Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RaposoTavares » 1/7/2015 20:27

Um soco no estômago? Parece-me que sim...

3m ago
20:19
Jeroen Dijsselbloem has now replied to Alexis Tsipras, to confirm that no talks can take place until after Sunday’s vote (as he said earlier).
Dijsselbloem also drops a clear hint that the result of that referendum will also be crucial...
In view of your letter, we would like to recall that on February 20 the Greek authorities agreed to reiterate their unequivocal commitment to honour their financial obligations to all their creditors fully and timely.
Secondly, we will come back to your request for financial stability support from the ESM only after and on the basis of the outcome of the referendum.

in: http://www.theguardian.com/business/live/2015/jul/01/greek-debt-crisis-creditors-consider-next-moves-after-imf-default-live#block-55942790e4b03edf9cb7bdd5
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por Pecunia...olet! » 1/7/2015 20:09

Por vezes é fácil perder a perspectiva das coisas. A situação Grega pode ser um desses casos.

Vejamos: em 2010 a Gécia tinha um dívida pública de cerca de 310 mil milhões.

Em 2012, no acordo de reestruturação de dívida detida por privados, foram perdoados 100 mil milhões. Para que os credores aprovassem o plano foram concedidos cerca de 30 mil milhões de "extras" que acresciam à dívida. Ou seja, em termos líquidos foram perdoados cerca de 70 mil milhões.

Em 2012 assinou também um programa de financiamento com a Troika que lhe garantia um financiamento de 240 mil milhões distribuidos por um período de 3 anos. Esse dinheiro serviria para reembolsar a dívida antiga (que ao contrário que que querem fazer crer não era só detida pelos bancos Franceses e Alemães. Era também detida pelos bancos, seguradoras e fundos de pensões gregos). Até 2014 o reembolso dessa dívida antiga foi de 150 mil milhões. Desses 240 mil milhões da Troika, creio que não recebeu a última tranche, que deveriam ser cerca de 8 mil milhões.

Chegamos a 2015, a dívida pública Grega está nos 320 mil milhões e a economia está na situação em que está. Mas afinal não tinham sido perdoados 70 mil milhões à 3 anos atrás? E mesmo assim a dívida actual já mais elevado do que era antes?

As contas à merceeiro seriam: 310 - 100 + 30 +(240-8) - 150 = 322 mil milhões

E para onde foi esse dinheiro?
- 150 foram para reembolsar dívida antiga que atingiu a maturidade. Esta era detida pelo ECB, por investidores e bancos estrangeiros, mas também por bancos, seguradoras e fundos de pensões Gregos. E da qual já tinham perdoado cerca de 50% do valor em 2012.
- 50 mil milhões foram para os bancos. Gregos. Que depois da pancada que levaram no perdão da dívida pública não tiveram alternativa senão aumentar capital. E só havia capital público.
- Os 30 mil milhões que restavam do dinheiro da troika, financiaram os défices públicos e segurança social.

E porque parece que tudo falhou, mesmo após um perdão de dívida de 70 mil milhões e financiamento garantido pelo Troika a taxas muito baixas?
Porque se fizeram alguns cortes de salários e pensões, mas continuou a permitir-se as reformas antecipadas aos 55 anos. Porque uma das principais actividades económicas do país (armadores) quase não paga impostos. Porque pouco ou nada foi feito para criar uma "autoridade tributária" que funcionasse. Porque nada se fez para fomentar outras actividades exportadoras (além do Turismo e Transportes Maritimos). Etc, etc, etc.

E a culpa é sempre dos credores internacionais. Que sugam tudo aos mais desfavorecidos. Que não são solidários. Que querem destruir os pensionistas gregos.
Mas todos os governos gregos, inclusivé Syriza que já leva 6 meses no poder, se recusaram a tomar medidas que obrigassem os mais priveligiados a pagar impostos. Ou a evitar reformas antecipadas. Ou a diminuir a corrupção. E durante 3 anos teimaram em não cumprir os compromissos que assinavam.

E quando chegou o Syriza, lembrou-se da estratégia de negociação que dá garantia de fracasso: "Não pago o que te devo e obrigo-te a emprestar-me mais dinheiro." Qualquer um de nós que se diriga a um credor e diga isso, sabe com o que pode contar. Mas parece que na filosofia politica do Syriza existe a convicção de que quem empresta dinheiro nunca tem estrutura moral e quem pede dinheiro (e não paga) é sempre abusado. A realidade é que ambos têm culpas no cartório. Quando corre bem e quando corre mal.

Política e Economia nem sempre andam de mãos dados. Na Grécia quase parece que são duas desconhecidas.

Registado: 5/11/2014 11:45

por bogos » 1/7/2015 19:58

JohnyRobaz Escreveu:richardj,

1º, falo de acordo com os valores de solidariedade que me incutiram na educação que me deram. A mim não me ensinaram a bater nos mais fracos. E sim, sustento-me a mim próprio, pago os meus impostos, e não entro nesse jogo ridículo de acusar os gregos de ficarem com os impostos que pago. Pois simplesmente não é verdade. É discurso incendiário contra um povo que mesmo tendo vivido, tal como nós, acima das suas possibilidades, não deixa de estar no lodo. Foram devastados por esta crise, e essa é a verdade. E apesar de serem responsáveis por isso, não são os únicos. Tal como cá, não fomos os únicos. Não vou divagar muito no assunto, mas convém perceber como foi feita a integração europeia dos países periféricos para perceber isso. Acusares o povo que elegeu governos pelas mentiras que lhes contaram e que não tinham forma de saber a verdade, por trabalhar as contas do estado de uma forma que o cidadão comum não consegue acompanhar, bom, não sei então que te dizer.

Boa tarde Jonhy Robaz...

Tudo isso é perfeitamente entendível. Tudo isso é perfeitamente aceitável.

Agora o que não é aceitável é que Tsipras queira impor aos outros povos a sua ideia de política e do partido que representa. Ele não pode pensar em querer Syrizar a Europa.

Se ele perder o referendo, vamos ver se ele de facto é um verdadeiro democrata, ou mais um desses políticos tirânicos que proliferem por esse mundo fora.

Ele para estar no clube, tem que respeitar as regras do clube, e não querer que o clube abandone a suas regras para seguir as suas por achar que são as melhores.

Os Portugueses sabem que quando votam democraticamente ao centro, sabem aquilo que podem contar (incluindo a corrupção que esses partidos fazem do povo), que estaremos na Europa, porque é isso que esses partidos querem. Os portugueses sabem que se votarem nas franjas do sistema politico, correm o risco de ter um governo que não quer pertencer a um clube Europeu e acredita em promessas mirificas de exclusão da total corrupção.

A Grécia quando elegeu o Syrisa sabia para onde caminhava, Tsipras não quer estar na zona Euro, mas quer o dinheiro da zona Euro.
Tsipras joga um jogo que sabe que não pode ganhar, mas como toda a utopia do seu pensamento pensa que é ele que pode mudar o mundo.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

A Grécia no Kathimerini

por RaposoTavares » 1/7/2015 19:58

O Kathimerini põe em destaque três noticias que têm em comum o tiro do Tsirpas no seu pezinho:

O mote dado pelo holandês que preside ao Eurogrupo:
http://www.ekathimerini.com/198800/article/ekathimerini/news/eurogroup-says-no-grounds-for-greek-talks-until-referendum
O Tusk só pode agir quando os gregos se predispuserem a isso. O mesmo será dizer, depois de se saber o resultado do referendo.
http://www.ekathimerini.com/198791/article/ekathimerini/news/eus-tusk-says-cant-help-greeks-if-they-reject-it

A Merkel e o Renzi estão de acordo: os gregos não podem mudar as regras a seu bel-prazer (um desprazer para a Grécia, portanto...)
http://www.ekathimerini.com/198793/article/ekathimerini/news/merkel-renzi-unite-to-tell-tsipras-he-cant-flout-euro-rules

por RaposoTavares » 1/7/2015 19:44

ECB maintains emergency liquidity funding
Newsflash: An ECB spokesman has said that the central bank decided to maintain emergency lending to the Greek banking sector at its current level.
That means it has maintained the €89bn cap which was imposed on Sunday, and which triggered the imposition of capital control.

Sources suggest #ECB keeps its #Greece ELA limit unchanged at EUR 88.6bln...no mention yet of any possible haircut to Greek collateral

in: http://www.theguardian.com/business/live/2015/jul/01/greek-debt-crisis-creditors-consider-next-moves-after-imf-default-live#block-55942790e4b03edf9cb7bdd5

por JohnyRobaz » 1/7/2015 19:41

richardj,

1º, falo de acordo com os valores de solidariedade que me incutiram na educação que me deram. A mim não me ensinaram a bater nos mais fracos. E sim, sustento-me a mim próprio, pago os meus impostos, e não entro nesse jogo ridículo de acusar os gregos de ficarem com os impostos que pago. Pois simplesmente não é verdade. É discurso incendiário contra um povo que mesmo tendo vivido, tal como nós, acima das suas possibilidades, não deixa de estar no lodo. Foram devastados por esta crise, e essa é a verdade. E apesar de serem responsáveis por isso, não são os únicos. Tal como cá, não fomos os únicos. Não vou divagar muito no assunto, mas convém perceber como foi feita a integração europeia dos países periféricos para perceber isso. Acusares o povo que elegeu governos pelas mentiras que lhes contaram e que não tinham forma de saber a verdade, por trabalhar as contas do estado de uma forma que o cidadão comum não consegue acompanhar, bom, não sei então que te dizer.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

Varoufakis, Portugal e um bitaite (ou dois...)

por RaposoTavares » 1/7/2015 19:39

Há uma ou duas horas atrás, por desfastio, escrevi no espaço de pesquisa do blogue do Varoufakis a palavra 'Portugal'. Apareceu-me isto: http://yanisvaroufakis.eu/?s=PORTUGAL
Li uns posts com mais atenção, tresli outros e ignorei alguns. Fiquei com a impressão que o homem nos cita, com o mesmo espírito das senhoras gordas que vão ao mercado e encontram sempre outra senhora tão gorda como ela. Provam assim que não necessitam de grandes dietas.

Um bitaite: Tenho cada vez mais firme a opinião de que os mercados não querem saber se a Grécia fica ou sai. Os mercados querem que se faça uma coisa ou outra, já.

por muzzle » 1/7/2015 19:35

richardj Escreveu:
1º E os governos dos outros povos, tem de se submeter à vontade de um em particular? A democracia não existe só na grecia, e não vale mais na grecia do que nas outras democracias.

não leves a mal, mas isto até dá vontade para rir não fosse razão para chorar. Qualquer zé manel sabe que a vontade dos Franceses ou dos Alemães impera sobre todos os outros em particular. Ou só para os Gregos é que se usam esses chavões?

richardj Escreveu:2º A corrupção existe em todos os paises do mundo, não é fenómeno exclusivo da europa.

certo. Eu referi a Europa porque dizem que os Gregos estão a destruir a europa

richardj Escreveu:3º O problema da grecia são os gregos, da mesma forma que a culpa de portugal é dos portugueses. As elites são eleitas pela maioria do povo. O povo é que não se quer deitar na cama que fez. Seguiram facilitismos durante décadas e agora não existem escolhas fáceis.

nisso estamos de acordo. Mas insisto que num país como Portugal, com a imprensa que tens, é dificil as pessoas poderem votar informadas ou sequer saberem a verdade dos factos

richardj Escreveu:4º Os europeus em geral não tem noção que pertencem aos 1000 milhões de pessoas mais ricas do planeta e que o ocidente com 1000 milhões de habitantes tem 60% da riqueza mundial. E que nos próximos 50 anos vai existir forçosamente uma convergência para o equilíbrio. E isso implica necessariamente que nos vamos ter de viver pior para que os outros 6000 milhões vivam melhor. O investimento ou para o ocidente ou não.

mas isso é uma contradição. Concordo com o que dizes, mas isso implicava que essa lógica imperasse tb para os gregos, não?

Registado: 11/2/2008 22:56

por richardj » 1/7/2015 19:23

JohnyRobaz Escreveu:
1º, espero que não me estejas a incluir nas pessoas que não sabem o que custa ganhar dinheiro.

Não sei, da maneira como falas parece que quem tem dinheiro tem obrigação de dar a fundo perdido dinheiro a quem não o tem. E ainda de passar por vilão, ditador e toda uma adjectivação. Não dizem isso os gregos dos caloteiros gregos que não pagam ao estado helénico.

JohnyRobaz Escreveu:2º, concordo com isso de que os gregos é que ganhavam demais, tal como os portugueses, mas um ajuste brusco provoca uma destruição da economia total, desemprego a disparar, pessoas a entrar na miséria e a ficar sem nada. As pessoas viviam conforme lhes foi proporcionado por outros governos (que não o Syriza), e projectaram as suas vidas tendo isso em conta, pediram emprestimos para comprar casa, carro, etc... tendo em conta a realidade na altura. Vais culpa-las por isso? E, de repente, há uma crise financeira do outro lado do mundo, toda a gente recomenda que os estados invistam ao estilo keynesiano, as dívidas obviamente aumentam radicalmente, mas de um dia para o outro, afinal o caminho não era esse, estava tudo mal, havia dívidas descontroladas e então pumba vamos pô-los na linha e cortar pensões para metade, despedir 30% dos FP e cortar em 30% os salários dos restantes.

Sim.

Na minha opinião, cada estado é soberano.Soberano Não é uma criança sem responsabilidades sobre as suas acções.
Isso quer dizer que em grande parte, segura em si o seu destino. Cada grego, segura em si grande parte do seu futuro. É ele, eleitor que determina o governo eleito. Repetidamente.
Se os gregos votaram em políticos que seguiam o facilitismo, essa responsabilidade é imputada ao povo grego.Foi ele que democraticamente elegeu a elite que o governa. Foi ele que elegueu A para realizar a medida B.
O que aconteceu na grecia depois de 2008 foi a consequência do facilitismo. O por os pés no chão e deixar de viver a sonhar. Mas não foi só na grecia, foi em muitos países também. Na grecia foi só o caso mais agudo.
Mais, nem se pode dizer que a culpa é somente da crise de 2008. Não tenhas duvidas que os gregos iam rebentar-se por si mesmo mais tempo menos tempo. Era uma questão de tempo.

Tudo o que aconteceu depois de 2008 foi só o gregos começarem a deitar-se na cama que fizeram durante décadas. É por isso que é justo. Dá mesma forma que o mesmo aconteceu a portugal.
Nem todos os países seguiram esse caminho. Nem todos os países pensam que existe vida para lá do défice e menosprezam a sustentabilidade de longo prazo do estado. Nem todos os países pedem dinheiro constantemente ao futuro para viver melhor o presente.

E por isso, a grecia, e muitos outros países, viveram de forma negligente. E os cumpridores não tem de pagar pelos não cumpridores. Dá mesma forma que não é justo quem paga impostos ter de pagar mais impostos porque existem alguns que não os pagam.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por atomez » 1/7/2015 19:21

Um excelente artigo. Subscrevo.

Economist Escreveu:Madness without method

The Greek crisis: a masterclass in how to pack as much absurdity and tragedy into 24 hours as possible.

It is difficult to discern any logic or design in the negotiating gambits now being deployed.
...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por HaRt » 1/7/2015 19:20

O calote ao FMI já foi dado. Será com isto que Tsipras está a jogar?
Não pagou ao FMI, o problema passou a ser do FMI que tem que arranjar maneira de reaver esse dinheiro.
O seguinte, a ficar sem dinheiro, é o BCE. O problema passará a ser do BCE que terá que arranjar maneira de reaver o dinheiro. Será este o jogo?
Conseguir que o Não ganhe, fica com poderes reforçados para não ceder em nada e o BCE se quiser ver algum do dinheiro terá que ceder ou dizer adeus ao dinheiro.

Por exemplo, de ontem para hoje, para os gregos, a única diferença é que acrescentaram aos seus nomes qualquer coisa como "...da Silva Caloteiro" ou "Martins Caloteiro", não sofreram nenhuma consequência extra.
No dia 21 de Julho também será algo assim... Talvez tenham que alterar o nome para "...da Silva Muito Caloteiro" ou "Martins Muito Caloteiro" mas aparentemente, no imediato, não há diferenças...
Talvez no longo prazo...

Já para o FMI as coisas não são assim. De ontem para hoje ficou a perceber que terá que contratar os cobradores do fraque se quiser receber 1.600.000.000€.

Poderá ser este tipo de jogada em que o Tsipras está a apostar, que a possibilidade de ficar sem nenhum aumente a pressão sobre os credores. Precisa para já de convencer os gregos em votar NÃO.
É que eles já começam o filme de que o NÃO não os tira do Euro, e parece que não há tratado nenhum que diga que eles terão que sair se houver calote.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por RaposoTavares » 1/7/2015 19:15

FFF, o que eu não entendo é como é que os dirigentes gregos não se apercebem que um voto no Não não só não vai alterar a situação, como, bem ao contrário, vai dar fortes argumentos a quem quer ver a Grécia pelas costas.
Diz-se muito poucas vezes uma verdade: a saída dos gregos da Zona Euro tem muitos apoiantes, muitos deles insuspeitos...

Editei:
Dijsselbloem says that finance ministers simply took note of Greece’s proposal today, and agreed that they’re can be no talks until Sunday’s referendum has been held.

The main decision was that given the political situation, the rejection of the previous proposals, the referendum which will take place on Sunday, and the “no advice” of the Greek government, we see no ground for further talks at this point.

There will be no further talks in the coming days, neither at eurogroup level not between the Greek authorities and the institutions, on proposals or financial arrangements.

We will simply wait now the outcome of the referendum on Sunday, and take into account the outcome of that referendum.

Esta disposição de alemães e de holandeses para esperar pode não ser só calculismo... O referendo foi um tiro no pé do Syriza. Um tiro violento e assassino, 'à nortecoreana'...

Re: NÃO - A 6 razões de Varoufakis

por fff » 1/7/2015 19:06

Raposo Tavares Escreveu:
Why we recommend a NO in the referendum – in 6 short bullet points

Posted on July 1, 2015 by yanisv

1.Negotiations have stalled because Greece’s creditors (a) refused to reduce our un-payable public debt and (b) insisted that it should be repaid ‘parametrically’ by the weakest members of our society, their children and their grandchildren

2.The IMF, the United States’ government, many other governments around the globe, and most independent economists believe — along with us — that the debt must be restructured.

3.The Eurogroup had previously (November 2012) conceded that the debt ought to be restructured but is refusing to commit to a debt restructure

4.Since the announcement of the referendum, official Europe has sent signals that they are ready to discuss debt restructuring. These signals show that official Europe too would vote NO on its own ‘final’ offer.

5.Greece will stay in the euro. Deposits in Greece’s banks are safe. Creditors have chosen the strategy of blackmail based on bank closures. The current impasse is due to this choice by the creditors and not by the Greek government discontinuing the negotiations or any Greek thoughts of Grexit and devaluation. Greece’s place in the Eurozone and in the European Union is non-negotiable.

6.The future demands a proud Greece within the Eurozone and at the heart of Europe. This future demands that Greeks say a big NO on Sunday, that we stay in the Euro Area, and that, with the power vested upon us by that NO, we renegotiate Greece’s public debt as well as the distribution of burdens between the haves and the have nots.

in: http://yanisvaroufakis.eu/2015/07/01/why-we-recommend-a-no-in-the-referendum-in-6-short-bullet-points/

Discurso Bacoco do varufaks .

Eu ate poderia no futuro concordar com uma reestruturação da divida grega , mas somente apos eles assinarem a TOTAL reforma da economia grega e da maquina fiscal , não gastarem mais do que arrecadam , e tudo sob a supervisão dos parceiros emprestadores ( Sim é mais dado que emprestado ).

Só assim nestes termos , senão é so atirar dinheiro para um buraco negro.

E como disse antes , estas reformas não se fazem com este partido e ideologia.

Querem fazer e viver como lhes apetece, saem do euro, imprimem moeda e ficam a brincar aos aumentos da inflacção para tapar os olhos ao pessoal

Registado: 29/11/2007 3:19

por JohnyRobaz » 1/7/2015 19:05

richardj Escreveu:
1º As propostas da grecia eram de valores demasiados baixos, o que iriam exigir um programa com mais dinheiro e durante mais tempo. E o governo grego tem falta de credibilidade, eu não acredito em metade do que eles assinam. Antidemacraticamente porque? Isto não é uma negociação?

2º Tanto mais tempo demorar a tender para o equilíbrio mais tempo tens de estar em "esforço". É fácil à posteri dizer que foram longe de mais. à priori é que é difícil. Mais, não existe nada de errado nisso, o problema foi durante décadas as pessoas terem recebido esses valores de forma descontrolada e completamente desfazada da economia real. Quando falas num corte estas a pensar mal, as pessoas é que estava a receber acima do que deveriam e agora é que estão a receber o normal. É duro, mas é a realidade. Em portugal existe o mesmo problema.

3º Desculpa juros fazem parte dos empréstimos, não queres que os outros fiquem a "perder" dinheiro para te dar dinheiro.Inflação come o dinheiro. Para além disso os outros países tiveram que se financiar para poder emprestar, não sei se sabes. O dinheiro "não já lá estava", caído do céu.

4º A mim também não me agrada andar a trabalhar e a esfolar para ser o mau da fita e ainda dizerem que não sou solidário. O que os gregos queriam era o dinheiro de "borla", e sem medidas de austeridade. Comas regras deles e os prazos deles. Quando voltassem a bater na parede voltavam a pedir dinheiro, senão " não pago tosto". - Só quem nunca soube o que custa ganhar o dinheiro e ficar a arder com caloteiros é que pode pensar assim. :cry:

1º, espero que não me estejas a incluir nas pessoas que não sabem o que custa ganhar dinheiro.

2º, concordo com isso de que os gregos é que ganhavam demais, tal como os portugueses, mas um ajuste brusco provoca uma destruição da economia total, desemprego a disparar, pessoas a entrar na miséria e a ficar sem nada. As pessoas viviam conforme lhes foi proporcionado por outros governos (que não o Syriza), e projectaram as suas vidas tendo isso em conta, pediram emprestimos para comprar casa, carro, etc... tendo em conta a realidade na altura. Vais culpa-las por isso? E, de repente, há uma crise financeira do outro lado do mundo, toda a gente recomenda que os estados invistam ao estilo keynesiano, as dívidas obviamente aumentam radicalmente, mas de um dia para o outro, afinal o caminho não era esse, estava tudo mal, havia dívidas descontroladas e então pumba vamos pô-los na linha e cortar pensões para metade, despedir 30% dos FP e cortar em 30% os salários dos restantes. É isto que é o mais correcto, e sinceramente, é isto que "cura" um país? Ainda por cima, a dívida, problema que originou tudo, continuou a aumentar.

atomez, sim, até porque as receitas do IVA são certinhas, não dependem da evolução da economia nem nada. Enfim.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por atomez » 1/7/2015 18:59

JohnyRobaz Escreveu:As propostas do governo grego apontavam a superavits primários com medidas que o FMI não aceitou

Eles podem apontar os superavits que lhes der na cabeça. Eram baseados em promessas voluntaristas de "combater a corrupção" e "combater a fuga ao fisco", coisas que levam anos a dar resultado que se veja e dependem da vontade e capacidade política de as impôr, ou seja, da credibilidade do governo. Coisa que o Syriza não tem minimamente.

Podem muito bem chegar daqui a 1 ou 2 anos e vir com desculpas de "olha, afinal a economia cresceu menos do que se previa, o pessoal baldou-se e não pagou nada, etc." Os credores precisam de números concretos e reais. A retórica política não lhes chega.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

NÃO - A 6 razões de Varoufakis

por RaposoTavares » 1/7/2015 18:56

Why we recommend a NO in the referendum – in 6 short bullet points

Posted on July 1, 2015 by yanisv

1.Negotiations have stalled because Greece’s creditors (a) refused to reduce our un-payable public debt and (b) insisted that it should be repaid ‘parametrically’ by the weakest members of our society, their children and their grandchildren

2.The IMF, the United States’ government, many other governments around the globe, and most independent economists believe — along with us — that the debt must be restructured.

3.The Eurogroup had previously (November 2012) conceded that the debt ought to be restructured but is refusing to commit to a debt restructure

4.Since the announcement of the referendum, official Europe has sent signals that they are ready to discuss debt restructuring. These signals show that official Europe too would vote NO on its own ‘final’ offer.

5.Greece will stay in the euro. Deposits in Greece’s banks are safe. Creditors have chosen the strategy of blackmail based on bank closures. The current impasse is due to this choice by the creditors and not by the Greek government discontinuing the negotiations or any Greek thoughts of Grexit and devaluation. Greece’s place in the Eurozone and in the European Union is non-negotiable.

6.The future demands a proud Greece within the Eurozone and at the heart of Europe. This future demands that Greeks say a big NO on Sunday, that we stay in the Euro Area, and that, with the power vested upon us by that NO, we renegotiate Greece’s public debt as well as the distribution of burdens between the haves and the have nots.

in: http://yanisvaroufakis.eu/2015/07/01/why-we-recommend-a-no-in-the-referendum-in-6-short-bullet-points/

por richardj » 1/7/2015 18:54

fff Escreveu:O problema grego é mais economico que financeiro.

Mesmo que se perdoe metade da divida ela vai continuar a crescer a um nivel galopante. Não resolve nada .

Eles não têm economia para sustentar todos os vicios do estado e a maquina fiscal ineficiente e o facto de ninguem achar que é com os impostos que se pagam as contas .

A economia tem de se reformar e ser mais pró-investimento e criação de empresas e postos de trabalho e exportações , menos sectores protegidos e estatais cheios de vicios ( Em que pais é que eu já vi isto ??? ).

Penso que era a isto que a Merkel hoje se queria referir no seu discurso, com " Temos de tornar a Europa TODA mais competitiva com o resto do mundo".

Cá tambem tivemos muito disto , mas estamos ( Obrigados !!) a tentar fazer alguma coisa.

É claro que todas estas reformas nunca serão feitas com um partido com esta ideologia.

O que estamos a assistir é uma pura perda de tempo para o povo grego que é quem infelizmente vai sofrer, com toda esta teoria dos joguinhos e ideologia, mas tambem uma larga porção da população votou naquelas promessas.

O Tsipras inspira cá uma confiança. Se eu tivesse uns milhões e uma industria qualquer era mesmo na grecia que ia investir. ah ah

Se portugal já é o que é... Como dizem alguns empresários, "para comprar problemas, mais vale estar quieto".

DUNE 2

por richardj » 1/7/2015 18:50

JohnyRobaz Escreveu:
As propostas do governo grego apontavam a superavits primários com medidas que o FMI não aceitou antidemocraticamente. A Grécia cortou nas despesas (48% das pensões, 30% dos salários, 30% dos FP), até cortou demasiado em tão pouco tempo. As coisas têm que ser equilibradas, e não foram. Para além disso, quando se fala em perdão de dívida que eles pretendem, e o Varoufakis esclareceu isso, não é da dívida em si, mas dos juros e extensão das maturidades. É diferente. Eu sei que há muita gente a ganhar dinheiro com a desgraça dos outros, mas não é esse o mundo que me agrada.

1º As propostas da grecia eram de valores demasiados baixos, o que iriam exigir um programa com mais dinheiro e durante mais tempo. E o governo grego tem falta de credibilidade, eu não acredito em metade do que eles assinam. Antidemacraticamente porque? Isto não é uma negociação?

2º Tanto mais tempo demorar a tender para o equilíbrio mais tempo tens de estar em "esforço". É fácil à posteri dizer que foram longe de mais. à priori é que é difícil. Mais, não existe nada de errado nisso, o problema foi durante décadas as pessoas terem recebido esses valores de forma descontrolada e completamente desfazada da economia real. Quando falas num corte estas a pensar mal, as pessoas é que estava a receber acima do que deveriam e agora é que estão a receber o normal. É duro, mas é a realidade. Em portugal existe o mesmo problema.

3º Desculpa juros fazem parte dos empréstimos, não queres que os outros fiquem a "perder" dinheiro para te dar dinheiro.Inflação come o dinheiro. Para além disso os outros países tiveram que se financiar para poder emprestar, não sei se sabes. O dinheiro "não já lá estava", caído do céu.

4º A mim também não me agrada andar a trabalhar e a esfolar para ser o mau da fita e ainda dizerem que não sou solidário. O que os gregos queriam era o dinheiro de "borla", e sem medidas de austeridade. Comas regras deles e os prazos deles. Quando voltassem a bater na parede voltavam a pedir dinheiro, senão " não pago tosto". - Só quem nunca soube o que custa ganhar o dinheiro e ficar a arder com caloteiros é que pode pensar assim. :cry:

DUNE 2

por Lion_Heart » 1/7/2015 18:44

O jj parece o Tsipras. :lol:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por fff » 1/7/2015 18:43

O problema grego é mais economico que financeiro.

Mesmo que se perdoe metade da divida ela vai continuar a crescer a um nivel galopante. Não resolve nada .

Eles não têm economia para sustentar todos os vicios do estado e a maquina fiscal ineficiente e o facto de ninguem achar que é com os impostos que se pagam as contas .

A economia tem de se reformar e ser mais pró-investimento e criação de empresas e postos de trabalho e exportações , menos sectores protegidos e estatais cheios de vicios ( Em que pais é que eu já vi isto ??? ).

Penso que era a isto que a Merkel hoje se queria referir no seu discurso, com " Temos de tornar a Europa TODA mais competitiva com o resto do mundo".

Cá tambem tivemos muito disto , mas estamos ( Obrigados !!) a tentar fazer alguma coisa.

É claro que todas estas reformas nunca serão feitas com um partido com esta ideologia.

O que estamos a assistir é uma pura perda de tempo para o povo grego que é quem infelizmente vai sofrer, com toda esta teoria dos joguinhos e ideologia, mas tambem uma larga porção da população votou naquelas promessas.

Registado: 29/11/2007 3:19

por JohnyRobaz » 1/7/2015 18:36

richardj Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
É verdade que não pagaram ontem, mas isso decorreu da falha nas negociações. Volto a dizer que eles nunca disseram que não queriam pagar de volta, apenas queriam maturidades mais longas e juros mais baixos, pois sem reestruturar a dívida esta fica impossível de pagar.

Isso é um pouco contraditório. Ainda agora com o 3º resgate querem um perdão da divida.

A divida é impossível de pagar se ficares de braços cruzados. Os gregos precisam de meter na cabeça que precisam de ter e manter superavit primários para conseguir controlar a divida.

E a troika estava empenhada nisso. Não tenhas duvidas, enquanto a grecia não tiver superavit não vai conseguir controlar a divida. Toda esta discussão tem haver com isto. Porque as despesas tem de se ajustar as receitas que existem. Porque é fácil dizer que a receita vai aumentar, mas é difícil de fazer a receita aumentar. Existe muito maior controlo e fiabilidade sobre a despesa.

Com portugal foi a mesma coisa, passaram a vida a martelar-nos na cabeça para controlar o défice, melhorar a balança primaria, controlar a despesa, passar a ter superavit primários (os primeiros em 40 anos de democracia).

Mas viste isso neste governo? Onde é que já vai o superavit primário de 1% com que a grecia acabou 2014.

Para além disso é no mínimo eticamente reprovável dizer que tem de se reestruturar a divida, mas querem mais um empréstimo dos mesmo que lhes emprestaram dinheiro inicialmente. E quando tiverem entalado outra vez daqui 3 anos, repetem a mesma coisa.

As propostas do governo grego apontavam a superavits primários com medidas que o FMI não aceitou antidemocraticamente. A Grécia cortou nas despesas (48% das pensões, 30% dos salários, 30% dos FP), até cortou demasiado em tão pouco tempo. As coisas têm que ser equilibradas, e não foram. Para além disso, quando se fala em perdão de dívida que eles pretendem, e o Varoufakis esclareceu isso, não é da dívida em si, mas dos juros e extensão das maturidades. É diferente. Eu sei que há muita gente a ganhar dinheiro com a desgraça dos outros, mas não é esse o mundo que me agrada.

por richardj » 1/7/2015 18:29

JohnyRobaz Escreveu:
É verdade que não pagaram ontem, mas isso decorreu da falha nas negociações. Volto a dizer que eles nunca disseram que não queriam pagar de volta, apenas queriam maturidades mais longas e juros mais baixos, pois sem reestruturar a dívida esta fica impossível de pagar.

Isso é um pouco contraditório. Ainda agora com o 3º resgate querem um perdão da divida.

A divida é impossível de pagar se ficares de braços cruzados. Os gregos precisam de meter na cabeça que precisam de ter e manter superavit primários para conseguir controlar a divida.

E a troika estava empenhada nisso. Não tenhas duvidas, enquanto a grecia não tiver superavit não vai conseguir controlar a divida. Toda esta discussão tem haver com isto. Porque as despesas tem de se ajustar as receitas que existem. Porque é fácil dizer que a receita vai aumentar, mas é difícil de fazer a receita aumentar. Existe muito maior controlo e fiabilidade sobre a despesa.

Com portugal foi a mesma coisa, passaram a vida a martelar-nos na cabeça para controlar o défice, melhorar a balança primaria, controlar a despesa, passar a ter superavit primários (os primeiros em 40 anos de democracia).

Mas viste isso neste governo? Onde é que já vai o superavit primário de 1% com que a grecia acabou 2014.

Para além disso é no mínimo eticamente reprovável dizer que tem de se reestruturar a divida, mas querem mais um empréstimo dos mesmo que lhes emprestaram dinheiro inicialmente. E quando tiverem entalado outra vez daqui 3 anos, repetem a mesma coisa.

DUNE 2

por Lion_Heart » 1/7/2015 18:17

Todos os Países com rating de lixo mais tarde ou mais cedo saem da UE , se as politicas continuarem como estão.
Anexos
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Fitch_Ratings.svg.png
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Fitch_Ratings.svg.png (87.58 KiB) Visualizado 3921 vezes
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Moody's.svg.png
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Moody's.svg.png (81.53 KiB) Visualizado 3921 vezes
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Standard_&_Poor's.svg.png
Notation_financière_des_Etats_européens_par_Standard_&_Poor's.svg.png (87.31 KiB) Visualizado 3921 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Jtx » 1/7/2015 18:13

Eu acho que o PS é partido que mais tem a perder:
http://expresso.sapo.pt/politica/antonio-costa-vitoria-do-syriza-e-um-sinal-de-mudanca-que-da-forca-para-seguir-a-mesma-linha=f907999

O António Costa é muito popular, e é outro que tal que deve sofrer de bipolaridade, e vai para onde o vento sopra... É apenas a minha opinião, não é que os que sobram sejam melhores, mas este acho que ainda deve ser pior..

Registado: 18/2/2015 13:14

por JohnyRobaz » 1/7/2015 18:11

richardj Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:jtx, esse argumento de termos que pagar para eles, já enjoa! O dinheiro já lá está há muito tempo, no FMI, a espera para ser usado nestas situações. Se não for usado nestas situações, não está lá a fazer nada, e volto a dizer, a contribuição dos gregos é ligeiramente superior à de Portugal para o FMI, portanto já chega dos portugueses se armarem em ricos que não querem emprestar o dinheiro aos pobres gregos, porque, de uma vez por todas, não é isso a realidade. O FMI não é um banco, é um fundo de estabilidade!

Exacto :!: Não é um fundo a dinheiro perdido! :!: É um fundo de estabilidade. Para emprestar, emprestar dinheiro quando um pais deixa de se conseguir financiar a taxas de juros aceitáveis. E esse empréstimo, não só permite receber dinheiro, como tem taxas de juros muito mais baixas das que o pais se anda a financiar e mais, normalmente tem carência de alguns anos, para não ser necessário pagar os juros logo.

Mas o dinheiro é para se pagar de volta! :wall: :wall: :oh:

É verdade que não pagaram ontem, mas isso decorreu da falha nas negociações. Volto a dizer que eles nunca disseram que não queriam pagar de volta, apenas queriam maturidades mais longas e juros mais baixos, pois sem reestruturar a dívida esta fica impossível de pagar. Sim, porque o objectivo não é o FMI fazer dinheiro com estes empréstimos, as taxas de juro deviam ser simbólicas na minha opinião, apenas para não ser um empréstimo totalmente grátis. Mas a minha observação é para quem compara um empréstimo do FMI à Grécia a um empréstimo de um banco a uma pessoa em apuros...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, PAULOJOAO, smog63, TTM62, ze couves e 275 visitantes