que isso seja estritamente necessário. A natureza de "seguro" da ADSE fica posta totalmente em xeque se pensarmos que do ponto de vista das políticas públicas os "descontos" são uma mera ficção, já que em bom rigor os salários dos funcionários públicos são suportados integralmente com a cobrança de impostos, são pagos exclusivamente pelo contribuinte. O Estado - e os contribuintes - patrocinam uma liberdade de escolha a parte dos seus funcionários que não reserva(m) aos restantes cidadãos. Faz sentido? Diria que não.
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
- Registado: 21/10/2014 18:38
A ADSE sempre foi financiada parcialmente pelo Orçamento de estado. Mas independentemente disso, nos dias de hoje não faz sentido nenhum manter em simultâneo o SNS e a ADSE. Aliás, esta diferenciação entre o público e o privado é anticonstitucional, pois não garante um tratamento igual entre todos os portugueses.
Esta é uma das muitas regalias que os funcionários públicos têm e que não fazem qualquer sentido nos dias de hoje.
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER
- Registado: 21/10/2014 18:38
ricardmag Escreveu:ricardmag Escreveu: Ora explica lá porquê, se eu contribuir para ADSE, não posso ter? E um funcionário do estado pode. Não achas que há aqui alguma injustiça? Eu acho ... é por estas e por outras que eu acho que existem portugueses de primeira e de segunda.artista_ Escreveu:Não, acho é que tu é que estás a negar aos funcionários públicos aquilo que não negas aos privados. Ou seja, os bancos, a EDP, os CTT, a PT, etc, podem ter um sistema de saúde próprio para os seus funcionários e tu compreendes que não possas ter acesso a ele. Já os funcionários públicos não podem?!
Nesta questão estou a supor a situação que o estado continua a colocar parte do orçamento de estado na ADSE.
Se a ADSE for autossustentável e não receber verbas do OT concordo contigo.artista_ Escreveu:Eu até acho que, se for possível, mediante certas condições (que permitam a continuidade da sustentabilidade do sistema), seria útil para todos que o sistema fosse alargado a mais portugueses (dado que aparentemente funciona bem). Mas se não for não me parece que se possa negar aos funcionários públicos aquilo que não se nega a outros, ou pode? Se for auto-suficiente faz algum sentido obrigar o sistema a ser alargado a outros?! Acho que não.
Concordo, como dizes, se for autossustentável...
Foi sempre nesse pressuposto que eu escrevi!

E ainda assim é um pressuposto que me parece injusto para alguns... como disse, quando é preciso fazer um ajuste forte como nós precisamos é difícil ser justo para todos! Acho que as opções têm de passar por escolher o que é mais justo para o conjunto, para todos nós...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
ricardmag Escreveu: Ora explica lá porquê, se eu contribuir para ADSE, não posso ter? E um funcionário do estado pode. Não achas que há aqui alguma injustiça? Eu acho ... é por estas e por outras que eu acho que existem portugueses de primeira e de segunda.
artista_ Escreveu:Não, acho é que tu é que estás a negar aos funcionários públicos aquilo que não negas aos privados. Ou seja, os bancos, a EDP, os CTT, a PT, etc, podem ter um sistema de saúde próprio para os seus funcionários e tu compreendes que não possas ter acesso a ele. Já os funcionários públicos não podem?!
Nesta questão estou a supor a situação que o estado continua a colocar parte do orçamento de estado na ADSE.
Se a ADSE for autossustentável e não receber verbas do OT concordo contigo.
artista_ Escreveu:Eu até acho que, se for possível, mediante certas condições (que permitam a continuidade da sustentabilidade do sistema), seria útil para todos que o sistema fosse alargado a mais portugueses (dado que aparentemente funciona bem). Mas se não for não me parece que se possa negar aos funcionários públicos aquilo que não se nega a outros, ou pode? Se for auto-suficiente faz algum sentido obrigar o sistema a ser alargado a outros?! Acho que não.
Concordo, como dizes, se for autossustentável...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
artista_ Escreveu:
Exato, daí eu achar que até é injusto para os funcionários públicos mais velhos e os que já se reformaram (sobretudo estes) aplicar-lhes agora com 3,5% de corte. Muitos deles fizeram a opção de ir trabalhar para o estado também porque tinha um bom seguro de saúde gratuito (algo que muitas empresas privadas também têm para incentivar funcionários mais qualificados a irem trabalhar para lá) e agora levam com 3,5% de corte, parece-me injusto, mas enfim, neste processo de austeridade haverá sempre bastantes injustiças, é difícil não haver. (não tenho ninguém na família, nem amigos chegados que tenha adse, o que defendo não tem nada de interesse pessoal).
Corte como? eles não usufruem da ADSE até morrer? se fosse um seguro privado acabava aos 60 ou 65 anos e depois sns quando é mais preciso um seguro decente.
E tão justo cortar nas pensões , reformas , regalias e aumentar adse e etc., como é injusto impor a quem trabalha agora aumentos de idade na reforma , cortes sucessivos nas pensões , reformas (mas sempre a contribuir com mais) , nas regalias e etc.
Mas, e este mas é muito importante é que quem recebe agora pensões , reformas e regalias estas são muito mais elevadas sobre o desconto que efectuaram do que quem esta a contribuir para eles alguma vez receberá.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
ricardmag Escreveu:Quanto a eu poder ter ADSE, como trabalhador do privado, acho que me parece lógico que teria de descontar para lá para ter acesso. Eu não escrive em nenhum lado que queria ter direito sem meter lá algum, não tires conclusões erradas.
Em lado algum em pretendi transmitir essa ideia, ou fizeste confusão ou eu exprimi-me mal.
ricardmag Escreveu: Ora explica lá porquê, se eu contribuir para ADSE, não posso ter? E um funcionário do estado pode. Não achas que há aqui alguma injustiça? Eu acho ... é por estas e por outras que eu acho que existem portugueses de primeira e de segunda.
Não, acho é que tu é que estás a negar aos funcionários públicos aquilo que não negas aos privados. Ou seja, os bancos, a EDP, os CTT, a PT, etc, podem ter um sistema de saúde próprio para os seus funcionários e tu compreendes que não possas ter acesso a ele. Já os funcionários públicos não podem?!
Eu até acho que, se for possível, mediante certas condições (que permitam a continuidade da sustentabilidade do sistema), seria útil para todos que o sistema fosse alargado a mais portugueses (dado que aparentemente funciona bem). Mas se não for não me parece que se possa negar aos funcinários públicos aquilo que não se nega a outros, ou pode? Se for auto-suficiente faz algum sentido obrigar o sistema a ser alargado a outros?! Acho que não.
ricardmag Escreveu:Não esquecer que a ADSE foi implementada à muitos anos atrás para atrair trabalhadores para o estado, ora, neste momento jnão faz qualquer sentido.
Exato, daí eu achar que até é injusto para os funcionários públicos mais velhos e os que já se reformaram (sobretudo estes) aplicar-lhes agora com 3,5% de corte. Muitos deles fizeram a opção de ir trabalhar para o estado também porque tinha um bom seguro de saúde gratuito (algo que muitas empresas privadas também têm para incentivar funcionários mais qualificados a irem trabalhar para lá) e agora levam com 3,5% de corte, parece-me injusto, mas enfim, neste processo de austeridade haverá sempre bastantes injustiças, é difícil não haver. (não tenho ninguém na família, nem amigos chegados que tenha adse, o que defendo não tem nada de interesse pessoal).
Eu também acho que se for autossuficiente pode e deve existir ...
Quanto a eu poder ter ADSE, como trabalhador do privado, acho que me parece lógico que teria de descontar para lá para ter acesso. Eu não escrive em nenhum lado que queria ter direito sem meter lá algum, não tires conclusões erradas. Ora explica lá porquê, se eu contribuir para ADSE, não posso ter? E um funcionário do estado pode. Não achas que há aqui alguma injustiça? Eu acho ... é por estas e por outras que eu acho que existem portugueses de primeira e de segunda.
Não esquecer que a ADSE foi implementada à muitos anos atrás para atrair trabalhadores para o estado, ora, neste momento já não faz qualquer sentido.
Quanto a eu poder ter ADSE, como trabalhador do privado, acho que me parece lógico que teria de descontar para lá para ter acesso. Eu não escrive em nenhum lado que queria ter direito sem meter lá algum, não tires conclusões erradas. Ora explica lá porquê, se eu contribuir para ADSE, não posso ter? E um funcionário do estado pode. Não achas que há aqui alguma injustiça? Eu acho ... é por estas e por outras que eu acho que existem portugueses de primeira e de segunda.
Não esquecer que a ADSE foi implementada à muitos anos atrás para atrair trabalhadores para o estado, ora, neste momento já não faz qualquer sentido.
ricardmag Escreveu:Pois, dizes bem, se for autossuficiente, mas não é ... não te esqueças que parte do orçamento de estado vai para lá.
Dinheiro meu e teu ... e agora já achas que há portugueses de primeira e de segunda? Porque que eu trabalhador do privado não posso ter ADSE para mim para filhos e mulher?
Já estás a ver o meu ponto de vista?
Eles fizeram muitos cortes e ajustamentos, atualmente é, e eu acho que deve ser, é nesse pressuposto que defendo que a adse se deve manter. Aliás, atualmente não só é como teve um superavit que ajuda nas contas públicas...
Portanto, para mim deve ser auto-suficiente ou acabar... nesse pressuposto não vejo porque possas considerar que também devias ter acesso? Descontas para lá alguma coisa? também queres ter acesso aos sistemas de saúde dos funcionários da caixa geral de depósitos? Eu nem sei se o sistema dos bancários é auto-suficiente, se não for a CGD também tem de meter lá algum, ou seja, todos nós, e eu não acho que isso seja propriamente mau. Os trabalhadores da CGD e dos outros bancos quando aceitaram o trabalho lá sabiam que tinham essa regalia, era parte integrante do contrato. Aliás, neste particular até se pode dizer que os funcionários públicos (principalmente os mais antigos) foram prejudicados porque a adse gratuita fazia parte do contrato quando foram para o estado, e agora vêm-se confrontados com uma comparticipação de 3,5%. É certo que podem optar por sair do sistema, mas não sei até que ponto é justo que lhes tenha sido garantido algo gratuitamente e agora passou a custar-lhes 3,5% do ordenado. No fundo é como se prometessem a um funcionário um suplemento qualquer e depois o retirassem...
De salientar ainda que aparentemente os gastos com a adse incluem gastos com o serviço nacional de saúde, com medicamentos, e tratamentos. Ou seja, quando alguém com a adse vai ao centro de saúde e compra medicamentos eles vão parar às contas da adse. Estas despesas deveriam sair das contas da adse, uma vez que ao SNS qualquer um pode aceder nas mesmas condições, e a comparticipação para os medicamentos e alguns tratamentos é igual à do SNS.
Sem estas despesas o superavit seria ainda maior, significativamente maior!
Sem estas despesas o superavit seria ainda maior, significativamente maior!
Pois, dizes bem, se for autossuficiente, mas não é ... não te esqueças que parte do orçamento de estado vai para lá.
Dinheiro meu e teu ... e agora já achas que há portugueses de primeira e de segunda? Porque que eu trabalhador do privado não posso ter ADSE para mim para filhos e mulher?
ricardmag Escreveu:E não esquecer também que a ADSE dá para filhos e marido. Uma regalia![]()
Eu não tenho adse mas não vejo nada as coisas assim. Se a adse for autosuficiente qual é o problema?! Os bancos (um deles é do estado), os CTT (que ainda há pouco tempo eram do estado), a Edp, a PT, etc têm sistemas de saúde próprios para os seus funcionários, porque é que só a adse é que te faz sentir que há portugueses de primeira e outros de segunda?! Até porque qualquer um pode enveredar por uma carreira no estado... nem que seja só para ter adse!

E não esquecer também que a ADSE dá para filhos e marido. Uma regalia

Há uma redução, mas não uma debandada, logo a ADSE não deve ser assim tão má. Não sei, não sou FP.
- Anexos
-
- adse.png (6.32 KiB) Visualizado 4954 vezes
albarrã Escreveu:Dr Tretas Escreveu:albarrã Escreveu:Imagino quais seriam os comentários se amanhã acordassem com a notícia de que desde as 00h00 todos os cidadãos deste país passaram a ter ADSE e consequentemente a descontar 3,5 do seu salário (real)!
É opcional.
No caso da ADSE sim, nos restantes subsistemas não! É obrigatório!
Mas a minha intervenção era no sentido de ver aqui as opiniões daqueles que acham que a ADSE hoje em dia é alguma mordomia do tempo dos faraós. Qualquer seguro de saúde hoje é mais barato e existe um prestador de serviços convencionado ao virara da esquina, já para encontra alguém convencionado com a ADSE...
Prova disso mesmo é a quantidade de pessoas que estão a sair.
Esse raciocínio não se aplica a quem tem já uma certa idade imagino...
Acredito quem anda nessa faixa etária e tentar fazer um seguro de saúde, não deve ser mais barato que a ADSE, sem falar nos letras pequenas que excluem uma série de doenças que a ADSE inclui.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Dr Tretas Escreveu:albarrã Escreveu:Imagino quais seriam os comentários se amanhã acordassem com a notícia de que desde as 00h00 todos os cidadãos deste país passaram a ter ADSE e consequentemente a descontar 3,5 do seu salário (real)!
É opcional.
No caso da ADSE sim, nos restantes subsistemas não! É obrigatório!
Mas a minha intervenção era no sentido de ver aqui as opiniões daqueles que acham que a ADSE hoje em dia é alguma mordomia do tempo dos faraós. Qualquer seguro de saúde hoje é mais barato e existe um prestador de serviços convencionado ao virara da esquina, já para encontra alguém convencionado com a ADSE...
Prova disso mesmo é a quantidade de pessoas que estão a sair.
albarrã Escreveu:Imagino quais seriam os comentários se amanhã acordassem com a notícia de que desde as 00h00 todos os cidadãos deste país passaram a ter ADSE e consequentemente a descontar 3,5 do seu salário (real)!
É opcional.
Imagino quais seriam os comentários se amanhã acordassem com a notícia de que desde as 00h00 todos os cidadãos deste país passaram a ter ADSE e consequentemente a descontar 3,5 do seu salário (real)!
Dom_Quixote Escreveu:artista_ Escreveu:Sinceramente parece mais uma questão de uma espécie de inveja que outra coisa... nos últimos anos virou moda ser anti-FP![]()
Inveja? LOL...![]()
Isso da moda anti-FP resulta, como sabes, de uma estratégia desenhada pelos nossos queridos aprendizes de políticos (há quem lhes chame a mocidade das Jotas) para colocar privados contra público e vice-versa quando é conveniente. Esquecem que antes de público ou privado são pessoas. O centrão não abdica do controlo político da FP. Prova primeira disso é a continuação do colocação de altos dirigentes por "confiança política". Mas isto tem pano para mangas e agora não me apetece ir por aí...
Quanto a isto estamos em perfeito acordo!

Bom fim de semana, tenho de me despachar para ir para a praia!