Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 16/7/2015 13:35

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por JohnyRobaz » 16/7/2015 12:26

Ahaha Eu até acho que a própria gastronomia mediterrânica tem uma influência bastante grande. E tudo isto se engloba nas diferenças culturais entre norte e sul da Europa. No entanto, esse factor não devia influenciar tanto, mas serve de factor de compreensão para algumas coisas.

De qualquer forma julgo que o maior factor ainda é a curta idade das democracias recentes nos países mediterrânicos, nomeadamente Portugal, Espanha e Grécia, que têm pouco mais de 40 anos. Foi um atraso civilizacional gigantesco e que custa a recuperar decentemente neste mundo capitalista que não espera por ninguém. Mas isto é apenas a minha modesta opinião. :mrgreen:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Limonov » 16/7/2015 11:48

JohnyRobaz Escreveu:
Limonov Escreveu:
Olá amigo Jonhy,

Poderá não ser a mais importante, mas tem uma enorme influência, repara que na maior potencia do mundo, a malta é maioritariamente protestante, não é católica. Os católicos preferem dormir bem, os protestantes preferem comer melhor. Podes pensar que estou a brincar, mas atitude ética perante o dinheiro, o lucro, as mais-valias, a usura, etc, é completamente diferente entre católicos e protestantes. A este respeito aconselho-te um excelente livro do Max Weber, a Ética Protestante e o Espirito do capitalismo.

Na Grécia a igreja é ortodoxa, mas a doutrina de fundo é em tudo semelhante à igreja católica.

Abraço,

Limonov

Caro Limonov,

Sem dúvida que tal como o factor clima é algo que influencia o nosso modo de vida, e de encarar a vida. Mas não creio que seja a coisa mais determinante, tal como tu próprio disseste.
Os católicos nos States são cerca de metade dos protestantes, não é assim também uma diferença gigantesca, digo eu..
P.S. - Agradeço sempre recomendações literárias, obrigado! :wink:

É uma diferença que encolhe todos os dias via imigração da América Latina, na Califórnia é provável que já exista equilíbrio. Enquanto conjunto social e histórico, a influência da Ética que refiro poderá não enfraquecer na exata proporção em que sobe o catolicismo, mas já estou a entrar no campo da especulação não financeira :mrgreen:

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por JohnyRobaz » 16/7/2015 11:39

Limonov Escreveu:
Olá amigo Jonhy,

Poderá não ser a mais importante, mas tem uma enorme influência, repara que na maior potencia do mundo, a malta é maioritariamente protestante, não é católica. Os católicos preferem dormir bem, os protestantes preferem comer melhor. Podes pensar que estou a brincar, mas atitude ética perante o dinheiro, o lucro, as mais-valias, a usura, etc, é completamente diferente entre católicos e protestantes. A este respeito aconselho-te um excelente livro do Max Weber, a Ética Protestante e o Espirito do capitalismo.

Na Grécia a igreja é ortodoxa, mas a doutrina de fundo é em tudo semelhante à igreja católica.

Abraço,

Limonov

Caro Limonov,

Sem dúvida que tal como o factor clima é algo que influencia o nosso modo de vida, e de encarar a vida. Mas não creio que seja a coisa mais determinante, tal como tu próprio disseste.
Os católicos nos States são cerca de metade dos protestantes, não é assim também uma diferença gigantesca, digo eu..

P.S. - Agradeço sempre recomendações literárias, obrigado! :wink:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por Limonov » 16/7/2015 11:23

JohnyRobaz Escreveu:
híbrido Escreveu:
A tua linguagem é própria dum devoto católico. A origem do atraso económico em Portugal e Grécia deve-se há religião dogmática.

Até hoje, o catolicismo ortodoxo domina o pensamento religioso da grande maioria da população grega.

A Igreja Católica está em decadência e já só consegue vender-se em África: Até que enfim.

Não sei o que te faz concluir isso pelo que sublinhaste, mas enfim, de facto por vezes vejo por aqui posts que não sei como surgem...
Já agora, um improvement no português: "A origem do atraso económico em Portugal e Grécia deve-se à religião dogmática. "

P.S. - Já não me lembro há quantos anos não vou à missa, e acredita, sou um gajo novo. Portanto, epa não tenho nada contra quem é católico nem quem deixa de ser, nem acho isso como a principal razão de atraso do nosso país ou da Grécia, pois basta olhar para a maior potência do mundo onde a religião não é propriamente desprezável na sociedade... Portanto epa, vir com essas conclusões ridículas e descontextualizadas não é muito feliz...

Olá amigo Jonhy,

Na Grécia a igreja é ortodoxa, mas a doutrina de fundo é em tudo semelhante à igreja católica romana.

Abraço,

Limonov
Editado pela última vez por Limonov em 16/7/2015 12:11, num total de 1 vez.
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

Re: A Grécia no Le Soir

por Ativo » 16/7/2015 11:12

Raposo Tavares apresentou:

Imagem

A fazer uma soneca ou a pensar nas contas que há para pagar?

Registado: 24/1/2014 17:24

por Dom_Quixote » 16/7/2015 11:02

:roll:
híbrido Escreveu:A Igreja Católica está em decadência e já só consegue vender-se em África: Até que enfim.

:roll:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por JohnyRobaz » 16/7/2015 10:52

híbrido Escreveu:
A tua linguagem é própria dum devoto católico. A origem do atraso económico em Portugal e Grécia deve-se há religião dogmática.

Até hoje, o catolicismo ortodoxo domina o pensamento religioso da grande maioria da população grega.

A Igreja Católica está em decadência e já só consegue vender-se em África: Até que enfim.

Não sei o que te faz concluir isso pelo que sublinhaste, mas enfim, de facto por vezes vejo por aqui posts que não sei como surgem...
Já agora, um improvement no português: "A origem do atraso económico em Portugal e Grécia deve-se à religião dogmática. "

P.S. - Já não me lembro há quantos anos não vou à missa, e acredita, sou um gajo novo. Portanto, epa não tenho nada contra quem é católico nem quem deixa de ser, nem acho isso como a principal razão de atraso do nosso país ou da Grécia, pois basta olhar para a maior potência do mundo onde a religião não é propriamente desprezável na sociedade... Portanto epa, vir com essas conclusões ridículas e descontextualizadas não é muito feliz...

por alfa_2 » 16/7/2015 9:57

Está aqui um imbróglio! Quanto mais se adia uma decisão inevitável, maior o imbróglio... tudo isto é um mundo de contradições…
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER

Registado: 21/10/2014 18:38

A Grécia no Le Soir

por RaposoTavares » 16/7/2015 1:46

A Grécia no Le Figaro

por RaposoTavares » 16/7/2015 1:35

por jccgold » 16/7/2015 1:20

ativo Escreveu:
jccgold Escreveu:Houve acordo e nao tivesse a Grécia esticado tanto a corda o acordo teria sido pior do que o que foi.

Não é por se repetir uma mentira, inúmeras vezes, que ela se transforma em verdade! :mrgreen:

Se for preciso comparar ponto por ponto o acordo do Tsipras com o que Portugal implementou podemos fazer isso. Começamos pelo IVA na electricidade ou é spin-off? 8-)

Registado: 11/11/2011 3:58

por Ativo » 16/7/2015 1:19

jccgold Escreveu:Houve acordo e nao tivesse a Grécia esticado tanto a corda o acordo teria sido pior do que o que foi.

Não é por se repetir uma mentira, inúmeras vezes, que ela se transforma em verdade! :mrgreen:

Registado: 24/1/2014 17:24

A Grécia no El Pais

por RaposoTavares » 16/7/2015 1:16

por atomez » 16/7/2015 1:10

jccgold Escreveu:Falta dizer que os apologistas da desgraça como se vê falharam todos. Houve acordo e nao tivesse a Grécia esticado tanto a corda o acordo teria sido pior do que o que foi. Isso é história o resto é conversa

Spin doctor dixit.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por jccgold » 16/7/2015 1:05

Falta dizer que os apologistas da desgraça como se vê falharam todos. Houve acordo e nao tivesse a Grécia esticado tanto a corda o acordo teria sido pior do que o que foi. Isso é história o resto é conversa

por RaposoTavares » 16/7/2015 0:42

perseu Escreveu:Raposo Tavares, esqueceste-te do meu voto...a favor (passa a 229) :D

Amigo Perseu, garanto-te que não te esqueci. Foste, com toda a certeza, um dos dois deputados que faltaram à sessão.

Um abraço

por jccgold » 16/7/2015 0:41

Dr Tretas Escreveu:Portugal pode ter condições como a Grécia, mas primeiro temos que destruir o país, elegendo um Syriza. É granda negócio \:D/

1% q o PIB da Grécia terá descido estes 6 meses tendo em troca restruturacao da divida e apoios de 35bi é destruir, 27% queda do PIB nos ultimos 5 anos é o quê? Dizem umas coisas mas nao explicam depois o pessoal jovem nao entende

por Optimiza » 16/7/2015 0:37

Raposo Tavares, esqueceste-te do meu voto...a favor (passa a 229) :D
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por RaposoTavares » 16/7/2015 0:31

Imagem

Para a história:
Sim: 228
Não: 64
Abstenção: 6

Nota: A coligação governamental deu 39 votos ao Não. Seja: quase 1/4 dos 162 deputados que suportam (deveria escrever, talvez, 'aturam') o governo. Uma coisa prometedora...
Editado pela última vez por RaposoTavares em 16/7/2015 0:38, num total de 1 vez.

por Dr Tretas » 16/7/2015 0:30

jccgold Escreveu:
ativo Escreveu:
jccgold Escreveu:Significa que Tsipras conseguiu o que queria e sabia q era possível e está a fazer-se de coitadinho. Os salários e pensões em boa medida nao foram tocados, onde houve alterações foi em aumentos de IVA.
A diferença para 25 de Junho é que conseguiu um acordo para 3 anos e não para 6 meses e incluir a restruturacao da divida a partir de 2022. Tudo excelente.

Tsipras está a fazer-se de coitadinho?! Tudo excelente?! :lol: :lol: :lol:

Na Grécia não há ninguém que ache, realmente, que o acordo do governo grego com os credores é um bom acordo, nem o próprio governo grego faz essa avaliação, mas em Portugal há, pelo menos, uma pessoa que pensa que aquele acordo foi excelente. :lol: :lol: :lol:

ativo se o acordo é excelente, péssimo, todos podem ter a sua opiniao. O que sei é que comparando com o que Portugal teve é melhor em tudo.

Portugal pode ter condições como a Grécia, mas primeiro temos que destruir o país, elegendo um Syriza. É granda negócio \:D/

Registado: 29/10/2013 12:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, Luzemburg, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 161 visitantes