Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por JohnyRobaz » 6/7/2015 16:49

nuuuuno Escreveu:
Mas o tuga sempre foi um povo migrante, desde sempre. Os que vao, muitas vezes é pq nao se satisfazem com salarios baixos, nos anos 70 era porque não tinham dois pares de sapatos, uma realidade incomparável. Achas que estou feliz? Eu trabalho e desconto, quantas vezes já me passou pela cabeça emigrar e visto trabalhar numa multinacional, fico "triste" claro em ver amigos partir, fico "triste" em resolver os mesmos problemas que o meu colega alemao e ele ganhar 4x mais. Mas queres que faça o que? Greves? Atire pedras ao passos? Tu que pretendes? Vender as empresas que dao prejuizo ? Mas achas isso plausivel? Porque nao compras tu titulos de uma sonaeindustria? Porque nao queres enterrar €€€ correto? O que pedes é irreal. Porque nao culpas portugal em vez de fazer um Euro2004 e gastar milhoes atras de milhoes em autoestradas nao ter feito hospitais?! È que voces sao os primeiros criticar os governantes nacionais, mas aparentemente depois defendem-nos e dizem que os maus da fita sao os credores.

Acho que estamos a divagar um bocado no assunto, mas vou tentar ser conciso na minha opinião.

1º, do ponto de vista do mercado, e da divisão de responsabilidades da situação actual:
Acho que quem empresta ou financia um país, incorre num risco e recebe juros que compensam esse risco. Esse risco não é nem pode ser considerado nulo. E o facto é que o que foi feito foi ter-se emprestado à Grécia sem qualquer critério, e de repente, percebe-se que a dívida está num nível insustentável e dá-se o pânico. E as taxas de juro sobem descontroladamente. E quem sempre financiou a Grécia sem se questionar, travou a compra bruscamente, e a Grécia viu-se sem financiamento, sendo necessário a intervenção de fundos de estabilidade. No entanto, para isso foi exigido à Grécia uma certa quantidade de medidas que serviriam para "endireitar" o país e permitir à Grécia o retorno à tranquilidade anterior de financiamento. No entanto estas medidas levaram o país a um estado incomportável socialmente. As responsabilidades, a apurar agora, são dos gregos por não terem percebido o caminho que o seu país estava a levar e terem compactuado com consecutivos governos que semearam a corrupção e fuga os impostos, são dos governantes que escondiam e mentiam sobre a verdadeira situação de um país desequilibrado, mas também são dos reguladores externos e dos financiadores que ou foram incompetentes e não perceberam que o país estava em rota de colisão com uma crise ou compactuaram com a ocultação desse facto (que de facto aconteceu, pelo menos na ocultação das contas públicas gregas no momento de entrada no Euro), e continuaram a colocar o seu capital e a receber os juros respectivos como se o risco associado fosse nulo.

2º, do ponto de vista político, e das soluções que há verdadeiramente possíveis para resolver isto:
Já muita gente percebeu, e quem não percebeu, na minha modesta opinião, não está informado ou não quer perceber, que a dívida grega, tal como a de outros países como Portugal, é insustentável. Nem que seja a médio ou longo prazo. E também já percebeu que a receita de austeridade como foi feita não resultou. Qual resultaria, é uma incógnita e tal como eu tenho a minha ideia, que deveria ser através de uma austeridade mais pensada, e mais dissipada no tempo, acompanhada de verdadeiras medidas estruturais para combate aos problemas fundamentais como a corrupção e fuga aos impostos generalizada, outras pessoas podem ter as suas. Mas o que é certo é que esta que foi feita nestes 5 anos não resultou. E o que acontece é que os credores teimam nessa mesma receita. E eu não consigo dar-lhes razão. Não é uma questão de ser mal-agradecido pelo financiamento que fizeram ao meu país também. É apenas porque não acho que tenham razão. E para além de não terem razão, tentam implementar a ideia de que têm através do medo, através da pressão económica e sob a forma de ameaças. E esse é um caminho errado. Sou contra extremismos, principalmente os que já mostraram ser terrorismos humanitários, como o nazismo e o comunismo. Mas eu não vejo em Tsipras e nas suas propostas e discursos um comunista nem um nazi. Vejo um político democrático, que quer, com as armas que ainda tem, fazer ver à Europa "cega" que o caminho não tem que ser o mesmo, e que não pode ser o mesmo.

3º, do ponto de vista global:
Vejo uma Europa cada vez mais desequilibrada, resultado de políticas europeias erradas e que levaram a uma desindustrialização de certos países incluindo Portugal. E agora vejo uma geração bem formada e com capacidade para revolucionar o país no sentido de enriquecer a sua força de trabalho e de produção, a emigrar para os países que já estão mais fortes que nós. Esse é um problema não só de capacidade produtiva e de massa crítica a sair do país, como também demográfico, pois são os jovens que emigram, e não os mais velhos. E isto é importante para se perceber que apesar de nós, Europa, não sermos 3º mundo, não estamos no caminho certo. E o que transmito nas minhas opiniões aqui é que com isto da Grécia temos de facto uma oportunidade para pensar a Europa e o euro e tudo o mais.

P.S. - Recomenda-se a leitura:
http://www.theguardian.com/business/201 ... ebt-relief
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por PepeLegal » 6/7/2015 16:22

Acabei de ler esta notícia e isso fez-me repensar a minha opinião que tenho sobre a situação da Grécia:
http://www.theguardian.com/world/live/2015/jul/06/greek-referendum-eu-leaders-call-crisis-meeting-as-bailout-rejected-live-updates#block-559a8d90e4b032a39a3babf6

Parece que o Tsipras conseguiu reunir condições internas para conseguir aprovar um eventual acordo dentro do seu parlamento. Este era para mim uma das situações mais complicadas que o Governo Grego tinha.

Com este acordo, começo a acreditar que um eventual acordo pode ser possível. Claro que depende muito das "linhas" que foram traçadas nesta reunião. Mas já é melhor do que o Tsipras tinha na semana passada.

Registado: 25/2/2004 13:33

NERO toca lira enquanto roma arde

por Artista Romeno » 6/7/2015 16:18

O syriza fez dos gregos marionetes :roll: com este referendo, a realidade é a seguinte a grecia estava mal mas em 2014 cresceu tenuamente e criou algum emprego, vejamos o que aconteceu de lá para cá:
-a cobrança de impostos caiu brutalmente
-instalou-se o caos
- os bancos ficaram sem dinheiro e so a intervenção do bce permitiu aguentar as coisas até aqui
- perda de confiança dos investidores
-um programa eleitoral impossivel de cumprir
-economia volta à recessão :-$
O syriza promete o seguinte, fazemos um referendo que os bancos terça feira abrem e é feito um acordo rapidamente com a europa e que nunca se sairia do euro, e os gregos quais marionetes acreditam ( cada um acredita no que quer se depois acontece é outra musica)..... resultado
- o acordo não está proximo
- os bancos não abrem :clap:
agora resta o seguinte, tsiprar vangloriar-se com um perdao de divida que o fmi ja previa e aceitar a austeridade, pois sem saldo primario positivo ninguem mete 1 euro na grécia dado que sem essa condição nunca verá o dinheiro de volta posto isto há 2 hipoteses:
- tsipras engana os gregos
- a grecia rompe com a europa, ficando a nu com moeda propria uma economia com baixa produtividade exposta a uma desvalorização brutal da moeda a qual terá que emitir em grande quantidade para cumprir em termos nominais( nunca será possivel em termos reais as promessas do syriza)
Editado pela última vez por Artista Romeno em 6/7/2015 19:14, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por PepeLegal » 6/7/2015 16:01

TRSM86 Escreveu:O mesmo gráfico utilizado, com a mesma interpretação, mas com uma conclusão final diferente

http://www.voxeu.org/article/greece-sol ... plications

Eu concordo em parte com o que o De Grauwe refere, embora ele misture argumentos técnicos com políticos principalmente nas suas conclusões.

Eu concordo (e já aqui o referi) que a dívida da Grécia (assim como a de Portugal) é sustentável. É uma falácia dizer-se que as actuais dívidas "são insustentáveis e por isso necessitam de se perdoadas"...

Para um país é muito mais importante os custos que têm com a dívida do que o valor total da dívida.

No entanto, para isso acontecer o déficit primário tem que ser positivo e ser acompanhado por taxas de crescimento positivas.

No entanto, aquilo que se chama de "austeridade" não é mais do que a forma de se criarem as condições para se ter (e manter) um déficit primário positivo. É apenas o ajustamento das despesas com as receitas de forma a que as despesas sejam o mais próximas possíveis das receitas. Nada mais do que isso.

Infelizmente para se conseguir isso, e devido aos déficit primários fortemente negativos é obrigatório e incontornável cortar onde existe maior despesa.

Segundo o que consegui ler e perceber pela comunicação social, as propostas dos credores tinham esse factor como o objectivo nº1 (déficit primário positivo) pois ele é realmente essencial. A discórdia assentava na quantidade exigida para o valor a alcançar e nos locais e instrumentos a mexer para conseguir esse objectivo.

Registado: 25/2/2004 13:33

por nuuuuno » 6/7/2015 15:54

JohnyRobaz Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
sem duvida...é pobre mesmo! pobre quando nao se tem noção da realidade, quando se estende a mão e depois se reclama e pobre quando não se percebe a ironia da afirmação! ;)

Também parece que não percebeste que entrei na brincadeira com o meu smile ultra sorridente, mas enfim.

Queres falar da realidade? Da realidade em que vejo permanentemente as pessoas boas naquilo que fazem a emigrar para a Alemanha e Inglaterra e afins? da realidade que é pessoas que estão há anos a fazer estágio atrás de estágio para o governo poder dizer que o desemprego tem diminuído? da realidade que o nosso país foi desindustralizado pelas políticas europeias seguidas há uns anos atrás e agora é o que se vê? Da realidade que é termos os monopólios entregues ao desbarato a empresas privadas, como a REN ou a ANA? Termos entregue a EDP, com mercado ganho e condições quase monopolistas, a uma empresa estatal de um estado como o estado chinês? E sim, também da realidade daquele que vê que há pessoas que dão cegamente razão a tudo o que quem tem o poder financeiro diz. O dinheiro tem o suprasumo da razão, é o que vejo aqui muito dito. É preciso é meter palas nos olhos para seguir sem vacilar o caminho que quem nos financia deseja. Pois é dessa realidade que tenho pena.

Mas o tuga sempre foi um povo migrante, desde sempre. Os que vao, muitas vezes é pq nao se satisfazem com salarios baixos, nos anos 70 era porque não tinham dois pares de sapatos, uma realidade incomparável. Achas que estou feliz? Eu trabalho e desconto, quantas vezes já me passou pela cabeça emigrar e visto trabalhar numa multinacional, fico "triste" claro em ver amigos partir, fico "triste" em resolver os mesmos problemas que o meu colega alemao e ele ganhar 4x mais. Mas queres que faça o que? Greves? Atire pedras ao passos? Tu que pretendes? Vender as empresas que dao prejuizo ? Mas achas isso plausivel? Porque nao compras tu titulos de uma sonaeindustria? Porque nao queres enterrar €€€ correto? O que pedes é irreal. Porque nao culpas portugal em vez de fazer um Euro2004 e gastar milhoes atras de milhoes em autoestradas nao ter feito hospitais?! È que voces sao os primeiros criticar os governantes nacionais, mas aparentemente depois defendem-nos e dizem que os maus da fita sao os credores.

Registado: 10/11/2011 10:05

por tonando » 6/7/2015 15:51

Nada melhor que elegerem um ministro chamado Euclid Tsakalotos, para resolver a questão do..."Kalote" grego :lol:
Editado pela última vez por tonando em 6/7/2015 16:01, num total de 1 vez.
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por Ativo » 6/7/2015 15:46

jccgold Escreveu:Deixa lá o rapaz, ele até vai votar PSD pq o Paulo Macedo é um bom ministro das finanças. Mete iluminado nisso :idea:

Tanta preocupação em relação ao partido em que outra pessoa vai votar!!! :shock: E então, se esse tal partido for o PSD, ui, ui, ui ... que comichão! :roll:

É mais que evidente que o propósito, último, de certas intervenções no fórum é catequizar politicamente e, de forma, mais ou menos velada, fazer campanha partidária. É tão clariiiinho!!! :shame: :shame: :shame:

Registado: 24/1/2014 17:24

por JohnyRobaz » 6/7/2015 15:33

nuuuuno Escreveu:
sem duvida...é pobre mesmo! pobre quando nao se tem noção da realidade, quando se estende a mão e depois se reclama e pobre quando não se percebe a ironia da afirmação! ;)

Também parece que não percebeste que entrei na brincadeira com o meu smile ultra sorridente, mas enfim.

Queres falar da realidade? Da realidade em que vejo permanentemente as pessoas boas naquilo que fazem a emigrar para a Alemanha e Inglaterra e afins? da realidade que é pessoas que estão há anos a fazer estágio atrás de estágio para o governo poder dizer que o desemprego tem diminuído? da realidade que o nosso país foi desindustralizado pelas políticas europeias seguidas há uns anos atrás e agora é o que se vê? Da realidade que é termos os monopólios entregues ao desbarato a empresas privadas, como a REN ou a ANA? Termos entregue a EDP, com mercado ganho e condições quase monopolistas, a uma empresa estatal de um estado como o estado chinês? E sim, também da realidade daquele que vê que há pessoas que dão cegamente razão a tudo o que quem tem o poder financeiro diz. O dinheiro tem o suprasumo da razão, é o que vejo aqui muito dito. É preciso é meter palas nos olhos para seguir sem vacilar o caminho que quem nos financia deseja. Pois é dessa realidade que tenho pena.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por Ulisses Pereira » 6/7/2015 15:28

Pessoal, discutam a Grécia e deixem de atirar pedras uns aos outros...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jccgold » 6/7/2015 15:24

JohnyRobaz Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
jccgold Escreveu:Quem tinha de ser solidário é quem emprestou dinheiro a um país insolvente e ao mesmo tempo ajudou a Grécia a falsificar contas.

Grande JC... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :clap: :clap:
Mas a culpa é do Ulisses e restantes administradores que te deixam escrever\participar! eheheheh

Aí está o pensamento democrático em que assentam as vossas iluminadas opiniões :D pobre país este...

Deixa lá o rapaz, ele até vai votar PSD pq o Paulo Macedo é um bom ministro das finanças. Mete iluminado nisso :idea:

Registado: 11/11/2011 3:58

por rsacramento » 6/7/2015 15:21

artista_ Escreveu:
atomez Escreveu:Agora acho muito bem que os outros 18 países do euro também façam referendos populares a perguntar se querem continuar a mandar dinheiro para a Grécia.

Dou já o meu voto: óxi!

Pois... ainda assim, há que tentar perceber porque é que o povo grego votou claramente "OXI"?! Será que eles são masoquistas? Ou foram levados a crer que jamais a UE os colocaria fora do Euro?! Ou será que nós é que estamos a ver mal as coisas e eles devem ser ajudados de outra forma? Reconheço as minhas limitações no conhecimento aprofundado deste assunto, tudo o que tenho lido ou ouvido não chega para ter uma opinião claramente formada sobre isto. Tenho mais dúvidas que certezas... vamos lá ver o que isto vai dar?! Não faço a mínima ideia...

quem está vivo sempre aparece, e parece então que é verdade - sê bem vindo de volta, então

Registado: 29/11/2007 12:50

por nuuuuno » 6/7/2015 15:19

JohnyRobaz Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
jccgold Escreveu:Quem tinha de ser solidário é quem emprestou dinheiro a um país insolvente e ao mesmo tempo ajudou a Grécia a falsificar contas.

Mas a culpa é do Ulisses e restantes administradores que te deixam escrever\participar! eheheheh

Aí está o pensamento democrático em que assentam as vossas iluminadas opiniões :D pobre país este...

por artista_ » 6/7/2015 15:17

atomez Escreveu:Agora acho muito bem que os outros 18 países do euro também façam referendos populares a perguntar se querem continuar a mandar dinheiro para a Grécia.

Pois... ainda assim, há que tentar perceber porque é que o povo grego votou claramente "OXI"?! Será que eles são masoquistas? Ou foram levados a crer que jamais a UE os colocaria fora do Euro?! Ou será que nós é que estamos a ver mal as coisas e eles devem ser ajudados de outra forma? Reconheço as minhas limitações no conhecimento aprofundado deste assunto, tudo o que tenho lido ou ouvido não chega para ter uma opinião claramente formada sobre isto. Tenho mais dúvidas que certezas... vamos lá ver o que isto vai dar?! Não faço a mínima ideia...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JohnyRobaz » 6/7/2015 15:16

Do site que o TRSM86 fornece, destaco a seguinte parcela conclusiva:

"There is a relatively simple solution to the Greek problem

Accepting that the (restructured) Greek debt is sustainable opens the door to both a softening of the austerity programme and to liquidity support of the Greek banking sector. This solution assumes that creditors accept reality. They must acknowledge that their claims on the Greek government have a significantly lower value than their face value. They should make clear to their citizens that the losses were incurred in the past. Admission of this reality must be the first step to solve the problem of the Greek debt.

I am aware that this solution creates political problems.
•First, politicians prefer to live in a fictional world allowing them to pretend no losses have been made so that they can hide the truth to their own taxpayers.

The solution proposed here demands that these governments come out with the truth.
•Second, in order for this solution to be applied the insatiable desire of some creditor countries to punish the Greek for their misbehaviour must be overcome.

This moral hazard idea looms large over the negotiations. Given that the Greek population has suffered so much and has paid a very high price for past mistakes, it is time to repress these desires to go on punishing a whole nation."

A isto, tudo se resume.

por JohnyRobaz » 6/7/2015 15:11

nuuuuno Escreveu:

por Ativo » 6/7/2015 15:08

Os credores da Grécia passaram a serem devedores ... de solidariedade!!! E esta, hein?! :mrgreen:

Registado: 24/1/2014 17:24

por nuuuuno » 6/7/2015 14:58

por TRSM86 » 6/7/2015 14:08

PepeLegal Escreveu:
soso Escreveu:Excelente artigo:

http://observador.pt/opiniao/levem-o-sa ... tro-sitio/

Observar com atenção 2 pormenores

- ambos os gráficos : muito elucidativos

- pergunta : como é que simultaneamente se pede aos credores 50 mil milhões de euros e se exige uma reestruturação da dívida? :shock: :shock: :shock: :shock:

Esta quadratura do círculo é muito, mas muito mais à frente, do que o nosso sol na eira e chuva no nabal :-# :-# :-# :-#

O gráfico do serviço da dívida (continua) a mostrar o quanto a Grécia teve de "solidariedade" de todos os parceiros europeus.

E, penso que havia a hipótese de ainda assim, essas condições ainda melhorarem num novo empréstimo a conceder à Grécia. Muito melhor do que o "perdão de dívida" que tanto apregoam...

Este caminho que a Grécia optou é, no meu entender, o confirmar que se pretende seguir o caminho do "Orgulhosamente sós". É apenas ideológico e por isso não há qualquer interesse em fazer qualquer acordo. Acredito que o Syriza está determinado em retirar a Grécia do Euro (e agora com uma posição muito mais reforçada), mas também acredito que precisa de culpar a Europa desse mesmo destino.

Pior do que o Tsipras quer é mesmo o que o seu parlamento deixa, no qual teriam sempre que sujeitar a julgamento um eventual acordo e este resultado do referendo deu ainda maior força a essa ala mais radical dentro da coligação.

Por isso, e para os media, irão representar o máximo possível o papel que querem e que estão esforçadamente interessados em conseguirem um acordo, mas penso que o resultado final será mesmo a saída do Euro e com ela o desaparecimento de muitas ilusões.

A 'bomba' virá do BCE, mas a decisão penso que virá da França e do resultado do encontro de hoje entre a Merkel e Hollande.

O mesmo gráfico utilizado, com a mesma interpretação, mas com uma conclusão final diferente

http://www.voxeu.org/article/greece-sol ... plications
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Dr Tretas » 6/7/2015 14:00

Calma que isto agora vai chamar-se "ajuda humanitária" para dourar a pílula ao contribuinte europeu :roll:

A Grécia reduzida à caridade. O Syriza vai adorar, toda a gente sabe o que a esquerda pensa da chamada "caridadezinha". A novela promete :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por jccgold » 6/7/2015 13:56

nuuuuno Escreveu: sê solidario e contribui, manda €€€ pa grecia que bem precisam.

Quem tinha de ser solidário é quem emprestou dinheiro a um país insolvente e ao mesmo tempo ajudou a Grécia a falsificar contas.

nuuuuno Escreveu:Eles já sofreram um hair cut da divida em 50%

0% do haircut foi com dinheiros publicos.

nuuuuno Escreveu:Mas reconheço neste governo a capacidade de por uma maquina fiscal a funcionar e estarmos a pagar divida.

Quem pôs a máquina fiscal a funcionar até foi um ministro das finanças de Sócrates. mas adiante.
Não sei que dívida terá sido essa q terá sido paga, no mundo real a dívida publica portuguesa só tem aumentado de ano para ano se alguém está a endividar-se menos são os privados mérito dos próprios

nuuuuno Escreveu:Nao sou PSD e acho que muito mais poderia ter sido feito mas o que foi feito nao foi mau. http://economicofinanceiro.blogspot.pt/2015/06/o-emprego-e-o-crescimento-balanco-de-10.html

A taxa de desemprego esconde, estágios pagos a 150 euros, emigração, precariedade e a baixa do poder de compra. O numero que interessa q é o numero de gente empregada de ano para ano tem descido.
PIB de 2010 a 2015 periodo de Passos Coelho -6%
Produtividade toda ganha à conta de queda de salários.
O apertar do cinto dos bancos no que toca a empréstimos não tem nada a ver com o PSD antes com a decisão de privados.
PepeLegal Escreveu:
jccgold Escreveu:Depois de termos a 2ª electricidade mais cara da Europa e o PIB da economia portuguesa que caiu 6% no tempo PSD/PP fará se nao se preocupassem.

Caro jccgold, poderias sempre que referes um "facto" colocar um link para algo que substancie a tua opinião ?

Imagem

in: http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Energy_price_statistics

Esses dados sao do euroStat sao falseados pq nao contabilizam tudo o que é adicionado numa factura de elecitricidade como os CMECs que foram consideradas ajudas do Estado à produção em vez de impostos e por isso nao entram nos dados do eurostat quando deviam entrar
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT72085
Até em Espanha estão a ser abolidos só em Portugal esse regime de PPP com rendimento garantido se mantém.
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por jccgold em 6/7/2015 14:12, num total de 4 vezes.

Registado: 11/11/2011 3:58

por atomez » 6/7/2015 13:52

Agora acho muito bem que os outros 18 países do euro também façam referendos populares a perguntar se querem continuar a mandar dinheiro para a Grécia.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por FDPC » 6/7/2015 13:45

Sigmar Gabriel em direto na Euronews TV
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por Dr Tretas » 6/7/2015 13:39

lfhm83 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:No que é que esta crise grega poderá beneficiar Portugal e a Europa?
- desvalorização do Euro (situação que há muito vinha sendo pedida, mas que se optou por contornar com redução de salários)

Ando farto de dizer que o valor do Euro está mais relacionado com os juros de dívida do que com crises gregas.

Desde que Syriza assumiu o poder que o euro tem vindo a recuperar terreno.

Só para frizar que isso do euro descer com a crise Grega nao é assim tao linear.

Também não vejo que seja possível o euro descer muito mais ou sequer manter a cotação actual. Com estes níveis, o excedente comercial da zona euro já supera o da China. Abaixo da paridade, nenhuma economia no mundo podia competir com a zona euro, isso não acontecerá, haveria intervençãodos bancos centrais.

Registado: 29/10/2013 12:15

por BearManBull » 6/7/2015 13:32

Marco Martins Escreveu:No que é que esta crise grega poderá beneficiar Portugal e a Europa?
- desvalorização do Euro (situação que há muito vinha sendo pedida, mas que se optou por contornar com redução de salários)

Ando farto de dizer que o valor do Euro está mais relacionado com os juros de dívida do que com crises gregas.

Desde que Syriza assumiu o poder que o euro tem vindo a recuperar terreno.

Só para frizar que isso do euro descer com a crise Grega nao é assim tao linear.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por JohnyRobaz » 6/7/2015 13:29

ativo Escreveu:A demissão de Varoufakis visa remover um obstáculo à realização de um acordo da Grécia com os credores e mostra que a estratégia negocial da Grécia falhou e que Tsipras precisa urgentemente de um acordo, pois, Tsipras, pensará (suponho) que apesar do "Não" ter ganho o referendo grego, a maioria do povo grego continua a não querer que a Grécia saia da Zona Euro.

Muita gente votou "Não" no referendo, mas não votaria "Sim" para sair da Zona Euro, apesar do referendo poder ser tido, de certo modo, como um referendo à permanência da Grécia na Zona Euro.

No entanto, isto não impede que a Grécia esteja a um passo de sair da Zona Euro.

O encontro, de hoje, entre Merkel e Hollande, vai ser decisivo para a definição da postura que os credores vão adotar face à Grécia.
Não acredito que Merkel e Hollande admitam quebrar as regras da Zona Euro porque isso conduziria à divisão entre os 18 países do Eurogrupo (para além da Grécia) e ao fim da Zona Euro.

A Zona Euro conseguirá sobreviver à saída da Grécia da Zona Euro, mas não conseguirá sobreviver à dissolução das regras da Zona Euro!!!

Acho que quando uma coisa está a correr mal, não tem como únicas alternativas continuar igualmente mal ou acabar. Pode-se corrigir, melhorar... Digo eu..

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], JUKIMSUNG e 176 visitantes