Crise Grega
Re: Crise Grega
goodmoney Escreveu:“Digam aos portugueses que na Grécia lutámos também por vocês”, pedia Thodoros, um desempregado de 35 anos.
Pobre iludido... tenho pena do que vai acontecer aos gregos a seguir

JohnyRobaz Escreveu:Fala-se aqui muito em produtividade mas é tudo a favor das medidas tontas de austeridade que enviam de mão beijada os melhores profissionais dos "PIGS" para as Alemanhas e Suiças e afins. Toda esta lógica cada vez desequilibra mais a Europa e só quem é cego ou não quer ver não percebe que este caminho iria levar ao fim da UE mais tarde ou mais cedo.
Quanto aos que falam em políticos radicais no Governo, apreciem bem o discurso de hoje do Sr. Tsipras. Sim, é um senhor! Não tem nada de extremista, a não ser o facto de defender de forma extrema a democracia. E este é bem capaz de ser um dia importantíssimo para o futuro da UE. O único problema é que Schaubles e companhia nunca irão aceitar uma vitória de um partido de fora das famílias de sempre. E aí está a triste "democracia" que vigora na Europa a funcionar. A minha esperança está em que alguém importante possa mesmo parar para pensar e de facto repensar esta forma de ver a Europa e o nosso futuro.
Será que é desta que o Hollande enche o peito?
- Registado: 9/11/2012 16:27
Produtividade
A produtividade depende não apenas do empenho dos trabalhadores, mas essencialmente do conhecimento e dos recursos financeiros que cada organização dispõe.Um português tem a produtividade que sabemos e quando vai para a França duplica-a e na Alemanha triplica-a. Foi porque foi trabalhar mais horas ? Não foi porque os meios são diferentes.
A produtividade depende não apenas do empenho dos trabalhadores, mas essencialmente do conhecimento e dos recursos financeiros que cada organização dispõe.Um português tem a produtividade que sabemos e quando vai para a França duplica-a e na Alemanha triplica-a. Foi porque foi trabalhar mais horas ? Não foi porque os meios são diferentes.
Fala-se aqui muito em produtividade mas é tudo a favor das medidas tontas de austeridade que enviam de mão beijada os melhores profissionais dos "PIGS" para as Alemanhas e Suiças e afins. Toda esta lógica cada vez desequilibra mais a Europa e só quem é cego ou não quer ver não percebe que este caminho iria levar ao fim da UE mais tarde ou mais cedo.
Quanto aos que falam em políticos radicais no Governo, apreciem bem o discurso de hoje do Sr. Tsipras. Sim, é um senhor! Não tem nada de extremista, a não ser o facto de defender de forma extrema a democracia. E este é bem capaz de ser um dia importantíssimo para o futuro da UE. O único problema é que Schaubles e companhia nunca irão aceitar uma vitória de um partido de fora das famílias de sempre. E aí está a triste "democracia" que vigora na Europa a funcionar. A minha esperança está em que alguém importante possa mesmo parar para pensar e de facto repensar esta forma de ver a Europa e o nosso futuro.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Re: Estar com a Grécia é estar com Portugal
lfhm83 Escreveu:Já agora se tivesses oportunidade de votar um imposto extra para ajudar os Gregos votavas sim? É que isto é tudo muito bonito até nos apercebemos que nos toca a nós no bolso. Boa sorte a defender Gregos e a péssima gestão dos últimos 20 anos em Portugal.
Já agora, se tivesses oportunidade de votar um imposto para os submarinos votavas sim?
E para o BPN?
E para o BES?
E para o estádios do Euro?
E para as milhentas auto-estradas?
Tudo isto nos toca no bolso e ninguém nos pergunta nada.
Mais uma vez, se é cada um por si, definam-no de uma vez por todas.
“Digam aos portugueses que na Grécia lutámos também por vocês”, pedia Thodoros, um desempregado de 35 anos.
Re: Estar com a Grécia é estar com Portugal
perseu Escreveu:Só um primeiro Ministro ignorante como o nosso (que aumentou a dívida em 26%), ou Alemão, é que se arrogaria a desprezar um Acordo com a Grécia. A dívida privada Portuguesa é 4x a grega, e a dívida sobre o PIB é de 135% vis a vis 180% da grega. No total devemos mais 150 mil milhões ao estrangeiro que a Grécia.
Corporizam os dois países que mais trabalham na Europa (ver gráfico), e são os dois países com a 2ª e 3ª maiores cargas fiscais.
Hmm este governo contraiu dívida de 26% à custa de legado do anterior, subsídios de desemprego e manter pensões e diga-se de passagem que com toda a recessão conseguiu evitar uma calamidade em termos de desemprego.
Deixa-te de desculpas para os Gregos e não venhas dizer que são uns coitadinhos porque a Grécia se sai do Euro vai ficar completamente de rastos, é um país sem absolutamente nada que suporte a economia ainda para mais num regime extremista deixa-os cantar as vitórias da democracia que a crise Grega só está começar.
Já agora se tivesses oportunidade de votar um imposto extra para ajudar os Gregos votavas sim? É que isto é tudo muito bonito até nos apercebemos que nos toca a nós no bolso. Boa sorte a defender Gregos e a péssima gestão dos últimos 20 anos em Portugal.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Para mim as horas trabalhadas valem muito pouco.
O que me interessa é a produtividade , a criação de produtos que os outros queiram adquirir, e o que faço com o tempo em que estou supostamente a trabalhar ao serviço da organização.
Já trabalhei em varias instituições em que parte do tempo da manhã e da tarde era gasto por muitos funcionarios em longos pequenos almoços e lanches diariamente, e noutra grande parte do tempo a falar dos filhos , do gato e do periquito.
Em que intervenções tecnicas de reparações de equipamentos que deviam ser feitas numa unica intervenção, eram feitas em 4 ou 5 dias diferentes com as respetivas deslocações , repetindo as intervenções e perdendo dezenas de horas , porque não faziam a intervenção corretamente á primeira ( Obviamente existia falta de planeamento, interesses pessoais e departamentais).
Já estive em instituições a aguardar reuniões , e enquanto lá estava varios funcionarios estavam no corredor durante longos periodos a discutir problemas e vidas pessoais, ( sem sequer se importarem com a pessoa exterior á organização a assistir aqueles meetings).
Quem fala em somente contabilização de horas de trabalho, e não em produtividade, não deve conhecer a realidade em muitas organizações.
Se trabalhamos tantas horas, porque não produzimos mais riqueza e produzimos produtos fantasticos , que imensos paises queiram comprar em larga escala ?
O que me interessa é a produtividade , a criação de produtos que os outros queiram adquirir, e o que faço com o tempo em que estou supostamente a trabalhar ao serviço da organização.
Já trabalhei em varias instituições em que parte do tempo da manhã e da tarde era gasto por muitos funcionarios em longos pequenos almoços e lanches diariamente, e noutra grande parte do tempo a falar dos filhos , do gato e do periquito.
Em que intervenções tecnicas de reparações de equipamentos que deviam ser feitas numa unica intervenção, eram feitas em 4 ou 5 dias diferentes com as respetivas deslocações , repetindo as intervenções e perdendo dezenas de horas , porque não faziam a intervenção corretamente á primeira ( Obviamente existia falta de planeamento, interesses pessoais e departamentais).
Já estive em instituições a aguardar reuniões , e enquanto lá estava varios funcionarios estavam no corredor durante longos periodos a discutir problemas e vidas pessoais, ( sem sequer se importarem com a pessoa exterior á organização a assistir aqueles meetings).
Quem fala em somente contabilização de horas de trabalho, e não em produtividade, não deve conhecer a realidade em muitas organizações.
Se trabalhamos tantas horas, porque não produzimos mais riqueza e produzimos produtos fantasticos , que imensos paises queiram comprar em larga escala ?
- Registado: 29/11/2007 3:19
youmeu Escreveu:O grego é o europeu que mais verga a mola, +7h por semana que o alemão
E...? O que interessa é o que eles fazem enquanto trabalham, a produtividade.
De que serve eu andar-me a gabar que tive 100horas a lavrar um terreno com uma inchada se o alemão o faz em 1hora com o trator.
Como alterar a produtividade? Aumentando os níveis de capital por trabalhador, investir em investigação e desenvolvimento, qualidade do ensino, incentivar o progresso tecnológico, remuneracões variáveis consuante o que se produz.
O que é que faziam que fossem pensionistas na Grécia?
Preferiam levar um corte nominal nas pensões ou manter o valor nominal mas sufrer um corte real fora do normal caso se volte ao dracma.
É que a meu ver: pensões passam para dracma, dracma desvaloriza à maluca fruto do constante aumento da base monetária. O valor nominal das pensões mantem-se constante mas se mas se antes comseguiantesa comprar um iphone hoje já nem uns phones.
Alguem mee consegue tirar esta duvida relativamente ao sistema de pesnões portugues:
Antes os pensionistas recebiam o valor correspondente ao melhor ordenado dos últimos x anos e agora recebem a média do ordenado ao logo da sua vida activa.
Se os ordenados se mantêm constantes eles não são completamente engolidos pela inflação, caso esta seja por exemplo de 10% ao ano?
Isto das reformas é cá um debate... Estou para ver quando é que vão remudelar e começar seriamente a falar de algo que foi feito quando a população activa relativamente total é completamente diferente da actual
não leves a mal: tens, entre as cadeiras já feitas, alguma de língua portuguesa?
é que escrever:
inchada (enxada)
consuante (consoante)
remudelar (remodelar)
não parece de um universitário..
NB eu também dou as minhas calinadas..
Estar com a Grécia é estar com Portugal
Serra Lapa Escreveu:Abre-se um tempo novo na Europa... Uma clarificação vai ter que acontecer o que é positivo. A lógica do deixar andar e não há mais nenhuma politica alternativa possível chegou ao fim. Num primeiro momento acho que as bolsas serão penalizadas, mas o que interessa é o médio e o longo prazo e aí até pode ser positivo. A Europa não poderia continuar a definhar. Quem sabe se a admissão de uma pluralidade e alternativa a uma austeridade cega, sem resultados práticos não possa trazer crescimento e prosperidade.
O que aconteceu na Grécia é válido para Portugal, não se pode continuar a fingir que a nossa dívida é pagável.

Serra Lapa, concordo com cada frase que escreveste! Eu sou "Grego"!
Só um primeiro Ministro ignorante como o nosso (que aumentou a dívida em 26%), ou Alemão, é que se arrogaria a desprezar um Acordo com a Grécia. A dívida privada Portuguesa é 4x a grega, e a dívida sobre o PIB é de 135% vis a vis 180% da grega. No total devemos mais 150 mil milhões ao estrangeiro que a Grécia.
Corporizam os dois países que mais trabalham na Europa (ver gráfico), e são os dois países com a 2ª e 3ª maiores cargas fiscais.
Em toda a Europa ninguém discutiu 250 mil milhões em ajudas ao sistema financeiro para pagar salários de dezenas de milhões aos cerca de 9.000 Administradores dos principais bancos do sistema, e contudo, tudo discute a salvação de um país com 10.7 milhões de habitantes, criador da palavra Europa, da palavra economia e da palavra Democracia.
p.s. Amanhã vou levar pancada dos mercados (embora parte do "Não" já esteja descontado), mas julgo que as premissas para a solução estão todas em jogo.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Bem mais um tombo nos futuros Dax e states.
Como se já não estivessemos à espera deste desfecho na Grecia.
Os proximos 3 dias vão ser decisivos!
Como se já não estivessemos à espera deste desfecho na Grecia.
Os proximos 3 dias vão ser decisivos!
- Registado: 29/4/2014 19:54
youmeu, quando basicamente imprimes dinheiro para pagar dividas, o cidadão continua a pagar a divida. Em vez de ser via impostos é via inflação.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
O grego é o europeu que mais verga a mola, +7h por semana que o alemão
E...? O que interessa é o que eles fazem enquanto trabalham, a produtividade.
De que serve eu andar-me a gabar que tive 100horas a lavrar um terreno com uma enxada se o alemão o faz em 1hora com o trator.
Como alterar a produtividade? Aumentando os níveis de capital por trabalhador, investir em investigação e desenvolvimento, qualidade do ensino, incentivar o progresso tecnológico, remuneracões variáveis consuante o que se produz...
O que é que faziam que fossem pensionistas na Grécia?
Preferiam levar um corte nominal nas pensões ou manter o valor nominal mas sofrer um corte real fora do normal caso se volte ao dracma.
É que a meu ver: pensões passam para dracma, dracma desvaloriza à maluca fruto do constante aumento da base monetária. O valor nominal das pensões mantem-se constante mas se antes comseguia comprar um iphone, hoje já nem uns phones. (Claro que exagerei no exemplo)
Mudando de assunto, alguem me consegue tirar esta duvida relativamente ao sistema de pesnões portugues:
Antes os pensionistas recebiam o valor correspondente ao melhor ordenado dos últimos x anos e agora recebem a média do ordenado ao logo da sua vida activaactiva, não é?
Se os ordenados se mantêm constantes eles não são completamente engolidos pela inflação (caso esta seja por exemplo de 5% ao ano)?
Isto das reformas é cá um debate... Estou para ver quando é que vão remodelar e começar seriamente a falar de algo que foi feito quando a população activa relativamente total é completamente diferente da actual.
EDIT: que crime que foi ler este texto antes do remodelar, estava cheio de erros...

Editado pela última vez por Youmeu em 6/7/2015 1:00, num total de 3 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...
Concordo com o Ulisses.
Nada mudou em concreto. Mas o governo saiu reforçado pois neste momento pode sempre dizer que não foi possivel melhorar o acordo e como tal tem legitimidade para sairem do euro.
O governo grego vai dizer que a europa (bce eurogrupo e afins) secou o seu sistema financeiro e a grande instabilidade e talvez miséria que vamos ver nos próximos dias vai precipitar a grecia para uma saida da moeda unica.
Neste momento tanto é perigoso para a europa como para a grecia. A grecia porque mais uma semana neste impasse é forçada a sair rapidamente do euro, e a europa porque se tentar jogar com chantagem acabará por fazer cair o projeto europeu como um castelo de cartas.
A votaçao de hoje demonstrou claramente que o povo grego está para tudo!
Avizinham-se tempos agitados.
Nada mudou em concreto. Mas o governo saiu reforçado pois neste momento pode sempre dizer que não foi possivel melhorar o acordo e como tal tem legitimidade para sairem do euro.
O governo grego vai dizer que a europa (bce eurogrupo e afins) secou o seu sistema financeiro e a grande instabilidade e talvez miséria que vamos ver nos próximos dias vai precipitar a grecia para uma saida da moeda unica.
Neste momento tanto é perigoso para a europa como para a grecia. A grecia porque mais uma semana neste impasse é forçada a sair rapidamente do euro, e a europa porque se tentar jogar com chantagem acabará por fazer cair o projeto europeu como um castelo de cartas.
A votaçao de hoje demonstrou claramente que o povo grego está para tudo!
Avizinham-se tempos agitados.
Editado pela última vez por Climb (ex-Joao4702) em 5/7/2015 23:08, num total de 1 vez.
- Registado: 29/4/2014 19:54
Ulisses Pereira Escreveu:Eu não entendo o alarido. O povo elegeu o Syriza contra a austeridade. Manteve a mesma posição. Não vejo o que se alterou de há 15 dias para cá em termos de legitimidade (continua a ser a mesma e forte) e em termos da União Europeia (continuam com a sua posição de força e poder negocial).
Ulisses, este fórum é um belo exemplo do que mudou com este referendo.
Desde que o Syriza foi eleito Governo da Grécia - e aproveito para realçar o que ouvi na televisão, de que deve ser o único governo que constantemente referem como o Governo Syriza e não o Governo Grego - que tem existido uma campanha de terror e de achincalhar o Tsipras e o Syriza. Frequentemente li por aqui e em muitos orgãos de comunicação social que os Gregos, coitados, não sabiam o que este "lunatico" ia fazer. Fica agora uma prova de que sabem o que ele queria fazer e reforçam essa convicção de que confiam nele.
Também queria destacar a mudança de informação que está a ser debitada em vários canais de televisão. FINALMENTE que começo a ouvir que caso a Grécia saia do Euro e não pague, o impacto sobre os paises Europeus e os mercados mundiais é gigantesco.
Duvido que "expulsem" a Grécia do Euro e este pode ser um dia histórico para a democracia na Europa
- Registado: 11/2/2008 22:56
Eu não entendo o alarido. O povo elegeu o Syriza contra a austeridade. Manteve a mesma posição. Não vejo o que se alterou de há 15 dias para cá em termos de legitimidade (continua a ser a mesma e forte) e em termos da União Europeia (continuam com a sua posição de força e poder negocial).
Raposo Tavares Escreveu:Parece que o Samaras se demitiu...
Vai emigrar?
Seguiu o conselho do grande pensador português Relvas e vai vender pipocas
híbrido Escreveu:a questão é que eles precisam de morango e eu quero ver onde é que eles o vão buscar sem vergar a mola!
O grego é o europeu que mais verga a mola, +7h por semana que o alemão
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
ativo Escreveu:jccgold Escreveu:Ora vês Dr Tretas agora disseste algo inteligente. Mas isso não vai acontecer, a Grécia vai-se manter no Euro haja acordo ou não. Não há qq base legal para retirar a Grécia do Euro
Se não houver acordo entre os credores e a Grécia e não forem convocadas eleições na Grécia, o BCE não fornecerá, ao contrário do que tem feito, até agora, ajuda financeira de emergência aos bancos gregos.
Nessas circunstâncias, não restará outra opção aos gregos senão saírem da Zona Euro.
A meu ver, no meio de toda a embrulhada em que a Grécia se envolveu com este referendo fora do prazo (deveria ter sido feito antes e noutros termos), até acabará por ser o melhor para a Grécia. Assim, serão unicamente responsabilidados pela sua opção!!
Como o Não ganhou, neste momento o governo grego não terá qualquer legitimidade para aceitar qualquer acordo com a Europa que não seja um perdão total, pois caso contrário, terão de fazer novo referendo para ver se o povo aceita!
Mas temos de aceitar que a Grécia deu uma resposta Democrática... e como tal tem de ser respeitada democraticamente pela Europa!!
Mas a democracia é nos dois sentidos, não convém esquecer isso!!
Agora temos de aceitar que também a Europa pode dar uma resposta de não emprestar mais nada à Grécia o que será perfeitamente Democrático...
Mesmo qualquer negociação, agora terá de seguir a disponibilidade dos líderes europeus e não os temos ou prazos que a Grécia terá conforme a sua necessidade de dinheiro.
Existe um ditado que é: a forma mais rápida para perder um amigo é emprestar-lhe dinheiro.... ora, mais depresa se o perde quando ele levanta dúvidas em não pagar!!!
Com os países, isso não é diferente!!!
Acredito também que agora a Europa poderá ficar mais forte.... pois quando os mais fracos saiem, ficam os mais fortes...
Viva a Europa!!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Abre-se um tempo novo na Europa... Uma clarificação vai ter que acontecer o que é positivo. A lógica do deixar andar e não há mais nenhuma politica alternativa possível chegou ao fim. Num primeiro momento acho que as bolsas serão penalizadas, mas o que interessa é o médio e o longo prazo e aí até pode ser positivo. A Europa não poderia continuar a definhar. Quem sabe se a admissão de uma pluralidade e alternativa a uma austeridade cega, sem resultados práticos não possa trazer crescimento e prosperidade.
O que aconteceu na Grécia é válido para Portugal, não se pode continuar a fingir que a nossa dívida é pagável.
Bernie Madoff Escreveu:[Futebolisticamente, diria que UE 1 - Syriza 1.
O referendo é um auto golo porque embora pareça que faça sentido democraticamente, é ingénuo pensar-se que nesta altura do campeonato a UE se ia por a jeito de referendos. Politicamente faz sentido, mas não no minuto 90.
Continuando a minha analogia futebolística, diria que com o resultado de hoje, a Grécia isolou-se e o perigo é eminente.....
Mas o árbitro olha para o relógio e mete o apito na boca....
Eu não quero saber da Grécia para nada, o que me preocupa é a zona Euro como um todo.
Espero que qualquer que seja a opção/estratégia venha com força e não deixe dúvidas a ninguém. A pior coisa que pode haver é outro acordo a ser debatido durante dias:
- ou assumem as consequências com um valente haircut e depois cada governo justifica-se internamente;
- ou deixam a Grécia ir à sua vida, preferencialmente com uma saída controlada.
Hoje foi o dia que a Grécia ganhou força politicamente. Deus queira que a União reaja sem medos para qualquer dos lados (todos sabemos que é especialista em empurrar...). É bom que entendam que é o último lance do jogo, não há tempo para mais muito mais!!
Outra nota sobre os comentadores que nos enchem o espaço na nossa TV: ora um dia lançam o pânico caso o resultado seja X, ora no outro, sabendo que o resultado foi X, suavizam o discurso... tipo Varoufakis.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Parece que o Samaras se demitiu...
Vai emigrar?
Vai emigrar?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
WSJ: o Eurostox 50 pode cair 10%
Espero que não...
in: http://blogs.wsj.com/moneybeat/2015/07/05/greek-referendum-live/
DE qualquer forma, o melhor é ter calminha... Amanhã se verá. Palpita-me (tenho quase a certeza...) que os papéis amanhã abrem com um espetacular spin down.
A evitar:
Stop losses apertadinhos com venda ao melhor, pânico.
A preservar:
A cabeça fria, um limite de perdas estabelecido mentalmente.
That [a vitória do Não] would provoke some heavy stock declines on Monday, investors and analysts said.
“The majority of our clients went into the weekend expecting a ‘yes’ result,” Francesco Garzarelli, co-head of markets research at Goldman Sachs, wrote in a note to clients shortly before polls closed Sunday.
He expects a definitive “no” outcome to increase the likelihood of Greece’s exit from the eurozone. Strategists at the bank have previously estimated the Euro Stoxx 50 index of blue-chip eurozone companies could fall by as much as 10% after a “no” vote.
Investors “are prepared for redemptions and have cash on the sidelines, yet few are really prepared for a ‘no’ in my view,” said Alberto Gallo, head of macro credit strategy at RBS, after polls closed…
in: http://blogs.wsj.com/moneybeat/2015/07/05/greek-referendum-live/
DE qualquer forma, o melhor é ter calminha... Amanhã se verá. Palpita-me (tenho quase a certeza...) que os papéis amanhã abrem com um espetacular spin down.
A evitar:
Stop losses apertadinhos com venda ao melhor, pânico.
A preservar:
A cabeça fria, um limite de perdas estabelecido mentalmente.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
jccgold Escreveu:25/06 deal? Sorry we cant sign it. Give us a better deal
Sorry, there's no deal. The game is over.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, Google [Bot], karaya75, luislobs, OCTAMA e 179 visitantes