Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:48

Tenho alguma esperança neste momento porque vejo surgir em vários sítios algum bom senso e do outro lado do Atlântico chega a pressão saudável de estabelecer um acordo com a Grécia dentro da UE e ZE. Já é um bom sinal.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por VirtuaGod » 8/7/2015 15:42

JohnyRobaz Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:As dívidas da Grécia, e mesmo de Portugal, são insustentáveis... Agora até o Tesouro dos E.U.A. veio dizer isso...

Link sff!

Obr

http://www.theguardian.com/business/blo ... rexit-live

47m ago
14:39
US Treasury Secretary: Greece debts aren't sustainable

US Treasury secretary Jack Lew appears to have thrown his weight behind calls for a Greek debt restructuring.
Speaking at the Brookings Institution in Washington DC, Lew warned that Greece’s debts are not sustainable, echoing the IMF’s concerns. He pointed to a “deep” reluctance among some European countries to face up to the issue, though.
Lew also (again) urged both sides to reach a deal, warning that Greece would face a painful adjustment if it left the euro.
We simply don’t need the “geopolitical mistake” of a Greek meltdown, he added (perhaps looking nervously towards Moscow?)

Obr. Já sabia a posição deles mas pensei que era só por só nos bastidores via FMI e telefonemas. Não sabia que o Lew tinha dito isso directamente :-k
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por pedrion » 8/7/2015 15:41

Stresszero Escreveu:

Nem mais Ulisses, este tocou na verdade nua e crua mas o Tsipras finge não pereceber.

Bons negócios!

Finge não perceber ou Pior...não percebe mesmo...

Poderá ser burro... ou vá lá não qualificado para a função !'

Registado: 6/6/2015 19:11

por soso » 8/7/2015 15:38

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:36

Obrigado Ulisses!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por STRESSZERO » 8/7/2015 15:29

Nem mais Ulisses, este tocou na verdade nua e crua mas o Tsipras finge não pereceber.

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:28

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:As dívidas da Grécia, e mesmo de Portugal, são insustentáveis... Agora até o Tesouro dos E.U.A. veio dizer isso...

Link sff!

Obr

http://www.theguardian.com/business/blo ... rexit-live

47m ago
14:39
US Treasury Secretary: Greece debts aren't sustainable

US Treasury secretary Jack Lew appears to have thrown his weight behind calls for a Greek debt restructuring.
Speaking at the Brookings Institution in Washington DC, Lew warned that Greece’s debts are not sustainable, echoing the IMF’s concerns. He pointed to a “deep” reluctance among some European countries to face up to the issue, though.
Lew also (again) urged both sides to reach a deal, warning that Greece would face a painful adjustment if it left the euro.
We simply don’t need the “geopolitical mistake” of a Greek meltdown, he added (perhaps looking nervously towards Moscow?)

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:27

Jtx Escreveu:
Sinceramente espero que tenhas razão, e que venha haver acordo bom para ambas as partes..

Quanto a austeridade, ninguém gosta, nem ninguém quer perder direitos! (Por isso é que numa empresa é melhor haver despedimentos, que redução salarial), Mas existem problemas muito graves tanto lá como cá, como sistema de pensões que tem que ser repensado, e reformulado, mas tanto lá como cá, ninguém o quer fazer de forma seria, e empurra-se o problema para frente..

Quanto aos políticos defenderem as suas faces, ao invés dos seus contribuintes não sei se é bem assim, portugal e espnha talvez, mas estes pouca influencia têm..

Na minha opinião o mais urgente por lá é fazer a reforma fiscal que foi, por exemplo, muito bem feita cá julgo eu pelo Paulo Macedo, e informatizar aquele estado. Pelo que soube nem Cartão de Cidadão têm. Tem que se começar pela evasão fiscal e pelo combate à corrupção.
Também repensar as reformas, mas em vez dos cortes rectos, alterar as idades de reforma, e, principalmente, mudar as profissões consideradas "perigosas" como os cabeleireiros e afins. E nisto tudo é que os reguladores e os credores da UE devem acompanhar fortemente o processo para que seja implementado rapidamente.

por nuuuuno » 8/7/2015 15:26

CARAca...só faltou o grego chorar!

Registado: 10/11/2011 10:05

por soso » 8/7/2015 15:25

" Juncker pediu a palavra para responder a Tsipras, começando por reiterar que o primeiro-ministro grego cometeu "um erro" ao abandonar a mesa das negociações, para convocar um referendo, e, aludindo às críticas do primeiro-ministro ao facto de as negociações terem lugar à porta fechada, observou que tal permite a Tsipras "depois dizer o que quiser", insistindo assim que o primeiro-ministro não faz publicamente um retrato fiel do que realmente se passou dentro da sala de reuniões. "

Em situações normais, chamar mentiroso a outra pessoa, era um grave incidente diplomático :-k :-k :-k :-k

Toda a gente SÉRIA, já percebeu que estes gregos são mestres no zig-zag.

Os parceiros são terroristas e antidemocratas, mas os abraços calorosos ao Putin, são demonstrações de grande solidariedade..... pelo povo Ucraniano :-# :-# :-# :-#

Enfim, depois ainda temos os progressistas que nutrem simpatia pela atitude política... de um mentiroso... segundo Juncker :!: :!: :!: :!:

Além da dívida, há sempre as reformas (que este governo nem vê-las), em que um saldo primário positivo é a génese de qualquer desenvolvimento sustentável :wall: :wall: :wall: :wall:

e nisso nunca este governo levantou a ponta do véu como atingir tal desiderato.
Editado pela última vez por soso em 8/7/2015 15:27, num total de 1 vez.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por VirtuaGod » 8/7/2015 15:23

Link sff!

Obr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Ativo » 8/7/2015 15:22

O governo grego declarou que está disposto a, já na próxima semana, tomar medidas para aumentar o IVA e cortar pensões.

Como é que é possível, Tsipras, declarar, hoje, estar disposto a tomar aquelas medidas, que, ao longo da negociação, sempre foram consideradas linhas vermelhas, por parte do governo grego, e que o povo grego rejeitou, ao votar, maioritariamente, "Não", no referendo grego recentemente realizado?

Alguém leva a sério este propósito?
Eu não. Desde ontem, penso que, Tsipras, não esteve de boa fé nas negociações com os credores, pois, desde o início das negociações com os credores da Grécia, pretendeu a saída da Grécia da Zona Euro.

Não sejamos ingénuos! Chega!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:20

Eu sei que para alguns posso dar a ideia de caloteiro ao dizer isto mas... As dívidas da Grécia, e mesmo de Portugal, são insustentáveis... Agora até o Tesouro dos E.U.A. veio dizer isso... é preciso perceber isto.

por Jtx » 8/7/2015 15:16

JohnyRobaz Escreveu:
Jtx Escreveu:Na minha opinião não se trata de um belo discurso que vai fazer acontecer algo!

Nas atitudes e na pratica, apenas demonstram incompetência,e a corrupção não vai acabar com este governo, talvez ainda piore.. Como conseguiram hoje recorrer aos mercados para angariar 1.6 mil milhões ?

De serio e responsável aquilo que consigo ver no syryza é zero, mas é só uma opinião! E não deve ser única, pois nenhum estado membro lhes dá razão, mas os outros estados é que estão errados claro! e o Syryza têm razão naquilo que proclama, se têm tanta razão, qual a dificuldade para arranjar quem os patrocine ??

Aqui a crise grega é clara, pelo menos para mim, ou os gajos mudam de opinião (syryza), ou então vão viver para uma "ilha" onde só eles têm razão, mas ninguém quer pagar para ver..

Concordo que é na atitude e na prática que se obtêm resultados, mas antes é preciso definir o caminho, e é esse caminho que eles ainda estão a negociar. Chega de empurrar com a barriga para a frente, com uma venda nos olhos... :wink:
Tens o direito de ter essa opinião, lá terás os teus fundamentos. O Syriza como partido também não me parece o mais responsável, mas o Tsipras tem-me parecido, mas isto são opiniões. Para mim os outros países, principalmente os que aplicaram austeridade cegamente, incluindo Portugal, não querem outra solução na Grécia porque isso seria a sua destruição política internamente. Na Alemanha, há também esse risco pois sempre assumiu uma liderança nessa forma de actuar e que sendo provada como errada, a responsabilidade de todo o dinheiro gasto na Grécia erradamente nestes anos cai internamente em Merkel e em Schauble.

Convém perceber que, não digo todos, mas a maioria dos políticos europeus está a defender, mais que os seus contribuintes, a sua face. E é isto que é necessário mudar, admitir erros, e mudar a estratégia que já se percebeu ser a errada. Não defendo que ofereça simplesmente mais dinheiro aos gregos de mão beijada, mas sim que mudem a estratégia. A austeridade, da forma como foi feita, não funcionou, nem vai funcionar.

Sinceramente espero que tenhas razão, e que venha haver acordo bom para ambas as partes..

Quanto a austeridade, ninguém gosta, nem ninguém quer perder direitos! (Por isso é que numa empresa é melhor haver despedimentos, que redução salarial), Mas existem problemas muito graves tanto lá como cá, como sistema de pensões que tem que ser repensado, e reformulado, mas tanto lá como cá, ninguém o quer fazer de forma seria, e empurra-se o problema para frente..

Quanto aos políticos defenderem as suas faces, ao invés dos seus contribuintes não sei se é bem assim, portugal e espnha talvez, mas estes pouca influencia têm..

Registado: 18/2/2015 13:14

por Ulisses Pereira » 8/7/2015 15:10

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JohnyRobaz » 8/7/2015 15:05

nuuuuno Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Tusk also has a message for Greece’s creditors

If you want to help your friend in need do not humiliate him.
We need unity not because unity is a beautiful ida but because unity is indispensable to take decisions.
This is really and truly the final wake-up call.

Aplica-se a alguns foristas que por aqui comentam e propagam o ódio.

Propagam o ódio? A sério que pensas isso?
Ou não aceitas opiniões diferentes?
Esta juventude...

logico...queimar bandeiras alemas, da UE, chamar terroristas aos credores é perfeitamente aceitavel, achar que eles devem sair do Euro e chama-los caloteiros é propagar o ódio... :roll: :roll:
adiante que isso é mais do mesmo, entao o Tsipras, vota NAO á austeridade e apresenta medidas "aumento de IVA" e "corte imediato nas pensoes"...é mesmo verdade o que leio?! http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4667973&page=-1 é desespero né? :-k

Como penso que deu para perceber, eu falei dos foristas aqui do Caldeirão, e não dos gregos e portugueses. Falei das pessoas que aqui comentam. Penso que não se ganha nada em transformar um tópico do Caldeirão num clube de ódios e alívio de frustrações, sem opiniões construtivas. Quanto a aceitar opiniões dos outros aceito, mas era porreiro se viessem com algum sustento para os argumentos usados, senão lá está, isto torna-se conversa de taberna... Eu não sou adepto do Syriza, aliás muito longe disso, apesar de ter simpatia pelo Tsipras e pela sua atitude política, a nível político considero-me, no máximo, um progressista. Mas isto só interessa quando se discute política... E não quando se vem para aqui dizer que eles são caloteiros e não pagam e é como ir ao banco e não pagar e tretas do género.

por Limonov » 8/7/2015 14:27

Não se faça o homem responsável por aquilo que diz nos momentos de aflição. Aforismo judaico.

Limo9

logico...queimar bandeiras alemas, da UE, chamar terroristas aos credores é perfeitamente aceitavel, achar que eles devem sair do Euro e chama-los caloteiros é propagar o ódio... :roll: :roll:
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por nuuuuno » 8/7/2015 13:56

zecatreca_1 Escreveu:

We need unity not because unity is a beautiful ida but because unity is indispensable to take decisions.

Propagam o ódio? A sério que pensas isso?
Ou não aceitas opiniões diferentes?
Esta juventude...

adiante que isso é mais do mesmo, entao o Tsipras, vota NAO á austeridade e apresenta medidas "aumento de IVA" e "corte imediato nas pensoes"...é mesmo verdade o que leio?! http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4667973&page=-1 é desespero né? :-k

Registado: 10/11/2011 10:05

por zecatreca_1 » 8/7/2015 13:45

...
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 8/7/2015 14:38, num total de 1 vez.

Registado: 17/2/2012 14:31

por PepeLegal » 8/7/2015 13:20

Eu defendi num post no inicio da semana que me parecia que o plano do Tsipras era mesmo sair do Euro mas que iria fazer as coisas de forma a não ficar com a responsabilidade dessa saída. Mas nos últimos dias parece-me que vejo alguns indícios de algo diferente.

1. A saída do Varoufakis de forma a renovar a relação dentro do Eurogrupo;

2. O acordo conseguido na 2a-feira da maioria dos partidos do parlamento grego para negociar um acordo com a UE. O Tsipras conseguiu obter o apoio interno do Parlamento grego e isso dá-lhe muito mais margem de manobra. Contínuo a pensar que o Referendo só serviu para isso mesmo, para conseguir o apoio formal do parlamento.

3. Os discursos "menos inflamados" de ontem e de hoje e o admitir de "culpas" em ambos os lados etc. etc. Começa a parecer que a posição do Tsipras tornou-se mais flexível;

4. O facto de não haver nenhuma proposta ontem no Eurogrupo foi, como se sabe agora, devido ao pedido ao MEF que aconteceu hoje para um novo 3º resgate (por essa razão, a conferência do Eurogrupo de hoje também foi desmarcada para o pedido ser analisado).

5. O pedido formal ao MEF para o 3º resgate de hoje. Um facto interessante desta situação é que devido à falta de pagamento da última tranche ao FMI, este está impedido de participar numa nova ajuda à Grécia (enquanto o valor em falta não for pago). Desta forma, parece-me que o 3º resgate à Grécia será apenas feito pela UE. Isto era uma reivindicação antiga do Tsipras como se sabe e é um factor importante.

É claro que algumas destas situações podem ser apenas "show-off", mas se se confirmar que o FMI não estará presente num 3º resgate, isso poderá ser o suficiente para algumas das medidas anteriores mais criticadas caírem ou serem alteradas por outras mais ao gosto do Tsipras.

Se assim for, o acordo curiosamente pode ser mesmo possível.

Registado: 25/2/2004 13:33

por BearManBull » 8/7/2015 13:17

soso Escreveu:" É o desfecho deste caso grego que marcará indelevelmente o projecto europeu, mas no sentido oposto ao que tem sido sugerido. A permanência da Grécia na Zona Euro, e não a sua saída, abriria um perigoso precedente com elevado risco moral. Isto é, provaria que o discurso populista, as promessas vãs e a quebra das regras de um projecto comum são ferramentas negociais eficazes. Aberta a caixa de Pandora, o que impediria os restantes países de adoptarem a mesma postura combativa sempre que uma regra não lhes convenha? Provando que é possível por em causa as pedras basilares, o que impediria o Podemos ou a Frente Nacional de as levantar? É na permanência da Grécia na Zona Euro, e não na sua saída, que fica em causa o projecto europeu."

http://observador.pt/opiniao/a-unica-sa ... el-e-sair/

No shit... :?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por JohnyRobaz » 8/7/2015 13:12

Jtx Escreveu:Na minha opinião não se trata de um belo discurso que vai fazer acontecer algo!

Nas atitudes e na pratica, apenas demonstram incompetência,e a corrupção não vai acabar com este governo, talvez ainda piore.. Como conseguiram hoje recorrer aos mercados para angariar 1.6 mil milhões ?

De serio e responsável aquilo que consigo ver no syryza é zero, mas é só uma opinião! E não deve ser única, pois nenhum estado membro lhes dá razão, mas os outros estados é que estão errados claro! e o Syryza têm razão naquilo que proclama, se têm tanta razão, qual a dificuldade para arranjar quem os patrocine ??

Aqui a crise grega é clara, pelo menos para mim, ou os gajos mudam de opinião (syryza), ou então vão viver para uma "ilha" onde só eles têm razão, mas ninguém quer pagar para ver..

Concordo que é na atitude e na prática que se obtêm resultados, mas antes é preciso definir o caminho, e é esse caminho que eles ainda estão a negociar. Chega de empurrar com a barriga para a frente, com uma venda nos olhos... :wink:
Tens o direito de ter essa opinião, lá terás os teus fundamentos. O Syriza como partido também não me parece o mais responsável, mas o Tsipras tem-me parecido, mas isto são opiniões. Para mim os outros países, principalmente os que aplicaram austeridade cegamente, incluindo Portugal, não querem outra solução na Grécia porque isso seria a sua destruição política internamente. Na Alemanha, há também esse risco pois sempre assumiu uma liderança nessa forma de actuar e que sendo provada como errada, a responsabilidade de todo o dinheiro gasto na Grécia erradamente nestes anos cai internamente em Merkel e em Schauble.

Convém perceber que, não digo todos, mas a maioria dos políticos europeus está a defender, mais que os seus contribuintes, a sua face. E é isto que é necessário mudar, admitir erros, e mudar a estratégia que já se percebeu ser a errada. Não defendo que ofereça simplesmente mais dinheiro aos gregos de mão beijada, mas sim que mudem a estratégia. A austeridade, da forma como foi feita, não funcionou, nem vai funcionar.

por JohnyRobaz » 8/7/2015 13:04

Dr Tretas Escreveu:
Pois, mas antes tinha dito que as dívidas são para pagar, e que os devedores não têm superioridade moral automática em relação aos credores. E também mandou umas indirectas em relação, pareceu-me, às visitas do Tsipras à Rússia e à China (mais exactamente, disse que quando queremos ajuda, devemos visitar os nossos amigos e não os nossos inimigos. Posso ter interpretado mal, claro :mrgreen: ).
Ora ainda bem que vi o debate, assim não me apanham com citações incompletas (admitindo que também eu coloquei uma citação incompleta do Tsipras. Somos apenas humanos :mrgreen: ).

Sim sim, ele também mandou essa boca que toda a gente interpretou que fosse em relação à Russia. :twisted:

Eu apenas estou a acompanhar no The Guardian, pelo que o que vi no total foi isto:

"35m ago
12:28
Donald Tusk is playing the peacemaker in his final remarks to the European Parliament.

He says the source of the crisis in Greece is over-spending not the common currency.
He has a message for the Greek government
Seek help among your friends and not among your enemies, especially when they are unable to help you.

That’s you, Vladimir Putin.

Tusk also has a message for Greece’s creditors

Tusk notes that Greece has filed its bailout proposal this morning and says he hopes that is a good omen.

More applause."

:wink:

por Jtx » 8/7/2015 12:54

Na minha opinião não se trata de um belo discurso que vai fazer acontecer algo!

Registado: 18/2/2015 13:14

por Dr Tretas » 8/7/2015 12:53

Pois, mas antes tinha dito que as dívidas são para pagar, e que os devedores não têm superioridade moral automática em relação aos credores. E também mandou umas indirectas em relação, pareceu-me, às visitas do Tsipras à Rússia e à China (mais exactamente, disse que quando queremos ajuda, devemos visitar os nossos amigos e não os nossos inimigos. Posso ter interpretado mal, claro :mrgreen: ).
Ora ainda bem que vi o debate, assim não me apanham com citações incompletas (admitindo que também eu coloquei uma citação incompleta do Tsipras. Somos apenas humanos :mrgreen: ).

Registado: 29/10/2013 12:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 54 visitantes